sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Os erros e fatalidades que mataram os Mamonas





A torre não entende o piloto. O piloto não entende a orientação da torre. Nesse meio tempo, há uma troca de torres, pois os operadores do tráfego aéreo precisam atender a mais dois aviões que se preparam para pousar no aeroporto de Guarulhos. Na troca, uma torre não sabe a orientação que a outra passou e ninguém mais se entende - mas todos acham que está tudo bem.


Resultado: às 23h15min58 seg, o piloto do Learjet prefixo PT-LSD deixa de falar com a torre e, dois segundos depois, o avião se espatifa sobre a Serra da Cantareira, matando os cinco integrantes do grupo Mamonas Assassinas e mais dois tripulantes, também da equipe.


Esta é a conclusão de um relatório confidencial da Aeronáutica, ao qual a revista Veja teve acesso, e revelou em sua edição de 29 de maio de 1996, poucos meses depois do acidente com os Mamonas, na noite de 2 de março de 1996. O relatório é baseado na caixa preta e nas gravações.Foi possível reconstituir o que aconteceu, especialmente nos últimos trágicos três minutos - e como, segundo a revista, "a incompetência e o azar mataram os Mamonas".


TUDO ERRADO - O avião decolou de brasília - onde fizeram o último show - quando faltavam dois minutos para as 10 horas da noite de 2 de março. A 15 minutos do pouso em Guarulhos, o Learjet perdeu contato com brasília e passou a comunicar-se com Guarulhos.


Está tudo normal, o tempo é bom, o vento também, e tudo indica que não haverá nenhum problema. Cinco minutos após o primeiro contato, a 40 km da pista, a torre pede ao co-piloto que informe a sua posição.Aí, o início da tragédia: ele diz que é "180", mas não era. Era 170. A torre manda que vire 10 graus. Ele vira. Minutos depois a torre pede ao co-piloto para informar a velocidade do vento. Ele consulta o equipamento de bordo, que informa um vento de 400 km por hora - velocidade impossível, quase um tufão. Nesse momento, o co-piloto percebe que o equipamento não está funcionando e diz à torre que não tem condições de falar do vento. A torre concorda que a velocidade era um dado absurdo e o desconsidera. Até aqui, problema nenhum. As condições do vento eram normais.


Prossegue a revista, em sua matéria "Três Minutos Fatais": "Há tranquilidade no avião, tudo corre bem, mas os Mamonas estão a cinco minutos e 29 segundos da morte. O avião está a 18 km da pista."(...) "Coisas estranhas começam a ocorrer. A torre informa que o Learjet está voando a 3370 km por hora, velocidade maior até do que um Mirage em operação de pouco. Mesmo assim, limita-se a informar ao co-piloto sua posição e diz para, daí em diante, comunicar-se com outra central, a Torre Guarulhos. (...) "Sete segundos mais tarde o avião dos mamonas informa para a nova torre." - Sierra delta arremetendo."Começou o desastre. Faltam três minutos e 32 segundos para o choque. (...) "Agora quem fala com a torre não é mais o co-piloto Takeda. É o próprio piloto Jorge Luiz Germano Martins, que será encontrado morto com o microfone no colo. Ele informa que levantará o avião e fará a volta para tentar o pouso de novo. A manobra é correta, só que o retorno deveria ser feito virando à direita. O piloto informa que fará "curva à esquerda" e a torre não o corrige, mandando "curva à direita". Em seguida, nova falha de comunicação." - Prossiga então para o setor sul - diz a torre." - Afirmativo, setor norte - responde o piloto." Estava tudo errado. A torre diz "sul" e o piloto entende "norte". Se fosse na direção "sul", o avião faria o retorno. Como ia na direção errada, rumava para a Serra da Cantareira. Havia ainda uma chance. O piloto, mesmo sem saber se ia para a serra, informa que fará a curva para ficar de novo, de frente para a pista. Se fizesse essa manobra, não haveria acidente. Mas a torre pede que não faça isso, pois há outros dois aviões prontos para pousar e terá de monitorá-los. Pede ao piloto que volte a comunicar-se com a torre original. À torre original, o piloto informa que, em vez de fazer a curva que pretendia, está "alongando a perna do vento", ou seja, está seguindo reto." - O.K. - diz a torre - mantenha a perna do vento"Faltam dez segundos para a morte. O avião dos Mamonas não tem aparelhos de bordo para detectar obstáculos à frente. Segue reto. Não há nenhum sinal de pânico ou tumulto na tripulação. mas, para os passageiros, leigos no assunto, há motivo para tensão, pois o avião não pousou como deveria. mas ninguém suspeita que há uma enorme montanha ali na frente.


"- Afirmativo - diz o piloto, seguindo a orientação de manter-se em linha reta. Faltam dois segundos."O avião se estraçalha na Serra da Cantareira. Eram 23h16minutos."
V.M.
Paixão, Gazeta do Povo (PR) e Bello, Tribuna de Minas. A CHARGE ON LINE.


O dia 4 de Fevereiro na História

1238Invasão Mongol da Rússia: o general Batu Khan realiza cerco ao Principado de Vladimir-Súzdal.
1758 – Fundação da cidade de Macapá.
1783
A Grã-Bretanha declara formalmente o fim da guerra contra sua antiga colônia, os Estados Unidos da América.
São registrados grandes abalos sísmicos em Alepo, segunda cidade mais importante da Síria, em que morrem 22 mil pessoas.
1789George Washington é eleito como primeiro presidente dos Estados Unidos por unanimidade.
1794 – É abolida a escravidão nas colônias francesas.
1832 – Fundação do Condado de Columbia, na Flórida.
1859 – O Codex Sinaiticus é descoberto no Egito.
1922 – O território de Shantung é restituído à China pelo Tratado chinês-japonês.
1923 – Fundação do Condado de Miami-Dade.
1924Mahatma Gandhi é libertado após ficar dois anos preso em Bombaim.
1932 – As Olimpíadas de Inverno ocorrem pela primeira vez nos Estados Unidos em Lake Placid, estado de Nova Iorque.
1933 – 50 mil pessoas fazem uma manifestação contra o desemprego, no Hyde Park, em Londres.
1938Adolf Hitler se autoproclama comandante supremo das forças armadas alemãs.
1943Segunda Guerra Mundial: fim da Batalha de Estalinegrado; um comboio aliado que havia saído de Nova York com material de guerra é atacado por submarinos alemães.
1945Segunda Guerra Mundial: Começa a Conferência de Ialta com o presidente americano Franklin D. Roosevelt, o primeiro-ministro inglês Winston Churchill e o líder soviético Josef Stalin.
1947 – As companhias elétricas britânicas são nacionalizadas.
1948 – Independência do Sri Lanka.
1961 – Início da luta armada pela independência de Angola que ficou considerado como o início da Guerra Colonial Portuguesa.
1962Francisco Orlich Bolmarich é eleito presidente da Costa Rica.
1964 – A Newsweek, publicação semanal dos Estados Unidos, é a primeira revista americana a realizar uma matéria de capa sobre os Beatles.
1971 – No Reino Unido, a Rolls-Royce atinge a bancarrota e o Estado a assume.
1972 – A sonda dos EUA Mariner IX transmite fotos de Marte.
1976 – Sismo na Guatemala e nas Honduras matam mais de 22 000 pessoas.
1976Lourenço Marques, a capital de Moçambique, é renomeada Maputo.
1978Junius Jayawardene empossado como presidente do Sri Lanka.
1980Abolhassan Bani-sadr é escolhido pelo ayatollah Khomeini para exercer o cargo de presidente do Irã.
1987 – Um navio com 120 passageiros naufraga nas águas do rio Jiao (sul da China): 31 pessoas morrem e mais de 60 ficam desaparecidas.
1991 – A banda Queen lança "Innuendo", último álbum antes da morte do vocalista Freddie Mercury.
1992Hugo Chávez tenta um golpe de estado contra o presidente Carlos Andrés Pérez.
1997
Quatro integrantes da ONU são assassinados na Ruanda.
Após não aceitar o resultado, o então presidente iugoslavo, Slobodan Milošević, reconhece oficialmente a vitória da oposição nas eleições de novembro.
1998 – Aproximadamente 5000 pessoas morrem quando um sismo atinge o nordeste do Afeganistão, com magnitude de 6,1 na escala Richter.
1999 – Guerra em Kosovo: o Parlamento sérvio aceita enviar uma delegação para a França, com a finalidade de organizar a paz em Kosovo.
2001Herbert Vianna, vocalista da banda Paralamas do Sucesso sofre um grave acidente quando pilotava seu ultraleve.
2003 – Promulgada a Constituição de Sérvia e Montenegro.
2004 – O Facebook é criado.
2006
Membros da Al Qaeda fogem da prisão no Iémen, entre os quais o mentor dos ataques ao USS Cole em 2000.
Três pessoas morrem e pelo menos quarenta ficam feridas em show da banda mexicana RBD, na cidade de São Paulo.

Lauro Corona: quando a Aids era vergonhosa...

Ele nunca admitiu a sua condição.
Quem viveu os anos setenta e oitenta lembra bem dele - um galã com cara de garoto, o queridinho das adolescentes: Lauro Corona.
Em julho de 1989, quando o Brasil ainda não havia realizado a sua primeira eleição direta para Presidente da República depois do final da ditadura, e Sarney ainda estava no Palácio do Planalto, Lauro Corona morreu, aos 32 anos de idade, em uma clínica no Rio de Janeiro, vítima de infecção respiratória, septicemia, infecção oportunista, miocardite, insuficiência renal aguda e hemorragia digestiva alta. Ou seja, sabe-se hoje, morreu de Aids, muito embora tanto ele quanto a sua família insistissem em negar a existência da doença - algo que nem chegava a ser estranho para quem não assumia a sua homossexualidade.
A morte de Corona foi muito comentada, em uma época em que a Aids ainda era algo quase maldito e, pior, matava muito rapidamente - o ator faleceu apenas seis meses depois de apresentar os primeiros sintomas do mal.

Foi enterrado em uma urna, na presença apenas de parentes e amigos mais próximos - a imprensa, odiada por sua família por tudo que havia comentado a respeito, foi barrada por guarda-costas. Ninguém, nem os demais atores globais, comentou ou emitiu qualquer opinião a respeito.
3 MIL VÍTIMAS EM 89 - A Aids chegou ao Brasil em 1980 e, em 1989, pouco mais de 3.500 pessoas haviam morrido infectadas. A epidemia, algo novo, assustador, era veloz, devastadora e galopante - naquele ano de 89, 32% dos brasileiros que se descobriram contaminados no mesmo ano já haviam falecido.

Hoje, cuidando-se bem, pode-se viver uma vida inteira com o vírus.
Ator global, que pouco fez teatro, cara de garoto, praticante de esportes (natação, surfe, ginástica, remo), na época da geração dourada e praiana do Rio de Janeiro, com apenas 1,63 m de altura, Lauro Corona consagrou-se como o Beto, da novela Dancin' Days, do ano de 1978, um grande sucesso na época em que as discotecas explodiam como modismo em todo o mundo. Ao seu lado estava a grande amiga Glória Pires - amiga, confidente e vizinha.
Corona ganhou muitos elogios por sua interpretação. Mais tarde, depois de várias novelas, fez o papel de um gigolô, em Memórias de um Gigolô, ao lado de Bruna Lombardi, Ney Latorraca e Elke Maravilha. Também fez o português Manoel Victor, em Vida Nova - por isso chegou a ser apelidado de "o galã da novela das seis". No cinema, fez Bete Balanço e O Sonho Não Acabou, além de ter gravado dois discos. Grande amigo de Cazuza (ou algo mais) - morreu antes do colega, que àquela época já estava com a doença, e reconhecia isso abertamente.
Na vida pessoal, era discreto - gostava de receber amigos, ler revistas em quadrinhos e ver videocassete (eram os tempos, lembram?)- e, mesmo visto na companhia de mulheres, não se conhecia nenhum romance seu com colegas. A exemplo do que acontece hoje com galãs do seu tipo, apresentava inúmeros bailes de debutantes e recebia cartas apaixonadas das fãs. Em 1981, no entanto, foi processado por uso de cocaína - seu nome apareceu na lista de um traficante preso pela Polícia. Foi inocentado.
Pouco antes da sua morte, o ator estava muito magro e, na entrega do prêmio Sharp de música, no mês de abril, trazia uma expressão perturbada no rosto e um olhar vago. A esse tempo, mantinha-se isolado e recusava-se a tratar a doença - alegava que sofria de estafa pelo excesso de trabalho e até de alergia às tintas utilizadas nos cenários da novelas.

Nos anos 80, o AZT era, praticamente, a única droga um pouco eficaz para deter ou amenizar os sintomas do mal. Corona nunca a utilizou - ou talvez só nos momentos finais. Segundo alguns amigos, como Ney Latorraca, ele parecia querer se convencer que não tinha mesmo AIDS. Já havia se afastado então de sua última novela, com o sugestivo título de Vida Nova.
Os anos oitenta - especialmente no final - foram trágicos no que se refere à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Rocky Hudson,Betinho, Cazuza, o escritor Herbert Daniel, o artista plástico Jorge Guinle Filho (filho do playboy, milionário e mulherengo Jorge Guinle) , entre outros, desenvolveram a doença, que "secava" e matava rapidamente. O pior, porém, era o estigma e o preconceito da sociedade - muitos se recusavam até mesmo a dar a mão a um aidético, temendo o contágio. (texto e pesquisa V. Minas)
*A Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir) está com is inscrições abertas para os cursos de especialização em "Direito Previdenciário", "Direito da Família e Sucessões&quor; e "Direito Ambiental".
As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações por meio do telefone (51) 3320-3727, no site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou na Fadir, pelo (51) 3320-3634.

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Amanhã, 4, sexta-feira, Sabrina Sato faz 30 anos. E Zeca Pagodinha 52.


O dia 3 de Fevereiro na História

1451Murad II, sultão otomano, morre; seu filho Mehmed II o sucede.
1488Bartolomeu Dias desembarca em Mossel Bay (África do Sul), após dobrar o Cabo da Boa Esperança, tornando-se o primeiro Europeu a fazê-lo.
1536Pedro de Mendoza funda a cidade de Buenos Aires.
1783Guerra da Independência dos Estados Unidos da América: a Espanha reconhece a independência dos EUA.
1786 – Fundação do condado de Greene.
1809 – A região de Illinois separa-se de Indiana e torna-se um território. Só se torna um estado em 1818.
1813 – O coronel San Martín derrota os "realistas" em San Lorenzo.
1830 – A Grécia, até então região autónoma do Império Otomano, obtém a sua independência.

A cidade de Buenos Aires é oficialmente fundada por Pedro de Mendoza.
1843 – Começa o estado de sítio de Montevidéu, com as tropas do governo de Rosas.
1852Batalha de Monte Caseros (Argentina). As tropas sublevadas do general Justo José de Urquiza derrotam as do presidente Juan José Rosas e Buenos Aires aclama Urquiza como seu libertador (v. História da Argentina).
1863 – Criação dos Estados Unidos da Colômbia, sob o governo de Tomás Cipriano de Mosquera.
1876 – Assinatura do tratado de paz que pôs fim à guerra entre Argentina e Paraguai.
1894 – É tocado pela primeira vez o Hino dos Açores.
1912 – Criação da Guarda Nacional de El Salvador.
1913 – Começa a Segunda Guerra dos Bálcãs.
1916 – A parte central do antigo parlamento canadiano em Ottawa foi destruída em um incêndio.
1917Primeira Guerra Mundial: os Estados Unidos da América rompem relações diplomáticas com a Alemanha.
1919 – Forças soviéticas ocupam a Ucrânia e se forma em Kiev um governo misto.
1931 – Um terremoto destrói várias cidades da Nova Zelândia e causa a morte de mais de mil pessoas.
1932 – Cinco terremotos consecutivos destróem uma grande área em Santiago de Cuba.
1933 – Termina a guerra civil da Nicarágua com um tratado de paz firmado por Augusto César Sandino, das forças revolucionárias e o presidente Sacasa.
1944II Guerra Mundial. O Governo de Franco reafirma a neutralidade da Espanha.
1959Queda de avião mata Buddy Holly, Ritchie Valens e The Big Bopper. A data se tornaria conhecida mais tarde como "O dia em que a música morreu".
1966 – A espaçonave soviética não-tripulada Luna 9 realiza a primeira aterrissagem controlada auxiliada por foguetes na Lua.
1969Yasser Arafat é nomeado líder da OLP no Cairo.
1971 – O módulo lunar da missão Apollo 14 aterrissa na Lua.
1977 – Golpe de Estado na Etiópia, realizado pelo vice-presidente da CAMP, Menghistu Hailé. Neste golpe foi assassinado Terrari Benti.
1985 – O Papa João Paulo II visita Cuzco (Peru).
1987 – Detido em Medellín e extraditado para os EUA o famoso narcotraficante colombiano Carlos Lehder.
1989 – Derrotado no Paraguai o general Alfredo Stroessner, o ditador mais antigo da América Latina, por seu genro, general Andrés Rodríguez, que assume a Presidência.
1991 – O Partido Comunista Italiano deixa de existir oficialmente depois de setenta anos de história, ao aprovar sua conversão para Partido Democrático da Esquerda.
1994 – Lançamento do ônibus espacial "Discovery" com um astronauta russo à bordo, Sergei Kirkalev, o primeiro em um veículo espacial americano.
2001 – O governo mexicano entrega à Espanha o ex-capitão Ricardo Miguel Cavallo, para ser julgado pelos crimes de genocídio e tortura cometidos pelas juntas militares entre 1976 e 1983.
2006 – Naufrágio de um navio de passageiros egípcio Salaam 98 no Mar Vermelho com 1310 pessoas a bordo que regressavam da peregrinação a Meca
TERRA
Leandro, no Diário de Guarulhos. Nani, A Charge On Line. Clayton, em O Povo (CE).





*As Faculdades de Comunicação Social (Famecos) e Informática (Facin) da PUCRS oferecem o curso de especialização "Desenvolvimento de Jogos Digitais". As aulas capacitam artistas, designers e programadores para trabalhar na indústria do videogame. Os alunos terão disciplinas voltadas para as áreas de programação, design e desenvolvimento de roteiros interativos.
Inscrições no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3727 ou pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada.



*A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos)
recebe inscrições para o curso de especialização "Cinema Expandido". A atividade busca a reflexão da dinâmica do universo audiovisual contemporâneo, bem como orientar o aluno no desenvolvimento de um trabalho teórico ou nas diretrizes conceituais de um projeto prático.
Serão trabalhadas as disciplinas de expansão visual em novas plataformas, jornalismo insubordinado e a expansão do olhar, transcinemas, documentário e a linguagem do falso, narrativas sonoras, ficção seriada no cinema, na TV e na rede, imagem e pintura, entre outras.
As aulas começam em abril e as inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada. Informações pelo telefone (51) 3320-3727.

*O Programa de Residência Multiprofissional
e em Área Profissional da Saúde (Premus/Hospital São Lucas da PUCRS) recebe inscrições para seleção a 12 vagas, distribuídas em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social e Educação Física.
As ênfases são em "Apoio Diagnóstico e Terapêutico", "Saúde da Criança e Adolescente", "Saúde do Idoso", "Urgência" e "Saúde Bucal - Atenção Especializada em Saúde - Cirurgia Bocomaxilofacial".
O Premus/HSL tem por base a legislação para residentes multiprofissionais e insere-se na cooperação entre PUCRS e Secretaria Municipal da Saúde. O ingresso da turma está previsto para abril, após seleção. A Residência tem duração de dois anos e inclui bolsa mensal de R$ 2.338,06, custeada pelo Ministério da Saúde.
As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro no site www.pucrs.br/educacaocontinuada/cursos/premus. Informações adicionais da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia (Faenfi) pelo telefone (51) 3320-3646.

*O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT)
recebe inscrições até esta sexta-feira, 4 de fevereiro, para uma nova turma do projeto "Venha Passar suas Férias no Museu". Além de exposições, há também ações para o público infantil nos laboratórios especiais de Biologia, Física e Química. O objetivo é despertar o gosto e interesse pela ciência, utilizando experimentos dinâmicos e interativos.
A programação é voltada para crianças de 9 a 11 anos, que tenham interesse nas diversas áreas do conhecimento científico. Elas terão a oportunidade de desvendar charadas pela exposição, cultivar micro-organismos, escavar sítios arqueológicos e conhecer a biodiversidade do planeta Terra, entre outras tarefas.
As atividades serão realizadas de 8 a 11 de fevereiro, pela manhã. Informações pelo telefone (51) 3320-3521 ou no site www.pucrs.br/mct/feriasnomuseu. O MCT fica no prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e funciona de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h.

Simpson: o astro que pode ter matado a mulher

Simpson e a mulher: racismo ao contrário?
Um caso de racismo - só que às avessas, desta vez beneficiando uma pessoa negra.
Assim, em linhas gerais, pode ser entendida a absolvição do ex-astro de futebol americano O.J.Simpson, 48 anos, na década de 70, uma espécie de Pelé do esporte mais popular dos EUA. Simpson - ou Orenthal James Simpson - jogou muitos anos no Buffalo Bills.O julgamento teve seu desenlace em 3 outubro de 1995, em Los Angeles, um ano depois da brutal morte de Nicole Brown Simpson (na foto, com ele), ex-mulher de O.J., e do amigo dela, Ronald Goldman, fato acontecido em 12 de junho de 1994.

O julgamento - na verdade um grande show - durou 372 dias até o veredito final e consumiu nove milhões de dólares do contribuinte norte-americano. Simpson teria gasto de quatro a sete milhões com a sua equipe de advogados e de especialistas - só um perito em testes sanguíneos cobrou 100 mil dólares para dar seu testemunho no tribunal. Calcula-se que 60 milhões de pessoas, somente nos EUA, acompanharam o julgamento pela televisão, incluindo aí o então presidente Bill Clinton. O resultado deixou muita gente estupefata, pois os jurados deram um veredito que contrariava todas as evidências. Tal resultado, no entanto, pode ter evitado a eclosão de novos distúrbios raciais na segunda maior cidade americana, um barril de pólvora sempre prestes a explodir.
A absolvição de Simpson foi comemorada pelos negros dos Estados Unidos, que viam na acusação contra o astro do beisebol mais uma atitude racista da polícia de Los Angeles. E foi a polícia que, em última análise, pôs tudo a perder - talvez até, por suas falhas, colocando em liberdade um assassino frio e calculista. A acusação alegou que Simpson matou sua ex-mulher por causa de um ciúme doentio - ele imaginava que ela estava tendo um caso com um dos seus amigos.O crime aconteceu na noite de 12 de junho de 1994, no jardim da casa de Nicole, uma ex-garçonete que dele se divorciou em 1992.
Ela morava em um dos bairros mais chiques de Los Angeles - cidade marcada por profundas divisões raciais (brancos, negros e latinos) e por uma incontrolável guerra de gangues na periferia. O assassino atacou as duas vítimas entre 22h15 e 23 horas, com uma arma que nunca foi encontrada - um instrumento contundente que deixou uma poça de sangue no local, constatando-se que as vítimas lutaram muito contra o agressor. Não houve testemunhas e todas as provas eram circunstanciais. Ron Goldman, o amigo de Nicole, aparentemente deu um tremendo azar, pois foi a casa desta apenas para devolver os óculos esquecidos pela mãe de Nicole no restaurante onde ele trabalhava, e acabou encontrando a morte. O..J. Simpson foi preso cinco dias depois pela polícia e formalmente acusado pelo crime.
Contra ele pesaram muitas evidências, especialmente suas reações imediatas após o fato: deixou uma carta na qual falava em suicídio e fugiu em um jipe, onde, no seu interior, havia uma barba postiça e o passaporte. Também os exames de DNA (que, em 1994, já era empregado como prova nos EUA) comprovaram a existência do sangue das vítimas na casa de Simpson. Além disso ele não conseguiu explicar direito onde estava no horário do crime - alegou que jogava golfe em casa. Pior: uma luva sua foi encontrada no quintal da sua própria casa, com o sangue das vítimas. Comportalmente, outro fato que chamou a atenção foram as manifestações obsessivas de ciúme e as repetidas surras que Simpson aplicava na sua mulher, sempre ameaçando-a de morte. Mesmo sendo negro - mas nem de longe militante da causa - ultimamente o astro do beisebol só namorava loiras, como Nicole.A seu favor contou o fato de alguns dos policiais que atenderam a ocorrência serem notoriamente racistas, sendo suspeitos de haver plantado as provas. Segundo se apurou depois, os policiais não coletaram o sangue devidamente, carregando o material durante horas (abaixo de um calor fortíssimo) antes de deixá-lo no laboratório. Um deles, Mark Fuhrman, era abertamente racista e neonazista - embora nunca ousasse reconhecer isso. A defesa apresentou uma fita em que o policial fala com desprezo dos negros e, a certa altura, diz que "quando se trata de um crioulo, primeiro você prende e depois faz as regras." Como o jurí, de doze pessoas, era formado majoritariamente por negros - entre eles havia apenas dois brancos e um hispânico - o fator racial foi decisivo.

O chamado "Caso Simpson" dividiu os Estados Unidos: logo após o julgamente uma pesquisa constatou que para 75% da população branca Simpson era o culpado, enquanto 78% dos negros acreditavam que ele era inocente. No total, 56% dos norte-americanos discordaram da absolvição, entre apenas 33% que concordaram.Provavelmente culpado, O.J.Simpson não tem do que reclamar: declarado inocente, ele ficou com a guarda dos dois filhos que teve com Nicole e ainda faturou muito dinheiro, vendendo entrevistas, reportagens e depoimentos sobre o caso. De qualquer forma, o caso Simpson chamou a atenção para as divisões raciais da sociedade americana, especialmente a de Los Angeles, cuja polícia é das mais violentas, racistas e corruptas dos Estados Unidos. (Texto e Pesquisa: V.M.)
*Visualizar as mudanças climáticas e os impactos causados pela ação humana no planeta são algumas das propostas da nova atração do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT), o Magic Planet. Por meio de um globo e uma tela totalmente interativa, os visitantes podem conferir curiosidades sobre o planeta Terra, sistemas globais, emissões de carbono na atmosfera, além de dicas para diminuir o aquecimento global. O Museu estará aberto nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, feriado de Nossa Senhora dos Navegantes, e é uma opção de passeio para quem está na Capital.

Saiba mais
O Globo Mágico, como também é chamado, é semitransparente e funciona como uma tela. A partir de um software e de lentes especiais, ele transforma imagens planas em esféricas, tentando demonstrar a sensação de eventos naturais como a formação de furacões, temperatura do planeta e marés. O coordenador de exposições do MCT, Luiz Marcos Scolari, diz que o principal objetivo é proporcionar o aprendizado de forma divertida, instigando os visitantes a interagir diretamente com o equipamento.
O MCT fica no prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e funciona de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3521.
PONTIFICIA UNIVERSIADE CATOLICA - PUCRS
Horários de funcionamento durante as férias

Central de Atendimento ao Aluno da PUCRS (Ceal)

Até 13 de janeiro: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
De 14 de janeiro a 28 de fevereiro: das 8h às 18h
Programa Universidade Para Todos (ProUni): das 8h às 20h, até o dia 28 de fevereiro
Informações:

Coordenadoria de Registro Acadêmico: (51) 3320-3573
Setor Financeiro Acadêmico: (51) 3320-3588
Setor de Créditos e Benefícios: (51) 3320-3936
Programa Universidade para Todos (ProUni): (51) 3353-7974
Biblioteca Central Irmão José Otão

Até 28 de fevereiro: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
O 8º pavimento ficará fechado durante esse período, devido à redução na frequência de usuários nas férias. Trata-se de mais uma ação que visa preservar o meio ambiente por meio da diminuição do consumo de energia
Contatos pelo telefone (51) 3320-3544.

Museu de Ciências e Tecnologia (MCT)

Funcionando em horário normal, de terças a domingos, das 9h às 17h
Informações pelo telefone (51) 3320-3521 ou no site www.pucrs.br/mct.

PUCRS Virtual - EAD

Janeiro: das 8h às 19h
Fevereiro: das 8h às 18h


*O Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Faculdade
de Direito da PUCRS realizará, em abril, o "2º Congresso Internacional de Ciências Criminais - Criminologia e Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos". O objetivo é propiciar e estimular o debate em torno de questões referentes ao direito penal, ao processo penal e à criminologia.
O evento contará com a presença de diversos professores e pesquisadores do Brasil, Espanha, Itália, Portugal e Reino Unido. O Congresso acontece de 6 a 8 de abril, com atividades pela manhã, tarde e noite. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site www.pucrs.br/eventos/cienciascriminais ou na secretaria da Pró-Reitoria de Extensão, na sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 19h. Informações também pelo telefone (51) 3320-3680 .

segunda-feira, janeiro 31, 2011

Capacitação para cuidadores de idosos
O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG) recebe inscrições para o 2º Curso de Cuidadores de Idosos. O objetivo é proporcionar treinamento para o cuidado de idosos em domicílios, clínicas, instituições e hospitais. As aulas serão de 17 de março a 17 de junho, nas quintas, sextas e sábados pela manhã.

O conteúdo envolve geriatria clínica e preventiva, odontologia geriátrica, fisioterapia, enfermagem, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, entre outros. A atividade é direcionada a pessoas de ambos os sexos, com idade a partir de 18 anos e com Ensino Fundamental completo.

As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3727 ou no IGG, pelo telefone (51) 3336-8153.

Há 24 anos, o inesquecível "Verão da Lata"




As latas apreendidas. O navio Solana Star, leiloado depois. Dois moradores do JB que encontraram o produto.


No dia 22 de setembro de 1987 um navio chamado Solana Star estava sendo perseguido pela Marinha Brasileira, apoiada por agentes do Drug Enforcement Agency ((DEA), órgão anti-drogas norte-americano. Acuados no litoral do Rio de Janeiro - Angra dos Reis - eles largaram toda a sua carga ao mar, a uma distância de 100 milhas marítimas do litoral e, em seguida, se dirigiram sorrateiramente ao porto do Rio, onde abandonaram o navio. A bordo ficou apenas o cozinheiro da embarcação, o norte-americano Stephen Shelkon - imediatamente detido e, depois, condenado a 20 anos de cadeia (ficou preso um ano e foi absolvido).
O episódio do Solana Star virou lenda: navio procedente da Austrália (outros dizem que da Indonésia), com destino aos Estados Unidos, carregado com cerca de 20 mil latas de maconha (22 toneladas), (1,25 kg cada lata), das quais apenas 10% foram apreendidas - o restante foi jogado ao mar e acabou chegando às praias brasileiras, no trecho entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul.
As latas continuaram chegando à costa até o mês de março, fazendo daquele verão (1988) o "verão da lata". Acondicionados em latas de alumínio, fechadas a vácuo, com canabis sativa de altíssima qualidade, foram - dizem muitos - o "último suspiro hippie do Rio de Janeiro" ("A maconha vinha do mar, como dádiva de Deus", comentou um consumidor). O carregamento teria sido feito no porto de Cingapura - o Solana Star tinha bandeira panamenha.
O "verão da lata" jamais foi esquecido pelos apreciadores do produto, dentre os quais se incluem muitos gaúchos e catarinenses. Levada pelas correntes oceânicas, a maconha chegou com fartura ao litoral do Rio Grande do Sul e ensejou viagens alucinadas à sua procura. Muitos a revenderam e, ilegalmente, ganharam dinheiro com isso. A maioria, porém, apenas fumou uma erva de elevado teor de THC. O Verão da Lata acabou virando filme - com o diretor João Falcão - e livro ("O Verão da Lata", de Oscar Cesarotto, editora Iluminuras, 2005). Muitos comentam que "fora do País, ninguém acredita que isso aconteceu". Mas aconteceu. Veja o depoimento de alguns que viveram esse episódio e assumem que o fizeram.
Atenção: fumar maconha é crime e causa danos à saúde.
"Eu encontrei em Cidreira, naquele tempo ia pros butecos todo dia. Encontrei uma lata, o restante do pessoal pegou o resto. Aí veio a Polícia Civil. Mas não tinha como segurar todo mundo. A maconha vinha vedada, totalmente vedada, se abria com abridor de lata. Da nossa turma só pegamos uma, mas a notícia se espalhou. Quem tinha automóvel em Porto Alegre saiu adoidado percorrendo a orla e se deu bem. A lata era amarelada. Foi a melhor maconha que até hoje entrou no Brasil".
Hélio, "Mão", 46 anos, morador do Jardim Botânico.
"Encontrei surfando, em Magistério. Vi a lata boiando, peguei e fui ver o que era. Fechamos dois e fumamos. Foi de dia. De noite é que soubemos da notícia. Era uma paulada. Coisa boa"
Alex, 40 anos, morador do Jardim Botânico
"Me falaram que tinha um bagulho forte na praia, em Pinhal. Fui de moto ver e encontrei. Trouxe umas cinco latas de lá. Era só camarão. Peguei um quase nada e ele molhou. Foi o melhor bagulho que eu fumei em 50 anos, dizem que era indiano, era melhor que manga-rosa e cabeça-de-negro. A cor do bagulho era amarela, tinha que abrir com abridor de lata. Dava um cheirão, era prensada a vácuo."G.B., morador do Jardim Botânico
"Fumei a da lata. Daquele, nunca mais vai aparecer. Eram umas latas parecidas com azeite, amarelas. O efeito era melhor do que cocaína. Não existia coisa melhor. Era um tempo de curtição. Tinha gente que saía de carro daqui, para ir ao litoral, buscar".
C.P., morador do Jardim Botânico.


1 comentários:
Anônimo disse...
salve mão suavidade total??aki é u pablo...lembra de mim??varias latas em parceiro!!!!tem alguma lata escondida ainda??ou ja fumo todas?????manda um salve pro alex akele brisado!!!!!o rodrigo ta mandando um salve pros loko da norte!!!

Nascidos a 31 de Janeiro

Mario Lanza
1921Mario Lanza, cantor e ator norte-americano.
1923
Norman Mailer, escritor e jornalista norte-americano (m. 2007)
Joanne Dru, atriz norte-americana (m. 1996)
1924Ângelo Frosi, bispo brasileiro (m. 1995)
1925Micheline Lannoy, patinadora artística belga.
1929
Jean Simmons, atriz britânica (m. 2009).
Rudolf Ludwig Mössbauer, físico alemão.
1930Jo Bonnier, piloto sueco de F-1 (m. 1972)
1935Kenzaburo Oe, escritor japonês, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1994.
1937Philip Glass, compositor estadunidense.
1938Rainha Beatriz dos Países Baixos.
1949Ken Wilber, filósofo americano, criador da Psicologia Integral.
1954
Adrian Vandenberg, ex-guitarrista do Whitesnake.
Mauro Baldi, ex-piloto italiano de F-1.
1956John Lydon,cantor britânico.
1957Shirley Babashoff,nadadora americana.
1960Grant Morrison, escritor de quadrinhos escocês.
1961Nuno Morais Sarmento, político português.
1964Jeff Hanneman, músico estadunidense, guitarrista da banda Slayer.
1966
Jyrki Järvilehto, ex-piloto finlandês de Fórmula 1.
Müller, ex-futebolista brasileiro.
1970Minnie Driver, atriz britânica.
1971Juan Carlos Yegros, ex-futebolista paraguaio.
1973
Portia de Rossi, atriz australiana.
1975Preity Zinta, atriz indiana.
1976
Traianos Dellas, futebolista grego.
Buddy Rice, piloto norte-americano de automobilismo.
Malvino Salvador, ator brasileiro.
1977
Valtinho, jogador brasileiro de basquete.
1978Simone Tiribocchi, futebolista italiano.
1980
Jurica Vranješ, futebolista croata.
1981
Justin Timberlake, cantor e ator norte-americano.
Selçuk Şahin, futebolista turco.
Julio Arca, futebolista argentino.
1982
Bruno Nogueira, apresentador e comediante português.
Francesco Parravicini, futebolista italiano.
Salvatore Masiello, futebolista italiano.
Helena Paparizou, cantora sueca.
Andreas Görlitz, futebolista alemão.
Gabriel Mangabeira, nadador brasileiro.
1983
Fabio Quagliarella, futebolista italiano.
Obina, futebolista brasileiro.
1984
Ashley Blue, atriz pornô estadunidense.
Vladimir Bystrov, futebolista russo.
Christophe Berra, futebolista escocês.
George Elokobi, futebolista camaronês.
Alessandro Rosina, futebolista italiano.
1985
Morten "Duncan" Rasmussen, futebolista dinamarquês.

Em Osasco, quase uma "explosão atômica"



Para muitos do que lá estavam e tiveram a sorte de sobreviver, viveu-se uma explosão atômica, uma Hiroxima acontecida naquele 11 de junho de 1996, uma terça-feira, véspera do Dia dos Namorados. Em poucos minutos restavam 39 pessoas mortas e quase 500 feridas. Das vítimas fatais, quinze eram mulheres, outras quinze eram adolescentes de ambos os sexos, sete eram homens e mais duas crianças pequenas - uma de onze e outra de três anos.

As fotos aéreas do local da explosão impressionam pelo volume do estrago, como se um míssel fosse jogado sobre a imensa construção do Osasco Plaza Shopping, na cidade de Osasco, grande São Paulo: paredes desabando, ferros retorcidos, corpos mutilados, gritos de dor e um pânico indescritível. Causa da explosão: um vazamento de gás no subsolo, capaz de detonar uma construção sólida, com poucos anos de uso. Horário do acontecido: 12 horas e 15 minutos, exatamente no momento em que muitas pessoas, ao saírem do trabalho para almoçar, aproveitam para flanar nesses modernos templos de consumo e lazer que são os shoppings centers. Calcula-se que, naquele momento, cerca de 2 mil pessoas estivessem no local quando se deu o estrondo, "mais forte que um tiro de canhão": o chão tremeu e abriu-se em vários pontos. Uma lugada violentíssima de ar (velocidade aproximada de 340 metros por segundo, estimou a perícia) deslocou tudo à sua volta. Pessoas foram jogadas em todas as direções, paredes desabaram, o teto veio abaixo e de repente tudo ficou escuro e silencioso. Em poucos segundos, porém, já se ouviam os gritos, os gemidos e os pedidos de socorro.A tragédia de Osasco não foi propriamente uma fatalidade e poderia, sim, ter sido evitada, conforme se apurou nos dias seguintes. Um projeto mal feito de instalação dos dutos de gás GLP utilizados nos restaurantes e lanchonetes da praça de alimentação do shopping acabou por resultar em acúmulo de gás sob o piso. Este misturou-se com o ar e, acionado por uma simples faísca, explodiu, causando as cenas de horror. O shopping - que não chegava a ser luxuoso mas recebia cerca de 50 mil pessoas por dia - estava localizado no centro da cidade e, segundo muitos dos funcionários que trabalhavam em suas lojas, era conhecido pelo cheiro ruim do GLP - o estopim da tragédia. Vistorias superficiais foram feitas nas semanas que precederam a tragédia mas nenhuma providência se tomou para sanar os problemas.

A explosão durou apenas 1 milésimo de segundo e teve o impacto de 140 decibéis, causando o rompimentos de tímpanos e hemorragias nos ouvidos de muitos sobreviventes.

Alguns depoimentos das vítimas: Telma Cristina Rossetti, 16 anos, vendedora: "Abri a caixa registradora e a loja foi pelos ares. Voei um metro e meio de altura. Quando voltei a colocar os pés no chão, estava dentro de um grande buraco. A loja tinha sido sugada pela terra mais de 1 metro. Debaixo dos escombros, não conseguia entender nada. Achei que chovia, mas eram os vidros da vitrine que caíam sobre mim. " Outra - o músico e pintor Cliff Portugal, em depoimento aos repórteres da revista Veja: "Para cada lado que tentava fugir acontecia uma nova explosão. Até que fui atingido. Pensei na bomba de Hiroshima. O horror só estava começando. A poucos metros de mim, uma criança com um ferro no peito pedia ajuda. Não conseguia me mexer. Estava debaixo de blocos de concreto. Escutava gemidos por todos os lados. Então chegaram os saqueadores para roubar as vítimas."

(Texto e pesquisa de V.M.)
Aroeira, O Dia
A Charge Online




*O Projeto A Hora do Bicho apresenta no mês de fevereiro o Pavão-colorido (Pavo cristatus), uma das aves que integram o acervo do Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Esta espécie alimenta-se de insetos e outros pequenos animais invertebrados, além de sementes e frutos. Com origem na Índia, onde já foi considerado um animal sagrado, a ave de grande porte habita florestas e áreas abertas.
Quando o pavão abre o seu leque de penas da cauda, que pode chegar a dois metros de comprimento, está à procura de uma pavoa para cortejar. Devido à exuberância das cores e beleza das penas, a cauda dos pavões gerou o interesse de diversas culturas e justificou a sua criação em cativeiro. A fêmea, apesar de ser bela, é mais discreta e suas cores menos vivas servem como camuflagem para proteger o ninho e as crias dos predadores. A fêmea põe de seis a oito ovos que levam cerca de 30 dias para eclodir. Um pavão pode viver cerca de 30 anos
Foto: Sergio Bavaresco
*Nos Estados Unidos, o processo deverá ter início em 2017. No Brasil, em 2027. No Uruguai, em 2035. E, na Argentina, em 2039. Estes são os anos em que os jornais impressos deverão começar a se tornar insignificantes como players do mercado de comunicação, na forma em que existem hoje. Em alguns países, a data deverá se estender para além de 2040.
A previsão foi elaborada pela Future Exploration Network, instituição americana que auxilia organizações de mídia a elaborar estratégias e inovações e se ajustar ao futuro. O estudo ressalta que a perda de importância do jornal em sua forma atual não representa a morte de notícias em papel, que deverá continuar existindo em outra variedade de formas – produção mais personalizada de notícias e ocupação de nichos de mercado, por exemplo.
A Future Exploration Network também apontou o que considera fatores-chaves nesse processo, tanto do ponto de vista global como nacional – que, na verdade, poderia ser melhor especificado como regional. No cenário global, estão os avanços de dispositivos móveis e de tabuletas de leitura digital, mudanças na produção e no custo de impressos, desenvolvimento de plataformas abertas, entre outros. No cenário regional, aparecem a consolidação da banda larga, disparidades de riqueza, a redução da regulação por parte de governos, a queda da disposição para pagar por notícias, entre outras.
A percepção de que o destino dos jornais impressos é relativo à realidade de cada país foi apontada em reportagem publicada na edição de 2010 da revista Coletiva Tendências. O fenômeno havia sido apontado tanto pelo diretor de redação do Correio do Povo, Telmo Flor, quanto pelo diretor da Associação Internacional de Marketing de Notícias, Earl Wilkinson, que se manifestou sobre o assunto em novembro, em encontro da entidade em São Paulo. Wilkinson, no entanto, foi mais generoso com o futuro dos jornais impressos brasileiros, prevendo a continuidade da mídia até, pelo menos, 50 anos.
Para baixar arquivo PDF do estudo:
http://futureexploration.net/Newspaper_Extinction_Timeline.pdf
Coletiva
*Foi definida no início desta semana a formação do Comitê Executivo de Comunicação Social do Estado, com competência para promover o planejamento estratégico da Comunicação e autorizar as despesas do setor. O comitê é composto por cinco executivas da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital: Vera Spolidoro, titular do cargo; Dica Sitone, diretora de Jornalismo; Tânia Almeida, diretora de Relações Públicas; Crhistel Fank, diretora de Publicidade; e Patrícia Goulart, chefe de gabinete.É tarefa do comitê administrar a verba publicitária, este ano estabelecida em R$ 157.549.376,83. Para a administração direta, composta pelas Secretarias e demais órgãos, estão destinados 32,8 milhões. Para as estatais, entre elas Banrisul, Caixa Econômica Estadual, Sulgás, Procergs, CEEE, Corsan, Companhia Estadual de Silos e Armazéns (CESA) e Companhia Riograndense de Mineração (CRM), a verba é de 124,7 milhões.As reuniões já estão acontecendo e a primeira ação do grupo, conforme informou Vera Spolidoro a Coletiva.net, foi a delimitação de um prazo de cinco a 10 dias para retorno das Solicitações de Autorização para Ações de Comunicação (Sac’s) vindas das Secretarias e demais órgãos do governo. Atualmente está em desenvolvimento uma campanha do Detran de educação no trânsito, para o período de volta às aulas. A previsão é de que a campanha, que está sendo produzida pela Escala, vá ao ar no final de fevereiro. O Detran dispõe de uma verba de R$ 2,2 milhões, R$ 400 mil especificamente para ações de educação e prevenção no trânsito. Nenhuma campanha institucional do governo está prevista até o momento.Sobre nova licitação para as contas publicitárias do governo, a secretária informou que os contratos vigentes se encerram em setembro e que até lá não será feita nenhuma alteração. O atendimento à conta do governo do Estado é feito atualmente por seis agências, divididas por grupos de acordo com o montante de verba. A DCS atende ao maior grupo, seguida de SLM, Novacentro, Matriz, Escala e Martins e Andrade. A Secom é atendida por todas. COLETIVA.NET