sexta-feira, janeiro 09, 2009

EUA: superfaturamento em favor da guerra

Cena da Guerra do Iraque: vítimas e muito dinheiro correndo solto. O Departamento de Justiça dos EUA anunciou nesta terça-feira, 6, que a agência Leo Burnett vai pagar US$ 15,5 milhões para finalizar as acusações de superfaturamento da campanha ‘Army of One’, criada para o exército americano. Segundo informações do AdAge, a ação foi resultado de uma denúncia feita em 2004 por dois antigos funcionários da agência. Eles informaram que a agência utilizou o trabalho de suas próprias unidades como se tivessem sido realizados por uma empresa terceirizada, além de aumentar os custos das subcontratadas para ampliar a margem de lucro.
"O povo americano espera que seus impostos sejam gastos adequadamente. Por isso, vamos continuar a investigar aqueles que pretendem defraudar o exército americano e contribuinte", disse em declaração o General Brigadeiro Rodney Johnson, responsável pelo Comando de Investigação Penal do exército. Já o CEO da agência, Tom Bernardin, negou em comunicado para os funcionários qualquer irregularidade na campanha. "A Leo Burnett nega as alegações deste processo e acredita que as acusações do governo não têm mérito", declarou Bernardin. "Na verdade, estamos seriamente considerando recorrer. Mas o processo pode ser longo, caro e incerto, e o tempo dedicado à ação seria melhor gasto servindo nossos clientes e gerir o nosso próprio crescimento", acrescentou o CEO.
Além disso, o resultado também evita que a Leo Burnett corra o risco de ser barrada em futuros contratos governamentais. A agência também afirmou que os montantes envolvidos já haviam sido contabilizados e, portanto, não teria qualquer impacto sobre os ganhos da Publicis Groupe. (Coletiva.net)

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