No verão de 1941 viajar de ônibus em trajetos de longo curso era uma desconfortável e longa temeridade. os cidadãos geralmente viajavam de trem, de barcos ou mesmo de aviões, preferindo tais meios de transporte às estradas de terra batida, já que não havia nenhuma via asfaltada no Rio Grande do Sul. Nesta propaganda, extraída da Revista do Globo, de Porto Alegre, aparece um anúncio da Empresa Jaeger que partia da Praça Rui Barbosa, no centro, onde então se localizava a estação rodoviária da capital gaúcha, com destino a Araranguá e Florianópolis, "em combinação com as linhas de São Paulo".
As viagens aconteciam somente duas vezes por semana, embora para o litoral do Estado houvesse linhas diárias - afinal era o mês de janeiro e muitos seguiam para "os banhos de mar". Os ônibus eram pequenos - tais como as lotações de hoje. Note-se ainda que os telefones de Porto Alegre tinham apenas quatro dígitos.
2 comentários:
Poxa!!! Que legal!!!
Trata-se da empresa de ônibus de meu vô materno Mário Jaeger.
Estou fazendo uma pesquisa sobre os Jaeger para felicidade de minha mãe, filha primogênita do sócio dessa empresa pioneira.
Parabéns pelas publicações, principalmente pela diversidade nos temas...
Curiosos e interessantíssimos!!!
Enfim!!! Adorei teu blog.
Abs
Em tempo: tbém possuo um blog e (talvez ainda hoje) publique meu trabalho sobre a EMPREZA JAEGER & IRMÃO.
Olá! Como está atualmente essa pesquisa?
EStudo a história do transporte e tenho algum material para compartilhar e muitas perguntas pra fazer.
Régulo F Ferrari
Postar um comentário