sexta-feira, janeiro 15, 2010

CIRCULAÇÃO
Concurso do Banrisul garante reforço de ônibus na Capital

Em razão das provas para o Concurso do Banrisul, com 30 mil inscritos e fechamento dos portões às 9h de domingo, 17, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que reforçará o atendimento em linhas de ônibus, principalmente para as áreas da FAPA (5.800 candidatos) e da PUC (14.200 candidatos). Também está garantida a presença de agentes de fiscalização nos pontos de maior acúmulo de veículos.
Para a área da FAPA, além das linhas do eixo normal de atendimento, haverá reforço em horários das linhas E95, 494, 495.1, E56 e 656, a partir das 7h. Para a PUC haverá reforço de horários nas linhas T4, 476, T9, T1, 353 e 343. Mesmo com reforço das linhas e presença dos agentes no local, a EPTC orienta os participantes do concurso a deslocarem-se com bastante antecedência, para evitar congestionamentos.
Traslado da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes será domingo
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o traslado da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes percorrerá o seguinte trajeto, domingo, 17, a partir das 18h, com saída nas proximidades da Igreja dos Navegantes:

- Av. Sertório, av. Pres. Franklin Roosevelt, av. Visconde do Rio Branco, av. Farrapos (pista lateral bairro-Centro), rua Voluntários da Pátria, rua Vigário José Inácio até o Santuário de Nossa Senhora do Rosário.

Bloqueios momentâneos e desvios das linhas de ônibus e lotação serão promovidos pela EPTC até o término do cortejo. O traslado da imagem até o Santuário Nossa Senhora do Rosário integra os eventos da 135ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, cuja procissão ocorre no dia 2 de fevereiro. De 17 a 2 de fevereiro, a imagem pode ser visitada pelos fiéis no Santuário do Rosário, no Centro Histórico.

quinta-feira, janeiro 14, 2010


Programação de férias no Museu de Ciências e Tecnologia
O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) está com várias atrações durante os meses de janeiro, fevereiro e março.
A mostra temporária "O Prêmio Nobel", com painéis expositivos sobre a história do prêmio e os ganhadores da edição de 2009 nas áreas de Física, Química e Fisiologia (Medicina) pode ser visitada até final de janeiro. A ideia é informar a comunidade sobre a condecoração instituída pelo famoso químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel.
A exposição "(R)Evolução de Darwin" ocorre até o final de fevereiro. Em três andares, os visitantes podem conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin".
Até março pode ser visitada a mostra fotográfica que busca sensibilizar para os efeitos da degradação ambiental e chamar atenção para a biodiversidade e a natureza, à ecologia, sustentabilidade e economia. "Aves dos Campos de Cima da Serra", apresenta imagens das principais espécies de aves e de paisagens como as do Planalto das Araucárias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O MCT fica aberto de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h, no Campus Central da Universidade (Avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3521.
...
Universidade realiza avaliação institucional até sexta-feira
Até esta sexta-feira, dia 15 de janeiro, é possível participar de mais uma etapa da Avaliação Institucional no Campus Central: Avaliação de Infraestrutura, Comunicação e Atenção ao Corpo Discente, Docente e Técnico Administrativo. Veja onde podem ser respondidas as perguntas dos instrumentos de avaliação:

Professores e técnicos administrativos: No site www.pucrs.br/autoavaliacao
Alunos de Graduação: Central de Alunos, no site http://www.pucrs.br/, em Informações acadêmico-financeiras (Graduação)
Alunos de Pós-Graduação: Central de Alunos, no site http://www.pucrs.br/, em Informações acadêmico-financeiras (Pós-Graduação)

...
PUCRS virtual oferece capacitação em Administração Pública
Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "Custos para Administração Pública". O evento, promovido pela PUCRS Virtual, em parceria com a Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Face), busca apresentar os principais conceitos para a montagem de um sistema de custos em empresas do Setor Público. Ministrado pelo consultor Dalvio José Berto, o curso ocorre de 12 de abril a 11 de maio de 2010.
A atividade, realizada na modalidade à distância, é voltada para profissionais das áreas financeira, contábil, de auditoria e custos, orçamentária, controladoria, tribunais de conta e órgãos interessados em gestão de custos e formação de preços, das três esferas do governo e de empresas de economia mista, fundações e autarquias.
As inscrições podem ser realizadas pelo site http://www.ead.pucrs.br/ até 28 de março. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3651.
...
Desenvolvimento de Software (Firmware) em Linguagem C para Sistemas Embarcados
A Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) realiza a partir do dia 25 de janeiro o curso "Desenvolvimento de Software (Firmware) em Linguagem C para Sistemas Embarcados". A atividade busca capacitar profissionais da área de desenvolvimento de software para atuação no mercado de aplicações embarcadas, mais especificamente, no projeto e implementação de software/firmware para hardware dedicado. As aulas incluem técnicas de projeto, infra-estrutura de comunicação e laboratório de programação em linguagem C. O curso ocorre até do dia 29 de janeiro, sempre das 18h às 22h.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3680.
...
Reitor e pró-reitores da PUCRS na UNITV

O "UNITV Entrevistas e Debates" recebe esta semana integrantes da alta administração da PUCRS, uma das mais expressivas Universidades privadas do País. Participam do programa o reitor, Joaquim Clotet, a pró-reitora de graduação, Solange Medina Ketzer, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Jorge Audy e a pró-reitora de assuntos comunitários, Jacqueline Poersch Moreira.
Na pauta do Entrevistas e Debates, que tem como âncora o jornalista Carlos Alberto Carvalho, as realizações, desafios e projetos da Universidade. Serão abordados, entre outros assuntos, o Tecnopuc, o Museu de Ciências e Tecnologia, a implantação do Logos, o Projeto de Inovação Curricular, a internacionalização da graduação, o Instituto do Cérebro e atividades do Centro de Atenção Psicossocial.
Horários de exibição: quinta-feira, 14 de janeiro, às 22h, com reprises na sexta-feira, dia 15, às19h, no sábado, dia 16, às 22h, e domingo, dia 17, às 22h.
A programação da UNITV pode ser sintonizada pelo canal 15 da NET Porto Alegre e também pode ser acessada pelo site http://www.unitv.tv.br/ (link Assista Agora).
Professor da Faculdade de Direito é o novo diretor-presidente da FDRH
O professor da Faculdade de Direito (Fadir) Wambert Gomes Di Lorenzo foi nomeado o novo diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento e Recursos Humanos (FDRH) pela governadora Yeda Crusius. A cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira, 14 de janeiro, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Di Lorenzo também comandará a Escola de Governo do Estado. Dentre as atividades que serão desempenhadas pelo novo titular, estão estudos estratégicos e avançados para a formação de gestores públicos, além de cursos regulares.

Perfil
Wambert Gomes Di Lorenzo é advogado e professor da universidade desde 1999 e ministra disciplinas de Direito Administrativo e Filosofia do Direito. Nasceu em 1969, em João Pessoa (PB). É presidente do Instituto Jacques Maritain e diretor do Departamento de Direito Humanitário Internacional da Cruz Vermelha no Estado. Possui mestrado em Direito do Estado e Teoria do Direito e doutorado na mesma área.
Curso de iluminação cênica com inscrições abertas
A Coordenação de Artes Cênicas, em parceria com a Associação Gaúcha de Dança, promove o curso de Iluminação Cênica ministrado por João Acir de Oliveira. O curso tem carga horária de 20 horas-aula e acontecerá nos dias 3, 4, 10, 11 e 12 de fevereiro no Centro Municipal de Cultura, das 14h às 18h. As inscrições são abertas ao público com idade acima de 16 anos. O investimento é de R$ 250 e estudantes de Artes Cênicas têm 50% de desconto. As inscrições serão realizadas na Coordenação de Artes Cênicas (Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Érico Veríssimo, 307), pessoalmente ou pelo e-mail cac@smc.prefpoa.com.br.João Acir de Oliveira é iluminador e cenotécnico. Destaca-se no panorama do teatro gaúcho, a partir da década de 1950, pelo conhecimento técnico e pela qualidade artística de seu trabalho. Na mesma época, começa a trabalhar como técnico auxiliar de iluminação no Theatro São Pedro, e tem oportunidade de participar de montagens produzidas pelas melhores companhias de teatro do Brasil. De 1956 a 1960, atua como assistente de direção de Edison Nequete numa série de espetáculos, entre os quais A Morte do Caixeiro Viajante, de Arthur Miller; A Moratória, de Jorge Andrade; e Os Inimigos Não Mandam Flores, de Pedro Bloch.Em 1980, conquista o primeiro prêmio de sua carreira, o Açorianos de melhor iluminador pelo espetáculo Salão Grená, com roteiro e direção de Irene Brietzke. Em 1993, recebe o Prêmio Qorpo Santo, da Câmara Municipal de Porto Alegre, pelos relevantes serviços prestados ao teatro do Rio Grande do Sul. É eleito presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul (Sated/RS) no biênio 1994/1995 e integra a comissão fundadora do Porto Alegre em Cena, festival de teatro patrocinado pela Prefeitura de Porto Alegre.Outras informações com a Coordenação de Artes Cênicas pelo telefone (51) 3289-8062. www.portoalegre.rs.gov.br/culturawww.twitter.com/maisteatrohttp://maisteatro.blogspot.com
Turismo oferece vagas para estagiários e guias
A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) oferece 20 vagas de estágio para estudantes dos cursos de Turismo, Hotelaria, Relações Públicas, História e também Técnico em Guia de Turismo. Os estagiários selecionados irão atuar junto às unidades do Serviço de Atenção ao Turista (SAT), na prestação de informações turísticas da Capital.
O perfil dos candidatos inclui ser comunicativo, responsável e ter flexibilidade de horários. É pré-requisito para ocupar uma das vagas possuir domínio de conversação em inglês ou espanhol, e desejável ter algum conhecimento sobre os atrativos turísticos de Porto Alegre. A carga horária é de 30 horas semanais e a remuneração de R$ 4,46 a hora, mais vale-transporte.
Guias de Turismo – A SMTUR está também contratando Guias de Turismo para os roteiros do city tour Linha Turismo. O candidato deve ser comunicativo, responsável e pró-ativo. É pré-requisito ter concluído o curso de Guia Regional e possuir fluência em inglês, e desejável que também domine espanhol. Carga horário e remuneração a combinar.
Interessados nas vagas devem enviar currículo para simonef@turismo.prefpoa.com.br.Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289.6737.

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Momentaneamente ocupado...

Tem coisas aparentemente insignificantes que são mesmo um pé no saco. Ligo para um número na Serra e está sempre ocupado. Até aí, normal. O que me irrita é que em vez do clássico e prático tuin-tuin agora vem uma gravação com a voz melosa de uma mulher de plástico: "O número que você ligo se encontra momentaneamente ocupado e...". Porra, pra que isso? Por que não usar o velho sistema do barulhinho e botar uma mocréia para dizer o que a gente sabe? E por que o "momentaneamente"? Afinal, imagino que o número que eu liguei não vai ficar ocupado para o resto da vida.
Outra coisa que me invoca em Porto Alegre (sem falar no calor infernal do verão etc etc) é essa história dos "radares móveis". Para os sortudos que não moram aqui, explico que os tais radares móveis são aqueles aparelhos que detectam e multam o motorista em excesso de velocidade nas vias urbanas. Pois é, uma coisa boa e tal. Só que os gênios gaúchos e portoalegrenses devem ter nascido em Portugal. Em vez de colocarem aquilo nos mocós, bem escondidinhos, eles divulgam publicamente e com estardalhaço a localização e o dia em que tais "pardais" vão estar funcionando. "Na Estrada do Caralho Grosso, dia 16, estará funcionando o radar móvel". Deve ser mesmo piada de português. Ora, o motorista simplesmente é avisado a ter cuidado naquele trecho, assim como um ladrão é alertado a não roubar onde tem polícia.
Imagino o que um cidadão desses países de "primeiro mundo" não pensaria disso. Aliás, imagino o que qualquer pessoa lógica e sensata não pensa a respeito. Faz-me rir, Acácio. (Conselheiro X.)

Fatos históricos do dia 13 de Janeiro

532 - Começa em Constantinopla a Revolta de Nika onde 30.000 revoltosos foram degolados por ordens do Imperador Justiniano I.
1750 - Feito o Tratado de Madri, documento que definiu grande parte do território brasileiro.
1767 - É fundada a cidade de Divinópolis em Minas Gerais
1825 - Confederação do Equador: Frei Caneca foi fuzilado.
1860 - A Colônia São Paulo de Blumenau é transferida para o Governo Imperial
1898 - Caso Dreyfus: o escritor Émile Zola expõe o escândalo ao público geral no jornal literário L'Aurore numa famosa carta aberta ao Presidente da República Félix Faure, intitulada J'accuse! (Eu acuso!)
1937 - Criação do Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro
1948 - Gandhi inicia um jejum em protesto contra as violênicas cometidas por indianos e paquistaneses.
1964 - A produtora Capitol Records lança nos Estados Unidos um compacto (single) com "I Want to Hold Your Hand" e "I Saw Her Standing There" do grupo britânico "The Beatles".
1967 - Gnassingbé Eyadéma realiza outro golpe de estado no Togo
1972- Henrique Costa Mecking (o Mequinho) torna-se o primeiro brasileiro Grande Mestre de xadrez.
1975 - Os responsáveis do CDS entregaram no Supremo Tribunal de Justiça a documentação necessária à legalização do Partido Popular.
Curso capacita professores para EAD
A PUCRS Virtual está com inscrições abertas para o curso de extensão "Capacitação de professores para EAD". As aulas, realizadas na modalidade à distância, buscam capacitar docentes para atuarem em cursos à distância, vivenciando a experiência como aluno de EAD.
A atividade também fomenta a reflexão a respeito da EAD como modalidade de educação de qualidade e discute fundamentos teórico-práticos e metodológicos.
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.ead.pucrs.br. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3651.
...
Universidade lança crédito educativo para os cursos de licenciatura
A PUCRS oferece a partir do 1º semestre de 2010 um novo programa de crédito educativo para os estudantes dos cursos de graduação, o "Proed/PUCRS - Programa de Crédito Educativo da Universidade". O benefício é destinado aos cursos de licenciatura, busca incentivar a formação de docentes qualificados e propiciar ao aluno a ampliação do prazo para o pagamento das mensalidades em até o dobro do tempo estabelecido para a conclusão.
Serão oferecidas 130 vagas para 2010/1 e as inscrições podem ser feitas até 15 de janeiro. O Programa é administrado diretamente pela PUCRS e não sofrerá correção monetária e juros, sendo aplicado apenas o índice de correção anual das mensalidades.
Além do Proed, a Universidade já dispõe do programa Bolsa Licenciatura, que proporciona um abatimento no valor das mensalidades dos cursos de Licenciatura, num percentual de 30% para Educação Física e de 40% para os demais cursos de licenciatura. Informações pelo telefone (51) 3320-3588.
Palestra gratuita aborda vantagens industriais da produção sintética de nanopartículas de talco


Retificando informação publicada anteriormente, informamos que a palestra será proferida em inglês, sem tradução simultânea

O Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Química da PUCRS promove a palestra "From micronic natural talc to synthetic nano-talc: advantage in industrial applications" ("Do talco natural micrônico ao nanotalco sintético: vantagens nas aplicações industriais"). O ministrante será o professor da Université Paul Sabatier de Toulouse (França) François Martin, que falará sobre a produção sintética de nanopartículas de talco que podem ser utilizadas em diferentes aplicações, como, por exemplo, em polímeros para melhorar propriedades de barreira de gases. A atividade é destinada a estudantes e profissionais da área.
O encontro tem entrada franca e será realizado no dia 21 de janeiro, às 14h na sala 142 do prédio 12C, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A palestra será proferida em inglês, sem tradução simultânea. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3549.
SBT RS recebe jornalistas para apresentar profissionais
Novo apresentador veio de São Paulo e editor-chefe atuava no interior do Estado
Rafael Rocha e Diego Sangermano são os novos apresentadores do SBT
Os dirigentes do SBT RS recebem nesta quarta-feira, 13, assessores de imprensa e a mídia especializada para um Bate-Papo com os jornalistas. No encontro, que ocorre nesta quarta-feira, 13, no Blue Tree Millenium, serão apresentados o novo gestor de jornalismo, Diego Sangermano, e o apresentador e editor-chefe do Jornal SBT Rio Grande, Rafael Rocha.Diego Sangermano é paulista e atuava como repórter do SBT em São Paulo. Rafael Rocha é natural de Estrela e está na emissora desde a segunda quinzena de dezembro. Antes disso, teve passagem por emissoras de rádio no interior do Estado e pela RBS TV de Cruz Alta e Caxias do Sul, exercendo as funções de editor, apresentador e repórter. COLETIVA
Usina do Gasômetro abre espaço para arte
Grupos de teatro, dança e música que tenham realizado suas atividades em Porto Alegre nos últimos três anos poderão se inscrever
O projeto Usina das Artes abre, a partir desta quarta-feira, 13, as inscrições para ocupação de espaços na Usina do Gasômetro, que seguem até o dia 25 de janeiro na Av. Independência, 453. De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 14h30 às 17h30, grupos de teatro, dança e música que tenham realizado suas atividades em Porto Alegre nos últimos três anos poderão se inscrever. COLETIVA.

terça-feira, janeiro 12, 2010

CULTURA
Nei Lisboa faz show no Teatro Renascença

Hoje, 11 e nas próximas segundas-feiras, 18 e 25, Nei Lisboa estará em cartaz no Teatro Renascença, às 21h. São quase trinta músicas no roteiro do espetáculo, abrangendo três diferentes repertórios que Nei levou ao palco no último ano: os maiores sucessos de sua carreira, as surpresas do solo “Lado B”, e as releituras de clássicos internacionais de “Hi Life”.Acompanhado por Paulinho Supekóvia na guitarra e Luiz Mauro Filho nos teclados, Nei interpreta seus próprios clássicos – como Telhados de Paris (gravada por Zelia Duncan em seu último CD), Pra te Lembrar (sucesso na voz de Caetano Veloso), Relógios de Sol, Cena Beatnik, Verão em Calcutá e muitas mais – e as eternas Bennie & The Jets (Elton John), Live and let die (Paul McCartney) e Guitar man (Bread), entre outras.
IngressosIngressos antecipados a R$ 25 e na bilheteria do teatro no dia do show a R$ 30Descontos:20% estudantes50% idosos50% classe artística
Porto Verão Alegre começa hoje
A 11ª edição do Porto Verão Alegre começa hoje, 12, com programação até 11 de fevereiro. Serão mais de 50 espetáculos de teatro profissional, 16 atrações de música e várias atividades culturais paralelas, na maioria gratuitas ao público. O evento conta com apoio da prefeitura.
Teatro de rua, dança, artes plásticas, literatura, ilusionismo, debates de cinema e psicanálise, stand upah, mostra de vídeo, apresentações de teatro na Praça da Cultura do Praia de Belas Shopping e teatro infantil são alguns dos inúmeros eventos previstos no Porto Verão Alegre.
Clique aqui para conferir a programação completa
Os ingressos antecipados podem ser adquiridos nos seguintes locais:
Ponto Especial NetDC Shopping - Praça de Alimentação - loja 114 - Prédio C
Praia de Belas ShoppingAv. Praia de Belas, 1181
Multisom Esquina DemocráticaRua dos Andradas, 1362 - esquina com a Borges de Medeiros
Multisom Moinhos ShoppingRua Olavo Barreto Viana, 36 - loja 110
Multisom BarraShoppingSulAv. Diário de Notícias, 300
Pé de Meia IguatemiShopping IguatemiAv. João Wallig, 1800
Pé de Meia Shopping TotalShopping TotalAv. Cristóvão Colombo, 545 - loja 273
(descontos para assinantes do Clube ZH, idosos e estudantes)
Organizado há onze anos por artistas da Capital, o Porto Verão Alegre é o maior evento cooperativado da América Latina. Surgiu para preencher uma lacuna de oferta cultural que ocorria tradicionalmente em Porto Alegre no período de verão. O evento movimenta diretamente mais de mil artistas, além de bares, restaurantes, transporte público e hotéis.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3362-1061.
Exposição Rayuela até sábado na Pinacoteca Aldo Locatelli
A exposição "Rayuela (signos, cercas e a passagem do tempo)", de Ana Alegria, está até 16 de janeiro na Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10). As obras representam uma síntese dos mais de 30 anos de trabalho da artista, em um percurso que visa às reinvenções dos elementos que compõe sua arte.O título da mostra, Rayuela, é uma referência à obra de mesmo nome do escritor argentino Julio Cortázar (conhecida no Brasil como Jogo da Amarelinha). "Cortazariana irremediável", Ana Alegria emprega signos, símbolos e cores dos quais se apropriou, inventou ou reinventou com o passar do tempo, e lança um novo olhar sobre suas relações.
Serviço:Até 16 de janeiro de 2010Local: Salas da Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10)Fone: (51) 3289-8127Email: mostras@smc.prefpoa.com.brHorário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, sábados das 13h às 17h.
Rubem Braga (nasceu dia 12 de janeiro de 1913, em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, Brasil - faleceu dia 19 de dezembro de 1990, Rio de Janeiro)

Despedida
E no meio dessa confusão alguém partiu sem se despedir; foi triste. Se houvesse uma despedida talvez fosse mais triste, talvez tenha sido melhor assim, uma separação como às vezes acontece em um baile de carnaval — uma pessoa se perda da outra, procura-a por um instante e depois adere a qualquer cordão. É melhor para os amantes pensar que a última vez que se encontraram se amaram muito — depois apenas aconteceu que não se encontraram mais. Eles não se despediram, a vida é que os despediu, cada um para seu lado — sem glória nem humilhação.Creio que será permitido guardar uma leve tristeza, e também uma lembrança boa; que não será proibido confessar que às vezes se tem saudades; nem será odioso dizer que a separação ao mesmo tempo nos traz um inexplicável sentimento de alívio, e de sossego; e um indefinível remorso; e um recôndito despeito.E que houve momentos perfeitos que passaram, mas não se perderam, porque ficaram em nossa vida; que a lembrança deles nos faz sentir maior a nossa solidão; mas que essa solidão ficou menos infeliz: que importa que uma estrela já esteja morta se ela ainda brilha no fundo de nossa noite e de nosso confuso sonho?Talvez não mereçamos imaginar que haverá outros verões; se eles vierem, nós os receberemos obedientes como as cigarras e as paineiras — com flores e cantos. O inverno — te lembras — nos maltratou; não havia flores, não havia mar, e fomos sacudidos de um lado para outro como dois bonecos na mão de um titeriteiro inábil. Ah, talvez valesse a pena dizer que houve um telefonema que não pôde haver; entretanto, é possível que não adiantasse nada. Para que explicações? Esqueçamos as pequenas coisas mortificantes; o silêncio torna tudo menos penoso; lembremos apenas as coisas douradas e digamos apenas a pequena palavra: adeus. A pequena palavra que se alonga como um canto de cigarra perdido numa tarde de domingo.Extraído do livro "A Traição das Elegantes", Editora Sabiá – Rio de Janeiro, 1967, pág. 83.

O dia 12 de Janeiro na História

Hoje, em 1913, nasceu o cronista Rubem Braga.
1431 - Tem início, em Rouen, o processo contra Joana d'Arc, acusada de bruxaria.
1616 - Fundada a cidade de Belém do Pará por Francisco Caldeira Castelo Branco.
1759
Processo dos Távora: é proferido o veredicto: os acusados da Casa dos Távora são considerados culpados.
1759 - Sebastião José de Carvalho e Melo, Secretário de Estado do rei D. José I, manda explulsar os Jesuítas de Portugal.
1807 - Parte da cidade de Leyden, nos Países Baixos, é destruída pela explosão de um navio mercante com carga de pólvora.
1816 - Toda família Bonaparte é afastada da França por lei do governo francês.
1822 - Proclamação da Independência da Grécia no congresso de Epidauro.
1836 - Fundação do Condado de Will.
1861 - Criação da Caixa Econômica Federal.
1862 - Fundação da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.
1865 - Marquês de Caxias assume o comando supremo dos aliados na Guerra do Paraguai
1865 - Ocupação da Guiana Francesa por tropas brasileiras
1896 - O médico Henry Louis Smith fez o primeiro exame de raios X. Ele deu um tiro na mão de um cadáver e o exame mostrou a bala alojada no corpo.
1909 - Governo turco aceita a proposta austríaca de renunciar seus direitos sobre a Bósnia e Herzegovina por trocas de compensações financeiras.
1915 - O Congresso norte-americano rejeita a proposta de ceder o direito do voto às mulheres do país, posteriormente uma emenda constitucional deu esse direito às mulheres.
1923 - Lançada a revista Time, nos Estados Unidos, de grande difusão atualmente.
1926 - Abraham Serfaty, político marroquino, é exilado por se opor ao regime de Hassan II.
1942 - II Guerra Mundial - Japão declara guerra às ilhas orientais holandesas, após ser invadido em Celebes e Bornéu.
1946 - A ONU cria o Conselho de Segurança.
1948 - O Supremo Tribunal americano declara a igualdade de educação para brancos e negros.
1950 - A União Soviética reintroduz a pena de morte no país, para crimes de traição, espionagem e sabotagem.
1952 - A Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, admite o primeiro estudante negro.
1953 - Entra em vigor a nova Constituição da Iugoslávia. Tito é proclamado presidente da República.
1960 - Primeira reunião dos países da EFTA, em Paris
1966 - Estreou na rede americana ABC o seriado de TV Batman, que ficou famoso pelos recursos visuais onomatopéicos (?Crash!?, ?Zapft!?, ?Pow!?), que ilustravam as lutas do heróis.
1970 - Grandes inundações e enchentes atingem a Espanha pelo transbordamento dos rios Ebro, Tajo e Danúbio.
1974 - Eclode uma rebelião militar na Etiópia.
1984 - A equipe que trabalhava na restauração das Pirâmides de Gizé desistiu de usar métodos modernos, que não funcionavam, e passou a usar os métodos empregados pelos egípcios há milênios. Funcionou.
1988 - Nascem, em Michigan, Estados Unidos, os primeiros quíntuplos de proveta do mundo, através de parto cesariana.
1990 - A Romênia é a primeira nação da Europa Oriental a banir o Partido Comunista no país.
1991 - O presidente americano George Bush é autorizado pelo Congresso dos Estados Unidos a atacar o Iraque na Guerra do Golfo. A invasão do Kuwait fez com que o Conselho de Segurança da ONU impusesse um boicote econômico ao Iraque. Em resposta, Saddam Hussein ordenou a prisão dos estrangeiros.
1995 - O primeiro-ministro do Japão, Tomiichi Murayama, renuncia.
1998 - 19 países europeus firmam em Paris, o protocolo do Conselho da Europa que proíbe a clonagem de seres humanos, o primeiro texto jurídico internacional sobre esse assunto.
1998 - Nasceu o computador HAL, de acordo com o roteiro de 2001: Uma Odisséia no Espaço.
2005 - Lançamento da sonda espacial Deep Impact.
2006 - Mehmet Ali Ağca, o homem que atirou contra o papa João Paulo II em 1981, foi libertado de uma prisão turca.

Palestra gratuita aborda vantagens industriais da produção sintética de nanopartículas de talco
O Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Química da PUCRS promove a palestra "From micronic natural talc to synthetic nano-talc: advantage in industrial applications" ("Do talco natural micrônico ao nanotalco sintético: vantagens nas aplicações industriais"). O ministrante será o professor da Université Paul Sabatier de Toulouse (França) François Martin, que falará sobre a produção sintética de nanopartículas de talco que podem ser utilizadas em diferentes aplicações, como, por exemplo, em polímeros para melhorar propriedades de barreira de gases. A atividade é destinada a estudantes e profissionais da área.
O encontro tem entrada franca e será realizado no dia 21 de janeiro, às 14h na sala 142 do prédio 12C, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A palestra será proferida em francês, sem tradução simultânea. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3549.
...
Turma da Psicologia comemora 30 anos de formatura
Nesta quarta-feira, 13 de janeiro, ocorre um almoço de confraternização em comemoração aos 30 anos de formatura da turma de Psicologia de 1979. Será às 12h, no restaurante Panorama Gastronômico, no 4º andar do prédio 41 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
...
Curso ajuda a entender o mercado acionário
O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) está com inscrições abertas para a 4º edição do curso "Análise gráfica para tomada de decisão". A atividade, que ocorre entre os dias 19 e 21 de janeiro, busca demonstrar aos participantes como entender o mercado acionário através da análise técnica.
Voltadas para profissionais liberais, executivos, investidores, professores e estudantes que tenham interesse ou já tenham iniciado suas operações no mercado financeiro, as aulas são focadas no entendimento das principais ferramentas gráficas existentes.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou no site www.labmec.com.br. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3680. A promoção é da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face).
...
Centro de Inovação realiza cursos durante as férias
O Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), realiza cursos de verão no período de férias. As inscrições podem ser realizadas na Proex, na sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os cursos disponíveis são os seguintes:


Programação Orientada a Objetos com C# Avançado (início em 18 de janeiro)
Aplicações Ricas Para Web Utilizando o Silverlight 3.0 (início em 18 de janeiro)
Usando o Linq e o Entity Framework na Construção de Aplicações.NET (início em 25 de janeiro)
Programação para Web com ASP. NET e C# (início em 25 de janeiro)
Windows Sharepoint Services (início em 25 de janeiro)
Microsoft SQL Server 2008 - Programação/Desenvolvimento (início em 25 de janeiro - nova turma)
Aplicativos na Nuvem com a Plataforma Microsoft Windows Azure (início em 15 de março)

Informações complementares no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
Justiça nega indenização por reportagem com câmera escondida
“A reportagem revela-se inspirada pelo interesse público e decorre da prática legítima de liberdade pública”, diz desembargador
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul negou o pedido de indenização da servidora pública da Receita Federal Sylvia Pfeifer contra o uso de uma câmera escondida em uma série de reportagens produzidas pela RBS TV. O Tribunal entendeu que as matérias que não vão além da narrativa do fato, amparadas pela liberdade de informação, não podem ser consideradas ofensivas. Na ação, Sylvia pedia R$ 40 mil de indenização por uso indevido de sua imagem e R$ 20 mil por danos morais.A reportagem, veiculada no Jornal do Almoço, mostrou o atendimento na Receita Federal. Durante o expediente, a servidora aparece maltratando um homem que procurava resolver problemas da empresa em que trabalhava, com respostas como “pesquisa é pesquisa, procure no dicionário”, “vou deixá-lo aqui fazendo suas reclamações e terminar o atendimento lá dentro”.Para o desembargador, a matéria apenas reproduziu o fato. O Tribunal não viu problemas no uso da câmera escondida, já que este é o meio “mais adequado de reproduzir fielmente determinado acontecimento”. Segundo alegou o desembargador Antônio Corrêa Palmeiro da Fontoura, em se tratando de servidora pública no desempenho das suas atribuições, não havia necessidade de avisar que a matéria estava sendo gravada, nem de solicitar autorização para veicular a sua imagem.Conforme publicado no site Consultor Jurídico, “A reportagem revela-se inspirada pelo interesse público e decorre da prática legítima de liberdade pública. Como bem salientou a repórter Leticia Palma, a profissão de um jornalista é sempre mostrar a verdade e buscar colocar fatos para o telespectador, sempre procurando mostrar a realidade, e esse foi o objetivo principal dessa série", diz a decisão. COLETIVA.NET

segunda-feira, janeiro 11, 2010

Inscrições abertas para o campeonato de futebol-sete
A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) está com inscrições abertas para o campeonato municipal de futebol-sete edição 2010, competição que faz parte da programação da Projeto Verão. A pré-inscrição pode ser realizada pelo telefone 3232-4234 ou na gerência de eventos da SME (Erico Verissimo, 843, bairro Menino Deus).
A competição será dividida em três categorias: pré-mirim (1999/2000), mirim (1997/1998) e feminino (livre–atletas mais jovens nascidas em 1995). Os jogos acontecerão na cancha do Parque Ramiro Souto, na Redenção, nos finais de semana, começando nos dias 23 e 24 deste mês. Os horário dos jogos serão definidos no congresso técnico, com presença obrigatória dos inscritos, no próximo dia 19, às 19h, na av. Erico Verissimo, 843, bairro Menino Deus.
Os documentos exigidos para os atletas serão definidos também no congresso técnico. A gerência de futebol da SME alerta que todos os inscritos devem estar preparados para a exigência da cédula de identidade.
Inscrições para ocupação dos espaços da Usina abrem quarta
O período de inscrição para ocupação de espaços na Usina do Gasômetro e de parceria para realização de atividades artístico-culturais inicia na quarta- feira, 13, e vai até 25, no Setor de Licitações da Secretaria Municipal da Cultura (av. Independência, 453), das 9h30 às 12h e das 14h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Poderão participar desse projeto, chamado Usina das Artes, os grupos de teatro, dança e música que tenham realizado suas atividades de natureza artístico-cultural, em Porto Alegre, de forma ininterrupta, nos últimos três anos, comprovadas mediante apresentação de folders de divulgação, programas, reportagens de jornal, etc. Os grupos referidos no parágrafo anterior, no caso de não terem sido constituídos como pessoas jurídicas, poderão ser representados por pessoas físicas. Cada grupo inscrito deverá apresentar um Plano de Trabalho, digitado, sem rasuras, discriminando todas as atividades a serem desenvolvidas, bem como seu cronograma, para o aproveitamento do espaço durante dez meses e o processo de desenvolvimento de linguagens artísticas em suas respectivas áreas de atuação.A Secretaria Municipal da Cultura oferecerá na Usina do Gasômetro os seguintes espaços: salas 204, 209, 309, 502, 504, 505. Cada uma delas poderá ser ocupada por um ou mais grupos. A ocupação se dará, pelo período de 10 (meses) meses, de março a dezembro de 2010, improrrogáveis. Leia o edital no site da SMC: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smc/default.php?p_secao=152
Núcleo de Estudos do Teatro do Oprimido promove oficina
O Núcleo de Estudos do Teatro do Oprimido (Neto) promove, a partir de quinta-feira, 14, até 11 de fevereiro a Oficina de Teatro-Fórum para atores e não atores. A oficina será ministrada na Sala 502 da Usina do Gasômetro, nas terças e quintas, das 19h às 21h30, por Celso Veluza. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 9161-5014 ou pelo e-mail celso.veluza@gmail.com e custam R$ 80,00 (20 horas - oito encontros de 2h30).A oficina tem 20 horas de duração onde são experimentados jogos e exercícios teatrais do Método do Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal. Os participantes montarão um teatro-fórum baseado em algumas experiências que viveram de opressão. Essa peça-fórum poderá ser levada a público se for vontade dos participantes. E o espect-ator poderá intervir nos rumos da história, porque no teatro-fórum é assim: você assiste à peça e no final pode interferir tentando solucionar os conflitos.O Teatro do Oprimido, Criado pelo teatrólogo Augusto Boal, o Teatro do Oprimido é o único método teatrall elaborado no hemisfério sul que é utilizado em mais de 70 países dos cinco continentes. Reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual dos seus praticantes e a democratização do teatro, estabelecendo condições práticas para que o participante se aproprie dos meios de produzir teatro e amplie suas possibilidades de expressão. Cria uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.
Veja aqui os trabalhos realizados pelo Núcelo de Estudos Teatro do Oprimido. www.teatro-do-oprimido.blogspot.com
Nei Lisboa faz show no Teatro Renascença
Hoje, 11 e nas próximas segundas-feiras, 18 e 25, Nei Lisboa estará em cartaz no Teatro Renascença, às 21h. São quase trinta músicas no roteiro do espetáculo, abrangendo três diferentes repertórios que Nei levou ao palco no último ano: os maiores sucessos de sua carreira, as surpresas do solo “Lado B”, e as releituras de clássicos internacionais de “Hi Life”.Acompanhado por Paulinho Supekóvia na guitarra e Luiz Mauro Filho nos teclados, Nei interpreta seus próprios clássicos – como Telhados de Paris (gravada por Zelia Duncan em seu último CD), Pra te Lembrar (sucesso na voz de Caetano Veloso), Relógios de Sol, Cena Beatnik, Verão em Calcutá e muitas mais – e as eternas Bennie & The Jets (Elton John), Live and let die (Paul McCartney) e Guitar man (Bread), entre outras.
IngressosIngressos antecipados a R$ 25 e na bilheteria do teatro no dia do show a R$ 30Descontos:20% estudantes50% idosos50% classe artística
Porto Verão Alegre começa amanhã
A 11ª edição do Porto Verão Alegre começa amanhã, 12, com programação até 11 de fevereiro. Serão mais de 50 espetáculos de teatro profissional, 16 atrações de música e várias atividades culturais paralelas, na maioria gratuitas ao público. O evento conta com apoio da prefeitura.
Teatro de rua, dança, artes plásticas, literatura, ilusionismo, debates de cinema e psicanálise, stand upah, mostra de vídeo, apresentações de teatro na Praça da Cultura do Praia de Belas Shopping e teatro infantil são alguns dos inúmeros eventos previstos no Porto Verão Alegre.
Clique aqui para conferir a programação completa
Os ingressos antecipados podem ser adquiridos nos seguintes locais:
Ponto Especial NetDC Shopping - Praça de Alimentação - loja 114 - Prédio C
Praia de Belas ShoppingAv. Praia de Belas, 1181
Multisom Esquina DemocráticaRua dos Andradas, 1362 - esquina com a Borges de Medeiros
Multisom Moinhos ShoppingRua Olavo Barreto Viana, 36 - loja 110
Multisom BarraShoppingSulAv. Diário de Notícias, 300
Pé de Meia IguatemiShopping IguatemiAv. João Wallig, 1800
Pé de Meia Shopping TotalShopping TotalAv. Cristóvão Colombo, 545 - loja 273
(descontos para assinantes do Clube ZH, idosos e estudantes)
Organizado há onze anos por artistas da Capital, o Porto Verão Alegre é o maior evento cooperativado da América Latina. Surgiu para preencher uma lacuna de oferta cultural que ocorria tradicionalmente em Porto Alegre no período de verão. O evento movimenta diretamente mais de mil artistas, além de bares, restaurantes, transporte público e hotéis.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3362-1061.

O dia 11 de Janeiro na História

Hoje Patrícia Pilar faz 46 anos.
630 - O profeta e fundador do Islamismo, Maomé, destrói os ídolos do santuário de Kaaba em Meca.
1580 - Iniciadas as Cortes de Almeirim que questionam o direito da nomeação de sucessor ao trono de Portugal.
1610 - Galileu Galilei descobre Ganímedes, satélite de Júpiter.
1689 - O Parlamento de Inglaterra depõe o rei Jaime II.
1787 - O alferes Antônio José da Costa segue em viagem de desbravamento em direção a Lages cruzando o Rio Imaruí.
1861 - Guerra civil americana: O Alabama separa-se da União.
1866 - Naufraga no Golfo de Viscaya o barco de passageiros inglês London. Morreram afogadas 220 pessoas.
1886 - Tem início o primeiro campeonato mundial de xadrez.
1890 - Ultimato britânico de 1890: os ingleses intimam Portugal a retirar suas tropas do território compreendido entre Moçambique e Angola incluídos no conhecido Mapa cor-de-rosa.
1913 - Proclamação da independência do Tibete.
1916 - Os russos conquistam Erzurum, capital da Armênia turca.
1918 - A Assembléia de Deus, maior denominação evangélica do mundo, é oficialmente registrada, em Belém do Pará, no Brasil.
1920 - Navio francês que viajava para a África afunda perto de La Rochelle com 553 pessoas a bordo.
1922 - Pela primeira vez a insulina é utilizada em humanos para o tratamento de diabetes. O paciente é um canadense de 14 anos.
1929 - É implantada na URSS a jornada de trabalho de 7 horas.
1934 - Nathan Homer Knorr eleito membro da Directoria da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Nova Iorque, Inc.
1935 - Amelia Earhart é a primeira pessoa a fazer um vôo solo do Havaí à Califórnia.
1942 - Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão declara guerra à Holanda.
1946 - Enver Hoxha proclama a República Popular da Albânia após a queda do rei Zog.
1954 - Primeira reunião entre soviéticos e americanos sobre a proibição de armas atômicas.
1957 - Chuvas torrenciais na ilha de Palma ocasionam a morte de 28 pessoas, vários feridos e grandes perdas econômicas.
1959 - Forças do Vietnã do Norte invadem o Laos.
1960 - Começa a construção, no Egito, da gigantesca represa de Assuã, no Rio Nilo.
1962 - Inauguração do Concílio Vaticano II, que atualizou estruturas e doutrinas da Igreja Católica.
1963 - A primeira discoteca do mundo foi inaugurada nos Estados Unidos. Seu nome era Whisky a Go Go.
1964 - O Panamá corta relações diplomáticas com os Estados Unidos. As negociações entre os dois países sempre foram conturbadas por causa do uso do canal, que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico.
1966 - Começa no Rio de Janeiro uma chuva que dura 72 horas ininterruptas. A cidade fica em estado de calamidade pública e 200 pessoas morreram.
1969 - Dom Gabriel, sem deixar o cargo de Bispo de Jundiaí, toma posse e governou a Diocese de Bragança Paulista até 7 de Março de 1971.
1973 - Editado o novo Direito Processual Civil brasileiro.
1976 - Uma junta militar composta por três homens toma o poder do presidente Guillermo Rodriguez Lara no Equador.
1977 - A França causa polêmica ao libertar Abu Daoud, um palestino suspeito do massacre de atletas israelenses nas Olimpíadas de 1972.
1982 - Andaluzia e Astúrias se tornam comunidades autônomas.
1984 - Exibição de mísseis soviéticos SS-20, de alcance médio, na Alemanha Oriental.
1984 - Salvador Dali anuncia a criação da Fundação Gala-Salvador Dali e a doação de 621 obras suas.
1985 - Primeiro show da banda Engenheiros do Hawaii cujo o lider é o musico gaucho Humberto Gessinger.
1987 - A Europa passa por um inverno muito rigoroso. Em uma semana, o frio faz 70 vítimas, 49 delas na URSS.
1989 - Um acordo assinado entre 140 países na Convenção para a Proibição de Armas Químicas acaba com esse tipo de armamento. A prática, no entanto, só passa a vigorar em 1997.
1991 - Tropas soviéticas invadem prédios em Vilna, capital da Lituânia, para impedir um movimento de independência no país.
1994 - Com o fim do Pacto de Varsóvia e a fusão da OTAN em reunião havida em Bruxelas, governos envolvidos criam a Associação para a Paz, que integrará os países do extinto Pacto de Varsóvia.
1994 - O governo irlandês anuncia o fim da censura ao movimento terrorista IRA e seu braço político, o Sinn Fein.
1996 - O parlamento japonês elege Ryutaro Hashimoto como seu novo primeiro-ministro.
1996 - O primeiro-ministro da Itália, Lamberto Dini, anuncia a sua renúncia.
2001 - Um incêndio no estúdio de gravação do programa Xuxa Park deixa 26 feridos com queimaduras.
2006 -
Pesquisas adiantam que o provável substituto de Ariel Sharon, seja Ehud Olmert, do Kadima, mesmo partido fundado por Sharon.
Evo Morales visita o bispo sul-africano Desmond Tutu.
Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti: o Instituto Médico Legal (IML) de Brasília divulga laudo no qual o general Bacellar cometera suicídio. WIKIPEDIA
Especialização em Toxicologia Aplicada recebe inscrições
O Instituto de Toxicologia da PUCRS (Intox) está com inscrições abertas para o curso de especialização em Toxicologia Aplicada. A atividade, uma das mais tradicionais na área e com mais de 400 especialistas formados desde 1985, busca capacitar profissionais nas áreas técnico-científicas e incentivar a pesquisa em toxicologia. Inscrições no site www.pucrs.br/toxico. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3677.
...
Aulas de Moodle para professores têm 2º edição
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso "Moodle para professores". Promovida pelo PUCRS Virutal, a atividade busca capacitar os participantes na utilização da ferramenta para a modelagem e gestão de cursos a distância e presenciais.
Entre os temas abordados estão "EAD: conceitos e características", "Moodle: visão de aluno e visão de professor", "Incluindo atividades: Fórum, Chat, Escolha, Tarefas, Glossário, Lição, Wiki", entre outros.
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.ead.pucrs.br. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3651.
...
Cursos oportunizam certificação adicional em diferentes áreas do conhecimento
A PUCRS está oportunizando a complementação da formação acadêmica por meio da realização de cursos sequenciais. O estudante pode receber uma Certificação Adicional em um campo de conhecimento diferente do seu curso de origem. Há atividades oferecidas nas áreas de Geografia, Nutrição, Serviço Social, Administração, Filosofia, Letras, História e Pedagogia. Podem matricular-se acadêmicos da Universidade e o público externo com graduação de nível superior.
Os alunos da Instituição, a partir do 2º nível, poderão frequentar as disciplinas dos cursos sequenciais como eletivas, desde que elas não integrem a matriz curricular da graduação em que se encontram matriculados. Para inscrever-se, os estudantes podem solicitar a disciplina no momento da rematrícula, pelo site https://webapp.pucrs.br/matricula ou nos postos de matrícula.
Os alunos diplomados podem realizar a matrícula na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre).
As opções e os conteúdos das disciplinas oferecidas podem ser conferidos no site www.pucrs.br/cra. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3573.

domingo, janeiro 10, 2010

Fatos históricos do dia 10 de Janeiro

Hoje Rod Stewart faz 65 anos, George Foreman 62 e César Cielo 23.






49 a.C. - Júlio César atravessa o Rubicão, iniciando a guerra civil que opôs as suas forças às de Pompeu. Foi neste dia que ele pronunciou sua famosa frase: alea jacta est (a sorte está lançada).
236 - Eleito o Papa Fabiano, 20º papa.
1403 - Jean de Bettencourt recebe dos reis de Espanha o senhorio das ilhas Canárias, se autointitulando rei.
1794 - O bispo de Blois, Henri Grégoire, relata aspectos do comportamento do exército republicano, usando o termo vandalismo pela primeira vez.
1855 - A Itália se alia à França e à Inglaterra com o propósito de lhes conceder ajuda na Guerra da Criméia.
1861 - Guerra Civil Americana: a Flórida anunciou oficialmente sua secessão da União, logo juntando-se à Confederação.
1863 - Inauguração pública da primeira secção do metrô de Londres.
1875 - Fundação do Partido Socialista Português.
1877 - É estabelecido na Espanha o serviço militar obrigatório.
1907 - A Torre de Belém é classificada como Monumento Nacional em Portugal.
1912 - Bombardeio da cidade de Salvador na Bahia.
1920 - Entra em vigor o Tratado de Versalhes para solucionar os problemas surgidos na guerra 1914-1918.
1920 - Foi instituída a Liga das Nações, órgão internacional que durou até 1946, quando foi substituída pela Organização das Nações Unidas.
1921 - É anistiado o tenente Vogel, autor da morte a tiros de Rosa Luxemburgo.
1923 - É ordenada a retirada das tropas dos Estados Unidos das províncias renanas, na Alemanha.
1927 - O filme Metropolis, do alemão Fritz Lang, estreou nos cinemas. O cineasta é considerado o criador do gênero ficção científica.
1928 - Leon Trotski e mais 30 membros da Oposição de Esquerda são expulsos da Rússia.
1929 - O jornal belga Vingtième Siècle publicou pela primeira vez uma tirinha com o menino-detetive Tintin, personagem criado pelo cartunista Hergé.
1932 - Miguel Maura funda na Espanha o Partido Conservador.
1937 - Guerra civil espanhola, a Junta Nacional ordena a evacuação de Madri da população civil sob uma intensa ofensiva das tropas militares.
1939 - Criação do Parque Nacional do Iguaçu.
1941 - Batalha naval entre britânicos e italianos no estreito da Sicília, no sul da Itália.
1941 - Firmado em Berlim o pacto germano-soviético que delimita as novas fronteiras entre os dois países.
1945 - O Rei Jorge VI inaugura em Londres os trabalhos preparatórios da Organização das Nações Unidas (ONU).
1946 - As forças comunistas de Mao Tsé-Tung e as de Chiang Kai-shek fazem uma parada na China contra a proposta mediadora do presidente dos Estados Unidos, Harry Truman.
1946 - Celebra-se em Londres a primeira Assembleia Geral das Nações Unidas.
1946 - Criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
1946 - Americanos enviaram pela primeira vez um sinal de radar à Lua, recebendo um eco como resposta três segundos depois. O fato é considerado um prenúncio das comunicações por satélite.
1955 - O jornalista Assis Chateaubriand foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.
1960 - Instalado oficialmente o município de Diadema.
1962 - Uma seqüência de erupções no monte Huascarán, no Peru, matou cerca de 3.500 pessoas e destruiu sete vilas.
1966 - Índia e Paquistão assinam um acordo de paz. Os países disputavam a região da Caxemira, havendo até ameaça de ataque nuclear no auge da guerra.
1969 - A Suécia é o primeiro país ocidental a estabelecer relações com o Vietnã do Norte.
1972 - Mujibur Rahman assume o cargo de primeiro-ministro novo Estado independente de Bangladesh - Ex Paquistão Oriental.
1975 - Michelle Bachelet e sua mãe são presas pelo regime militar chileno.
1983 - Astrônomos britânicos descobrem um novo astro com uma capacidade energética maior que a do Sol.
1984 - O ex-presidente argentino Reynaldo Bignone é preso pelos crimes cometidos durante a ditadura militar entre 1976 e 1983, em que desapareceram 10 mil pessoas.
1984 - O Vaticano e os Estados Unidos reatam as relações diplomáticas.
1984 - Um incêndio destruiu o Mercado Modelo, uma das principais atrações turísticas de Salvador.
1985 - Daniel Ortega, da Frente Sandinista de Libertação Nacional, tomou posse como presidente da Nicarágua. Os Estados Unidos não reconheceram o novo governo e decretaram embargo total ao país.
1990 - A China anuncia o fim da lei marcial, e alega que ter impedido demonstrações democráticas, salvou o país do abismo da miséria.
1994 - Criação da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA).
1994 - O presidente Bill Clinton anuncia que a Ucrânia concordou em abrir mão de seu arsenal nuclear, o terceiro maior do mundo.
2003 - Entra em vigor o novo Código Civil brasileiro aprovado pelo Congresso em setembro de 2001.
2006 - Evo Morales visita a África do Sul.
[editar] Culturais e de Média/Mídia
1929 - Primeira aparição de Tintín, famoso personagem de histórias em quadrinhos de Hergé.
1932 - Surge a grande criação de Walt Disney, o ratinho Mickey, é registrado e publicado pela primeira vez.
2000 - A America Online compra o gigante da mídia Time Warner por US$ 162 bilhões. É a maior fusão corporativa da história.
2001 - Nupedia, antecessora da Wikipedia, é lançada publicamente
2003 - Lançamento do jogo SimCity 4.
2003 - O Circo Garcia encerrou suas atividades após 75 anos de apresentações no Brasil.
2006 - Entra no ar a sexta edição do programa Big Brother Brasil.
[editar] Desportivos
1986 - Fundação do Esporte Clube Passo Fundo.
2002 - Fundação do ASSU
2003 - Criação do time de basquete Charlotte Bobcats.