sábado, abril 05, 2014

O Word Trade Center em 1966

Em 1966 estavam iniciando as obras do gigantesco Word Trade Center, ou centro mundial de comércio, na ilha de Manhattan, em Nova Iorque. Com 110 andares e duas torres, o centro superava o Empire Center como o edifício mais alto da "capital do mundo". Nem de longe sequer podia-se imaginar que, 35 anos depois, no fatídico 11 de setembro de 2001, tal imponente construção fosse totalmente destruída em um dos mais bem-sucedidos e bárbaros atentados terroristas da História, matando quase 3 mil pessoas, incluindo mais de 300 heroicos bombeiros que deram suas vidas para tentar salvar os desesperados ocupantes das torres gêmeas. Reprodução da Folha da Tarde. 

José Wilker

Fonte: Wikipedia
Filho de Severino Almeida, um caixeiro viajante, e de Raimunda Almeida, dona de casa, José Wilker nasceu em Juazeiro do Norte no dia 20 de agosto de 1947 e se mudou com a família, ainda criança, para o Recife.
José Wilker começou a carreira como locutor de rádio no Ceará, onde nasceu, e se mudou para o Rio de Janeiro aos dezenove anos.
Seu primeiro filme foi em 1965, A Falecida com uma participação não creditada, o filme ainda contava com Fernanda Montenegro como protagonista. Em 1979, esteve no elenco do filme Bye Bye Brasil e em 1985, no elenco de O Homem da Capa Preta.
Estreou nas telenovelas em 1971, em Bandeira 2, de Dias Gomes, na TV Globo. Fez muito sucesso com a novela Roque Santeiro na qual deu vida ao personagem-título junto com Regina Duarte e Lima Duarte. Entre 1997 e 2002, dirigiu boa parte dos episódios do Sai de Baixo , além de ter participado de um dos episódios do programa (Ghost Não Se Discute), em 1997.
Interpretou personagens célebres na televisão, como Giovanni Improtta, na novela Senhora do Destino e o ex-presidente Juscelino Kubitschek na minissérie JK. Em 2012 cai na boca do povo com o personagem Jesuíno Mendonça na novela Gabriela. O personagem foi marcado pelo bordão "Vou lhe usar", que se tornou febre nas redes sociaisNo ano seguinte narra a chamada da novela Amor à Vida, e no meio da trama entra no elenco como o personagem Herbert.
Entre seus papéis mais marcantes no cinema estão Tiradentes, no filme Os Inconfidentes, de 1972; Vadinho, do recorde de bilheteria nos cinemas Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 1976; o político Tenório Cavalcanti de O Homem da Capa Preta, de 1986 e Antônio Conselheiro, de Guerra de Canudos, de 1997 entre muitos outros.

sexta-feira, abril 04, 2014

Fragilidade do casco e péssimo aço explicariam o naufrágio do Titanic

"Se o navio tivesse sido construído com chapas de aço de melhor qualidade, a tragédia poderia ter sido evitada, ou pelo menos amenizada". Quem afirmou isso foi o arquiteto naval norte-americano William H. Garzke, coordenador do estudo sobre as causas da tragédia do navio Titanic - aquele que rendeu filmes e livros.
Divulgado em setembro de 1993, o relatório - feito por especialistas da Sociedade dos Arquitetos e Engenheiros Navais de Nova Iorque - concluiu que o aço utilizado na construção do maior navio do mundo, e que se partiu em dois em 15 de abril de 1912, na sua viagem inaugural entre a Inglaterra e os Estados Unidos, era de má qualidade, de terceira categoria. Se fosse usado um material melhor, o iceberg que colidiu contra o transatlântico não teria feito um rombo de mais de 90 metros no seu casco, matando 1522 pessoas.
Através de análises fotográficas e testes físicos realizados com destroços do navio, os cientistas descobriram que as chapas de aço do casco do Titanic eram impróprias para navegação em águas tão frias como as da costa canadense, local do desastre, onde a temperatura do mar chegou, na noite da tragédia, a 2 graus negativos.
Segundo eles, as chapas desse tipo de aço racham ao tomar contato com águas geladas, detonando uma reação de estilhaçamento semelhante à que acontece com o vidro.
"O naufrágio do Titanic ocorreu mais por uma fraqueza de suas chapas de aço do que devido à violência do choque com o iceberg", esclareceu William Garzke.
Os destroços do Titanic - um gigante de 271 metros de comprimento e dez andares - foram encontrados em 1985, a 4.000 metros de profundidade, no mar da costa canadense, por um grupo de cientistas franceses e americanos. O estudo provou que o casco co navio quebrou como se fosse de vidro, e não foi perfurado, como se acreditava antes.
Ou seja, a empresa White Star Line, preferiu economizar e acabou dando margem a uma das maiores tragédias marítimas de todos os tempos. REPUBLICADO. Fonte: Veja
Hoje Cazuza faria 56 anos. Ele faleceu em 1990
Nani, em A Charge Online

Argentina só implantou tevê a cores em 1980

Enquanto o Brasil implantou o sistema de televisão a cores em 1972, a Argentina - tão avançada em outras áreas - só fez isso oito anos depois, em maio de 1980. Ao contrário do sistema brasileiro, o argentino é alemão. A matéria acima, extraída da coleção do Correio do Povo disponível no Arquivo Histórico Moysés Vellinho, do município de Porto Alegre, é de agosto de 1979.

quinta-feira, abril 03, 2014

Clayton, em O Povo, do Ceará
Hoje Marlon Brando faria 90 anos.

Os vampiros que agiam em Porto Alegre no final dos anos setenta

Muita gente pensa que era apenas uma lenda, urbana e sobretudo rural, contada pelos pais a seus filhos, com o intuito de discipliná-los e meter medo. Mas o fato é que, não muitas décadas atrás, existia, sim, os tais "tiradores de sangue", ou "vampiros", que atacavam as crianças para extrair-lhes o sangue, depois revendido em hospitais e bancos de sangue, ou, mais lucrativo ainda, enviado para a Europa, onde valia fortunas. É bom lembrar que, nessa época, vender sangue ainda era permitido e não havia regulamentação a respeito. Nesta matéria do Correio do Povo, de dezembro de 1978, é relatado o caso de um menino, morador do bairro Cavalhada, em Porto Alegre, atacado por um desses "vampiros".

A inauguração da maior rinha de lutas de galo do Rio Grande do Sul foi acontecimento que reuniu mais de mil pessoas

No final de 1978 uma notícia - hoje curiosa, por ser quase inconcebível - era publicada no Correio do Povo de Porto Alegre: a inauguração da maior rinha de galos do Rio Grande do Sul, em um grandioso churrasco para mais de mil "galistas" e que reuniu até competidores da Argentina e Uruguai. O local era a cidade de Santa Rosa, perto da fronteira. Na época as lutas de galo eram livres e faziam parte das tradições gaúchas. Hoje, como se sabe, isso seria algo inconcebível e que daria cadeia, como aconteceu com um famoso publicitário brasileiro, alguns anos atrás.