domingo, fevereiro 08, 2009

*Desde a implantação do Agendamento Eletrônico (15/12/2008 até 30/01/2009), o Instituto-Geral de Perícias (IGP) contabilizou 3.061 agendamentos, dos quais 590 não compareceram. A estimativa é que os atendimentos no Posto de Identificação do bairro Azenha, na Capital, através da nova modalidade de serviço, tenham aumentado na ordem de 30% em relação a períodos anteriores.O sucesso da iniciativa do IGP, por meio do seu Departamento de Identificação, se insere na proposta do Governo do Estado de estimular ações inovadoras voltadas para a qualificação do atendimento ao cidadão, ampliando os serviços pela internet. Para realizar o seu agendamento, basta acessar o site www.igp.rs.gov.br, à esquerda da página encontrará a opção agendamento C.I. Clica em cima e será aberta a página Agendamento de Carteira de Identidade Agende Aqui, do Tudo Fácil Eletrônico. O usuário deve clicar em cima e surgirá a página de cadastro, na qual basta preencher os dados, escolher o dia e o horário e novamente clicar em agendar.
Após o agendamento, o usuário deve comparecer ao Posto de Identificação, nos dias e horários escolhidos, munido dos originais dos documentos solicitados. Inicialmente, o serviço será oferecido no Posto de Identificação Azenha (Av. Azenha, 255) das 07h às 20h, com capacidade de atendimento de 140 pessoas por dia, nessa nova modalidade. Outra opção do serviço é acessar o site www.agenda.tudofácil.rs.gov.br e seguir as instruções do agendamento. Em um primeiro momento, o município que contemplará essa facilidade de agendamento será Porto Alegre e o local de atendimento o Departamento de Identificação (Avenida Azenha, 255 – bairro Azenha). As demais cidades e postos serão implementados com o novo serviço, de forma gradativa. O agendamento da carteira de identidade via internet disponibilizado pelo IGP é uma iniciativa inédita entre os serviços eletrônicos oferecidos pelo Estado e, no País, figura entre os pioneiros.
Após o agendamento, no dia e horário marcados, o cidadão deverá se dirigir ao Posto de Identificação da Avenida Azenha, 255, munido da documentação abaixo relacionada:
SOLTEIROS - Apresentar Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
CASADOS/VIÚVOS - apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
SEPARADOS JUDICIALMENTE OU DIVORCIADOS - apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (a autenticação deve ser original). A 1ª via para menores de 16 ANOS somente pode ser feita se acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade. Em caso de perda ou furto deve ser apresentada a ocorrência policial. Se desejar pode incluir os números de PIS/PASP e CPF, desde que apresente os originais. Os valores das carteiras de identidade são: 1ª via - maior de 16 anos – R$ 27,12 2ª via – R$ 38,74. São isentos do pagamento das taxas: 1ª via - menor de 16 anos 2ª via - maior de 65 anos Detentores dos programas Bolsa Família e do Bolsa Escola. Fonte: Ascom IGP

Nenhum comentário: