quarta-feira, dezembro 31, 2008

Fatos e aniversariantes do dia 31 de Dezembro


Hoje aniversariam o ator Anthony Hopkins (71 anos), Donna Summer (60 anos), Pedro Cardoso (46), a jogadora de vôlei Jaqueline Carvalho (25) e o modelo Luciano Szafir (40)








Em 31 de dezembro de 1988, 150 pessoas a bordo do Bateau Mouche IV foram surpreendidas entre a Ilha de Cotunduba e o Morro da Urca. O barco de casco chato, mais adequado a águas tranqüilas, não suportou o excesso de peso. À meia-noite, o saldo do acidente incluía 55 mortos, entre eles, a atriz Yara Amaral.

1384 - Morre John Wycliffe, filósofo, teólogo e reformista religioso inglês, precursor da Reforma protestante.

1805 - Nasce a escritora francesa Marie de Flavigny, mais conhecida pelo pseudônimo de Daniel Stern.

1851 - Na Áustria, a constituição de 1849 é abolida, resultando num acréscimo de poder imperial no país.

1857 - A rainha Vitória elege Ottawa como capital do Canadá.

1879 - Thomas Edison faz uma demonstração pública de sua lâmpada incandescente nos Estados Unidos.

1913 - O senador Ruy Barbosa retira sua candidatura à presidência do Brasil.

1925 - É realizada em São Paulo a primeira corrida de São Silvestre.

1937 - Nasce o ator britânico Sir Anthony Hopkins.

1940 - Getulio Vargas reafirma a neutralidade do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

1946 - O presidente norte-americano Harry Truman proclama oficialmente o fim de hostilidades da Segunda Guerra Mundial.

1955 - A General Motors é a primeira companhia norte-americana a faturar mais de US$ 1 bilhão num ano.

1958 - Ernesto Che Guevara encabeça a ocupação de Santa Clara.

1961 - O Plano Marshall, que liberou mais de US$12 bilhões para a reconstrução da Europa pós-guerra, chega ao fim.

1974 - Pela primeira vez em mais de 40 anos, cidadãos norte-americanos podem comprar e possuir ouro nos Estados Unidos.

1978 - O Ato Institucional nº 5 deixa de vigorar.

1979 - A rainha Isabel II da Inglaterra, nomeia Alfred Hitchcock como cavalheiro da Ordem do Império Britãnico.

1981 - No país africano de Gana, o governo civil do presidente Hilla Limann é derrubado por um golpe de estado militar.

1985 - O traficante de drogas Escadinha foge do presídio de Ilha Grande com um helicóptero durante as visitas de fim de ano.

1986 - Um incêndio no hotel Dupont Plaza em Porto Rico mata 97 pessoas e fere outras 140.

1988 - No Rio de Janeiro o Bateau Mouche IV afunda na Baía de Guanabara matando 55 pessoas.

1995 - O presidente da Argélia Liamine Zeroual indica Ahmed Ouyahia como seu novo primeiro-ministro.

1997 - Michael Kennedy, filho do ex-senador Robert F. Kennedy, morre aos 39 anos num acidente de esqui em Aspen, Colorado.

1999 - O Canal do Panamá passa a ser do Panamá, conforme acordo estabelecido em 1977, quando o canal estava sob domínio americano.

1999 - Milhares de pessoas comemoram a passagem de ano dentro de escritórios por causa do Bug do milênio, que poderia afetar os sitemas informatizados.

FEPPS produz medicamentos no Jardim Botânico

Prédio da Fundação, na avenida Ipiranga Difícil imaginar que aqui trabalhem 420 funcionários, em dois turnos de trabalho, produzindo medicamentos para toda a rede pública de saúde do Estado – analgésicos, anti-hipertensivos, diuréticos e até morfina. Medicamentos estes direcionados ao Sistema Único de Saúde, SUS, das prefeituras municipais e da Secretaria Estadual da Saúde, comercializados sempre a preços mais baratos do que os cobrados pelos laboratórios comerciais.
Localizado na avenida Ipiranga, entre o Bourbon e a Terceira Perimetral, o complexo da Fundação Estadual de Pesquisa e Produção em Saúde, FEPPS, é um campus não só de fabricação e de pesquisa nessa área como presta serviços ao cidadão comum que, por exemplo, precisa realizar exames para detectar doenças como a tuberculose, o mal de Chagas, dengue ou HIV, entre outros, todos mediante prévia requisição das autoridades médicas. Também está apto a fazer exames de paternidade.
Instalado no Botânico há muitos anos, com prédios sendo ampliados e reformados, o campus do FEPPS abriga o Laboratório Farmacêutico e o Laboratório Central do Estado, bem como o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da área da saúde. Apenas três outros setores da Fundação – o Hemocentro, o Sanatório Partenon e o Informação Tecnológica – é que não se localizam aqui. Há cerca de 600 funcionários trabalhando em todos esses locais.
TUBERCULOSE – O grupo de pesquisadores e cientistas que trabalha na avenida Ipiranga compreende cerca de 35 profissionais com formação superior (a maioria com doutorado). Eles são o que melhor há nessa área, tendo desenvolvido, por exemplo, um kit para diagnóstico da tuberculose considerado inovador e completo até por colegas de grandes centros como Rio e São Paulo.
“Na área de biologia molecular somos líderes nacionais, e felizmente não temos problemas de defasagem tecnológica. Também estamos completamente informatizados”, informa Alberto Nicolella, pesquisador e médico veterinário que trabalha há 12 anos na Fundação.Os medicamentos produzidos pelo Lafergs – Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul - saem daqui com a marca Lafergs estampada no invólucro e são distribuídos, potencialmente, para todos os municípios gaúchos através da Divisão de Assistência Farmacêutica.

Fogaça e Fortunati tomam posse nesta quinta

O prefeito José Fogaça e o vice José Fortunati serão empossados em seus cargos no primeiro dia de 2009. Após a posse na Câmara Municipal, haverá a recondução de Fogaça ao cargo de prefeito de Porto Alegre e a transmissão de cargo de vice-prefeito de Eliseu Santos a José Fortunati, no Paço Municipal, às 18h30.
Na Câmara, a cerimônia terá início às 16h, no Plenário Otávio Rocha (Av. Loureiro da Silva, 255). A cerimônia no Salão Nobre da prefeitura inicia-se com a execução do Hino Nacional. Após, o cerimonial prevê a citação das autoridades presentes e as leituras das atas de recondução ao cargo de prefeito municipal e de transmissão de cargo de vice-prefeito. Também serão empossados os novos secretários municipais para a gestão que começa em 2009.
O juramento em nome dos secretários que tomam posse será feito pelo secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães. O ato será seguido da assinatura do Termo de Posse por todos os secretários e pelo prefeito José Fogaça e pelo vice-prefeito José Fortunati.
Já empossado para sua segunda gestão, Fogaça faz seu primeiro pronunciamento como prefeito reeleito da Capital, em outubro de 2008, com 470.696 votos. O ato prossegue com a execução do Hino Rio-Grandense e a foto oficial dos componentes do novo governo. A cerimônia será encerrada com a liberação do local para os cumprimentos.

Circuito de Vôlei de Praia, sábado, no Marinha


O Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia começa neste sábado, 3. Os jogos acontecem nas quadras de areia do Parque Marinha do Brasil (Avenida Borges de Medeiros), durante os meses de janeiro e fevereiro. As etapas do masculino serão disputadas aos sábados e domingos e do feminino somente aos domingos. As inscrições são gratuitas e ocorrem no local, das 14h às 14h30. A competição é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) e tem parceria da Federação Gaúcha de Vôlei (FGV). Um dos objetivos do circuito é o incentivo à prática do esporte, disputado em duplas, visando a integração social dos participantes.
A novidade, este ano, é que a dupla vencedora da etapa final do Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia 2009 estará automaticamente classificada para a final estadual do Circuito Verão Gaúcho de Esportes, realizado pelo Sesc/RS (Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul), que será disputada na praia de Torres, nos dias 7 e 8 de março. O Sesc promoverá o transporte da dupla, ficando por conta dos atletas a hospedagem e a alimentação.
Confira as datas:

* 03 e 04 de janeiro * 10 e 11 de janeiro * 17 e 18 de janeiro * 24 e 25 de janeiro * 31 de janeiro e 1º de fevereiro * 07 e 08 de fevereiro * 14 e 15 de fevereiro * 28 de fevereiro e 1º de março (etapa final)

Lami e Belém Novo, excelentes opções em POA

Praia do Lami: água calmas e mornas.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), através do Programa Guaíba Vive, divulga hoje, 30, o relatório com os resultados da análise da balneabilidade realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A praia do Veludo, em Belém Novo, encontra-se imprópria para banho.
O conceito de balneabilidade está definido na Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Essa legislação considera a água própria para banho quando, no conjunto das cinco últimas amostras coletadas, apenas uma delas apresentar mais de 800 coliformes fecais por 100 mililitros.
Confira os pontos:

Praia do Lami

Posto 1 (Extremo-sul) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 2 (em frente à Rua Luis Feula) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 3 (em frente à Rua José Bernardes) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 4 - águas PRÓPRIAS para banho.

Praia de Belém Novo

Posto 1 (Leblon) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 2 (próximo ao antigo Restaurante Poletto) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 3 (Veludo) - águas IMPRÓPRIAS para banho.
Mais esclarecimentos podem ser obtidos junto ao Programa Guaíba Vive pelo telefone 3289-7515 ou e-mail guaibavive@smam.prefpoa.com.br.

* Nos dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) estará fechado para realização de trabalhos de manutenção. Também não haverá atividade no dia 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2009, em razão das festividades de Ano Novo. No dia 8, o MCT voltará a operar normalmente, de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h. O Museu localiza-se no prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3697 ou no site
www.pucrs.br/mct.
* Os ingressos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) passarão a ter novos valores a partir do dia 2 de janeiro de 2009. Crianças de 3 a 12 anos, idosos acima de 60 anos, estudantes universitários, professores e turmas de alunos acompanhadas por professor poderão obter o ingresso por R$ 9,00. O valor para o público em geral ficará em R$ 12,00. O MCT localiza-se no prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e funciona de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3697 ou no site www.pucrs.br/mct.

terça-feira, dezembro 30, 2008

Condomínio do IPE é um dos mais antigos do JB

O Condomínio Emanuel Domingues surgiu em 1971, na esquina com a Ipiranga. São três andares, 218 apartamentos (máximo de 16 por andar) de dois, três e quatro dormitórios e seis lojas que estão fechadas. Localizado entre a avenida Ipiranga, a rua Alcebíades Caetano da Silva e a Chile, o Conjunto Residencial Emanuel Domingues foi inaugurado em 1971. Destinado inicialmente a funcionários públicos, era um projeto do Instituto de Pensionistas do Estado, IPE, que financiava os imóveis pelo esticado prazo de 15 ou 20 anos. Aos poucos, como é natural, passou a ser habitado por um público variado, mas sempre de classe média e, em sua maioria, idosos – no caso dos proprietários. “Já os que alugam são geralmente jovens”, informa Clari Tende, ex-síndica geral e moradora do condomínio há 19 anos.
Anterior ao Felizardo Furtado e ao da Corsan, o Emanuel Domingues não conta com elevadores e nem um sistema permanente de vigilância – que acontece somente à noite, aos finais de semana e nos feriados. Os furtos e roubos, porém, não chegam ainda a ser um problema, apesar da localização junto à avenida, garante a síndica.

A infra-estrutura do Residencial é bastante simples: algumas churrasqueiras e uma pequena pracinha para as crianças. Não existem elevadores. Estacionamento existe, mas não em quantidade suficiente. Erguido em uma época em que o bairro era ainda uma espécie de vila formada por muitas casas de madeiras, terrenos baldios e antigos e pequenos prédios de alvenaria, o Emanuel Domingues (homenagem a um antigo morador do Jardim Botânico, dizem alguns) foi projetado originalmente para ir até a rua Valparaíso (por onde, em 1971, passava o Riacho Ipiranga), o que não aconteceu devido às invasões do local.
Papas da Língua, amanhã, na virada de ano da Usina do Gasômetro.
*O Réveillon 2008 promovido na Usina do Gasômetro pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, quer manter o sucesso das edições anteriores e levar novamente cerca de 100 mil pessoas para a orla do Guaíba. A programação foi reforçada com não apenas uma apresentação de projeção nacional no grande show de fim de ano, mas duas: Papas da Língua e Kleiton & Kledir. Outra atração vai ser vista nos céus, com as dez toneladas de fogos de artifício - duas a mais que no ano passado - que vão iluminar os primeiros minutos do dia 1º de janeiro.
A programação começa no dia 31 de dezembro, às 18h, com o funk, rap e soul da banda Alvo do Sistema, às 19h sobe ao palco o grupo-show do Império da Zona Norte, escola campeã de 2008, às 21h os Papas da Língua embalarão a festa por 80 minutos, às 23h Kleiton & Kledir tocarão até a contagem regressiva. Após os fogos, que devem durar doze minutos, o primeiro grande concerto do ano fica com o corpo de baile e os covers da Cia Show 4. No intervalo entre os shows, o DJ Claudinho Pereira manterá o alto astral nas caixas de som.
Infra-estrutura - As novidades em infra-estrutura são o estacionamento no Parque da Harmonia, no mesmo ponto (próximo à Usina) em que funciona o do Acampamento Farroupilha, além de um grande centro de táxis. A SMC fará a campanha pelo uso de transportes públicos, com o slogan "Não vá de carro!". Serão aumentados o efetivo de segurança, com a Brigada Militar e agentes privados, e também de banheiros químicos (50).
Serão mantidos alguns atrativos que tiveram sucesso no ano passado, como a praça de alimentação e as tendas esotéricas, além do cercamento de toda área do evento, que continuará com revista criteriosa na entrada.
Programação18h - Alvo do Sistema (funk, rap, soul)DJ Claudinho Pereira nos intervalos19h - Império da Zona Norte (Campeã 2008)21h - Papas da Língua (80min)23h - Kleiton & Kledir (80min)0h - Fogos: 12 minutos, 10 toneladas0h30 - Cia Show 4 (corpo de baile, covers de hits)Infra-estrutura:- Praça de Alimentação- Tendas Esotéricas- 50 banheiros químicos.- Área cercada, com revista na entrada- Segurança (BM e privada) - Estacionamento no Harmonia - Grande Ponto de Táxi- Campanha: Não vá de carro!

*A Secretaria Municipal de Administração (SMA) publica, hoje, na edição de amanhã do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o Edital nº 173/2008 que prorroga o período de inscrições ao Concurso Público 441, para Professor de Ensino Médio – Estatística. Os interessados poderão se inscrever via Internet, no site http://www.conesul.org/, da zero hora do dia 30 de dezembro de 2008 até as 24h do dia 6 de janeiro de 2009. No mesmo período também serão recebidas inscrições no Centro de Ensino Conesul, situado à Rua 12 de Outubro, nº 49, Bairro Partenon/Glória, das 9h às 16h, somente nos dias úteis.
O Edital também retifica os Editais nº 159/2008, 163/2008, 165/2008, 167/2008 e 171/2008, quanto ao item que trata da Escolaridade, exigências mínimas e/ou habilitação legal para o CP Professor 441, que passa a ser Licenciatura Plena em Estatística ou bacharelado em Estatística, acrescido de formação pedagógica para atuar no Ensino Médio.

*Começa a funcionar a partir de 5 de janeiro a nova unidade do Centro de Capacitação da Procempa no Telecentro Paulo Freire da Câmara Municipal, localizado no térreo, ao lado do Memorial da casa. Serão 33 novas vagas para os cursos gratuitos de informática, que abordam conteúdos de Introdução à Informática, Sistemas Operacionais, Pacote Office e Internet.
O Centro de Capacitação Digital (CCD) funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30. As inscrições para os cursos gratuitos de informática do CCD da Câmara devem ser feitas pela Central de Atendimento, telefone (51) 3289-6391, das 8h às 18h. As informações necessárias são número do RG, endereço, telefone e data de nascimento. O único pré-requisito é possuir no mínimo 12 anos de idade.
Capacitação digital - O CCD mantém cursos gratuitos de informática nas unidades Usina do Gasômetro, Restinga, Terceira Idade - Santander Cultural, Ronaldinho Gaúcho e Procempa. De janeiro a novembro deste ano, o CCD formou 2.690 pessoas, sendo 1.105 idosos. Uma ação descentralizada da empresa forma, ainda, jovens com necessidades especiais, na Escola Elyseu Paglioli.
São capacitadas também turmas de pessoas com deficiência visual, através do software Virtual Vision, em parceria com a Fundação Bradesco e a Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis). Neste ano, foram formadas quatro pessoas com deficiência visual. As inscrições para os cursos regulares do CCD da Restinga e da Usina do Gasômetro estão permanentemente abertas e devem ser feitas pela Central de Atendimento: (51) 3289-6391, das 8h às 18h.

*Interessados em participar do projeto de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura já podem fazer sua inscrição. Os novos oficineiros irão trabalhar durante o ano que vem. A inscrições podem ser feitas na Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551) até o dia 23 de janeiro de 2009. O horário de atendimento é das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.
Podem participar pessoas físicas ou jurídicas (no caso de Inclusão Cultural) nas áreas de dança, vídeo, fotografia, música, literatura, artes plásticas, hip hop, teatro, confecção de instrumentos de percussão com materiais recicláveis, capoeira, comunicação comunitária, (rádio, jornal, fanzine), terceira idade, acessibilidade e inclusão cultural.
Seleção - A pré-seleção será realizada no dia 6 de fevereiro de 2009, com publicação no Diário Oficial. A entrevista com os pré-selecionados ocorre de 23 de fevereiro a 6 de março. A divulgação do resultado final será dia 13 de março. Dia 16 de março, às 10h, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, haverá reunião dos oficineiros com os supervisores e a coordenação do projeto.
Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Descentralização da Cultura, pelo telefone 3289-8115 ou e-mail descentralizacao@smc.prefpoa.com.br.



Jorge Braga, hoje, em O Popular (GO), e Tiago Recchia, na Gazeta do Povo, de Curitiba.


A Editora da PUC está lançando um livro com imagens dos indígenas brasileiros.
*Diante dos novos desafios apresentados com a transmissão da TV Digital no Rio Grande do Sul, a Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) promove um curso de extensão sobre o assunto. Durante as 30 horas de discussão do tema "TV Digital: novas oportunidades tecnológicas e profissionais", jornalistas, publicitários, engenheiros e radialistas terão encontros pautados pela discussão do contexto cultural, atividades práticas de edição em alta definição e criação de matéria jornalística interativa.Além disso, será abordada a adaptação do conteúdo para dispositivos móveis. As aulas serão ministradas pelos professores da Famecos Eduardo Pellanda, Roberto Tietzman e André Pase, com experiência no manejo de novas tecnologias e pesquisa na área. Em 2008, realizaram atividade pioneira na graduação de Jornalismo registrada em
http://cyberfam.pucrs.br:16080/tvdigital.
Para participar, é necessário ter conhecimentos básicos de edição não-linear de vídeo e conhecimento sobre o funcionamento de uma emissora de TV. As aulas serão ministradas em janeiro, de 5 até 8 e de 12 até 15. De segunda até quarta, as aulas começam às 14h com encerramento às 18h, enquanto nas quintas os encontros vão das 14h até 17h.A inscrição é realizada na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelos telefones (51) 3320 3506 e (51) 3320 3543 ou no site www.pucrs.br/cursoseeventos.
*A Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) está lançando "Séculos Indígenas no Brasil: Catálogo Descritivo de imagens", obra de cultura nacional que busca mostrar a imagem e a voz do índio brasileiro. Organizada pelo cineasta Frank Coe - também diretor de "Lutzenberger: For Ever Gaia (2007)", sobre a luta do ambientalista gaúcho José Lutzenberger - e pelo historiador e profissional da Fundação Nacional do Índio (Funai) André Raimundo Ferreira Ramos, com 165 páginas de lindas fotos, depoimentos de historiadores, trechos de cartas e músicas, a obra busca mostrar como ocorreu a formação étnica brasileira e a tradição milenar dos povos indígenas. A distribuição está ocorrendo gratuitamente em escolas e universidades de todo o país. A realização é da Fundação Darcy Ribeiro, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Indígena da PUCRS (Nepci) e Karioka Multimedia."O livro também contribuirá com as secretarias de educação estadual e municipal e organizações de ensino médio e fundamental, aos índios universitários, mais de 5 mil hoje no país, para estudantes, pesquisadores e professores de universidades, entre outros interessados", explica o coordenador do Nepci, Irmão Marista Édison Hüttner. Segundo o Educacenso de 2007, o Brasil possui mais de 178 mil estudantes indígenas matriculados em 2.517 escolas indígenas em 24 estados do país. A obra pode ser vista e lida também em versão on-line, com design inédito, no site www.pucrs.br/edipucrs/nepci/seculosindigenas. Outras informações pelo e-mail ehuttner@pucrs.br.
*O Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), realiza cursos de verão no período de férias. As inscrições podem ser realizadas na Proex, na sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os cursos disponíveis são os seguintes:

Fatos e aniversariantes do dia 30 de Dezembro

Hoje, em 2006, foi enforcado o ditador do Iraque, Saddam Hussein. E hoje aniversariam Larri Passos (51 anos), o campeão de golfe Tiger Woods (33) e o ator Selton Mello (36).





Em 30 de dezembro de 1972, os norte-americanos promovem uma parada nos ataques aéreos ao Vietnã do Norte. Em janeiro do ano seguinte, ocorre o acordo de Paris, estabelecendo o cessar-fogo, a retirada das tropas norte-americanas, a convocação das eleições gerais no Vietnã do Sul e a libertação dos prisioneiros.
39 - Nasce em Roma, Tito Flávio Vespasiano, imperador romano.
1691 - Morre Robert Boyle, cientista britânico, um dos primeiros defensores do métido científico e um dos fundadores da Química moderna.
1803 - Os Estados Unidos tomam posse do território de Louisiana, quase duplicando a extensão territorial do país.
1853 - Os Estados Unidos compram mais de 100.000 quilômetros quadrados de terra do México, num acordo chamado de Compra de Gadsden.
1903 - Mais de 600 pessoas morrem num incêndio no Teatro Iroquois em Chicago.
1916 - Rasputin, religioso russo que teve grande influência durante o império de Nicolau II, é assassinado por um grupo de aristocratas.
1922 - O Congressos dos Soviets, reunido em Moscou, aprova a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
1924 - Edwin Hubble confirma a existência de outras galáxias.
1933 - O primeiro-ministro da Romênia, Íon Duca, é assassinado por um membro da Guarda de Ferro.
1937 - Um decreto do presidente Getúlio Vargas transforma os partidos políticos em sociedades culturais e beneficentes.
1938 - Vladimir Zworykin patentea o sistema de televisão.
1947 - O rei Michael da Romênia é forçado a abdicar ao trono quando uma república é estabelecida no país.
1953 - Os primeiros aparelhos de televisão a cores são vendidos nos Estados Unidos, ao preço de US$ 1 mil por unidade.
1972 - Durante a Guerra do Vietnã, os Estados Unidos param o bombardeio intenso no Vietnã do Norte.
1985 - O presidente paquistanês Mohammad Zia ul Haq decreta o fim da lei marcial que desde 1977 vigorava no país. O governo apoiava guerrilheiros muçulmanos na luta contra o regime soviético.
1988 - Yury Churbanov, genro do ex-líder soviético Leonid Brezhnev, é preso por corrupção.
1990 - Morre o músico e radialista Paulinho Tapajós.
1998 - O Iraque ataca aviões estrangeiros que sobrevoavam o seu território. A ofensiva contra aeronaves americanas e britânicas é respondida com o bombardeio de uma base iraquiana na zona de exclusão aérea, no sul do país.
1999 - O ex-Beatle George Harrison consegue defender a sua vida, mas é esfaqueado por um homem que invade a sua mansão em Londres.
Redação Terra

segunda-feira, dezembro 29, 2008

Tiago Recchia, hoje, na Gazeta do Povo (PR)

O significado dos nomes das ruas do Botânico

O almirante Barroso ganhou o título de Barão do Amazonas por sua bravura na Guerra do Paraguai.
O Jardim Botânico tem ruas com nomes sonoros e expressivos - Chile, Buenos Aires, Valparaíso, Itaboraí, Barão do Amazonas etc. Veja abaixo o significado de algumas delas, onde muitos de vocês residem ou trabalham.
A rua 18 de Novembro, aquela ao lado do Bourbon e onde está a churrascaria do 35 CTG, bem que poderia, por exemplo, homenagear Jimi Hendrix, o músico genial, falecido nesse dia, em 1970. Mas homenageia mesmo é a rendição dos inimigos na Guerra do Paraguai.

BARÃO DO AMAZONAS – Rua que atravessa os bairros Petrópolis e Partenon. Começa na Protásio e acaba na Paulino Azurenha, com mais de 3 km de extensão. Na Planta Municipal de 1916, convergiam para a atual Bento Gonçalves duas pequenas vias, que eram então novas e de pequena extensão: a própria Barão, vinda dos lados do Arroio Dilúvio, e a avenida Esmeralda, que subia até a meia encosta do morro de Santo Antonio.
Até a década de 30 essa duplicidade de nomes continuou. Com a unificação, pela lei de 6.7.1936, mudou-se a denominação de avenida Esmeralda para Barão do Amazonas. Com o desenvolvimento de Petrópolis, esta rua prolongou-se até a Protásio Alves e, no sentido oposto, do Partenon, subiu o morro e superou a crista, descendo no rumo da Glória, até se encontrar com a Paulino Azurenha.O nome é uma homenagem ao Almirante Francisco Manoel Barroso, o Barão do Amazonas.

GUILHERME ALVES - Atravessa os bairros Jardim Botânico e Partenon. Começa na Ferreira Viana, passa pela Ipiranga e acaba na rua Mario de Artagão, Partenon. Aparece na planta de 1916 com o nome de rua Progresso. Pela lei número 2, de 6.7.1936, ganhou a denominação atual.Guilherme Alves, para quem não sabe (e poucos sabem), foi o primeiro construtor dos grandes e modernos trapiches na rua 7 de Setembro, no centro de Porto Alegre, aqueles mesmos armazéns que mais tarde passaram a ser propriedade da Cia Costeira. Graças à sua iniciativa, foram construídas várias edificações residenciais no Partenon, precisamente na atual rua Guilherme Alves, que ele organizou e construiu.O progresso da rua foi vindo aos poucos. Na planta de 1928, era apenas um logradouro do Partenon, sem ter ainda ultrapassado o Arroio. Na planta de 1949 já se achava plenamente instalada no Jardim Botânico.

FELIZARDO - Jorge Godofredo Felizardo nasceu em 9.11.1901, em Porto Alegre, e faleceu em primeiro de fevereiro de 1966. Foi engenheiro agrônomo, professor catedrático de Zoologia da Faculdade de Agronomia da URGS e do curso de História Natural da Faculdade de Filosofia da PUC, além de allto funcionário da Secretaria de Agricultura. Foi ainda genealogista e membro do Instituto Histórico e Geográfico do RS.

18 DE SETEMBRO – A data marca a rendição do Paraguai, na Guerra do Paraguai, quando forças paraguaias, cercadas pelo exército brasileiro, em Uruguaiana, se rendem sem condições. Dezenove anos depois, para comemorar o fato, foram libertados todos os escravos existentes na cidade. Conforme os registros da História, no dia 18 de Setembro aconteceu também, em diferentes anos, os seguintes feitos: o brasileiro Amyr Klink completa, em 1984, a travessia do oceano Atlântico em um caíque, sua primeira de muitas proezas; o governo militar senciona a Lei de Segurança Nacional, em 1969, prevendo inclusive pena de morte, prisão perpétua e banimento; em 1946, a teceira constituinte brasileira promulga a Constituição Brasileira.É também o Dia dos Símbolos Nacionais, Dia do Perdão.Santos do dia: José de Copertino, Metódio de Olimpo, Ricarda.Curiosidades: em 18 de setembro de 1950 entrou no ar a TV Tupi, de São Paulo, dando início à Era da TV no Brasil. Só havia tevê então em quatro países: EUA, Inglaterra, Holanda e França.Em 18 de novembro morre Jimi Hendrix, em 1970. Nasce Greta Garbo, em 1905. É também o dia da fundação da Central Inteligency Agency, CIA, em 1947, e da fundação do jornal New York Times, em 1851. O Chile comemora sua Independência neste dia, no ano de 1818.

Erros de comunicação mataram os Mamonas

Os Mamonas morreram no auge do sucesso. A torre não entende o piloto. O piloto não entende a orientação da torre. Nesse meio tempo, há uma troca de torres, pois os operadores do tráfego aéreo precisam atender a mais dois aviões que se preparam para pousar no aeroporto de Guarulhos. Na troca, uma torre não sabe a orientação que a outra passou e ninguém mais se entende - mas todos acham que está tudo bem.
Resultado: às 23h15min58 seg, o piloto do Learjet prefixo PT-LSD deixa de falar com a torre e, dois segundos depois, o avião se espatifa sobre a Serra da Cantareira, matando os cinco integrantes do grupo Mamonas Assassinas e mais dois tripulantes, também da equipe.
Esta é a conclusão de um relatório confidencial da Aeronáutica, ao qual a revista Veja teve acesso, e revelou em sua edição de 29 de maio de 1996, poucos meses depois do acidente com os Mamonas, na noite de 2 de março de 1996. O relatório é baseado na caixa preta e nas gravações.
Foi possível reconstituir o que aconteceu, especialmente nos últimos trágicos três minutos - e como, segundo a revista, "a incompetência e o azar mataram os Mamonas".
TUDO ERRADO - O avião decolou de brasília - onde fizeram o último show - quando faltavam dois minutos para as 10 horas da noite de 2 de março. A 15 minutos do pouso em Guarulhos, o Learjet perdeu contato com brasília e passou a comunicar-se com Guarulhos. Está tudo normal, o tempo é bom, o vento também, e tudo indica que não haverá nenhum problema. Cinco minutos após o primeiro contato, a 40 km da pista, a torre pede ao co-piloto que informe a sua posição.
Aí, o início da tragédia: ele diz que é "180", mas não era. Era 170. A torre manda que vire 10 graus. Ele vira.
Minutos depois a torre pede ao co-piloto para informar a velocidade do vento. Ele consulta o equipamento de bordo, que informa um vento de 400 km por hora - velocidade impossível, quase um tufão. Nesse momento, o co-piloto percebe que o equipamento não está funcionando e diz à torre que não tem condições de falar do vento. A torre concorda que a velocidade era um dado absurdo e o desconsidera. Até aqui, problema nenhum. As condições do vento eram normais.
Prossegue a revista, em sua matéria "Três Minutos Fatais": "Há tranquilidade no avião, tudo corre bem, mas os Mamonas estão a cinco minutos e 29 segundos da morte. O avião está a 18 km da pista."(...) "Coisas estranhas começam a ocorrer. Mesmo assim, limita-se a informar ao co-piloto sua posição e diz para, daí em diante, comunicar-se com outra central, a Torre Guarulhos. (...)
"Sete segundos mais tarde o avião dos mamonas informa para a nova torre." - Sierra delta arremetendo."
Começou o desastre. Faltam três minutos e 32 segundos para o choque. (...) "Agora quem fala com a torre não é mais o co-piloto Takeda. É o próprio piloto Jorge Luiz Germano Martins, que será encontrado morto com o microfone no colo. Ele informa que levantará o avião e fará a volta para tentar o pouso de novo. A manobra é correta, só que o retorno deveria ser feito virando à direita. O piloto informa que fará "curva à esquerda" e a torre não o corrige, mandando "curva à direita". Em seguida, nova falha de comunicação." - Prossiga então para o setor sul - diz a torre." - Afirmativo, setor norte - responde o piloto." Estava tudo errado. A torre diz "sul" e o piloto entende "norte". Se fosse na direção "sul", o avião faria o retorno. Como ia na direção errada, rumava para a Serra da Cantareira. Havia ainda uma chance. O piloto, mesmo sem saber se ia para a serra, informa que fará a curva para ficar de novo, de frente para a pista. Se fizesse essa manobra, não haveria acidente. Mas a torre pede que não faça isso, pois há outros dois aviões prontos para pousar e terá de monitorá-los. Pede ao piloto que volte a comunicar-se com a torre original. À torre original, o piloto informa que, em vez de fazer a curva que pretendia, está "alongando a perna do vento", ou seja, está seguindo reto." - O.K. - diz a torre - mantenha a perna do vento".
Faltam dez segundos para a morte. O avião dos Mamonas não tem aparelhos de bordo para detectar obstáculos à frente. Segue reto. Não há nenhum sinal de pânico ou tumulto na tripulação. Mas, para os passageiros, leigos no assunto, há motivo para tensão, pois o avião não pousou como deveria. Ninguém suspeita que há uma enorme montanha ali na frente.
"- Afirmativo - diz o piloto, seguindo a orientação de manter-se em linha reta. Faltam dois segundos."O avião se estraçalha na Serra da Cantareira. Eram 23h16minutos." (Pesquisa e texto: Conselheiro X.)


Fatos e aniversariantes do dia 29 de Dezembro

Hoje o ator Jude Law faz 36 anos e Jon Voight 61. E hoje, em 2001, morreu a cantora Cássia Eller, nascida em 1962.


Em 29 de dezembro de 1972 são resgatados com vida, 14 passageiros de um avião que caiu na Cordilheira dos Andes. Eles permaneceram 72 dias suportando baixas temperaturas, precisando tomar decisões para a sobrevivência. A mais cruel delas foi a de utilizar a carne humana dos mortos como alimento.
1170 - Assassinato de Thomas Becket, chanceler da Inglaterra e arcebispo de Centerbury, canonizado em 1173.
1800 - Nasce Charles Goodyear, inventor do processo de vulcanização.
1808 - Nasce Andrew Johnson, presidente dos Estados Unidos.
1876 - Nasce Pablo Casals, violoncelista, diretor e compositor espanhol.
1917 - Lei estadual de São Paulo proíbe o trabalho noturno infantil e feminino.
1937 - A Irlanda adota seu nome atual: Eire.
1949 - A Hungria nacionaliza suas indústrias e o país passa a viver sob regime comunista.
1949 - Começa a operar a primeira estação de televisão UHF, em Bridgeport, nos Estados Unidos.
1972 - Os 14 sobreviventes do acidente aéreo na Cordilheira dos Andes são resgatados após 71 dias. Membros de um time uruguaio de rúgbi, eles comeram a carne das pessoas mortas para sobreviver.
1975 - Uma bomba explode num terminal do Aeroporto de LaGuardia em Nova Iorque, matando 11 pessoas.
1980 - Descoberta na província chinesa de Yunnan, um crânio humano de aproximadamente oito milhões de anos.
1992 - Fernando Collor de Melo renuncia a Presidência da República e Itamar Franco assume a liderança do país.
1992 - Ocorre o acordo entre Estados Unidos e Rússia sobre o tratado de redução de armas nucleares estratégicas.
1994 - O presidente Itamar Franco aprova a lei que garante a homens e mulheres não casados o direito a pensão alimentícia e a herança de companheiros mortos.
1996 - A Coréia do Norte pede desculpas oficiais pela incursão de um submarino nas águas da Coréia do Sul. As tropas sul-coreanas mataram 24 dos 26 ocupantes da embarcação.
1996 - Guerrilheiros e líderes governamentais da Guatemala assinam um acordo, pondo fim a 36 anos de conflito civil no país.
1997 - Rebeldes integralistas muçulmanos matam 42 pessoas em províncias da Argélia. Em um dos ataques, um grupo invade uma mesquita e atirou nos fiéis durante as orações.
1998 - Líderes do Kmer Vermelho pedem perdão pelo genocídio que cometeram em Camboja na década de 70, matando mais de 1 milhão de pessoas.
1999 - O índice Nasdaq da bolsa de valores norte-americano bate um novo recorde, ultrapassando 4000 pontos.

domingo, dezembro 28, 2008

*A Faculdade de Farmácia da PUCRS está selecionando professor para contratação temporária a partir de março de 2009. O candidato deve possuir graduação em Farmácia e experiência na área de Farmácia Hospitalar. Os interessados devem enviar currículo até terça-feira, 30 de dezembro, pelo e-mail farmacia@pucrs.br ou para o endereço da Faculdade, na sala 202 do prédio 12, bloco A, na avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3512.

Morador antigo recorda os anos cinquenta no JB

O prédio da boate Casa Branca ainda existe, na rua Cervantes.
Eram os anos cinquenta, que muita gente chama de “anos dourados”, e seu Ruben Carlos Simionovschi vivia a sua infância, adolescência e início da juventude. O local – o bairro Jardim Botânico – nem tinha esse nome, oficialmente.“Em 1950, quando eu tinha oito anos, meu pai comprou uma casa na Guilherme Alves. Naquela época as ruas do bairro eram sem calçamento, somente com o passar dos anos elas foram recebendo melhoramentos, uma a uma – canalização do esgoto, calçamento”, relembra ele.

Aos quase setenta anos, ainda morador do Botânico (rua Surupá), seu Ruben revive essa época com grande riqueza de detalhes. “Para nos locomovermos, tínhamos a opção de ir até a Protásio Alves, na esquina com a Barão do Amazonas, ou seguir até o final da linha do bonde, que ficava na esquina da rua Carazinho. Interessante que a linha de bonde vinha em dois sentidos, tinha trilhos nos dois lados da Protásio, junto aos postes centrais, mas somente até a Vicente da Fontoura, onde acabava a linha Boa Vista. Os bondes eram tipo “gaiolas”. Depois dali a linha era de um só lado, até o final, na esquina da Carazinho.
"Outra opção era pegar um micro-ônibus na Barão do Amazonas, esquina com a Felizardo. A opção preferida pela maioria era mesmo o bonde para o centro da cidade, já que a passagem saía mais em conta. Lembro que o micro-ônibus era cara. Por exemplo, se a passagem do bonde fosse 0,50 centavos, a do micro-ônibus era 2,00. Depois de alguns anos, a linha de ônibus, já operada pela Secretaria Municipal de Transportes, foi estendida até a esquina da rua Serafim Terra com a Felizardo”.Ele recorda que os ônibus variaram no decorrer dos anos: primeiramente movidos a gasolina, “depois uns ônibus importados, a diesel. Tivemos também ônibus “papa-filas”, cuja dianteira era um cavalinho, o ônibus vinha quase engatado nele”.

FAMOSO CABARÉ – Em uma época em que não havia televisão no Rio Grande do Sul os cinemas dominavam a cena. Ruben lembra: “Tivemos dois cinemas em Petrópolis. Um ficava nos fundos da antiga igreja de São Sebastião, na esquina das ruas Carazinho e João Abott, o Cinema Petrópolis. Já o Ritz, na Protásio, funcionou mais tempo, até ser demolido. Outra lembrança que eu tenho da Colônia Agrícola do Hospital São Pedro que ficava na área ocupada hoje pela SMAN e o Jardim Botânico. Os doentes trabalhavam no cultivo de hortaliças e alguns fugiam e ficavam perambulando pelo bairro.
No bairro, a “Vila São Luiz”, havia também muitos campos de futebol. Onde hoje é a ESEF, por exemplo, tínhamos quatro campos, muito frequentados, onde aconteciam torneios de futebol aos finais de semana. Além deste havia o campo da SMT, no final da Felizardo, esquina com a Buenos Aires. Onde hoje é a rua Pedro Pieretti existia o campo do Clube Amazonas e onde está o Bourbon eram dois campos também”.

Simionovschi recorda que na rua Cervantes, subindo a Dona Inocência, funcionava um famoso cabaré da cidade, o “Casa Branca”, cujo prédio ainda existe, “porém sem o charme de antigamente.“Sei dizer era frequentado por pessoas de algum poder aquisitivo. Lembro que a proprietária era uma senhora que tinha uma filha adolescente, como nós, uma filha muito promissora. Aquela parte alta do bairro era conhecida como Vila Russa”.

DOUTOR TÁCITO – Nos anos 50 não havia esgoto canalizado – os despejos corriam a céu aberto. A maioria das casas tinham latrinas e, algumas, fossa negra. “No início, cavei muito buraco para a nossa latrina”, revela Ruben. Quanto á água, naqueles tempos, já era tratada e canalizada, embora existissem determinados locais onde ela aflorava naturalmente do solo – os moradores mais antigos lembram das “bicas” da Praça Ararigbóia e da praça Nações Unidas.Por esse tempo o arroio Dilúvio – hoje praticamente um esgoto urbano – exibia águas claras, boas para o banho e para a pesca. Ruben presenciou as obras de canalização e o calçamento da avenida Ipiranga. Ex-aluno do colégio Otávio de Souza, lembra dele todo de madeira - “construído no governo Leonel Brizola” - feito com táboas de “macho-e-fêmea” sobre pilares de concreto. Outra recordação é a da Chácara das Camélias, de cultivo de flores, e que começava na Ferreira Viana e terminava na altura do número 200 da Guilherme Alves. “Outra chácara era onde está o Conjunto Felizardo Furtado, de hortigranjeiros, os donos eram uma família, só recordo do nome de um dos filhos, chamado Raul. Outra ficava onde hoje está sendo anunciada a construção do Condomínio Allure, na Felizardo, uma chára de agrião, principalmente, do seu Ângelo, que tem descendentes no bairro – Zé, Luiz, filhos, noras, genros, netos”.Outra pessoa da qual seu Ruben Simionovschi não esquece é do doutor Tácito Castro de Castro, um médico que atendia os pacientes em sua própria casa, na rua La Plata, defronte ao hoje Supermercado Gecepel. “Depois ele manteve o consultório em uma sala no prédio da Barão do Amazonas, em frente ao Posto Ipiranga, esquina Valparaíso. Ali, em uma das lojas, havia a Farmácia Idela, do casal Frontelmo e Léa e mais um sócio”.
Pater, em A Tribuna (ES), Lane, em Charge On Line, e Benett, na Gazeta do Povo (PR)





Fatos e aniversariantes do dia 28 de Dezembro

Hoje o ator Denzel Washington completa 54 anos, Wanessa Camargo faz 26 e Giulia Gam faz 42.



Em 28 de dezembro de 1895, Louis Lumiére realizou os primeiros espetáculos regulares de Cinema. Para chegar ao primeiro aparelho, foi preciso resolver três dificuldades: a análise do movimento, a fixação desse movimento num recipiente qualquer e a sua projeção fora do aparelho.
1832 - John C. Calhoun é o primeiro vice-presidente norte-americano a renunciar, alegando diferenças com o presidente Jackson.
1895 - Ocorre a primeira projeção pública de cinema, efetuada pelos irmãos Lumiére.
1897 - A peça Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, estréia em Paris.
1908 - Na Itália, um terremoto de 7,5 graus na escala Richter, deixau cerca de 300 mil mortos. Foi o pior da história da Europa.
1911 - O médico Sun Yat Sen, fundador do Partido Nacionalista da China, o Kuomintang, torna-se o primeiro presidente do país.
1937 - A primeira Constituição da República da Irlanda é estabelecida. Na época, o primeiro-ministro era Eamon de Valera, fundador do Exército Republicano Irlandês (IRA).
1937 - Morre Maurice Ravel, compositor francês, considerado um dos maiores músicos do século 20.
1940 - Lançadas milhares de bombas incendiárias em Londres, destruindo prédios importantes da cidade.
1944 - Durante a Segunda Guerra Mundial, tanques soviéticos invadem Budapeste, capital da Hungria.
1965 - O presidente do Vietnã do Norte, Ho Chi Minh, rejeita negociações de paz oferecidas pelos Estados Unidos.
1981 - O presidente Ronald Reagan anuncia sanções econômicas contra a União Soviética, após a imposição de lei marcial na Polônia.
1987 - O presidente José Sarney eleva o piso salarial em 25%, contra os 33% indicados pelo Ministério do Trabalho.
1989 - O Brasil quebra o recorde negativo de inflação na sua história, chegando a 1.764,86% ao ano.
1989 - Alexandre Dubcek, ex-líder comunista da Checoslováquia, é nomeado líder do parlamento.
1992 - O parlamento iugoslavo vota a remoção do primeiro-ministro Milan Panic.
1993 - O Vaticano reconhece oficialmente a existência do Estado de Israel.
1997 - O governo de Hong Kong mata e incinera 1,3 milhão de galinhas na tentativa de eliminar o vírus da gripe, que havia matado quatro pessoas e causado temor de uma epidemia.

sábado, dezembro 27, 2008

Jennifer Aniston, atriz que completará 40 anos em 11 de fevereiro próximo.

Delegada: que furto de veículo é problema no JB

Oitava DP, na Protásio Alves.
O roubo de carros é, hoje, o principal problema do Jardim Botânico. Quem diz isso é a delegada titular da Oitava Delegacia de Polícia de Porto Alegre, na avenida Protásio Alves, delegada Márcia Petry. Policial veterana, com mais de 20 anos na profissão, filha de pai policial, Márcia (que não gosta de se expor em fotos) , dirige uma distrital que atende, em média, mais de 40 ocorrências diárias e tem sob sua jurisdição (picotados) alguns dos bairros mais nobres da cidade - Petrópolis, Bela Vista, Moinhos de Vento, entre outros. "Não é porque estamos em uma zona nobre de Porto Alegre que a nossa delegacia é melhor em infra-estrutura", desabafa ela. Na verdade, a Oitava tem 19 agentes, mais nem todos estão no serviço diário - dois estão cedidos, um em licença, quatro trabalham na função catorial e apenas cinco na investigação. "O certo é termos 34 policiais aqui".A delegada - que está há sete meses na distrital - atribiu ao aumento da violência no bairro Jardim Botãnico ("a violência, na realidade, está aumentando em toda parte") à má iluminação de suas ruas e "à falta de policiamento ostensivo". A sua DP nâo engloba o JB inteiramente - pega trechos, como a Salvador França, a Machado de Assis, a Cristiano Fischer, a La Plata, a Barão do Amazonas, a Lucas de Oliveira, a Felizardo, entre outras ruas. Outra parte fica a cargo da Décima Primeira DP, na Salvador França, esquina com a Bento Gonçalves.

ESTELIONATO - Mesmo com efetivo insuficiente, com falta de armas de grosso calibre e de viaturas, o pessoal da Oitava, segundo ela, faz o que pode. Os furtos de veículos estão em primeiro, na lista de ocorrências, seguidos de crimes contra o patrimônio e de estelionatos. "Nos orgulhamos de solucionar 100% dos crimes contra a vida", informa. "Eles são a nossa prioridade".Instalada em um antigo prédio em Petrópolis, a Oitava é uma delegacia distrital não especializada - faz "clinica geral". Ou seja, cuida de tudo. "Aqui nós conseguimos trabalhar graças à nossa equipe, graças ao chefe da DP e supervisor, Inspetor André Berbigier, ao chefe do cartório, escrivão luciano Dias, ao chefe da Secretaria, comissário Nelson Artur. Sem essa equipe o órgão não funcionaria".Em tom de desabafo, Márcia - que é natural de Porto Alegre e já trabalhou no DENARC (Departamento de Narcóticos) e em outras delegacias do litoral e da zona carbonífera - gostaria que a realidade policial fosse muito diferente da que hoje aí está. "O problema maior dos policiais é o salário, o mesmo acontecendo com os delegados. Somos dos mais mal pagos do País". Para se ter uma idéia, um investigador de polícia ganha em torno de 1300 reais, restando um pouco mais para o comissário. Há 14 anos eles não ganham aumento - desconta-se aí um aumento, sob ordem judicial, de 19% este ano.A realidade de um policial é estressante mas também tem coisas engraçadas e curiosas. Indagada a respeito, ela fala de pessoas que vêm dar queixas das coisas mais absurdas - maridos que dão queixa de que suas mulheres não dormiram em casa, outros que dizem que foram traídos, ou que o vizinho o chamou de "corno". Mas, segundo ela, todos tem andamento e acabam resultando em alguma coisa.
Charges de Tiago Recchia, na Gazeta do Povo (PR), e Benett.


Fatos e aniversariantes do dia 27 de Dezembro

Hoje Marlene Dietrich faria 107 anos. O ator Gérard Depardieu completa 60, o maestro Isaac Karabtchevisky faz 74, o jogador Raul Plassmann faz 64. E hoje foi assassinada a líder e presidente do Paquistão, Benazir Bhutto.






Em 27 de dezembro de 1945, era inaugurado o Fundo Monetário Internacional. Na Conferência de Bretton Woods, nos Estados Unidos, são discutidos e aprovados os estatutos constitutivos. A partir desta data entram em vigor, após a assinatura de 29 países, correspondentes a 80% da sua quota inicial.
1571 - Nasce o astrônomo e filósofo alemão Johannes Kepler, que descobriu a viagem dos planetas em órbitas elípticas.
1822 - Nasce o químico e biólogo francês Luís Pasteur, fundador da microbiologia.
1901 - Nasce na Alemanha a atriz Marlene Dietrich.
1923 - A Cruz Vermelha organiza coleta de alimentos para a Alemanha.
1927 - Leon Trotski é expulso do Partido Comunista soviético. É uma vitória para Josef Stalin, que passa a ser líder absoluto do país.
1939 - Getúlio Vargas cria o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), encarregado de censurar os meios de comunicação durante o Estado Novo.
1945 - É criado o Fundo Monetário Internacional (FMI).
1945 - Após a Segunda Guerra Mundial, as potências aliadas concordam em dividir a Coréia.
1947 - Uma nova constituição italiana é promulgada em Roma.
1948 - Nasce o ator francês Gérard Depardieu.
1949 - Carlos Lacerda funda, no Rio de janeiro, o jornal Tribuna da Imprensa.
1950 - Os Estados Unidos e a Espanha restabelecem relações diplomáticas, rompidas durante a Guerra Civil espanhola.
1951 - A União Soviética anuncia que participará dos Jogos Olímpicos de 1952.
1968 - Retorna à Terra a nave Apolo 8, depois de dar 10 voltas ao redor da Lua.
1978 - Juan Carlos I, proclamado rei da Espanha pelo Parlamento em 1975, ratifica uma nova Constituição que limita seus poderes políticos.
1994 - O especulador Naji Hahas é condenado a pagar uma multa de R$ 10,2 bilhões por causa de articulações irregulares no mercado financeiro. Em 1989, ele quase provocou a quebra da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
1996 - Dez bebês morreram em 25 dias no Centro de Neonatologia do Hospital Geral de Fortaleza. Por causa da superlotação, faltavam médicos, equipamentos e material de higiene.

sexta-feira, dezembro 26, 2008

*Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (Inscer) promove a palestra "Neuroimagem Molecular por PET-Scan". O ministrante será o neurologista Pedro Rosa-Neto, da McGill University, do Canadá. O encontro será às 11h, na sala de reuniões do Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB), na avenida Ipiranga, 6690- Porto Alegre. A atividade tem entrada franca e integra o Ciclo de Conferências do Inscer. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3250.

terça-feira, dezembro 23, 2008

Charge de Bessinha.

Mercado continua sendo ótima opção de Natal


Com a efetivação de mais de 30 mil atos de compras diariamente, o Mercado Público Central de Porto Alegre é uma ótima opção para aquisição dos itens que farão parte da ceia natalina e de ano novo. O Mercado é conhecido como ponto de venda de produtos de qualidade, com diversas bancas especializadas em especiarias, carnes, bebidas e guloseimas diversas.
A freguesa da Banca do Holandês, Edilane Cecaegno, vinda da cidade de Pelotas, que comprava passas de uva, castanha do Pará, amêndoas e avelãs, disse que optou em comprar no Mercado Público os itens da Ceia de Natal. Em viagem à serra gaúcha, concluiu que seria mais fácil encontrar todos os produtos em Porto Alegre. Eliane aproveitou para dar uma dica para a tradicional farofa que acompanha o peru ou chester: fritar bacon, torrar a farinha de mandioca com um pouco de açúcar e, após, colocar as passas de uva pretas. "Fica uma delícia", assegura.
O vendedor da Banca 31, Daniel Souza, adianta que as pessoas também estão optando por outras alternativas menos tradicionais para a ceia. "O pessoal já está enjoado de comer peru e estão comprando mais o bacalhau. Mas os damascos e frutas cristalizadas continuam sendo a preferência", conta.
O Mercado Público funciona das 7h30 às 20h, e no sábado das 7h30 às 18h, sendo que o estacionamento do Largo Glênio Peres está liberado, aos sábados, para compras no Mercado Público. O prédio de 139 anos é gerenciado pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic).
Mercado PúblicoO prédio tem hoje 110 estabelecimentos. São quatro agropecuárias, 16 armazéns, 30 bares e restaurantes, oito açougues, oito peixarias, duas bancas de jornais e revistas, serviço de barbearia e xerox, quatro lojas de artigos religiosos, três delicatessen, duas lotéricas, duas padarias, um posto bancário, duas fruteiras, oito bancas de hortifrutigranjeiros, uma loja de aquários, uma loja de comércio de flores naturais, uma cachaçaria, uma sorveteria, duas lojas de cooperativas, um doceria de Pelotas, uma loja de artesanato e um livraria. O Mercado Público foi talmente restaurado em 2008 pela prefeitura, por meio da Smic, com recursos do Funmercado.

43 mil inscritos para pouco mais de 300 vagas


Com mais de 43 mil inscritos, até hoje, 23, para as 318 vagas oferecidas, o Concurso Público 003/2008 da prefeitura encerra suas inscrições no próximo dia 26, após edital de prorrogação divulgado no dia 16 de dezembro no Diário Oficial de Porto Alegre. As maior procura no período foi para o cargo de Técnico em Enfermagem (11.020 inscritos), seguido das vagas para Guarda Municipal (5.665) e Enfermeiro (3.584).
Para quem ainda não fez sua inscrição, o Edital completo, com informações sobre os cargos, detalhamento das provas, valores das inscrições e vencimentos pode ser acessado nos sites da Fundação Conesul de Desenvolvimento (http://www.conesul.org/) e da prefeitura , no link Concursos, no lado esquerdo do site.
Segundo a secretária de Administração, Sonia Vaz Pinto, 23 concursos públicos serão realizados simultaneamente. “Estão abertas 318 vagas para cargos de nível médio e superior, com ênfase nas áreas da educação, saúde e segurança pública. Nosso objetivo é contratar pessoal para atender às demandas do ano letivo de 2009”, destacou.
O valor das inscrições é de R$ 36,50 para os cargos de nível médio e professor de Séries Iniciais / Educação Infantil; R$ 46,50 para Motorista e Guarda Municipal; R$ 66,50 para os cargos de Nível Superior e R$ 81,50 para Assessor Jurídico e Professor (com proficiência). O
Cargos e VagasProfessor (74 vagas)Geólogo (1 vaga)Bibliotecário (39 vagas)Técnico em Enfermagem (21 vagas)Médico veterinário (1 vaga)Guarda Municipal (60 vagas)Terapeuta Ocupacional (7 vagas)Auxiliar de Cozinha (2 vagas)Auxiliar de Laboratório e Análises (4 vagas)Cozinheiro (2 vagas)Farmacêutico (5 vagas)Fisioterapeuta (2 vagas)Nutricionista (5 vagas)Técnico em Radiologia (5 vagas)Auxiliar de Gabinete Odontológico (1 vaga)Enfermeiro (27 vagas)Motorista (25 vagas)Psicólogo (5 vagas)Assistente Social (7 vagas)Sociólogo (6 vagas)Assessor para Assuntos Jurídicos (19 vagas)


Linha Turismo à noite vai até o próximo domingo


Últimos dias para participar do Passeio Iluminado Linha Turismo, que é realizado diariamente a partir da 20h30. A novidade, que oferece uma nova maneira de passear pela cidade à noite, será realizada até 28 de dezembro, com exceção de amanhã, 24 e 25.
A adequação em relação ao horário anterior (20h) visa a ampliar o período em que o ônibus permanece circulando nas ruas da cidade após o pôr-do-sol, aproveitando melhor a noite e conferindo mais visibilidade à iluminação externa do ônibus, especialmente decorado para o período festivo do Natal e Ano-novo. O veículo de dois andares e quatro metros de altura está com iluminação externa em toda sua extensão, e letreiros luminosos dão mensagens de boas festas. Além do visual, as músicas natalinas tocadas ao longo do passeio têm provocado aplausos e emoção nas pessoas por onde o ônibus iluminado passa.
Organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Carris, o Passeio Iluminado Linha Turismo tem um trajeto diferenciado e de menor duração (cerca de 60 minutos) com relação aos tradicionais city tours realizados pelo ônibus turístico.
Árvore de Natal - Entre os atrativos que podem ser apreciados à noite está a árvore de Natal de 45 metros de altura, com dois milhões de pontos de luz, montada junto à Usina do Gasômetro. A Praça da Matriz também foi incluída no roteiro e, na passagem do ônibus pelo local, os passageiros de hoje, 18, poderão ouvir um pouco do Concerto Especial de Natal - Uma Noite em Viena, com regência do maestro Isaac Karabtchevsky.
No itinerário, o ônibus iluminado passa também pelo Capitólio, Monumento aos Açorianos, Ponte de Pedra, Planetário, Jardim Botânico, Igreja Auxiliadora, Parcão, Hidráulica Moinhos de Vento, Cais do Porto e Lago Guaíba. O trajeto compreende as ruas e avenidas Lima e Silva, Loureiro da Silva, Borges de Medeiros, Ipiranga, Salvador França, Carlos Gomes, Plínio Brasil Milano, 24 de Outubro, Ramiro Barcelos, Cristóvão Colombo, Barros Cassal, Independência, Conde de Porto Alegre, Riachuelo, Praça da Matriz, Caldas Junior, Mauá, Presidente João Goulart e Loureiro da Silva.
A tarifa é de R$ 5, preço único que valerá para as poltronas dos dois andares do veículo panorâmico. O passeio especial parte do terminal de embarque localizado em frente à sede da SMTUR (Travessa do Carmo, 84 - Bairro Cidade Baixa). Reservas podem ser feitas pelos telefones 3212-1628 e 3212-3464. Grupos acima de dez pessoas devem usar o e-mail reservas@turismo.prefpoa.com.br.


*Toda a arquitetura popular e erudita do Brasil, a formação e a evolução das cidades brasileiras, a arquitetura gaúcha e mais tópicos serão desvendados na especialização que a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS oferece a partir de 2009. O curso "Arquitetura e Patrimônio Arquitetônico no Brasil" já recebe inscrições por meio do site www.pucrs.br/fau/patrimonio. Na página, podem ser conferidos detalhes sobre as aulas, os conteúdos, público alvo, professores, e a programação completa, que inclui ainda seminários na área de cultura regional, artes decorativas, a cor na arquitetura, arte,
design e patrimônio. Informações também pelo telefone (51) 3320-3564 ou e-mail pos-th@pucrs.br.
*O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) estará fechado para visitação nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro de 2009. A exposição reabre na sexta-feira, 2 de janeiro, em horário normal, das 9h às 17h. O MCT localiza-se no prédio 40 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e funciona de terças-feiras a domingos. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3597 ou no site www.mct.pucrs.br.
*Trinta e quatro médicos do Hospital São Lucas da PUCRS estão entre os mais admirados do país, segundo pesquisa realizada pela revista Análise. O trabalho, que será publicado nesta semana, aponta 128 profissionais do Rio Grande do Sul entre os 2,3 mil médicos mais citados. O levantamento foi realizado com 1.553 autoridades da área médica em todo o país, entre eles dirigentes de associações de classe, diretores de hospitais, professores e médicos. Em relação aos hospitais, o São Lucas ficou entre as oito instituições mais admiradas. A classificação teve como base o número de especialidades citadas pelas autoridades médicas consultadas.Confira a lista dos médicos que integram o corpo clínico do HSL e figuram entre os mais admirados:
Jefferson Luís Braga da Silva (Cirurgia da Mão);

Plínio Baú (Cirurgia Geral);
Cláudio Corá Mottin (Cirurgia Geral);
Jarcedy Machado Alves (Cirurgia Geral);
Marianela Flores de Hekman (Geriatria);
Newton Luiz Terra (Geriatria);
Yukio Moriguchi (Geriatria);
Jaqueline Brendler (Ginecologia e Obstetrícia);
Manoel Afonso Guimarães Gonçalves (Ginecologia e Obstetrícia);
Álvaro Petracco (Ginecologia e Obstetrícia);
Antonio Luiz Frasson (Mastologia);
Eliseu Paglioli Neto (Neurocirurgia);
Jefferson Becker (Neurologia);
Magda Lahorgue Nunes (Neurologia);
Jaderson Costa da Costa (Neurologia);
Luis Fernando Garcias da Silva (Neurologia);
André de Castro Dalbem (Neurologia);
André Luis Fernandes Palmini (Neurologia);
Maurício André Gheller Friedrich (Neurologia);
Ivan Antônio Izquierdo (Neurologia);
Bernardo Garicochea (Oncologia);
Carlos Henrique Escosteguy Barrios (Oncologia);
Nédio Steffen (Otorrinolaringologia); Renato Machado Fiori (Pediatria);
Humberto Holmer Fiori (Pediatria);
Jefferson Pedro Piva (Pediatria);
Paulo José Cauduro Marostica (Pediatria);
Jussara Fiterman (Pneumologia);
Renato Tetelbom Stein (Pneumologia);
Diogo Rizzato Lara (Psiquiatria);
Henrique Sarmento Barata (Urologia);
Carlos Eurico Dornelles Cairoli (Urologia).

Fatos e aniversariantes do dia 23 de Dezembro

Hoje a primeira-dama francesa completa 41 anos. E a atriz Cláudia Raia faz 42.


No dia 23 de dezembro de 1968, a primeira missão com tripulação humana atinge a órbita lunar. A viagem durou seis dias e a tripulação era formada por Frank Borman, James Lovell Jr. e William Anders, que conduziram testes completos do módulo de comando para missões lunares.
1667 - A Inquisição condena o padre humanista Antônio Vieira à reclusão e ao silêncio.
1672 - Rea, o maior satélite do planeta de Saturno, é descoberto pelo astrônomo francês Giovanni Cassini.
1777 - Nasce Alexandre I, czar da Rússia entre 1801 e 1825.
1805 - Nasce Joseph Smith, religioso norte-americano, fundador do mormonismo.
1837 - Nasce Sissi, futura imperatriz austríaca.
1888 - Sofrendo de depressão, Vincent Van Gogh, pintor pós-impressionista holandês, corta parte da sua orelha esquerda.
1920 - O parlamento britânico divide a Irlanda em duas áreas distintas: o Norte (Ulster), como parte do Reino Unido, e o Sul.
1931 - No Vaticano, ocorre o desmoronamento da Sala Sistina e vários volumes de sua biblioteca são destruídos.
1939 - Morre Anthony Hermann Gerard Fokker, construtor de aviões norte-americanos, de origem holandesa.
1947 - Os cientistas John Bardeen, Walter Brittain e William Schockley apresentam o transistor, que substitui a válvula e ajuda no desenvolvimento da ciência eletrônica.
1948 - No Japão, o ex-primeiro ministro Hideki Tojo é enforcado em razão de ter cometido crimes de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.
1953 - Na União Soviética, o ex-chefe da polícia secreta Lavrenty Beria é executado por supostamente tentar depor o ditador Joseph Stalin.
1954 - O filme 20 Mil Léguas Submarinas estréia nos Estados Unidos e se torna um dos maiores sucessos dos estúdios Walt Disney.
1968 - Astronautas norte-americanos da espaçonave Apollo 8 se tornam as primeiras pessoas a orbitarem a Lua.
1970 - A construção do World Trade Center, em Nova York, atinge 411 metros. O complexo inclui duas torres de 110 andares.
1971 - Pela 14ª vez, Austregésilo Augusto de Athayde é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras.
1972 - Um terremoto atinge Manágua, na Nicarágua, resultando na morte de aproximadamente 7 mil pessoas.
1974 - Ocorre o primeiro vôo do avião B-1, bombardeio estratégico tripulado pela Força Aérea dos Estados Unidos.
1976 - A Censura federal proibe a novela da Rede Globo Despedida de Casado, acusada de difundir o amor livre, a separação da família e as brigas entre as gerações.
1986 - Sancionada a lei do Ponto Final, para julgamentos militares na Argentina.
1986 - O avião experimental Voyager realiza a primeira volta ao redor do mundo sem parar.
1990 - A população da Eslovênia, uma república da Iugoslávia, vota num plebiscito a favor de se tornar um Estado independente.
1991 - O chanceler da Alemanha Helmut Kohl reconhece a condição da Croácia como Estado independente e soberano.
1997 - O México divulga o massacre de 45 índios, entre eles 21 mulheres e 15 crianças, ocorrido em Chiapas, no dia anterior.

segunda-feira, dezembro 22, 2008

*A Faculdade de Farmácia da PUCRS está selecionando professor para contratação temporária a partir de março de 2009. O candidato deve possuir graduação em Farmácia e experiência na área de Farmácia Hospitalar. Os interessados devem enviar currículo até terça-feira, 30 de dezembro, pelo e-mail farmacia@pucrs.br ou para o endereço da Faculdade, na sala 202 do prédio 12, bloco A, na avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3512.
Charges de Bessinha e Ique (JB)


*O Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia recebe inscrições de interessados em participar de um grupo terapêutico para pessoas com transtornos psicossomáticos (distúrbios orgânicos associados às tensões psicológicas, estresse e ansiedade). As inscrições podem ser feitas até terça-feira, 30 de dezembro, pelo telefone (51) 3320-3561. É necessária a disponibilidade do participante ao diálogo em grupo (que terá entre 8 e 10 pessoas).