





Mais de mil pessoas, de todas as idades, participaram da festa, em sua décima sétima edição.
PATRÃO - O 35 CTG - o pai dos centros de tradição gaúcha do Brasil - completou 60 anos de fundação em abril deste ano. E, como estamos nos aproximando da Semana Farroupilha, que acontece em setembro, no Parque da Harmonia, o 35 já se prepara para instalar-se no lote a ele destinado - o 374, bem próximo do fogo simbólico, que, aliás, estará sendo recebido pela patronagem do 35 neste domingo pela manhã e deverá permanecer na casa até o dia 14, quando será levado ao acampamento farroupilha.
Ao que tudo indica, esta Semana Farroupilha será a mais grandiosa de todas que até hoje aconteceram. Isso, a despeito da polêmica da liberação de verbas por parte do Governo do Estado. Como o auxílio de cerca de 600 mil reais foi negado pelas autoridades, todas as entidades tradicionalistas arcarão com os custos totais.
Sem querer entrar no mérito da questão, o patrão do 35 CTG, Luiz Carlos Maffei (foto individual), acha que "por se tratar de uma cultura nossa, a Semana Farroupilha poderia, sim, contar com um auxílio, igual se faz com as entidades carnavalescas no Carnaval".
Com apenas quatro anos de tradicionalismo, Maffei - que é empresário do ramo de metalurgia e reside no bairro Medianeira - ficará no cargo até 2009. Dizendo-se um "aprendiz", ele apaixonou-se pelas tradições gaúchas de um modo bem familiar: "Entrei pelas mãos da minha filha Mariana, que na época tinha seis anos. Hoje tem 18 e é maquiadora".
O galpão do 35 CTG no acampamento farroupilha comportará, em média, 80 pessoas, embora se calcule que por lá passarão, diariamente, mais de 500 pessoas. O 35 promoverá, nesses dias, uma série de palestras e instruções a respeito do nativismo. "Estaremos no acampamento a partir do dia primeiro de setembro, e sairemos de lá somente no dia 21, já que este ano a Semana Farroupilha terá um dia de acréscimo", informa.
Veja acima as fotos da Festa das Etnias 2008 (incluindo algumas beldades)
Nenhum comentário:
Postar um comentário