sábado, julho 18, 2015

O movimento do aeroporto de Porto Alegre em fevereiro de 1941

Na década de 1940 o aeroporto federal São João, em Porto Alegre, era o terceiro em importância no Brasil, perdendo apenas para Rio e São Paulo. Em uma época em que não havia estradas pavimentadas, as navegações aérea, aquática e as ferrovias transportavam a quase totalidade dos passageiros de um Brasil ainda primitivo e agrário. No caso da aviação, as aeronaves eram pequenas, transportando geralmente pouco mais de uma dezena de corajosos passageiros que embarcavam em barulhentos aviões a hélice e aterravam em precários campos de pouso, geralmente de terra batida. Era o caso do aeroporto São João - mais tarde rebatizado para Salgado Filho, Nesta reprodução de uma nota do CP, o registro do movimento do "aeródromo" no mês de fevereiro de 1941, quando o mundo já estava em guerra.
Hoje Baby Consuelo faz 63 anos.

sexta-feira, julho 17, 2015

A criminalidade em Porto Alegre no ano de 1950


É claro que a violência e a criminalidade dos tempos antigos não se comparavam, em intensidade e crueldade, ao que hoje acontece. Mas também é certo que Porto Alegre nunca foi uma maravilhosa ilha de paz e amor, onde todos podiam sair absolutamente tranquilos pelas ruas, ao menos à noite, como algumas pessoas mais antigas e saudosistas erroneamente apregoam. Na verdade o número de punguistas no centro e dentro dos bondes era enorme, ao ponto de muitos deles já serem conhecidos por muitos passageiros. Também havia assaltos a pedestres, embora jamais se usasse arma de fogo.Talvez pior, se costumava espancar a vítima, à traição, deixando-a muitas vezes desacordada. Nestas duas reproduções do CP do ano de 1950 - portanto, fazem 65 anos - vê-se o que ocorria em uma capital com cerca de 400 mil habitantes.

segunda-feira, julho 13, 2015

Lula é preso por liderar greve dos trabalhadores: 1980

Nessa época ele dificilmente imaginaria que, 32 anos depois, seria eleito presidente do Brasil por duas vezes. Afinal, Luís Inácio Lula da Silva ainda era um líder metalúrgico do ABC paulista que desafiava o regime militar - este já vivendo os seus estertores, porém não perdendo o controle da repressão. Assim, em abril de 1980, quando os metalúrgicos deflagraram uma histórica greve que quase paralisou a indústria automotiva brasileira e o PT vinha à luz ainda de forma embrionária, Lula foi preso pela Polícia Federal, na época comandada pelo delegado Romeu Tuma, já falecido, que mais tarde se tornaria seu amigo. A reprodução é do Correio do Povo.