sexta-feira, março 04, 2011







Hoje Gabriel O Pensador faz 37 anos, Inezita Barroso 86. E Tancredo Neves faria 101.
A Charge On Line
O Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), que financia obras e eventos artísticos e culturais nas áreas de música, moda, circo, dança, teatro, folclore, humanidades, literatura, artes plásticas, audiovisual (cinema e vídeos) e fotografia, recebe inscrições até sexta-feira, 11 de março. As inscrições estão escalonadas por área. O edital que regula o concurso está à disposição dos interessados no site www.portoalegre.rs.gov.br/fumproarte. O concurso público, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura, prevê distribuir este ano um total de R$ 1,7 milhão para a produção cultural. Outro edital, destinado a bolsas de estudo e pesquisa, será divulgado este ano, com outra dotação orçamentária.
Pode concorrer ao apoio do Fumproarte toda pessoa física ou jurídica que apresentar projeto artístico-cultural, com exceção dos servidores públicos municipais de Porto Alegre. Também é vedada a participação de membros da Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) do Fumproarte, assim como aqueles de alguma maneira a ela associados.
Os projetos inscritos são analisados pelo Comitê Assessor (formado por cinco funcionários designados pela Secretaria Municipal da Cultura), que avalia a conformidade com o edital. Uma vez classificados, os projetos são encaminhados à Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) que analisa o mérito, segundo critérios de clareza e coerência, retorno de interesse público, previsão de custos, criatividade e importância para Porto Alegre.
Os projetos aprovados assinam contrato com a SMC e devem prestar contas durante e ao final de sua execução. A prestação de contas é analisada, na parte contábil, pela Administração de Fundos da SMC e, no que diz respeito ao cumprimento das atividades previstas no projeto e sua planilha de custos, pelo Comitê Assessor.
Datas para inscrição de projetos:
a) Música e moda: 14 a 18 de fevereiro de 2011b) Circo, dança e teatro: 21 a 25 de fevereiro de 2011c) Folclore, humanidades e literatura: 28 de fevereiro a 04 de março de 2011d) Artes plásticas, audiovisual e fotografia: 07 de março a 11 de março de 2011
Informações: www.portoalegre.rs.gov.br/fumproartefumproarte@smc.prefpoa.com.br (51) 3289-8016

Foto: Jonathan Heckler/PMPA
O city tour Linha Turismo funcionará regularmente na segunda-feira, 7, dia normalmente reservado para a manutenção preventiva do ônibus, e na terça-feira, 8, feriado de Carnaval. Com isso, ficam ampliadas as opções de lazer para quem estará na cidade neste período das festas de Momo. Os serviços de manutenção no ônibus serão realizados na quarta-feira de Cinzas, 9, dia em que o city tour não irá circular.
O Linha Turismo oferece duas opções de roteiros: Centro Histórico, com saídas às 9h e às 15h30, e Zona Sul, com saídas às 10h30 e 13h30. Para qualquer um deles, o ticket custa R$ 15 e o passageiro ficará acomodado em poltronas numeradas. No primeiro piso do veículo as janelas panorâmicas permitem uma visão ampla de todos os locais percorridos. Mas é nas poltronas do andar superior, aberto, que a maioria dos passageiros prefere se acomodar e ter uma vista dos atrativos a quase quatro metros de altura.
Curiosidades - O ônibus oferece serviço de áudio operado em três idiomas (português, inglês e espanhol), câmeras de segurança, acessibilidade universal e o acompanhamento de um guia de turismo especializado que agrega ao passeio explicações sobre monumentos e prédios históricos, a origem e a importância de ruas e bairros no crescimento e formação da cidade. O passageiro fica sabendo, por exemplo, que a ponte dos Açorianos já foi a ligação entre as zonas Norte e Sul da cidade e que jazigos de figuras importantes da história rio-grandense estão no cemitério da Santa Casa. Ou, ainda, que na Usina do Gasômetro funcionou uma antiga termoelétrica, inaugurada em 1928, e que Porto Alegre foi a primeira do continente a receber a obra vanguardista do premiado arquiteto português, Álvaro Siza, cujos conceitos arrojados estão no prédio do Museu Fundação Iberê Camargo.
Roteiros - No Roteiro Centro Histórico, pela área mais central da Capital, o ônibus realiza um passeio de 80 minutos, num percurso de 28 quilômetros, passando por 11 bairros e cerca de 20 atrativos históricos, naturais e culturais da capital. Entre eles, o Parque da Redenção, o centro histórico da Praça da Matriz e do Mercado Público, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Parque Moinhos de Vento, o Centro Cultural Usina do Gasômetro e o Parque Marinha do Brasil, na orla do lago Guaíba. O Roteiro Zona Sul passa por cerca de 30 atrativos históricos, culturais, naturais e de lazer de bairros da Zona Sul, como Cristal, Assunção, Tristeza, Ipanema, Vila Nova, Belém Velho, Glória e Medianeira. Entre eles, a área do Caminho dos Antiquários, no Centro Histórico, os estádios de futebol do Internacional e do Grêmio, o Museu da Fundação Iberê Camargo, o Hipódromo do Cristal, os clubes de vela do bairro Assunção, o Morro do Osso, o Calçadão de Ipanema, a casa do jogador Ronaldinho Gaúcho e a Igreja da Glória, praças, monumentos e paisagens naturais, além de atrativos da rota Caminhos Rurais como a casa de produtos coloniais La Pipa Nostra, o Sítio Dom Guilherme, a hospedaria e casa de eventos Belém do Horto e Santuário Mãe de Deus, no Morro da Pedra Redonda, uma das grandes atrações do passeio.
O bilhete de ingresso deve ser adquirido diretamente na Central de Atendimento, na Travessa do Carmo, 84 – bairro Cidade Baixa, onde se localiza o terminal de embarque e desembarque do ônibus. Informação pelos telefones 3289 6744 e 3289 6745.
Especializações da Faenfi
A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi) recebe inscrições para as especializações em "Terapia Nutricional Parental e Enteral" e "Prática e Terapia Intensiva". As aulas começam em maio e as inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3727, no site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou na Faenfi, pelo telefone (51) 3320-3646.
...
Curso prepara cuidadores de idosos

O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG) recebe até a próxima quarta-feira, 10 de março, inscrições para o 2º Curso de Cuidadores de Idosos. O objetivo é proporcionar treinamento para o cuidado de idosos em domicílios, clínicas, instituições e hospitais. As aulas serão de 17 de março a 17 de junho, nas quintas, sextas e sábados pela manhã.
O conteúdo envolve geriatria clínica e preventiva, odontologia geriátrica, fisioterapia, enfermagem, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, entre outros. A atividade é direcionada a pessoas de ambos os sexos, com idade a partir de 18 anos e com Ensino Fundamental completo.
As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 ¿ Porto Alegre). Informações adicionais pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada, pelo telefone (51) 3320-3727 ou no IGG, pelo telefone (51) 3336-8153.
...
Projeto Rondon Nacional recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para o Projeto Rondon Nacional, atividade em que estudantes atuam como voluntários em projetos sociais e tem a oportunidade de desenvolver ações que contribuem com a diminuição das desigualdades sociais. O Projeto Rondon é um projeto do governo federal, vinculado a Coordenadoria do Desenvolvimento Social da PUCRS (CODES) e realizado pelo Núcleo de Extensão Comunitária da Universidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 de março por meio do site www.pucrs.br/projetorondon/inscricoes. Neste dia ocorrerá ainda uma reunião para os inscritos conhecerem o projeto, o cronograma do processo e as cidades participantes. O encontro será no auditório térreo do prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 ¿ Porto Alegre). Informações adicionais pelos telefones (51) 3353-8383 e (51) 3353-4065 ou pelo e-mail edgaree@pucrs.br.
...
Inscrições abertas para o programa Students to Business
Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do programa gratuito de capacitação de estudantes "Students to Business". Promovido pelo Centro de Inovação Microsoft-PUCRS e a Microsoft, busca formar profissionais em nível júnior nas áreas de desenvolvimento de sistemas, infraestrutura de redes, banco de dados e ferramentas de TI para gestão.
Para se inscrever é preciso estar regularmente matriculado em curso de nível médio, técnico ou superior e ter conhecimentos prévios sobre a área que pretende cursar. O processo segue até o dia 28 de março, por meio do site www.programaS2B.com.br.
...
38º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) promove de 31 de março a 2 de abril o 38º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular. Participam pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá, Europa e China, que vão tratar de assuntos como as novas técnicas e tecnologias utilizadas na cirurgia cardiovascular, interagindo com profissionais brasileiros. Nesta edição também foram incorporados mais três simpósios, com objetivo de promover a atualização de outros profissionais que se envolvem nos cuidados do paciente cardiovascular, como enfermeiros e fisioterapeutas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março no site www.sbccv.org.br/38congresso/inscricoes.asp. O evento será realizado no Centro de Eventos da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 ¿ Porto Alegre). Informações também pelo telefone (11) 3849-0341.
*Com o objetivo de uma maior aproximação com seu torcedor, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense criou um grupo de discussão na web com torcedores que possuem canais de comunicação que falam sobre o clube. Assim, trocam ideias a fim de fortalecer o clube mundialmente. A cada coletiva de imprensa realizada no Estádio Olímpico, dois representantes da rede de blogs, sites, twitters e comunidades do Orkut poderão participar. Os parceiros são divulgados na página do Exército Gremista, que hoje conta com mais de 300 mil cadastrados
*O Jornal Via Norte atingiu a marca de 100 publicações. Para registrar a data, os leitores serão presenteados com uma matéria comemorativa na página central da edição de fevereiro. A reportagem relembra alguns dos fatos mais importantes que o veículo acompanhou ao longo de sua trajetória, como a transferência da Vila Dique, a ampliação da pista do Aeroporto, a duplicação da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia e a obra do Conduto Álvaro Chaves.
Para completar a edição, também foram reunidos depoimentos de pessoas que conhecem e fizeram parte da história do Jornal. O diretor-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, Neio Lúcio Fraga Pereira; o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi; o presidente do Lindóia Tênis Clube, Reinaldo José Peruzzo Júnior; o gerente de Marketing da Cia. Zaffari, Denis Alessandro; e o presidente do Rotary Clube Lindóia-Passo d'Areia, Laélcio José Borella, comentam a importância que a publicação adquiriu junto à comunidade ao longo de sua trajetória.
“No Jornal Via Norte nós buscamos a valorização das coisas do bairro e todas as questões que envolvam as relações humanas. Olhamos para trás e fazemos um balanço positivo destas 100 edições, pois estamos cumprindo com nossa missão que é informar a comunidade auxiliando-a na busca de soluções”, considera o diretor do Jornal Via Norte, Mario Petek. Segundo ele, durante o período, o Jornal Via Norte retratou as mais variadas questões relacionadas à Zona Norte de Porto Alegre. Novas obras e empreendimentos, problemas difíceis de serem resolvidos, programações culturais e trabalhos voluntários.
Com periodicidade mensal e tiragem de 10 mil exemplares, o veículo circula desde 2002. A publicação é distribuída gratuitamente de porta em porta, além de estar disponível em 30 pontos nos bairros da Zona Norte da Capital. COLETIVA
*O fotógrafo gaúcho Claudio Meneghetti foi anunciado nesta terça-feira, 1º, como o vencedor da 8ª edição do Concurso Fotográfico Cultural Leica-Fotografe, na categoria ‘Ensaio Fotográfico’. As fotos premiadas são da série ‘Autoestima’, que retrata moradores de rua de Porto Alegre, em momentos antes e depois de entrarem em albergues para cuidar da higiene pessoal e receber alimentação. As imagens serão usadas em exposição e num possível livro a ser editado.O 1º lugar garantiu a Meneghetti uma câmera digital Leica M9 com objetiva Leica 50 mm Summarit f/2.5, publicação de portfólio na revista Fotografe Melhor e um conjunto de livros da coleção Biblioteca Fotografe.O concurso Leica-Fotografe é uma parceria entre a Marinho Comércio Ltda, representante oficial da marca alemã Leica, e a revista Fotografe Melhor, publicada pela Editora Europa. A premiação já revelou grandes fotógrafos que, hoje, participam de exposições nacionais e internacionais, e têm suas imagens publicadas em diversos veículos de comunicação. COLETIVA.NET
Ressurgimento e unificação italiana é tema de conferência
O Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS promovem, em parceria com o Consulado da Itália em Porto Alegre, conferência com o tema "Ressurgimento e unificação italiana". O encontro será no dia 10 de março, às 11h, com a palestra "Renascimento e Unificação", ministrada pelo professor da Universidade de Roma Giuseppe Monsagrati. Às 15h ocorre mesa-redonda com especialistas da PUCRS, Ufrgs e Universidade de Florença sobre pensamento político, estado italiano, nação e nacionalidade, unidade e expansão além-mar e outros temas.
O evento será no auditório do prédio 5 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 ¿ Porto Alegre). A entrada é franca e a participação vale como atividade complementar. Informações pelo telefone (51) 3320-3534.
...
Faculdade de Direito oferece especializações


A Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir) recebe inscrições para diversos cursos de especialização. Serão oferecidas atividades nas áreas de "Ciências Penais", "Direito Ambiental", "Direito, Mercado e Economia", "Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho", "Direito Empresarial com ênfase em Advocacia Empresarial", "Direito Processual Civil", "Direito Público", "Direito Previdenciário" e "Direito de Família e Sucessões".
As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 ¿ Porto Alegre) ou pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada. Informações pelo telefone (51) 3320-3727 ou na Fadir, no (51) 3320-3537.