terça-feira, março 22, 2011

A Charge On Line


Um dos locais mais apreciados na cidade também terá uma programação especial para a 52ª Semana de Porto Alegre. Com entrada franca, o Centro Cultural Usina do Gasômetro apresenta até sexta-feira, 25, nova edição da Farra de Teatro. O espetáculo será realizado das 16h às 20h, no estacionamento da Usina. Na sexta-feira, também com entrada franca, os grupos do projeto Usina das Artes apresentam, às 19h, no térreo a Usina Polifônica de 2011, que abre a 6ª edição do projeto.A Farra de Teatro é uma experiência teatral inspirada na Farra dos Atores, criada pelo diretor carioca Márcio Vianna e apresentada no RS pela primeira vez em 1995, dentro da programação do Porto Alegre em Cena. A Farra de Teatro adapta os princípios básicos de seu criador, propondo uma maratona teatral de mais de quatro horas de duração, onde um elenco numeroso estabelece um gigantesco acontecimento teatral. A trilha sonora se mostra fundamental nesse processo, compondo junto com os atores um ciclo contínuo de tensão e distensão que culmina num final mágico. A coordenação é de Roberto Oliveira, do Depósito de Teatro.A Usina Polifônica é um espetáculo que concatena manifestações artísticas - teatro, dança, música, circo, teatro de sombras. A apresentação permite ao público compreender a riqueza do processo de desenvolvimento de linguagem realizado por cada coletivo de artistas do projeto Usina das Artes, que há cinco anos promove o trabalho continuado com arte.Programação
21, 22, 23, 25 de março - Segunda, Terça, Quarta e Sexta-Feira16h às 20h - Farra de Teatro - Estacionamento da Usina 25 de março - Sexta-Feira19h – Usina Polifônica – Abertura da 6ª edição do Projeto Usina das Artes -Térreo da Usina 26 de março – Sábado14h às 20h - Farra de Teatro – Estacionamento da Usina 27 de março - Domingo14h às 18h30 - Farra de Teatro – Estacionamento da Usina 18h30 - Bluegrass – Estacionamento da Usina 20h – Fundacine – Estacionamento da Usina
*O Programa Geron, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da PUCRS (Prac), está recebendo inscrições para os Encontros de Física para o Cotidiano, voltados a pessoas com 60 anos ou mais. A ideia das aulas, ministradas pelo professor da Faculdade de Física (Fafis) Antônio Dias Nunes, é incentivar o grupo a buscar respostas e até mesmo perguntas sobre os fenômenos físicos que os cercam em suas tarefas básicas, na rotina.
Os encontros ocorrem a partir desta quinta-feira, dia 24 de março, até o dia 21 de julho, pela manhã, das 10h às 11h30min, na Fafis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria da Faculdade, no prédio 10 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3535.

*A Faculdade de Biociências da PUCRS (Fabio)
recebe inscrições para o curso de extensão "Introdução a Biologia Forense". A atividade busca atualizar educadores e alunos do ensino médio sobre o tema, divulgando as áreas de competência e atuação. Serão abordados temas como "Organização celular, DNA e organelas", "Botânica" e "Microbiologia Forense", entre outros.
As inscrições seguem até o dia 31 de março e podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3727, no site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou na Fabio, pelo (51) 3320-3545.

*O Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS (IPB) está com inscrições abertas para o "2º Curso de Extensão Jovem Pesquisador: A Formação Científica do Profissional nas Áreas da Saúde". A atividade serve de qualificação e instrumentalização básica para jovens pesquisadores. Serão abordados conteúdos sobre a atividade prática, como os princípios básicos do raciocínio científico, o fazer em ciência e os aspectos objetivos da construção da carreira de um pesquisador. Para o coordenador do curso, professor Paulo Márcio Pitrez, "a atividade é essencial para estimular os jovens, com uma visão otimista, a se inserirem no fascinante mundo da pesquisa".
As aulas ocorrem nos dias 6, 7, 13 e 14 de abril, das 19h às 22h. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de abril no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3727 ou no site www.pucrs.br/educacaocontinuada.

*O Grupo de Estudos em Direito Ambiental (Geda), da Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir), realiza no dia 29 de abril mais um encontro do "Ciclo de Palestras 20ª Geda - Temas atuais de Direito Ambiental". O assunto abordado na ocasião será "O papel da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS", com palestra do presidente da comissão, Ricardo Alfonsin. A atividade é voltada para alunos da PUCRS e outras instituições, além do público em geral.
Os encontros acontecem até o dia 17 de junho, todas às sextas-feiras, das 17h30min às 19h. As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3680.

*A Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) promove, de 31 de março a 2 de abril, o 38º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular. Participam pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá, Europa e China, que vão tratar de assuntos como as novas técnicas e tecnologias utilizadas na cirurgia cardiovascular, interagindo com profissionais brasileiros. Nesta edição também foram incorporados mais três simpósios, com objetivo de promover a atualização de outros profissionais que se envolvem nos cuidados do paciente cardiovascular, como enfermeiros e fisioterapeutas.
O encontro será realizado no Centro de Eventos da PUCRS, prédio 41 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações no site www.sbccv.org.br/38congresso e pelo telefone (11) 3849-0341.

*A Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia
da PUCRS (Faenfi) recebe inscrições para as especializações em "Terapia Nutricional Parental e Enteral" e "Prática e Terapia Intensiva". As inscrições podem ser feitas no Centro de Educação Continuada, sala 112 do prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3727, pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou na Faenfi, pelo (51) 3320-3646.
*A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face), em parceria com o Instituto Endeavor e a Fundação Kauffman (EUA), promove o curso de extensão "Bota pra Fazer - Crie seu Negócio de Alto Impacto". Baseado no método de ensino de empreendedorismo FastTrack, o curso é inédito no Estado. No País, a Instituição é a segunda Universidade a aplicar o formato. As aulas da primeira turma irão ocorrer de 8 de abril a 30 de julho de 2011, às sextas-feiras, das 19h30min às 22h50min, e aos sábados, das 8h às 11h30min e das 14h às 16h40min, no prédio 50 do Campus (avenid a Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O curso será coordenado pelo professor Luis Humberto de Mello Villwock.
O FastTrack, desenvolvido pela Fundação Kauffman - entidade especializada em empreendedorismo - e testado por mais de 300 mil norte-americanos, é um método de aprendizado não tradicional e experimental, com sessões de treinamento prático. Tropicalizado com o nome "Bota pra Fazer", o curso de quatro meses potencializa a geração de futuros empreendedores, utilizando práticas inovadoras, experimentadas por renomados empresários brasileiros. Os alunos são reunidos em uma plataforma virtual de padrão global que possibilita o acesso à rede de empreendedores de alto impacto de todo o mundo, articulada pelo Instituto Endeavor e pela Fundação Kauffman.
Renata Chilvarquer, coordenadora nacional de Educação Empreendedora do Instituto Endeavor, observa que a PUCRS já se consagrou no ensino do empreendedorismo. "O ecossistema criado principalmente pela existência do Tecnopuc é fantástico e muito alinhado com a nossa proposta", avalia Renata. Cerca de 20 professores da PUCRS irão compor o quadro docente e receberão treinamento com Marcelo Nakagawa, professor de empreendedorismo do Instituto Endeavor. O objetivo dessa aproximação dos professores com o método é trazer ainda mais dinamismo ao ensino.
A primeira edição do curso terá 145 horas/aula e os participantes terão certificação das três instituições. Informações sobre o curso podem ser obtidas no Centro de Educação Continuada da PUCRS, sala 112 do prédio 15 do Campus, pelo telefone (51) 3320-3727, pelo e-mail educacao.continuada@pucrs.br ou pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada.

Bota pra Fazer - Panorama nacional
O novo formato de ensino proposto pela metodologia FasTrack aborda a linguagem denominada "De empreendedor para empreendedor", com experimentações práticas de ações empresariais, dicas sobre investimentos e captação de recursos, além de fontes de busca de informações qualificadas para o negócio e exemplos extraídos exclusivamente da realidade brasileira. No Brasil, o Instituto Endeavor está firmando parceria com 18 universidades para aplicar o novo método. "70 alunos já estão participando do programa. Nossa expectativa é chegar ao final de 2011 com dois mil participantes", projeta Renata.
A PUCRS foi uma das 16 instituições de ensino do País convidadas a participar da adaptação do método à realidade brasileira. Representada pelo professor coordenador do projeto, a Universidade foi uma das primeiras a manifestar interesse em trazer o novo formato ao seu Estado. Todo o trabalho de adaptação ao público brasileiro está no livro fornecido aos participantes do curso. "As experiências relatadas são de empresários nacionais e estão relacionadas com os métodos propostos no FastTrack", explica Villwock.
Até 2008, o Instituto Endeavor dava suporte apenas para empresas consolidadas no mercado, mas que pretendiam um crescimento expressivo. A partir desse ano, com um diagnóstico de ambiente favorável ao empreendedorismo e baseado na pesquisa do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), a qual apontou que apenas 3% da população brasileira teve contato com educação empreendedora, o Instituto decidiu contribuir, adotando a técnica utilizada pelos americanos da Fundação Kauffman: o FastTrack.

segunda-feira, março 21, 2011

Hoje Ayrton Senna estaria fazendo 51 anos, Angelina Muniz faz 56 e Ronaldinho 31.





O dia 21 de Março na História

Em 21 de março de 1933, começa o Terceiro Reich. Em 1929, os planos do governo alemão na República de Weimar de reconstruir o país após a I Guerra Mundial desmoronou com a crise econômica dos EUA. Em 1932, eram 5,5 milhões de desempregados. Estava aberto o caminho para o nazismo.
753 a.C. - Fundada a cidade de Roma, hoje capital da Itália.
1829 - Terremoto mata 6 mil pessoas na Espanha.
1871 - O imperador Guillermo I da Alemanha inaugura o primeiro Parlamento alemão e concede a Bismarck o título de Príncipe Imperial.
1870 - Napoleão III anuncia uma profunda reforma constitucional, que só é concedida em 20 de abril. Esta transforma o regime em uma espécie de Monarquia Parlamentar.
1918 - O piloto alemão conhecido como Barão Vermelho morre durante a batalha de Somme. Ele ganhou o apelido por destruir mais de 80 aviões dos Aliados na Primeira Guerra Mundial.
1919 - A República Soviética é proclamada.
1935 - A Lei de Segurança Nacional é usada pela primeira vez. No Rio de Janeiro é apreendida uma edição do jornal de esquerda A Pátria.
1935 - A Pérsia passa a se chamar Irã.
1944 - A Força Expedicionária Brasileira conquista as cidades italianas de Zocca e Montalto durante a II Guerra Mundial.
1952 Furacão atinge o Estado de Arkansas, nos EUA, matando mais de cem pessoas.
1960 - Brasília é inaugurada como capital brasileira.1963 - A penitenciária de Alcatraz é desativada nos Estados Unidos.
1979 - É aplicada a primeira pena de morte por injeção letal nos Estados Unidos, em Lynda May Burnett, que em 1978 seqüestrou e assassinou uma criança.
1989 - Estudantes chineses começam os protestos contra o governo na Praça da Paz Celestial, em Pequim.
1993 - Um plebiscito aprova a continuidade do regime presidencialista no Brasil.
1997 - O índio pataxó Galdino Jesus dos Santos morre após de ter sido queimado vivo por cinco jovens de classe média alta que o encontraram dormindo em um ponto de ônibus de Brasília.
1999 - Wellington Camargo, irmão de Zezé di Camargo e Luciano, é liberado após 95 dias de cativeiro.
2001 - Parte do telhado do hipermercado Extra desaba sobre clientes e funcionários, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, ferindo 47 pessoas.
2003 - A atriz Elizabeth Taylor anuncia a sua aposentadoria.
Nascimentos
» Johann Sebastian Bach (1685-1750), músico alemão» Aírton Senna (1960-1994), piloto de F-1 brasileiro» Lothar Mathäus (1961-), jogador alemão de futebol» Ronaldo de Assis Moreira (1980-), o Ronaldinho Gaúcho, jogador de futebol
Falecimentos
0547 - São Bento1657 - John Hilton, compositor inglês 1998 - Deputado Luís Eduardo Magalhães, filho de Antônio Carlos Magalhães2001 - Chung Ju-Yung, fundador do grupo Hyundai
Redação Terra
A Charge On Line





A Farra de Teatro é uma experiência teatral inspirada na Farra dos Atores, criada pelo diretor carioca Márcio Vianna e apresentada no RS pela primeira vez em 1995, dentro da programação do Porto Alegre em Cena. A Farra de Teatro adapta os princípios básicos de seu criador, propondo uma maratona teatral de mais de quatro horas de duração, onde um elenco numeroso estabelece um gigantesco acontecimento teatral. A trilha sonora se mostra fundamental nesse processo, compondo junto com os atores um ciclo contínuo de tensão e distensão que culmina num final mágico. A coordenação é de Roberto Oliveira, do Depósito de Teatro.
A Usina Polifônica é um espetáculo que concatena manifestações artísticas - teatro, dança, música, circo, teatro de sombras. A apresentação permite ao público compreender a riqueza do processo de desenvolvimento de linguagem realizado por cada coletivo de artistas do projeto Usina das Artes, que há cinco anos promove o trabalho continuado com arte.Programação
21, 22, 23, 25 de março - Segunda, Terça, Quarta e Sexta-Feira16h às 20h - Farra de Teatro - Estacionamento da Usina 25 de março - Sexta-Feira19h – Usina Polifônica – Abertura da 6ª edição do Projeto Usina das Artes -Térreo da Usina 26 de março – Sábado14h às 20h - Farra de Teatro – Estacionamento da Usina 27 de março - Domingo14h às 18h30 - Farra de Teatro – Estacionamento da Usina 8h30 - Bluegrass – Estacionamento da Usina 20h – Fundacine – Estacionamento da Usina
Uma das tradicionais atividades da Semana de Porto Alegre é a Corrida de Aniversário de Porto Alegre, evento da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) que encerra as comemorações esportivas relativas ao aniversário da Capital. A prova será realizada no dia 27, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. A largada da rústica infantil será às 9h; a categoria adulto sai às 9h30. As inscrições poderão ser feitas até esta quinta-feira, 17 (leia no box os locais de inscrição).Na categoria infantil as inscrições são gratuitas e limitadas a 200 vagas. Na categoria adulto as inscrições terão um custo de R$30,00 e estão limitadas a 1.500. A inscrição na prova dá direito ao kit do corredor, que é composto de sacola, camiseta e brinde surpresa. A prova será disputada nas distâncias de 5km e 10km, revezamento de duplas na categoria adulto e 2km na categoria infantil. Os corredores classificados até o 5º lugar em cada uma das 37 categorias oferecidas receberão troféu como premiação e todos que completarem a prova receberão medalhas.
Em homenagem ao 239º aniversário da Capital dos gaúchos, comemorado em março, o site do Jornal do Comércio está convidando seus leitores a escolherem as ‘239 razões para morar em Porto Alegre’. Parte de uma série de ações do jornal para celebrar a data, a lista - elaborada exclusivamente a partir das sugestões do público - será divulgada no dia 26, data oficial da fundação da cidade.Para participar os leitores podem enviar, até o dia 25, quantas dicas desejarem relacionadas a parques, restaurantes, ruas, lojas, personalidades, músicas, entre outras, através do hotsite www.jornaldocomercio.com/portoalegre.A página, criada especialmente para abrigar a ação, trará ainda a programação cultural completa da 52ª Semana de Porto Alegre e abrigará reportagens produzidas para a data. COLETIVA
Preso há 130 dias por homicídio, o jornalista Mário Luís da Silva Martins tem se dedicado a escrever um livro sobre o drama que o levou a assassinar o amigo Juliano Moraes Ribeiro. O crime ocorreu em novembro do ano passado, em Cachoeira do Sul, quando Martins acertou golpes de espeto contra Ribeiro, que estava hospedado em sua residência. O réu, segundo conta, estava sob o efeito de álcool e era agredido pelo amigo diversas vezes.
Na cadeia da cidade, Martins já redigiu cerca de 50 páginas da obra intitulada ‘Os 3 Cs da Dependência Química - Clínica, Cadeia e Cemitério’. Com o livro, o jornalista quer apresentar o retrato fiel das situações que viveu desde que passou a se envolver com drogas e álcool. "O meu objetivo é justamente tocar na ferida e mostrar a realidade dos doentes químicos e alcoolistas. Quero servir de exemplo para que jovens e adolescentes não sigam o mesmo caminho que trilhei até aqui", disse Martins em entrevista ao Jornal do Povo, diário de Cachoeira do Sul. A ideia é mostrar também o cotidiano dos detentos. "Vou mostrar o lado cruel e o humano, a rotina, a cela, a cadeia, regras, alimentação, humilhações e improvisos", antecipou.
Natural de Cachoeira do Sul, Mário Martins, de 43 anos, tem passagens pelos jornais O Correio e Jornal do Povo. Ele atuou também como assessor de imprensa da Sociedade Rio Branco e da Fenarroz.
A sétima edição do Festival de Cinema de Porto Alegre, promovido pelo CineEsquemaNovo, será realizada de 23 a 30 de abril e tem o patrocínio da Petrobras. Além de ter exibição de diversos filmes, o evento tem o objetivo de debater e apresentar a diversidade e a fusão de gêneros e formatos que marca a produção audiovisual brasileira contemporânea. A Mostra Competitiva do festival contará com 12 longas-metragens e 27 curtas e médias-metragens vindos de diversas partes do Brasil. Os filmes serão exibidos gratuitamente em três salas de cinema da capital gaúcha: PF Gastal (Centro Cultural Usina do Gasômetro), Cine Santander Cultural e no Cine Bancários. Uma das características do festival é a valorização de diferentes gêneros de filmes e técnicas de realização, com a inclusão de produções realizadas em câmeras de vídeo digital e fotografia, aparelhos de telefone celular, além de filmes realizados em formatos tradicionais como 16mm e 35mm. A edição de 2011 chega com uma novidade: a premiação em dinheiro aos vencedores das mostras competitivas de longas (R$12 mil) e curtas-metragens (R$ 5 mil).Clique aqui para conferir a lista de filmes contemplados.
O jornalista Flávio Alcaraz Gomes, que está internado no Hospital Moinhos de Vento desde o dia 25 de fevereiro em função de uma pneumonia, deve ser liberado até o final desta semana. Conforme a filha dele, Laura Alcaraz, informou ao Coletiva.net, Flávio se recupera bem e sua saúde está estável.
O jornalista foi um dos fundadores da Rádio Guaíba, em 1957. Teve passagens pelos jornais da Caldas Júnior, pelos veículos do Grupo RBS e atualmente está na TV Pampa, como apresentador do programa Guerrilheiros da Notícia, ao lado da filha. Flávio se destacou nos anos 1970 pelas coberturas internacionais realizadas na época.
COLETIVA
*O Brasil tem a terceira população carcerária do mundo, atrás só dos Estados Unidos e da China, com 500 mil presos. Porto Alegre abriga o maior presídio da América Latina, o Central, com 5 mil pessoas, diante da capacidade para 1,8 mil. Para o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais e Ciências Sociais da Faculdade de Direito da PUCRS, Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo, a pena de prisão se justifica apenas para cerca de um terço dos apenados, condenada por crimes violentos. Os demais cometem delitos menores, como furto e venda de mercadorias ilícitas. "A prisão acaba tornando-os piores, pois se associam à criminalidade organizada." Sem contar que 44% no Brasil são presos preventivos (não foram julgados).
Tratar sobre penas alternativas é um dos objetivos da pesquisa Descarcerização e Sistema Penal - A construção de Políticas Públicas de Racionalização do Poder Punitivo, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça Acadêmico e Capes. A PUCRS atuará no projeto com as Universidades de Brasília, sob a coordenação de Ela de Castilho, e Federal de Pernambuco, com a liderança de José Luiz Ratton. Azevedo lembra que, com a parceria, a pesquisa poderá mostrar a realidade em diferentes regiões e a partir da ótica do Direito, Sociologia e Criminologia. Cada grupo conta com alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.
Haverá coleta de dados para identificar quais são as penas alternativas e como se dá sua execução. O grupo fará entrevistas em varas judiciais especializadas e locais onde os condenados prestam serviços à comunidade. O primeiro órgão desse tipo surgiu em Porto Alegre nos anos 80. Os presos atuam em mais de cem entidades cadastradas. Também serão investigados os projetos-piloto de monitoramento eletrônico de presos e propostas de reforma da legislação penal em tramitação no Congresso Nacional.
O professor da PUCRS lembra que o Brasil tem mais de 600 mil pessoas cumprindo penas alternativas. Isso não significa esvaziamento das prisões, mas se deve em parte à criação dos Juizados Especiais Criminais, em 1995. "Antes pequenos delitos nem viravam processos." Hoje, por meio da transação penal, o acusado aceita cumprir uma medida alternativa, mas não é julgado e considerado culpado pelo delito.
Ao final de quatro anos de projeto, serão sugeridas medidas para desafogar o sistema carcerário. Os grupos levarão em conta resultados obtidos em pesquisas anteriores. Veja os exemplos a seguir.
Prevenção e monitoramento
Duas profissionais que fizeram mestrado na PUCRS, orientadas por Rodrigo de Azevedo, estudaram monitoramento eletrônico dos presos e prisão preventiva. Na sua dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, Fernanda Vasconcellos constata que há diferenças nas decisões das várias Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Estado quanto aos julgamentos de pedidos de habeas corpus para réus que cumpriam prisão preventiva. Percebe uma "disputa no interior do campo jurídico entre os defensores de uma concepção pautada pelos princípios penais garantidores dos direitos do acusado e os que decidem pela adesão à demanda social punitiva".
A defensora pública Janaína Oliveira conclui a sua dissertação neste mês de março sobre o uso do monitoramento eletrônico. "Pela forma como é pensado e empregado, dentro do cenário atual de populismo punitivo, trata-se de mecanismo de controle que se agrega ao sistema penal, não caracterizando verdadeira alternativa à prisão." Janaína verifica que o monitoramento será destinado a pessoas que se encontram fora do sistema prisional, ainda que possa haver situações em que, às avessas da previsão legal, sejam liberadas vagas de penitenciárias, como vem ocorrendo no regime aberto do RS, em casos de prisão domiciliar.
* O Reitor, Joaquim Clotet, e o prefeito da Capital, José Fortunati, entregaram à comunidade na manhã desta segunda-feira, 21 de março, as obras realizadas pela PUCRS para melhorar o fluxo de trânsito na avenida Ipiranga, em frente à Instituição. A pista da Ipiranga foi alargada em até 1,5 metro, junto ao Arroio Dilúvio, no sentido centro-bairro, num trecho de 900 metros, entre as ruas Nelson Brochado (50 metros antes) e Cristiano Fischer. A solenidade contou com a presença do secretario de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capellari, de pró-reitores da PUCRS, entre outras autoridades.
No discurso o prefeito ressaltou a visível melhora na fluidez do transporte público e na segurança com a obra, já que também foi construído um refúgio de 160 metros de extensão, entre os dois pórticos de entrada do Campus, para embarque e desembarque de carros, ponto de táxi e parada de ônibus. O pórtico do estacionamento de funcionários foi reposicionado e criado um espaço de aceleração para os motoristas que saem da Instituição ingressar com mais segurança na via. Fortunati destacou outras importantes parcerias entre a Prefeitura e a PUCRS que beneficiam o trânsito e a qualidade de vida da população, como a construção da passarela de pedestres sobre a avenida, em 1998, entre outros projetos.
Clotet confirmou a preocupação em facilitar o trânsito de alunos, professores e funcionários no Campus. "Buscamos melhorar a qualidade de vida da população e fazer de Porto Alegre uma cidade cada vez mais acolhedora e segura", finalizou
A Escola de Design Unisinos inaugura na próxima quarta-feira, 23, uma ‘materioteca’, biblioteca de materiais. Com o nome de Imateria, o objetivo do espaço é disponibilizar informações para facilitar a escolha e uso de um determinado material na criação de um produto. Localizada em dois containers, a materioteca terá à disposição dos alunos amostras de polímeros (material orgânico ou inorgânico, natural ou sintético, presentes nos plásticos), metais, cerâmicos e compósitos (embalagens).
O acervo conta atualmente com 250 peças e, segundo o coordenador Roberto Faller, tem capacidade para ampliação. As amostras foram doadas por empresas do Brasil e exterior. O projeto, desenvolvido desde 2008, tem apoio do CNPQ e de empresas como a Melnick Even, que doou os containeres; a Politorno, que doou o mobiliário; e a Marques, que realizou a comunicação visual da materioteca.
O coquetel de lançamento do local, situado à Rua Luiz Manoel Gonzaga, 744, está marcado para as 19h30, com a exposição de obras criadas por Ana Suzuki, Emir Sarmento e Alexandre Cusco, da produtora Mundo Arte Global. Na ocasião, também ocorrerá o debate ‘Design mais – do ordinário ao extraordinário’, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail design@unisinos.br.
COLETIVA.NET