*Manduri, Guaraipo e Tubuna são espécies de abelhas sem ferrão extremamente importantes, tanto no processo de polinização quanto para a produção de mel diferenciado. Além disso, as duas primeiras estão ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul. Foi a partir desses fatos que, no início de 2007, surgiu o Projeto Manduri, uma parceria entre Instituto do Meio Ambiente da PUCRS (IMA) e a ONG Associação de Apicultores Papa Mel, situada em Rolante. Através do trabalho dos especialistas em abelhas da PUCRS e algumas comunidades rurais, as três espécies de insetos começaram a ser criadas junto a ambientes naturais, em propriedades de agricultura familiar. A chegada das abelhas nas propriedades ocorreu juntamente com um programa de capacitação a respeito da escolha dos locais de instalação da colméia e de práticas utilizadas para o seu manejo racional, a exemplo da multiplicação das colônias. As abelhas sem ferrão constroem seus ninhos em ocos de árvores, o que inspira a manutenção e o reflorestamento com espécies nativas. O projeto foi concluído este ano em Rolante, Riozinho e no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, unidade da PUCRS em São Francisco de Paula. Mesmo depois de seu término, o projeto tem obtido resultados promissores. Além de se tornar livro, um trabalho de doutorado e outro de iniciação científica da PUCRS, aproveitarão as colméias situadas em uma das localidades rurais, gentilmente cedidas por um dos participantes do programa, para pesquisas científicas. Além disso, novas comunidades estão se manifestando, interessadas no exercício do Projeto Manduri como foi concebido originalmente.
O "Manual de boas práticas para a criação e manejo racional de abelhas sem ferrão no RS - Guaraipo, Manduri e Tubuna" será lançado pela Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) em parceria com a Associação Papa Mel. O lançamento será no dia 13 de novembro, às 18h30min, na Praça de Autógrafos da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os livros serão vendidos com 30% de desconto no estande da Edipucrs na Feira (banca 59) e na Livraria da editora, prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O valor da obra é R$ 15,00, mas com o desconto será vendido por R$ 10,50. Informações sobre o Projeto Manduri podem ser obtidas no site www.pucrs.br/ima/promata/manduri.
* Texto produzido por alunos do Projeto Oficina de Imprensa da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS* - *
*A estudante do curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) Ana Barreto tirou o 1º lugar na categoria Monografia Empresarial na 26ª edição do Prêmio ABRP 2008. Ela foi orientada pela professora Cleusa Scrofernecker. A estudante Lauren Aita, orientada pelo professor Roberto Simões, recebeu o 2º lugar na Categoria Monografia Valorização da Profissão.
O "Manual de boas práticas para a criação e manejo racional de abelhas sem ferrão no RS - Guaraipo, Manduri e Tubuna" será lançado pela Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) em parceria com a Associação Papa Mel. O lançamento será no dia 13 de novembro, às 18h30min, na Praça de Autógrafos da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os livros serão vendidos com 30% de desconto no estande da Edipucrs na Feira (banca 59) e na Livraria da editora, prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O valor da obra é R$ 15,00, mas com o desconto será vendido por R$ 10,50. Informações sobre o Projeto Manduri podem ser obtidas no site www.pucrs.br/ima/promata/manduri.
* Texto produzido por alunos do Projeto Oficina de Imprensa da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS* - *
*A estudante do curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) Ana Barreto tirou o 1º lugar na categoria Monografia Empresarial na 26ª edição do Prêmio ABRP 2008. Ela foi orientada pela professora Cleusa Scrofernecker. A estudante Lauren Aita, orientada pelo professor Roberto Simões, recebeu o 2º lugar na Categoria Monografia Valorização da Profissão.
*Identificar o problema, buscar as soluções com planejamento e criar as ações da campanha propriamente ditas. Estas são as etapas desenvolvidas pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS com o objetivo de criar uma campanha publicitária para a Fundação Thiago Gonzaga. A atividade faz parte da disciplina de Projeto de Campanha em Publicidade e Propaganda do 8° semestre.
Simulando uma concorrência pública, como acontece no mercado de trabalho publicitário, os alunos das professoras Cristiane Mafacioli, Luciana Braun e Sílvia Koch são divididos em grupos, estruturados a partir das funções exercidas em uma agência, para desenvolverem projetos de campanha publicitária. A instituição, que é pelo segundo semestre "cliente" dos alunos, escolhe o foco que vai querer para a campanha a ser desenvolvida.
Neste semestre, a idéia central é a relação do trânsito com a bebida alcoólica em época de verão. Recentemente, o núcleo de pesquisas da Allcon Consultoria desenvolveu um levantamento para a fundação onde ficou constatado que 73,5% dos jovens entrevistados são favoráveis a Lei Seca. Além disso, a entidade é reconhecida pelos estudantes, inclusive nos locais onde a Instituição não tem sede. Ao todo, 59,8% dos pesquisados disseram já ter ouvido falar na Fundação, e 77,4% já ouviram falar sobre o Programa Vida Urgente.
Ao final do período, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda apresentam seus projetos para uma banca formada pelo cliente, convidados da área profissional e professores. Esta banca pontua os grupos e o vencedor tem sua campanha veiculada nos meios de comunicação a serem definidos e escolhidos por responsabilidade do cliente.
Neste ano, a banca de avaliação está marcada para o dia 19 de novembro, às 19h30min. O local é o auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A atividade é aberta ao público.
* Texto produzido por alunos do Projeto Oficina de Imprensa da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS* - *
* A Biblioteca Central Irmão José Otão terá horários de atendimento alterados nesta semana, devido à cerimônia de inauguração de suas novas instalações e seus preparativos. Nesta terça-feira, 4 de novembro, as atividades encerram mais cedo, às 20h. Na quarta-feira, dia 5, a Biblioteca abrirá às 9h45min. No dia da inauguração, 7 de novembro, o acesso ao público será aberto somente às 14h.
A solenidade de lançamento da nova Biblioteca Central acontece nesta sexta-feira, às 10h, e contará com a participação de autoridades, da administração superior e da comunidade acadêmica, com abertura da Orquestra Filarmônica da Universidade.
Na segunda-feira, dia 10, a Biblioteca abre normalmente para o público, das 7h45min às 22h50min, e aos sábados, das 7h45min às 17h30min. Informações adicionais no site www.pucrs.br/biblioteca ou pelo telefone (51) 3320-3544.
Simulando uma concorrência pública, como acontece no mercado de trabalho publicitário, os alunos das professoras Cristiane Mafacioli, Luciana Braun e Sílvia Koch são divididos em grupos, estruturados a partir das funções exercidas em uma agência, para desenvolverem projetos de campanha publicitária. A instituição, que é pelo segundo semestre "cliente" dos alunos, escolhe o foco que vai querer para a campanha a ser desenvolvida.
Neste semestre, a idéia central é a relação do trânsito com a bebida alcoólica em época de verão. Recentemente, o núcleo de pesquisas da Allcon Consultoria desenvolveu um levantamento para a fundação onde ficou constatado que 73,5% dos jovens entrevistados são favoráveis a Lei Seca. Além disso, a entidade é reconhecida pelos estudantes, inclusive nos locais onde a Instituição não tem sede. Ao todo, 59,8% dos pesquisados disseram já ter ouvido falar na Fundação, e 77,4% já ouviram falar sobre o Programa Vida Urgente.
Ao final do período, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda apresentam seus projetos para uma banca formada pelo cliente, convidados da área profissional e professores. Esta banca pontua os grupos e o vencedor tem sua campanha veiculada nos meios de comunicação a serem definidos e escolhidos por responsabilidade do cliente.
Neste ano, a banca de avaliação está marcada para o dia 19 de novembro, às 19h30min. O local é o auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A atividade é aberta ao público.
* Texto produzido por alunos do Projeto Oficina de Imprensa da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS* - *
* A Biblioteca Central Irmão José Otão terá horários de atendimento alterados nesta semana, devido à cerimônia de inauguração de suas novas instalações e seus preparativos. Nesta terça-feira, 4 de novembro, as atividades encerram mais cedo, às 20h. Na quarta-feira, dia 5, a Biblioteca abrirá às 9h45min. No dia da inauguração, 7 de novembro, o acesso ao público será aberto somente às 14h.
A solenidade de lançamento da nova Biblioteca Central acontece nesta sexta-feira, às 10h, e contará com a participação de autoridades, da administração superior e da comunidade acadêmica, com abertura da Orquestra Filarmônica da Universidade.
Na segunda-feira, dia 10, a Biblioteca abre normalmente para o público, das 7h45min às 22h50min, e aos sábados, das 7h45min às 17h30min. Informações adicionais no site www.pucrs.br/biblioteca ou pelo telefone (51) 3320-3544.
* A palestra do sócio-diretor da GlobalComm, Daniel Skowronsky, será às 19h45min desta quarta-feira, 5 de novembro, no auditório do prédio 7 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). No release divulgado anteriormente, na segunda-feira, 3 de novembro, o horário não foi informado. Ele falará do tema "Mudanças e tendências da Publicidade após o Festival de Cannes 2008", dentro das atividades do evento + SET, promovido pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos). No dia 14 de novembro a jornalista Eliane Brum, repórter especial da Revista Época, trata do seu novo livro, "Olho da Rua", às 9h, no mesmo local. Ambas as palestras têm entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário