sábado, junho 27, 2009

*Quem quiser participar da 18ª edição do projeto Poemas no Ônibus e no Trem poderá fazer sua inscrição até 24 de agosto, os interessados deverão entregar o material diretamente no Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307), das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Também será possível fazer a inscrição pelos Correios ou via Internet.
O resultado do concurso será divulgado durante a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre e em um jornal de grande circulação. Estará acessível ainda pelo telefone 156, número de informações da prefeitura, e no site da Secretaria Municipal da Cultura na página da prefeitura. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br.
Veja o blog do concurso: http://poemasnoonibus.blogspot.com
Clique aqui para ver o regulamento.
Para fazer a inscrição via Internet, clique aqui.
*O Campeonato Municipal de Basquete, realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), tem rodada decisiva domingo, 28. Na sede Alto Petrópolis do Grêmio Náutico União (rua João Obino, 300), acontecem, a partir das 10h, as quartas-de-final e as semifinais do campeonato masculino.
Pela série A, a chave C terá seus três últimos confrontos para decidir qual equipe segue para a semifinal. Pela série B, o dia começa com as quartas-de-finalis, entre AFCEEE e Medicina UFSCPA.
O Campeonato Municipal de Basquete, em sua 5ª edição, reedita a tradição dos campeonatos citadinos adulto. Os jogos envolvem atletas vinculados a clubes, escolas, associações esportivas, grupos de amigos e unidades da SME, divididos em séries A e B masculino e série única no feminino, que tem como finalistas as equipes do ABC e do Sinodal.
Grade de horários dos jogos de domingo:
Hora
Série
Fase
Jogo
10h00
B
Quartas
AFCEEE x Méd.UFSCPA
10h45
B
Quartas
Ulbra x Holy Fire
11h30
B
Quartas
ABNH x Hunters
12h15
B
Quartas
Padre Réus x Minuano
13h00
A
Chave
Ufrgs x Fronteira
13h45
A
Chave
Java x Confirmados
14h30
A
Chave
Jaws x Germânia
15h15
B
Semi
______ x _____
16h00
B
Semi
______ x _____
16h45
A
Semi
______ x _____
17h30
A
Semi
______ x _____
*O Concurso Histórias de Trabalho abre inscrições de 2 de julho a 10 de setembro. O concurso abrange seis categorias: histórias Verdadeiras; histórias inventadas; poesia; fotografia; ensaio acadêmico; histórias em quadrinhos e cartum.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pessoalmente, por terceiros, pelo correio ou pelo site da prefeitura. Os interessados podem inscrever até três trabalhos. A seleção é feita uma comissão julgadora composta por 12 especialistas - três em cada categoria, que elege, por consenso ou por maioria, de três a dez trabalhos, conforme a qualidade e a quantidade de inscritos. Esses trabalhos vão compor o livro Histórias de Trabalho, que é lançado no ano seguinte ao da seleção. Essa série recebeu o título de leitura "altamente recomendável" pelo Ministério da Educação.
Para realizar a inscrição é indispensável a leitura atenta do regulamento, pois a organização não assume qualquer responsabilidade por inscrições que desrespeitem o texto e venham a ser anuladas. Leia aqui o regulamento.
A Coordenação do Livro e Literatura do Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307), receberá os interessados de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Informações podem ser obtidas através do telefone 3289.8072 ou 3289.8073 ou pelo endereço eletrônico historiastrabalho@smc.prefpoa.com.br .
Jogos da 3ª Idade começam neste sábado
Começam hoje, 27, os 8° Jogos Municipais da Terceira Idade e os 6° Jogos Municipais para Maiores de 50 anos. Realizados pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), com parceria do Sesc, do Conselho Municipal do Idoso (Comui) e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), as competições acontecem no Ginásio Tesourinha. A abertura será às 9h, com apresentação da Banda Municipal e uma homenagem à professora Elza Maria Alves, por suas participações como atleta e seu trabalho de voluntária nas atividades da SME e no Parque Ramiro Souto.
Nas competições, estão previstas atividades como "jogos de câmbio", "basquete reloginho" e "handebol por zona". Haverá um grande baile, com entrada franca, no dia 1º de julho no Ginásio Tesourinha (av.Érico Veríssimo, sem número, Cidade Baixa). A festa terá sonorização de Toninho Prismo DJ.
As inscrições são gratuitas, com prazo até hoje, 26, e podem ser feitas pelo telefone 3289-4866 ou pelos e-mails eventos@sme.prefpoa.com.br e katia@sme.prefpoa.com.br.
Campanha do Agasalho recebe doações até a próxima terça-feira
Que tal aproveitar o final de semana para separar aquelas roupas, cobertores e calçados que não são mais usados pela família para doar a quem está passando frio? O Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS está recebendo doações para mais uma edição da "Campanha do Agasalho". A ação integra o Projeto "João-de-Barro - Construir para o amanhã", uma iniciativa da Rede Marista de Educação e Solidariedade em parceria com o Comitê de Ação Solidária, do Governo do Estado. Os agasalhos podem ser entregues nas secretarias das Unidades acadêmicas e na sala 101 do prédio 17, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
, até o dia 30 de junho. Os itens arrecadados serão doados para o Brechó Solidário, na Vila Fátima, na Capital. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3576.
...Sobremesa Musical apresenta trio de flauta, violino e viola
O projeto "Sobremesa Musical" desta quarta-feira, 1º de julho, terá a apresentação do Trio de flauta, violino e viola da Orquestra Filarmônica da PUCRS. No repertório, trechos da "Serenata Op. 25, em Ré Maior", de L. V. Beethoven.
A atividade tem entrada franca e é realizada todas as quartas-feiras, das 13h às 13h30min, no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical.
Informações e sugestões pelo telefone (51) 3320-3582 ou pelo site www.pucrs.br/icm.

sexta-feira, junho 26, 2009

Fernando Veronezi
*Muitos dos ouvintes que sintonizam o dial 101.3 MHz para acompanhar a programação da Guaíba FM não sabem que por trás dela está um trabalho de mais de meio século de pesquisa sobre a música e seus mais variados artistas e estilos. Neste mês, o programador musical Fernando Veronezi completa 52 anos de atuação na emissora. Aos 73 anos, ele conta que, quando passou a integrar o quadro de funcionários da então ZYU-58, passou a considerá-lo seu segundo lar. “Um dos momentos marcantes de minha vida foi quando, no primeiro dia de trabalho, fui apresentado àquele que até hoje considero o homem mais notável que conheci, tanto como cidadão como profissional: Arlindo Pasqualini. Infelizmente convivi com ele por apenas sete anos, até sua morte em 1964, quando ele estava com apenas 53 anos de idade”, relata.
O dia em que passou a trabalhar como sonoplasta, tendo entre seus colegas Flávio Alcaraz Gomes, é um dos momentos considerados inesquecíveis por Veronezi, assim como a data em que a Guaíba FM fez sua primeira transmissão. “Em 22 de fevereiro de 1980, a convite do Dr. Breno Caldas, fiz parte da equipe que colocou no ar a FM, então sob a direção do capitão Erasmo Nascente. Avisado com apenas sete dias de antecedência de que a emissora iria ao ar e sem discos suficientes em sua Discoteca, fui obrigado a trazer material do meu arquivo particular”, conta.
Em relação à seleção das músicas que fazem parte da programação da Guaíba FM, Veronezi não nega que a escolha é baseada exclusivamente em seu gosto pessoal. O programador trabalha com música desde 1953, quando atuava na Rádio Difusora (PRF-9). “Hoje não faltam pessoas que me chamam de ‘mofo’, porém a verdade é que a boa música, a música de qualidade, não tem idade. Sou um fanático pela música instrumental que, infelizmente nos dias atuais, com a morte dos principais maestros, solistas e arranjadores nacionais e internacionais atravessa momentos medíocres. O mesmo acontece com a música cantada contemporânea que, com letras de baixíssimo nível não conseguem me cativar”.
Seu gosto musical rendeu elogios até mesmo de colegas de outras empresas de comunicação. “Fiquei muito emocionado quando, em 1995, o Paulo Santana, em sua coluna da Zero Hora, teceu elogios ao programa Noturno Guaíba. Tive oportunidade de falar apenas uma ou duas vezes em minha vida, mas sou grato pelo reconhecimento”. (Coletiva.Net)
No próximo dia 30, começa a ser exibido em Porto Alegre o filme ‘ Terra Vermelha, co-produção ítalo-brasileira, que concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza do ano passado. O longa estará em cartaz com exclusividade no CineBancários até o dia 5 de julho, em três sessões diárias (15h, 17h e 19h). Dirigido pelo chileno Marco Bechis (diretor de Garagem Olimpo), roteirizado pelo diretor e por Luiz Bolognesi, Terra Vermelha coloca em evidência a luta de um pequeno grupo de índios guarani-kaiwoá que vive em uma fazenda trabalhando em condições de escravidão e ganha alguns trocados para posar como atração turística. Eles decidem reivindicar a devolução das terras de seus ancestrais, começando um grande conflito com os fazendeiros. Filmado na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, e contando com nomes como Matheus Nachtergaele e Leonardo Medeiros no elenco, Terra Vermelha ganha maior autenticidade ao escalar índios reais para interpretar seus próprios papéis.
Hoje Gilberto Gil faz 67 anos, Luiza Possi 25 e Salvador Allende, se vivo, 101.






*Estão abertas as inscrições para a próxima edição do curso de formação de ecoeducadores, que será em 8 de julho a partir das 9h. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (51) 3258-1314. O objetivo é divulgar a importância das unidades de conservação na preservação dos ecossistemas naturais, da pesquisa científica e das práticas educativas.
A iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), por meio da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger. De acordo com a gerente da unidade de conservação, bióloga Patrícia Witt, o projeto contempla o programa de educação ambiental da reserva para atendimento às instituições de ensino e pesquisa.
Público-alvo - Participam profissionais vinculados às instituições do Estado e também a órgãos que atuam em nível nacional, como a Fundação de Proteção ao Menor, Faculdade Federal de Ciências e Saúde, escolas estaduais do entorno da unidade de conservação, IPA, PUCRS e educadores do ProJovem. No período da manhã, Patrícia profere palestra sobre o assunto e, na parte da tarde, a programação é dedicada ao trabalho de campo, tendo sido realizada uma trilha interpretativa. “O programa de educação ambiental da reserva disponibiliza espaço para ações de práticas lúdicas, como trilhas e dinâmicas socioecológicas e educativas a instituições de ensino”, informa a bióloga.
*Quem quiser participar da 18ª edição do projeto Poemas no Ônibus e no Trem poderá fazer sua inscrição a partir de hoje, 25. Até 24 de agosto, os interessados deverão entregar o material diretamente no Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307), das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Também será possível efetuar a inscrição pelos Correios ou via Internet.
O resultado do concurso será divulgado durante a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre e em um jornal de grande circulação. Estará acessível ainda pelo telefone 156, número de informações da prefeitura, e no site da Secretaria Municipal da Cultura na página da prefeitura. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br.
Veja o blog do concurso: http://poemasnoonibus.blogspot.com
Clique aqui para ver o regulamento.
Para fazer a inscrição via Internet, clique aqui.
*A arte cemiterial será o enfoque do próximo roteiro do Viva o Centro a Pé, sábado, 27, a partir das 10h. O passeio já está com as vagas preenchidas. Com saída no totem do Caminho dos Antiquários, na rua Demétrio Ribeiro, o passeio de duas horas visitará o Cemitério da Santa Casa e o Cemitério Evangélico. O deslocamento será realizado em ônibus da Carris. Em caso de chuva, o evento será transferido para o sábado seguinte.
Quem orienta - O passeio será orientado pela pesquisadora de Arte Funerária, professora Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, especialista em Patrimônio Cultural pela UFPel. Mestranda em Artes Visuais na Ufrgs, participa da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais e é membro da Association of Gravestone Studies (Massachusetts - USA).
As caminhadas do Viva o Centro a Pé ocorrem duas vezes por mês, numa realização das secretarias do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), do programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira-dama, com apoio da Carris. Outras informações podem ser obtidas no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.
Caminho dos Antiquários
Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço repleto de lojas de antiguidades foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano é fechada entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, e as lojas colocam os produtos na rua.
*O saguão do Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307) será transformado em um grande arraial para receber leitores de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, durante a Maratona Literária 3, que ocorre hoje, 26, às 19h. A maratona é uma jornada de 36 horas, que começa na palavra "nonada" e tenta chegar na última, "travessia". Para vencer o longo caminho das veredas de Guimarães, há um intenso revezamento dos leitores corredores e 18 atrações artísticas, organizadas pelo Cabaré do Verbo.
Os participantes estão convidados a levar qualquer livro e usar a Estante/Instante de Troca de Livros. Para ninguém dormir na festa, tem chimarrão da Vier, muito Café do Mercado, quentão, comidinhas e arte à vontade do Espaço Livre do Atelier.
Todos podem participar do Correio Literário e se cadastrar como usuários da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, que estará aberta para visitação. O evento será transmitido ao vivo pela Rádio Web Putzgrila, que lançará um desafio aos leitores/corredores: quem ganhar leva um MP3.
A Não Editora sorteia livros das novas caras literárias de Porto Alegre. A Moliterno Livraria e Café sorteia o Grande Sertão: Veredas e a Editora da Cidade está com muitas promoções de livros do catálogo.
A Maratona Literária 3 tem cobertura em tempo-real no Twitter e por webcam. Traga sua caneca para o quentão, sua cuia e saco de dormir se o sono apertar.
Participe dessa idéia. Leve seus amigos. Ler também pode ser uma festa! Programação
Sexta-feira noite de 26 de junho e madrugada de sábado
19h – Abertura: Banda Municipal de Porto Alegre e Desfile Clube de Reciclagem Morro da Cruz - Casamento na Roça
19h30 – Apresentação:Início Espaço Livre e da Leitura Grande Sertão: Veredas
21h – Grupo Lá Fora Musical - Música regional brasileira
21h30 - Rafael Sonic e banda - Música folk
22h – Leitura - Grande Sertão: Veredas 23h30 – Duo de flautas de Milena Dugacsek e Heber Nascimento e músicos convidados Elisa Pinheiro e Carla Kieling + Malabares de Fogo com Vivi Schames
0h - Mocotó pra levantar a leitura - Rei do Mocotó
Leitura Grande Sertão: Veredas
1h30 – Poesia ParaLêlos e Diego Petrarca
2h - Leitura - Grande Sertão: Veredas
3h30 – Jess e Jair: Cancioneirismo
4h30 - Leitura - Grande Sertão: Veredas Sábado manhã/tarde/noite 27 de junho – domingo madrugada de 28 de junho 9h – Intervalo do Café da Manhã - Uns pilas pro Bar do Lupi
9h30 – Leitura - Grande Sertão: Veredas
Programação Paralela da Coordenação do Livro e Literatura: Seminário de Cultura FrancesaCinema Francês – Roger LerinaPós-Estruturalismo – Juremir Machado
10h – Êita uma esticadinha com a Fisioterapia Global
10h30 - Leitura - Grande Sertão: Veredas
13h30 – Hora da bóia - Uns pilas pro Bar do Lupi
Paulo Garra e Sandro da Gaita tocam música tradicional rio-grandense
14h30 - Leitura - Grande Sertão: Veredas
16h – Fernando Saldanha música tradicional: chamamé e milonga
16h30 - Leitura - Grande Sertão: Veredas
18h30 – Banda Dionysius com MBP
19h30 – Leitura - Grande Sertão: Veredas
21h – Forró Tribo Brasil
21h30 – Turucutá com Maracatu
22h – Leitura - Grande Sertão: Veredas
23h30 – Artes da Resistência
0h – Leitura - Grande Sertão: Veredas
1h30 – Artes da Resistência
2h - Leitura - Grande Sertão: VeredasFinalização. Será?
BLOG: maratonaliteraria.blogspot.comVÍDEOS: www.youtube.com/user/maratonaliterariaFOTOS: www.picasaweb.google.com/dweller.brTWITTER: maratonadolivro
* 1º Fórum MPB - Música para Baixar vai até sábado, 27, na PUCRS e na Casa dos Bancários, com apoio da prefeitura. Entre os objetivos do evento estão constituir um espaço de diálogo no sentido de conectar música, tecnologia e comunicação colaborativa e propor alterações na lei de direitos autorais.
Os participantes do fórum deverão sistematizar propostas a serem articuladas ao longo do ano e lançar um manifesto do Movimento Música para Baixar. Os temas do Fórum MPB são: economia solidária da música livre; controle da Internet; normas de licenciamento, gestão coletiva e proposta de mudança na legislação autoral; democratização da comunicação e distribuição de conteúdos culturais alternativos, autogestão e geração de renda dos agentes culturais.
Presenças confirmadas:Álvaro Santi (RS) – músico e membro do Fórum Permanente de Música, Cláudia Escovar Alfaro Boettcher (RS) - diretora do Departamento de Difusão Cultural/Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, Deivi Kuhn (DF) - banda Coyote Guará, Eduardo Ferreira (MT) – membro da banda Os Viralata e do projeto Casa Brasil,Fernando Anitelli (SP) – banda Trupe Teatro Mágico, Fabrício Noranha (ES) – banda Sol na Garganta do Futuro, Fernando Rosa (DF) - jornalista e editor do portal Senhor F, GOG (DF) – rapper e poeta, Gustavo Anitelli (SP) – produtor da Banda Trupe Teatro Mágico, Ellen Oléria (DF) – cantora e compositora, Moysés Lopes (RS) - músico e membro do Fórum Permanente de Música, Jaqueline Fernandes (DF) – jornalista e produtora da Griô Produções, José Murilo (DF) - gerente de Cultura Digital do Minc, José Vaz – Diretoria de Direitos Intelectuais do MinC , Juca Culatra (PA) - banda Juca Culatra & Power Trio e Coletivo Radio Cipó, Leoni (RJ) - músico e compositor, Mauro Salles (RS) – Sindicato dos Bancários, Paulo Marques (RS)- Coletivo Brasil Autogestionário, Pablo Capilé (MT) – músico, presidente da ABRAFIN e membro do Espaço Cubo Cuiabá,Richard Serraria (RS) – banda Bataclã FC e Ronaldo Lemos (RJ) – FGV.
Veja aqui a programação musical do evento
*Parceria entre a Secretaria Municipal de Juventude (SMJ) e o Instituto Geral de Perícias (IGP) vai garantir gratuidade na confecção de carteiras de identidade para os jovens que se matricularem no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) na Capital. O documento é obrigatório para efetivar a matrícula. “A falta de condições financeiras para fazer o documento não será impedimento para que os jovens interessados em concluir o Ensino Fundamental voltem à escola”, afirma o secretário municipal da Juventude, Alexandre Rambo. Antes da abertura do período de matrículas, de julho a agosto, a SMJ tem identificado e buscado parceiros sensíveis aos esforços de levar o ProJovem ao maior número possível de jovens. Parte do público a que o programa se destina enfrenta situação de vulnerabilidade social. A estratégia da secretaria é retirar obstáculos – como a falta de documentos, por exemplo – que impedem esses alunos em potencial de retornarem ao sistema formal de ensino. Gerenciado pela SMJ, o ProJovem Urbano é uma ação do programa Lugar de Criança é na Família e na Escola, destinado a jovens de 18 a 29 que não concluíram o ensino fundamental, mas saibam ler e escrever. Os alunos recebem formação profissional, iniciação à informática e bolsa-auxílio de R$ 100.

quinta-feira, junho 25, 2009

*O governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e do Instituto-Geral de Perícias (IGP), está enviando um profissional da área de perícia genética forense para auxiliar nos trabalhos de identificação das vítimas do acidente aéreo com o voo 447, da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 31 de maio, com 228 ocupantes a bordo. Para este trabalho, a perita Trícia Kolmes Albuquerque, do Laboratório de Perícias, foi a escolhida para representar o Estado e a perícia gaúcha no caso, de repercussão internacional. Trícia Albuquerque retornou recentemente dos Estados Unidos, onde representou os laboratórios estaduais brasileiros e recebeu treinamento do FBI sobre o programa de gerenciamento de perfis genéticos (Codis-Combined DNA Index System), que cria um banco de DNA e faz os devidos cruzamentos para identificação. De acordo com o diretor-geral do IGP, Áureo Martins, os trabalhos serão desenvolvidos a partir de 1º de julho, no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília. Despesas de passagens aéreas e diárias serão pagas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. O Estado também colocou à disposição da família dos gaúchos que estavam no voo o Laboratório de Perícias do IGP, que fará coleta de material para elaboração de laudo de DNA, para uma possível comparação e identificação. O convite para que o Estado auxilie nos trabalhos foi formalizado em ofício remetido nessa terça-feira (23), pela diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal.
Fonte: Site do Estado
*A Faculdade de Farmácia da PUCRS promove, de 14 a 17 de julho, a terceira edição do "Curso de Inverno de Ciências Farmacêuticas". As aulas serão realizadas de terça à sexta-feira, das 8h às 12h. O tema deste ano será "Atualidades em Farmacologia do Sistema Nervoso Central". A atividade é direcionada a profissionais e estudantes das áreas biomédicas e é necessário ter cursado a disciplina de Farmacologia.
Outras informações e inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
, ou pelo telefone (51) 3320-3680.
*O Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS está disponibilizando para as escolas um KIT DIDÁTICO constituído de réplicas de espécies fósseis que ocorreram no Estado há cerca de milhões de anos. Além das peças, o kit inclui uma cartilha e fichas ilustrativas sobre cada réplica.O objetivo deste trabalho é subsidiar professores, para despertarem nos alunos do ensino Fundamental e Médio a curiosidade e interesse pelas Ciências Naturais, através da observação e manuseio das réplicas de peças do acervo paleontológico do Museu. O material, que poderá ser retirado sob forma de empréstimo, encontra-se à disposição dos professores da rede de ensino público e privado.
Informações: museamb@fzb.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3320.2032.
*Até o dia 26 de junho estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Economia do Desenvolvimento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS (PPGE).
O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito 4, e destina-se a formar profissionais habilitados a planejar e tomar decisões com amplo conhecimento do cenário regional, nacional e internacional. O objetivo é preparar os alunos para atuarem de forma dinâmica frente os desdobramentos da nova realidade econômica mundial. As áreas de concentração oferecidas são "Desenvolvimento Econômico" (linhas de pesquisa em "Crescimento Econômico" e "Equidade e Desenvolvimento e Meio Ambiente") e "Economia Regional" (linha de pesquisa em "Desenvolvimento Local e Desigualdades Regionais"). Outras informações no site www.pucrs.br/face/ppge ou pelo telefone (51) 3320-3688.
Hoje aniversariam Lionel Messi (22 anos), Betty Lago (54), Fangio (falecido - 1911) e Ernesto Sábato (falecido - 1911).









quarta-feira, junho 24, 2009

*O Concurso Histórias de Trabalho abre inscrições de 2 de julho a 10 de setembro. O concurso abrange seis categorias: histórias Verdadeiras; histórias inventadas; poesia; fotografia; ensaio acadêmico; histórias em quadrinhos e cartum.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pessoalmente, por terceiros, pelo correio ou pelo site da prefeitura. Os interessados podem inscrever até três trabalhos. A seleção é feita uma comissão julgadora composta por 12 especialistas - três em cada categoria, que elege, por consenso ou por maioria, de três a dez trabalhos, conforme a qualidade e a quantidade de inscritos. Esses trabalhos vão compor o livro Histórias de Trabalho, que é lançado no ano seguinte ao da seleção. Essa série recebeu o título de leitura "altamente recomendável" pelo Ministério da Educação.
Para realizar a inscrição é indispensável a leitura atenta do regulamento, pois a organização não assume qualquer responsabilidade por inscrições que desrespeitem o texto e venham a ser anuladas. Leia aqui o regulamento.
A Coordenação do Livro e Literatura do Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307), receberá os interessados de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Informações podem ser obtidas através do telefone 3289.8072 ou 3289.8073 ou pelo endereço eletrônico historiastrabalho@smc.prefpoa.com.br
*A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) realiza sábado, 27, o 9° Arraial da Comunidade no Parque Ramiro Souto, ao lado do Auditório Araújo Vianna (avenida Oswaldo Aranha, 969 - Bom Fim) a partir das 14h.
Estão programadas atividades recreativas, como o Ônibus Brincalhão (adaptado para o público infantil com brinquedoteca, espaço para expressões artísticas e jogos de mesa), danças e comidas típicas da data.
Atrações de sabado no Ramiro Souto:* Ônibus brincalhão* Quadrilha* Piscina de Bolinhas* Danças* Cama Elástica* Pinhão* Bolo* Amendoim* Quentão* Cachorro-quente
*A Secretaria Municipal de Administração (SMA) publicou na edição de hoje, 24, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) o Edital nº 113, referente ao Processo Seletivo 2/09 - Estratégia de Saúde da Família para a função de Agente Comunitário de Saúde. O documento divulga o critério de desempate, estabelecido através de sorteio em sessão pública realizada no último dia 19, a classificação final de candidatos após recursos e sorteio de desempate e a homologação final do processo seletivo.
Os candidatos convocados deverão comparecer junto à Coordenação de Seleção e Ingresso (rua Siqueira Campos, 1300 - 9º andar, sala 900), a fim de tratar de sua admissão e da assinatura do Termo de Aceitação para Admissão Temporária, portando os seguintes documentos originais: Documento de Identidade; declaração de que é morador atendido pela unidade de saúde do PSF, assinada pelo coordenador da unidade de saúde, com data de emissão não superior a 60 dias da data do edital de convocação; certificado de conclusão do ensino fundamental; CPF; PIS/Pasep; Título de Eleitor, acompanhado dos comprovantes de votação referentes à ultima eleição (dois turnos), ou de comprovante de quitação das obrigações eleitorais, emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE); e comprovante de quitação das obrigações militares.
Deverá trazer ainda o número de conta corrente da Caixa Econômica Federal (se possuir) e Atestado de Antecedentes, cuja data de emissão não poderá ser anterior a 30 dias da data da convocação. Esse documento é expedido pelos seguintes órgãos:
Departamento de Identificação (DI) - avenida Azenha, 255 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30.
Tudo Fácil Zona Norte - avenida Domingos Rubbo, 51 - de segunda a sexta-feira das 7h30 às 19h30.
Tudo Fácil Centro - avenida Borges de Medeiros, 521 - de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.
Posto da Restinga (16ª DP) - estrada João Antônio da Silveira, 2145 - bairro Restinga - de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h30.
A íntegra do edital e os anexos poderão ser conferidos na Internet, na edição digital do Dopa (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dopa) e no site de concursos da prefeitura.
*O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Informática da PUCRS (PET-Inf) realiza nesta sexta-feira, 26 de junho, mais uma atividade do "SeminaPaper", espaço onde os bolsistas de Iniciação Científica e PET, além de alunos matriculados nas disciplinas de Estágio e Trabalho de Conclusão, apresentam trabalhos e pesquisas. O objetivo é divulgar novos conhecimentos entre pesquisadores da graduação da mesma área, bem como explicar e debater os trabalhos que estão sendo desenvolvidos atualmente. No encontro, realizado às 14h30min, Rafael Vanoni, da Sun Microsystems, abordará o tema "OpenSolaris: Introdução a DTraces e ZFS".
As palestras ocorrem na sala 207 do prédio 32, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
. A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia. Informações adicionais pelo site www.inf.pucrs.br/~petinf.

*Fruto de um investimento de R$ 70 milhões (o maior dos últimos 12 anos), o Parque Gráfico Jayme Sirotsky é um “atestado de fé na mídia impressa”, conforme o diretor de Operações dos Jornais do Grupo RBS, Christiano Nygaard. Na tarde desta terça-feira, 23, as novas instalações foram apresentadas com exclusividade para a imprensa. A inauguração oficial ocorre nesta sexta-feira, 26, e contará com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. O nome do parque é uma homanagem ao presidente emérito da empresa.
Localizado na zona norte de Porto Alegre, o prédio com mais de 12 mil metros quadrados abriga um depósito de papel, duas novas rotativas (marca Wifag) e um sistema de expedição automatizado (Ferag) inédito no País, ambos de fabricação suíça. O projeto teve início há três anos com a aquisição do terreno, que fica nas proximidades do Aeroporto Salgado Filho. Um ano antes de dar início às obras, o que ocorreu em fevereiro de 2008, os dirigentes visitaram seis parques gráficos da Europa, além do parque do jornal argentino La Nación.
As rotativas Wifag imprimem cadernos de 96 páginas, com 64 páginas cor , a 75 mil cópias por hora. Uma rotativa Goss Newsliner imprime cadernos de 96 páginas com 48 páginas cor a 60 mil cópias por hora. “Um dos principais benefícios da nova instalação é a redução de 30 minutos na rodagem inteira, o que permite entregar o jornal antes e, em momentos críticos, que o leitor não sinta o atraso”, disse o diretor Industrial dos Jornais do Grupo RBS, Péricles Cenço. Mais de 130 colaboradores atuam diretamente na área industrial do novo parque gráfico, sendo que, entre eles, dez são novos contratados. Para iniciar a operação dos equipamentos, 14 colaboradores foram enviados para a Suíça para serem treinados pelos fabricantes.
Desde maio, a estrutura é responsável pela impressão de 75% da tiragem de Zero Hora – os outros 25% são impressos em de Cruz Alta. Até janeiro, quando o parque gráfico começar a imprimir também o Diário Gaúcho, o parque localizado na Avenida Ipiranga será completamente desativado. Uma das rotativas (a mais nova, de 1997, da marca Goss Newsliner) será transferida para a nova área e as outras duas, que têm mais de 30 anos, serão “aposentadas”. Já o espaço físico deverá ser ocupado por unidades da empresa que encontram-se fora do complexo de prédios das avenidas Ipiranga e Erico Verissimo.
A sofisticação dos equipamentos permite ainda a produção de uma série de produtos dos demais seis jornais do Grupo RBS, amplia as ofertas de serviços para os clientes externos (comercial gráfico) e benefícios para os leitores e mercado publicitário. “A nossa maior motivação neste projeto leva em consideração os nossos dois públicos, os leitores e anunciantes. Nossos leitores porque receberão o jornal mais cedo e com informações cada vez mais atualizadas. Os anunciantes ganham também com a ampliação da cor o aumento da qualidade da impressão de seus anúncios e a possibilidade de encartes segmentados”, destaca Christiano.
No Rio Grande do Sul, o Grupo RBS conta com 26 Centros de Distribuição para os jornais Zero Hora, Diário Gaúcho, Pioneiro e Diário de Santa Maria e três parques gráficos (Caxias do Sul, Cruz Alta e Porto Alegre). A planta de Cruz Alta (o último grande investimento do grupo), que imprime 25% da tiragem de ZH e o Diário de Santa Maria, também terá a sua capacidade de cor ampliada para que os exemplares tenham o mesmo padrão de qualidade. (Coletiva)
*O jornalista Túlio Milman conduz o bate-papo com o escritor e jornalista da Rede Globo Zeca Camargo. O evento ocorre no Praia de Belas Shopping na próxima quinta-feira, 25. O escritor lança, em Porto Alegre, seu livro ‘Isso aqui é seu – A volta ao mundo por patrimônios da humanidade’, editado pela Globo. O Conversa no Praia inicia-se às 19h e, depois, o autor fará sessão de autógrafos na Saraiva MegaStore. A participação de Zeca Camargo inicialmente estava prevista para acontecer em maio, mas teve de ser adiada porque o jornalista foi escalado para uma matéria especial sobre Susan Boyle, na Escócia. (Coletiva.Net)
Mestrado em Administração e Negócios recebe inscrições
Até a próxima sexta-feira, 26 de junho, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do mestrado em Administração e Negócios (MAN), do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS. O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito 4 e orientado para o conhecimento aplicado à área de "Administração Estratégica", com duas linhas de pesquisa: "Marketing" e "Estratégia e Gestão da Informação".
Entre os objetivos está o desenvolvimento de estudos e pesquisas científicas para a sociedade e para as organizações, em um contexto alinhado com o cenário internacional, levando em conta as características locais e regionais.

Outras informações no site www.pucrs.br/man, no link "Ingresso", ou pelo telefone (51) 3320-3524.
...Universidade recebe doações para a Campanha do Agasalho
O Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS recebe doações para mais uma edição da Campanha do Agasalho. A ação integra o Projeto "João-de-Barro - Construir para o amanhã", uma iniciativa da Rede Marista de Educação e Solidariedade em parceria com o Comitê de Ação Solidária, do Governo do Estado. Os agasalhos podem ser entregues nas secretarias das Unidades acadêmicas e na sala 101 do prédio 17, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), até o dia 30 de junho. Os itens arrecadados serão doados para o Brechó Solidário, na Vila Fátima, na Capital. Outras infor mações pelo telefone (51) 3320-3576.
...Palestra gratuita no IGG aborda Pele e envelhecimento
Na próxima palestra do Programa Geriatria e Gerontologia para a Comunidade, a dermatologista Laura Mariano da Rocha falará sobre "Pele e envelhecimento". O encontro ocorre na próxima quinta-feira, 25 de junho, às 11h, no 3º andar do
Hospital São Lucas da PUCRS (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). O evento tem entrada franca e vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas até o dia da atividade pelo telefone (51) 3336-8153.

terça-feira, junho 23, 2009

Bruno, hoje, no Valeparaibano.
Hoje Joana Prado está completando 33 anos, Meryl Strep 60 e Leo Batista 77.





* A partir desta segunda-feira, 22, o Correio do Povo passa a publicar um caderno diário com noticiário sobre as cidades do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A publicação tem como objetivo ampliar os espaços já destinados aos municípios na página de Cidades e nas demais editorias do jornal. A coordenação é do jornalista e editor Edson Moiano e a edição, de Maria Luiza Clavé Velleda.
“O novo caderno Cidades é resultado dos investimentos feitos nos últimos meses pelo Grupo Record RS em tecnologia de impressão, distribuição e na Redação do Correio do Povo, com a aquisição de equipamentos, softwares e contratação de mais profissionais que se integram ao grupo de repórteres correspondentes do jornal na Região Sul do País”, afirma o diretor de Redação, Telmo Flor. O suplemento circulará sete dias por semana em todos os exemplares do jornal. “Vamos levar aos leitores informações que não se limitam a circular em suas regiões e, assim, reafirmar o compromisso do Correio do Povo com a divulgação dos problemas, aspirações e realizações das comunidades”, ressalta.
Telmo destaca que o novo caderno dará mais espaço para as reportagens da equipe do jornal em atividade pelo interior do Rio Grande do Sul. “Para garantir cobertura ainda mais ampla, a empresa contratou a jornalista Flávia Werlang, de Chapecó, em Santa Catarina. De Porto Alegre, a equipe do caderno terá o suporte para auxiliar na redação e na produção das matérias”, conta Telmo. (Coletiva)
*Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a não-obrigatoriedade de diploma para o exercício do jornalismo, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul já recebe solicitações de registro profissional. Desde o julgamento do STF, que ocorreu na última quarta-feira, 17, cerca de 30 pessoas já procuraram a entidade.
De acordo com o segundo vice-presidente do Sindicato, Jorge Correa, apesar de o Ministério do Trabalho ter autorizado a emissão do registro, optou-se por não conceder o certificado até a publicação do acórdão do Supremo, que, segundo o presidente da entidade, José Maria Rodrigues Nunes, pode sair em “uma semana ou em um mês”.
A partir de agora, a contratação de qualquer pessoa como jornalista (mesmo sem formação superior em Jornalismo) deve ser feita por, no mínimo, o mesmo piso da categoria. Já nos concursos públicos – nas vagas de analista de comunicação, assessor de imprensa, gerente de comunicação, jornalista, ou outra da área de comunicação – terão preferência os candidatos que possuírem formação superior em Comunicação Social. (Coletiva.Net)
*A edição desta semana do Tambor da Aldeia, informativo editado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), destaca que, em comunicado, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) elogiou a decisão do Supremo Tribunal Federal, que extinguiu a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.
De acordo com o boletim, entre os principais veículos de comunicação, o jornal Folha de S.Paulo mostrou-se, a exemplo da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), favorável ao fim da obrigatoriedade do diploma, em editorial publicado de 19 de junho. No dia anterior, o vice-presidente da Rede Globo, João Roberto Marinho, divulgou comunicado, onde considerou a decisão “bem-vinda”. Já o ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que o Congresso Nacional deveria criar um projeto de lei exigindo a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. Ao mesmo tempo, o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, considerou que foi “um erro de avaliação do STF” a decisão de acabar com o diploma.
O informativo, que trata de assuntos relacionados à liberdade de imprensa no Brasil e no mundo, também aborda a mudança de regime do assassino de Tim Lopes e a repressão da imprensa na cobertura das eleições e protestos no Irã.
TAGS: STF, Diploma de jornalista, ARI
Mais conteúdo: Leia aqui o Tambor da Aldeia.
*A partir de amanhã, 23, o projeto Curta nas Telas apresenta o filme A Espera, de Fernanda Teixeira, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar). A atração integra a mostra O Riso e a Melancolia. O Curta de Fernanda foi um dos 11 filmes selecionados na 34ª Edição do Projeto Curta nas Telas, fruto de convênio entre prefeitura, Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas. O objetivo do projeto é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, por meio de sua exibição no circuito de cinema. Em 33 Edições, foram exibidos 214 curtas de todo o Brasil.
A Espera, de Fernanda Teixeira (Rio de Janeiro, ficção, 15 minutos, cor, 35 mm, 2007) – Classificação 14 anos. Sinopse - Cotidiano de um homem que aguarda o momento de sua morte acompanhado apenas por seu cão.
Ficha Técnica - Roteiro, Direção, Produção e Montagem – Fernanda Teixeira / Assistente de direção – Bruno Garotti / Direção de fotografia – Haroldo Borges / Direção de arte – Fernanda Teixeira e Yves Moura / Som – Raphael Vieira / Direção de produção – Malu Tostes / Elenco – Miguel Rosenberg.
Selecionado na Programação da Semana da Crítica – Festival de CANNES 2008.
Crítica de Aristeu Araújo, Revista Moviola (junho de2008).
Programação Sala P.F Gastal.
*Hoje, 22, haverá mais um “Happy Hour Musical” organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). A atividade faz parte do Projeto De Bem Com a Vida, reunindo grupos de terceira idade. Em sua terceira edição, o evento comecerá às 15h, no hall de entrada do ginásio municipal Tesourinha. Haverá apresentações do coral Grupo Beija Flor e show de Telmo Chaves e grupo vocal Paixão Dourada. A entrada será gratuita. (Veja Vídeo)
Ainda no Tesourinha, quarta-feira, 24, acontecerá mais uma “Aula Aberta de Dança”. Sempre com um estilo musical diferente, esse evento tem reunido mais de 100 alunos por edição. O objetivo principal da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer (SME) é promover a dança e a integração entre os participantes. Em sua terceira edição, o ritmo será o Forró e a aula ministrada pela professora Daisy Guimarães, do Ginásio Tesourinha. A atividade começa às 18h com entrada gratuita.
Confira as próximas edições do Happy Hour:22/06 – Tesourinha – 15h28/09 – Tesourinha – 15h26/10 – Tesourinha – 15h
Próximas Aulas Abertas de Dança24/06 – Forró15/07 – (ritmo a definir)19/08 – (ritmo a definir)16/09 – (ritmo a definir)21/10 – (ritmo a definir)18/11 – (ritmo a definir)

*O posto municipalizado do Sine Porto Alegre está oferendo vagas de trabalho em navios. A seleção vai até o dia 10 de julho na avenida Mauá, 1013, a partir das 13h. A empresa Open Seas-Crew Training Brazil, especializada em seleção e treinamento de pessoal para trabalhar em navios de cruzeiro pelo mundo, está recrutando candidatos entre 21 e 50 anos para vagas de cozinheiro, camareiro, limpeza e no setor de esporte.
A seleção será feita para embarques internacionais em navios e cruzeiros das empresas Costa Cruciere, MSC Cruceiros e Monarch Cruises. Os interessados devem falar o inglês intermediário para as funções de limpeza e cozinha. Já o inglês avançado será exigido para as funções de bar, restaurante, recepção, camareiro e SPA. O salário varia de 600 a três mil euros para uma jornada de trabalho de 10 horas.
"O posto do Sine Porto Alegre tem sido referência na seleção de candidatos a uma vaga de emprego", afirmou o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Idenir Cecchim.
Requisitos - A empresa Costa Cruciere pagará a passagem aérea até o local do embarque. Os candidatos devem ter no mínimo o 2ª grau completo ou cursos profissionalizantes ligados à área de turismo, hotelaria, gastronomia, educação física e letras. Também serão aceitas pessoas que moraram fora do Brasil, em intercâmbios ou estágios.
O cadastramento acontece no posto do Sine, das 13h às 17h. O candidato deverá portar documentos de identidade, CPF e currículo em inglês, com foto e certificado dos cursos. Informações: 51 32894795 ou 32894796.
*A equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) promove na próxima sexta-feira, 26, nova edição do curso de Formação de Educadores Ambientais. A atividade ocorre durante todo o dia, no Orquidário do Parque Farroupilha, e pretende formar multiplicadores para trabalhar os principais conceitos de educação ambiental.
Informações e inscrições pelo telefone 3289-7580.

*A arte cemiterial será o enfoque do próximo roteiro do Viva o Centro a Pé, sábado, 27, a partir das 10h. Com saída no totem do Caminho dos Antiquários, na rua Demétrio Ribeiro, o passeio de duas horas visitará o Cemitério da Santa Casa e o Cemitério Evangélico. O deslocamento será realizado em ônibus da Carris. Em caso de chuva, o evento será transferido para o sábado seguinte.
Interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com ou pelo telefone 3289-3738. O valor da inscrição é um quilo de alimento não-perecível, que será encaminhado a instituições do município. As inscrições por e-mail devem ser feitas até o dia 26, às 14h.
Quem orienta - O passeio será orientado pela pesquisadora de Arte Funerária, professora Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, especialista em Patrimônio Cultural pela UFPel. Mestranda em Artes Visuais na Ufrgs, participa da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais e é membro da Association of Gravestone Studies (Massachusetts - USA).
As caminhadas do Viva o Centro a Pé ocorrem duas vezes por mês, numa realização das secretarias do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), do programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira-dama, com apoio da Carris. Outras informações podem ser obtidas no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.
Caminho dos Antiquários
Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço repleto de lojas de antiguidades foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano é fechada entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, e as lojas colocam os produtos na rua.
*A Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis) realizará quarta-feira, 24, a assinatura do primeiro Termo de Adesão ao Sistema Integrado de Assistência Social (Sias). Com um cadastro de mais de 3 mil pessoas, a Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (Feneis) inaugura a rede de atendimento possibilitada pela adesão. A próxima entidade a formalizar adesão será a Federação Rio-grandense de Entidades de Deficientes Físicos (Fredef), com um cadastro de cerca de 4 mil pessoas.O projeto iniciou pelo convênio realizado entre a Seacis e a Associação de Servidores da Área de Segurança Pública, Portadores de Deficiências do Estado do Rio Grande do Sul. A secretaria cumpre as etapas de visitação a entidades por equipe especializada, de demonstração, de capacitação e de monitoramento, preliminares à adesão.O objetivo central do projeto, conforme o secretário municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, Tarcízio Teixeira Cardoso, é a reunião ampliada das informações sobre as pessoas com deficiência da Capital para orientar a constituição de políticas de inclusão.O sistema permite a consulta em tempo real do cadastro integrado para as diversas possibilidades de atendimento e inclusão. O ato ocorre às 10h, na sede da Feneis, à rua Dona Laura, 1020.
No próximo encontro do projeto "Relendo a Literatura", o doutorando em Letras da PUCRS Ítalo Ogliari fará a análise da obra de Machado de Assis "Memórias Póstumas de Brás Cubas". A atividade será realizada no dia 1º de julho e é promovida pelo Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). O encontro ocorre das 17h30min às 19h, na Arena do Celin, sala 223 do prédio 8, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
O projeto busca analisar obras da literatura em língua portuguesa, geralmente exigidas como leituras obrigatórias nos concursos vestibulares. É destinado aos professores de literatura, estudantes e interessados em geral.
A entrada é franca e as vagas são limitadas. Inscrições e informações adicionais pelo e-mail relendoaliteratura@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4615.
...Círculo de Cultura promove leitura de poesias, prosa, audição de peças musicais e teatrais
Na próxima quinta-feira, 25 de junho, o Laboratório de Atividades Múltiplas da PUCRS (LAM), realiza mais um encontro do "Círculo de Cultura". A atividade, que acontece na última quinta-feira de cada mês, tem o objetivo de fomentar diferentes manifestações artísticas, por meio de leitura de poesias, prosa, audição de peças musicais e teatrais, sendo esta uma oportunidade de favorecer o encontro e integração entre professores, funcionários, alunos e os demais interessados em participar.
Será das 18h às 18h45min na sala 217 do prédio 15, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
. A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4768.
...Músicas da nova estação no Sobremesa Musical
O projeto "Sobremesa Musical" desta quarta-feira, 24 de junho, terá a apresentação de Cordas da Orquestra Filarmônica da PUCRS. No repertório, músicas com a temática do inverno, como "Concerto em Fá Maior, Op. 8 nº 3 L´inverno", de Antonio Vivaldi, e "Invierno Porteño", de Astor Piazzolla , entre outras.
A atividade tem entrada franca e é realizada todas as quartas-feiras, das 13h às 13h30min, no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A promoção é do Instituto de Cultura Musical.
Informações e sugestões pelo telefone (51) 3320-3582 ou pelo site www.pucrs.br/icm.
...É preciso ter cuidado com a sociedade do conhecimento
O professor da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México) Wietse De Vries fez um alerta durante o "Seminário Internacional Inovação, Universidade e Relação com a Sociedade", realizado na PUCRS nos dias 18 e 19 de junho. Com base em suas pesquisas sobre o ensino superior e o acompanhamento da realidade de diplomados por meio do projeto
El Profesional Flexible en la Sociedad del Conocimiento (Proflex), averiguou que "as tecnologias estão sendo incorporadas rapidamente na educação e no mercado, mas as pessoas não mudam nesse mesmo ritmo". Para De Vries, "a sociedade do conhecimento não está tão próxima".
Em sua apresentação, o holandês com atuação acadêmica em solo mexicano abordou a formação de recursos humanos, enfocando aspectos sobre alunos e docentes. Em suas provocações, disse que a universidade não está formando o profissional que a almejada sociedade do conhecimento - cujas características são as habilidades e as possibilidades de acesso, de controle e de armazenamento de informações - necessita. Com um olhar mais voltado para a realidade latino-americana, De Vries questionou formas de seleção para ingresso nas instituições de ensino superior (IES) e criticou a proliferação de centros de educação superior que absorvem alunos sem o devido preparo, além de estarem focados apenas no retorno financeiro.
Na visão do palestrante, existem condições prévias ao ingresso na academia que devem ser levadas em conta na formação de bons recursos humanos. Uma delas é a família. Também é necessário saber quais as demandas do mercado de trabalho, mas sem condicionar o ensino a isso.
De Vries mostrou possibilidades de melhorias, como atenção maior aos bancos de dados sobre alunos, entendendo seus perfis e desejos para, então, vislumbrar possibilidades de criar conteúdos adequados. "É preciso haver confluência entre o que o aluno aprende e o que gosta de fazer".
Em relação aos gestores universitários, apontou para a falha do não reconhecimento aos professores qualificados. "Os pesquisadores têm as melhores remunerações, mas nem sempre são os melhores docentes", afirmou. Para ele, há uma cultura de exposição de novos educadores às grandes turmas de graduandos, como que testando sua capacidade de resistência, enquanto os mais experimentados ficam com pequenos grupos de alunos concluintes. Como solução, sugeriu programas de estímulo para novos professores.

...Obras da Edipucrs concorrem ao 51º Prêmio Jabuti
Diversas obras da Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) concorrem ao Prêmio Jabuti, que está na 51ª edição. Na categoria "Ciências Naturais e Ciências da Saúde" participam "Atualizações em Geriatria e Gerontologia", de Carla Schwanke e Rodolfo Schneider, e "Previna-se da Aterosclerose", de Newton Terra e Patrícia de Moraes Costa. Na categoria Direito, "Juventude e Ato Infracional", de Silvia Tejadas, e "O protesto de Títulos e Outros documentos de dívida", de Sílvia Nöthen de Azevedo, concorrem.
Já na categoria Biografia competem "Educadores Sul Rio-Grandenses", organizada por Maria Helena Menna Barreto Abrahão, e como "Didático e paradidático" a obra "Fare Come L´asino Del Pentolaio", de Susana Termignoni.
Nas categorias "Reportagem", "Capa" e "Projeto Gráfico" concorrem, respectivamente, "O Repórter Esso", de Luciano Klöckner, "RS Negro: Cartografias sobre a produção do conhecimento" e "Séculos Indígenas no Brasil". Em agosto serão conhecidos os 10 finalistas de cada categoria e o resultado final será divulgado em novembro. Concorrem apenas obras inéditas, editadas no país entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008. Detalhes podem ser conhecidos no site da Câmara Brasileira do Livro, no endereço www.cbl.org.br/j abuti.
...Capela de Santana recebe o Promusit
A partir desta terça-feira, 23 de junho, o Projeto Museu Itinerante (Promusit) do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS estará no município de Capela de Santana, no Galpão Crioulo, junto ao Centro de Eventos Municipal. Constituído por um caminhão que transporta cerca de 70 experimentos interativos, o projeto apresenta um filme sobre o corpo humano que utiliza a tecnologia em 3ª dimensão, planetário inflável, giroscópio humano, canhão de ar e muito mais. Uma equipe constituída por professores e técnicos especializados acompanha o projeto. O Promusit já participou de mais de 100 eventos, desde sua criação em outubro de 2001. Nesse período, atendeu a mais de um milhão e setecentas mil pessoas. Ele pode ser incluído em eventos culturais, exposições e feiras e é dedicado a todas as idades, no qual o visitante aprende brincando, manipulando equipamentos interativos e participando de apresentações cientificas. Ficará em Capela de Santana até quinta-feira, dia 25. A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3521 ou e-mail promusit@pucrs.br.

domingo, junho 21, 2009

O galã que escondia a doença que o matou



Quem viveu os anos setenta e oitenta lembra bem dele - um galã com cara de garoto, o queridinho das adolescentes: Lauro Corona.
Em julho de 1989, quando o Brasil ainda não havia realizado a sua primeira eleição direta para Presidente da República depois do final da ditadura, e Sarney ainda estava no Palácio do Planalto, Lauro Corona morreu, aos 32 anos de idade, em uma clínica no Rio de Janeiro, vítima de infecção respiratória, septicemia, infecção oportunista, miocardite, insuficiência renal aguda e hemorragia digestiva alta. Ou seja, sabe-se hoje, morreu de Aids, muito embora tanto ele quanto a sua família insistissem em negar a existência da doença - algo que nem chegava a ser estranho para quem não assumia a sua homossexualidade.
A morte de Corona foi muito comentada, em uma época em que a Aids ainda era algo quase maldito e, pior, matava muito rapidamente - o ator faleceu apenas seis meses depois de apresentar os primeiros sintomas do mal. Foi enterrado em uma urna, na presença apenas de parentes e amigos mais próximos - a imprensa, odiada por sua família por tudo que havia comentado a respeito, foi barrada por guarda-costas. Ninguém, nem os demais atores globais, comentou ou emitiu qualquer opinião a respeito.
3 MIL VÍTIMAS EM 89 - A Aids chegou ao Brasil em 1980 e, em 1989, pouco mais de 3.500 pessoas haviam morrido infectadas. A epidemia, algo novo, assustador, era veloz, devastadora e galopante - naquele ano de 89, 32% dos brasileiros que se descobriram contaminados no mesmo ano já haviam falecido. Hoje, cuidando-se bem, pode-se viver uma vida inteira com o vírus.
Ator global, que pouco fez teatro, cara de garoto, praticante de esportes (natação, surfe, ginástica, remo), na época da geração dourada e praiana do Rio de Janeiro, com apenas 1,63 m de altura, Lauro Corona consagrou-se como o Beto, da novela Dancin' Days, do ano de 1978, um grande sucesso na época em que as discotecas explodiam como modismo em todo o mundo. Ao seu lado estava a grande amiga Glória Pires - amiga, confidente e vizinha.
Corona ganhou muitos elogios por sua interpretação. Mais tarde, depois de várias novelas, fez o papel de um gigolô, em Memórias de um Gigolô, ao lado de Bruna Lombardi, Ney Latorraca e Elke Maravilha. Também fez o português Manoel Victor, em Vida Nova - por isso chegou a ser apelidado de "o galã da novela das seis". No cinema, fez Bete Balanço e O Sonho Não Acabou, além de ter gravado dois discos. Grande amigo de Cazuza (ou algo mais) - morreu antes do colega, que àquela época já estava com a doença, e reconhecia isso abertamente.
Na vida pessoal, era discreto - gostava de receber amigos, ler revistas em quadrinhos e ver videocassete (eram os tempos, lembram?)- e, mesmo visto na companhia de mulheres, não se conhecia nenhum romance seu com colegas. A exemplo do que acontece hoje com galãs do seu tipo, apresentava inúmeros bailes de debutantes e recebia cartas apaixonadas das fãs. Em 1981, no entanto, foi processado por uso de cocaína - seu nome apareceu na lista de um traficante preso pela Polícia. Foi inocentado.
Pouco antes da sua morte, o ator estava muito magro e, na entrega do prêmio Sharp de música, no mês de abril, trazia uma expressão perturbada no rosto e um olhar vago. A esse tempo, mantinha-se isolado e recusava-se a tratar a doença - alegava que sofria de estafa pelo excesso de trabalho e até de alergia às tintas utilizadas nos cenários da novelas. Nos anos 80, o AZT era, praticamente, a única droga um pouco eficaz para deter ou amenizar os sintomas do mal. Corona nunca a utilizou - ou talvez só nos momentos finais. Segundo alguns amigos, como Ney Latorraca, ele parecia querer se convencer que não tinha mesmo AIDS. Já havia se afastado então de sua última novela, com o sugestivo título de Vida Nova.
Os anos oitenta - especialmente no final - foram trágicos no que se refere à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Rocky Hudson,Betinho, Cazuza, o escritor Herbert Daniel, o artista plástico Jorge Guinle Filho (filho do playboy, milionário e mulherengo Jorge Guinle) , entre outros, desenvolveram a doença, que "secava" e matava rapidamente. O pior, porém, era o estigma e o preconceito da sociedade - muitos se recusavam até mesmo a dar a mão a um aidético, temendo o contágio.
* Para ler a matéria clique em cima da imagem.
Na edição da revista Veja de 28 de setembro de 1994, quando a campanha eleitoral acirrava-se entre Fernando Henrique e Lula (Itamar Franco era o presidente), uma estudante gaúcha chamada Gisele Bundchen, de apenas 14 anos, era notícia na página Gente: ela tirara o quarto lugar em um concurso na Espanha e assinava o seu primeiro contrato internacional, no valor de 50 mil dólares. Seguia os passos de Cindy Crawford... (Arquivo: Conselheiro X.)
Hoje Lorena Calábria faz 45 anos e Eduardo Suplicy 68. E no dia de hoje nasceram Machado de Assis e Nelson Gonçalves.