sábado, agosto 30, 2008

Ruas do Botânico homenageiam figuras históricas

O Barão do Amazonas na verdade era o Almirante Barroso, aquele que fez suas naus colidirem de proa contra os navios inimigos, na guerra do Paraguai.

De um modo geral, as ruas do Jardim Botânico homenageiam vultos, datas e figuras históricas, em especial na área militar e religiosa, como a Barão do Amazonas, a Roque Gonzalez. Mas há outras, como a Felizardo, a Felizardo Furtado e a Guilherme Alves, que dizem respeito à história da cidade.


RUA BARÃO DO AMAZONAS – Na realidade bem poderia se chamar “Almirante Barroso”, pois o Barão é nada menos do que o Almirante Francisco Manoel Barroso, o herói da Guerra do Paraguai. Comandando a corveta “Amazonas”, durante a Batalha do Riachuelo, o Barão ordenou ao timoneiro que a fizesse colidir de proa contra os navios inimigos, selando a sorte da guerra em favor do Brasil. A Barão tem mais de três quilômetros de extensão e atravessa Petrópolis, Jardim Botânico, Partenon e o bairro Santo Antonio, iniciando na avenida Protásio Alves e terminando na Paulino Azurenha. Até a década de 1930 era conhecida tanto como Barão do Amazonas como “rua Esmeralda”. Uma lei municipal de 6 de julho de 1936 oficializou o atual nome. Nas décadas seguintes, com o desenvolvimento de Petrópolis, seguiu até a Protásio Alves e, em sentido oposto, subiu o morro, superou a sua crista e desceu no rumo da Glória, até encontrar a Paulino Azurenha.

RUA DOUTOR SALVADOR FRANÇA – Salvador França Martins, nascido e falecido em Porto Alegre, foi um grande proprietário de terras na cidade no século XIX e XX. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo. Casou-se com Dona Inocência Prates de Castilhos, irmã do político republicano Júlio de Castilhos.

RUA DONA INOCENCIA – Homenagem à esposa do doutor Salvador França.

RUA FELIZARDO – Joaquim José Felizardo (1839-1899) foi um grande comerciante e partidário do abolicionismo. Muito antes da lei que libertou os escravo, eles já havia dado liberdade a todos os seus. Foi proprietário de terras no Caminho do Meio, alturas do hoje bairro Santa Cecília, naquela época conhecida por Chácara Felizardo, além de vereador de Porto Alegre.

RUA FREITAS CABRAL – João Francisco de Freitas Cabral, educador e político, nasceu em Viamão e morreu em Porto Alegre, em 1890. Foi marinheiro dos 18 aos 21 anos e depois tornou-se professor. Também elegeu-se deputado provincial. A rua, antigamente, se chamava rua Carlos Barbosa.

RUA FERREIRA VIANA – Divisa de Petrópolis com o Botânico. Homenageia Antonio Ferreira Viana, pelotense de nascimento, nascido em 1832 e falecido em 1905, no Rio de Janeiro. Formado em Direito pela Faculdade de São Paulo, foi deputado, senador e conselheiro do Império, além de ministro da Justiça de D. Pedro II. Espírito brilhante, grande orador, escritor de estilo primoroso, magoou o Imperador com um de seus pronunciamentos, porém nunca deixou de ser adepto do império. Antes de receber tal nome a rua chamava-se Simão Rosa.
RUA ROQUE GONZALES – Roque Gonzalez foi declarado santo pelo Papa João Paulo II, quando da sua visita ao Paraguai, em 1988. Da ordem dos Jesuítas, é considerado, junto com Afonso Rodrigues, um dos primeiros evangelizadores do Rio Grande do Sul e um dos primeiros mártires da nossa terra, já que os dois foram assassinados pelos índios guaranis no dia 15 de novembro de 1628, onde hoje é a localidade de Caiboaté. Roque, que tinha então 52 anos de idade, morreu com uma pancada de machado de pedra na cabeça e seu corpo foi depois queimado pelos índios que não concordavam com sua missão evangelizadora. Gonzales era filho de uma rica e importante família de Assunción, Paraguai, de onde veio. Junto com Afonso e um outro missionário chamado João del Castilhos, fundou várias missões – ou “reduções” no Paraguai, Argentina e Brasil, além de ter oficiado a primeira missa em terras do Rio Grande do Sul.

RUA AFONSO RODRIGUES – Afonso Rodrigues, também jesuíta, foi morto junto com Roque Gonzales e também foi declarado santo pelo Papa João Paulo II. Natural da Espanha, seu corpo foi queimado pelos guaranis.

RUA GUILHERME ALVES – É uma via que corta tanto o Jardim Botânico quanto o Partenon, iniciando na Ferreira Viana, passando pela Ipiranga e acabando na rua Mário de Artagão, no Partenon. Na planta municipal de 1916 aparece com o nome de “rua Progresso”. Em 1936 passou a ter o nome atual. Guilherme Alves, nascido em 1878 e falecido em 1930, foi o primeiro construtor dos grandes armazéns da zona do cais do porto, armazéns estes que mais tarde passariam a partencer à Cia. Costeira de Navegação. O nome da rua, porém, tem mais a ver com o fato de ter sido ele um dos primeiros construtores residenciais do bairro Partenon. Segundo se sabe, o progresso da rua foi lento mas firme. Na planta municipal de 1928, era apenas um logradouro do Partenon, sem ainda ter passado do arroio Dilúvio. Na planta de 1949 já aparece nos limites do Jardim Botânico.

RUA 18 DE SETEMBRO – É aquela pequena rua ao lado do shopping Bourbon. A data marca a rendição do Paraguai ao Brasil, na Guerra do Paraguai. Nesse dia, em 1865, em Uruguaiana, as forças paraguaias, cercadas pelos exércitos brasileiros, decidiram capitular. Na história, o dia 18 de novembro também registra fatos marcantes: foi nesse dia, em 1950, que entrou no ar a TV Tupi, de São Paulo, de propriedade de Assis Chateaubriand, a primeira emissora de televisão do Brasil. Em 1946, também nesse dia, é promulgada a Constituição Brasileira, a primeira depois da ditadura Vargas e que só seria alterada em 1988. Em 1969, é sancionada a Lei de Segurança Nacional do governo militar, prevendo inclusive pena de morte, prisão perpétua e banimento do país. Em 1984 o brasileiro Amir Klink completou a travessia do oceano Atlântico em um simples caíque, a primeira de suas muitas proezas. A data registra ainda a morte de Jimi Hendrix (1970), o nascimento da atriz Greta Garbo (1905), a fundação da CIA – Central Inteligency Agency, em 1947, a fundação do jornal New York Times(1851), além da Independência do Chile (1818).

Fotos de Robert Capa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Robert Capa, nascido Endre Ernő Friedmann (Budapeste, 22 de Outubro de 1913Thai-Binh, Vietname, 25 de Maio de 1954), foi um fotógrafo húngaro. Um dos mais célebres fotógrafos de guerra, Capa cobriu os mais importantes conflitos da primeira metade do século XX: a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra Mundial na Europa (em Londres, na Itália, a Batalha da Normandia em Omaha Beach, e a liberação de Paris), no Norte da África, a Guerra árabe-israelense de 1948 e a Primeira Guerra da Indochina.

Durante os seus estudos secundários, freqüenta os meios culturais marxistas. Foi fichado pela polícia e teve que se exilar em 1930. Vai para Berlim onde se inscreveu na Faculdade de Ciências Políticas e aproximou-se do meio jornalístico. Encontrou trabalho na "Dephot" (Deutscher Photodienst), a maior agência de jornalismo da Alemanha naquela época.
A sua carreira de fotógrafo começa no fim do ano de 1931, uma vez que aparece a fotografar Leon Trótski, no meio de múltiplas dificuldades, durante um congresso em Copenhague. O aparecimento do nazismo e a religião judaica de Robert fazem com que em 1932 ele tenha que deixar Berlim, dirigindo-se para Viena e depois, Paris.
Em 1934 encontra Gerda Taro, e no ano seguinte ambos criam o personagem Robert Capa, repórter mítico de nacionalidade norte-americana, pelo que André Friedmann se declara associado a Gerda Taro, sua primeira namorada, também fotógrafa-produtora. O nome de Robert Capa de repente fica célebre e, logo que se descobre que ele se serve de um pseudônimo, a notoridade do repórter está assegurada. Em 1936, Capa e Gerda Taro partem em reportagem para o meio da Guerra Civil em Espanha, onde Gerda encontra a morte no ano seguinte.
Em 1938, Capa vai à China para fotografar o conflito sino-japonês, retornando à Espanha em 1940, logo que a França cai sob o jugo nazista. Retira-se em seguida para os Estados Unidos, onde começa a trabalhar para a revista Life. Posteriormente vai para Inglaterra e depois para a Argélia.
Em Junho de 1944 participa no desembarque da Normandia, o Dia D. Depois da guerra, com David Seymour, Henri Cartier-Bresson e George Rodger, funda a Agência Magnum (constituída oficialmente em 1947). Nos primeiros tempos, ocupa-se na organização da estrutura, partindo em seguida para o "terreno".
Robert Capa fotografou a Guerra Civil Espanhola, onde tirou a sua mais famosa foto ("A morte do soldado legalista"), a Guerra Civil Chinesa e a II Guerra Mundial com lentes normais, o que fez com que ele se tornasse um dos mais importantes fotógrafos europeus do século XX.
Capa morreu na Guerra da Indochina, em 25 de maio de 1954, ao pisar sobre uma mina. Seu corpo foi encontrado com as pernas dilaceradas. A câmera permanecia entre suas mãos.

O dia 30 de agosto na História

Hoje nasceram Johnny Mathis, Cameron Diaz e Willian Waack. E morreram Charles Bronson e o cantor Agepê.








30 de Agosto é o 242º dia do ano no calendário gregoriano (243º em anos bissextos). Faltam 123 para acabar o ano.

Eventos históricos:
1893 - Ester Cleveland, filha do presidente Grover Cleveland e Francis Cleveland, é o primeiro bebe a nascer na Casa Branca.
1983 - O Tenente-Coronel Guison Bluford Jr.,se torna o primeiro astronauta afro-americano a ser lançado no espaço.
1988 - Álvaro Dias, governador do Paraná envia tropa de choques para conter a greve dos professores, há 90 dias.
1991 - Independência do Azerbaijão
1999 - O povo do Timor-Leste decide, em referendo, pela independência.
2001 - O apresentador de televisão e empresário Silvio Santos é mantido como refém por sete horas seguidas pelo Fernando Dutra Pinto na sua casa, na cidade de São Paulo.

Nascimentos:
1797 - Mary Wollstonecraft Shelley, escritora britânica (m. 1851)
1821 - Anita Garibaldi, personagem histórica da Guerra dos Farrapos (m. 1849).
1844 - Friedrich Ratzel, geógrafo alemão (m. 1904)
1871 - Ernest Rutherford, físico britânico (m. 1937).
1935 - Johnny Mathis, cantor estadunidense.
1937 - Bruce McLaren, piloto neozelandês de Fórmula 1, criador da McLaren. (m. 1970)
1941 - Nélson Xavier, ator brasileiro.
1952 - William Waack, jornalista brasileiro.
1954 - Alexander Lukashenko, presidente da Bielorússia.
1959 - Alfredo Sampaio, treinador de futebol brasileiro.
1961 - Paulinho Criciúma, ex-futebolista brasileiro.
1969 - Paulo Vinícius Coelho, jornalista brasileiro.
1972 - Cameron Diaz, atriz estado-unidense.
1979 - Juan Ignacio Chela, tenista argentino.
1982 - Andy Roddick, tenista dos Estados Unidos da América.
1986 - Ryan Ross, guitarrista da banda Panic! At The Disco.

Falecimentos:
30 a.C. - Cleópatra VII do Egipto
1483 - Luís XI de França, (n. 1423)
1773 - Nicolau Nasoni, arquitecto italiano que trabalhou em Portugal.
1922 - Dom Silvério Gomes Pimenta, professor, orador, escritor e arcebispo brasileiro. (n. 1840)
1981 - Vera-Ellen, atriz estado-unidense (n. 1921).
1995 - Agepê, cantor brasileiro (n. 1942)
2003 - Charles Bronson, ator estadunidense (n.1921)
2006 - Naguib Mahfouz, escritor egípcio (n.1911)

Feriados e eventos cíclicos:
Dia de São Ficário, padroeiro do vendedor lojista - Santo católico - No Brasil é comemorado como evento religioso em algumas regiões.
Dia do Vendedor Lojista - Brasil
Festival da Caristeria, em honra à Cáritas, deusa da benevolência - Mitologia romana Roma antiga
São Félix e Santo Adauto, mártires

sexta-feira, agosto 29, 2008

Amanhã tem jogos no campo do Ararigbóia.
Várias atrações estão previstas para amanhã, 30, no Caminho do Livro. Pela manhã haverá a sessão de autógrafos do livro “Segredo e Fim” de Roberto Schultz (com a entrega de brinde para os primeiros 30 leitores que prestigiarem o evento) e também de quatro livros de poesia de Nilva Ferraro, além de um bate-papo com o escritor Waldomiro Manfroi. Na programação da tarde consta uma visita guiada ao Memorial do Ministério Público, cujo prédio, conhecido como Forte Apache, foi restaurado recentemente.
Também à tarde haverá sessões de autógrafos de livros infantis de autoria de Luiz Paulo Faccioli e de Mário Pirata. Está previsto, igualmente, o lançamento do livro da a IV Mostra de Pesquisa: Produzindo a História a partir de Fontes Primárias, do Arquivo Público do RS.
A feira funciona das 10h às 16h na Rua Riachuelo, entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua General Câmara. Neste trecho são instaladas cerca de 40 bancas de livreiros já estabelecidos na Riachuelo e de outras lojas inscritas para participar do evento.
Durante a realização do Caminho do Livro, a Rua Riachuelo fica bloqueada ao trânsito entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua General Câmara. A rota alternativa se dá pela Rua Jerônimo Coelho, o acesso para moradores e expositores deve ser feito pela esquina com a Rua General Câmara. Em caso de chuva, a feira será cancelada, tendo em vista que todas as atrações são ao ar livre. A programação completa, com os horários dos eventos, pode ser consultada no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.

* Começa neste final de semana o Campeonato Municipal de Futebol Amador 2008, considerada a maior competição de futebol de várzea do sul do país. A primeira rodada da categoria Veteranos será amanhã, 30, com 16 jogos em oito campos de Porto Alegre. A categoria Livre começará no domingo, 31, com 29 partidas.
O campeonato divide-se em duas etapas: classificatória, que corresponde aos campeonatos eliminatórios realizados pelas ligas, e a etapa municipal, na qual participam as equipes classificadas nas ligas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail futebol@sme.prefpoa.com.br, telefone 3232-4234 ou no site da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME).
Amanhã, 30 de agosto
Praça Gaelzer - (Rua Armando Barbedo, s/n°) - Bairro Tristeza13h30- Azulão x Palmeiras15h30 - Vila Gaúcha x Gaúcha
Cegeb (Rua Cel. Neves, 555) - Medianeira13h30 - Comerciário x Unidos/Flamengo15h30 - Pinheiro x Oriente
Pinheirinho (R. Humaitá nº 21 – V. Panorama) - Lomba do Pineiro13h30 - Agrosantos x Canarinho15h30 - Esperança x P. F. C.
Campo do Minuano (R. Bernardino Silveira Amorim) - Parque dos Mais13h30 - Portelinha x Lagoense15h30 - Ajuve x Corinthians
Parque Alim Pedro (Avenida dos Industriários, esquina com Rua Arroio do Meio) - Bairro IAPI13h30 - Associação x Milan15h30 - Valência x Lomba do Sabão
Ramiro Souto (Avenidas Osvaldo Aranha e José Bonifácio) - Bom Fim13h30 - A. S. Roma x 100% Beko15h30 - Apocalipse x Martinica
Parcão (Av. Goethe s/n°) - Moinhos de Vento13h30 - Pantanal x 18 de Agosto15h30 - Ninguém Ké x América
Parque Ararigbóia (Rua Saicã n° 6) - Jardim Botânico13h30 - Guarani x Picadilys15h30 - Flamenguinho x Portuguesa

Piloto se suicida a 10 mil metros de altura

Boeing 737-300: subitamente o piloto mergulhou nas águas de um rio.
É algo raríssimo, tão raro que é de se duvidar que aconteça. Mas acontece. Um piloto com problemas mentais, disposto a por fim à vida, mergulha o avião de passageiros em direção ao solo e mata todo mundo. Quem imaginou um pesadelo desses? Pois foi, ao que tudo indica, o que aconteceu em dezembro de 1997, na Indonésia. Era o vôo 185 da SilkAir, uma companhia aérea de Cingapura.

O avião Boeing 737-300 havia partido de Jacarta e, quando estava a 10.300 metros de altura, subitamente embicou e, em um movimento de 180 graus, mergulhou em direção às águas de um rio. O piloto, Tsu Way Ming, não se comunicou com a torre de controle, não pediu ajuda e naquele momento estava com a aeronave nivelada em altitude e velocidade de cruzeiro - considerada a etapa mais segura do vôo.

O que intrigou os peritos, além da manobra brusca, foi o fato de um dos gravadores de bordo ter parado em pleno vôo, o que só acontece se alguém desligá-lo deliberadamente - afinal, o gravador comanda todos os circuitos eletrônicos do aparelho. Quanto ao piloto, apurou-se que atravessava um período de dificuldades financeiras e familiares e já havia sofrido três punições por errros de procedimento no comando. Ele era casado e tinha três filhos.

O diretor-geral da companhia aérea, em pronunciamento público, declarou: "Com base nas informações que temos até agora, penso que essa( suicídio) possa ser uma possibilidade". Embora remota, a possibilidade de um piloto suicidar-se no ar, levando consigo todos os passageiros de um avião, deve ser levada em conta.

Em 1982, um piloto da Japan Airlines derrubou o DC-8 que pilotava na baía de Tóquio, matando 24 das 164 pessoas a bordo. Ele, o piloto, sobreviveu e confessou o ato, tendo sido internado em uma clínica psiquiátrica. Uma convenção internacional determina que todos os pilotos de avião sejam submetidos regularmente a exames de saúde de extremo rigor, incluindo aí uma avaliação psicológica, o que nem sempre quer dizer muita coisa.
Será a Grande Pirâmide do Egito? Vista contra o céu azul desta sexta-feira, a nova igreja de São Luís Gonzaga, na rua Guilherme Alves, bem que se parece com os milenares monumentos contruídos pelos faraós. A obra deverá estar concluída até o final do ano, garante o pároco Paulo Kunrath.

Os ipês são comuns no bairro Jardim Botânico. Fotografe um e mande para o concurso fotográfico que a PUC está promovendo.
* Com a proximidade do início da primavera, os Ipês (Tabebuia sp) de Porto Alegre começam a ganhar sua floração característica. Como forma de homenagear esta árvore tão representativa em nossa cidade, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) se prepara para realizar a exposição fotográfica "Ipês". Para compor a mostra, serão selecionadas imagens enviadas pela comunidade que retratem o tema proposto. Cada participante poderá inscrever até três fotografias de sua autoria. As fotos devem ser impressas no tamanho de 24cm X 30cm e entregues na administração do MCT, prédio 40 do Campus Central (avenida Ipiranga 6681 - Porto Alegre), das 8h às 18h, até 12 de setembro. Uma comissão formada por integrantes da Instituição escolherá as melhores imagens, que serão expostas no Museu. Seus autores participarão de uma cerimônia de inauguração. O regulamento e outras informações podem ser obtidos no site www.pucrs.br/mct/eventos, pelo e-mail relacionamento.mct@pucrs.br ou telefone (51) 3320-3597.Sobre o Ipê:
O Ipê (em tupi-guarani, significa "árvore de casca grossa" e tabebuia é "pau" ou "madeira que flutua") - muitas vezes chamado de pau-d´arco - é apreciado pela qualidade de sua madeira, que pode servir para fins ornamentais e decorativos. A árvore é alta, podendo chegar até 30m (na cidade, em locais abertos, chega a cerca de 10-15m), bem copada e na época de floração perde totalmente as folhas para dar lugar às flores das mais variadas cores (brancas, amarelas roxas ou rosa). É uma árvore originária do cerrado, não precisando de muita água, apenas no começo. É uma das espécies homologadas para plantio nas cidades pelo fato de possuir raiz pivotante (para baixo), que não quebra as calçadas. Recomenda-se o plantio onde haja bastante espaço para cima. Floresce no período de julho a setembro e frutifica de setembro a outubro. Os diversos tipos de ipê recebem os nomes conforme as cores de suas flores ou madeira. Os que mais se dest acam são os seguintes: ipê-amarelo ou ipê comum, ipê-tabaco, ipê-branco, ipê-roxo ou ipê-rosa.* Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabebuia.
* A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) promove mais uma edição do "Seminário Economia às 5 e ½". Nesta segunda-feira, 1º de setembro, o professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Valter Stülp abordará o tema Variações nas Desigualdades Salariais na Agricutura e Indústria Gaúcha. A atividade será realizada às 17h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.
* Você sabe o que significa oxímoro, dêixis e anáfora? São alguns dos recursos de linguagem que serão explicados nos encontros do projeto "O que é?", organizado pela Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). A atividade busca apresentar temas relacionados à Lingüística e Literatura, por meio de aulas expositivas e dinâmicas, utilizando exemplos práticos para esclarecer dúvidas. Todos os temas foram levantados por professores da Fale, a partir de dificuldades expostas pelos alunos em sala de aula. Os encontros serão realizados sempre das 18h às 19h na sala 305 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O próximo será ministrado pela professora Ailma Nascimento no dia 2 de setembro e abordará as Variedades de Fala e Transcrição. Também haverá palestras nos meses de outubro e novembro. As inscrições são gratuitas, mediante doação de um livro infanto-juvenil, e serão feitas nos horários e datas dos encontros. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3676, ramal 8277.
* A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS (Faenfi) promove mais uma edição do ciclo de palestras "Nutri Hour - A hora da Nutrição". O próximo encontro terá como tema Aleitamento Materno e será ministrado pela nutricionista Lilia Farret Refosco no dia 2 de setembro, às 19h30min. A atividade, aberta ao público em geral, vai abordar a importância do aleitamento materno, a discussão sobre as políticas públicas que apóiam a aleitação, entre outros assuntos. A palestra é gratuita e acontecerá no auditório do Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos, térreo do prédio 41, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). É válida como atividade complementar para os alunos da graduação da Faculdade. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na secretaria da Faenfi, prédio 12 da Instituição. Outras informações pelo telefone (51) 3320- 3646.
* Fechada desde terça-feira à tarde, a emergência adulta do Hospital São Lucas da PUCRS reabriu na manhã desta sexta-feira. No entanto, continua lotada, com 20 pacientes para 11 leitos - por isso, a direção solicita que apenas os casos mais graves sejam direcionados ao hospital. Na pediátrica, são oito crianças para cinco vagas.
* A partir da próxima segunda-feira, 1º de setembro, até sábado, dia 6, ocorre na PUCRS a "1ª Jornada de História e Meio Ambiente" e a "1ª Mostra de Documentários Ambientais". Os eventos trabalharão visões sobre a expansão do monocultivo de árvores exóticas no Estado, desde a história do movimento ambientalista gaúcho até a transformação da paisagem atual no Rio Grande do Sul. Serão apresentados, ainda, os documentários "Cruzando o Deserto Verde", (Ricardo de Sá, Brasil, 50 min); "A História das Coisas" (The Story of Stuff, Annie Leonard, EUA, 20 min); "Lutzenberger: For Ever Gaia" (Frank Coe, Brasil, 1993) e "Celulose no Pampa" (Grupo Mamangava, Brasil, 2006, vídeo digital/51 min). O evento tem entrada franca, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas no local, no auditório do prédio 40 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade (FFCH), Centro Acadêmico da Faculdade (Casta) e Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente. A abertura, na segunda-feira, 1º de setembro, será no auditório do prédio 5, às 18h30min.
Participam dos debates ambientalistas como Christian Lavich Goldschmidt, coordenador cultural da Fundação Gaia - Legado Lutzenberger; José Hoffmann, do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente; Flávio Lewgoy, da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan); Augusto Carneiro, pioneiro da luta ecológica no Estado e fundador da Agapan na década de 1970, entre outros.
* O Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS, por meio do Departamento de Propedêutica Jurídica e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais, promove o "Painel Internacional sobre a Dignidade da Pessoa Humana". O evento contará com a presença de Stefhan Kisrte, falando sobre Pessoa e Dignidade, Miguel Azpitarte, que trata da Dignidade da Pessoa Humana e a Tutela dos Direitos Fundamentais, e Peter Häberle, abordando a "Dignidade da Pessoa Humana, Cultura e Democracia". Sob coordenação dos professores Ingo Wolfgang Sarlet e Thadeu Weber, o painel será realizado no dia 9 de setembro, às 19h, no auditório térreo do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições e informações adicionais na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, e pelo site www.pucrs.br/cursoseeventos.

* O "Projeto Matinê das Duas - Cine Comentado" desta segunda-feira, 1º de setembro, exibe o filme "O Tempero da Vida". A história, que inicia em Istambul, mostra a relação entre o pequeno Fanis (Markos Osse) e seu avô Vassilis (Tassos Bandis), um "filósofo" que dá aulas de astronomia ao neto utilizando os elementos da culinária. Após ficarem separados devido à disputa entre Grécia e Turquia pela ilha de Chipre na década de 50, os gregos são deportados pelos turcos, e longe do avô, Fanis começa a desenvolver um talento culinário por meio das lembranças dos dias em que aprendia os segredos da vida, da diplomacia, do amor e da gastronomia com Vassilis. A atividade é voltada para pessoas com 50 anos ou mais e tem entrada franca. Ocorre a partir das 14h no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3708.
* A Faculdade de Matemática da PUCRS (Famat) recebe inscrições para o curso "Nivelamento em Matemática", que trabalhará proporções, regra de três, porcentagem, sistemas de unidades, funções, exponencial e logarítmica para colaborar na formação de alunos de graduação e profissionais da área de Farmácia. As aulas vão de 11 a 13 de setembro e ocorrem pela manhã, das 8h30min às 12h. Interessados em participar podem realizar a inscrição na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3680.
Foto de Henri Cartier-Bresson

O nascimento da Internet no Brasil: 19 anos atrás

A Internet hoje faz parte do dia-a-dia da população brasileira - queiram ou não, tudo gira em torno dela. Mas, 19 anos atrás, a rede mundial ainda era um sonho que somente uma meia dúzia de pessoas desfrutava. Veja nesta matéria da revista Veja, que é praticamente o certificado de nascimento da rede no Brasil.
* Clique em cima da imagem para ler a matéria perfeitamente.

O dia 29 de agosto na História

No dia de hoje morreram Ingrid Bergman e Lee Marvin. E nasceram Michael Jackson e Richard Gere.





No dia 29 de agosto de 1730, nasce o grande expoente do barroco no Brasil, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Aos 47 anos, o mais famoso escultor mineiro foi atacado por uma doença (não se sabe se sífilis, escorbuto ou reumatismo deformante) que o deixou aleijado, deformando-lhe os pés e as mãos.
1533 - O último rei inca do Peru, Atahualpa, é estrangulado por ordem do conquistador espanhol Francisco Pizarro.
1540 - As galeras de Bernardino de Mendoza destroem a esquadra turca que se apoderou de Gibraltar.
1730 - Nascimento de Aleijadinho. O escultor brasileiro Antônio Francisco Lisboa nasceu em Vila Rica (atual Ouro Preto), em Minas Gerais, e foi um expoente do estilo barroco no Brasil.
1825 - Assinatura por D. João VI da convenção em que reconhecia a independência do Brasil, mediante o pagamento de uma indenização de um milhão de libras esterlinas.
1842 - Tratado que põe fim à Guerra do Ópio. A China cede Hong Kong à Grã-Bretanha e abre vários de seus portos ao comércio britânico.
1852 - A primeira estrada de ferro do Brasil começa a ser construída pela Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis. O primeiro trecho da Estrada de Ferro Mauá, com extensão de 14,5 quilômetros, seria inaugurado dois anos mais tarde.
1853 - Desmembramento do Paraná da província de São Paulo.1862 - Garibaldi é derrotado, ferido e aprisionado em Aspromonte, dando fim ao movimento revolucionário iniciado dois anos antes.
1903 - Primeira exibição em Berlim de um filme falado, mediante a utilização de um gramofone.1903 - O primeiro automóvel do Brasil é licenciado, no Rio de Janeiro, como propriedade de Francisco Leite de Bittencourt Sampaio.
1904 - Inauguração em Saint Louis (Estados Unidos) dos 3° Jogos Olímpicos da era moderna.
1932 - Explode um movimento revolucionário no Equador, que não obteve sucesso, mas causou a morte de mais de mil pessoas e deixou centenas de feridos.
1943 - Os ocupantes alemães proclamam a lei marcial na Dinamarca e iniciam o terror contra a resistência popular durante a Segunda Guerra Mundial.
1945 - Lord Mountbatten recebe em Singapura a capitulação das tropas japonesas do sudeste asiático.
1949 - A União Soviética faz seu primeiro teste com a bomba nuclear.
1949 - Nasce Richard Gere, ator norte-americano.1950 - Os comunistas ocupam o porto de Poang durante a Guerra da Coréia.
1958 - Nasce Michael Jackson, cantor norte-americano.
1965 - Retorno da cápsula espacial norte-americana "Geminis V", tripulada por Gordon Cooper e Charles Conrad, que permaneceram mais de uma semana no espaço, a maior duração até então.1968 - O estado de exceção é implantado na Guatemala.
1969 - Um desabamento de terras na Guatemala causa a morte de 80 pessoas.
1973 - O presidente Anuar el Sadat se reúne com o coronel Gadaffi no Cairo e impõe o abandono do projeto de união entre Líbia e Egito.
1975 - O presidente do Peru, general Juan Velasco Alvarado, é destituído de seu cargo e substituído pelo também general Francisco Morales Bermúdez.
1975 - Morre, aos 92 anos, o estadista Eamon de Valera. Ele lutou pela independência da Irlanda do Norte e foi presidente do país de 1959 e 1973.
1982 - A atriz Ingrid Bergman, estrela de Casablanca, morre de câncer aos 67 anos.
1986 - O rei Hassan II anuncia pela televisão a ruptura do tratado de união entre Marrocos e Líbia, firmado dois anos antes.
1987 - Morre Lee Marvin, ator norte-americano de cinema.
1993 - Israel anuncia um acordo prévio com a OLP, para auto-gestão da Faixa de Gaza e da cidade de Jericó.
1994 - Fidel Castro anuncia a adesão de Cuba ao Tratado de Tlatelolco, que proíbe a proliferação de armas nucleares na América Espanhola.
1994 - Refugiados cubanos pedem asilo político ao Brasil depois de passarem cinco dias à deriva e serem resgatados no Golfo do México.
Redação Terra

quinta-feira, agosto 28, 2008

Foto de Henri Cartier-Bresson

FEPPS produz medicamentos no Jardim Botânico

Neste local do Jardim Botânico trabalham pesquisadores e cientistas. Difícil imaginar que aqui trabalhem 420 funcionários, em dois turnos de trabalho, produzindo medicamentos para toda a rede pública de saúde do Estado – analgésicos, anti-hipertensivos, diuréticos e até morfina. Medicamentos estes direcionados ao Sistema Único de Saúde, SUS, das prefeituras municipais e da Secretaria Estadual da Saúde, comercializados sempre a preços mais baratos do que os cobrados pelos laboratórios comerciais.
Localizado na avenida Ipiranga, entre o Bourbon e a Terceira Perimetral, o complexo da Fundação Estadual de Pesquisa e Produção em Saúde, FEPPS, é um campus não só de fabricação e de pesquisa nessa área como presta serviços ao cidadão comum que, por exemplo, precisa realizar exames para detectar doenças como a tuberculose, o mal de Chagas, dengue ou HIV, entre outros, todos mediante prévia requisição das autoridades médicas. Também está apto a fazer exames de paternidade.
Instalado no Botânico há muitos anos, com prédios sendo ampliados e reformados, o campus do FEPPS abriga o Laboratório Farmacêutico e o Laboratório Central do Estado, bem como o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da área da saúde. Apenas três outros setores da Fundação – o Hemocentro, o Sanatório Partenon e o Informação Tecnológica – é que não se localizam aqui. Há cerca de 600 funcionários trabalhando em todos esses locais.
TUBERCULOSE – O grupo de pesquisadores e cientistas que trabalha na avenida Ipiranga compreende cerca de 35 profissionais com formação superior (a maioria com doutorado). Eles são o que melhor há nessa área, tendo desenvolvido, por exemplo, um kit para diagnóstico da tuberculose considerado inovador e completo até por colegas de grandes centros como Rio e São Paulo.
“Na área de biologia molecular somos líderes nacionais, e felizmente não temos problemas de defasagem tecnológica. Também estamos completamente informatizados”, informa Alberto Nicolella, pesquisador e médico veterinário que trabalha há 12 anos na Fundação.Os medicamentos produzidos pelo Lafergs – Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul - saem daqui com a marca Lafergs estampada no invólucro e são distribuídos, potencialmente, para todos os municípios gaúchos através da Divisão de Assistência Farmacêutica.


* A Secretaria Municipal da Cultura prorrogou o prazo para inscrições no Concurso Histórias de Trabalho. Os interessados têm até 11 de setembro para apresentar seus trabalhos nas categorias Poesia, Histórias Verdadeiras, Histórias Inventadas, Histórias em Quadrinhos Cartuns, e Fotografia. Os selecionados farão parte da coletânea anual do concurso, a ser lançada em 2009. O regulamento completo pode ser acessado através do site www.portoalegre.rs.gov.br/cultura ou retirado na Coordenação do Livro e Literatura (Centro Municipal de Cultura - Avenida Érico Veríssimo, 307). Outras informações são obtidas através do fone 3289.8074
* O Acampamento Farroupilha, que ocorre de 6 a 21 de setembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), terá entre as novidades deste ano a Feira do Livro, uma das atrações na programação cultural do evento. Serão quatro expositores associados à Câmara Rio-Grandense do Livro, além de uma barraca do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Denominada de Piquete da Leitura, a área ficará localizada em um espaço em frente ao Centro de Eventos da Cultura Gaúcha. A feira terá exclusivamente livros centrados na temática gauchesca. Participam do Piquete da Leitura as empresas Cassol Livraria, Martins Livreiro Editora, Livraria Calle Corriente e EdiPucrs, além do estande do MTG (a entidade construirá seu tradicional Galpão Crioulo na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre). O Piquete da Leitura será complementado por um espaço para a realização de apresentações culturais, onde ocorrerão encontros com autores, saraus, rodas de chimarrão e contações de histórias, entre outras atividades. O horário de funcionamento será das 10h às 22h.O Acampamento Farroupilha 2008 oferece ao público atrações como shows, bailes e provas de laço. A abertura oficial será dia 7 de setembro, mas o evento estará aberto ao público a partir do dia 6.

* A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá leiloar 29 cavalos recolhidos ao Abrigo de Animais da empresa por abandono ou maus tratos. O leilão será realizado sábado, 30, a partir das 10h, na sede do abrigo, na Estrada Chapéu do Sol, nº 2.400, Bairro Belém Novo. O lance mínimo por animal é de R$ 100,00. O pagamento poderá ser feito em dinheiro ou através de doc bancário. Os interessados poderão fazer uma visitação ao local no dia 29 de agosto, sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.

* O Departamento de Identificação (DI), do Instituto-Geral de Perícias (IGP), estará na Expointer/2008, desde a inauguração, às 9h de sábado (30/08), até o encerramento do evento (20h de 7/09), oferecendo os serviços de confecção de carteiras de identidade e atestados de antecedentes. Dois funcionários, pela manhã, e outros dois, à tarde, estarão à disposição do público. Dentro do estande do Governo do Estado, o IGP ocupará um espaço próprio, todo fechado, no qual o Departamento de Identificação se instalará com duas estações de captação completas para os documentos de identificação, além de todo o mobiliário necessário ao atendimento como 13 cadeiras, 2 mesas, armários e computadores. A estrutura montada pelo IGP/DI possibilitará atendimento correspondente à confecção de 100 carteiras de identidade por dia, das 9h às 20h. Nas laterais, o DI terá como vizinhos o Banrisul e a Brigada Militar. (Assessoria)

* Nesta sexta-feira, 29 de agosto, a partir das 8h, a Ilha da Pintada, na Capital, será mapeada pelo Núcleo de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS (FAU). O trabalho inédito de identificação das condições de acessibilidade da cidade vai subsidiar o Plano Diretor de Acessibilidade de Porto Alegre. A fase de levantamentos de dados, que começou em março, conta com a participação de 30 estagiários, alunos da Faculdade, supervisionados pelos professores-pesquisadores Mario Ferreira, Ana Cé, José Carlos Campos e Suzana Barbosa. Os resultados serão apresentados à Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social no final de 2008. A partir desse diagnóstico, o município pretende propor o Plano Diretor de Acessibilidade da Capital.

* Integrantes da Universidade de Valência (Espanha) visitaram a PUCRS nesta quinta-feira, 28 de agosto, e na oportunidade foi assinado um convênio de cooperação para a realização de intercâmbios entre estudantes, docentes e pesquisadores, criação de projetos de pesquisa em parceria, promoção de eventos científicos e culturais e troca de informações e publicações acadêmicas. Pela universidade espanhola estiveram presentes o reitor, Francisco Tomás, o vice-reitor de Política Científica e Cooperação Internacional, Manuel Costa, e a professora catedrática Mercedes Torrevejano Parra. O grupo foi recebido pelo Reitor, Joaquim Clotet, pelo Vice-Reitor Evilázio Teixeira, pelos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy, Graduação, Solange Medina Ketzer, pelo assessor para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, Dario de Azevedo, e pelo diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Draiton Gonzaga de Souza. Os membros da Universidade de Valência permanecem em Porto Alegre até esta sexta-feira, 29 de agosto, realizando visitas ao Hospital São Lucas, Instituto de Pesquisas Biomédicas, Museu de Ciências e Tecnologia, Tecnopuc, Parque Esportivo, Biblioteca, além de outras unidades acadêmicas.
* Amanhã, 29 de agosto, é o último dia de iscrições para o "2º Torneio Empreendedor". Pela primeira vez, a competição tem um patrono, André Johannpeter, presidente do Grupo Gerdau e formado em Administração de Empresas pela PUCRS. O evento, promovido pelo Núcleo Empreendedor da Universidade, terá premiação no dia 20 de novembro. Os três primeiros colocados receberão bolsas de estudo (R$ 14,4 mil para o 1º lugar), poderão entrar na etapa final de seleção na Incubadora Raiar e ganharão cursos. O grande vencedor terá ainda seis meses de incubação no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (Idéia).
Podem participar equipes de dois a quatro alunos de graduação. O objetivo é despertar o espírito empreendedor. Inscrições pelo site www.pucrs.br/eventos/torneioempreendedor.
* A Faculdade de Engenharia (Feng) realiza a "17ª Semana da Engenharia da PUCRS". A atividade busca uma maior integração entre os estudantes, professores e funcionários, além de oportunizar o aprendizado de conteúdos importantes para sua formação por meio de atividades extracurriculares como palestras, minicursos, visitas técnicas, entre outros. O evento é gratuito e ocorre de 2 a 4 de setembro. A participação dos alunos é válida como atividade complementar. Para inscrições e informações adicionais sobre a programação e regulamento, acesse o site www.pucrs.br/feng/semana.
* O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Informática promove a primeira palestra dos "Seminários PET-Inf" deste semestre. Ministrado por Leonardo Mello, da Zero Defect, e Felipe Santos, da Ilegra, o encontro aborda o tema Teste de Software em Ambientes Críticos. A atividade busca oportunizar a difusão de conhecimentos de seus palestrantes, expondo seus trabalhos e de seus grupos de pesquisa, assim como discutindo experiências com outros professores e interessados na área de apresentação, no âmbito da Facin.
A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia. O evento ocorre no dia 1º de setembro, às 14h, no auditório 517 do prédio 32, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo site www.inf.pucrs.br/~petinf ou pelo e-mail petinf-l@inf.pucrs.br.
* No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Tabaco. Nesta data a PUCRS certificará os ambientes livres do fumo no Campus Central e no Hospital São Lucas. A ocasião é um alerta aos perigos do tabagismo passivo. Recentemente foi revelado um estudo que constata, somente no Brasil, a morte de sete pessoas por dia devido a doenças relacionadas ao cigarro sem nunca terem fumado. Este número revela o óbito de 2.555 pessoas por ano relacionado a essas causas. A pesquisa foi feita apenas em conglomerados urbanos e não considerou algumas outras doenças relacionadas ao cigarro, constatando assim, o provável aumento desse número se for considerado as regiões rurais e menos urbanizadas do País. "Instituições como a nossa tem que fazer alguma coisa. Em função disso estamos certificando os prédios completamente isentos de fumaça do cigarro, no sentido de melhorar o ar que os docentes e discentes da Universidade respiram", explica o médico José Miguel Chatkin, coordenador do Ambulatório de Cessação do Tabagismo do Hospital São Lucas da PUCRS. Os certificados serão entregues às 9h, na sala 202 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
* A FarmáciaEscola da PUCRS, por meio da "Campanha pelo uso racional de medicamentos", recebe remédios vencidos ou que não são mais utilizados com a idéia de conscientizar os usuários e evitar problemas relacionados ao uso ou descarte inadequado. Interessados em participar podem procurar a FarmáciaEscola, que fica no prédio 12B do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3384-2257.

Pai do "Big Brother" denunciava companheiros

Orwell: lista com nomes de "simpatizantes do comunismo".
Ele escreveu um livro que é considerado um libelo contra o totalitarismo, a obra que previa o "Big Brother" dos nossos dias, só que em um mundo dominado pela tirania. Pois é, o inglês George Orwell (na verdade, um pseudônimo), o autor de "1984", "A Revolução dos Bichos", entre outros, quem diria, foi um dos colaboradores do serviço secreto inglês no período da Guerra Fria, fornecendo a eles uma lista com nomes de supostos "simpatizantes do comunismo". Curiosamente, ele, durante muito tempo, foi considerado um intelectual de esquerda que se desiludiu com a Rússia - a mãe de todas as revoluções - quando conheceu de perto a experiência de Stalin.

A tal "lista de Orwell", com 130 nomes, teria sido elaborada em 1949, quando o macartismo dominava os EUA e a Inglaterra, fiel aliada, não ficava muito atrás. Orwell, que sofria de tuberculose (morreu disso), teria sido procurado por uma funcionária do Departamento de Pesquisa de Informações por quem o escritor era apaixonado e que, como ele, tinha sido simpatizante do stalinismo, desiludindo-se enormemente em seguida. Ela era cunhada de um amigo de Orwell, Arthur Koestler, outro ex-comunista.

A idéia era de que George escrevesse uma série de artigos anti-soviéticos, o que ele recusou - propondo-se em troca a elaborar a tal lista. Nela, incluiu os nomes de Bernard Shaw e, é claro, de Charles Chaplin. Um ano depois de elaborar a lista - que foi publicada em 1998, na edição das obras completas do escritor - George Orwell morreu. Sua obra, porém, continua atual ao denunciar as tiranias e os totalitarismos, como em a Revolução dos Bichos.Ver mais nos seguintes endereços:http://biblioteca.folha.com.b/http://educaterra.terra.com.br/http://pt.wikipedia.org/http://unesp.br/http://www.pedroeustaquio.com.br/ (Pesquisa e texto: Conselheiro X.)

O dia 28 de agosto na História

No dia de hoje o processo de impeachment do presidente Collor foi aprovado na Câmara. E nasceram o diretor John Huston e os atores Raul Cortez e Walmor Chagas.









28 de Agosto é o 240º dia do ano no calendário gregoriano (241º em anos bissextos). Faltam 125 para acabar o ano.

Eventos históricos:

No dia 28 de agosto de 1992, o processo de impeachment de Fernando Collor é aprovado pela Câmara dos Deputados. O primeiro governo eleito por voto direto desde 1960 durou de 15 de março de 1990 a 2 de outubro de 1992. O processo ocorreu após acusações de corrupção e da mobilização da sociedade.
475 - O general germânico Orestes expulsa o Imperador Romano Júlio Nepos da capital, Ravena, e coloca seu próprio filho, Rômulo Augusto, em seu lugar.
489 - O rei dos Ostrogodos, Teodorico, derrota Odoacro na Batalha de Isonzo e se instala na Itália.
1521 - Os turcos ocupam Belgrado.
1893 - criação do Museu Paulista.
1913 - A Rainha Guilhermina inaugura o Palácio da Paz na Haia.
1941 - Entra no ar o primeiro programa noticioso do rádio brasileiro: o Repórter Esso
1963 - acontece em Washington, a marcha para a maior assembléia em defesa dos Direitos Civis
1981 - O CDC norte-americano anuncia uma alta na incidência de pneumociste e do sarcoma de Kaposi em homens homossexuais. Logo, estas doenças serão reconhecidas como sintomas de uma síndrome imunológica, a AIDS.

Nascimentos:
1749 - Johann Wolfgang von Goethe, filósofo, escritor e cientista alemão (m. 1832)
1833 - Teixeira de Melo, escritor brasileiro (m. 1907).
1869 - Augusto Fragoso, 16º Presidente do Brasil (m. 1945)
1903 - Bruno Bettelheim, psicólogo norte-americano
1931 - Walmor Chagas, ator brasileiro.
1932 - Raul Cortez, ator brasileiro. (m. 2006)
1945 - Victor Assis Brasil, saxofonista brasileiro. (m.1981)
1950 - Nídia de Paula, atriz brasileira.
Falecimentos:
1987 - John Huston, ator e diretor cinematográfico estadunidense (n. 1906)
1993 - Edward Palmer Thompson, historiador britânico (n. 1924)
1996 - Dulcina de Moraes, grande dama do teatro brasileiro

Feriados e eventos cíclicos:
Dia Nacional do Voluntariado (Brasil)
Dia do avicultor (Brasil)
Dia Nacional do Bancário (Brasil)
Dia de Ganesha, deus com cara de elefante - Mitologia hindu.
Santo Agostinho de Hipona - Santo Católico
São Fortunato - Santo Católico

* Nessa terça-feira, dia 26 de agosto, a Universidade foi agraciada com o prêmio "Fatos de Destaque 40 anos de Susesu", da Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Rio Grande do Sul (Sucesu-RS). A categoria premiada destaca a Criação do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) como o principal fato da década de 1998 a 2008. A cerimônia ocorreu durante a festa dos 40 anos da instituição. Na ocasião, a PUCRS foi representada pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy. Durante a entrega do troféu, foi ressaltado o pioneirismo e inovação que representou a criação do Parque na história da informática do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes empresários, acadêmicos e profissionais da área de informática do Estado, além de vereadores e deputados. O "Fatos de Destaque" homenageia os mais importantes fatos que mudaram os rumos ou marcaram época na história nos últimos 40 anos da associação. Acontecimentos considerados dignos pela Susesu de serem perpetuados e lembrados, frutos do lançamento de produtos de software ou hardware, do desenvolvimento de novas metodologias, do uso inovador da tecnologia disponível na época, de mudanças na legislação ou de outro fato relevante no segmento público ou privado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
* A Faculdade de Serviço Social da PUCRS (FSS) promove o "Curso de Capacitação aos Supervisores de Estágio Curricular em Serviço Social". O principal objetivo é qualificar a interlocução entre os assistentes sociais das organizações que acolhem alunos estagiários e a Universidade, por meio da capacitação continuada aos profissionais que trabalham na área de supervisão de estágio obrigatório e não obrigatório, tendo em vista a formação permanente para o desenvolvimento das competências dos estudantes. A atividade, coordenada pela professora Alzira Maria Baptista Lewgoy, recebe inscrições até esta quinta-feira, 28 de agosto, às 20h, na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais na Faculdade de Serviço Social, sala 330 do prédio 15 e pelo telefone (51) 3320-3546.
* Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Geriatria e Gerontologia, promovido pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG). A atividade, coordenada pelo professor Ângelo José Gonçalves Bós, é voltada para profissionais graduados em Medicina que buscam aprofundar o conhecimento sobre envelhecimento nos aspectos geriátricos e gerontólogos. Os interessados devem possuir mais de dois anos de experiência em atividades profissionais médicas. As aulas são realizadas em tempo integral, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h30min e das 14h às 18h30min, com duração de dois meses. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro e as matrículas poderão ser feitas a partir do dia 17, após o resultado da análise de documentação. Outras informações no site www.pucrs.br/igg.
* O Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin) da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) promove o projeto Relendo a Literatura. O próximo encontro ocorre na quarta-feira, dia 10 de setembro, das 17h30min às 19h, na sala 305 do prédio 8 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Na ocasião, a professora da Faculdade de Letras Maria Tereza Amodeo debaterá as poesias de Fernando Pessoa. A atividade, válida como atividade complementar para os alunos da Fale, é realizada mensalmente e é apresentada em aulas dinâmicas que analisam obras da literatura em língua portuguesa, geralmente exigidas como leituras obrigatórias nos concursos vestibulares. O encontro é destinado aos professores de literatura, estudantes e interessados em geral. A entrada é franca e as vagas são limitadas. Inscrições e informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail relendoaliteratura@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3500 no ramal 4615.
* A mesma emoção com que o locutor Roberto Figueiredo anunciou em 31 de dezembro de 1968 a última edição do "Repórter Esso" foi dividida na manhã desta quarta-feira, 27 de agosto, quase 40 anos depois, com professores e estudantes da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos). Ele e mais Fabbio Perez e Lauro Hagemann, que também transmitiram o noticioso de maior credibilidade da história do rádio brasileiro, participam em Porto Alegre do lançamento do livro do professor Luciano Klöckner "O Repórter Esso - A síntese radiofônica mundial que fez História". O encontro no auditório da Faculdade reuniu mais de 200 pessoas e contou ainda com as presenças do autor, da diretora Mágda Cunha, de Ari dos Santos, presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul, e de Celso Schröder, diretor da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj). Figueiredo, Perez e Hagemann narraram a forma com que chegaram à locução do noticioso radiofônico e que foi comum aos três - por seleção entre dezenas de candidatos - e a evolução das técnicas de produção e transmissão de notícias ao longo da existência do "Repórter Esso", evidenciando, assim, importantes momentos não apenas do Jornalismo como da própria História do Brasil. Entrevistados pelo professor Klöckner, os três também ressaltaram a contribuição à evolução do radio e do telejornalismo brasileiros, através dos manuais de redação e da imposição do poder de síntese como regra para as notícias individuais de até 20 segundos e de cinco minutos para o programa inteiro. Os locutores valorizaram ainda a pesquisa de Klöckner, doutor em Comunicação pela PUCRS e professor da Famecos, e a seqüência que ele lhe dá pela publicação do livro, em edição conjunta da AGE e da Edipucrs e que teve sessão de autógrafos com a participação dos quatro logo após a palestra desta manhã. O autor, Figueiredo, Perez e Hagemann também participaram da sessão de autógrafos realizada na véspera, na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas. O lançamento está tendo o apoio da AGE e da Edipucrs, do Sindirádio e do Grupo Plaza de Hotéis.

quarta-feira, agosto 27, 2008

* A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) promove amanhã, 28, um curso para formação de educadores. A atividade é desenvolvida pela Equipe de Educação Ambiental e ocorrerá das 8h30 às 16h30, no Orquidário do Parque Farroupilha (Redenção). As inscrições são abertas a todos os interessados e é pedida a doação de um brinquedo. Mais informações e inscrições pelo telefone 3289-7586.
* A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá leiloar 29 cavalos recolhidos ao Abrigo de Animais da empresa por abandono ou maus tratos. O leilão será realizado no próximo sábado, 30, a partir das 10h, na sede do abrigo, na Estrada Chapéu do Sol, nº 2.400, Bairro Belém Novo. O lance mínimo por animal é de R$ 100,00. O pagamento poderá ser feito em dinheiro ou através de doc bancário. Os interessados poderão fazer uma visitação ao local no dia 29 de agosto, sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.

* Cozinheiros e auxiliares de cozinha que sejam servidores públicos ou terceirizados e atuem há, no mínimo, seis meses em escolas da rede municipal de ensino podem participar do segundo concurso Receita criativa para alimentação escolar. A iniciativa é do setor de nutrição da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Interessados podem enviar sua receita por correspondência no período de 1° a 31 de agosto ou entregar diretamente na sede da Smed (Rua dos Andradas, 680, 7º andar, sala 702). Cada candidato poderá inscrever apenas uma receita de lanche, que deverá ser composta por gêneros da alimentação escolar. A finalidade do concurso é buscar inovações no cardápio, valorizando a criatividade dos cozinheiros e auxiliares de cozinha. “É importante que, no ato de inscrição, a receita esteja em letra legível, conste ingredientes e quantidades em gramas, milímetros e medidas caseiras, rendimento e modo de preparo”, destaca a coordenadora do setor de Nutrição da Smed, Sandra dos Reis Pinho. O concurso será realizado em duas etapas. Na primeira, serão selecionadas oito receitas, seguindo os critérios de criatividade, valor nutricional, custo e regionalismo. Na segunda etapa, os oito selecionados deverão preparar a receita durante a Semana da Alimentação, de 16 a 19 de outubro, em local a ser divulgado. A divulgação dos prêmios ocorrerá ao final da primeira etapa, e a entrega no encontro de final de ano, em dezembro. Serão premiados os três primeiros colocados. Os demais receberão certificados e terão suas receitas incluídas no cardápio das escolas e divulgadas pela Smed.

Foto de Henri Cartier-Bresson

Na calçada, Magali vende pães e cachorros

Ela mora no Jardim do Salso e faz os pães à noite: "Não páro nunca."
Quem passa pela rua Felizardo, esquina com a Guilherme Alves (defronte à casa que era do seu Alécio e de dona Idalina), vê diariamente os "vendedores de pão" que ficam na esquina. Ou melhor, vendedor ou vendedora - sempre um, unicamente.

Vestidos de jaleco branco e boné da mesma cor, com o produto rigorosamente embalado em plástico, eles permanecem ali de sábado a sábado, das 14 às 20 horas, faça sol ou faça chuva. Quando o tempo é ruim, o vendedor(a) abre o guarda-sol de praia e, com um tabuleiro preso nos ombros, prossegue anunciando seu produto (pães caseiros e cachorro-quente), sempre de forma educada, a passantes e motoristas que aguardam o sinal abrir.

Há um ano trabalhando no local, Magali Piazza é uma pequena empresária que, graças ao seu tino comercial, cativou uma clientela não só do bairro como pessoas de outros pontos da cidade que passam pelo Jardim Botânico. "Vendo bem. Temos uma boa clientela", afirma. Magali diz contar com outras pessoas "que nos ajudam". Mas na tarde desta quarta-feira era ela própria quem estava lá. Durante a entrevista vendeu dois pães e conversou com várias pessoas. Embora afirme que vende cerca de 20 pães diariamente, é lícito imaginar que seja mais do que isso.

O pão colonial é feito em casa, na rua Tibiriçá, no Jardim do Salso, onde ela mora com o marido. É ele quem a traz até aqui, em um carro Scort. Os pães são feitos sempre à noite, com ovos e leite e "suavemente doces". Isso, é claro, importa em muito trabalho - "não páro nunca".

Trabalho que inicia à meia-noite e vai até cerca das 2h30min da manhã. Depois disso eles descansam. Ao acordam, saem à luta e só retornam para casa quase no final da noite.

Vender pães e cachorros, segundo Magali, "dá para sobreviver". Ela até sonha com algo maior, como abrir uma padaria, mas diz não ter capital: "Teria que conseguir empréstimo, recorrer a bancos". O melhor horário das vendas inicia às 17 horas, quando o movimento de veículos e pessoas voltando do serviço é maior.

Magali tem outro ponto, na rua onde mora, e diz que veio para cá depois de estudar o movimento("é uma esquina movimentada") e de consultar os comerciantes da volta, para saber se tinham alguma objeção ao seu trabalho. Ela não constituiu empresa, porém nunca teve problemas com os fiscais da Prefeitura - e assim vai tocando o seu negócio.

Negócio trabalhoso: no inverno tem a chuva, o frio e o vento. No verão, o calor e o sol escaldante. Pensando em expansão, colocou uma tele-entrega para os moradores do bairro - a partir de dois pães ela entrega a domicílio. O pão - com quase meio-quilo - custa R$ 3,00. Já o cachorro custa R$ 1,50.

Nada mau para quem estava desempregada e já havia trabalhado em lojas, em shoppings center e até em bingo.