Em janeiro de 1942 Porto Alegre tinha cerca de 300 mil habitantes, e já era a terceira mais importante capital brasileira. Um grande número de atividades esportivas eram praticados na cidade, especialmente no Estádio América, situado na avenida Borges de Medeiros e palco de variados gêneros de lutas marciais - judô, karatê, boxe, luta-livre e jiu-jitsu, especialmente. Lutadores argentinos, uruguaios e paraguaios vinham especialmente para se apresentar aqui, aplaudidos por um grande e apaixonado público.
No final de 1941 e início de 1942, época da Segunda Guerra Mundial, um dos integrantes da família Grace veio a Porto Alegre para se apresentar no América, em uma série de lutas: era George Grace, que desafiou e enfrentou outros expoentes do jiu-jitsu local. George era campeão brasileiro e a família Grace - os pais do jiu-jitsu brasileiro - já eram uma lenda dos esportes marciais, lenda que só fez crescer até hoje. De origem escocesa, originários de Belém do Pará, os Grace radicaram-se no Rio de Janeiro e formaram gerações de lutadores. Hoje são legendas internacionais e treinam atores de Hollywood que protagonizam filmes de ação.
Um comentário:
Boa tarde, vc é de Porto Alegre? sou filha do Lutador Tatú que lutou com George Gracie como dito na sua matéria e gostaria muito de saber se existe filmagens dessas lutas,tenho também recortes de jornais dessa época se procurar no google vc vai encontrar meu acervo. se puder me ajudar agradeço muito. contato pode me encontrar no facebook (Veronica Melo Hatem)
Postar um comentário