Servem mais como ‘caixa de ressonância’ da grande mídia, segundo pesquisa da JWT
As mídias sociais ainda são pouco influentes no Brasil, servindo mais como uma caixa de ressonância ao repercutir notícias geradas pela mídia tradicional. A conclusão é de uma pesquisa inédita realizada pela agência JWT e divulgada na tarde desta terça-feira, 8, durante a Social Media Week, que se realiza em São Paulo. O estudo revela que as mídias sociais – blogs, Twitter, Facebook e, Orkut, entre outros – são "totalmente" pautadas pela mídia tradicional. A mídia tradicional, por sua vez, é "pouquíssimo" pautada pelas mídias sociais -- e, em especial, pelos blogueiros independentes.
"A maioria esmagadora do que se fala em mídias sociais é de caráter pessoal. E os blogs independentes, que nos Estados Unidos geram conteúdo original que pauta a mídia tradicional, são muito pouco relevantes no Brasil", disse o vice-presidente de planejamento da JWT, Ken Fujioka. Para elaborar a pesquisa, a JWT realizou entrevistas e analisou o arquivo das reportagens de 2010 do Jornal Nacional e das revistas Época e Veja. Foram analisadas 7.418 matérias. Nas mídias sociais, foram analisadas as ferramentas Google Trends, Google Em Tempo Real e os relatórios de assuntos populares divulgados no final do ano pelo Twitter e pelo Facebook.
O estudo, diz Fujioka, aponta para algumas hipóteses sobre por que as mídias tradicionais, em especial os blogs independentes, são tão pouco influentes no Brasil: "Quanto mais fragmentada a audiência, mais propício é o ambiente para que os blogs sejam influentes. E no Brasil a internet é muito concentrada". Os sete principais portais brasileiros (UOL, Terra, iG, Globo.com, Google, YouTube e Orkut) concentram 75% de todos os pageviews do Brasil, segundo o Ibope. Segundo o dirigente da JWT, "a concentração é resultado da competência desses portais. Eles ensinaram o brasileiro a navegar e souberam manter o tráfego".
Ao concentrar o tráfego, os portais atraem investimentos e competência técnica. "Os blogueiros que fazem sucesso no Brasil acabam sendo absorvidos pelos portais", afirmou Fujioka. "E eles vão contentes, pois os portais têm um modelo de negócio que funciona."
Em sua segunda edição, o Social Media Week é um fórum de discussão e debates sobres as tendências no universo das mídias sociais. O evento acontece durante toda a semana na faculdade FAAP, em São Paulo. A semana é realizada simultaneamente em outras oito cidades, nos EUA, Europa e Ásia. A transmissão ao vivo do evento pode ser acompanhada no site: http://smw.oi.com.br/.
As mídias sociais ainda são pouco influentes no Brasil, servindo mais como uma caixa de ressonância ao repercutir notícias geradas pela mídia tradicional. A conclusão é de uma pesquisa inédita realizada pela agência JWT e divulgada na tarde desta terça-feira, 8, durante a Social Media Week, que se realiza em São Paulo. O estudo revela que as mídias sociais – blogs, Twitter, Facebook e, Orkut, entre outros – são "totalmente" pautadas pela mídia tradicional. A mídia tradicional, por sua vez, é "pouquíssimo" pautada pelas mídias sociais -- e, em especial, pelos blogueiros independentes.
"A maioria esmagadora do que se fala em mídias sociais é de caráter pessoal. E os blogs independentes, que nos Estados Unidos geram conteúdo original que pauta a mídia tradicional, são muito pouco relevantes no Brasil", disse o vice-presidente de planejamento da JWT, Ken Fujioka. Para elaborar a pesquisa, a JWT realizou entrevistas e analisou o arquivo das reportagens de 2010 do Jornal Nacional e das revistas Época e Veja. Foram analisadas 7.418 matérias. Nas mídias sociais, foram analisadas as ferramentas Google Trends, Google Em Tempo Real e os relatórios de assuntos populares divulgados no final do ano pelo Twitter e pelo Facebook.
O estudo, diz Fujioka, aponta para algumas hipóteses sobre por que as mídias tradicionais, em especial os blogs independentes, são tão pouco influentes no Brasil: "Quanto mais fragmentada a audiência, mais propício é o ambiente para que os blogs sejam influentes. E no Brasil a internet é muito concentrada". Os sete principais portais brasileiros (UOL, Terra, iG, Globo.com, Google, YouTube e Orkut) concentram 75% de todos os pageviews do Brasil, segundo o Ibope. Segundo o dirigente da JWT, "a concentração é resultado da competência desses portais. Eles ensinaram o brasileiro a navegar e souberam manter o tráfego".
Ao concentrar o tráfego, os portais atraem investimentos e competência técnica. "Os blogueiros que fazem sucesso no Brasil acabam sendo absorvidos pelos portais", afirmou Fujioka. "E eles vão contentes, pois os portais têm um modelo de negócio que funciona."
Em sua segunda edição, o Social Media Week é um fórum de discussão e debates sobres as tendências no universo das mídias sociais. O evento acontece durante toda a semana na faculdade FAAP, em São Paulo. A semana é realizada simultaneamente em outras oito cidades, nos EUA, Europa e Ásia. A transmissão ao vivo do evento pode ser acompanhada no site: http://smw.oi.com.br/.
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