sábado, fevereiro 14, 2009

"Barriga" quase compromete o Brasil

Por Rui Martins, de Berna (Suíça) em 13/2/2009

A moça brasileira tinha seus problemas e provavelmente se autoflagelou. É triste.
Mais triste é o quadro da nossa imprensa irresponsável que mobilizou o país, levou o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim a criticar um país amigo e o presidente Lula a quase criar um caso diplomático. É hora de denunciar a nossa grande imprensa sem deontologia, sem investigação, que afirma e desafirma sem qualquer cuidado e sem checar as notícias.
A agressão racista contra Paula Oliveira não foi um noticiário iniciado em Zurique, local da suposta agressão. Estourou no Brasil, detonada por um pai – e isso é muito compreensível – preocupado com sua filha distante. E a maior rede de televisão do Brasil, a Globo, vista por mais de uma centena de milhões de brasileiros, não teve dúvidas em transformar o caso na grande manchete do dia, fazendo com que outros milhões de brasileiros, no exterior, já acuados pela Diretiva do Retorno, se solidarizassem e imaginassem passeatas e manifestações.
Essa é a maior "barriga" da história do nosso jornalismo, que revela o descalabro a que chegamos em termos de informação ou desinformação. Equivale ao conto do vigário de Bernard Madoff, ou das subprimes do mercado imobiliário americano. Só que o Madoff está preso, mesmo sendo prisão domiciliar e vivemos uma crise econômica, em consequência dos desmandos dos bancos americanos. Mas o que vai acontecer com a TV Globo e todos quantos foram atrás ? Nada, vai ficar por isso mesmo.
Nacionalismo ofendido
Como um órgão de imprensa de tanta penetração pode se permitir divulgar com estardalhaço um noticiário de muitos minutos, reproduzido online, repicado por jornais, rádios e copiado por outras televisões sem primeiro checar no local? Que jornalismo é esse que se faz sem qualquer investigação, sem se ouvir as partes envolvidas? Sem deslocar antes um repórter para Zurique e entrevistar também o policial responsável pela ocorrência? Sem ouvir a própria envolvida, fiando-se apenas no relato de um pai desesperado? Sem pedir a opinião de um especialista em ferimentos e escoriações?
Quem vai pagar o dano moral causado a essa jovem, que sem querer se tornou primeira página nos jornais? Quem vai desfazer o ridículo ao que se submeteu o nosso ministro Celso Amorim, que, baseado num noticiário de "foca" em jornalismo, sem ouvir acusação e acusado, ofendeu um país amigo exigindo que prestasse contas em Brasília por um noticiário tipo cheque sem fundo? Quem assume o fato de quase levar nosso presidente a ficar vermelho de vergonha por se basear em noticiário sem crédito, com o mesmo valor de uma ação do banco Lehmann?
E mais – o dano sofrido pela Suíça, em termos de imagem, justamente quando seu povo tinha justamente votado em favor dos imigrantes, quem vai reparar?
Essa "barriga" da Globo, secundada pela grande imprensa, é prova do se vem dizendo há algum tempo – não há credibilidade nessa mídia. Publica-se, transmite-se qualquer coisa, e quanto mais sensacionalista melhor. Não há responsabilidade no caso de erros, de noticiário mentiroso: vale tudo, o papel aceita tudo, a televisão transmite qualquer coisa, desde que dê Ibope – e existe melhor coisa que nacionalismo ofendido? É o que os franceses chamam de presse de boulevard, mentirosa, tendenciosa, com a opinião ao sabor das publicidades que se publicam. Sem jornalismo investigativo, sem confirmar as fontes, sem ouvir as opiniões divergentes.
Para a história
Vão pedir a cabeça do redator-chefe? Não, assim que se recuperarem da "barriga", da irresponsabilidade cometida, da vergonha diante dos colegas, vão jogar tudo em cima da pobre jovem, que deve ter seus problemas e que a nós não compete saber, isso é vida privada, não é Big Brother.
É essa mesma imprensa marrom, que induz nossos dirigentes ao erro, que também publica qualquer coisa contra o que chamam de "assassino desalmado" Cesare Battisti. A irresponsabilidade de imprensa é o pior inimigo da liberdade de imprensa, porque pode provocar reações legislativas limitando os descalabros cometidos.
Escrever num jornal, falar numa rádio ou numa televisão e mesmo manter um blog constitui uma responsabilidade social. Não se pode valer dessa posição para se difundir boatos, nem inverdades, nem ouvir-dizer; é preciso ir checar, levantar o fato, mencionar ou desfazer as dúvidas e suspeitas existentes. É também preciso se garantir o direito de ser mencionada a versão da parte acusada para evitar a notícia tendenciosa.
A "barriga" da Globo vai ficar na história do nosso jornalismo, será sempre lembrada nos cursos de comunicações, tornou-se antológica, e nela estão entalhadas, por autoflagelação, as palavras que a norteiam – sensacionalismo, irresponsabilidade e abuso do seu poder.
Existem, sim, problemas contra nossos emigrantes em diversos países, principalmente depois da criação da Diretiva do Retorno pelo italiano Silvio Berlusconi. Diariamente brasileiros são presos e mandados de volta na Espanha, mas isso não mobiliza a nossa imprensa, não dá Ibope. (Observatório da Imprensa)
*A escola de samba mirim Esporte Dá Samba faz, na noite de segunda-feira, 16, o ensaio final para a apresentação no Porto Seco na abertura do Carnaval. A partir das 19h, a bateria, a harmonia e grupo show farão, na quadra da Vila IAPI (Rua Bernardino Silveira Amorim, 911), um ensaio para o desfile de sábado, 21. Neste ano, o tema do samba-enredo é Brincadeira de Criança como é Bom e terá a participação de 68 comunidades.
O ensaio geral aconteceu no sábado passado, 7, na quadra da Sociedade Floresta Aurora, Zona Sul da cidade. Mais de 400 crianças das comunidades Costa e Silva, Vila do Campinho, Vila Brasília, Milionários da Zona Sul, Camaquã, Cavalhada, Mulheres Unidas pela Esperança, Creche Renascer, Bom Jesus e Vila Safira do Programa Esporte e Lazer na Cidade (Pelc) ensaiaram por mais de mais de duas horas.
O Esporte dá Samba é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) e tem como objetivo promover a inclusão social por meio do esporte e da cultura. Integram o projeto 3 mil crianças de 68 comunidades envolvidas nas ações sociais da Secretaria.
Dilonei Francisco Melara, célebre bandido gaúcho. Executado em 25 de janeiro de 2005..
*A cobertura do Planeta Atlântida Rio Grande do Sul pela TVCom (canal 36), no último final de semana, contou com a audiência de 492 mil pessoas. Os dados do Ibope são referentes à Grande Porto Alegre, nos dias 6 e 7, das 17h às 4h25. O momento de destaque da cobertura ocorreu no segundo dia do evento, quando foi ao ar o show de Victor & Leo, uma das atrações mais esperadas pelo público. Durante a apresentação da dupla sertaneja, por 33 minutos, a emissora alcançou a vice-liderança da audiência na Grande Porto Alegre.
Nos dois dias de evento, o público pôde acompanhar na íntegra todos os shows do Palco Central, em transmissão simultânea com a Rádio Atlântida e o clicRBS (www.clicrbs.com.br), e entrevistas com os artistas após as apresentações. (Coletiva.Net)

Cláudio, no Agora São Paulo, e Ique, hoje, no Jornal do Brasil.

Fatos históricos do dia 14 de Fevereiro

Hoje, em 1996, morreu Taiguara.
No dia 14 de fevereiro de 1989, o aiatolá Khomeini, líder religioso iraniano, chama os muçulmanos do mundo inteiro para executar o escritor indo-britânico Salman Rushdie. O autor foi acusado de ofender o islamismo com seu livro Versos satânicos e ainda hoje foge da sentença.

1130 - Começa o pontificado do papa Inocêncio II.

1663 - Canadá se torna uma província da França.

1893 - O Havaí é anexado aos EUA.

1927 - Um terremoto no Sul da Iugoslávia causa a morte de 600 pessoas.

1929 - Rivais da gangue de Al Capone são assassinados no que ficou conhecido como o "Massacre do dia de São Valentim".

1946 - O primeiro computador inteiramente eletrônico é introduzido na Universidade da Pensilvânia.

1956 - Nikita Khrushchev denuncia, no XX Congresso da PCUS, o regime de Stalin.

1979 - Quatro homens armados seqüestram o embaixador dos EUA no Afeganistão. Mais tarde, ele seria morto em um tiroteio com a polícia.

1980 - Inundações causam a morte de mais de 200 pessoas no Irã.

1983 - Ariel Sharon assume o cargo de ministro de Defesa de Israel.

1988 - Alfredo Stroessner é reeleito presidente do Paraguai pela oitava vez.

1988 - Três integrantes da OLP e ligados a Yasser Arafat são assassinados no Chipre.

1990 - A queda de um avião indiano causa a morte de 91 pessoas.

1990 - É aprovado o Projeto de Ortografia Unificada da Língua Portuguesa.

2002 - Pesquisadores americanos conseguem clonar um gato, que se torna a sexta espécie a passar por este processo.
Nascimentos
» Domingo Faustino Sarmiento (1811-1888), escritor e político argentino» Fritz Zwicky (1898-1974), astrônomo e físico suíço» Edward Arthur Milne (1896-1950), astrofísico e cosmólogo inglês » Jimmy Hoffa (1913-desaparecido em 1975), sindicalista norte-americano» Carlos Zara (1930-2002), ator brasileiro
Falecimentos
1744 - John Hadley, matemático inglês 1779 - James Cook, comandante inglês 1988 - Nora Astorga, embaixadora de Nicarágua na ONU 1996 - Taiguara, cantor e compositor brasileiro
Redação Terra



Hoje Reginaldo Rossi e o diretor Alan Parker fazem 65 anos.


sexta-feira, fevereiro 13, 2009

*Um ambiente luminoso e sonoro, de caráter experimental, que funde o teatro de animação e as artes visuais, é a proposta da Cia. Teatro Lumbra no espetáculo "Explum - Experiências Luminosas", que será apresentado domingo, 15, às 17h, no mezanino do Centro Cultural Usina do Gasômetro.
Na montagem, o público interage com o ambiente criado, onde suas próprias sombras são projetadas. Não há início nem fim, apenas uma atmosfera hermética, isolada, antinatural, capaz de provocar sensações que podem ir do relaxamento ao desconforto.
A atração faz parte da programação do projeto Usina das Artes, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
Serviço
O quê: Explum - Experiências Luminosas - Cia. Teatro Lumbra
Quando: 15 de fevereiro (domingo)
Onde: mezanino do Centro Cultural Usina do Gasômetro (av. João Goulart, 551)
Entrada Franca
*Os mecanismos de negociação no mercado financeiro utilizados em momentos de crise mundial, como a atual, serão mostrados na palestra "Transformando a crise em oportunidade", que o Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) realiza no dia 17 de fevereiro. A atividade acontece das 18h às 19h na sala 705 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site ,a href=http://www.labmec.com.br target=_blank>www.labmec.com.br ou pelo telefone (51) 3384-4449.
*Durante o mês de fevereiro, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) oferece promoções para estimular visitas da comunidade e dos colaboradores da universidade. Para o público externo, será oferecido desconto de 25% no ingresso geral, unificando em R$ 9,00 a entrada para conhecer os mais de 600 experimentos interativos da exposição. Funcionários da Universidade, do Hospital São Lucas, do Colégio Champagnat e da Gráfica Epecê terão isenção total de pagamento, com direito a três acompanhantes.
A Direção do MCT informa que entre os dias 21 e 24 de fevereiro a exposição estará fechada. O MCT funciona de terças a domingos, das 9h às 17h. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3521
*A utilização de anúncios em busdoors é a aposta da TV Record RS para divulgar uma nova campanha de imagem. Na Capital, 120 ônibus do transporte coletivo urbano já possuem as peças que estimulam os telespectadores a fixarem o canal 2.
“Optamos por esta mídia por atingir um grande número de pessoas. Queremos fixar o Canal 2 na mente do telespectador”, explica a gerente de marketing e interatividade, Aline Storchi. Para este ano, a Record programa algumas novidades, entre elas a reformulação do portal da emissora na internet e o início das transmissões em formato digital.
*A NET Serviços lançou para seus assinantes NET Digital um novo canal, o da Rádio França Internacional (RFI). O conteúdo, que conta com jornalismo, entretenimento e músicas, é transmitido em francês com notícias de todo o mundo, além de alguns boletins em português.
Com mais de 46 milhões de ouvintes nos cinco continentes, a RFI é a rádio líder de informação em língua francesa. A emissora conta com 465 jornalistas em suas redações e 600 correspondentes localizados nas principais cidades do mundo, sendo transmitida em 125 países.
*A Grêmio Rádio lançará nesta segunda-feira, 16, o programa “Banda do Imortal”. A atração entrará ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, com o objetivo de estreitar a relação dos torcedores com o clube. Segundo a assessoria de imprensa do Grêmio, o programa será um “descontraído bate-papo” onde os profissionais de Comunicação do clube trarão todas as informações do dia-a-dia do time tricolor.
Os programas estarão disponíveis no site Grêmio TV, em Canais de Rádio. A rádio gremista já contava com os programas Correspondente Tricolor, Palavra do Presidente, Entrevista do dia, Entrevista do Técnico, além das atrações ao vivo Aquecimento e Bola Rolando. (Coletiva.Net)
Jorge Braga, em O Popular, de Goiânia.
*Os alunos que solicitaram transferência ou reingresso na rede municipal de ensino deverão realizar suas inscrições na próxima semana, de 16 a 20 de fevereiro. Os resultados das solicitações foram divulgados nas escolas que receberam as demandas. Na primeira etapa de matrículas, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) registrou cerca de 50 mil alunos.
A matrícula deve ser feita na escola aonde o candidato foi designado, e poderá ser efetivada pelos pais ou responsáveis, ou pelo próprio aluno (se for maior de 18 anos). A documentação necessária inclui atestado de vaga (fornecido pela Central de Matrículas ou pela escola de destino), histórico escolar (fornecido pela escola de origem), cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade e comprovante de residência recente.
Não comparecendo no prazo estabelecido, o aluno perderá a vaga. O número de alunos matriculados e a formação definitiva das turmas serão divulgados no final de fevereiro. As aulas nas escolas municipais começa dia 4 de março.
*A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) realiza, neste final de semana, atividades esportivas e recreativas em diferentes locais da cidade. Amanhã, 14, e domingo, 15, acontece mais uma Ativação Esportiva do Lami (Avenida Beira-Rio, 79). A programação, das 14h às 19h, inclui torneio de vôlei de duplas nas categorias mista (até 12 anos), masculina (de 13 a 15 anos) e força livre (masculina e feminina), torneio de tênis de mesa e desafio esportivo de basquete. No domingo, o ônibus Brincalhão faz a alegria da criançada.
As quadras de areia do Parque Marinha do Brasil (Avenida Borges de Medeiros, em frente ao shopping Praia de Belas) recebem mais uma rodada do Circuito de Vôlei de Praia de Porto Alegre. Os jogos, válidos pelas 13ª e 14ª etapas masculina e sétima feminina, começam a partir das 15h. As inscrições podem ser feitas até às 14h30, sábado e domingo.
*A secretária municipal de educação, Cleci Jurach, fechou parceria com o Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano para a concessão de bolsas de estudo no contra-turno para alunos do Município. O encontro aconteceu na Smed, quinta-feira, 12, com o gerente acadêmico João Bergmann e com a diretora cultural e social do Instituto, Liana Timm.
Para aprimorar a cultura da língua inglesa entre os alunos da rede municipal de educação, a parceria oferecerá 85 vagas a estudantes entre 14 e 16 anos que estejam, em 2009, concluindo o ensino fundamental ou iniciando o ensino médio. Serão dois anos (quatro semestres) de aulas no turno inverso ao das escolas municipais. Os participantes ganharão material didático e vale transporte para comparecerem aos encontros. Ao final do curso os alunos sairão com diploma de nível intermediário na língua.
O projeto é patrocinado pela Dell e pela Embaixada Norte-Americana, e realizado pelo Cultural. Porto Alegre é a quarta cidade brasileira a receber o incentivo.
Ivan, no Diário de Natal, e J. Bosco, em O Liberal (PA)


*A PUCRS está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Complementar, uma forma alternativa de ingresso nos cursos de graduação da Universidade. O procedimento pode ser realizado até 25 de fevereiro por meio do site www.pucrs.br/vestibular ou na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681); nos Campi Viamão (avenida Senador Salgado Filho, 7000 - Viamão) e Uruguaiana (BR 472, Km 7 - Uruguaiana).
A taxa de inscrição é de R$ 40,00 e o último prazo para pagamento é 26 de fevereiro. Quem realizou o Vestibular de Verão 2009 e não foi aprovado, por exemplo, e gostaria de tentar novamente, recebe isenção no pagamento da taxa de inscrição no Processo Seletivo Complementar.
A prova única de Redação será realizada no dia 4 de março, das 20h às 22h, nos Campi Central e Uruguaiana. A lista de cursos com vagas abertas pode ser conferida também no site www.pucrs.br/vestibular. Informações pelo Disque-Vestibular, telefone (51) 3320-3557, ou no Núcleo de Ingresso, no (51) 3320-3500, ramal 4483.
*Um dos melhores programas de computador do mundo para análise de dados de pesquisas, o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), será utilizado no curso "Introdutório ao SPSS para Profissionais da Área da Saúde" que a Faculdade de Medicina da PUCRS (Famed) realiza. As inscrições podem ser feitas até 20 de março.
O SPSS permite, por exemplo, comparar se um tratamento é melhor do que outro para determinada doença, usando para isso métodos estatísticos, explica o coordenador da atividade e professor da Famed, Mario Wagner.
As aulas ocorrerão entre 20 e 27 de março, às sextas-feiras pela manhã e tarde e são voltadas a alunos de graduação, pós-graduação e comunidade em geral. Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
*O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) está com inscrições abertas para o curso "Aprenda a Investir na Bolsa de Valores". Destinados a profissionais liberais, executivos, investidores, professores e estudantes, os encontros têm como objetivo mostrar os benefícios de um planejamento financeiro pessoal e explicar o funcionamento do mercado de ações, ensinando de forma prática como analisar empresas, precificar ações e montar uma carteira segura de investimentos além de possibilitar investimentos de ações em curto prazo.
As aulas ocorrem nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, das 19h às 23h, e serão ministradas pelo professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Face), Leandro Rassier. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.labmec.com.br ou na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3384-4449.
*Um escore desenvolvido no Hospital São Lucas da PUCRS permite avaliar de forma mais precisa o risco pré-operatório de pacientes que precisam ser submetidos à cirurgia cardíaca para a troca de válvulas (cirurgia valvar). É o primeiro instrumento desenvolvido no Brasil com essa finalidade.
Os hospitais brasileiros costumam se orientar pelo chamado EuroSCORE, que não contempla exatamente as características da população brasileira. A escala, criada a partir dos dados das cirurgias de válvulas realizadas na última década na instituição, aparece como uma proposta para os demais hospitais brasileiros, que poderão testar a metodologia e adaptá-la à sua realidade. O instrumento, desenvolvido pelo cardiologista João Carlos Guaragna, será apresentado no Congresso Brasileiro de Cardiologia, em setembro, na Bahia.
No mundo inteiro é muito estudada a cirurgia de revascularização miocárdica, conhecida popularmente como ponte de safena. Existem mais de 100 escores. O mais comum é o EuroSCORE, que foi feito em vários centros europeus. ¿Só que ele não serve especificamente para a cirurgia de válvula¿, afirma o médico. Já existem instrumentos específicos, mas em poucos centros no mundo, como Reino Unido, Nova Iorque e New England. Na prática, o cardiologista ressalta que o escore europeu superestimava ou subestimava o risco dos pacientes em muitos casos. O trabalho
O escore foi criado por Guaragna em sua tese de doutorado, defendida no final de 2008. Diversos fatores foram analisados na tese: idade, sexo, tipo de cirurgia (valvar isolada ou associada à ponte de safena), pressão alta, diabetes, ocorrência de AVC, capacidade funcional do paciente, função renal etc. Resultado final
O trabalho identificou quais fatores foram importantes para a mortalidade dos pacientes. O estudo constatou que apresentam os maiores riscos:
Pessoas acima de 60 anos;
Pacientes submetidos a cirurgia valvar de emergência;
Mulheres;
Pacientes que apresentam a força do coração diminuída ou que fizeram cirurgia de ponte de safena junto;
Pacientes com pressão alta nos pulmões;
Pacientes com falta de ar após esforço pequeno ou, até mesmo, em repouso;
Paciente com função renal um pouco ou bastante alterada.
Escore
A partir desses fatores, houve a criação de uma espécie de tabela onde é inserido o risco de óbito. Dependendo da quantidade de pontos obtidos, é possível estimar o risco do paciente em baixo, médio, alto, muito alto ou extremamente elevado. Outras instituições poderão adaptar o escore à sua própria realidade. Guaragna enfatiza que é preciso ter consciência de que o instrumento funciona como uma estimativa. A tese será enviada para publicação nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Cirurgia valvar
Em torno de 30% do movimento cirúrgico cardíaco é de procedimento envolvendo válvulas. No Hospital São Lucas da PUCRS existe o Ambulatório de Valvulopatias. O paciente fica ligado à instituição com consultas periódicas e se consegue identificar o momento certo de indicação para a cirurgia.
A mortalidade no procedimento ainda é alta em determinadas situações. Por exemplo, se a cirurgia valvar é realizada em caráter de emergência, a chance de o paciente morrer é de 60%. Para evitar que a situação chegue a esse ponto, o ideal é realizar a cirurgia o mais precocemente possível. "É preciso operar na hora certa, não deixar passar o melhor momento e isso inclui pessoas que não sentem nada, aquelas que descobrem uma patologia grave em uma consulta de rotina", destaca. Nesse caso, a mortalidade pode ser tão baixa quanto 2%. O procedimento é indicado em casos de pacientes cujas válvulas cardíacas têm seu funcionamento comprometido por alguma patologia como, por exemplo, febre reumática, endocardite (infecção) ou por calcificação acentuada.
Carina Fernandes - Jornalista Hospital São Lucas da PUCRS Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento Comunicação/Imprensa - (51) 3320-3445 - imprensa.hsl@pucrs.br -www.hospitalsaolucas.pucrs.br

Aniversariantes do dia 13 de Fevereiro

Hoje nasceram Kim Novak (1910-89), Robbie Williams (35 anos), Georges Simenon (1903-89) e Boris Casoy 68 anos). E hoje Roberto D'Avila faz 60 anos.









Padron, hoje, na Tribuna de Santos, Bello, na Tribuna de Minas, Simanca, em A Tarde (Salvador) e Tiago Recchia, na Gazeta do Povo (Curitiba).









*A edição 2009 do especial Veja Porto Alegre terá uma prévia das atrações para este ano na próxima segunda-feira, 16, durante evento no Sheraton Hotel. Na ocasião, o diretor-superintendente da Veja, Claudio Ferreira, e o diretor-editorial de Veja Cidades, Carlos Maranhão, comunicarão ao mercado publicitário local as novidades do guia, critérios para seleção de estabelecimentos e de jurados. O encontro começa a partir das 19h, com um welcome drink para os convidados, seguido de apresentação/coquetel.
A tradicional edição da revista Veja – que indica os melhores bares, restaurantes e comidas da Capital – chega ao seu 12º aniversário. Será lançada no próximo mês de abril com circulação prevista para toda Grande Porto Alegre, litoral norte do Rio Grande do Sul e nos principais pontos de São Paulo e Rio de Janeiro. (Coletiva.net)
ESQUENTA DE CARNAVAL NO CAFÉ SANTO DE CASA
VOCÊ NÃO PODE PERDER!!!
Venha curtir um happy hour com a melhor vista do pôr-do-sol de Porto Alegre. São muitos petiscos e chope geladinho Brahma. Até o carnaval, de sexta à domingo, das 18 horas às 23h30minvocê paga 3 e ganha 1 chope.
Venha conferir os novos petiscos:Max Santinhas ( batatinha frita em dobro, com bacon, queijo e cebolinha ) e o "Abençoado" uma generosa porção de queijo. mortadela, pepino e polenta frita. Acompanhado de molho rose.
ESTAREMOS FECHADOS DURANTE O CARNAVALDE 21/02/09 SÁBADO ATÉ TERÇA DIA 24/02/09
REABRIREMOS NA QUARTA DIA 25/02/09 ÀS 12 HORAS.-- Café Santo de CasaCasa de Cultura Mario QuintanaAndradas 736 • 7º andar(51) 3226.0789 • 3228.8194http://cafesantodecasa.blogspot.com
*No próximo dia 8 de março, serão realizadas as provas objetivas do concurso público para o provimento de vagas no Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa). Foram confirmadas as inscrições de 1539 pessoas.
O processo seletivo oferece 15 vagas para ensino superior, técnico e médio. As remunerações para uma carga horária semanal de 30 horas variam entre R$ 795,60 e R$ 1,3 mil.
As vagas de ensino superior são para os cargos de administrador (06), atuário (01) e economista (02); no ensino médio as vagas são para assistente administrativo (03) e no ensino técnico para técnico em contabilidade (03).
Horários e locais das provas.
*A segunda etapa de matrículas para alunos da rede municipal de ensino será encerrada hoje, 13. Essa fase é destinada aos candidatos à transferência, para alunos do Ensino Fundamental, e reingresso, para alunos do Ensino Médio. Os interessados devem procurar a escola nesse período para tomar conhecimento do resultado. O número de matrículas e a formação definitiva das turmas estarão completos no final de fevereiro, quando todas as etapas de matrículas estiverem concluídas.
Os alunos que solicitaram transferência ou reingresso terão de 16 a 20 de fevereiro para realizarem sua inscrição, já na escola para a qual foram designados. A matrícula poderá ser efetivada pelo próprio aluno, ou pelos pais ou responsáveis, se o candidato tiver menos de 18 anos.
A documentação necessária inclui atestado de vaga, fornecido pela Central de Matrículas ou pela escola de destino, histórico escolar, fornecido pela escola de origem, cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade e comprovante de residência.
Não comparecendo no prazo estabelecido, o aluno perderá a vaga. As aulas nas escolas municipais iniciam em 4 de março.
Confira a organização da prefeitura para a volta às aulas 2009.
*A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) divulga, com base em análise realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), que todos os pontos das praias do Lami e de Belém Novo estão próprios para banho neste final de semana. O conceito de balneabilidade está definido na Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).Considera-se própria para banho a água que, ao ser analisada, apresente, num conjunto de cinco amostras coletadas, apenas uma amostra com mais de 800 coliformes fecais por 100 mililitros.
Pontos com águas próprias para banho:
Praia do Lami:Posto 1 (Extremo Sul)Posto 2 (em frente à Rua Luis Feula)Posto 3 (em frente à Rua José Bernardes)Posto 4
Praia de Belém Novo:
Posto 1 (Leblon)Posto 2 (próximo ao antigo Restaurante Poletto)Posto 3 (Veludo). Mais esclarecimentos podem ser obtidos junto ao Programa Guaíba Vive pelo telefone 3289-7515 ou e-mail guaibavive@smam.prefpoa.com.br.
*O Governo do Estado, através da Fundação Zoobotânica do RS, estará participando das comemorações do 50º aniversário do município de Barra do Ribeiro, de 16 a 20 de corrente, junto ao calçadão, com uma mostra do ecossistema banhado.
Os banhados são ambientes naturais alagados, de modo temporário ou permanente, onde habitam plantas e animais adaptados à vida sob a influência da água. Inúmeras espécies de plantas aquáticas, peixes, anfíbios, répteis e aves, além de moluscos e insetos, entre outros, compõem uma biota exuberante típica destes ecossistemas. Em outras regiões do País são conhecidos como pântanos, brejos ou várzeas. Desempenham funções importantes como controle de inundações, carga e descarga de água subterrânea, proteção contra erosão, filtro natural de substâncias poluidoras, retenção de sedimentos, manutenção da diversidade biológica e locais de recreação, educação e pesquisa. Muitos ainda os consideram como áreas insalubres e sem utilidade, o que tem ocasionado sua destruição por aterros para obras de infra-estrutura, pela deposição de lixo e por drenagem para uso agropecuário.
A mostra é coordenada pelo Museu de Ciências Naturais/FZB-RS.
O Museu de Ciências Naturais/FZB-RS fica na Rua Dr. Salvador França, 1427 - Jardim Botânico e as salas de exposições permanente e de curta duração estão abertas para visitação pública de 3ª feira a domingo, das 9h às 17h. Informações pelo telefone 3320.2032 ou pelo email museamb@fzb.rs.gov.br.

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

*Encerram-se no dia 13 de fevereiro (sexta-feira) as inscrições para o Curso de Especialização em Ecologia Aquática Costeira da FURG. A seleção prevê prova de conhecimentos, dia 05 de março de 2009, às 9h, no Instituto de Oceanografia, no Campus Carreiros, além da análise do Curriculum Vitae e do histórico escolar. O edital pode ser acessado através do site http://www.ceac.furg.br/.

Campanha contra Yeda tem até hora marcada

A polêmica campanha do Cpers, que promete revelar "a face da corrupção, da violência, da mentira, do autoritarismo, da destruição e do arrocho salarial no Estado", vem despertando a curiosidade da população gaúcha e a preocupação do governo do Estado. A data exibida nos cartazes para a divulgação deste rosto (que seria o do governo Yeda) está marcada para esta quinta-feira, 12. Entretanto, os outdoors não estarão nas ruas hoje e, sim, na próxima segunda-feira, 16. A Interlig Propaganda Solidária, agência responsável pela ação, estuda uma antecipação, mas, até o momento, não tem data prevista.
Ao total, nas duas fases da campanha (teaser e pós-teaser), serão espalhados 400 outdoors pelas principais cidades do Rio Grande do Sul. A revelação do teaser ocorrerá logo mais, num ato público às 16h, no Parque da Harmonia. Em seguida, os manifestantes fazem uma caminhada até a Esquina Democrática. As peças ficarão expostas até o mês de março. Com receio de que outdoors prejudiquem a imagem da governadora do Estado, o Piratini estuda uma forma de barrar na Justiça a divulgação da campanha da entidade.
Os custos da campanha não são revelados, mas o diretor da agência, Henrique César Pereira, afirmou que esta ação foi “a mais barata” que a empresa já desenvolveu para as entidades em conjunto. “Ficamos muito felizes com a repercussão, sinal que prova que, mais uma vez, a estratégia e a criatividade fazem a diferença”, disse. Henrique revela que as empresas envolvidas na ação receberam nesta terça-feira, 10, um documento de três páginas da Casa Civil, contendo, segundo ele, “ameaças e pressão político-jurídica”.
O publicitário criticou a postura do governo, dizendo que “a carapuça serviu, pois em nenhum momento foi citada a governadora ou o Estado”. Ele ainda disse ter estranhando que a imprensa não tenha rebatido a declaração do secretário da Transparência, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, que em entrevista ao jornal Zero Hora afirmou: “(...) Atribuir corrupção é criminoso. A liberdade de expressão do pensamento não é absoluta.” “Todos temos direito à liberdade de expressão. O que o governo tenta fazer é censura. Os profissionais têm que lançar a campanha e, depois, se o Estado não gostar, que tome as medidas”, afirmou Henrique.
Fundada em 1995, com sede em Porto Alegre, a Interlig Propaganda atua exclusivamente em propaganda ideológica. Atende a um segmento composto por sindicatos, ONGs, grupos que trabalham com práticas de economia popular e solidária e partidos políticos de esquerda. Segundo seu diretor, a missão da agência é a de “qualificar a comunicação das organizações que lutam por um mundo melhor”. Entre os clientes já atendidos pela agência, em oito estados brasileiros, estão o Governo Federal, o Cpers, o Sindicato e a Federação dos Bancários, o Gapa/RS, o PT, o PcdoB e o PSB. (Coletiva.Net)
*Desde janeiro passado, o Parque Zoológico, localizado em Sapucaia do Sul, tem, em exposição, dois exemplares de alpacas machos.
As espécies foram recebidas de um criador da Lomba do Pinheiro, (Novo Hamburgo).
A alpaca (Lama guanicoe pacos) habita regiões semi-desérticas, com distribuição nos países andinos da América do Sul, em altitudes de até cinco mil metros. Mede de 1,8 a 2,2m de comprimento, com 0,9m de altura e pesa cerca de 70kg. Tem um período de gestação de 300 a 330 dias, com apenas uma cria por parto. Sua alimentação é herbívora e pode viver até 20 anos.Até então o zoológico não dispunha de nenhum exemplar desta espécie.
O Parque Zoológico está aberto para visitação pública de 3ª feira a domingo, das 8h30 às 17h. Ingressos para adultos R$ 4,00, estudantes R$ 2,00, automóveis R$ 20,00. Crianças até 11 anos não pagam.
Informações pelo telefone: 3474.14.99.

*O regulamento e o cronograma referentes ao concurso 17° Salão Internacional de Desenho para Imprensa, que ocorrerá de 19 de março a 26 abril, estão à disposição dos interessados. O prazo para inscrições será de 25 de fevereiro a 6 de março.
O evento é organizado pela Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e busca estimular e divulgar a expressão gráfica aplicada à imprensa. Além disso, haverá premiações a cada uma das categorias cartum, charge, caricatura, história em quadrinhos e ilustração editorial, em jornal, revista, livro, capa de disco, cartaz etc.
InscriçõesAs inscrições podem ser efetuadas por carta (enviar correspondência para Setor de Mostras e Exposições da Usina do Gasômetro - Av. Presidente João Goulart, 551, Sala 603, CEP 90010-120), pessoalmente, no mesmo local, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, ou, ainda, por e-mail (salao.press.portoalegre@gmail.com).


*Sete postos de saúde da Capital disponibilizam a vacina contra a febre amarela para as pessoas que forem viajar para áreas de risco. As unidades básicas de saúde Santa Cecília (Rua São Manoel, 543, das 8h às 17h) e Tristeza (Av. Wenceslau Escobar, 2442, das 8h às 12h e das 13h às 17h) estão vacinando, em média, 100 pessoas por dia e são boas opções para quem necessita da vacina.
No Centro de Saúde Modelo, um dos mais procurados, estão sendo aplicadas diariamente cerca de 300 doses. A vacina não faz parte do calendário de imunizações da Capital, já que a cidade é considerada zona livre de transmissão da doença. A vacina tem validade de dez anos, pode causar reações caso seja aplicada mais de uma vez nesse período e deve ser tomada, pelo menos, 10 dias antes da viagem.
Locais para vacinação:• UBS Santa Cecília - Rua São Manoel, 543 • UBS Tristeza - Av. Wenceslau Escobar, 2442• UBS Assis Brasil - Av. Assis Brasil, 6615 • Centro de Saúde IAPI - Rua três de Abril, 90 • Centro de Saúde Navegantes - Av. Presidente Roosevelt, 5 • Centro de Saúde Santa Marta - Capitão Montanha, 27 • Centro de Saúde Modelo - Rua Jerônimo de Ornelas, 55
*A Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS (Faca) e o Centro de Microgravidade/Laboratório de Fisiologia Aeroespacial John Ernsting promovem o curso de especialização em Fatores Humanos na Aviação. A atividade é voltada a profissionais que pretendem desenvolver competências nas áreas de saúde aeroespacial e fatores humanos na aviação, especialmente pilotos de aeronaves, comissários, profissionais de segurança de voo, engenheiros, gestores de empresas aéreas, médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e pedagogos. As aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã, podendo ocorrer atividades em outros dias.
As inscrições estão disponíveis entre os dias 2 e 27 de março. Informações adicionais também no telefone (51) 3320- 3542, site www.pucrs.br/faca/especializacao ou e-mail ciencias-aeronauticas@pucrs.br.
A relação completa sobre outras especializações oferecidas pela Universidade podem ser conferidas no site www.pucrs.br/pos/especializacao.
*Uma nova medicação para o tratamento da insuficiência cardíaca começará a ser testada no Brasil. A pesquisa englobará mais de 30 países e seis mil pacientes. No Brasil, em torno de 20 centros e mais de 300 pacientes participarão do estudo, que tem financiamento do laboratório Novartis. A medicação alisquireno, já utilizada em pessoas com hipertensão arterial, bloqueia o sistema chamado Renina-Angiotensina-Aldosterona ¿ sistema que se encontra superestimulado em pacientes com insuficiência cardíaca e que é responsável pelos sintomas da doença, tais como fadiga, cansaço e inchaço das pernas.
O coordenador do estudo no Brasil será o chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas da PUCRS, Luiz Carlos Bodanese. O médico explica que a intenção é verificar a segurança e eficácia do medicamento para a diminuição das complicações e da mortalidade associadas à insuficiência cardíaca. O início do estudo está previsto para o final do primeiro semestre de 2009. Além do Hospital São Lucas, pelo menos outras duas instituições gaúchas deverão participar da pesquisa.
Atualmente, o trabalho está na fase de aprovação dos centros e regulamentação dos requisitos científicos e éticos. ¿Os pacientes serão acompanhados durante dois anos. Deveremos ter o resultado final em quatro anos¿, salienta o coordenador nacional da pesquisa. Já existem no mercado medicamentos que bloqueiam o sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona e que mostram benefícios, mas a expectativa é de que o alisquireno demonstre capacidade de bloqueio semelhante ou até mesmo superior aos demais bloqueadores do sistema renina ativado. O estudo avaliará fatores como redução na mortalidade cardiovascular e tempo de hospitalização por insuficiência cardíaca.
Poderão participar do estudo pessoas com mais de 18 anos e que apresentem manifestação clínica de insuficiência cardíaca, com ecocardiograma que identifique o comprometimento cardíaco. As doenças cardíacas representam em torno de 35% dos óbitos da população. Dentro deste percentual, a insuficiência cardíaca aparece como uma das principais causas. O problema acomete especialmente pacientes idosos. Dados do Datasus mostram que cerca de 370 mil internações foram realizadas em 2003 no Brasil, com um custo calculado em R$ 200 milhões. Mais de 25 mil óbitos foram registrados neste período. ¿Novas opções terapêuticas são desejáveis para se evitar hospitalizações e o alto custo das internações hospitalares e para promover melhor qualidade de vida aos pacientes portadores de insuficiência cardíaca¿, destaca Bodanese.
(51) 3320-3445 - imprensa.hsl@pucrs.br - www.hospitalsaolucas.pucrs.br
*Os Laboratórios Especializados em Eletro-Eletrônica Calibração e Ensaios da PUCRS (Labelo) receberam a visita do responsável internacional da Underwritres Laboratories (UL) para área de equipamentos para atmosferas explosivas, Brian Schneider. A UL é uma marca mundial no segmento da certificação de produtos. A visita ocorreu no final de janeiro.
Schneider trabalha na Dinamarca e esteve no Labelo acompanhado da representante da UL do Brasil, localizada em São Paulo, Denise Ferreira, para conhecer as novas instalações do Labelo, que podem ser consideradas uma das mais modernas do mundo. A DEMKO da Dinamarca (entidade subsidiária da UL na Europa), está em fase de ampliação e modernização de suas instalações.O Laboratório de Equipamentos para Áreas Classificadas do Labelo possui acreditação no INMETRO e opera com elevados níveis de automação, comparáveis aos de laboratórios de referência na área). Realiza ensaios para empresas que fornecem equipamentos para toda a cadeia do petróleo (plataformas, refinarias e postos de combustíveis) assim como para a área da petroquímica. O Labelo está localizado no Campus Central da PUCRS, no prédio 30, Bloco A, Sala 200 (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre).

Lulinha bate e assopra

Por Luiz Antonio Magalhães

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ter acordado invocado na terça-feira (10/02). Discursando para quase 4 mil prefeitos brasileiros, ele criticou duramente a imprensa brasileira e reclamou da cobertura dos jornais do dia anterior, acusando a mídia de ter deturpado o sentido do evento com os prefeitos. "Fiquei triste como leitor porque estão abusando de minha inteligência. Tem gente que pensa que o povo é marionete, é vaca de presépio. Disseram que este ato eu ia fazer o pacote da bondade e que o presidente vai dar dinheiro para prefeito bandido. Como é fácil julgar as pessoas. Não deram nem sequer a oportunidade para vocês [prefeitos] mostrarem que não são os ladrões que escrevem que vocês são", afirmou Lula.
O presidente também acabou desmentindo, durante o discurso, uma de suas frases célebres, que até já virou mote quando ele é perguntado sobre as suas relações com a mídia: "eu só sou o que sou por causa da imprensa". Aos prefeitos, Lula disse algo bem diferente: "Nunca fui eleito porque a imprensa me ajudou. Fui eleito porque gastei gota de suor para enfrentar o ódio dos de cima contra os de baixo. Eu posso perder a minha postura, mas não perco o meu caráter nem a minha vergonha".
Uma análise mais detida das palavras do presidente, porém, revela que a contradição entre os vários discursos – não é a primeira e certamente não será a última vez que Lula critica veículos de comunicação – é apenas aparente. De fato, Lula só é o que é por causa da imprensa e isto significa que ele sabe usar como poucos políticos a exposição pública a seu favor. O presidente é muito criticado pela oposição "por nunca ter descido do palanque", mas qualquer deputado de primeira legislatura sabe que a política não é outra coisa senão uma campanha permanente. Em algumas situações, é claro, a boa tática recomenda o recolhimento, mas é da natureza dos homens públicos, especialmente dos que disputam os cargos de maior importância, a busca pela maior exposição possível na mídia. E Lula faz isto como realmente poucos, talvez apenas Getúlio Vargas e Jânio Quadros possam ser comparados ao líder petista.
Presidente observador da imprensa
Por outro lado, o presidente gosta de se comportar, em diversas ocasiões, como analista e crítico da imprensa. É evidente que esta postura também é um jeito de fazer política – legítimo, por sinal. O ex-operário que chegou ao Palácio do Planalto tem muita razão ao dizer que venceu as duas eleições presidenciais sem ajuda da imprensa. É verdade, desde 1982 a imprensa brasileira acompanha a trajetória do atual presidente com um misto de preconceito e bajulação, e de lá para cá a dose do primeiro tem diminuído, mas permanece preponderante. Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, sempre contou com apoio coeso dos proprietários dos veículos de comunicação, que ajudaram a elegê-lo, como também ajudaram Fernando Collor (depois derrubado com apoio entusiástico da imprensa nacional, diga-se de passagem).
Lula, ao contrário, sempre contou com a oposição, mais ou menos velada, do patronato da imprensa. Após chegar ao poder e realizar um governo muito menos "petista", para dizer o mínimo, do que se imaginava, o presidente conseguiu neutralizar a oposição mais histérica de certos veículos, mas realmente não conta com apoio ou simpatia neste setor.
Ao exibir o seu lado "observador da imprensa", Lula presta um grande serviço à sociedade brasileira porque obriga os jornalões a publicarem... crítica de mídia. O presidente também se mostra bastante perspicaz ao dizer que o povo "não é marionete" e julga os fatos a despeito do que aparece na imprensa. As duas eleições presidenciais vencidas pelo PT de certa forma corroboram esta análise e a perspicácia de Lula está em apontar a evidente contradição entre a maneira com que as notícias são divulgadas e o modo como a opinião pública lê essas mesmas notícias. Até aqui, aparentemente, a grande imprensa não tem sido feliz em tentar convencer os brasileiros de que o atual governo é desastroso e que o presidente é um bravateiro, populista, ou coisa do gênero.
Tudo somado, não há nada de ruim no "Lulinha bate e assopra". É perfeitamente compreensível que ele elogie a imprensa, atribua seu sucesso à exposição que obteve (também é fruto do seu próprio suor) e que faça críticas até virulentas quando se sente prejudicado pelo que sai no noticiário. Do ponto de vista do avanço da democracia brasileira, quanto mais se discutir o comportamento da mídia, melhor. (Observatório da Imprensa)
Ique, hoje, no Jornal do Brasil, e Tiago Recchia, na Gazeta do Povo, do Paraná.


Fatos históricos do dia 12 de Fevereiro

Mônica Lewinsky e o escritor argentino Júlio Cortazar.


O famoso quadro de Edvard Munch é roubado de um museu de Oslo no dia 12 de fevereiro de 1994. A obra, avaliada em mais de US$ 60 milhões é recuperada três meses depois.
1541 - Pedro de Valdivia funda a cidade de Santiago do Novo Extremo, hoje Santiago do Chile. 1736 - Nadir Shah se torna Rei da Pérsia.
1818 - Bernardo O'Higgins proclama a independência do Chile.
1958 - O ex-presidente argentino Juan Domingo Perón é expulso da República Dominicana.
1961 - A URSS envia uma sonda ao planeta Vênus.
1970 - Ataque aéreo israelense contra um ferro-velho no Egito mata 70 civis.
1973 - O primeiro grupo de prisioneiros de guerra dos EUA é libertado do Vietnã do Norte.
1993 - Dois garotos de 10 anos atraem e matam a pancadas o menino James Bulger, de 2 anos, num crime que chocou a Inglaterra.
1996 - O nevoeiro causa um engavetamento de mais de 300 carros no norte da Itália. Onze pessoas morrem e centenas ficam feridas.
1999 - O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, é absolvido das acusações de perjúrio e obstrução à justiça no caso "Mônica Lewinski".
2001 - O mapa completo do genoma humano é apresentado oficialmente.
2004 - Pesquisadores da Coréia do Sul se tornam a primeira equipe a clonar com sucesso um embrião humano.
Nascimentos
» Charles Darwin (1809-1882), autor da Origem das espécies » Abraham Lincoln, presidente dos EUA (1809-1865)» Franco Zeffirelli, diretor de cinema italiano (1923-)
Falecimentos
1554 - Lady Jane Grey, que foi rainha da Inglaterra por apenas nove dias, é decapitada por alta traição. 1804 - Morre Emmanuel Kant, filósofo alemão, criador do criticismo. 1984 - Morre Julio Cortázar, escritor argentino, nacionalizado francês. 2000 - O criador de Peanuts Charles Schulz morre aos 77 anos.
Redação Terra

Aniversariantes do dia 12 de Fevereiro

Hoje Martinho da Vila está fazendo 71 anos, Olga benário faria 101, Franco Zeffirelli completa 86 e Constantin Costa-Gravas faz 76.









*Reportagens sobre meio ambiente, preservação e sustentabilidade estão em foco na primeira edição Prêmio Fiema de Jornalismo Ambiental. O concurso tem como objetivo incentivar a realização de pautas sobre a temática ambiental e reconhecer o esforço da mídia em benefício de ações, ideias e iniciativas que visem ao bem-estar do planeta. As inscrições se encerram em 31 de agosto.
Os profissionais concorrem nas categorias Jornalismo Impresso (Texto Jornal, Texto Revista e Fotografia), Radiojornalismo, Telejornalismo, Documentário e Webjornalismo/Texto/Imagem/Áudio. Será distribuído o valor de R$ 50 mil entre as sete categorias e Menção Especial Fiema Brasil.
A premiação é uma promoção da Fundação Bentogonçalvense Pró-Ambiente (Proamb), organizadora da Fiema Brasil. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no link da premiação no site www.fiema.com.br.

Wikipedia - áudio e vídeo?

Iara Rech

Sim, graças a US$ 6 milhões obtidos junto a 150 mil doadores e colaboradores. A Wikipedia Foundation é uma organização com 23 pessoas contratadas. É comum que peça doações, mas conseguir US$ 6 milhões, um terço deste valor em uma semana, como resultado de um chamamento através da rede, é um fato admirável.
“Vamos continuar com o sistema de doações, que funciona muito bem”, disse Jimmy Wales, o fundador da Wikipédia, ao El País, na entrevista em Nova York em que anunciou as mudanças. “E, quando for necessário, faremos pedidos concretos para temas e campanhas virtuais. A publicidade, como sempre, será descartada”.
A rede, a quarta mais visitada na internet, e a única entre as 50 maiores sem fins lucrativos, entrará agora em áudio e vídeo, descartando qualquer concorrência com o YouTube. Diz Jay Walsh, responsável pela comunicação, que a Wikipédia já no momento está em condições de armazenar grandes arquivos em áudio e vídeo.
“Não é um modelo comparável ao YouTube porque trabalhamos com grande volume de informações, e temos recursos limitados, mas o armazenamento e a banda larga estão cada vez mais baratos e isto nos permite que nós mudemos”. Ao “El País” foi mais longe: disse que, na sua opinião, a tecnologia do sofwtare livre, base de toda a infraestrura da enciclopédia, “é a chave para permitir esta mudança”. Nos últimos meses a enciclopédia multiplicou por 20 a capacidade de seus servidores, graças à doação de equipamentos. Agora, os 159 mil voluntários que escrevem e editam seus conteúdos de forma anônima e sem retribuição podem pensar em áudiovisuais em lugar de restringir-se à palavra escrita.
“Antes não podíamos abrigar arquivos grandes e tampouco dispúnhamos de banda suficiente, e isto está mudando”, afirma Brion Vibber, responsável tecnológico da Wikipedia. “Os limites serão cada vez mais amplos e, quando necessário, incluir um vídeo de alta qualidade.”
A comparação com o YouTube toca num ponto-chave. Jimmy Wales descarta qualquer área de contato: “A Wikipedia enfatiza que a inclusão de vídeos ou gravações de áudio se limita exclusivamente a materiais de domínio público ou livres de direitos, para evitar problemas legais e custos extras”. (Coletiva.Net)

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

*Está aberta até o dia 6 de março a 19ª edição da Feira do Material Escolar, com descontos de até 15% em mais de dois mil produtos. A feira funciona no térreo do Mercado Público, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h. Aos sábados, o horário é das 9h30 às 18h. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), com o objetivo de regular os preços do mercado, evitando os aumentos comuns no período que antecede o início das aulas. Entre as ofertas estão duas cestas básicas com o mesmo valor (R$ 11,90), uma com produtos para as séries iniciais e outra para os ensinos fundamental e médio.
*Um ambiente luminoso e sonoro, de caráter experimental, que funde o teatro de animação e as artes visuais, é a proposta da Cia. Teatro Lumbra no espetáculo "Explum - Experiências Luminosas", que será apresentado domingo, 15, às 17h, no mezanino do Centro Cultural Usina do Gasômetro.
Na montagem, o público interage com o ambiente criado, onde suas próprias sombras são projetadas. Não há início nem fim, apenas uma atmosfera hermética, isolada, antinatural, capaz de provocar sensações que podem ir do relaxamento ao desconforto.
A atração faz parte da programação do projeto Usina das Artes, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
Serviço
O quê: Explum - Experiências Luminosas - Cia. Teatro Lumbra
Quando: 15 de fevereiro (domingo)
Onde: mezanino do Centro Cultural Usina do Gasômetro (av. João Goulart, 551)
Entrada Franca
*A Faculdade de Farmácia da PUCRS recebe, até 31 de março, inscrições para o curso de especialização em Farmacotécnica Homeopática. Destinado a farmacêuticos e farmacêuticos industriais, tem como objetivo capacitar tecnicamente esses profissionais para atuarem com excelência junto às farmácias de manipulação homeopáticas e indústrias farmacêuticas homeopáticas, por meio do desenvolvimento, aprofundamento e atualização de seus conhecimentos, capacitando a integração de equipes multidisciplinares. As aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã e tarde.
Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3933, pelo site www.pucrs.br/farmacia ou diretamente na secretaria da Faculdade, no 2º andar do prédio 12A, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
*A Faculdade de Farmácia da PUCRS (FFARM) promove Curso de Especialização em Assistência Farmacêutica para profissionais da saúde (farmacêuticos, médicos, enfermeiros, dentistas e nutricionistas) que visam qualificar seus conhecimentos. O curso pretende aprimorar práticas de atuação básica em saúde, integradas ao SUS (Sistema Único de Saúde). As inscrições estão abertas até o dia 3 de abril e as aulas iniciam em 8 de maio. Entre as disciplinas, "Políticas da Saúde", "Gestão da Assistência Farmacêutica", "Vigilância em Saúde", "Atenção à Saúde", "Princípios da Farmacoterapia" e "Uso racional de medicamentos". O curso tem duração de 18 meses, as aulas são quinzenais, nas sextas-feiras no turno da noite e nos sábados, pela manhã e a tarde.
As inscrições podem ser feitas no site www.pucrs.br/farmacia/especializacao. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3933 ou pelo e-mail farmacia-pg@pucrs.br.
A relação completa das especializações oferecidas pela Universidade pode ser conferida no site www.pucrs.br/pos/especializacao.
*Erwan Pottier, aluno francês da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), defendeu na última sexta-feira, 6 de fevereiro, na Universidade de Sorbonne, a tese intitulada: "Porto Alegre, cidade imaginária: socialidade, mitos e comunicação no Brasil Pós-Moderno". Esta foi a primeira defesa de doutorado no regime de co-orientação e dupla-diplomação da PUCRS. Pottier conquistou a nota máxima: très honorable.
Pottier foi orientado pelos professores Juremir Machado da Silva (Famecos) e Michel Maffesoli (Paris Descartes ¿ antiga Paris V). O professor Juremir destaca a importância da distinção conquistada pelo aluno e pela Universidade. "É muito agradável um estudante francês dedicar três anos de seus estudos sobre Porto Alegre e apresentá-la na sua terra natal. O tema despertou o interesse e a curiosidade dos integrantes da banca." Também compuseram a banca os professores Patrick Tacussel (Universidade Montpellier III), Cristiane Freitas e Antonio Hohlfeldt (Famecos).

PUC tem ciclo em homenagem a Darwin

Neste ano de 2009 se comemoram os 200 anos do nascimento de Darwin em 12 de fevereiro de 1809 e também os 150 anos da publicação do livro "A Origem das Espécies por meio da seleção natural". A obra, que revolucionou a ciência em relação ao surgimento e a evolução dos seres vivos, começou a ser concebida durante a viagem do navio Beagle em que o jovem Darwin, então com 22 anos, esteve presente como naturalista, disposto a explorar as localidades visitadas e coletar o maior número possível de espécimes.
O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, a partir de 24 de março, mostrará aos visitantes a exposição (R) Evolução de Darwin. Nela se conhecerá as etapas e repercussões da viagem do Beagle, em três andares de emoção, conhecimento e diversão. A exposição estará dividida em "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". Até o final do mês de fevereiro estará pronta a réplica do Beagle ¿ que poderá ser vista logo no começo da "viagem" - na proporção de 1:4 com 8 metros de comprimento e 9 metros de altura, com as velas.
Logo que o passeio começar, e depois de embarcar no navio, o visitante verá o aparelho que simula as condições em que se formaram as primeiras moléculas precursoras da matéria orgânica necessária ao aparecimento da vida na Terra, há cerca de 4 bilhões de anos ¿ reprodução do experimento de Oparin Miller; a árvore filogenética da vida; o que Darwin viu no Brasil, quando conheceu matas baianas e fluminenses à procura de plantas, insetos e animais e que o auxiliaram a criar a sua teoria, suas descobertas em outros locais, como as ilhas Galápagos, e saberão um pouco ainda sobre sua família, trabalho e outras obras. O MCT está reconstruindo também o escritório de Darwin nos arredores de Londres, local em que o cientista estudou e elaborou suas teorias. A exposição ficará no MCT até 30 de dezembro.
A Biblioteca Central Irmão José Otão organizará um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também estará exposto material histórico e diferentes edições do livro ¿A origem das espécies¿ para consulta.Curiosidades
Ao aportar no Brasil, em 1831, a bordo do HMS Beagle, Darwin escreveu: "É uma visão das mil e uma noites, com a diferença de que é tudo de verdade". A exposição mostrará também como eram os primeiros seres vivos da terra, como surgiram e como a biodiversidade atual surgiu a partir destes pequeníssimos seres.Abaixo, segue a lista das palestras e conferências que ocorrerão na PUCRS em 2009, com entrada franca:Ciclo de palestras "Evolução: Transversalidades"
Local: Teatro da PUCRS ou auditório do Prédio 50 da PUCRS
Período: 18 de março a 27 de outubro
Horário: 18h30minPalestrantes:
Prof.ª Dr. Christiane Nüsslein-Volhard (Univ. Tübingen, Alemanha) ¿ "A evolução e seu impacto no pensamento científico" ¿ 18 de março ¿ Teatro (prédio 40)
Prof.ª Dr. Ana Carolina Regner (Unisinos) ¿ "A origem das espécies" ¿ 28 de abril ¿ Auditório Prédio 50
Prof. Dr. Eduardo Cruz (PUC-SP) ¿ "Evolucionismo e criacionismo" ¿ 26 de maio ¿ Auditório Prédio 50
Prof. Dr. José Roberto Goldim (PUCRS/UFRGS) ¿ "A atualidade da discussão sobre eugenia" ¿ 25 de agosto ¿ Auditório Prédio 50
Prof. Dr. Christian Illies (Univ. Bamberg, Alemanha) ¿ "Darwin como metafísico: reflexões filosóficas sobre a teoria da evolução" ¿ 29 de setembro ¿ Auditório Prédio 5
Prof. Dr. Eduardo Eizirik (PUCRS) ¿ "Biodiversidade e evolução" ¿ 27 de outubro ¿ Auditório Prédio 5 Conferências
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Conferencistas:
Jefferson Braga da Silva (PUCRS) "A evolução da mão" 6 de maio
Jaderson Costa da Costa (PUCRS) "A evolução do cérebro" 3 de junho
Iván Izquierdo (PUCRS) "A evolução da memória" - 17 de junhoCiclo de debates Faculdade de Biociências da PUCRS
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Walter Filgueira de Azevedo Jr. (PUCRS) - "Evolução molecular e suas implicações na Astrobiologia" - 15 de abril
Francisco M. Salzano (UFRGS) - "Perspectivas em medicina genômica e darwiniana" - 20 de maio
Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Especiação e hibridização" - 12 de agosto
Taran Grant (PUCRS) - "Evolução da diversidade reprodutiva nos anfíbios" - 23 de setembro

Escore do HSL avalia risco de pré-operatório

Um escore desenvolvido no Hospital São Lucas da PUCRS permite avaliar de forma mais precisa o risco pré-operatório de pacientes que precisam ser submetidos à cirurgia cardíaca para a troca de válvulas (cirurgia valvar). É o primeiro instrumento desenvolvido no Brasil com essa finalidade.
Os hospitais brasileiros costumam se orientar pelo chamado EuroSCORE, que não contempla exatamente as características da população brasileira. A escala, criada a partir dos dados das cirurgias de válvulas realizadas na última década na instituição, aparece como uma proposta para os demais hospitais brasileiros, que poderão testar a metodologia e adaptá-la à sua realidade. O instrumento, desenvolvido pelo cardiologista João Carlos Guaragna, será apresentado no Congresso Brasileiro de Cardiologia, em setembro, na Bahia.
No mundo inteiro é muito estudada a cirurgia de revascularização miocárdica, conhecida popularmente como ponte de safena. Existem mais de 100 escores. O mais comum é o EuroSCORE, que foi feito em vários centros europeus. “Só que ele não serve especificamente para a cirurgia de válvula”, afirma o médico. Já existem instrumentos específicos, mas em poucos centros no mundo, como Reino Unido, Nova Iorque e New England
. Na prática, o cardiologista ressalta que o escore europeu superestimava ou subestimava o risco dos pacientes em muitos casos.
O trabalho
O escore foi criado por Guaragna em sua tese de doutorado, defendida no final de 2008. Diversos fatores foram analisados na tese: idade, sexo, tipo de cirurgia (valvar isolada ou associada à ponte de safena), pressão alta, diabetes, ocorrência de AVC, capacidade funcional do paciente, função renal etc.
Resultado final
O trabalho identificou quais fatores foram importantes para a mortalidade dos pacientes. O estudo constatou que apresentam os maiores riscos:
- Pessoas acima de 60 anos;
- Pacientes submetidos a cirurgia valvar de emergência;
- Mulheres;
- Pacientes que apresentam a força do coração diminuída ou que fizeram cirurgia de ponte de safena junto;
- Pacientes com pressão alta nos pulmões;
- Pacientes com falta de ar após esforço pequeno ou, até mesmo, em repouso;
- Paciente com função renal um pouco ou bastante alterada.
Escore
A partir desses fatores, houve a criação de uma espécie de tabela onde é inserido o risco de óbito. Dependendo da quantidade de pontos obtidos, é possível estimar o risco do paciente em baixo, médio, alto, muito alto ou extremamente elevado. Outras instituições poderão adaptar o escore à sua própria realidade. Guaragna enfatiza que é preciso ter consciência de que o instrumento funciona como uma estimativa. A tese será enviada para publicação nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia.
Cirurgia valvar
Em torno de 30% do movimento cirúrgico cardíaco é de procedimento envolvendo válvulas. No Hospital São Lucas da PUCRS existe o Ambulatório de Valvulopatias. O paciente fica ligado à instituição com consultas periódicas e se consegue identificar o momento certo de indicação para a cirurgia.
A mortalidade no procedimento ainda é alta em determinadas situações. Por exemplo, se a cirurgia valvar é realizada em caráter de emergência, a chance de o paciente morrer é de 60%. Para evitar que a situação chegue a esse ponto, o ideal é realizar a cirurgia o mais precocemente possível. “É preciso operar na hora certa, não deixar passar o melhor momento e isso inclui pessoas que não sentem nada, aquelas que descobrem uma patologia grave em uma consulta de rotina”, destaca. Nesse caso, a mortalidade pode ser tão baixa quanto 2%. O procedimento é indicado em casos de pacientes cujas válvulas cardíacas têm seu funcionamento comprometido por alguma patologia como, por exemplo, febre reumática, endocardite (infecção) ou por calcificação acentuada.

Fatos do dia 11 de Fevereiro na História

Ritchie Valens, o autor de La Bamba, morreu no dia de hoje, em acidente aéreo.
Em 11 de fevereiro de 1929, a Santa Sé e o governo fascista italiano, firmam o Tratado de Latrão, pondo fim aos conflitos entre Estado e Igreja Católica advindo da Unificação em 1870. Garante-se a soberania da Igreja na Cidade do Vaticano e fixa-se a religião católica a oficial do país.
1650 - Morre René Descartes, filósofo e matemático francês.
1774 - O Gabinete inglês comunica ao governo espanhol sua intenção de retirar todas as tropas das ilhas Malvinas que aconteceria no dia 22 de maio.
1814 - Buenos Aires declara José Gervasio Artigas traidor da pátria e oferece 6 mil pesos por sua cabeça.
1847 - Nasce Thomas Alva Edison, físico e inventor norte-americano.
1852 - O ditador João Manuel Rosas, presidente da Argentina, é derrotado na batalha de Monte Caseros, diante das tropas do general Justo José de Urquiza, reforçadas por 25 mil soldados brasileiros.
1895 - Os Estados Unidos estabelecem que as ilhas do Hawai fazem parte do território.
1909 - Nasce Joseph Leo Mankiewicz, cineasta norte-americano.
1916 - Primeira Guerra Mundial: Guillermo II ordena a intensificação da ofensiva submarina.1917 - Falece Oswaldo Cruz, médico e sanitarista que foi uma das figuras mais importantes no desenvolvimento da saúde pública no Brasil.
1919 - A Alemanha elege seu primeiro presidente da República: Friedrich Ebert.
1924 - O Reino Unido reconhece o governo da URSS.
1925 - Cai o governo português.
1929 - Santa Sede e Itália firmam o Tratado de Letrán, em que se cria o Estado Pontifício e a Cidade do Vaticano.
1936 - Nasce Burt Reynolds, ator norte-americano de cinema.
1940 - Nasce Manuel Antônio Noriega, ex-presidente do Panamá.
1941 - Segunda Guerra Mundial: aviões britânicos bombardeiam a cidade alemanha de Hannover. 1943 - O general norte-americano Eisenhower toma o comando dos Exército aliados no norte da África.
1944 - Liberado, na Colômbia, o líder conservador Laureano Gómez.
1945 - Budapeste é ocupada por forças soviéticas.
1950 - O físico Klaus Fuchs é preso por espionagem. Ele era acusado de levar informações secretas sobre os estudos atômicos dos Estados Unidos para a União Soviética.
1956 - China Popular socializa as empresas privadas.
1956 - É aprovada na Bolívia a lei que dá direito ao voto aos indígenas, mulheres e militares. 1958 - O Congresso Popular chinês faz um acordo para introduzir o alfabeto latino no país.
1959 - A queda de um avião mata o cantor e compositor Buddy Holly, um dos pioneiros do rock¿n roll, e os músicos Ritchie Valens, famoso pela música La Bamba, e J.P. Big Bopper Richardson.
1962 - O presidente americano John F. Kennedy determina o fim do comércio com Cuba, estabelecendo um bloqueio político e econômico.
1964 - Os Beatles realizam seu primeiro concerto ao vivo nos Estados Unidos, em Washington.
1970 - O Japão torna-se o quarto país a colocar um satélite em órbita.
1973 - Emerson Fittipaldi, correndo pela Lotus, vence o Grande Prêmio de Fórmula 1, disputado em São Paulo.
1973 - As últimas unidades americanas de combate se retiram do Vietnã do Sul.
1975 - Margaret Thatcher é eleita presidenta do Partido Conservador Britânico.
1978 - A China anuncia o fim de 10 anos de proibição da leitura de 70 renomados escritores internacionais como Platão, Charles Dickens, William Shakespeare e Victor Hugo.
1979 - O primeiro ministro iraniano, Dr. Shahpur Bakhtiar, renuncia após dois dias de manifestações nas ruas de Teerã.
1984 - O ônibus espacial Challenger aterrisa na Terra, após onze días de permanência no espaço. 1986 - Numa troca de prisioneiros políticos entre o Ocidente e a União Soviética, Nathan Anatoly Scharansky recebe permissão para emigrar da Rússia. Ele é hoje um dos principais líderes políticos do estado de Israel.
1989 - Kabul, capital do Afeganistão, permanece sitiada durante a saída dos soldados soviéticos da cidade.
1990 - Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano da àfrica do Sul, sai da prisão, após 27 anos de cárcere.
1991 - O Pasquim, uma publicação que atacava com humor a ditadura militar no Brasil, deixa de circular.
1993 - O ex-primeiro ministro italiano Bettino Craxi renuncia ao cargo de líder do Partido Socialista, após sofrer acusações de corrupção.
1994 - Morre William Conrad, ator norte-americano.
1998 - O Rei da Espanha e o presidente filipino, Fidel Ramos, inauguram os atos comemorativos do Centenário da declaração de independência das Filipinas.
2000 - O ministro da Irlanda do Norte, Peter Mandelson, suspende o governo e a Assembléia, 72 dias após sua fundação.
Redação Terra
Clayton, em O Povo (CE)
Ivan Cabral, hoje, no Diário de Natal.
*A Secretaria Municipal de Administração (SMA) publica hoje, 11, no Diário Oficial de Porto Alegre, o edital que altera a data da entrega de títulos para análise da prova de títulos nos concursos públicos 440, 441 e 442 (professor).
A entrega será realizada dias 25, 26 e 27 de fevereiro, na sede do Centro de Ensino da Fundação Conesul (Rua 12 de Outubro, 49, Bairro Partenon). O horário de atendimento é das 9h as 16h.
*A Secretaria Municipal de Administração (SMA) publicou na edição de ontem, 10, do Diário Oficial de Porto Alegre, o edital nº 17/2009. O documento refere-se à anulação da prova e de todos os atos relacionados ao Concurso Público nº 448, para Técnico Social – Terapeuta Ocupacional.
O edital convoca os candidatos relacionados para a nova prova que será realizada dia 22 de março, na Escola Técnica Parobé (Avenida Loureiro da Silva, 945, Centro). Os portões serão abertos às 13h e fechados às 14h (horário previsto para o inicio da prova).
Os candidatos devem comparecer com antecedência mínima de uma hora antes do horário marcado para o início, munidos de caneta esferográfica azul ou preta. É obrigatória a apresentação de documento que identifique o candidato.
Mais informações podem ser obtidas a partir de amanhã, na versão eletrônica do Diário Oficial e no site da Conesul.
*O city tour Linha Turismo não realizará seus passeios panorâmicos pela capital na quinta-feira, 12, devido as podas de árvores que serão realizadas no trajeto dos roteiros Tradicional e da Zona Sul. Os passeios turísticos serão retomados na sexta-feira, 13, com saídas às 9h, 10h30 e 18h com o roteiro Tradicional e 14h e 16h com o roteiro Zona Sul. O mesmo acontecerá no dia 19 de fevereiro, retomando no dia 20. O terminal está localizado na Travessa do Carmo, 84, Bairro Cidade Baixa. Reservas e informações pelo telefone 3212.1628
*A coordenação-geral do festival internacional de teatro Porto Alegre Em Cena está analisando obras para a edição de 2009. Os grupos nacionais já podem encaminhar projetos para participação na 16ª edição do evento, que será realizado de 8 a 21 de setembro. A seleção se estende até 31 de março. Para concorrer é necessário enviar fotos, release, rider técnico e um DVD com o espetáculo na íntegra para: Em Cena - Travessa Paraíso, 71 - Porto Alegre-RS, CEP 90850-190.
Para os grupos de Porto Alegre (exclusivamente), o período de avaliação será de 20 de abril a 22 de maio. As inscrições de espetáculos locais devem enviar para o mesmo endereço os mesmos itens citados acima, acrescidos de clipagem com artigos e notícias publicados sobre o espetáculo.
*Um ambiente luminoso e sonoro, de caráter experimental, que funde o teatro de animação e as artes visuais, é a proposta da Cia. Teatro Lumbra no espetáculo Explum - Experiências Luminosas, que acontece neste domingo (15 de fevereiro), às 17h, no mezanino do Centro Cultural Usina do Gasômetro.
Na montagem, o público interage com o ambiente criado, onde suas próprias sombras são projetadas. Não há início nem fim, apenas uma atmosfera hermética, isolada, antinatural, capaz de provocar sensações que podem ir do relaxamento ao desconforto.
A atração faz parte da programação do projeto Usina das Artes, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
O quê: Explum - Experiências Luminosas - Cia. Teatro LumbraQuando: 15 de fevereiro (sábado)Onde: mezanino do Centro Cultural Usina do Gasômetro (av. João Goulart, 551)Entrada Franca
*Cerca de de 270 oficineiros inscritos para ministrar aulas no projeto de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura poderão consultar o Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), no dia 18 de fevereiro, quando será divulgada a lista dos pré-selecionados atuarão nas 17 regiões do Orçamento Participativo na Capital neste ano.
Serão selecionados pessoas físicas ou jurídicas para o Programa de Inclusão Cultural das áreas de dança, vídeo, fotografia, música, literatura, artes plásticas, hip hop, teatro, confecção de instrumentos de percussão com materiais recicláveis, capoeira, comunicação comunitária (rádio, jornal e fanzine), terceira idade, acessibilidade e inclusão cultural.
As entrevistas com os pré-selecionados ocorrerão entre 2 e 6 de março. A divulgação do resultado final será dia 13 de março. No dia 16, às 10h, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, haverá reunião dos oficineiros selecionados com os supervisores e a coordenadores do projeto.
Projeto de DescentralizaçãoAs Oficinas da Descentralização levam atividades culturais a 17 regiões do Orçamento Participativo. Desde 2005 foram oferecidas mais de 350 oficinas culturais nas áreas de música, artes cênicas, artes plásticas, literatura, capoeira e hip hop, contemplando em média oito mil oficinandos. No último sábado de cada mês, em uma das regiões do OP, acontece o projeto Ação Cultural. Os oficineiros de cada região se reúnem para mostra cultural de talentos locais, descobertos nas oficinas descentralizadas. Outros eventos organizados são a Mostra das Oficinas da Descentralização nas 17 regiões do OP, Semana Municipal de Capoeira, Semana Municipal de Hip Hop, Carnaval Comunitário e Festival de Música.
Hoje Jennifer Aniston faz 40 anos, Kelly Slater 37, Burt Reynolds 73, Sérgio Mendes 68, Mário Prata 63 e Paulo César Grande 51.