Jardim Botânico, Porto Alegre. Fundado em 2006 por Vitor Minas. Email: vitorminas1@gmail.com
sexta-feira, outubro 03, 2014
Um turista paulista dá sua impressão sobre Porto Alegre: 1954
No final de 1954 uma cidadão paulista (residente à rua Barão de Itapetininga, 1147), depois de conhecer Porto Alegre, enviou uma carta ao Correio do Povo, relatando suas impressões da capital gaúcha, tal qual era há 70 anos. Entre fartos elogios à terra e ao povo e ao ar "um tanto europeu" da cidade, ele critica o trânsito "desordenado" (imagine se fosse hoje...) e os nomes das praias do Guaíba (então limpas e alneáveis), que chama de "plágio" de mau gosto, já que reproduzem nomes das praias do Rio de Janeiro: Ipanema, etc. Também se encantou com as nossas cidades germânicas e com a limpeza das ruas. Vale a pena ler.
terça-feira, setembro 30, 2014
Lançada a pedra fundamental do estádio Olímpido: setembro de 1941.
O Grêmio agora tem uma arena e não mais um estádio: o Olímpico, inaugurado em setembro de 1954, quando era um dos maiores estádios particulares do mundo, irá ser demolido em breve, sepultando décadas de muitas glórias e emoções. Mas, para voltar no túnel do tempo, encontramos a notícia (Correio do Povo) da colocação da pedra fundamental da casa tricolor, dia 28 de setembro de 1941, domingo, com a presença de altas autoridades e dos maiorais gremistas. A construção demoraria mais de uma década. Note-se que, em 1941 - ano da enchente, da grande guerra na Europa, do racionamento de combustíveis e de carne na Capital gaúcha - quem mandava no futebol rio-grandense era o Internacional de Tesourinha, o famoso Rolo Compressor. Porém o Grêmio mostraria toda a sua força nos anos 50 e 60, quando chegou a heptacampeão estadual - em um tempo em que ser campeão do seu Estado era algo muito festejado e representativo.
segunda-feira, setembro 29, 2014
Hoje Anita Ekberg faz 83 anos, Cid Moreira faz 87. Jerry Lee Lewis 79, Silvio Berlusconi 78, Michelle Bachelet 63, Marcos Frota 58, Michelangelo Antonioni (fal. 2007) faria 102, Adhemar Ferreira da Silva (fal. 2001) faria 87 e Plínio Marcos (fal. 1999) faria 79. E hoje faleceram Cláudio Cavalcanti, em 2013, e Tony Curtis, em 2010.
domingo, setembro 28, 2014
Mulheres são proibidas de fumar na França
Em agosto de 1941, quando Porto Alegre estava se recuperando da grande enchente de maio e o Brasil já sofria racionamento de combustíveis devido às dificuldades da guerra na Europa, a França ocupada pelos nazistas tinha um governo fantoche, o governo de Vichy, colaboracionista e representado por Petáin e Laval. Não contente em colaborar com o invasor, o "governo de Vichy" também tinha o que chamamos hoje de "viés machista" e que certamente provocaria revolta nas atuais mulheres do século 21 (e aplausos dos anti-tabagistas). Nesta notícia do Correio do Povo, de Porto Alegre, informa-se que as mulheres franceses não poderiam mais comprar cigarros, que estavam racionados e agora só poderiam ser vendidos aos homens - dois maços por semana. Coleção do Arquivo Histórico de Porto Alegre;
Assinar:
Postagens (Atom)