Jardim Botânico, Porto Alegre. Fundado em 2006 por Vitor Minas. Email: vitorminas1@gmail.com
quinta-feira, novembro 24, 2016
Distribuidora Ipiranga compra um computador "de última geração": 1971
Ter um computador em 1971 - 45 anos atrás - fosse ele o que fosse (pelos padrões atuais, uma geringonça pré-histórica) - significava muito, a ponto de render matéria do principal jornal do Rio Grande do Sul, o Correio do Povo. Pois em maio daquele ano um "computador compacto de última geração" havia sido adquirido pela Distribuidora de Petróleo Ipiranga, em Canoas. "A máquina é capaz de resolver qualquer problema de faturamento, com acesso às informações, no tempo médio de cinco mil segundos", explicava a matéria. Velhos tempos.
quarta-feira, novembro 23, 2016
Colorados se despedem de Figueroa e Minelli em jogo festivo: dezembro de 1976
Que diferença: hoje correndo sério perigo de ser rebaixado da divisão principal do futebol brasileiro para a série B - algo inédito na história do clube - os torcedores mais antigos do colorado certamente lembrariam com saudade da equipe de 1976, bicampeã brasileira consecutiva e, depois, considerada o time da década de 70 pela crítica esportiva. Pois há exatamente 40 anos acontecia o jogo de despedida de dois ícones vermelhos - Dom Elias Figueroa, o zagueiro chileno, e o técnico Rubens Minelli, um paulista que revolucionou o futebol gaúcho. Minelli estava há três anos no Beira-Rio e Figueroa alguns anos mais. Minelli voltava para São Paulo e Figueroa para a sua terra, o Chile, onde jogaria pelo Palestino. O jogo festivo aconteceria no Beira-Rio, em um domingo, 19 de dezembro, contra o selecionado brasileiro dirigido por Cláudio Coutinho e com a presença do grande craque da época, Zico. O árbitro da partido depois se tornaria comentarista de arbitragem na televisão - José Roberto Wrigh. Reprodução do CP.
domingo, novembro 20, 2016
Saramandaia vai entrar no ar, na então Televisão Gaúcha: maio de 1976
A novela Saramandaia, da Rede Globo, foi um grande sucesso naquele emblemático ano de 1976 - quatro décadas atrás. Escrita por Dias Gomes, foi ao ar do início de maio ao final de dezembro, no horário das 22 horas, com um grande elenco de atores: Dina Staf, Juca de Oliveira, Yoná Magalhães, Ary Fontoura, Antonio Fagundes (que fazia a sua primeira novela na Globo), Sônia Braga, Wilza Carla, entre outros. Em uma época em que o realismo fantástico fazia sucesso, a trama de passa em um município nordestino chamado Bole-Bole. A cena em que Wilza Carla, ou dona redonda, explode de tão gorda, é antológica. Um remake foi feito recentemente, sem nem de longe igualar o folhetim original. A música Pavão Misterioso, com o cantor Ednardo, também marcou época. Reprodução do CP, anunciando sua estreia na então TV Gaúcha.
Assinar:
Postagens (Atom)