Implantado há pouco mais de três meses, o serviço de atendimento online do Procon Porto Alegre, acessado através da página na Internet http://www.portoalegre.gov.br/procon, solucionou cerca de 1200 solicitações encaminhadas pela população da Capital sobre conflitos de consumo. O serviço, inédito entre os 547 Procons do país, representa 28% do total de atendimentos do Procon Municipal efetuados no último trimestre.
Desde 29 de fevereiro, data de sua inauguração, o órgão de defesa do consumidor da prefeitura realizou aproximadamente 20 mil atendimentos por meio de consultas presenciais, por telefone, por e-mail e pelo formulário online.
Funcionalidades - O serviço eletrônico funciona por meio de um formulário a ser preenchido, que permite, além de solicitação de informações, o envio de queixas contra fornecedores de produtos e serviços a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive nos finais de semana. O aplicativo possibilita aos funcionários do Procon o recebimento de notas fiscais, orçamentos, recibos e contratos de forma digitalizada. O Procon municipal resolve os problemas enfrentados pelos consumidores no prazo de um a três dias úteis, período no qual os profissionais da área de Direito do Consumidor do órgão dão retorno ao público, por e-mail ou por telefone, sobre os resultados dos procedimentos adotados.
De acordo com o coordenador do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Júnior, cresce a cada mês o número de reclamações que chegam pela Internet. “O serviço online não foi criado com o objetivo de substituir o atendimento presencial no Procon e sim para se constituir em mais um canal de acesso à defesa do consumidor na cidade”, destaca. A grande demanda por informações na página da Internet do Procon municipal foi um dos motivos para a implantação do serviço na Web. “Em oito meses de funcionamento registramos cerca de 26 mil acessos e mais de 65 mil navegações no site”, ressalta.
Acessibilidade ao Procon online
Consumidores que não dispõem de computador em casa ou no trabalho podem acessar o site do Procon nos seguintes locais: • Sala online localizada no 4º andar da Usina do Gasômetro, em funcionamento de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Telefone 3289-8100.• Sala online do Santander Cultural, Centro. Telefone 3287-5940.• 37 telecentros, informações sobre a localização de cada um no telefone 3289-7022.
Desde 29 de fevereiro, data de sua inauguração, o órgão de defesa do consumidor da prefeitura realizou aproximadamente 20 mil atendimentos por meio de consultas presenciais, por telefone, por e-mail e pelo formulário online.
Funcionalidades - O serviço eletrônico funciona por meio de um formulário a ser preenchido, que permite, além de solicitação de informações, o envio de queixas contra fornecedores de produtos e serviços a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive nos finais de semana. O aplicativo possibilita aos funcionários do Procon o recebimento de notas fiscais, orçamentos, recibos e contratos de forma digitalizada. O Procon municipal resolve os problemas enfrentados pelos consumidores no prazo de um a três dias úteis, período no qual os profissionais da área de Direito do Consumidor do órgão dão retorno ao público, por e-mail ou por telefone, sobre os resultados dos procedimentos adotados.
De acordo com o coordenador do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Júnior, cresce a cada mês o número de reclamações que chegam pela Internet. “O serviço online não foi criado com o objetivo de substituir o atendimento presencial no Procon e sim para se constituir em mais um canal de acesso à defesa do consumidor na cidade”, destaca. A grande demanda por informações na página da Internet do Procon municipal foi um dos motivos para a implantação do serviço na Web. “Em oito meses de funcionamento registramos cerca de 26 mil acessos e mais de 65 mil navegações no site”, ressalta.
Acessibilidade ao Procon online
Consumidores que não dispõem de computador em casa ou no trabalho podem acessar o site do Procon nos seguintes locais: • Sala online localizada no 4º andar da Usina do Gasômetro, em funcionamento de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Telefone 3289-8100.• Sala online do Santander Cultural, Centro. Telefone 3287-5940.• 37 telecentros, informações sobre a localização de cada um no telefone 3289-7022.
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