Na primeira metade do século 20, a navegação, de passageiros e de cargas, pelo rio Guaíba e seus afluentes, fazia parte do cotidiano da população de Porto Alegre. Ia-se de barco para muitas partes, com saídas diárias do cais da avenida Mauá, incluindo Pelotas e Rio Grande e, pelos navios da Costeira e do Lloyd, para as principais cidades litorâneas do Brasil - Floripa, Antonina, Aantos, Rio, Vitória, Aracaju, Maceió Recife, Cabedelo, Natal, Fortaleza, São Luís, Belém, etc. A reprodução acima é de março de 1941, da coleção do Correio do Povo do Arquivo Municipal de Porto Alegre, na avenida Bento Gonçalves.
Jardim Botânico, Porto Alegre. Fundado em 2006 por Vitor Minas. Email: vitorminas1@gmail.com
sábado, fevereiro 21, 2015
domingo, fevereiro 15, 2015
A importância do correio aéreo na década de 30 em Porto Alegre
Em 1937 a teuto-gaúcha Varig já contava com 10 anos de existência e o aeroporto federal São João, em Navegantes, era o terceiro mais importante do País - claro que um simples campo de pouso, comparado aos padrões modernos. Nessa época heroica para a aviação, quando as aeronaves desenvolviam cerca de 300 quilômetros por hora e os acidentes eram comuns, a importância do correio aéreo para as comunicações entre os povos era exponencial, e a chegada dos aviões significava a vinda de novidades. Nesta nota do Correio do Povo, de setembro de 1937, nota-se isso muito bem.
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