quinta-feira, março 18, 2010

24Horas de Cultura terá mais de 50 espetáculos gratuitos
O projeto 24 Horas de Cultura abrirá a Semana de Porto Alegre com uma programação gratuita que inclui quase 50 atrações, entre shows (23), peças de teatro (18), eventos de dança (5), cinema, artes plásticas e até carnaval, entre as 11h de sábado, 20, e as 20h de domingo, 21, em 13 locais de diferentes bairros. As comemoração dos 238 anos da capital gaúcha incluirão dezenas de outros eventos, com destaque para a Medalha de Porto Alegre (sexta, 26, às 20h no Cais do Porto), o Baile da Cidade (sábado, 27, às 21h na Redenção, com Benito di Paula) encerrando com a 7ª Corrida Aniversário de Porto Alegre e Rústica Infantil (domingo, 28, a partir das 9h30 na Usina do Gasômetro).Essa maratona cultural organizada pela Secretaria Municipal de Cultura começa com o escritor Affonso Romano de Sant"Anna, que falará sobre o Enigma de Cultura Contemporânea no Teatro Renascença, às 11h de sábado. Outros destaques da programação ficam por conta do Esteban Morgado Cuarteto, liderado por esse violonista argentino, ganhador de vários prêmios Carlos Gardel, também no dia 20, às 19h, na Praça da Alfândega. Ainda nesse final de tarde, a Prainha do Gasômetro terá o pop rock de Cartolas (18h), Comunidade Nin-Jitsu (19h) e a apresentação de número 1.500 do Nenhum de Nós (20h). No domingo, o pop rock continua na Redenção, junto ao Expedicionário, com Pública (18h) e Izmália (19h). A seguir haverá o show Mulheres da Banda, sucesso do último Festival de Inverno, reunindo a Banda Municipal com as solistas Andrea Cavalheiro, Ângela Jobim, Marisa Rotenberg e Vanessa Longoni, às 17h, no mesmo local. O Baile da Terceira Idade, inicia às 15h no Clube do Comércio. Além da Praça da Alfândega e da Redenção, integram o 24 Horas de Cultura a Praça da Encol, o Parcão, o Clube do Comércio, a Usina do Gasômetro, o Centro Municipal de Cultura, o Teatro de Câmara, o Santander Cultural e o Museu Joaquim Felizardo. As ações artísticas de Descentralização Cultural acontecem no Parque Mascarenhas de Moraes, na Ilha da Pintada, na Vila Cruzeiro e chegam à Vila Nova, onde acontecerá o Carnaval Comunitário.
Veja aqui a programação completa comentada.
Veja aqui a grade de programação resumida.
Palestra aborda Meio Ambiente Laboral como um Direito Fundamental
O Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS realiza nesta terça-feira, 23 de março, a palestra "O Meio Ambiente Laboral como um Direito Fundamental". A atividade, ministrada em espanhol, será realizada pelo professor da Universidade de Sevilha (Espanha) Álvaro Sanchez Bravo. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS e Grupo de Pesquisas Novas Tecnologias e Relações de Trabalho.
Será às 19h na sala 1035 do prédio 11, no Campus da Univeridade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3537. A atividade tem entrada franca.
Tratamentos estéticos e reparadores no Centro de Reabilitação da PUCRS

Dentre os tratamentos realizados pela equipe do Centro de Reabilitação da PUCRS estão os ligados à Fisioterapia Dermato-Funcional, tanto faciais como corporais. Para fazer massagem relaxante, peeling, revitalização facial e tratamento para a redução de medidas, entre outros procedimentos, são utilizados cosméticos específicos além de recursos eletroterápicos, fototerapia e termoterapia. "O nosso diferencial não é o uso dos equipamentos, mas o atendimento feito por fisioterapeutas especialistas na área", observa a fisioterapeuta Fabiane Skopinski. Inicialmente é feita uma avaliação, caso a caso, para verificar o tipo de tratamento mais adequado para cada pessoa. Dependendo, pode ser feito mais de um ao mesmo tempo. O acompanhamento nutricional também pode ser feito no Centro de Reabilitação. Contatos pelos telefones (51) 3320-3596, 3320-3000, ramal 2762, ou no site www.pucrs.br/reabilitacao. O Centro de Reabilitação fica no prédio 84 do Campus da PUCRS (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre - atrás do Prédio Poliesportivo).
Confira na tabela alguns dos tratamentos oferecidos e seus benefícios:

Drenagem linfática - Redução de celulite e inchaço
Vacuoterapia e eletrolipoforese - Redução de gordura localizada, medidas e celulite
Corrente russa - Combate à flacidez muscular
Massagem relaxante - Relaxamento Muscular
Peeling de cristal - Clareamento e rejuvenescimento
Limpeza de pele - Redução de acne e oleosidade da pele
Tratamento para acne - Redução de acne e oleosidade da pele
Tratamento para estrias - Redução de estrias
Pré e pós-operatório - Pré e pós-operatório de cirurgias plásticas
Como fazer contato:

Avenida Ipiranga, 6690, prédio 84 (atrás do Prédio Poliesportivo)
(51) 3320-3596 ou 3320-3000, ramal 3596 ou 2762
www.pucrs.br/reabilitacao
Palestra aborda Meio Ambiente Laboral como um Direito Fundamental
O Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS realiza nesta terça-feira, 23 de março, a palestra "O Meio Ambiente Laboral como um Direito Fundamental". A atividade, ministrada em espanhol, será realizada pelo professor da Universidade de Sevilha (Espanha) Álvaro Sanchez Bravo.
Será às 17h30min na sala 1035 do prédio 11, no Campus da Univeridade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3537. A atividade tem entrada franca.
...
Curso de Desenho de Imprensa recebe inscrições

A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) está com inscrições abertas para o curso de extensão "Desenho de Imprensa". A atividade busca reconhecer a teoria e desenvolver na prática o desenho de imprensa, que tem como principal produto a charge. O curso é ministrado pelo chargista Neltair Abreu, o Santiago, e terá encontros aos sábados, das 9h às 12h.
As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus da Univeridade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Estudantes da Universidade e diplomados têm desconto. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680 ou pelo site www.pucrs.br/cursoseeventos.
...
Museu da PUCRS apresenta (R)Evolução de Darwin no Praia de Belas
Até 21 de março, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) apresenta no shopping Praia de Belas a exposição "(R)Evolução de Darwin". A mostra contém o acervo reunido pelo MCT para a comemoração dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação de "A Origem das Espécies", sua obra mais famosa. A exposição está instalada na Praça da Magia, 1º piso do shopping, e tem entrada franca.
Entre as principais atrações do evento estão uma réplica do barco H.M.S. Beagle, no qual Charles Darwin realizou uma expedição ao longo das costas da América do Sul, um modelo gigante da Árvore da Vida, que se tornou uma das mais marcantes representações da Teoria da Evolução, e um boneco em tamanho natural do explorador. Painéis sobre a vida, a obra e a viagem ao redor do mundo, com destaque para seu relacionamento com os gaúchos da região do rio da Prata, além de uma maquete interativa sobre a rota seguida por Darwin, também fazem parte do acervo.
...
Pós-Graduação em Ciências Sociais e Instituto Goethe organizam seminário
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS, em parceria com o Instituto Goethe, promove nos dias 29 e 30 de março o seminário "Ciências Sociais e Narrativas". O evento tem entrada franca e ocorre no auditório do Instituto (avenida 24 de Outubro, 112 - Porto Alegre), das 19h às 22h. O crescente interesse que o recurso das narrativas vem despertando entre pesquisadores das ciências sociais, em especial a partir de metodologias desenvolvidas por sociólogos alemães, será o tema da discussão. Além disso, serão abordados a narrativa biográfica e o método documentário de análise.
Ciências Sociais e Narrativas Inscrições pelo e-mail info@portoalegre.goethe.org. Outras informações pelo telefone (51) 2118-7800.
...
Faenfi promove especialização Prática em Terapia Intensiva
Estão abertas as inscrições para o curso de especialização "Prática em Terapia Intensiva". A atividade, coordenada pela professora Maria Cristina Lore Schilling, tem como objetivo capacitar os enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas para o tratamento de pacientes críticos. Entre as disciplinas estão "Gerenciamento em Terapia Intensiva", "O Processo Assistencial ao Paciente Crítico: tecnologias e intervenções em Saúde", "Nutrição Enteral e Parenteral em Terapia Intensiva", entre outras.
As inscrições acontecem até 23 de abril no site www.pucrs.br/faenfi. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3646 ou pelo e-mail faenfi-pg@pucrs.br.

O dia 18 de Março na História

Hoje Giovana Antonelli faz 34 anos, Fernandão 32 e Julia Lemmertz 47.





3952 a.C. - De acordo com o Venerável Beda, o mundo foi criado;
37 - O Senado romano anula o testamento de Tibério e proclama Calígula imperador.
417 - É eleito o Papa Zósimo, 41º papa, que sucedeu o Papa Inocêncio I.
731 - São Gregório III inicia seu reinado como 90º papa, que sucedeu o Papa Gregório II.
1229 - O imperador do Sacro Império, Frederico II, se autodeclara Rei de Jerusalém durante a Sexta Cruzada.
1241 - Cracóvia é destruída pelos mongóis.
1314 - Jacques de Molay, o 23º e último grão-mestre dos Cavaleiros Templários morre queimado na fogueira.
1438 - Alberto II de Habsburgo torna-se Rei da Germânia.
1845 - É assinado o Tratado de Lalla Maghnia por Marrocos e França, definindo a fronteira entre Marrocos e a Argélia Francesa.
1865 - Guerra do Paraguai: Paraguai declara guerra à Argentina.
1871 - O presidente do governo francês, Louis Adolphe Thiers, fracassa na tentativa de desarmar a Guarda Nacional em Paris. A população se rebela, expulsa o contingente que tentava o desarmamento tendo assim se iniciado a independência de Paris em relação à Assembléia Constituinte em Versalhes.
1890 - Otto von Bismarck demite-se do cargo de Chanceler da Alemanha em virtude de crescentes divergências com o novo Kaiser, Guilherme II.
1913 - O Rei Jorge I da Grécia é assassinado na cidade de Salônica.
1915 - Primeira Guerra Mundial: Intenso ataque naval na Campanha de Galípoli. Três couraçados são afundados durante o fracassado ataque naval britânico e francês no estreito de Dardanelos.
1919 - Fundada a ordem DeMolay nos EUA que logo após passaria a ser o maior grupo de jovens do mundo.
1922 - Na Índia, Mohandas Gandhi é sentenciado a seis anos de prisão por desobediência civil. Ele ficaria preso apenas por dois anos.
1937 - Guerra Civil Espanhola: Forças republicanas espanholas derrotam as forças italianas na batalha de Guadalajara.
1938 - O México nacionaliza todas as propriedades de companhias de petróleo estrangeiras dentro de seu território.
1940 - Segunda Guerra Mundial: Forças do Eixo - Adolf Hitler e Benito Mussolini se reúnem em Passo do Brennero nos Alpes e concordam em formar uma aliança contra a França e o Reino Unido.
1945 - Segunda Guerra Mundial: 1 250 bombardeiros dos Estados Unidos atacam Berlim.
1962 - A França reconhece a independência da Argélia.
1965 - O cosmonauta soviético Aleksei Leonov, deixa a nave espacial Voskhod 2 por 12 minutos e torna-se a primeira pessoa a caminhar no espaço.
1981 - Entra em vigor o Tratado de Montevidéu, que institucionaliza a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).
1989
No Egito, uma múmia de 4 400 anos é encontrada na pirâmide de Quéops.
Em São Paulo é inaugurado o Memorial da América Latina, um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer com o conceito e o projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.
2005 - O tubo que conduzia alimentos para Terri Schiavo é removido por solicitação de seu marido, provocando um debate mundial com relação à eutanásia.
2006 - Dois barcos de guerra estado-unidenses confrontaram-se em águas internacionais ao largo da Somália, com presumíveis piratas, do que resultou um morto, cinco feridos e doze detidos, todos somalis.
OBSERVANDO A PAISAGEM NO JARDIM BOTANICO
A Fundação Zoobotânica do RS promove, durante este ano, cursos mensais tendo como tema a OBSERVAÇÃO DA PAISAGEM POR MEIO DO DESENHO. Os encontros, que estarão sendo realizados no Jardim Botânico de Porto Alegre, visa oportunizar aos participantes uma rica experiência estética e sensorial junto à Natureza, utilizando o desenho como um instrumento para o auto-conhecimento e uma relação mais qualificada com o meio ambiente. Para participar não é necessária experiência em arte.Os cursos são ministrados pelo artista plástico Jorge Herrmann, graduado em Desenho pelo Instituto de Artes da UFRGS.O segundo curso do ano estará acontecendo no dia 10 de abril, das 9h às 13h. Inscrições e informações pelo telefone 3207.4781 e 9240.7038 ou pelo email jorgefherrmann@gmail.com. Vagas limitadas.Saiba mais sobre o palestrante (www.jorgeherrmann.com).

quarta-feira, março 17, 2010

Mostra de Dança Jazz em Movimento no Renascença
A Mostra de Dança - Jazz em Movimento será realizada quarta e quinta-feira, 17 e 18, no Teatro Renascença (avenida Érico Veríssimo, 307), com início às 21h. A promoção é do Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), em conjunto com o Centro de Arte de Porto Alegre.
O evento contará com as participações confirmadas de Andança Cia. de Dança, Anette Lubisco, Centro de Arte de Porto Alegre, Essência Cia. de Dança, Studio F. Cia. de Dança, Suzana D´Ávila Studio de Dança e UPC Dance.
Os ingressos serão vendidos a R$ 10, com desconto de 50% para estudantes, classe artística e idosos. Outras informações podem ser obtidas no Centro Municipal de Dança, pelo telefone 3289-8065 ou centrodedanca@smc.prefpoa.com.br.
CULTURA
Tela da Cidade exibe curtas na Semana de Porto Alegre
Exibições ao ar livre de curtas-metragens na fachada de prédios históricos, unindo o audiovisual contemporâneo com a memória consagrada pelo patrimônio edificado. Essa é a ideia do projeto Tela da Cidade, que terá mais uma edição no próximo sábado, 20, às 20h. A promoção é da Secretaria Municipal da Cultura, pelas coordenações de Cinema, Vídeo e Fotografia e da Memória Cultural.
Esta edição será realizada no Museu Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa), escolhido por sua relevância na história da cidade. Serão exibidos cinco filmes de curta-metragem que sinalizam os novos rumos do cinema brasileiro, em uma homenagem do cinema à memória da cidade no seu aniversário de 238 anos.
Programação:
Vida Maria, de Márcio RamosMaria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.
Ficha Técnica: Direção, Computação Gráfica, Roteiro, Edição e Vozes: Márcio RamosProdução: Joelma Santos Produção Executiva: Isabela Veras (Trio Filmes) Música "Vida Maria": Hérlon Robson Storyboard e Concepts: Michelangelo Almeida e Roberto Fernandez Efeitos Sonoros: Danilo Carvalho Mixagem de Som: Érico Paiva.Animação, Ano 2006, Duração 9min.
Aos Pés, de Zeca BritoAos Pés discute a questão da arte e suas manifestações diante das estranhezas do mundo e da matéria.
Ficha Técnica: Produção de Coletivo InconscienteDireção e Roteiro: Zeca Brito Produtor Executivo: Bruno PolidoroElenco: Leonardo Machado e Carla CassapoDiretor de Fotografia: Bruno Polidoro e Pablo EscajedoDiretor de Arte: Virginia SimoneMontagem: Frederico RuasAno 2009, Duração 18min.
A Invasão do Alegrete, de Diego MullerBrasil, Rio Grande do Sul. Duas cidades vizinhas: Alegrete e Uruguaiana. Uma rivalidade histórica. Após a instalação do primeiro telefone público em Alegrete, dois uruguaianenses resolvem passar um trote para Doutor Sérgio, único possuidor de telefone da cidade rival: Uruguaiana prepara A Invasão do Alegrete. Famoso em dar notícias ruins vindas de longe, Doutor Sérgio parte, junto com seu fiel escudeiro Paulinho, numa jornada repleta de surpresas em busca de ajuda para defender a cidade.
Ficha Técnica: Direção: Diego MullerProdução de GM2/FilmesRoteirista: Davi Pires e Diego MullerProdutor Executivo: Pablo MüllerAtores: Miguel RamosAtores Coadjuvantes: João França, Marcos Barreto, Nelson Diniz, Sirmar Antunes, Artur Pinto, Danny Gris, Marcos Suhre e Felipe de PaulaAtrizes Coadjuvantes: Nadya MendesDiretor de Fotografia: Juliano LopesDiretor de Arte: Eduardo AntunesMontagem: Vicente MorenoMúsica: Pirisca GreccoTrilha Sonora Original - Compositor: Pirisca GreccoEdição de Som: Gabriela Bervian Ano 2009, Duração: 21min.
Palavra Roubada, de Mirela KruelUma maleta roubada, uma dupla de desocupados, um velho. Uma surpresa que revela um amor do passado e traz para o presente sentimentos esquecidos.
Ficha Técnica: CM, RS, 2009 – 18min. Direção: Mirela Kruel Produção Executiva: Cris Reque Direção de Produção: Felipe Diniz Desenho de Produção: Cris Reque e Felipe Diniz Assistente de Direção: Janaína Fischer Direção de Fotografia: Eduardo Izquierdo Direção de Arte: Luiz Roque Figurino: Taís Cardoso Produção de objetos: Valéria Verba Produção de locação: Maria Pia Azevedo Trilha sonora: Diego Poloni Montagem: Bruno Carboni Desenho de som: Leo Bracht Créditos: Ricardo Mendes Story board: Débora Padilha Maquiagem: Gabriela Guimarães Assistente de Câmera: Glauco FirpoElenco: Milton Mattos (Justino), Marcelo Adams (João), Rodrigo Fiatt (Rico), Valéria Lima (Amália)
Subsolo, de Jaime LernerO que é ficar no escuro, sem saber como agir e qual direção tomar? Essa é sensação de Mônica, surpreendida por uma peça do destino que põe à prova suas vontades.
Ficha Técnica:Diretor e Roteirista: Jaime LernerElenco: Renato Mallmann, João Guilherme Viana, José Artur Pinto, Fernanda Maurici, Carla MarinsAno 2007, Duração 17min.
Vampiros invadem Sala P.F.Gastal
Após preparar o espírito de seus espectadores com duas exibições do inédito filme coreano sobre o padre vampiro, Sede de Sangue, de Park Chan-wook, no 6º Festival de Verão, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) inaugura no sábado, 20, às 19h, a mostra Gosto de Sangue – Vampiros no Cinema, que reúne uma série de filmes marcantes, realizados em diferentes épocas. Novamente em evidência com o sucesso dos filmes da série Crepúsculo e do seriado True Blood, exibido pelo canal HBO, os vampiros tem uma larga tradição no cinema, que remonta às primeiras décadas do século XX. A mostra, que se estende ao longo de três semanas, está dividida em três módulos. No primeiro deles, de 20 a 28 de março, Os Pioneiros e o Período Hammer, reúne os primeiros clássicos do gênero, como o Nosferatu de Murnau, de 1922, e a célebre versão de Tod Browning estrelada por Bela Lugosi, além de alguns dos mais marcantes títulos da série realizada pela produtora inglesa Hammer, com Christopher Lee no elenco.
Na semana de 30 de março a 4 de abril, o módulo Vampiras irá apresentar diferentes versões protagonizadas por algumas das mais sedutoras sugadoras de sangue da história do cinema. Finalmente, no período de 6 a 11 de abril, o módulo Variações abre espaço para obras que subvertem os padrões clássicos do gênero (estes dois últimos módulos serão divulgados separadamente).No sábado, dia 20, às 19h, acontece o coquetel de abertura da mostra, seguido de uma maratona de três filmes (sendo um deles uma atração surpresa), programação esta que está inserida no evento 24 Horas de Cultura, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura como uma das atividades da Semana de Porto Alegre. Veja aqui a programação.
Lei do Turismo Aquaviário será sancionada amanhã
A lei que cria o Turismo Aquaviário em Porto Alegre será sancionada pelo prefeito José Fogaça, amanhã, 18, às 10h, em cerimônia que se realizará no Pórtico Central do Cais do Porto Mauá. O projeto de lei, encaminhado à Câmara Municipal pelo Executivo com o apoio da Frente Parlamentar do Turismo (Frentur), foi aprovado pelo Legislativo em fevereiro deste ano.
O evento terá a presença do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, de vereadores da Frentur, dos proprietários dos barcos de passeio da Associação do Turismo Náutico do RS (Atun) e representantes do trade.
Regulamentação – De acordo com a lei aprovada, a partir da sua publicação no Diário Oficial do município, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) terá 90 dias para regulamentar a matéria. No regramento das atividades do turismo náutico serão envolvidos a Atun e a Frentur.
A busca de um ordenamento à atividade náutica de interesse turístico partiu da SMTUR, que contou com a mediação do Ministério Público Estadual e a participação da associação dos proprietários das embarcações. A Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística concluiu pela competência do município em legislar sobre o assunto. O objetivo da normatização é qualificar o serviço de passeios de barcos no Guaíba oferecidos para usuários locais e turistas, além de ampliar as potencialidades para o turismo náutico na Capital
Capital terá passeios rurais aos domingos com saídas do Brique
O lazer aos domingos em Porto Alegre passará a contar com uma opção diferente, longe do centro urbano, junto à natureza e à paisagem da área rural da cidade. A partir de 11 de abril, porto-alegrenses e visitantes da Capital poderão embarcar em um ônibus no Parque da Redenção e seguir até a Zona Sul para um passeio pela rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre, sua diversificada gama de atrativos e serviços. O lançamento do programa “Domingo no Campo – Uma volta às origens sem sair da cidade” ocorrerá no sábado, 20, às 17h, junto ao estande de Porto Alegre no 5º Salão Gaúcho do Turismo, em Caxias do Sul. No mesmo evento será apresentada a nova identidade visual da rota turística. A oferta dos passeios é uma promoção da Associação Porto Alegre Rural operada pela agência de viagem Rota Cultural e a transportadora Turisilva, e viabilizada com o apoio das secretarias municipais de Turismo (Smtur), da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Roteiros diferentes - Os passeios serão oferecidos todos os domingos, com saída fixa em local próximo ao Brique. A cada edição será realizado um trajeto diversificado, orientado por guia de turismo, com visitação a três propriedades. O ônibus que levará os visitantes sairá da Redenção às 10h, com retorno previsto às 17h, para o mesmo local. O custo por pessoa será de R$ 55 e crianças de até 5 anos serão isentas. O almoço será opcional, a R$ 15. O pacote poderá ser adquirido no local de embarque ou por meio de reserva antecipada com a agência pelo telefone (51) 3348-1649 ou pelo e.mail alo@rotacultural.com.br. A nova alternativa de lazer será inaugurada no próximo dia 28, em um passeio para convidados, entre secretários municipais, vereadores da Frente Parlamentar do Turismo, agências de viagem e imprensa. O roteiro incluirá visita as propriedades Cycas e Palmeiras, Vinícola Bordignon, Santuário Mãe de Deus e Cabanha La Paloma, onde ocorrerá o almoço. Turismo rural - A oferta de passeios semanais para a rota de turismo rural da Capital a partir de um dos locais mais frequentados da cidade aos domingos tem o objetivo de incrementar o afluxo de visitantes aos atrativos das pequenas propriedades e demais locais de visitação. Caminhos Rurais reúne cerca de 40 propriedades e atrativos em 11 bairros da Zona Sul, com serviços e alternativas de lazer diversificadas como cantinas de produtos coloniais e artesanato, restaurantes, hospedarias, haras, campings, centros de tradições gaúchas, festas típicas anuais, áreas de preservação ambiental, espaços para trilhas, caminhadas e pesca.

Revista Freeway homenageia Porto Alegre
Aniversário da capital gaúcha é tema de matéria de capa


Já está circulando a edição de março da Revista FreeWay, que homenageia Porto Alegre pelo seu aniversário. Distribuída no pedágio da Concepa em Gravataí, desta vez no sentido de retorno do Litoral, a edição traz em matéria de capa uma visão arquitetônica cosmopolita da Capital. Destaque, também, para a entrevista com Dudu Alvarez, receitas de café do Café do Porto e um editorial de moda outono.
Editada pela Di Primio Editora, a Revista FreeWay, que está em sua 16ª edição, tem uma tiragem de 50 mil exemplares. A próxima edição circula no feriado de Páscoa. Mais informações pelo telefone (51) 3012.2412.pelo telefone (51) 3012.2412.
HPS dá curso de primeiros socorros aberto à comunidade
O Hospital de Pronto Socorro (HPS) realiza novo curso básico de primeiro socorros para a comunidade. O objetivo é capacitar o maior número de pessoas a prestar um atendimento básico adequado a vítimas de trauma e outras situações de urgência. A idéia é minimizar situações como avaliação e manejo da vítima de trauma, choque elétrico, queimaduras, ferimentos e intoxicações. Além desses, também serão abordados temas como acidentes com animais peçonhentos, desmaios, convulsões, parada cárdio-respiratória, acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio.As aulas serão ministradas por profissionais do HPS, sob a coordenação do médico João Carlos Guaragna. As inscrições podem ser feitas na direção cientifica, no 6º andar do hospital, das 9h às 11h30min e das 14h às 16h. Informações pode ser obtidas pelo fone 3289-7709.
Data: 27 de março, sábadoHorário: das 8h30 às 12h30 - 13h30 às 15h30Local: auditório HPS – 3º andarVagas: 50Custo: R$ 45,00
Abertas inscrições para Corrida de Aniversário da cidade
Estão abertas as inscrições para 7ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre – 10 km para a categoria adultos e 2 km para infantil – pela orla do Guaíba. A competição é realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), dentro das comemorações dos 238 anos da cidade. A corrida deste ano vale como primeira etapa do Circuito Gaúcho de Corridas de Rua.
A Corrida, tradicional no calendário esportivo da Capital, é dia 28 de março, com largada às 8h30 para a categoria infantil, às 8h45 para os cadeirantes e às 9h para a categoria geral adulto, na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), nas proximidades da Usina do Gasômetro.
As vagas são limitadas em três mil para a categoria adulto e 300 para infantil e o período de inscrição encerra-se no dia 23. Até o momento, mais de 300 inscrições foram efetuadas. A categoria adulto inscreve pelos sites www.coletivoplanob.com.br e www.winsports.esp.br; a infantil, de forma isenta, somente na sede da SME (na av. Borges de Medeiros n° 2713), dentro do Parque Marinha do Brasil (em frente ao shopping Praia de Belas), no horário das 9 às 12h e das 14 às 17h, de segundas a sextas-feiras.
Haverá entrega de troféus aos vencedores e premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados nas categorias geral masculina e feminina, além de medalhas para os cinco primeiros colocados nas categorias por faixa etária e cadeirantes. Também serão entregues medalhas para os cinco primeiros colocados na prova de 2 km, por categoria, e medalha de participação para todos que completarem a corrida regularmente. Mais informações podem ser obtidas pelos fones 3391-1001 e 3289.4850, em horário comercial.
Jornal NH completa 50 anos
Fundado pelos irmãos Paulo Sérgio e Mário Alberto Gusmão, a marca registrada de sua atuação é o apoio a iniciativas sociais
Presente em 46 municípios dos Vales do Sinos, Caí, Paranhana, Serra e Litoral Norte, o Jornal NH completa nesta sexta-feira, 19, 50 anos de atividades. Fundado pelos irmãos Paulo Sérgio e Mário Alberto Gusmão, o periódico tem como marca registrada de sua atuação o apoio a iniciativas sociais. Veículo com fortes vínculos regionais, o jornal dá ênfase aos temas específicos de sua comunidade, sem deixar de lado os acontecimentos estaduais, nacionais e internacionais.
Com circulação média diária de 41 mil exemplares, o Jornal NH é o 10º colocado no ranking nacional de assinaturas, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC). Editado em formato tabloide (6 col x 37,2 de altura), circula de segunda a sábado. A sua edição dominical e a dos outros jornais do Grupo Sinos (Jornal VS, Diário de Canoas e Jornal de Gramado) compôem o 'ABC Domingo', que atualmente tem uma tiragem de 70 mil exemplares e fechamento ao final da noite de sábado.
Além da edição normal, com conteúdos variados, o veículo oferece aos seus leitores os cadernos temáticos ‘Viver com Saúde’, ‘Decoração’, ‘Motores’, ‘Bah!’ (para o público jovem), ‘Turismo’, ‘Gourmet’ e ‘Popinha’ (para o público infantil). Ainda tem um caderno diário de classificados, o ‘ABC Classificados’.
NH também tem versões online, com atualização constante, digital (a reprodução virtual da edição impressa) e móbil. No site, os leitores têm acesso às noticias também por uma web TV. A página do jornal tem em média 410 mil visitas/mês, 2.261 milhão de pageviews/mês e 123 mil visitantes/mês. Com 416 colaboradores e sede própria, o Jornal NH também possui parque gráfico. COLETIVA.NET
Face oferece especializações com modelo abrangente e moderno
Até 14 de abril a Universidade recebe inscrições para diversas especializações que têm o objetivo ampliar a visão do profissional sobre as diversas áreas da gestão de negócios. Os cursos, oferecidos pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face), aliam a teoria com a prática em um modelo moderno e abrangente. São eles "Produção Cultural e de Eventos"; "Marketing Estratégico"; MBA Internacional - Executivo em Gestão de Negócios"; "Controladoria e Finanças"; "Gestão em Tributos e Planejamento Tributário e Estratégico"; "Gestão em Comércio Internacional"; "Gestão Estratégica em Logística"; "Gestão Estratégica de Negócios"; "Gestão Estratégica de Pessoas"; "Gestão estratégica de Tecnologia da Informação"; Gestão em Inteligência Competitiva"; "Governança Corporativa e Gestão de Riscos", todos pre senciais, e a especialização a distância em "Gestão Empresarial". Detalhes e informações complementares sobre os cursos podem ser conferidos no site www.pucrs.br/face. Contatos pelo telefone (51) 3320-3524.
...
Curso Requisitos de Software: Conceitos e Práticas para Equipes Ágeis
A Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) realiza, em 29 e 30 de março, nova edição do curso "Requisitos de Software: Conceitos e Práticas para Equipes Ágeis". Durante as aulas, os participantes aprendem a reconhecer deficiências da comunicação humana no processo de captação de análise de requisitos. Além disso, são oferecidas técnicas para elaboração de um Product Backlog simples e eficiente.
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), na sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
...
PUCRS sedia 1º Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social
De 4 a 7 de maio, a PUCRS sediará o "1º Congresso Internacional: Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social". O evento, organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Habitação de Interesse Social e Sustentabilidade da Universidade, vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), falará sobre os eixos norteadores da sustentabilidade e das políticas públicas na área de habitação de interesse social. A programação incluí palestras e debates com especialistas do Brasil e do exterior.
As inscrições acontecem até 27 de abril e podem ser realizadas pelo site www.pucrs.br/eventos/chis2010. Informações complementares pelo e-mail chis.2010@pucrs.br.
...
FFCH promove especialização O Ensino e as Humanidades: discussões teóricas e práticas
A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH) realiza o curso de especialização "O Ensino e as Humanidades: discussões teóricas e práticas". A atividade, coordenada pela professora Ana Regina de Moraes Soster, tem como objetivo qualificar profissionais da área humana e gerar novas leituras que viabilizem o rompimento do paradigma de um ensino tradicional. Graduados na área das Humanidades, que desenvolvem projetos de ensino e pesquisa ou que atuam na gestão e análise espaço-temporal, são o público-alvo.
As inscrições ocorrem até 31 de março pelo site www.pucrs.br/ffch/geografia/humanidades. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3555 ou e-mail geografia-esp@pucrs.br.
...
Secretário de Ciência e Tecnologia fala sobre a Lei de Inovação do RS nesta quinta-feira

O secretário de Ciência e Tecnologia do RS, Artur Lorentz, participa da abertura do seminário "Leis de Incentivo e Inovação". Será nesta quinta-feira, 18 de março, a partir das 14h, no auditório Talento Empreendedor do Tecnopuc, no Campus da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). No evento, promovido pela Abinee/RS, Lorentz falará sobre a lei de inovação. Informações pelo telefone (51) 3384-0020.
UM DIA NO JARDIM BOTANICO
A VII Edição do Projeto JardinAção estará acontecendo no próximo dia 21 de março, das 10h às 17h, no Jardim Botânico de Porto Alegre. Diversos grupos participam do evento que visa divulgar, através de uma série de atividades, questões sobre o meio ambiente.O Projeto JardinAção visa a realização de ações integradas nas áreas da saúde, cultura e meio ambiente, oferecendo ao público visitante do Jardim Botânico de Porto Alegre exposições e mostras interativas, palestras, oficinas, atividades vivenciais, atendimentos na área da saúde, apresentações de teatro e de grupos musicais e contação de histórias.O visitante do Parque, neste dia, poderá colaborar com a campanha de solidariedade com a entrega de um quilo de alimento não perecível, no Centro de Atendimento ao Visitante do Jardim Botânico. Em caso de chuva o evento fica cancelado. O Projeto JardinAção é uma promoção conjunta da Fundação Zoobotânica do RS, Banrisul/ Programa Reciclar e a ONG Cataventus. Maiores informações pelo telefone 0xx.51.3320.2027 ou pelo site www.fzb.rs.gov.br. ________________
O que: Projeto JardinAção
Quando: domingo, dia 21, das 10h às 17h
Onde: Jardim Botânico de Porto Alegre - Rua Dr. Salvador França, 1427
Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível
Smam abre inscrições para curso de ecoeducadores
Estão abertas as inscrições para o curso de Formação de Ecoeducadores, na sede da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger. Interessados devem enviar e-mail para reservalami@smam.prepoa.com.br. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. O curso ocorrerá dia 12 abril, às 9h, perfazendo um total de 8 horas, certificadas. A aula ocorre na sede da Reserva (Avenida Otaviano José Pinto, s/n°, bairro Lami).
Voltado a profissionais e acadêmicos de diferentes áreas, o curso aborda questões relativas à importância das áreas protegidas e das unidades de conservação da natureza para a conservação da biodiversidade local.
Vacinação contra o vírus H1N1 começa hoje
Profissionais da saúde e indígenas serão imunizados contra a Gripe A de hoje, 8, até o dia 19 de março. Esta é a primeira das cinco etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus H1N1, que ocorrerão simultaneamente em todo o Brasil.
Em Porto Alegre, em torno de 30 mil vacinas estão chegando à rede de saúde para a primeira fase da imunização. De acordo com a coordenadora da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis de Notificação Compulsória da Secretaria Municipal de Saúde, Maria de Fátima de Bem, é muito importante que os trabalhadores da rede de atenção à saúde estejam prevenidos antes de ocorrer uma epidemia, já que eles estão envolvidos na prevenção e notificação do vírus. "A vacina é apenas um dos instrumentos de prevenção à gripe, portanto, não garante 100% de imunização. Sendo assim, é fundamental que a população também mantenha as medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação" ressalta.
Definição de Grupos - Os grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde, que segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cada uma das fases da estratégia de vacinação estará voltada a um público específico: trabalhadores da saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, índios, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3, crianças, e adultos de 20 a 39 anos.
08 a 19/031° etapa- Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia· Indígenas 22/03 a 02/042° etapa- Gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)- Doentes crônicos (idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra gripe sazonal)· Crianças de 6 meses e menores de 2 anos 05/04 a 23/043° etapa- População de 20 a 29 anos 24/04 a 07/054° etapa· Campanha Nacional de Vacinação do Idoso· Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica 10/05 a 21/055° etapa-População de 30 a 39 anos

terça-feira, março 16, 2010

Ministro do Superior Tribunal de Justiça palestra na Faculdade de Direito

A Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir) realiza nesta sexta-feira, 19 de março, a aula magna dos cursos de especialização. O palestrante será o ministro do Superior Tribunal de Justiça Teori Zavascki, que apresentará o tema "O Valor dos Precedentes Judiciais no Atual Sistema Processual Brasileiro". Será a partir das 19h, no auditório do prédio 11 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas e ocorrem na secretaria da Fadir, no 8º andar do prédio 11. Informações adiconais pelo telefone (51) 3320-3634 ou pelo e-mail direito@pucrs.br.
...
Curso de extensão sobre futebol
A Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS (Fefid) está com inscrições abertas para o curso de extensão "Jogando na PUCRS". A iniciativa, coordenada pelo professor Daniel Ricardo Kruse, possui turmas femininas e masculinas. As atividades serão desenvolvidas no Parque Esportivo, com vivências práticas das regras do futebol e do futsal, fundamentos técnicos como chute, passe, condução, domínio e marcação, treinamento de goleiro, orientação tática no futebol e no futsal, movimentação defensiva e ofensiva e sistemas de jogo.
As inscrições estão disponíveis na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, na sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3680.
...
Famecos realiza curso de estudos em histórias em quadrinhos
A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) está com inscrições abertas para o curso de extensão "Histórias em Quadrinhos: História, Análise e Crítica". O objetivo principal é provocar a reflexão sobre as características das histórias em quadrinhos em seu contexto histórico, com foco nos comics americanos de super-heróis.
O curso também pretende analisar criticamente seus personagens, traçar um panorama das principais publicações da atualidade, bem como dos principais autores e obras que fundamentaram o estilo moderno de fazer quadrinhos. Será uma abordagem teórica, e não prática, buscando compreender as histórias em quadrinhos ao invés de produzi-las. Serão abordados assuntos como o surgimento dos quadrinhos, seus elementos, tipos e definições, influências que fizeram nascer os atuais heróis dos comic books, evolução das histórias e de seus personagens, ente outros.
As aulas ocorrem no período de 10 de abril a 10 de julho, aos sábados, das 9h às 12h. A atividade será realizada no prédio 7 do Campus da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e terá como ministrantes os especialistas em Imagem Publicitária e pesquisadores de quadrinhos Samir Machado de Machado e Guilheme Sfredo Miorando.
Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680 ou pelo site www.pucrs.br/cursoseeventos. As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40.
...
Aula magna da Faced aborda ensino fundamental de 9 anos
Nesta quarta-feira, 17 de março, a Faculdade de Educação da PUCRS (Faced) realiza sua aula magna com o tema "Panorama sobre o Ensino Fundamental de 9 anos". Na ocasião, debaterão o tema a coordenadora-geral do Ensino Fundamental do Ministério da Educação, Edna Martins Borges, e o vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, com mediação da professora Helena Sporleder Côrtes.
A atividade tem entrada franca e será realizada das 20h às 22h30min na sala 240 do prédio 15, no Campus da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3527.

O dia 16 de Março na História

Hoje Cristiana Reali faz 44 anos, Juca de Oliveira 75, Fabiana Murer 29, Bruno Barreto 55, Selma Egrei 61 e José Dirceu 64.




















597 a.C. - Os babilônios capturam Jerusalém e substituem Jeconias por Sedecias como rei;
1190 - Os cruzados iniciam o massacre dos judeus de York;
1244 - Os cátaros rendem-se às tropas católicas após vários meses de resistência no interior do Castelo de Montségur. 522 cátaros, que recusaram-se a aceitar a fé católica, são queimados publicamente;
1521 - Fernão de Magalhães alcança as Filipinas;
1792 - O rei Gustavo III da Suécia é baleado; ele morre em 29 de março;
1812 - Início da Batalha de Badajoz (16 de Março até 6 de Abril), as forças britânicas e portuguesas cercam e derrotam a guarnição francesa durante a Guerra Peninsular;
1815 - O Príncipe Guilherme da Casa de Orange-Nassau proclama-se Rei do Reino Unido dos Países Baixos, o primeiro monarca constitucional dos Países Baixos;
1860 - É lançada a segunda edição do Livro dos Espíritos com ampla revisão de Allan Kardec mediante o contato com grupos espíritas de cerca de 15 países da Europa e das Américas;
1900 - Sir Arthur Evans adquire as terras ao redor das ruínas de Cnossos, o maior sítio arqueológico da Idade do Bronze em Creta;
1924 - Fiume é formalmente anexada pelo regime facista de Mussolini;
1926 - Robert Hutchings Goddard lança com sucesso o primeiro foguete propelido a combustível líquido do mundo;
1935 - Adolf Hitler ordena o rearmamento da Alemanha violando o Tratado de Versalhes. A obrigação do serviço militar foi reintroduzida para a formação da Wehrmacht;
1939 - Hitler proclama a Boêmia e a Morávia um protetorado alemão;
1942 - É realizado o primeiro teste do Foguete V2 (explode no início do lançamento);
1945
Segunda Guerra Mundial: Termina a Batalha de Iwo Jima, porém permanecem alguns focos de resistência japonesa;
90% da cidade alemã de Würzburg é destruído, com 5 000 mortos, em apenas 20 minutos de bombardeio britânico;
1955 - A Força Aérea dos Estados Unidos iniciou oficialmente o desenvolvimento de um avançado satélite de reconhecimento para possibilitar uma vigilância contínua de "áreas pré-selecionadas da Terra", a fim de "determinar o status da capaciade bélica de um inimigo em potencial";
1957 - Brasil: Criação da Rede Ferroviária Federal, reunindo 18 ferrovias regionais e tendo como intuito promover e gerir o desenvolvimento no setor de transportes ferroviários;
1958 - É inaugurado o Zoológico de São Paulo, no Brasil.
1966 - Lançamento da Gemini VIII, o 12º vôo espacial tripulado dos Estados Unidos e o primeiro a realizar a acoplagem com o módulo Agena;
1968 - Guerra do Vietnã: No massacre de My Lai, cerca de 350 a 500 civis vietnamitas (homens, mulheres e crianças) são mortos por tropas estado-unidenses;
1974- É frustada uma tentativa de golpe de Estado, em Portugal, conhecido como Levantamento das Caldas.
1978
Aldo Moro é seqüestrado pelo grupo terrorista Brigadas Vermelhas na Itália e mais tarde assassinado;
O Senado dos Estados Unidos da América ratifica o Tratado de Neutralidade. Nesse tratado, os Estados Unidos mantêm o direito permanente de defender o canal do Panamá de qualquer ameaça que possa interferir com seu serviço neutro continental a navios de todos os países;
1988 - No Panamá, o General Manuel Antonio Noriega sobrevive a uma tentativa de golpe de estado que ele alegou ter sido incitado pelos Estados Unidos;
1990 - O recém-eleito presidente do Brasil Fernando Collor de Mello por meio de sua ministra da fazenda Zélia Cardoso de Mello declara o confisco de todas as cadernetas de poupança do país com mais de 50 mil cruzeiros
1998 - O Papa João Paulo II pede desculpas pela omissão e silêncio de alguns católicos romanos durante o Holocausto;
2001 - O único dia entre 1993 e 2002 que ninguém se mata no Reino Unido, de acordo com dados estatísticos da saúde;
2005 - Israel oficialmente entrega a cidade de Jericó para o controle da Autoridade Palestina.
Abertas inscrições para 7ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre
Estão abertas as inscrições para 7ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre – 10 km para a categoria adultos e 2 km para infantil – pela orla do Guaíba. A competição é realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), dentro das comemorações dos 238 anos da cidade. A corrida deste ano vale como primeira etapa do Circuito Gaúcho de Corridas de Rua.
A Corrida, tradicional no calendário esportivo da Capital, é dia 28 de março, com largada às 8h30 para a categoria infantil, às 8h45 para os cadeirantes e às 9h para a categoria geral adulto, na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), nas proximidades da Usina do Gasômetro.
As vagas são limitadas em três mil para a categoria adulto e 300 para infantil e o período de inscrição encerra-se no dia 23. Até o momento, mais de 300 inscrições foram efetuadas. A categoria adulto inscreve pelos sites www.coletivoplanob.com.br e www.winsports.esp.br; a infantil, de forma isenta, somente na sede da SME (na av. Borges de Medeiros n° 2713), dentro do Parque Marinha do Brasil (em frente ao shopping Praia de Belas), no horário das 9 às 12h e das 14 às 17h, de segundas a sextas-feiras.
Haverá entrega de troféus aos vencedores e premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados nas categorias geral masculina e feminina, além de medalhas para os cinco primeiros colocados nas categorias por faixa etária e cadeirantes. Também serão entregues medalhas para os cinco primeiros colocados na prova de 2 km, por categoria, e medalha de participação para todos que completarem a corrida regularmente. Mais informações podem ser obtidas pelos fones 3391-1001 e 3289.4850, em horário comercial.
Usina expõe ilustrações e quadrinhos a partir do dia 18
O Núcleo de Ilustrações e Quadrinhos (NiQ), do Instituto de Artes do RS inaugura no dia 18, às 19h, a exposição "Iluminuras" no 4º andar da Usina do Gasômetro (avenida Presidente João Goulart, 551). A visitação poderá ser feita de terças a domingos, das 9h às 21h, até o dia 25 de abril."Iluminuras" explica os clássicos da literatura, a história da arte e alguns contos dos próprios ilustradores que remetem às iluminuras da Idade Média.O NiQ é formado por Alexandre Copes, Alexandre De Nadal, Anna Jonko, Bianca Pinheiro, Eduardo Muller, Gustavo Silva, Galon, Guilherme Castro, Katiúscia R. P. Nunes, Laís Tissiani, Sílvia do Canto, Tiele B. e Viko.

Tela da Cidade exibe curtas na Semana de Porto Alegre
Exibições ao ar livre de curtas-metragens na fachada de prédios históricos, unindo o audiovisual contemporâneo com a memória consagrada pelo patrimônio edificado. Essa é a ideia do projeto Tela da Cidade, que terá mais uma edição no próximo sábado, 20, às 20h. A promoção é da Secretaria Municipal da Cultura, pelas coordenações de Cinema, Vídeo e Fotografia e da Memória Cultural.
Esta edição será realizada no Museu Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa), escolhido por sua relevância na história da cidade. Serão exibidos cinco filmes de curta-metragem que sinalizam os novos rumos do cinema brasileiro, em uma homenagem do cinema à memória da cidade no seu aniversário de 238 anos.
Programação:
Vida Maria, de Márcio RamosMaria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.
Ficha Técnica: Direção, Computação Gráfica, Roteiro, Edição e Vozes: Márcio RamosProdução: Joelma Santos Produção Executiva: Isabela Veras (Trio Filmes) Música "Vida Maria": Hérlon Robson Storyboard e Concepts: Michelangelo Almeida e Roberto Fernandez Efeitos Sonoros: Danilo Carvalho Mixagem de Som: Érico Paiva.Animação, Ano 2006, Duração 9min.
Aos Pés, de Zeca BritoAos Pés discute a questão da arte e suas manifestações diante das estranhezas do mundo e da matéria.
Ficha Técnica: Produção de Coletivo InconscienteDireção e Roteiro: Zeca Brito Produtor Executivo: Bruno PolidoroElenco: Leonardo Machado e Carla CassapoDiretor de Fotografia: Bruno Polidoro e Pablo EscajedoDiretor de Arte: Virginia SimoneMontagem: Frederico RuasAno 2009, Duração 18min.
A Invasão do Alegrete, de Diego MullerBrasil, Rio Grande do Sul. Duas cidades vizinhas: Alegrete e Uruguaiana. Uma rivalidade histórica. Após a instalação do primeiro telefone público em Alegrete, dois uruguaianenses resolvem passar um trote para Doutor Sérgio, único possuidor de telefone da cidade rival: Uruguaiana prepara A Invasão do Alegrete. Famoso em dar notícias ruins vindas de longe, Doutor Sérgio parte, junto com seu fiel escudeiro Paulinho, numa jornada repleta de surpresas em busca de ajuda para defender a cidade.
Ficha Técnica: Direção: Diego MullerProdução de GM2/FilmesRoteirista: Davi Pires e Diego MullerProdutor Executivo: Pablo MüllerAtores: Miguel RamosAtores Coadjuvantes: João França, Marcos Barreto, Nelson Diniz, Sirmar Antunes, Artur Pinto, Danny Gris, Marcos Suhre e Felipe de PaulaAtrizes Coadjuvantes: Nadya MendesDiretor de Fotografia: Juliano LopesDiretor de Arte: Eduardo AntunesMontagem: Vicente MorenoMúsica: Pirisca GreccoTrilha Sonora Original - Compositor: Pirisca GreccoEdição de Som: Gabriela Bervian Ano 2009, Duração: 21min.
Palavra Roubada, de Mirela KruelUma maleta roubada, uma dupla de desocupados, um velho. Uma surpresa que revela um amor do passado e traz para o presente sentimentos esquecidos.
Ficha Técnica: CM, RS, 2009 – 18min. Direção: Mirela Kruel Produção Executiva: Cris Reque Direção de Produção: Felipe Diniz Desenho de Produção: Cris Reque e Felipe Diniz Assistente de Direção: Janaína Fischer Direção de Fotografia: Eduardo Izquierdo Direção de Arte: Luiz Roque Figurino: Taís Cardoso Produção de objetos: Valéria Verba Produção de locação: Maria Pia Azevedo Trilha sonora: Diego Poloni Montagem: Bruno Carboni Desenho de som: Leo Bracht Créditos: Ricardo Mendes Story board: Débora Padilha Maquiagem: Gabriela Guimarães Assistente de Câmera: Glauco FirpoElenco: Milton Mattos (Justino), Marcelo Adams (João), Rodrigo Fiatt (Rico), Valéria Lima (Amália)
Subsolo, de Jaime LernerO que é ficar no escuro, sem saber como agir e qual direção tomar? Essa é sensação de Mônica, surpreendida por uma peça do destino que põe à prova suas vontades.
Ficha Técnica:Diretor e Roteirista: Jaime LernerElenco: Renato Mallmann, João Guilherme Viana, José Artur Pinto, Fernanda Maurici, Carla MarinsAno 2007, Duração 17min.
Ana Amélia se despede do Jornalismo

Nesta segunda-feira, 15, Ana Amélia Lemos faz sua ultima participação nos veículos da RBS, onde atua há 33 anos. A jornalista vai seguir carreira política. Filiada ao PP, Ana Amélia irá disputar uma das duas vagas ao Senado pelo Rio Grande do Sul nas eleições de outubro.
Ao longo do dia, ela se despede do público nos espaços que ocupava na Rádio Gaúcha, Rádio CBN/Diário, RBS TV Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Canal Rural e Zero Hora. Sua saída é em função das normas previstas no Guia de Ética, Qualidade e Responsabilidade Social da RBS que solicita o afastamento do colaborador no momento em que a candidatura é anunciada. “Sair da RBS é como se eu estivesse saindo de casa. Parto para outro desafio. Deixo de ser narradora do cenário político para ser protagonista”, disse em entrevista publicada na ZH.
Natural do distrito de Clemente Argolo, interior de Lagoa Vermelha, Ana Amélia está há 21 anos atuando em Brasília. No fim da tarde, em evento interno, direção e colegas farão uma homenagem à jornalista pelos 33 anos de dedicação ao grupo.
A partir desta terça-feira, a jornalista Carolina Bahia assume os principais espaços deixados por Ana Amélia nos veículos da RBS. Aos 38 anos, Carolina é formada em Jornalismo pela PUCRS e está concluindo MBA em Economia e Finanças pela Fundação Instituto de Administração, em São Paulo. Desde 2000, está sediada na sucursal multimídia da RBS em Brasília, onde cobre temas relacionados a economia, política e agronegócio. Atualmente, é comentarista das rádios Gaúcha e CBN/Diário, da TVCOM e do Canal Rural, além de fazer análises para o caderno Campo&Lavoura e para zerohora.com.Agora, junto com os jornalistas André Machado e Rosane de Oliveira, Carolina passa a apresentar o programa Atualidade, na Rádio Gaúcha, e a fazer comentários ao vivo para o Jornal do Almoço, além de assumir a coluna Brasília, publicada de segunda-feira a sábado em Zero Hora. O jornalista Klécio Santos, 41 anos, passa a editor-chefe do Grupo RBS em Brasília.
Eduardo Tavares lança livro sobre o Farol de Santa Martha

O jornalista e fotógrafo gaúcho Eduardo Tavares lança mais um livro fotográfico. Desta vez, o assunto é o Farol de Santa Marta, localizado a 15 quilômetros de Laguna, em Santa Catarina. Ilustrado com 264 fotos coloridas, emolduradas por textos escritos por Tavares, o livro ‘Pharol de Santa Martha’, nome de batismo do Farol, é uma edição com 68 páginas, no formato 20x29 cm, impresso em papel couchê.
Passeando pelas páginas de Pharol de Santa Martha é possível conhecer e visualizar a história do farol inaugurado em 1890, e a vida que o cerca: praias, lagoas serenas, dunas e sambaquis, flora e fauna, a vila e seu povo, a pesca, o turismo, as festas.
O evento de lançamento da obra está previsto para quarta-feira, 17, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Ufrgs (Rua Ramiro Barcelos, 2705), às 19h30. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo telefone (51) 3248-5578 e pelo site www.e-tavares.com.br.

Especialista em economia e agronegócios, jornalista assume atividades deixadas por Ana Amélia
A jornalista Carolina Bahia assume os principais espaços deixados por Ana Amélia Lemos, que nesta segunda-feira, 15, encerrou suas atividades nos veículos do Grupo RBS. “Estou com uma ótima expectativa, porque agora vou poder exercitar ainda mais a questão da opinião”, disse Carolina a Coletiva.net.
Conforme explicou, sua coluna de estreia para Zero Hora, a ser publicada nesta terça-feira, 16, será um mix de economia e política dentro do contexto das eleições 2010. “Tenho a preocupação de analisar e mostrar como as mudanças na política e economia influenciam na vida das pessoas e por que é tão importante que fiquemos atentos aos movimentos do Congresso Nacional”, comentou.
Além de Zero Hora, Carolina também passa a colaborar com o programa Atualidades, da Rádio Gaúcha, e a fazer comentários ao vivo para o Jornal do Almoço. “Assumir o espaço deixado por uma profissional como a Ana Amélia é um desafio muito grande, mas estou muito motivada”, completou.
A jornalista deixará de lado apenas seu espaço de opinião no caderno Campo&Lavoura. Continuará a fazer comentários para as rádios Gaúcha e CBN/Diário, TVCom e Canal Rural. Carolina é formada em Jornalismo pela PUC do Rio grande do Sul e está concluindo MBA em Economia e Finanças pela Fundação Instituto de Administração, em São Paulo. Ela reside desde 2000 em Brasília. COLETIVA

segunda-feira, março 15, 2010

O dia 15 de Março na História

44 a.C. - Júlio César, ditador da República Romana, é apunhalado até a morte por Marcus Junius Brutus, Decimus Junius Brutus e vários outros senadores romanos nos "Idos de Março"
1147 - D. Afonso Henriques conquista Santarém aos Mouros
1493 - Cristóvão Colombo retorna à Espanha depois de sua primeira viagem às Américas
1545 - Primeira sessão do Concílio de Trento
1610 - Batismo, em Pernambuco, de Domingos Fernandes Calabar
1789 - Joaquim Silvério dos Reis entrega ao Visconde de Barbacena sua carta-denúncia contra a Inconfidência Mineira
1811 - Guerra Peninsular: Vitória das forças anglo-portuguesas contra as tropas francesas no Combate de Foz de Arouce
1820 - Maine torna-se o 23º estado norte-americano.
1905 - Revolucionários de Creta anunciam a reunificação da ilha com o resto da Grécia
1916 - O presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson envia 12 mil soldados para o outro lado da fronteira mexicana em busca do rebelde e líder guerrilheiro Pancho Villa
1917 - O Tsar Nicolau II da Rússia abdica em seu nome e de sua descendência ao trono da Rússia e seu irmão, o grão-duque, torna-se Tsar
1939 - Segunda Guerra Mundial: Tropas nazistas ocupam o que restava da Boêmia e da Morávia. A Checoslováquia deixa de existir
1943 - Segunda Guerra Mundial: Os invasores alemães retomam a cidade de Carcóvia ao exército vermelho depois de um mordaz combate rua a rua
1944 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Monte Cassino - A aviação dos Aliados bombardeia o monastério dominado pelos nazistas como preparativo para o posterior ataque de suas tropas
1956 - O musical da Broadway My Fair Lady estréia em Nova Iorque
1961 - Guerra Colonial Portuguesa: A Frente Nacional de Libertação de Angola, num ataque tribal, deu origem a um massacre de populações brancas e trabalhadores negros naturais de outras regiões de Angola
1967 - A "República dos Estados Unidos do Brasil" passa a ser denominada "República Federativa do Brasil"
1972 - O filme The Godfather de Francis Ford Coppola, baseado em um romance de Mario Puzo de mesmo nome e com adaptação para o cinema do próprio Puzzo e de Coppola estréia nos cinemas. Ele seria considerado um dos melhores filmes de todos os tempos
1975 - Ocorre a fusão dos estados brasileiros do Rio de Janeiro e da Guanabara
1990
Mikhail Gorbachev é eleito primeiro presidente executivo da União Soviética
A União Soviética anuncia que a declaração de independência da Lituânia não é válida
1990 - Toma posse na Presidência do Brasil Fernando Collor de Mello, data em que implantou o conhecido plano com o seu nome com o intuito de combater a hiperinflação por que atravessava o país, gerando muita insatisfação com o bloqueio das cadernetas de poupança dos brasileiros
1991 - A Alemanha reunificada formalmente recupera plenamente a sua soberania, nos termos do Tratado Dois Mais Quatro, com as quatro forças de ocupação do pós-guerra (França, Reino Unido, Estados Unidos da América e União Soviética) renunciando a todos os direitos que detinham na Alemanha, inclusive a Berlim
1993 - Em São Paulo, funcionários da Rede Manchete tiram do ar a emissora e exibem um slide denunciando a falta dos pagamentos e o sucateamento da empresa. No mesmo dia é deflagrada uma nova greve de funcionários.
2003 - Hu Jintao é eleito presidente da República Popular da China. WIKIPEDIA

domingo, março 14, 2010

Workshop com o autor do ‘Google Marketing’ terá segunda turma
Curso com Conrado Adolpho Vaz abre vagas para abril
A ADVB/RS abriu inscrições para a segunda turma de interessados em prestigiar a palestra de Conrado Adolpho Vaz, autor do livro ‘Google Marketing: o guia definitivo do marketing digital’. Nos dias 7 e 8 de abril, o especialista, que realiza o mesmo curso neste mês, retorna à Capital para mostrar a empresários, empreendedores, executivos de vendas e profissionais de marketing diversas estratégias e ferramentas utilizadas no mundo digital para gerar maior tráfego para sites empresariais e vantagens competitivas no mercado.
Conrado Adolpho é publicitário e diretor da agência Publiweb. Sua metodologia é baseada nos cases de sucessos de grandes empresas que se destacaram no mundo virtual. O objetivo do workshop é identificar oportunidades que ampliem o volume de negócios através da internet. Além disso, serão apresentados os conceitos centrais de marketing e vendas pela web e os participantes poderão discutir e entender o comportamento do consumidor digital.
O workshop faz parte da programação do Ciclo Avançado em Marketing e Vendas ADVB/RS, programa que tem como objetivo aproximar profissionais, empresas, pesquisadores e instituições de ensino para discutir, atualizar e viabilizar a aplicação prática de conceitos e ferramentas de marketing e vendas. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail inscricoes@advb.com.br ou pelo telefone (51) 3211.0399.