sábado, julho 19, 2008

Ele deu uma canja na Casa do Vinho


Ele tem um nome gozado: Woolceu Freita, mas já tocou com Mari Terezinha, Berenice Azambuja e Túlio Piva - pelo menos, é o que diz. Aos 70 anos, morando na vila Mathias Velho, em Canoas, Freire toca violão e cavaquinho como ninguém. Natural de Bagé, onde tinha a dupla "Irmãos Freire", é também compositor e tem letras de música gravadas. Neste sábado, deu uma canja na Casa do Vinho, na avenida Bento Gonçalves, 1716, com seu tradicional chapéu. Cantou o que gosta: Nelson Gonçalves, Ataufo Alves, Vicente Celestino etc.

A poluição do riacho Dilúvio, na avenida Ipiranga, já dura décadas. Mas neste sábado, em uma manhã de sol, ela se tornava ainda mais evidente, como mostra esta foto, com garrafas boiando sobre as águas de um riacho que já foi límpido, e onde se pescava e tomava banho nos anos sessenta.

Manson, Polanski e o "Bebê de Rosemary"



0 comentários



Foi pior e muito, muito mais assustador do que as principais cenas de "O Bebê de Rosemary", filme de Roman Polanski que fez (e faz) um tremendo sucesso no final dos anos sessenta. Assassinada a facadas, pendurada no teto, a atriz e mulher do diretor Polanski foi uma das cinco vítimas de um psicopata chamado Charles Manson (foto) e de sua "família" - na realidade uma seita satânica formada por jovens desajustados, "hippies" do mal, todos na faixa dos vinte e poucos anos, e que viam em Manson o seu profeta e guru, obedecendo-o cegamente.Na noite de 8 para 9 de agosto de 1969, na cidade de Los Angeles, Califórnia, um grupo de cinco discípulos de CM penetrou na mansão de Polanski (que estava viajando) e Tate, no elegante bairro de Bel Air, e consumou um dos mais chocantes e rumorosos crimes dos anos sessenta. Vestidos com roupas pretas e capuzes, os assassinos (dois rapazes e três moças) cortaram os fios de eletricidade e do telefone e deram início à matança. À exceção de um, que estava armado com um revólver calibre .22, os demais portavam facas. Sharon, 26 anos, teria implorado pela vida de seu filho, pois estava nos dias finais da gravidez de um bebê que se chamaria Paul. Suas súplicas, no entanto, foram inúteis. Os assassinos penduram o corpo da atriz em uma viga no teto, ao lado do de um outro amigo seu, e depois escreveram à sangue, na porta da casa, a palavra "pigs" (porcos).O crime - chocante, por si mesmo - atraiu a atenção da imprensa internacional por envolver uma jovem, bela e promissora atriz e seu marido, Polanski, que recentemente havia lançado o estrondoso sucesso "O Bebê de Rosemary", com Mia Farrow - a história de uma seita satânica que se apossa de um bebê, considerado o filho do Diabo.Ouvido por uma emissora de TV, o escritor Truman Capote - também recente sucesso com o seu romance de não-ficção "A Sangue Frio" - era da opinião de que havia um só assassino, provavelmente um maníaco sexual.Na verdade, errou feio, embora a polícia, nos primeiros meses, também não conseguisse chegar a resultados palpáveis.Nesse meio tempo, o pai de Sharon visitava acampamentos hippies, fingindo-se de um deles. Nesse mundo à parte, corria à boca pequena a história do crime; todos sabiam que aquilo fora praticado pela seita de Manson, que vivia em um rancho localizado em um vale próximo a Goler Canyon, arredores de Los Angels. Foi dessa comunidade satânica de mais de 20 pessoas - a "família" - que saíram os assassinos àquela noite.Manson, nascido em 11 de novembro de 1934, o líder da seita, tinha uma biografia apropriada para um psicopata: sua mãe foi abandonada pelo pai aos 16 anos de idade, quando estava grávida. Criado por uma avó materna, a princípio, depois por um casal de tios que não o suportava, acabou em reformatórios do Governo. Místico, racista, tinha poder absoluto sobre a seita. Condenado à morte um ano depois, teve sua pena permutada por prisão perpétua, que hoje cumpre.
0 comentários

sexta-feira, julho 18, 2008

Confeitaria Rocco foi um marco de Porto Alegre




A célebre Confeitaria Rocco, na esquina da rua Riachuelo com a Dr. Flores, reunia a nata da sociedade porto-alegrense, na primeira metade do século XX. O proprietário, Nicolau Rocco (1861-1932) veio da Itália e, antes de radicar-se em Porto Alegre, trabalhou na afamada confeitaria El Molino, em Buenos Aires. Ele mandou construir o prédio (arquitetos italianos) em 1910 e inaugurou-o em 1912: era fábrica de doces, confeitaria e salão de festas - uma área total de 1560 metros quadrados, distribuídos em quatro pavimentos. Luxuosamente decorado, tinha mesas e balcões de mármores. Passaram pela Rocco figuras como Getúlio Vargas, Daltro Filho, Eurico Gaspar Dutra e Mário de Andrade. O prédio foi tombado pela Prefeitura Municipal em 1997. A foto antiga é de 1920.

* Clique na imagem para ampliá-la

Daqui pra frente vai ser assim...


As eleições ainda estão longe, mas os candidatos à sucessão do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, já estão nas ruas. Pelo visto, nesse aspecto, Maria do Rosário, da coligação PT/PRB/PTC e PSL, largou na frente. Um carro de som, enaltecendo a deputada, percorreu as ruas do Jardim Botânico na ensolarada tarde de ontem, enquanto militantes - ou cabos eleitorais - se postavam nas esquinas, distribuindo santinhos e panfletos. Estes, na foto, estavam na esquina da Felizardo com Felizardo Furtado, defronte ao condomínio do mesmo nome. Daqui para a frente, vai ser assim.
* Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas seleciona pessoas que tenham diagnóstico de artrite reumatóide para participar de pesquisas com um novo medicamento. Estão sendo recrutados voluntários que façam tratamento com Metotrexato. Informações pelo Tel.: 3339-9022 e 9988-8822, a partir das 11 horas.
* Mais de 45 mil fotos do acervo fotográfico da Revista do Globo foram doados à PUC na última quinta-feira, em solenidade da qual participou o neto do fundador da revista e livraria, Claúdio Bertaso. O material estará à disposição para consultas no Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural, coordenado por Luis Antonio de Assis Brasil. A Revista do Globo circulou de 1929 a 1967 e seu acervo é uma importantíssima peça documental da história gaúcha e brasileira.
* XXIX ENEEF - Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física inicia amanhã, sábado, e vai até o dia 26, na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (rua Felizardo, 750, Jardim Botânico). É a primeira vez que acontece em Porto Alegre. Organizado pelo Movimento Estudantil de Educação Física (diretórios e centros acadêmicos de todo o Brasil), com o tema "Professora e Professor regulamentado e a educação se ajoelhando para o mercado".
* Faculdade de Informática da PUCRS promove o Segundo Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Softwares. O evento acontece entre os dias 20 e 22 de agosto, no auditório do térreo da Faculdade de Informática, prédio 32 do campus da avenida Ipiranga. Reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais com uma ampla gama de interesses em engenharia de software. Serão sessões técnicas, sessões da indústria, palestras internacionais, mini-cursos e sessões de demonstração de ferramentas. Inscrições só via Internet no site www.inf.pucrs.br/sbcars2008
* Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUC seleciona voluntários, até este dia 31 de julho, para estudo que busca avaliar modificações no estilo de vida e risco cardiovascular. Podem candidatar-se pessoas entre 30 e 60 anos, peso acima do ideal, pressão arterial elevada, circunferência do abdomen aumentada, glicose de jejum alta, alteração no índice de colesterol e triglicerídeos e que não pratiquem nenhuma atividade física. Os selecionados terão acompanhamento nutricional quinzenal e poderão participar de um programa de condicionamento física para um período de três meses. Informações (51) 3320-3938, das 8 às 11 horas, de segunda a sexta-feira.
* Almoço para a arrecadação de fundos para a construção da nova igreja de São Luís (rua Guilherme Alves, JB) acontece neste domingo, no salão paroquial. Comida italiana. R$ 15,00
* Brechó da Associação de Assistência à Criança Deficiente, AACD (avenida Cristiano Fisher, 1510 - Tel.: 3382-2200) apela à comunidade para que doem roupas, brinquedos, sapatos, utensílios domésticos etc à sua loja. A AACD é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem a missão de tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física. Quem quer colaborar deve ligar para 3382-2218.

quinta-feira, julho 17, 2008


Parque Ararigbóia: união e recursos próprios


Hervè, o presidente da Associação Comunitária, acima. Abaixo, a turma feminina de Veteranos do Voleibol (acima de 50 anos), coordenada pelo professor Nilo Sena.



Na divisa entre o Jardim Botânico e Petrópolis, o Parque Ararigbóia, se falasse, teria muitas histórias a contar. Na antiga "Várzea de Petrópolis", em um terreno que já foi alagadiço, ocupa um quarteirão inteiro, entre as ruas Felizardo Furtado, Saicã, Lavradio e Mariz e Barros. Tradicional ponto de lazer dos dois bairros, já foi conhecido como o "campo do Sul Brasil", um clube de futebol que marcou época nas redondezas. Somente em 1953 é que foi batizado como "Ararigbóia", em homenagem ao cacique índio que ajudou os portugueses a expulsar os invasores franceses do Rio de Janeiro, no século XVI.
Conhecer a história do Ararigbóia é um passeio por muitas décadas. Hoje um centro de esporte, lazer e saúde, o local foi fundado por um empreiteiro chamado Arino Bernardino de Souza, em fevereiro de 1942 - hoje ele é o nome do Ginásio, inaugurado em 30 de setembro de 1995.
Quem sabe tudo, ou muito, da história do Parque Ararigbóia, é o presidente da Associação Comunitária do Parque Ararigbóia, Hervè Paschoto Saciloto, de 72 anos, um geólogo aposentado, durante muitos anos funcionário da Petrobrás (trabalhou mais de 30 anos na Bahia) e que, quando mudou-se para a rua Mariz e Barros, em 1991, ao olhar o local, quase abandonado, mal-cuidado, decidiu: "Vou cuidar disso aqui".
O Ararigbóia, então, já tinha muitos anos de história, mas estava sendo muito mal aproveitado e não integrava a comunidade à sua volta. Havia um barracão de tijolos, mal ajambrado, e uma cancha de bocha na rua Saicã. O pessoal do futebol tinha o seu presidente, e o da bocha, outro. Hervè - que nem sabia jogar bocha - entrou para a segunda turma e ficou como presidente deles, e, em 1992, fez um movimento para integrar os dois grupos. Conseguiu, e elegeu-se presidente da Associação Comunitária, fundada em 1980. Ficou nessa condição até 1995, quando foi sucedido por Pedro Paulo Machado, o "Pedrinho" - uma das referências maiores quando se fala no Parque.
Nesse tempo eles iniciaram uma luta para reformar o barracão que ali havia, "até que vimos que isso não valia a pena". Surgiu então o projeto de um novo ginásio de esportes, que foi aprovado e construído pelo Orçamento Participativo da Prefeitura de Porto Alegre, do qual seu Hervè era conselheiro. "Aí tivemos que criar uma cultura para que a comunidade cuidasse da sua conservação, sendo que a Prefeitura entraria com professores e a parte pedagógica para as atividades que nós queríamos", conta ele.
TERCEIRA IDADE - O Parque Ararigbóia, com seus mais de 700 frequentadores fixos e inúmeras atividades para todas as faixas etárias, de toda a cidade, não é mantido com verbas da Prefeitura - ao contrário do que muita gente pensa. O poder público apenas auxilia na manutenção e algumas melhorias, mas o dinheiro que sustenta a entidade vem da comunidade e das rendas obtidas pelo Parque.
"A maior parte vem da mensalidade paga pelos associados da Associação Comunitária, que são cerca de 700 e contribuem, a cada semestre, com 20 reais cada. É gente de toda a cidade, a maioria daqui dos nossos bairros, e pagam certinho", relata Hervè. "Tudo o que tem dentro do ginásio foi comprado com dinheiro da comunidade. E, com isso, conseguimos fazer muitas coisas. Agora vamos pintar o ginásio e botar ar condicionado no salão de ginástica, no segundo pavimento".
O Parque Ararigbóia conseguiu arregimentar a comunidade à sua volta, não só pelas várias atividades ali desenvolvidas - futebol, bocha, basquete, vôlei, ginástica, alongamento, musculação - como também em palestras realizadas em colégios. É o chamado "Grupo de Educação para o Envelhecimento", uma iniciativa de Hervè que consiste na ida aos colégios dos bairros vizinhos para troca de experiências com crianças e adolescentes. A idéia surgiu no ano 2000 e segue em pleno curso. Uma vez por semana um grupo da Terceira Idade vai às salas de aula, conversar com alunos sobre temas tão diferentes como a sexualidade, a saúde, a carreira profissional, o bem estar, os bons hábitos, a importância do exercício físico, da boa alimentação, do carinho - sem nenhum moralismo. "Já nos encontramos com mais de 2500 crianças, e agora estamos nos encontrando com adolescentes", informa Hervè. "Falamos de nossas vidas, do que era no passado, do que era um fogão a lenha, de coisas que eles nem conhecem. E a aceitação nos surpreendeu".
Um vez por mês o grupo, integrado por cerca de 16 idosos, reúne-se para fazer uma avaliação do trabalho.
ARQUIBANCADA - Arino Bernardino da Silva dá nome ao ginásio. O empreiteiro, construtor de ruas e calçados, foi quem deu "formato" ao atual parque, em 1942 - antes o local era um espaço público, um charco que ele aterrou e deu vida.
"Ele fez o campo de futebol, uma arquibancada de madeira e criou o time do Sul Brasil, que fazia campeonatos de futebol entre os bairros", conta seu Hervè. Em 1953, (quando passou a se chamar Ararigbóia) a Prefeitura de Porto Alegre juntou-se com a Federação de Bocha "para usurpar o direito da comunidade de ocupar esse espaço". Segundo o presidente da Associação, eles se apropriaram do campo: "As pessoas, para jogar no campo, tinham que ir na Prefeitura às 4 horas da manhã para tentar marcar um horário".
Acontecia ali o Campeonato Estadual de Bocha. Em 1963 foi criada a associação dos Veteranos do Futebol, que lutou para ter um dia seu no calendário do campo - e conseguiram. No início dos anos 70 a cancha de bocha foi extinta, restando o barracão - havia disputas de vôlei, então. Nesse tempo foi criado um grupo infantil de dança e outro de ginástica. Em 1980, finalmente, foi criada a Associação Comunitária do Parque Ararigbóia, usada mais pelo pessoal do futebol.
Do outro lado, na rua Saicã, havia a cancha de bocha - cada qual com um presidente. Em 1992 é que aconteceu a unificação dos dois grupos e a eleição de Hervè para a presidência.
RECESSO - O Parque Ararigbóia, como acontece todos os anos, estará de recesso do dia 26 próximo a 4 de agosto, reabrindo normalmente dia 5. A Secretaria, no entanto - com agendamento de campo - permanecerá aberta. Dia 5, aliás, é o dia de inscrição para os cursos e atividades, o que deve feito a partir das 8 horas da manhã: a inscrição é feita por ordem de espera - quem chega antes, fica com a vaga.
* Informações: Tel.: 3338-3304

Acidente da TAM: a morte do professor Antonio







Missa em memória dos professores Antonio Carlos Araújo de Souza e Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza e da aluna Raquel Soares Warmiling será realizada hoje, quinta-feira, às 18h30min, na Igreja Cristo Mestre, no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na avenida Ipiranga. Os três foram vítimas do acidente do vôo 3054 da TAM, acontecido há um ano, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e que matou 199 pessoas.

Antonio Carlos, 56 anos, era médico e dirigia o Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Fez doutorado em metabolismo ósseo pela Universidade de Tóquio e colaborava com a Organização Mundial da Saúde. No momento, iria participar de uma reunião no Ministério da Justiça, em Brasília, sobre Segurança Pública. Ele mantinha uma clínica na rua Guilherme Alves, esquina com a Felizardo, no Jardim Botânico. A clínica continua em atividade.

Raquel, de 19 anos, era aluna da Faculdade de Letras da PUC e participava como voluntária em projetos sociais. Seguia para Cuiabá, no Mato Grosso, de férias. Adorava escrever e apreciava chocolates.

Academia na Ipiranga ensina a arte do Kung-Fu



Quem quer aprender Kung-Fu, Tai Chi Chuan e Boxe Chinês tem uma boa opção no bairro: a Associação Gaúcha de Kung-Fu, academia (é uma empresa) que está há cerca de seis meses no Jardim Botânico (avenida Ipiranga, 3960, quase esquina com a rua Machado de Assis). Com cerca de 25 alunos atualmente, em local amplo (300 metros quadrados), funciona das 17 às 22 horas. O responsável é o professor Milton Fonseca (foto menor), que veio de Petrópolis - tinha academia semelhante na avenida Protásio Alves. Ele pratica Kung Fu há 27 anos e mantem outra academia, em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos.
"A maioria dos meus alunos é do bairro", informa ele. Com predominância de jovens (homens e mulheres), há pessoas de todas as idades - muitas delas utilizam o Kung-Fu como exercício físico e uma forma de conseguir o bem estar corporal. "O Kung-Fu pode ser praticado em todas as idades".
As mensalidades variam de R$ 80,00 (duas vezes por semana) a R$ 120,00 (três vezes por semana). O telefone é 3013-6264. Site: http://www.agkf.pro.br/
MILENAR - O Kung Fu é a mais antiga das artes marciais, originária do Templo Shaolin, na China. Possibilita ao praticante reflexos rápidos, grande coordenação motora, equilíbrio e consciência mental e física para a defesa pessoal, e se utiliza de socos, golpes com a palma das mãos, chutes e rasteiras, bem como saltos e acrobacias. Há ainda trabalho com armas tradicionais chinesas - bastão, espada, lança, etc.

Biblioteca do Otávio de Souza empresta livros


Aberta à comunidade, inclusive para empréstimo de livros, a biblioteca da Escola Estadual Professor Otávio de Souza (rua Afonso Rodrigues, 100) conta com boas obras para leitura, especialmente ficção. Os interessados devem apresentar um comprovante de residência, preencher um formulário de inscrição e podem levar dois volumes por um período de duas semanas, renováveis.

A biblioteca funciona também à noite, até ás 22 horas, de segunda a sexta-feira.

quarta-feira, julho 16, 2008


Classi X.

FRETES. Mauro. Tel.: 3339-2579 e 8145-4681.
ALMOÇO comunitário na igreja de São Luís, rua Guilherme Alves, Jardim Botânico. Neste domingo, 20, com galeto, massa com molho, maionese e salada verde. Apoio à construção da nova igreja. R$ 15,00.
VENDE-SE Poodle macho. Três meses, bicolor, duas vacinas. Desverminado. Luis - 3339-4209 e 9355-3353.
XXIX ENEEF - Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física acontece de 19 (sábado) a 26 de julho, na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ESEF, na rua Felizardo, 750, bairro Jardim Botânico. O evento - inteiramente organizado pelo Movimento Estudantil da Educação Física (diretórios e centros acadêmicos de todo o Brasil) - acontece pela primeira vez em Porto Alegre e tem como tema: "Professora e professor regulamentado e a educação se ajoelhando para o mercado. Vamos à luta para acabar com esse reinado". Informações no site http://www.eneefpoa.wordpress.com/
* Até o dia 31 de Julho a Vivo realiza, na rede Bourbon Shopping, uma promoção em que os comprovantes de compras a partir de 100 reais efetuadas em qualquer shopping Bourbon podem ser trocada por um celular da Vivo, plano pós-pago. Para os titulares dos cartões Bourbon Card e Zaffari Card a promoção vai até 15 de agosto, e basta apenas a apresentação da fatura para ganhar, além do aparelho, um pacote de ligações locais ilimitadas durante quatro finais de semana. A troca pode ser feita nos quiosques da Vivo da rede Bourbon ou em qualquer loja própria da operadora no Estado. Estarão à disposição cinco modelos de aparelhos, todos com câmera fotográfica. www.vivo.com.br

* Mostra fotográfica O Espelho de Porto Alegre está em exibição na sala JB Scalco do Solar dos Câmara, na Assembléia Legislativa (rua Duque de Caxias, 968), até o dia 31 de Julho. São imagens de Porto Alegre refletidas nas poluídas águas do cais do porto, e foram feitas no início da década de 70 pelo irmão Adelino Martins, criador da disciplina de Cinema da Faculdade de Comunicação Social, Famecos. Gratuito. De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min, e das 13h30min às 18h30min. Ver www.pucrs.br/imprensa

* Laboratório do Mercado de Capitais da PUCRS promove o curso Mercado de Opções, ministrado por Fernando Pisa, operador da XP Investimentos. As aulas buscam desenvolver o conhecimento do mercado de opções. Voltadas a profissionais liberais, executivos, investidores, professores e estudantes. No sétimo andar do prédio 50, no campus da avenida Ipiranga. http://www.labmec.com.br/, ou Tel.: 3384-4449

* Segundo Curso de Inverno de Ciências Farmacêuticas acontece de 21 a 25 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e no sábado das 8 às 12 horas. Voltado a professores e estudantes das áreas biomédicas. É necessário ter cursado disciplina de Farmacologia. www.pucrs/farmácia, ou Tel.: 3320-3680.

O amor aos cachorros que virou uma empresa


Em fevereiro deste ano, em meio ao Carnaval, a decoradora Rosana Sousa - apaixonada por cachorros - teve uma idéia: já que há tantas pessoas sozinhas no bairro, a maioria residindo em apartamentos, a maioria com um cão de estimação, por que não se oferecer para levar esses animais para um passeio, cobrando por isso?


Meio na brincadeira, como explica ela, surgia a primeira "passeadora de cachorros" do Jardim Botânico. Hoje, menos de seis meses depois, a idéia deu tão certo que Rosana e o marido, Leandro, têm uma empresa registrada e com mais de 60 clientes - a Ro-Lê Alimentos e Passeios. Aproveitando o crescimento do "mundo cão" (cada vez há mais cachorros no bairro), ela entrou firme nesse ramo. "A gente já era conhecida por ter cachorros em casa, três rotweiller e um vira-latas. Em um final de semana começamos a distribuir panfletos e, já na segunda-feira, tínhamos o nosso primeiro cliente", lembra ela.


Sem nunca terem atuados nesse segmento, os dois levaram a coisa a sério e foram se inteirando das necessidades dos donos dos cães. Moradora do bairro há muitos anos (rua Itaboraí), ex-aluna do colégio Otávio de Souza, Rosana logo percebeu que, de simples "passeadora de cães" - ou "dog walker" - poderia evoluir para algo ainda mais rentável: comercializar alimentos e produtos de higiene e beleza para os cães, criando uma espécie de mercado e boutique para os bichanos - incluindo aí gatos. Aos poucos, ela foi procurando pets e agropecuárias, oferecendo produtos que trazia, principalmente de São Paulo: aditivos alimentares, petiscos, xampus, sabonetes, talcos, higienizadores etc. Hoje a clientela está por toda Porto Alegre, (é representante exclusiva da Boccaditos) e não cessa de crescer. "Começamos em março com os alimentos, que compramos direto das fábricas, e o crescimento foi rápido", afirma ela. "O meu interesse, hoje, é vender em quantidade, para donos de pets e agropecuárias, mas se um deles me fizer o pedido, por exemplo, de um único xampu, eu vou lá e entrego, sem problemas".


SEM EPREGADOS - Trabalhando em casa ("nosso ponto de contato"), sem nenhum funcionário, marido e mulher se desdobram para atender uma clientela que vai de uma simples dona de casa a um proprietário de um grande Pet Shopping. A atividade inicial - passeador de cães - já pode ser considerada secundária, mas nem por isso é descuidada: todas as segundas, quartas e sextas-feiras, Rosana e Leandro podem ser vistos, caminhando pelas ruas do Jardim Botânico, com um ou mais cachorros à sua volta.


"A função de dog walker é pouco conhecida em Porto Alegre, ainda, e nós fomos os primeiros aqui no bairro. Hoje nós temos clientes fixos e trabalhamos sete dias por semana, sem parar, de manhã até às 10 horas da noite", conta Rosana.


Rosana fez questão de profissionalizar tudo. Passear com cães, ao contrário do que se possa pensar, não é algo tão simples assim. "Primeiro, é preciso ter amor pelos animais, conhecer a psicologia e as necessidades deles", relata ela. Cheia de cuidados, ela, ao passear, não deixa o cão cheirar ou comer coisas estranhas, "até porque há o risco de envenenamento". O procedimento inicial é ir até a residência da pessoa interessada, conhecê-la e tomar conhecimento das características do cão - se está com as vacinas em dia, se tem algum problema de saúde, se é nervoso ou calmo, se está estressado, se gosta de correr, qualquer detalhe é importante. Com base nisso tudo é feito o preço - os passeios vão de 15 minutos a uma hora, e os preços variam - um cachorro é um preço, dois ou mais é outro - de 13 reais (um cão, passeio de 15 minutos 3 vezes por semana) a 52 reais (passeio de uma hora, três vezes por semana). O passeio de 15 minutos geralmente basta para desestressar o cão - em especial os que moram em apartamentos.


Os clientes são pessoas de classe média, a maioria residindo em apartamentos. "A clientela é bem diversificada. Muitos são mulheres, a maioria moram sozinhos e são separados, e todos residem aqui no Jardim Botânico", conta Rosana. "Há o caso, por exemplo, de um rapaz que mudou-se para São Paulo, para trabalhar, e deixou seu cachorro com os pais. Como estes não tem muito jeito com animais, eles me contratam para fazer os passeios e dar orientações sobre o cão".


Meticulosa, ela tem tudo organizado em fichas, com informações sobre os cães e seus donos. Em sua casa, na rua Itaboraí, o seu "ponto de contato", tudo é higiênico e transmite uma aparência profissional. Hoje a Ro-Lê também tem tele-entrega de seus produtos - cujos preços vão de 1 real a mais de 30 para os lojistas (para os demais clientes é cobrado o preço normal de pets, sem descontos). "E pretendo, em breve, trabalhar com decoração de ambientes para cães e gatos", anuncia ela.




Serviço


* RO-LÊ Alimentos e Passeios - rua Itaboraí, 1139. Tel.; 3336-0432 e 9116-2425.




terça-feira, julho 15, 2008


* Amanhã, dia 16, às 18 horas, o professor Luis Roberto Malabarba fará uma palestra sobre A Importância das Coleções Biológicas para o Desenvolvimento Sustentável. O evento, no anfiteatro do Museu de Ciências da PUCRS (avenida Ipiranga), integra as atividades do Ano Iberto_Americano dos Museus. Malabarba diz que as coleções biológicas contêm não somente dados atuais, mas também o registro histórico da distribuição dos organismos numa determinada região. Inscrições gratuitas pelo site www.pucrs.mct/eventos
* Estão abertas, na PUC, as inscrições para o Curso de Ética, que ocorrerá de 21 a 24 deste mês. O tema será relacionado com diversas áreas, como educação, justiça, política em Maquiavel, medicina e sexualidade na cultura grega. Dentre os palestrantes estarão professores da PUCRS, UFRGS, UFSC, FURG e Unisinos. O curso será realizado no Instituto Goethe (rua 24 de Outubro, 112), sempre das 19 às 22 horas. As inscrições podem ser feitas pelo aebars@portoweb.com.br , enviando nome completo, e-mail e telefone. O interessado deve aguardar instruções quanto ao pagamento. Informações: 3320-3555.
* Curso de Especialização - Gestão Estratégica de Pessoas está com inscrições abertas até o dia 31, no site www.pucrs.br/face/cursoslatosensu/pessoas. Informações pelo Tel.: 3320-3524.
* Cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia da PUCRS, com o apoio do CNPq, estão recrutando voluntários para um estudo que visa à modificação do estilo de vida por meio de intervenção nutricional e prática regular de exercício físico. Os interessados devem ter entre 30 e 60 anos, peso acima do ideal, circunferência do abdomen aumentada, pressão arterial elevada, glicose de jejum alta, triglicerídeo alto e que não pratiquem nenhum tipo de atividade física. Informações e inscrições pelo Tel.: 3320-3938, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas.
* Faculdade de Farmácia da PUC promove, de 21 a 25 deste mês, a Segunda edição do Curso de Inverno de Ciências Farmacêuticas, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Direcionado a profissionais e estudantes das áreas biomédicas e é necessário ter cursado a disciplina de Farmácia. Informações pelo site www.pucrs.br/farmacia, ou Tel.: 3320-3680
* Inauguração da escolinha de futebol do Círculo Militar (rua dona Inocência, 321) acontece no dia 5 de agosto. As inscrições já estão abertas na secretaria. Idade entre 7 e 16 anos. Informações pelos Tels.: 8427-6897 e 9303-7595.
* Almoço comunitário acontece neste domingo, 20, no salão paroquial da igreja de São Luis (rua Guilherme Alves). galeto, massa com molho, maionese e salada verde. Movimento de apoio à construção da nova igreja. R$ 15,00
* Unidade do Projeto Pescar do Jardim Botânico oferece aos interessados curso de Iniciação Profissional em Mecânica Automotiva, para homens de 17 a 21 anos e que tenham, no mínimo, a oitava série. O curso inicia em fevereiro de 2009 e é totalmente gratuito. Inscrições na Escola Estadual Professor Otávio de Souza, rua Afonso Rodrigues, 100. 18 vagas.
* Restaurante Calamares está com uma promoção especial, em razão da nova lei de tolerância zero ao consumo de álcool por motoristas. O "Vou de Táxi" dá descontos de 20% no preço das bebidas alcoólicas consumidas na casa (shopping Bourbon Ipiranga). Basta o cliente apresentar o recibo do táxi, confirmando que não está dirigindo. A promoção é válida até o dia 30 de setembro.
* XII Congresso Ciências do Desporto e Educação Física acontece de 17 a 20 setembro, com os temas Paz, Direitos Humanos e Inclusão social. No campus central da UFRGS. Preços a 130 e 200 reais. www.ufrgs.br/xipalops
* Biblioteca da PUC, no campus da avenida Ipiranga, estará fechada nesta quinta, sexta e sábado, para reorganização do seu acervo. Reabrirá normalmente na segunda-feira, no horário das 7h45min às 22h50min.
* Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento da Faculdade de Geografia da PUCRS recebe, até dezembro, visitas gratuitas de alunos da quinta a oitava série, e ensino médio. Os estudantes poderão observar, em imagens de satélite, os parques e outros pontos de Porto Alegre. É permitido o manuseio de GPS e de software para observação de imagens. Visitas de quartas a sextas-feiras, à tarde, com lotação máxima de 150 pessoas. O Laboratório fica na sala 306 do prédio 5. Ver www.pucrs.br/ffch/lab-geo

Barão do Amazonas lutava "de perto"


A rua Barão do Amazonas é a artéria central do Jardim Botânico, com um comércio em expansão. Mas nem todos sabem quem foi, afinal, o Barão do Amazonas.

Barão do Amazonas é, na realidade, o Almirante Barroso, que ganhou tal título por ter sido herói na Guerra do Paraguai e se celebrizado ao vencer a Batalha do Riachuelo, que decidiu os rumos da Guerra em favor do Brasil. Estrategista destemido, ele ordenou aos comandantes dos navios que se jogassem diretamente contra o inimigo, abalroando-os. Fez o mesmo, inclusive, com o seu próprio navio, a fragata "Amazonas". Barroso gostava de lutar "de perto".

Nascido em Lisboa, Portugal, em 23 de setembro de 1804, com o nome de Franscisco Manuel Barroso da Silva, chegou ao Brasil com cinco anos de idade. Formou-se pela Academia da Marinha do Rio de Janeiro em 1821 e participou das campanhas militares do Rio da Prata e do Pará. Condecorado pelo governo imperial, recebeu a Ordem do Cruzeiro e o título de "Barão do Amazonas". Faleceu em Montevidéo, Uruguai, a 8 de agosto de 1882. Seus restos mortais foram transladados para o Rio de Janeiro.

Acidente da TAM: Missa em memória


Missa em memória do professor Antonio Carlos Araújo de Souza (foto), Valdemarina Bidone e da aluna Raquel Warmiling será realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, na igreja Cristo Mestre, no campus da avenida Ipiranga.

Os três foram vítimas do acidente da TAM (vôo 3054), em São Paulo. Antonio Carlos, 56 anos, era médico e dirigia o Instituto de Gerontologia e Geriatria da PUCRS. Sua clínica, no Jardim Botânico (rua Guilherme Alves, esquina com a Felizardo) está em funcionamento.

Valdemarina, 62 anos, bioquímica e pedagoga, coordenava o curso de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do mesmo Instituto.

Raquel, 19 anos, era aluna da Faculdade de Letras e voluntária em projetos sociais.

segunda-feira, julho 14, 2008


Classi X.

MATRICULE seu filho na escolinha de Futebol do Círculo Militar. Idade entre 7 e 16 anos. Início dia 5 de agosto. Inscrições na secretaria. 8427-6897 e 9303-7595. Rua Dona Inocência, 321, Jardim Botânico.
ALMOÇO comunitário na Igreja de São Luis, na rua Guilherme Alves. Dia 20, domingo. Galeto, massa com molho, maionese e salada verde. Apoio à construção da nova igreja. R$ 15,00.
VENDE-SE filhote de poodle. Micro toy. Com 35 dias. (51) 9227-6510 ou 9988-0572.
VENDE-SE Poodle. Macho. Três meses. Bicolor. Duas vacinas. Desverminado. Luis. 3339-4209 ou 9355-3353.
RO-LÊ. Passeador de Cães. Levamos: água, sacos para recolher dejetos e telefoene celular para emergências. Será preenchido um cadastro sobre rotina, saúde e temperamento do cão. Agendar visita. (51) 3336-0432 e 9116-2425.
VENDO linda roupa para a Dança do Ventre. Vermelha. 9223-0653.

* Para ver mais Classi X. vá rodando esta página.

Classi X.

*Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS realiza a palestra gratuita "Mercado de Opções". Nesta terça-feira, 15, das 18 às 19 horas, no sétimo andar do prédio 50 do campus central da Universidade, na avenida Ipiranga. Inscrições gratuitas www.labmec.com.br ou 3384-4449.
* Projeto Sobremesa Musical desta quarta-feira, 16, apresentará o Quarteto de Cordas da Orquestra de Filarmônica da PUCRS, com obras de Mozart. O evento acontece todas as quartas, com entrada franca, das 13 às 13h30min, no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, no prédio 9, do campus da avenida Ipiranga, 6681. www.pucrs.br/icm
* As Emoções e o Envelhecimento no olhar da Psicologia serão os temas no ciclo "Palestras para o IGG", aberto à comunidade, nesta quinta-feira, no terceiro andar do Hospital São Lucas da PUCRS (avenida Ipiranga, Jardim Botânico), Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. A entrada é franca. Necessário inscrição prévia pelo Tel.: 3336-8153.

Plauto Cruz e seus chorinhos no Café com Pecado


O flautista Plauto Cruz atraiu um grande número de pessoas ao Bourbon Shopping no final da tarde deste domingo. Ao lado de outros músicos, ele apresentou-se no Café com Pecado, espaço que está se tornando tradicional para a cultura do bairro.

Plauto é um dos grandes nomes do chorinho brasileiro. Gaúcho de São Jerônimo, nascido em 15 de novembro de 1929, mudou-se para Porto Alegre em 1944. Iniciou sua carreira profissional em 1952, tocando em rádios como a Metrópole, a Itaí e a Farroupilha. Em 2002 sofreu um acidente que fez com que andasse por meses em uma cadeira de rodas - foi atropelado por uma moto.

Este é um dos prédios mais antigos do Jardim Botânico, na Salvador França, esquina com Jacob Vontobel. A propósito: lembram da fábrica da Mu-Mu, na avenida Ipiranga?

A noite em que a Alemanha assombrou o mundo


Ele foi o símbolo da divisão do mundo - o mundo capitalista e o mundo socialista, ou comunista. Construído em 1961, o Muro de Berlim foi, durante décadas, um marco de opressão, dividindo a hoje unificada Alemanha em duas, a Ocidental, capitalista, e a Oriental, ou "República Democrática da Alemanha", que de democrática não tinha nada.

O ano era 1989, o mês era novembro. Em uma noite de quinta (dia 8) para sexta-feira, 9, todos os meios de comunicação passaram a transmitir, via satélite, ao vivo, as imagens de jovens munidos de martelos, picaretas, porretes, qualquer coisa - jovens, em sua grande maioria, que botaram abaixo uma grossa e extensa murada de concreto que impedia os habitantes da parte oriental da Alemanha de passarem para o outro lado.

Prisioneiros em seu próprio país - na verdade um satélite soviético - eles cantaram, beberam, se abraçaram e festejaram a derrrubada de um símbolo da tirania. Na noite de 12 para 13 de agosto de 1961, uma serpente de cimento e arame farpado de três metros de altura foi erguida às pressas pelo regime comunista para evitar a fuga de seus cidadãos. Ao longo de 28 anos, 191 pessoas morreram tentando a arriscada travessia. Mesmo assim, 5 mil berlinenses conseguiram fugir para a liberdade. A fortaleza (66 km de extensão) era ponteada por torres de onde guardas armados com fuzis, metralhadoras, cães amestrados e potentes holofotes fuzilavam quem tentasse escolher a metade ocidental e capitalista da cidade dividida.

No Brasil vivia-se a primeira eleição direta para Presidente da República (Collor seria eleito), depois de quase três décadas sem eleições. Gorbachev era o presidente soviético (a República soviética se desintegraria nos anos seguintes) - o pai da "Gasnost" (degelo" e da "perestroika" (reestruturação econômica) da então "superpotência".

A queda do Muro não foi algo aleatório: no dia 4, um sábado, o regime comunista alemão liberou a passagem dos seus cidadãos através da Checolosváquia, transformada em longínqua escala da "fuga para a liberdade". Em seis dias, mais de 50 mil pessoas seguiram essa rota. O regime vivia uma crise política, com a demissão coletiva do Politburgo.

Em pouco tempo a brecha se transformou num rombo monumental, ampliando-se para a Checoslováquia e até a Polônia, por onde escaparam dezenas de milhares de pessoas. Em pouco tempo, a piada de sentido universal - "O último que sair apague a luz do aeroporto" - começou a ficar perigosamente próxima da realidade. O êxodo em massa provocou uma dolorosa hemorragia social na Alemanha comunista. Os emigrantes eram, em sua maioria, trabalhadores qualificados, jovens no auge de sua capacidade produtiva. Tantos motoristas de caminhões saíram do país que, em muitas cidades, o abastecimento ficou prejudicado. Trinta por cento dos maquinistas de trem e quase 50% dos motoristas de ônibus largaram seus empregos. Soldados do exército foram colocados a dirigir ônibus.

LOUCURA COLETIVA - Em sua edição de 15 de novembro de 1989, a revista Veja escreveu, sob o título "Já Raiou a Liberdade": "Do lado oriental, a loucura é completa", informou Jeans Richter, cidadão de Berlim Oriental, exultando, depois de cruzar o Checkpoint Charlie, o mais conhecido posto de ligação entre os dois lados de Berlim. Loucura - mas loucura de alegria - provavelmente foi a palavra mais adequada para descrever as cenas que se seguiram. Primeiro em pequenos grupos, como se para testar se o anúnico feito pouco depois das 19 horas (o governo anunciava o direito de ir e vir dos cidadãos, além da liberdade de imprensa) era mesmo para valer, depois às centenas, em seguida aos milhares, os berlinenses foram chegando. Por volta da meia noite, já eram uma multidão enorme, incontrolável. Do lado ocidental, outra massa humana os aguardava. Ao se encontrarem, explodiam em gritos e abraços, como se comemorassem o fim de uma dura e longa guerra - uma guerra iniciada há 28 anos e três meses, quando o monstrengo de concreto foi erguido da noite para o dia. "Acabou, acabou, acabou. Eu não consigo acreditar", dizia um berlinense depois de se arrastar sob as barreiras brancas e vermelhas da travessia da Rua Bornholmer - um ato que, até o começo do ano, lhe custaria a vida". (...) "Não há duvida de que a História está sendo escrita agora. Nós, alemães, devemos enfrentar o desafio", declarava, quase à mesma hora, o chefe do governo da Alemanha Ocidental, Hermuth Kohl. Surpreendido, como o resto do mundo, pela abertura do mundo e de todas as fronteiras entre as duas Alemanhas, no início de uma visita à Polônia, Kohl exibiu perplexidade diante da velocidade vertiginosa dos acontecimentos. "Os desdobramentos disso ainda são imprevisíveis", admitiu com franqueza antes de voltar às pressas para o seu país. Kohl não estava sozinho em seu espanto. Desde que o furacão da abertura tomou de assalto a União Soviética de Mikhail Gorbachev e começou a soprar por toda a Europa Oriental, nunca se viu um processo tão acelerado de desagregação de um regime comunista como na Alemanha do Leste.

"Considerado como o mais ortodoxo, o mais dura, o mais inflexível membro da combalida família comunista na Europa, o regime alemão liderava a resistência às reformas. (...) "O Muro vai durar um século", costumava dizer o homem que o ergueu e depois assumiu o comando máximo do regime, Erich Honecker."

Somente no primeiro dia após a derrubada, 60 mil pessoas cruzaram a fronteira. "Para mim, ir a Berlim Ocidental foi como fazer uma viagem á Austrália", comparou um alemão que, indo na direção contrária à da grande multidão, já tratava de voltar para casa, na madrugada de quinta para sexta-feira. "Ainda não consigo acreditar". Escreveu VEJA: "As idas e vindas continuaram madrugada adentro e prosseguiram durante toda a sexta-feira. Do outro lado do Muro, os berlinenses orientais eram recebidos com palmas, garrafas de champanhe e 100 marcos alemães - equivalente a 54 dólares - a título de "dinheiro de boas vindas", pois a moeda da Alemanha comunista não é conversível. Um mundo novo aguardava os visitantes, principalmente os que nunca tinham encontrado um jeito de convencer as autoridades de seu país a deixá-los cruzar o muro. "É coisa demais para a primeira vez. Não consegui escolher nada", disse Uwe Michalski, que, com olhos espantados e o "dinheiro de boas-vindas", firmemente seguro na mão, parecia um tanto perdido num dos maiores paraísos de consumo do mundo. "Para mim, é como se estivesse em outro planeta", comparou uma adolescente que namorava a seção de equipamentos de som numa grande loja de departamentos.

"Em um mês, esses alemães - crianças, puks, donas de casa, estudantes, trabalhadores - realizaram o impossível, o inimaginável, o assombroso", escreveu VEJA. "

domingo, julho 13, 2008

Os três anos de Santiago, no Condomínio Felizardo Furtado, com festa e presentes
















Pois é: Santiago nasceu em 2 de julho de 2005 e comemorou os seus três anos de idade neste domingo. O garotão - que recebeu muitos presentes - fez festa no salão do Condomínio Residencial Felizardo Furtado (rua Felizardo), onde moram seus pais, Alexandre e Liane, no Bloco G. Parabéns, Santiago!
Ah, Santiago é o garotão loiro da primeira foto! No foto abaixo estão os pais.

Calamares dá descontos para quem chegar de táxi

O Restaurante Calamares, do Bourbon Shopping Ipiranga, no Jardim Botânico, lançou a campanha "Vou de Táxi", como parte da nova lei de tolerância zero ao álcool para quem dirige. Assim, os clientes que comprovarem a utilização de um táxi na ida até o restaurante ganharão 20% de desconto no consumo de qualquer bebida alcoólica. Segundo Maria José Cassado, uma das sócias da casa, "para ganhar o desconto, basta o cliente apresentar o recibo da ida de táxi até o restaurante, confirmando não estar dirigindo carro".
O Calamares oferece ainda outras opções não alcoólicas aos seus clientes, como cerveja sem teor de álcool e sangrias de frutas frescas.
A promoção é válida até o próximo dia 30 de setembro.
Calamares - Tel.: 3384-4561
TURISMO: CVC NO BOURBON IPIRANGA
Inaugurou, no último dia 26, a CVC Viagens, no Shopping Bourbon Ipiranga. A operadora oferece pacotes turísticos nacionais e internacionais, marítimos e cruzeiros.
Esta é a décima unidade da empresa em Porto Alegre. Segundo a representante da operadora de turismo, Elisabeth Costa, será dado destaque para a comercialização de roteiros internacionais, muito estimulados ultimamente em razão da valorização do real frente ao dólar - principalmente pacotes para os Estados Unidos e a Europa.
A CVC Viagens foi criada no Brasil há 36 anos e é a maior da América Latina em seu ramo. Possui 353 lojas no país, sendo 16 no Rio Grande do Sul.
A agência da CVC no shopping Bourbon Ipiranga funciona diariamente das 10 às 22 horas, e aos domingos das 14 às 20 horas.

O Dia D, em O Globo




O dia 6 de junho de 1944 ficou conhecido como o "Dia D", o mais longo dos dias, o da Invasão da Normandia, na França. Foi, até hoje, a maior operação militar da história, e mobilizou mais de dois milhões de homens, somente do lado aliado. O Brasil, que já estava na Itália, festejou o avanço aliado, o início do fim de Hitler. E um dos mais importantes jornais brasileiros da época, O Globo, noticiou o fato com letras garrafais. Veja as imagens (clique em cima para ampliá-las, e com zoom para ler a matéria) da edição do dia 6 de junho. (Coleção do Conselheiro X.)