sábado, abril 14, 2018

Duke, em O Tempo, Minas Gerais. A Charge Online.

Hoje Paolla Oliveira faz 36 anos e Humberto Martins 57.

Ieda Maria Vargas faz anúncio para a prefeitura de Porto Alegre em 1972: iluminação pública

Menos de 9 anos depois de ser eleita Miss Universo, nos Estados Unidos, a gaúcha Yeda Maria Vargas - hoje com 73 anos - fazia uma séria de peças promocionais para a Prefeitura de Porto Alegre. (nesta, a reprodução do Correio do Povo). Era o ano de 1972 e a municipalidade buscava aprovar uma taxa de pagamento pela iluminação pública.  O prefeito de então era Telmo Thompson Flores, que cobriu a cidade de concreto e realizou inúmeras obras - dividindo a opinião pública da época.
Ieda - hoje avó - foi eleita Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e Miss Universo em 1963, com menos de 20 anos de idade. Sua vitória em Miami Beach deve-se, em parte, ao encanto que exerceu sobre o ator Peter Sellers, um dos jurados do certame, que lhe deu três notas máximas consecutivas, De volta, vitoriosa, ao Brasil, Ieda tornou-se uma celebridade, desfilando em público e sendo recebido por todas as altas autoridades de então, incluindo o presidente João Goulart.  Ieda foi a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, já que a também Gaúcha, Yolanda Pereira, venceu o concurso, em 1930, através de eleição popular, não reconhecida pela Misse Universe Organization. Ieda Maria Vargas teve problemas de saúde há alguns anos e hoje reside na cidade de Gramado. Ela foi incluída na lista dos 20 Gaúchos Que Marcaram o Século XX, em concurso popular da rede de televisão RBS. 

quinta-feira, abril 12, 2018

O jovem técnico Luis Felipe quer montar um time competitivo para o Brasil de Pelotas: 1983

Em 1983 o jovem técnico de futebol Luis Felipe Scolari certamente não imaginava - nem em sonhos - que um dia seria o comandante do selecionado brasileiro e que ganharia uma Copa do Mundo. Naquele ano Felipão treinava o time do Brasil, de Pelotas, que disputava a Copa do Brasil - o atual campeonato brasileiro. Pretensioso, Scolari já falava em montar um bom time, para os padrões do seu clube, capaz de não fazer feio no certamente, e anunciava nomes com os quais queria contratar. A reprodução é do Correio do Povo.

quarta-feira, abril 11, 2018

Alecrim, em A Charge Online.

Hoje Alessandra Ambrósio completa 37 anos e Zeca Baleiro 52.

A "máscara" e a "falta de fibra" dos jogadores brasileiros irrita a imprensa esportiva: Copa de 1950



A Copa do Mundo de 1950 foi a primeira a ser realizada no Brasil, e a primeira que nós perdemos - a segunda seria em 2014. A célebre final, contra o Uruguai, no Maracanã recém construído e ainda incompleto, foi uma verdadeira tragédia nacional e ajudou a exacerbar ainda mais o tal "espírito de vira-lata" dos brasileiros. O fato é que a seleção canarinho (que jogou de azul) foi mal organizada e mal dirigida (no dia do jogo final o técnico Flávio Costa obrigou os jogadores a assistirem, de pé, a uma missa que durou duas horas). Também não contou com o mais importante jogador da época, o gaúcho Tesourinha, cortado devido a uma lesão), Realizada em diferentes cidades, incluindo Porto Alegre, o Brasil empatou com o escrete suíço por 2 a 2 na segunda partida, o que irritou a crítica esportiva, que não levou em conta o fato de jogarmos no Pacaembu, apenas com atletas paulistas. Depois de aplicar várias goleadas, o Brasil chegou a final, com a vantagem do empate, largou na frente mas acabou sofrendo a virada de 2 a 1 no final. Nas duas reproduções acima, do CP, dois momentos - a irritação com o empate com a Suiça (os jogadores foram chamados de "mascarados" e o "complexo de vira-lata", ao perdermos a final. 

terça-feira, abril 10, 2018

Gainete e Sérgio Lopes, legendários jogadores da dupla Grenal na década de 1960

Carlos Gainete Filho, o Gainete, foi um dos grandes goleiros do Sport Clube Internacional, na década de 60. Catarinense de Florianópolis, onde nasceu em 1940, jogou em grandes times brasileiros até aposentar-se no início da década de 70.  Foi campeão gaúcho pelo Inter em 69, 70 e 71 e baiano, como treinador, pelo Vitória, duas vezes, na década de 80. Já Sérgio Lopes - paulista de Osasco - foi campeão gaúcho de 1961, também pelo colorado, e paulista, antes, em 57, pelo São Paulo. Jogando pelo Grêmio, ganhou cinco títulos estaduais - 64, 65, 66, 67 e 68. Os dois tem hoje quase 80 anos. A reprodução é do Correio do Povo de setembro de 1962.
Tacho, no jornal NH, de Novo Hamburgo, RS. A Charge Online.

Mendes Ribeiro faz campanha para deputado estadual: 1962

Jorge Alberto Beck Mendes Ribeiro foi um comunicador, jornalista, advogado e político gaúcho. Falecido em julho de 1999, às vésperas de completar 70 anos, não há porto-alegrense com mais de 50 anos que não lembre dele. "Foi um privilégio estar com vocês", era o bordão de encerramento de suas transmissões e comentários nas rádios Guaíba e Gaúcha, onde trabalhou por muitos anos. Iniciando no rádio em 1951, celebrizou-se como narrador esportivo durante a Copa do Mundo de 1958, na Suécia, narrando pela Guaíba. Em setembro de 1962, um mês antes do pleito eleitoral que escolheria o governador e os deputados estaduais, Mendes Ribeiro fazia intensa campanha nos jornais da época - como neste anúncio do Correio do Povo. Ele, mais tarde, seria deputado federal por dois mandatos. Teve um filho, com o mesmo nome, também político e também falecido.

domingo, abril 08, 2018

Luscar, a Charge Online.

OVNIs são avistados até mesmo no bairro Petrópolis e causam "coqueluche" no mundo inteiro

Mal acabou a Segunda Guerra e o mundo foi surpreendido por um estranho fenômeno - o avistamento de objetos voadores não identificados nas mais variadas partes do mundo, incluindo o Brasil. Dezenas e dezenas deles eram avistados, e não somente por malucos ou mentirosos como também por pessoas idôneas e sensatas que garantiam ter visto tais máquinas fazendo evolução nos céus e emitindo luzes fortemente coloridas.. Porto Alegre fez parte dessa história, com OVNIs sendo vistos até mesmo no bairro elegante de Petrópolis. Embora muitos apostassem em "marcianos", outros objetavam que talvez fossem engenhos terrestres e secretos, construídos por países mais adiantados e, quem sabe, lançados do alto do Himalaia... A reprodução é do Correio do Povo.