sexta-feira, agosto 22, 2008


* Um dos problemas de saúde que mais atinge a população, o aparecimento de varizes traz, ainda, grandes danos estéticos, especialmente aos membros inferiores. Esse mal é três vezes mais freqüente em pacientes do sexo feminino, mas também afeta os homens. Felizmente, as técnicas de remoção avançaram bastante nos últimos anos, o que garante mais conforto e segurança para os pacientes. Reconhecido nacionalmente por seu pioneirismo nessa área, o Hospital São Lucas da PUCRS realiza, em 29 e 30 de agosto, seu I Encontro de Flebologia. Durante esses dois dias, alguns dos principais especialistas do mundo inteiro, além de palestrantes de vários estados, estarão no HSL para discutir as novas tendências no tratamento de varizes. “As últimas novidades serão apresentadas por alguns dos mais renomados profissionais da área”, ressalta o cirurgião cardiovascular Antonio Carlos Reichelt, da Unidade de Flebologia do HSL. Entre os convidados internacionais estão os argentinos Antônio Pietravallo, Juan Nigro e Roberto Simkin, o italiano Michele Uggiola e o norte-americano Lowell Kabnick. Fundador do Vein Institute of New Jersey, este último realizará, no bloco cirúrgico, um procedimento a laser de última geração com transmissão ao vivo para o Anfiteatro Irmão José Otão, local onde ocorrerão as palestras. “Trata-se de uma intervenção com um laser de 1470 nanômetros em vez de 980, o que na prática significa mais agilidade no procedimento e nenhuma dor para o paciente”, explica o médico Julio Ferreira, da Unidade de Flebologia do São Lucas. “É uma intervenção ambulatorial sem necessidade de anestesia local”, complementa a médica Luciane Barreneche Narvaes, também da equipe de cirurgia cardiovascular do HSL. O evento é dirigido a médicos, acadêmicos e outros profissionais da saúde. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.hospitalsaolucas.com.br/. Mais informações pelo telefone (51) 3320.3492. As vagas são limitadas.

* O Hospital São Lucas da PUCRS realiza, nos dias 26 e 27 de agosto, no Anfiteatro Irmão José Otão, a XIV Jornada de Pneumologia (Pneumopuc 2008). Voltado a profissionais da saúde e coordenado pelo Serviço de Pneumologia do HSL, o evento terá palestras sobre hipertensão pulmonar, asma, pneumonia, tabagismo, pneumonite de hipersensibilidade, câncer de pulmão, tromboembolismo pulmonar e tratamento de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). As inscrições antecipadas custam R$ 10,00 - no local, o valor é de R$ 15,00. Mais informações pelo telefone (51) 3320.3378 ou pelo e-mail pneumo_hsl@pucrs.br.

* Depois de licenciar suas duas primeiras patentes para uma grande indústria farmacêutica nacional, a PUCRS obteve a concessão da primeira patente nos EUA. Trata-se da invenção Concurrent process for blind deconvolution of digital signals (Processo para desconvolução autodidata concorrente), de autoria dos professores Maria Cristina de Castro e Fernando César de Castro, vinculados ao Centro de Pesquisa em Tecnologias Wireless da Faculdade de Engenharia da Universidade (CPTW). A patente, também concedida na Coréia, foi requerida no exterior, por meio do Escritório de Transferência de Tecnologia da Universidade (ETT), em março de 2002, e tem pedidos tramitando na China, Japão, Alemanha, Finlândia, França, Inglaterra e Suécia. A professora Maria Cristina explica que a nova tecnologia elimina o problema de interferência intersimbólica em sinais digitais, problema decorrente do efeito dispersivo (multipercurso) presente em qualquer canal de transmissão prático ("fantasma" na imagem analógica e, no caso da TV Digital, interrupção no sinal, por exemplo). A patente é aplicável em sistemas de telecomunicações digitais em geral, como telefonia celular, televisão digital, rádio digital entre outros, além de sistemas de telemetria, sensoriamento remoto, localização e medição geodésica (GPS, por exemplo), de auxílio à navegação, de prospecção sísmica por reflexão e refração de ondas e, ainda, sistemas de radar e sonar. "Trata-se de um processo de baixo custo computacional, considerado o estado da arte em equalização adaptativa autodidata, sendo capaz de desconvoluir os mais complexos canais de transmissão", salienta.
* Descobrir curiosidades sobre as mais de 40 mil espécies de aranhas existentes, como por exemplo, que algumas vivem em sociedade, outras são coloridas e canibais. As informações podem ser conferidas na exposição "Aranhas: Inimigas ou Aliadas?" que o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) apresenta a partir da próxima segunda-feira, 25 de agosto, até 30 de novembro. A abertura oficial será às 17h, na área de exposição do Museu. Quem visitar o local poderá saber mais sobre estes atrópodes, pertencentes à ordem Araneae, da classe dos aracnídeos. Estarão expostas aranhas coloridas, canibais, que vivem em sociedade, e também imagens microscópicas em ampliações, aranhas vivas, além de palestras e apresentação de trabalhos de pesquisadores na área. O MCT está aberto de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h. Informações pelo telefone (51) 3320-3521 ou no site www.pucrs.br/mct/eventos.

Nenhum comentário: