O Rio Grande do Sul inaugurou a sua primeira emissora de televisão em dezembro de 1959 - foi a TV Piratini, canal 5, hoje SBT. Ao longo do tempo, os demais estados da federação passaram a contar com tais emissoras, mas Alagoas só inauguraria o seu no ano de 1975, 25 anos depois da primeira transmissão de tevê no Brasil, feita pela Tupi, de São Paulo, em setembro de 1950. |
Jardim Botânico, Porto Alegre. Fundado em 2006 por Vitor Minas. Email: vitorminas1@gmail.com
sábado, julho 14, 2018
A primeira emissora de televisão de Alagoas só foi inaugurada em 1975
terça-feira, julho 10, 2018
Friendenreich, o mito, é homenageado em Porto Alegre: 1953
Arthur Friendenreich, filho de pai alemão e mãe negra, foi o primeiro grande astro do futebol brasileiro e um dos jogadores mais habilidosos de todos os tempos - dizem aqueles que o viram jogar, especialmente no Paulistano e no São Paulo. Nascido em 18 de julho de 1892 - portanto, faria 126 anos este mês - El Tigre - Friendenreich foi um centro-avante de rara inteligência, tendo feito muitos gols entre as décadas de 10 e 30 do século passado, quando abandonou o futebol, já devido à idade e ao fato de não concordar com a profissionalização da atividade. Pertencente à época romântica do "esporte bretão", não ganhou nenhum dinheiro com o futebol, tanto que, ao se afastar dos campos, passou a trabalhar em uma fábrica de bebidas. Morreu em setembro de 1969, morando em uma casa que o São Paulo, clube, lhe havia dado.
Em outubro de 1953, já com 51 anos de idade, Friendenreich esteve em Porto Alegre, onde assistiu a um jogo do Grêmio contra o Floriano (Novo Hamburgo) e foi alvo de uma série de homenagens. A reprodução acima é da Revista do Globo. El Tigre faleceu em 1969, aos 77 anos.
segunda-feira, julho 09, 2018
domingo, julho 08, 2018
No tempo em que Walter Casagrande era jovem, rico, libertário e viciado
Walter Casagrande, hoje comentarista de futebol da Rede Globo, gordo e pai de família, teve a coragem de reconhecer, publicamente, em rádio, jornal, revista e tevê, e também no livro em que conta a trajetória da sua vida, os problemas que enfrentou com drogas e álcool no início da carreira. Nascido na capital em abril de 1963, hoje com 55 anos, Casagrande marcou época nos anos oitenta no futebol paulista por suas belas jogadas e suas posições políticas libertárias e de esquerda - bem ao estilo da época que precedeu a redemocratização do Brasil. Com apenas 18 anos ele foi atuar no Corinthians, clube que, por sua rebeldia, o emprestou à Caldense, de Poços de Caldas, MG, reintegrando-o à equipe em 1982. Foi por essa época que surgiu a "democracia corintiana", liderada, entre outros, pelo "doutor Sócrates". Jovens e rebeldes, imaturos, ricos e famosos, eles se envolveram com muitas coisas extra-campo - no caso de Casagrande, com o uso de cocaína, como se vê nesta matéria do Correio do Povo de 1983, quando o atacante paulista contava apenas 20 aninhos. Hoje, o "Casa", como chamam, é um conhecido comentarista esportivo e renega grande parte do seu passado turbulento e autodestrutivo.
Assinar:
Postagens (Atom)