sexta-feira, novembro 06, 2009

O Museu de Ciências Naturais/FZB-RS estará, no próximo domingo, dia 8, no Bric da Redenção, com o Projeto Ciência na Praça. Este projeto visa divulgar o trabalho de pesquisa realizado no Museu, buscando, desta forma, a popularização do conhecimento científico.Durante todo o dia, pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento biológico estarão em contato com o público visitante do Bric, passando informações e conteúdos sobre a flora e fauna nativa do Estado.Serão apresentados temas enfocando o biomonitoramento dos ecossistemas aquáticos no Rio Caí, Ecossistemas gaúchos, cactos do RS, peixes, moluscos marinhos do RS, alguns mamíferos empalhados, plantas ornamentais tóxicas, esponjas marinhas da costa brasileira, algas e cianobatérias.O material estará sendo exposto sob forma de banners, visualização em microscópios, gotas gigantes de água com algas e peças do acervo do MCN.A mostra registra os 54 anos do Museu de Ciências, comemorado no dia 5 de novembro. O que: Ciência na PraçaQuando: 8 de novembro, das 10h às 16hOnde: Parque Farroupilha, junto ao Monumento ao Expedicionário
A JC Comunicações, que atua há 30 anos no mercado de representações de veículos, tem como novo projeto o lançamento da revista Billboard, que chegou no Brasil em outubro, trazendo na capa o cantor Roberto Carlos. A empresa assumiu também o novo jornal Brasil Econômico, do grupo português Ongoing, e informou também que não é mais responsável pela representação da revista Rolling Stone.
A Billboard é uma revista de entretenimento que está no mercado há 116 anos em mais de 100 países. Com um editorial voltado para a música, a versão brasileira da revista chega trazendo matérias sobre bastidores, comportamento, moda e paradas, além de seu tradicional ranking. O jornal Brasil Econômico, que chega com uma plataforma de negócios, poderá ser acompanhado pelo impresso, site, móbile e uma TV corporativa. (coletiva)
O Museu de Ciências Naturais/FZB-RS estará, no próximo domingo, dia 8, no Bric da Redenção, com o Projeto Ciência na Praça. Este projeto visa divulgar o trabalho de pesquisa realizado no Museu, buscando, desta forma, a popularização do conhecimento científico.Durante todo o dia, pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento biológico estarão em contato com o público visitante do Bric, passando informações e conteúdos sobre a flora e fauna nativa do Estado.Serão apresentados temas enfocando o biomonitoramento dos ecossistemas aquáticos no Rio Caí, Ecossistemas gaúchos, cactos do RS, peixes, moluscos marinhos do RS, alguns mamíferos empalhados, plantas ornamentais tóxicas, esponjas marinhas da costa brasileira, algas e cianobatérias.O material estará sendo exposto sob forma de banners, visualização em microscópios, gotas gigantes de água com algas e peças do acervo do MCN.A mostra registra os 54 anos do Museu de Ciências, comemorado no dia 5 de novembro.
O que: Ciência na Praça
Quando: 8 de novembro, das 10h às 16h
Onde: Parque Farroupilha, junto ao Monumento ao Expedicionário
Livro sobre a história da Varig é autografado na 55ª Feira do Livro
Nesta sexta-feira, 6 de novembro, a Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) e a Editora Beting lançam a obra "Varig - Eterna Pioneira", de Gianfranco e Joelmir Beting. Será às 17h30min, no Pavilhão Central de Autógrafos da 55ª Feira do Livro. A obra é composta de fotos de 432 das 446 aeronaves operadas pela Varig em quase oito décadas de história. Boa parte das imagens são inéditas, obtidas em um trabalho de pesquisa iconográfica desenvolvido por décadas, tanto pelo autor como por um grupo de memorialistas da aviação.
Na quinta-feira, dia 5, o lançamento será na PUCRS, seguido de uma palestra sobre o tema, às 18h, no auditório do prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações na Edipucrs, pelo telefone (51) 3320-3523.
Durante a Feira, a Editora concede desconto
Encontro aborda Adoção e Resultados na área de TI
O curso de Administração, com linha de formação em Gestão de Tecnologias de Informação, da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face), realiza nesta quinta-feira, 5 de novembro, a 5ª edição do "Simpósio de Gestão de Tecnologia da Informação" (Sites). O evento avaliará a "Governança de TI - Processo de Adoção e Resultados". A atividade é gratuita e terá a presença do diretor de TI e Telecom do Grupo RBS, Alexandre Blauth, e da superintendente de TI da Unimed, Porto Alegre Magda Targa. Será das 19h30min às 22h30min no auditório térreo do prédio 50, no Campus Central da Unive rsidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições antecipadas por meio do site www.pucrs.br/face. Informações pelo telefone (51) 3320-3714.
...
Palestra avalia práticas de gestão do conhecimento
A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) realiza nesta quinta-feira, 5 de novembro, mais uma palestra do "Fórum de Gestão do Conhecimento". Ministrado por Beatriz Benezra, o evento abordará o "Modelo de maturidade para avaliar práticas de Gestão do Conhecimento". A atividade acontece das 18h30min às 19h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3547.
...
Serviço Social promove Semana Acadêmica

O Diretório Acadêmico da Faculdade de Serviço Social da PUCRS (DAFSS) realiza, entre os dias 9 e 11 de novembro, a Semana Acadêmica, com mesas de discussão, debates, oficinas e apresentação de trabalhos dos alunos do curso. As atividades acontecem no turno da noite no auditório do prédio 15 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições, gratuitas, serão realizadas no local. Informações pelo telefone (51) 3320-3546 ou e-mail ,a href=mailto:coord.fss@pucrs.br>coord.fss@pucrs.br.

quarta-feira, novembro 04, 2009

Uma grande festa com atrações locais e nacionais vai marcar os 30 anos da Rádio Cidade, em 4 e 5 de dezembro, no Pepsi on Stage (Avenida Severo Dullius, 1995 - em frente ao aeroporto). Na primeira noite o destaque será o Grupo Exaltasamba. O ponto alto no sábado, 5, será o show do Grupo Pixote. Nos dois dias, o público contará com a animação dos comunicadores da Cidade e do MC Jean Paul. A venda de ingressos começa nesta terça-feira, 3, nas Lojas Gaston e Maria da Praia. A lista completa dos locais para compra está disponível no site da rádio. A maratona de shows inclui ainda os grupos de pagode Zueira e Novo Extima, na sexta-feira, e Pura Cadência e Louca Sedução, no sábado.
Líder no FM há mais de dez anos, de julho a setembro a Rádio Cidade manteve audiência de 77 mil ouvintes por minuto entre as 7h e 19h, com pico de 108 mil ouvintes entre 10h e 11h, de acordo com o Ibope. Seu alcance máximo é de 696 mil pessoas. Voltada ao público jovem, oferece uma programação que mescla música e informação.
Os eventos têm apresentação da Tri Legal Seguro Premiável e patrocínio das lojas Gaston Calçados, Maria da Praia, Dataphoto, Manlec e da Ftec Faculdades. A realização é da Nova Hera. (Coletiva.Net)
O Pioneiro comemora 61 anos nesta quarta-feira, 4, com uma novidade: o jornal passa a circular com novo projeto gráfico e totalmente em cores em Caxias do Sul e região. Todas as mudanças serão apresentadas e explicadas ao leitor em um caderno de quatro páginas que integra a edição de aniversário.
Com a impressão no Parque Gráfico Jayme Sirotsky, em Porto Alegre, o Pioneiro pode oferecer agora aos leitores até 64 páginas coloridas por rodagem. Até então, com a impressão no parque de Caxias do Sul, o jornal tinha um limite de 24 páginas.

domingo, novembro 01, 2009

Hoje LázaroRamos faz 31 anos.
Em 2010 a Faculdade de Serviço Social da PUCRS (FSS) vai oferecer um curso reformulado, construído com a participação do corpo docente, profissionais atuantes no mercado e com a colaboração dos discentes da unidade. Objetivando a sintonia com as exigências atuais para o exercício da profissão, o novo projeto levou em conta as recomendações do Ministério da Educação (MEC) e as diretrizes da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).
Uma das mudanças é a oportunidade do aperfeiçoamento e ampliação de conhecimento por meio de cursos em modalidade sequencial. São três no total: Gestão Empreendedora e Planejamento Social; Direitos Humanos e Políticas Sociais e O Trabalho com Famílias e Sujeitos Vulnerabilizados, que oportunizam a certificação adicional para acadêmicos de outras unidades e diplomados. As disciplinas eletivas buscam cada vez mais o intercâmbio com áreas distintas e proporcionam ainda mais o acesso dos estudantes de outras faculdades aos conteúdos do serviço social.
A preocupação com o pensamento global e a responsabilidade socioambiental também integram o projeto. "O assistente social deve ser um promotor de ideias, com isso ele pode ser chamado para prestar consultoria, avaliação e assessoria. O perfil de agora é ser gestor", acredita a diretora da FSS, professora Beatriz Aguinsky. A carga horária é de 3 mil horas, sendo 2.880 presenciais e 120 em disciplinas semipresenciais. O número de disciplinas passará de 48 para 50, totalizando oito semestres.
Informações sobre o novo projeto pedagógico da Faculdade de Serviço Social no site www.pucrs.br/fss ou na Secretaria da Graduação, pelo telefone (51) 3320-3546.
O renomado sociólogo francês Michel Maffesoli fará a abertura do "10º Seminário Internacional da Comunicação", organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS em conjunto com a Universidade René Descartes Paris V/Centre de l´Étude sur l´Actuel e le Quotidien (V/CEAQ). A atividade, que tem como tema "Comunicação e Imaginário", será realizada a partir da próxima terça-feira, 3 de novembro, até quinta-feira, dia 5.
Maffesoli, professor na Sorbonne - Paris V e diretor do Centro de Estudos sobre o Atual e o Quotidiano (CEAQ), é conhecido por suas análises sobre a pós-modernidade, o imaginário e, principalmente, pela popularização do conceito de tribo urbana. "Auguste Comte, pensador da pós-modernidade: o Grande Ser e a cibercultura" será o tema abordado por ele em sua apresentação na terça-feira, dia 3, às 19h, no teatro do prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor da Biblioteca Nacional Muniz Sodré também participa e falará sobre o imaginário ativo na cultura nacional, também no dia 3.
O seminário reunirá renomados palestrantes também nos dias 4 e 5 de novembro, que tratarão de temáticas como "Imaginário, mídia e cotidiano", "Imaginário, sociedade e tecnologia", e "Imaginário, cultura e pós-modernidade". Haverá, ainda, no turno da tarde, grupos de trabalho sobre jornalismo, mídias sonoras, publicidade e propaganda, comunicação e cultura, entre outros temas. A coordenação geral é da professora Cristiane Freitas Gutfreind. As inscrições estão encerradas.

Pensador recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade
O título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS será outorgado ao sociólogo Michel Maffesoli também na terça-feira, dia 3. Ele receberá a honraria às 10h30min no auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Estarão presentes autoridades da administração superior, além de alunos e professores.
A proposta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) se dá no ano da França no Brasil. O título de Doutor Honoris Causa é concedido à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.
O Google apresentou nesta quinta–feira, 29, a nova interface do Orkut Brasil. A rede social ganhou uma página mais limpa e fácil de navegar. O principal objetivo da empresa é facilitar a navegabilidade e personalizar o serviço. Segundo Victor Ribeiro, diretor de produtos do Google, uma pesquisa da NetPop Rersearch revelou que 67 % dos usuários consideram os uploads de fotos a funcionalidade mais importante da rede. Cerca de 30 milhões de fotos são compartilhadas por dia. Conforme publicado por Suzana Leite, no site de notícias Adnews, a nova versão vai permitir que os usuários escolham a cor da sua home e personalizem a área Sobre mim não só com textos, mas com fotos, vídeos, músicas e aplicativos. Além disso, haverá uma ferramenta para postar frases curtas no mesmo estilo do Twitter e do Facebook. A página também contará com a visualização, em tempo real, do que os usuários estão fazendo. Outra preocupação do Google foi investir em segurança, já que o Orkut é conhecido pelos perfis falsos e malwares. “Nós investimos bastante em segurança. Os hackers brasileiros são os mais criativos do mundo”, afirmou Ribeiro. Os usuários poderão migrar para a nova versão apenas se forem convidados por outros usuários. O Google espera que até o final do primeiro semestre de 2010 todos os internautas acessem o novo Orkut. Desde o dia 10 de outubro, surgiu na internet um blog de um garoto chamado Danilo Miedi que dizia ter descoberto a imagem da nova interface do Orkut, dentro da página de download do Google Chrome. A grande imprensa divulgou o furo, mas tudo não passava de uma tática de marketing. O nome do personagem vem da expressão me add (Miedi). Além do blog, Danilo também possui um twitter onde pede por um convite para participar do novo Orkut. A estratégia parece ter dado certo, o personagem já tem mais de quatro mil seguidores. A campanha também contou com a participação de famosos como as bandas Skank e Detonautas.
Com o jornalista e crítico de cinema do jornal O Globo Rodrigo Fonseca, a produtora Cena Um traz o tema CINE HQ – Dos Quadrinhos para as Telas. O curso acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959 – Centro), das 9h30 às 16h. Através de um olhar histórico e estético, o jornalista analisará a evolução do relacionamento entre as telas e as histórias em quadrinhos (HQs) de forma a compreender como uma modificou a outra. O investimento é de R$ 100,00. Informações e inscrições podem ser feitas através do telefone (51) 9101.9377 ou por email.
Em solenidade com a participação de cerca de 200 pessoas, no prédio 40 da PUC, a Unitv, canal universitário de Porto Alegre, marcou a passagem de seu 11º aniversário com a entrega do troféu Destaques Unitv – 2009. Como explicou seu principal executivo, Carlos Alberto Carvalho, o prêmio representava o reconhecimento da emissora a projetos e trabalhos considerados expressivos nas áreas social, cultural e científica.
O Grupo RBS, representado pela diretora Lúcia Bastos, foi um destacados, graças à campanha Crack, nem pensar, desenvolvida no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre os homenageados estava Coletiva.net, cujo diretor José Antonio Vieira da Cunha recebeu o troféu Destaque Especial pelos 10 anos de um trabalho “marcado pela atualização diária das informações”, no entendimento dos promotores, que também ressaltaram: “Coletiva.net faz um acompanhamento constante de tudo o que acontece na área da comunicação e da propaganda no Rio Grande do Sul, caracterizando-se por apresentar fatos em primeira mão, como novas campanhas publicitárias e a movimentação de profissionais do setor”.
O prefeito José Fogaça fez um breve discurso na abertura da solenidade, no qual ressaltou a importância do trabalho de uma emissora diferenciada como a Unitv, especialmente pelo destaque que dá a projetos e pesquisas desenvolvidos no meio universitário. Ao saudar os homenageados, o jornalista Carlos Alberto Carvalho lembrou o caráter democrático e comunitário da emissora, que reúne Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Médicas, Centro Universitário Ritter dos Reis e a PUC.
Mais conteúdo: Veja lista completa dos homenageados