sexta-feira, janeiro 25, 2013

Duke, em charge original para O Tempo.

Sofia Loren aos 18 e a estréia de Matar ou Morrer em Porto Alegre: Correio do Povo, abril de 1953



Novo Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica    

Estão abertas, até o dia 18 de fevereiro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da PUCRS. Trata-se do primeiro curso da Instituição nessa modalidade, aprovado dentro do atual modelo de Mestrado Profissional da Capes, e já inicia com nota 4, o que reflete a qualidade do projeto e do corpo docente. É direcionado para atuação de farmacêuticos, químicos, engenheiros químicos, médicos, biomédicos e biólogos em indústrias e empresas.
O objetivo é qualificar profissionais para atuar nas áreas farmacêutica e biotecnológica. Serão utilizadas ferramentas de bioinformática, nanotecnologia, radiofarmácia, entre outras. Segundo a coordenadora do mestrado, Fernanda Morrone, a biotecnologia farmacêutica é uma área de ponta e tende a crescer ainda mais e necessita de profissionais bem preparados. A intenção é atender à demanda do mercado. "O Brasil importa muitos biofármacos. A esperança é que se possa produzi-los aqui no País e desenvolver uma abordagem focada no tratamento e diagnóstico de enfermidades como câncer, tuberculose, doenças infecciosas e crônico-degenerativas", diz a coordenadora. As aulas começam em março e serão realizadas às quintas-feiras à noite e às sextas-feiras à tarde e à noite.
As inscrições podem ser feitas na secretaria da Faculdade, no prédio 12C do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), ou por meio do site www.pucrs.br/farmacia, no link Mestrado Profissional. Informações adicionais pelo telefone (51)3320-3512 .
* O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) juntamente com o UK Trade & Investment realiza a primeira competição internacional de startups, que levará os vencedores ao Tech City ¿ um dos ambientes mais dinâmicos e interconectados do mundo. A ação faz parte do programa de parcerias da temporada do UKBrasil, organizada pelo governo britânico, com o objetivo de promover a troca de oportunidades profissionais, educacionais e culturais entre Brasil e Inglaterra.
Interessados em participar devem enviar para tecnopuc.eventos@pucrs.br um documento PDF, no máximo três laudas, identificando a empresa por meio da razão social, CNPJ, Contato/Sócio, com telefone e e-mail, e respondendo às seguintes questões: qual é o seu negócio? (destacando as características de inovação) e por que sua empresa deve estar no Reino Unido? Vinte empresas serão selecionadas para uma entrevista no Tecnopuc, no período de 18 a 22 de março. O prazo para envio do material encerra no dia 12 do mesmo mês.
O primeiro selecionado ganhará uma viagem a Londres para conhecer a Tech City e também participar do Digital Shoreditch Festival, um dos maiores festivais de tecnologia, criatividade e empreendedorismo do planeta.

quinta-feira, janeiro 24, 2013


Faculdade de Direito promove cursos de especialização


A Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir) recebe inscrições para cursos de especialização em diversas áreas. Interessados podem optar por Direito Processual Civil; Direito Empresarial com ênfase na advocacia; Direito Público; Direito, Mercado e Economia; Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho; Direito Tributário; Direito de Família e Sucessões ou Ciências Penais.





Direito Empresarial com ênfase na advocacia trabalhará com disciplinas que envolvem direito societário, contratos empresarias, direito do consumidor, ambiental e temas corporativos. O período de inscrições se encerra em 7 de março. O curso Direito, Mercado e Economia fará uma análise econômica do direito e propriedade intelectual, além de englobar estudo de governança corporativa, mercado financeiro, gestão de risco e macroeconomia. Inscrições até 23 de março.





A especialização em Direito Processual Civil abordará metodologias do ensino jurídico; argumentação e processo de execução; recursos e aspectos de tutela e urgência dos procedimentos especiais em leis extravagantes. Em Direito Público as aulas vão abordar questões de direto constitucional, ambiental, econômico, urbanístico e social. Também serão vistos princípios do sistema tributário e orçamentário. Os encontros de Ciências Penais vão trabalhar antropologia social, criminologia, execução penal, sociologia da administração da justiça criminal, além de uma introdução à psiquiatria e psicologia. As inscrições para os três cursos estão abertas até 8 de março.





Em Direito Tributário os alunos aprenderão aspectos de contabilidade, crédito, impostos, contribuições, tributação internacional e atividades econômicas e sociais. Nas aulas de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, as disciplinas abordadas serão em torno das relações coletivas do trabalho, inovações tecnológicas e também processuais do trabalho e efetividade. A especialização em Direito de Família e Sucessões compreende o estudo do direito patrimonial, da família, criança, adolescente e da filiação, além da psicologia aplicada ao direito em análise e elaboração de testamentos. Inscrições até 1º de março.





Interessados podem se inscrever por meio do site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou no Centro de Educação Continuada, na sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3727

Especialização em docência e tutoria em EAD

A PUCRS está recebendo inscrições a 4ª edição do curso de educação à distância com ênfase na docência e na tutoria em EAD. O objetivo é capacitar profissionais para a atuação em cursos à distância nem diversos segmentos da educação, de básica, jovens e adultos e superior.
As aulas vão trabalhar com planejamento, projeto, política, e legislação em EAD. Será visto também a metodologia do trabalho científico, ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Podem participar professores, tutores e interessados em atuar na área de educação à distância.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou no Centro de Educação Continuada, na sala 112, do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3727.

Inscrições abertas para cursos de especialização da Faculdade de Informática

Estão abertas as inscrições para os cursos de especialização promovidos pela Faculdade de Informática da PUCRS (Facin). Interessados podem optar por Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação ou Gerenciamento de Projetos com Ênfase em Tecnologia da Informação.
A especialização em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação tem o objetivo de auxiliar no gerenciamento de recursos de tecnologia da informação das organizações, com a ideia de facilitar possíveis negociações. Inscrições até 30 de março.
Nos encontros de Gerenciamento de Projetos com Ênfase em Tecnologia da Informação, será feita uma introdução ao estudo do alinhamento estratégico e maturidade em projetos, além de negociação e gerenciamento. Os alunos também serão certificados como Project Management Professional (PMP). Inscrições até 5 de abril.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou no Centro de Educaçção uada, na sala 112, do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo te

Especialização em Gestão de Negócios com foco em Oracle EBS 12

Graduados que desejam atuar na área de Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) podem se inscrever para um curso de especialização em Gestão de Negócios em Oracle EBS 12. As aulas vão preparar o aluno para utilização, adaptação e operação de sistemas de gestão empresarial (ERP) em atividades de negócios, em especial com o uso da tecnologia Oracle EBS.
Entre as disciplinas trabalhadas estão conceitos básicos contábeis; gestão de compras e pagamentos; introdução ao Oracle apps; gestão de pessoas, ativos e projetos, além de métodos de pesquisa científica.
Interessados podem se inscrever pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou no Centro de Educação Continuada, na sala 112, do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Detalhes pelo telefone (51) 3320-3727.
































Especializações da Faenfi

A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi) recebe inscrições os cursos de especialização Prática em Terapia Intensiva; Prática em Nutrição Clínica; Terapia Nutricional Parenteral e Enteral; Prática de Enfermagem em Nefrologia; Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica com Ênfase em Métodos Quantitativos de Avaliação e Fisioterapia Esportiva.
As aulas de Fisioterapia Esportiva buscam o entendimento da fisiologia do exercício e biomecânica aplicada, abordagem clínica e reabilitação aplicada às lesões esportivas. Nos encontros de Prática em Terapia Intensiva os alunos aprenderão como funciona o gerenciamento da terapia, e o processo assistencial ao paciente crítico por meio de tecnologias.
Na especialização em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral será trabalhada a aplicação da terapia em crianças e adultos, avaliação e planejamento, bioquímica e fisiologia da nutrição humana. Em Fisioterapia Ortopédica e Traumatologia com ênfase em Métodos Quantitativos de Avaliação serão abordadas as bases neurais do movimento humano, fisiologia neuromuscular e dolorosa. Uma análise da fisioterapia desportiva com foco nos membros inferiores e superiores também está na pauta.
Nos encontros de Prática de Enfermagem em Nefrologia serão analisados aspectos de gerenciamento dos serviços de diálise e transplante, processo assistencial ao paciente renal e uma pesquisa em nefrologia. A especialização em Prática em Nutrição Clínica busca abordar as bases do metabolismo, avaliação e planejamento da terapia nutricional, além de uma visão da terapia nos estágios da vida.
Interessados podem se inscrever pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3727.

Tiririca: o palhaço de circo, pobre e desdentado, que se tornou o deputado federal mais votado


Ele é feio (já foi desdentado), nordestino, semi-analfabeto ou mesmo analfabeto funcional, não gosta de cinema, não vai ao teatro, nunca leu nenhum livro e seus ídolos são Zico, Fábio Júnior e Roberto Carlos. Religioso, é devoto de Nossa Senhora Aparecida e tem sangue mestiço – filho de mãe negra e pai desconhecido.Seu nome: Francisco Everardo Oliveira, 43 anos, o “Tiririca” – aquele que aparecia no programa “O Infeliz”, de Tom Cavalcante, uma sátira ao programa de Roberto Justus, “O Aprendiz”, na rede Record, e que nas últimas eleições foi o deputado federal com maior votação em todo o Brasil. Cearense, Tiririca é uma espécie de Chaplin subdesenvolvido, do quarto mundo, se é que a comparação pode, em algum momento, ser válida.
Mas a sua cara de coitado, de cachorro surrado, de pobre-diabo, não é mera coincidência e tem tudo a ver com a história da sua vida – antes do estrondoso sucesso de “Florentina” (Florentina, Florentina, Florentina de Jesus, não sei se tu me ama”), em 1996. Em apenas três meses, no inverno daquele ano, tiririca vendeu 320 mil discos e foi a campeã de execuções. Hoje, ele já não canta mais, mas seu rosto é conhecido de todos pela tevê. Não que alguém o leve a sério como artista, e, parece, ele nem o deseja.
O MACACO QUE DEU AZAR – Palhaço por profissão, Tiririca teve uma vida dura, logo que nasceu, na cidade de Itapipoca, Ceará. O pai fugiu quando sua mãe, Alice, ainda estava grávida, e esta – que trabalhava no circo – logo depois casou-se com um palhaço, o Palhaço Barata.
O menino Everardo viveu em barracas até completar 16 anos, quando assumiu o nome de Palhaço Tiririca e foi à luta sozinho, passando a trabalhar em um circo que havia vindo de Minas Gerais.
Neste circo, ele conheceu a filha do dono, uma acrobata de nome Márcia Rogéria, com quem passou a viver e trabalhar juntos.Os dois passaram por vários circos e até fundaram um que, nos anos 80, percorria o interior do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, no estilo “Bye-Bye Brasil”, o filme. O circo, conta-se, era tocado só pelo casal que, para fingir haver um elenco maior, trocava de roupas, disfarces e de voz inúmeras vezes. Assim, foi não apenas palhaço como acrobata, malabarista, locutor, tudo.
Os dois viveram assim por sete anos, conseguindo progredir e até comprar o primeiro animal para o circo – um macaco-prego.
Esse macaco, porém, não trouxe felicidade e nem dinheiro à Tiririca e sua mulher. Pelo contrário: um dia, em uma cidade do Maranhão, o bicho mordeu um garoto. Para cúmulo do azar, o menino era filho de um chefe político local. No dia seguinte, os capangas do coronel botaram fogo no circo e o casal só conseguiu salvar-se a si mesmos e a sua filha, de três anos de idade, além de resgatar uma televisão.
Voltaram de carona para Fortaleza e, lá, em uma cidade onde os humoristas são celebridade, tornou-se humorista, trabalhando em bares, ruas, qualquer lugar.
Na Capital, passou a usar uma peruca loira e a exibir o seu sorrido sem um dente frontal – uma marca por muitos anos.
BETO CARRERO DEU UMA FORÇA - Deu para ganhar algum dinheiro: comprou uma casa, tinha carro, telefone fixo e celular. Detalhe: sua casa não tinha água encanada, nem forro, e estava em um terreno invadido. Coisas da vida de palhaço.
Como acontece com quem quer fazer sucesso, especialmente os nordestinos, Tiririca veio para o Sul, como eles chamam o Sudeste. Quem primeiro percebeu o potencial do artista foi Beto Carrero, já falecido, que assistiu um show do palhaço em uma pizzaria de Fortaleza. Gostou tanto que mandou gravar um vídeo e o apresentou a emissoras e gravadoras. Todos responderam um sonoro “não”, e fecharam suas portas. Mas o produtor musical Arnaldo Sacomani – o mesmo que apresentou os Mamonas Assassinas à gravadora japonesa EMI – conseguiu o primeiro grande contrato, justamente com a mesma. Ficava com 30% do cachê de Tiririca.
O sucesso veio rápido e Tiririca passou a percorrer o Brasil fazendo shows, aliás de muito agrado das crianças.Em 1996, seu ano de ouro, Tiririca, quando estava em São Paulo, morava numa casa de 15 cômodos, seis banheiros e piscina, na Granja Viana, um bairro chique. Pagava 3.500 reais de aluguel, mas não morava sozinho – trouxe mais 18 colegas e formou uma república, estilo o sítio dos Novos Baianos dos anos setenta. A mulher, filhos, a sogra, a equipe de produção, todos moravam com ele.
Depois de Florentina, Tiririca gravou uma outra música que lhe rendeu incomodações e fez com que respondesse a acusações de racismo. Era “Veja os Cabelos Dela”, e tinha trechos como este: “Essa nega fede/fede de lascar/bicha fedorenta/fede mais que um gambá”. Logo ele, filho de uma negra.
Tiririca defendeu-se, dizendo ser uma brincadeira e uma referência à sua mulher, (da qual se separou com estardalhaço algum tempo depois). A própria confirmou que sempre foi complexada por ter cabelos crespos. Quanto ao mau cheiro, ele diz ser coisa da vida do circo. “É que a vida no circo é muito dura, e ele não tinha tomado banho naquele dia, aí tirei esse caco”. (Pesquisa e texto V. Minas)