sexta-feira, agosto 07, 2009

*Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) promovem o "2º Colóquio Linguística e Literatura", que ocorre de 31 de agosto a 2 de setembro. Durante o evento, acadêmicos de mestrado e doutorado poderão apresentar trabalhos relacionados às suas pesquisas de dissertação ou tese. Haverá, ainda, minicursos.
As inscrições podem ser realizadas, até 21 de agosto, na Secretaria do PPGL, no 4º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os trabalhos devem ser enviados até o dia 24 de julho para o endereço citado.
Informações adicionais junto à comissão organizadora, formada pelos doutorandos Aline Lorandi, Gabriela Silva, Gabriele Donicht e Pedro Mandagará.
*A arte de arranjo floral japonesa será trabalhada em curso no Instituto de Cultura Japonesa da PUCRS, de 19 de agosto até 25 de novembro. As aulas ocorrem nas quartas-feiras, das 14h25min às 16h40min, na sala 501 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Sendo uma das artes tradicionais do Japão, a Ikebana desenvolveu uma linguagem simbólica e conceitos decorativos. A relação entre os materiais, o estilo do arranjo, o tamanho, forma, volume textura e cor do recipiente, o lugar e ocasião da exposição são fatores importantes. A prática do Ikebana, também chamada kado, ou o "caminho das flores", tem sido buscada como forma de meditação na passagem das estações, do tempo e da mudança. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3583 ou no site www.pucrs.br/icj.
*Na manhã desta quinta-feira, 6 de agosto, a PUCRS, através do Centro de Microgravidade (MicroG) e da Faculdade de Ciências Aeronáuticas (Faca), realizou uma videoconferência com o astronauta americano Mike Barrat, tripulante da International Space Station (ISS), laboratório espacial que orbita a Terra, em construção desde 1998.
O evento, que durou aproximadamente 30 minutos, oportunizou aos presentes um bate papo informal com o astronauta, que está no espaço desde março de 2009. Questionamentos técnicos sobre como é controlada a temperatura dentro da aeronave, curiosidades sobre como é dar 16 voltas em torno do planeta em 24 horas e quanto ao dia-a-dia do tripulante pautaram a atividade, que foi resultado de uma negociação de meses junto a National Aeronautics and Space Administration (Nasa).
Barrat, que falava direto da ISS enquanto a mesma passava sobre o continente africano, deu detalhes de sua missão no espaço e com muito bom humor atendeu a todos.
Participaram da videoconferência o reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, o diretor da Faca, Elones Ribeiro, a coordenadora do MicroG, Thais Russomano, a vice-diretora da Faculdade de Medicina, Maria Helena Itaqui Lopes, além de pesquisadores, professores e demais membros da comunidade acadêmica.
*A organização do Porto Alegre em Cena divulgou hoje, 7, as resenhas dos mais de 50 espetáculos que integram a 16ª edição do festival, de 8 a 25 de setembro. São 20 peças internacionais, 22 nacionais e 12 produções do Rio Grande do Sul. Confira nos links os detalhes de cada espetáculo. Veja também a grade da programação e a galeria com 130 fotos das atrações.
Entre as atrações estrangeiras deste que é o maior festival de teatro do Brasil figuram produções de nove países: Uruguai (5), Argentina (3), Canadá (3), Chile (2), França (3), Itália, Israel, Portugal e Colômbia. Do Uruguai, vem Los Siete Gatitos, versão em espanhol de Os Sete Gatinhos, uma das obras clássicas do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues.
Uma das mais aguardadas atrações é a peça Quartett (de Heiner Müller), dirigida por Bob Wilson, com a atriz Isabelle Hupert, vencedora do prêmio de melhor atriz nos festivais de cinema de Berlim (2002), Cannes (1978 e 2001) e Veneza (1988 e 1995). Ganhou o César de melhor atriz do cinema francês em 1996, prêmio do qual é a recordista de indicações: 13 no total. É a atriz com o maior número de filmes que competiram em Cannes (16 filmes) e uma das quatro que conquistou o prêmio de melhor atriz por duas vezes neste festival. Quartett será encenada de 23 a 25, no Teatro do Sesi. Veja aqui (em arquivo excel ou word) a programação completa.
Os espetáculos nacionais virão de sete estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. O Porto Alegre em Cena é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com patrocínio da Petrobras, Braskem, Caixa, Multiplan e BarraShoppingSul. Apoio cultural da Funarte, Ministério do Turismo e Panvel Farmácias.
Entre as atrações internacionais, o diretor e cineasta Patrice Chéreau traz duas montagens: La Douleur, e Le Grand Inquisiteur. Do Canadá, três espetáculos estarão presentes: Crépuscule des Océans, da companhia Daniel Léveillé Danse; In Paradisum, da Coleman Lemieux & Compagnie’s, e Kiss Bill, da portuguesa radicada no Canadá Paula Vasconcellos. Kiss Bill abre o festival no dia 8 de setembro, no Teatro do Bourbon Country. Também com destaque está o incrível grupo israelense The Voca People, um fenômeno que saiu da internet. Pela primeira vez no Brasil, o grupo traz uma mistura de grupo vocal, performances e coreografias.O teatro do RS vem bem representado com espetáculos que concorrem ao Prêmio Braskem em Cena. E, mais uma vez, estará presente o Projeto de Descentralização, que se consolida como uma iniciativa que deu certo. Todos os anos bons espetáculos visitam as regiões da descentralização, levando arte e cultura para essas comunidades. As atividades formativas também enriquecem e dão mais vida ao festival. São oficinas e mesas redondas abertas ao público com renomados atores, diretores, professores, figurinistas, cenógrafos e iluminadores. Essa troca de experiências e aprendizado promove a interação entre público, cena local e convidados.
VENDA DE INGRESSOSDe 30 de agosto a 24 de setembroCentro de Eventos BarraShoppingSul – Entrada B – Nível GuaíbaAv. Diário de Notícias, 300 (veja aqui no link como chegar ao local)30 de agosto - das 8h às 20h31 de agosto a 7 de setembro - das 11h às 21h8 a 24 de setembro - das 11h às 18h Valores: R$ 20. Em caso de ingressos disponíveis, a bilheteria funcionará também no teatro específico, uma hora antes da apresentação. Descontos 50%Estudantes, professores, classe artística, Clube do Assinante ZH (titular e acompanhante), funcionários da prefeitura, clientes da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, pessoas com mais de 60 anos, e para quem levar 1kg de alimento não perecível.Compras pela internet - www.poaemcena.com.br A compra de ingressos pela Internet obedecerá três passos: 1º Passo: Escolher os espetáculos e a quantidade de ingressos que desejaNos teatros com poltronas numeradas, garante o lugar quem confirmar a compra primeiroObs.: Reserva de 02 (dois) ingressos por espetáculo, no máximo.2º Passo: Efetuar o pagamento em até 24 horasVocê tem duas possibilidades para pagar seus ingressos reservados:a) nas bilheterias do Centro de Eventos BarraShoppingSul - somente em dinheiro; b) boleto bancário da Caixa Econômica Federal - emitido pelo nosso sistema após a reserva dos ingressosObs.: Se você não efetuar o pagamento no prazo estipulado de 24 horas, os ingressos reservados voltam automaticamente ao sistema de vendas. 3º Passo: Retirada dos ingressos a) clientes de Porto Alegre - munidos do comprovante de pagamento ou após o pagamento em dinheiro, retirar os ingressos na bilheteria do Centro de Eventos BarraShoppingSul. b) clientes do interior e demais estados - mesmo morando fora de Porto Alegre, você tem 24 horas para comprovar o pagamento dos ingressos reservados, enviando o recibo da CEF para o festival através de fax, mas poderá retirar seus ingressos comprados quando estiver em Porto Alegre. Obs: A retirada dos ingressos comprados pela internet, tanto para Porto Alegre quanto compradores de outras cidades, deverá ser feita exclusivamente no guichê para clientes da internet, no Centro de Eventos BarraShoppingSul, nos horários de funcionamento da bilheteria.
*O curso à distância de Disseminadores de Educação Fiscal (DEF) do segundo semestre de 2009 está com inscrições abertas até o dia 24. A aula inicial foi alterada para 31 de agosto. O último dia de atividades será em 23 de novembro. A alteração ocorreu devido à extensão do recesso das redes pública estadual e municipal, com o objetivo de retardar a velocidade de contágio da população pelo vírus da Gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul. Para se inscrever é preciso baixar a ficha de inscrição no site do Programa de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul (PEF/RS), em www.educacaofiscal.rs.gov.br, no item Educação à Distância, ou solicitá-la pelo e-mail educacaofiscal@sefaz.rs.gov.br. O curso é feito praticamente pela internet, com a participação obrigatória dos alunos em uma aula presencial. No início das atividades o participante receberá sem custos o material, composto por quatro manuais e um CD-Rom. O conteúdo programático possui quatro módulos: Educação Fiscal no Contexto Social, Estado e Sociedade, Sistema Tributário Brasileiro e Gestão Democrática dos Recursos. O curso é realizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), do Ministério da Fazenda.
A maioria das vagas é destinada a professores das redes estadual e municipal de ensino. Servidores fazendários também podem participar. O objetivo é formar pessoas que trabalhem em sala de aula e na comunidade assuntos como administração pública, tributos, controle dos gastos públicos e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. Novidades - O curso passou por um processo de atualização e, a partir desta edição, contará com novidades: obrigatoriedade do projeto pedagógico, alterações do conteúdo dos quatro módulos, migração para a plataforma Moodle e elevação da carga horária. Os quatros módulos, mais o projeto pedagógico, totalizam 160 horas. No caderno 1, destaca-se o aprofundamento dos seguintes temas: globalização, liberalismo econômico x Estado de bem-estar social, papel do Estado, desenvolvimento humano, meio ambiente, papel social da educação e projeto pedagógico. No caderno 2, foram ampliados os temas evolução dos direitos do homem, história econômica, política social do Brasil e moral e ética. Incluiu-se ainda um capítulo sobre previdência social.
No caderno 3, foram acrescentados os assuntos a seguir: reforma tributária, fraudes tributárias e pirataria. Por fim, no caderno 4, entre as novidades, são enfatizadas as novas bases de financiamento do ensino fundamental e os avanços promovidos pelo poder público e pela sociedade na transparência e no controle dos gastos públicos.
*O Sine Porto Alegre, gerenciado pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic), oferece mais de 240 novas oportunidades de emprego na Capital e Região Metropolitana. Os interessados devem procurar o posto muncipalizado do Sine, localizado na avenida Mauá, 1013, Centro Histórico, de segunda a sexta, das 8h às 17h, munidos do número do PIS, carteira de identidade e carteira de trabalho. Empresas interessadas no aproveitamento de mão-de-obra podem solicitar visita dos captadores de vaga por telefone: 3289-4795 e 3289-4796 ou e-mail (sine@smic.prefpoa.com.br).
As vagas
05 vagas de atendente de lanchonete. Para o bairro Chácara das Pedras20 vagas de atendente de lanchonete. Para o bairro Moinhos de Vento06 vagas de agente de vendas e serviços. Vaga para pessoa com deficiência05 vagas de pintor de obras - Obs: entrevista dia 11/08 às 9:30 no Sine05 vagas de repositor de supermercado. Obs: morar na Zona Norte10 vagas de auxiliar de deposito. Obs: entrevista dia 14/08 às 9h no Sine40 vagas de vigilante com curso atualizado10 vagas porteiro. Obs: morar na Zona Sul10 vagas de vigia. Obs: morar no bairro Bom Fim”05 vagas de office boy05 vagas de serralheiro10 vagas de saladeira10 vagas de estofador de móveis05 vagas de recepcionista10 vagas de telemarketing ativo / receptivo05 vagas de auxiliar de carga e descarga03 vagas de orçamentista05 vagas de auxiliar de manutenção predial - Obs: morar na Zona Sul10 vagas de padeiro / confeiteiro05 vagas de jardineiro01 vaga de auxiliar financeiro01 vaga de auxiliar de departamento pessoal05 vagas de auxiliar de produção com experiência em cartucho de tinta03 vagas de balconista de açougue09 vagas de auxiliar de açougueiro05 vagas de chapista10 vagas de costureira01 vaga de professora de pré-escola03 vagas de eletricista de automóveis03 vagas de fiscal de loja05 vagas de garçom03 vagas de motorista habilitação C - Obs: morar na Zona Leste05 vagas de pizzaiolo03 vagas de vendedor externo05 vagas de vigia


*A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), juntamente com o Sesc/RS, vai comemorar o Dia dos Pais com um evento recreativo no domingo, 9, das 10h às 14h, no Parque Farroupilha (Redenção), junto ao Monumento do Expedicionário. O objetivo é proporcionar momentos de integração entre pais e filhos buscando fortalecer os laços familiares.
Estarão à disposição da comunidade diversas atividades gratuitas, como oficina de carrinhos de madeira, desafios esportivos, jogos de mesa, pintura de rosto, brinquedos infláveis, corte de cabelo, camas elásticas, muro de escalada, ônibus Brincalhão, piscina de bolinhas, perna-de-pau, oficinas de saúde, atividades de integração e muito mais. O ICI e a Fundação Thiago Gonzaga, que apoiam o evento, promoverão venda de camisetas, sorteio de brindes e muitas outras atrações.
Também apoiam o evento a Fundação Thiago Gonzaga, o Instituto do Câncer Infantil (ICI), água mineral Itati, Federação Gaúcha de Xadrez, Unimed Porto Alegre, Bike Sul Bicicletas, Florestal Alimentos, Sicredi, Bazar Mimo, Sport Club Internacional e Grêmio Porto-Alegrense.
Origem da comemoraçãoO Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito pelos genitores. Conta a história que o Dia dos Pais teve origem na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos. Um jovem chamado Elmesu Moldou esculpiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente norte-americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de junho. Em Portugal é comemorado a 19 de março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de agosto.

quinta-feira, agosto 06, 2009

Viva o Centro a Pé visita pinacoteca e Arquivo Público
A pinacoteca Rubem Berta e o Arquivo Público do Estado são os principais pontos de visitação da próxima edição do Viva o Centro a Pé no próximo sábado, 8. As inscrições já estão abertas: quem quiser participar, pode confirmar presença pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. O valor da inscrição é um quilo de feijão ou um litro de leite. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída da caminhada. As inscrições por e-mail devem ser feitas até sexta-feira, 7, às 14h.
O roteiro de aproximadamente duas horas no Centro Histórico da Capital começa às 10h, com saída do totem do Caminho dos Antiquários, na rua Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho (encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano). Segue pelas ruas Fernando Machado e Duque de Caxias até a Pinacoteca Rubem Berta e o Arquivo Público do RS.
Quem orienta a caminhada é Luiz Merino de F. Xavier, arquiteto da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc), mestre em Planejamento Urbano e Regional e consultor de patrimônio cultural do Projeto Monumenta da Secretaria Municipal de Cultura.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história, arquitetura ou literatura. A iniciativa é das secretarias do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), do Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama. Outras informações no site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.
Pinacoteca Rubem Berta - O prédio da rua Duque de Caxias, nº 973, em frente ao Solar dos Câmara, é considerado um exemplar expressivo do estilo eclético em Porto Alegre. Esse gênero arquitetônico pode ser visto em várias edificações remanescentes das primeiras décadas do século XX na cidade, e propõe uma releitura de diversas influências e estilos anteriores. São exemplos famosos o prédio do Margs e o do Memorial do Rio Grande do Sul, ambos na Praça da Alfândega. O prédio foi construído em 1893 e modificado em 1916, quando assumiu sua forma atual. Restaurado a partir de 2007, por meio do Programa Monumenta, com recursos federais do Ministério da Cultura; do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da prefeitura, com parceria da Unesco e da Caixa Econômica Federal.
Arquivo Público - Localizado na rua Riachuelo, 1031, o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul forma um conjunto arquitetônico composto por três construções: um prédio para abrigar as atividades administrativas e técnicas, e dois pavilhões construídos respectivamente em 1910 e 1920, com características específicas para armazenamento de documentos: possuem teto em forma de abóbada, paredes com espessura entre 0,90 e 1,5 metros, estantes de ferro revestido por cimento, piso de ferro vazado sobre o qual deslizam escadas móveis de ferro e exaustores elétricos.
Caminho dos Antiquários - A feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua.
O ginásio de esportes do antigo colégio Cruzeiro do Sul, bairro Teresópolis, pertence agora à prefeitura e foi rebatizado com o nome do jornalista Lupi Martins, famoso cronista esportivo gaúcho falecido ano passado. O prédio foi totalmente reformado e passa a ser administrado pela Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer (SME). A obra teve investimento de R$ 148 mil.
A recuperação do ginásio, que será inaugurado brevemente, foi uma parceria das secretarias municipais de Esportes (SME) e Educação (Smed), responsável pelo investimento. O local será utilizado pelas escolas municipais do bairro Teresópolis. Serão promovidas atividades gratuitas como basquete (de 10 a 18 anos), vôlei (10 a 18 anos), ginástica artística, brinquedoteca e capoeira, além de atividades para a terceira idade, ginástica e alongamento (adultos). As vagas serão limitadas e as inscrições estarão abertas a partir do dia 18.
O ginásio Lupi Martins localiza-se na avenida Arnaldo Bohrer, 320. O prédio possui itens de acessibilidade que vão credenciar o equipamento como Espaço de Referência Paradesportivo Municipal. Foram feitas reformas no piso da quadra, palco, redes hidráulica e elétrica, além de ampliação da parte administrativa e um novo bar.
Quem quiser participar da 18ª edição do projeto "Poemas no Ônibus e no Trem" poderá fazer sua inscrição até 24 de agosto. Os interessados deverão entregar o material diretamente no Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307), das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Também será possível fazer a inscrição pelos Correios ou via Internet.
O resultado do concurso será divulgado durante a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, na Praça da Alfândega, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre e em um jornal de grande circulação. Estará acessível ainda pelo telefone 156, número de informações da prefeitura, e no site da Secretaria Municipal da Cultura na página da prefeitura. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289-8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br.
Veja o blog do concurso: http://poemasnoonibus.blogspot.com
Clique aqui para ver o regulamento. Para fazer a inscrição via Internet, clique aqui.
O espetáculo Apareceu a Margarida, da Cia Teatrofídico, está em cartaz sábado, 8, e domingo, 9, às 20h, na Sala 302 do Centro Cultural Usina do Gasômetro. Após as sessões, será realizado um bate-papo com a platéia. A entrada é franca. Retirada de senhas a partir das 19h, com lotação de 60 lugares.
A peça já realizou cinco temporadas desde que estreou em 8 de agosto de 2008. Foi apresentada em Porto Alegre, Gravataí, São Leopoldo, Lajeado, Bento Gonçalves, Passo Fundo, Ijuí, Viamão e Igrejinha. Também foi atração da Feira do Livro em 2008, do Porto Verão Alegre em 2009 e teve sessões para a Smed, escolas e faculdades. Pelo espetáculo, Renato Del Campão foi indicado ao Premio Açorianos de Melhor Ator Adulto.
Ficha Técnica:Autor - Roberto AthaydeAtuação - Renato Del Campão (Dona Margarida) e Jairo Klein (aluno)Direção, cenografia , iluminação e sonoplastia - Eduardo KraemerFigurinos - Antonio Rabadan e Curso de Design de Moda e Tecnologia da FeevaleFotos - Luciana Mena BarretoMaterial gráfico - Eduardo KraemerMake-up - Nikki GoulartTrilha pesquisada - Cia TeatrofídicoTrilha composta - Maninha Pedroso
Cavalgada da Lua Cheia terá participação de catarinenses
Na próxima sexta-feira, 7, a Cabanha La Paloma promove a 19ª edição da Cavalgada da Lua Cheia. O evento terá a participação de cavaleiros vindos da cidade de Passo de Torres, Santa Catarina, na divisa com o Rio Grande do Sul. Hoje, 4, um grupo de 15 pessoas inicia viagem em direção a Porto Alegre. O percurso de 200 quilômetros, costeando o litoral gaúcho, será acompanhado por dois cavaleiros da Cabanha La Paloma, que irão de caminhão até o estado vizinho.
Segundo Joelson Barbosa, organizador do evento que integra os atrativos da rota Caminhos Rurais de Porto Alegre, "nesta edição o objetivo é divulgar a Cavalgada da Lua Cheia, e também a 1ª Cavalgada do Mar de Inverno, organizada pelos catarinenses."
O grupo de cavaleiros chega em Porto Alegre na manhã de sexta-feira, 7, e à noite participa da Cavalgada da Lua Cheia. A saída ocorrerá às 20h na sede da La Paloma (avenida Edgar Pires de Castro, 9089, bairro Lageado). Após o passeio, os participantes serão recepcionados com um jantar campeiro ao som de música nativista. O percurso, com duração aproximada de duas horas, percorrerá avenidas e estradas em "ritmo de passo", o que permite a participação de pessoas sem experiência e preparo físico.
Como participarPara participar da cavalgada não é necessário ter cavalo próprio. A La Paloma disponibiliza cavalos crioulos para aluguel, ao custo de R$ 65. Para quem preferir apenas jantar e acompanhar a preparação dos animais, movimentação dos participantes e a saída da cavalgada, o custo é de R$ 15 (sem bebidas). Em caso de chuva a programação não será cancelada. Reservas, informações e aluguel de cavalos devem ser feitas pelo telefone (51) 3266.1618 ou 9718.2741. O programa, realizado desde 2008, acontece uma vez por mês (primeira sexta-feira de lua cheia).