terça-feira, setembro 02, 2008

Professora Liramar e o trabalho que a emocionou




OLÁ!
Estou enviando mais um trabalho, que emocionou-me ao vê-lo sendo apresentado na última sexta feira em minha escola.
“ DA SALA DE AULA PARA O PALCO DE NOSSO AUDITÓRIO...”
No último dia 29/08, realizou-se em minha escola um trabalho que me deixou emocionada, a emoção tomou conta desta professora. Presenciei este trabalho maravilhoso que alguns colegas conseguiram realizar e que precisamos divulgar. O primeiro ano da professora Carla, que atualmente tem como auxiliar uma estágiaria do IPA, (que a recebemos com muito carinho pois a mesma foi nossa aluna no passado), seu nome Kátia da Silva. Também, com o apoio da vice-diretora, professora Claudia Regina Pereira e a colaboração da colega Denise Machado(que com seus dotes artísticos, enfeitou e deu um toque de sala de aula , as paredes do auditório, com vários caderninhos com carinhas de felicidade), também tivemos a presença da linda boneca que veio toda estilizada interpretar para as crianças e para alguns pais que foram prestigiar o evento, a música de autoria de Toquinho e Vínicius de Moraes “ O caderno”. Essa boneca , possui a capacidade de encantar e brilhar, pois graças a Deus, ama muito fazer o que faz, principalmente se for para as crianças.A boneca que estou falando , a bonequinha é a nossa “TATIANA...a EMILENA, QUE NASCEU PARA REALIZAR ISSO E MUITO MAIS...”Bem, preciso dizer como foi a reação das crianças?
Claro e respondendo a pergunta, minha emoção aflorou exatamente nesse momento, pois ao olhar aqueles rostinhos, encantados, maravilhados, olhando a boneca realizar movimentos ensaiados conforme as notas musicais, me deixou tremendamente feliz e com a certeza que enquanto numa escola houver rostinhos encantados e maravilhados, haverá sempre uma escola cumprindo com seu papel e a nossa nesse dia cumpriu mais uma vez.
O que diizer da profe Carla? Aaaaahhhhh...essa profe, é demaaaiiisssssss, gosta do que faz, se encanta com que realiza, se apaixona, mergulha de cabeça na arte do ensinar...Essa profe, é aqueeela... sabe, aquela educadora que conduz seus alunos a produzirem o conteúdo, fazendo um trabalho de qualidade, uma educação com beleza e com gosto de poesia! Educação de qualidade, mistura melodia, harmonia e beleza com simplicidade...
Aqui, quero referir-me ao compromisso profissional, com valores que dão sustentabilidade para a formação humana. A profe Carla, provavelmente, concordaria comigo nessa frase...”VIVER É O QUE DESEJO ENSINAR-LHE. QUANDO SAIR DAS MIINHAS MÃOS, ELE NÃO SERÁ UM MAGISTRADO, SOLDADO OU SACERDOTE, ELE SERÁ ANTES DE TUDO UM HOMEM.”(JEAN JACQUES ROUSSEAU)
Portanto:
O trabalho apresentado, que mereceu esse texto, é o trabalho planejado de uma professora, que acompanhado pela sua vice- diretora e pedagógico da escola, ultrapassou as paredes da sala de aula e foi até ao auditório para promover encantamento e troca de sentimentos aos que ali estavam.
Para finalizar diria aquela famosa frase de Monteiro Lobato”UM PAÍS SE CONSTRÓI COM HOMENS E LIVROS”, ousaria complementar que com beleza e poesia esses homens poderiam aprender a ler mais e fazer mais.
Então, professoras e professores da minha escola...NÃO DEIXEM QUE NOSSAS CRIANÇAS SUPORTEM AS MESMICE S INTRÁGAVEIS DE UMA ESCOLA ESFACELADA, DE UMA ESCOLA QUE NÃO APRENDE, DE UMA ESCOLA PARATODOS OS ADÃOS E EVAS DO PARAÍSO... NÃO DEIXEM NOSSAS ESCOLAS PARADAS NO TEMPO, PORQUE NOSSAS CRIANÇAS SÃO FANTÁSTICAS, COM UMA INCRÍVEL CAPACIDADE DE ASSIMILAÇÃO. REPITO, NOSSAS CRIANÇAS SABEM E MUITO! É UMA PENA QUE MUITOS PROFESSORES , NÃO SABEM DISSO OU NÃO QUEREM SABER!!!!!!!!!!!!!

FINALIZO ASSIM:
PARABÉNS AOS QUE SE ENVOLVERAM NESSE TRABALHO E QUE ME DEIXOU APAIXONADA A PONTO DE ESCREVER ESTE TEXTO!!


Abaixo a música que foi trabalhada e serviu de inspiração para que a professora trabalhasse a importância do primeiro caderno na vida de uma criança.
O Caderno
Toquinho e Vinícius
Composição: Vinicios / Toquinho
Sou eu que vou seguir você Do primeiro rabisco até o be-a-ba Em todos os desenhos coloridos vou estar A casa, a montanha, duas nuvens no céu E um sol a sorrir no papel Sou eu que vou ser seu colega, Seus problemas ajudar a resolver te acompanhar nas provas bimestrais você vai vê Serei de você confidente fiel, Se seu pranto molhar meu papel Sou eu que vou ser seu amigo, Vou lhe dar abrigo, se você quiser Quando surgirem seus primeiros raios de mulher A vida se abrirá num feroz carrossel E você vai rasgar meu papel O que está escrito em mim Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer Só peço a você um favor, se puder: Não me esqueça num canto qualquer
Professora Lira (Diretora do Colégio Est. Prof. Otávio de Souza)

Nenhum comentário: