sábado, janeiro 30, 2010

Erro técnico aponta deputado como padrinho de emissora
Pedido da concessão para TV Educativa em Bento Gonçalves foi feito em 2003

Um erro burocrático do Ministério das Comunicações revelou que o deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB) apadrinhou a Fundação Núcleo Cultural Bento Gonçalvense, do Rio Grande do Sul, para que a instituição obtivesse, no início do mês, uma concessão de TV educativa em Bento Gonçalves. A falha partiu dos técnicos do site do órgão, que registraram o nome do parlamentar em vez de digitar o nome da fundação como beneficiária da TV.
O deputado confirmou a participação no processo para acelerar a concessão de emissoras educativas de seu Estado, conforme publicado no portal Comunique-se. "O Hélio Costa (Ministro das Comunicações) endureceu para aprovar outorgas de radiodifusão. Fui procurado muitas vezes porque ele aumentava as exigências de vinculação com universidades para aprovar (as outorgas)", afirmou. Segundo Mendes, não havia interesse pessoal ou econômico no apadrinhamento. "Não sou parente, não sou amigo dos dirigentes da fundação que pleiteou a concessão, nem tenho interesse econômico na causa. Como interessa ao Rio Grande do Sul, eu peço", justificou.
O pedido de concessão para a TV Educativa de Bento Gonçalves foi feito em 2003. De acordo com o presidente da Fundação, Jorge Menezes, o deputado entrou no caso no início do processo, quando a consultoria jurídica do Ministério exigiu alguns documentos para sua aprovação. Menezes ainda disse que procurou o parlamentar "porque não se consegue falar com o ministro sem estar acompanhado de um deputado". COLETIVA.NET
Imprimir
Zero Hora publica série sobre os espiões da ditadura
Especial Os Infiltrados será veiculado a partir deste domingo

Duas décadas e meia após o final do regime militar, a série de reportagens Os Infiltrados, de Zero Hora, que começa neste domingo, 30, e se estende até quarta-feira, 3, mostrará que o mistério e a dúvida sempre moveram os passos e as ações dos espiões. Convocados a conviver ao lado de adversários, eles montaram casa, inventaram uma vida que não era deles e correram riscos para fazer informes que consideravam fundamentais para que policiais e combatentes do regime conseguissem alcançar seus objetivos.
Os repórteres Carlos Etchichury, Carlos Wagner, Humberto Trezzi e Nilson Mariano dão voz e rosto a homens e mulheres que fizeram a história sem aparecer. Ex-policiais, ex-funcionários de estatais e agricultores mostram documentos da época e contam como se transformaram em pessoas confiáveis para frequentar passeatas de estudantes, assembleias de sindicatos, reuniões de exilados e, no lado inverso, reuniões da Brigada Militar.
A primeira reportagem revela que a estratégia da infiltração era empregada pelos dois lados, como comprovam as entrevistas de policiais militares e de colonos sem-terra que faziam questão de se misturar no conturbado acampamento de Encruzilhada Natalino no final da década de 70 e início da década de 80. Tudo para cumprir a missão de informar seus superiores, antecipar uma ofensiva dos adversários e evitar uma surpresa que poderia ser fatal. Os Infiltrados terá o ritmo de um romance policial.
A série também está disponível no site especial www.zerohora.com/osinfiltrados, que reúne vídeos e áudios, fotos, gráficos explicativos e mostra ainda as interconexões dos personagens abordados na reportagem.

sexta-feira, janeiro 29, 2010


Jornalista gaúcha vence prêmio Rei de Espanha
Eliane Brum, da Época, foi premiada pela reportagem O Islã dos Manos


A gaúcha Eliane Brum (foto), ex-Zero Hora, atual repórter da revista Época, foi uma das vencedoras do prêmio internacional Rei de Espanha de Imprensa. Ela foi premiada pela reportagem O Islã dos Manos, publicada em 2 de fevereiro de 2009, sobre a presença da religião nas periferias de cidades brasileiras.
Conforme publicado no site Comunique-se, a premiação é concedida pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, em parceria com a agência EFE. Os prêmios serão entregues em Madri, em data ainda não definida, pelo Rei Juan Carlos I.
Os outros vencedores foram o mexicano Juan Villoro, as argentinas María Arce e Paula Mercedes Lugones, o colombiano Manuel Saldarriaga e os espanhóis Juan José Millás, Nieves Concostrina, Antonio Parreño e Rosa de Santos.
Natural de Ijuí, Eliane Brum iniciou sua carreira na Zero Hora, onde assinava uma coluna semanal chamada A vida que Ninguém Vê. A reunião dos textos resultou em um livro de mesmo nome, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti, em 2007. Eliane também é autora de O Avesso da Lenda e O Olho da Rua.
Para Dentro do Labirinto retorna à Sala Álvaro Moreyra
Devido ao sucesso da pré-estreia que superlotou a Sala
Álvaro Moreyra em dezembro, o experimento teatral sobre a obra de Jorge Andrade,“Para Dentro do Labirinto”, terá novas apresentações hoje, 29, amanhã, 30, e domingo, 31. Com entrada franca, as apresentações serão às 21h, na Sala Álvaro Moreyra (Centro Municipal de Cultura, av. Erico Verissimo, 307).
Para Dentro do Labirinto é resultado do segundo módulo do Grupo Experimental de Teatro - o Módulo Montagem de Textos - iniciado em outubro de 2009. O trabalho reúne fragmentos das peças As confrarias, Pedreira das Almas e Vereda da Salvação, de Jorge Andrade, entrelaçados com trechos da autobiografia, Labirinto, único romance do dramaturgo. Segundo Mauricio Guzinski, coordenador do Grupo Experimental de Teatro, a montagem enfoca os aspectos humanos, em especial a presença forte das mulheres. "Elas são personagens quase míticas no teatro de Jorge Andrade", diz Guzinski. As obras - As confrarias, escrita em 1969 (nunca foi encenada), tem como pano de fundo a Inconfidência Mineira, em Vila Rica (MG). Pedreira das Almas (cidade fictícia, baseada em São Tomé das Letras (MG), escrita em 1952, se passa em 1842, durante a Revolta dos Liberais (estreou no TBC e tem sido alvo de montagens recentes); Vereda da Salvação, baseada em fatos reais e trágicos, ocorridos entre agregados e representantes de fazendeiros, em Catulé, Malacacheta (MG), em 1955 (foi concluída em 1964 e encenada diversas vezes, duas por Antunes Filho, TBC/1964 e CPT/1993, além de transformada em filme, por Anselmo Duarte com roteiro e diálogos do próprio autor, em 1967).
Labirinto, (1ª edição, 1978) mostra os fios da criação de Jorge Andrade embaralhando personagens reais a fictícias, personagens históricos com atores de encenações de suas peças, escritores e artistas (entrevistados por Jorge para a Revista Realidade). Grande parte da obra de Jorge de Andrade (1922- 984) tem origem nas memórias de infância e juventude, no meio rural paulista e está marcada por suas observações precoces acerca dos reflexos da crise de 30 e por seu desejo de traçar um painel sobre as grandes mudanças ocorridas na história brasileira.
De certa forma, respondendo à provocação feita, na década de 50, em Nova Iorque, por Arthur Miller: "Volte para seu país e procure descobrir porque os homens são o que são e não o que gostariam de ser, e escreva sobre a diferença". A resposta para esta "horrível equação" surge, muitas vezes, não só nas entrevistas de Andrade, mas também na boca de inúmeras de suas personagens: "A diferença formava uma muralha que emparedava, na mesma injustiça, fazendeiros e colonos." Grupo Experimental - O Grupo Experimental de Teatro foi implantado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) em 2008, abrindo um novo espaço de pesquisa e aperfeiçoamento para atores locais. Os atores - que são selecionados, periodicamente, para participar da pesquisa - já tiveram a oportunidade de receber orientação de Laura Backes, Matteo Belli, Nair D"Agostini e de Mauricio Guzinski.
Neste segundo módulo, além da pesquisa de textos dramáticos, literários, jornalísticos e acadêmicos; da pesquisa de ações físicas e vocais para composição das figuras e personagens; do levantamento iconográfico (que reuniu obras de Portinari, Sebastião Salgado, Picasso, Goya, Michelangelo, Pietás européias e brasileiras), a montagem traz músicas pesquisadas no folclore brasileiro, cantadas ao vivo pelos atores do Grupo e pelos músicos convidados. Outras informações na Coordenação de Artes Cênicas, no Centro Municipal de Cultura, av. Erico Verissimo, 307 - telefones: (51) 3289-8064 / 8062 / 8061, cac@smc.prefpoa.com.br.
Prorrogadas as inscrições do Projeto Táxi Seguro
Foram prorrogadas até o dia 31 de março as inscrições aos permissionários de táxis que desejarem participar do Projeto Táxi Seguro. Parceria da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) com a ONG Global Road Safety Partnership, a iniciativa confere selos de qualidade aos táxis, nas categorias Participante, Bronze, Prata e Ouro, de acordo com o serviço prestado para maior segurança dos usuários.As inscrições, voluntárias e gratuitas, podem ser encaminhadas pelo site www.eptc.com.br. A ficha disponível no site deve ser preenchida e entregue no setor de Atendimento aos Operadores da EPTC (avenida Érico Veríssimo, 5). A partir de 3 de fevereiro (quarta-feira), a entrega das fichas acontece na Av. Ipiranga (s/nº, ao lado da Procempa, próximo à rua Gen. Lima e Silva).Os critérios levados em conta para avaliação técnica passam pela qualificação profissional dos condutores, autuações sofridas, condições do veículo, reclamações de usuários, envolvimento em acidentes de trânsito, entre outros ítens.
Feriado de Navegantes terá passe livre nos ônibus
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que na terça-feira, 2 de fevereiro será passe livre na frota de ônibus de Porto Alegre. É feriado de Nossa Senhora de Navegantes e a festa religiosa na cidade culminará com procissão às 8h e missa às 10h na Igreja de Navegantes. Mais informações no fone 118, que funciona 24 horas, inclusive nos feriados.
Sine oferece centenas de vagas em fast food
O posto do Sine Porto Alegre, gerenciado pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), abriu inscrições para 195 vagas na rede Petiskeira, 160 no McDonald"s e outras 197 para diversas funções no mercado de trabalho.O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na avenida Mauá, 1013. De acordo com o secretário da Smic, Idenir Cecchim, as oportunidades são resultado da parceria da prefeitura com o Ministério do Trabalho e Emprego.As entrevista da Petsikeira será dia 3 de fevereiro, às 8h, no posto do Sine Muncipal. O candidato deve residir em Porto Alegre, Alvorada ou Viamao, e ter concluído o ensino fundamental. 20 vagas de auxiliar de limpeza20 vagas de operador de caixa10 vagas de cozinheiro20 vagas de chapista de lanchonete20 vagas de auxiliar de cozinha20 vagas de garçom10 vagas de auxiliar de estoque50 vagas de atendente de lanchonete20 vagas de recepcionista atendente05 vagas de pizzaiolo As entrevistas do McDonald"s serão dia 4, às 8h, no Sine. 150 vagas de atendente de lanchonete10 vagas de auxiliar de eletricista com curso de NR-10 e conhecimento em refrigeração Outras vagas30 vagas de porteiro05 vagas de serralheiro05 vagas de auxiliar de serralheiro07 vagas de lavador de caminhão (entrevista dia 5, 10h, para trabalhar em cachoeirinha)15 vagas de pedreiro15 vagas de servente de obras15 vagas de carpinteiro10 vagas de confeiteiro05 vagas de açougueiro05 vagas de copeiro05 vagas de auxiliar de TI10 vagas de auxiliar de serviços gerais05 vagas de estoquista10 vagas de frentista05 vagas de hidráulico10 vagas de motorista entregador05 vagas de nutricionista05 vagas de padeiro10 vagas de repositor de mercadorias20 vagas de vendedor interno
Lami e Parque Marinha com muito esporte no final de semana
O feriado previsto para próxima terça-feira, 2 de fevereiro, não deve atrapalhar as atividades esportivas que acontecem na Capital. Mesmo com a possibilidade dos porto-alegrenses aproveitarem para emendar a segunda-feira, 1°, e fazer um feriadão nas praias gaúchas, as atividades de Verão da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer (SME) um bom público neste fim de semana, 30 e 31.
No Parque Marinha do Brasil, acontece mais uma etapa do Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia 2010, realizado pela SME com apoio da Federação Gaúcha de Vôlei (FGV). As inscrições são gratuitas, feitas no local no dia do evento, das 14h às 14h30. A competição premia as três melhores duplas masculinas e femininas. Os jogos masculinos acontecem sábado, 30, e domingo, 31. O feminino apenas domingo.
Na Zona Sul, as praias do Lami estão prontas para mais um fim de semana com diversas atividades esportivas. A diversão é garantida com o Ônibus Brincalhão, cama elástica, jogos de mesa, entre outros atrativos. No mesmo local, as competições de vôlei de duplas têm atraído cada vez mais participantes e público, responsável pela animação na torcida.
Sala P.F. Gastal segue com a mostra do cinema político
A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) segue exibindo até o dia 7 de fevereiro a mostra Clássicos do Cinema Político Brasileiro. Entre longas de diretores como Glauber Rocha, Arnaldo Jabor e Denoy de Oliveira, a mostra também inclui um programa de curtas que marcaram época, como Aruanda, de Linduarte Noronha, Arraial do Cabo, de Paulo César Saraceni, Blá Bla Bla..., de Andrea Tonacci, e Ilha das Flores, de Jorge Furtado.A mostra Clássicos do Cinema Político Brasileiro acontece graças ao apoio do Ministério da Cultura, através do projeto Programadora Brasil, destinado a promover a difusão de filmes brasileiros. A entrada é franca. SinopsesConterrâneos Velhos de Guerra, de Vladimir Carvalho (Brasil, 1990, 168 minutos)Documentário sobre os operários envolvidos na construção de Brasília, dirigido por um dos mais importantes diretores dedicados ao gênero no país, Vladimir Carvalho. Carvalho levou 20 anos para concluir seu filme, devido a problemas com a censura. Lançado durante os anos Collor, o filme teve circulação restrita na época, mas hoje já é visto como um clássico do gênero. Exibição em DVD.Tudo Bem, de Arnaldo Jabor (Brasil, 1978, 110 minutos)Família de classe média realiza reforma em seu apartamento. A convivência com os operários envolvidos na obra dá origem a conflitos de diferente natureza, em filme que serve como metáfora do Brasil durante os anos da ditadura militar. No elenco, Fernanda Montenegro, Paulo Gracindo, Regina Casé, Zezé Motta, Stênio Garcia e Paulo César Pereio. Exibição em DVD.O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha (Brasil, 1969, 99 minutos)O matador de cangaceiros Antônio das Mortes, personagem do filme mais conhecido de Glauber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol, arrepende-se de seu passado de sangue a serviço dos poderosos e enfrenta um coronel (Joffre Soares) para libertar os habitantes de um lugarejo miserável no interior do Nordeste. Primeira produção a cores dirigida por Glauber, foi o filme que lhe assegurou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes.Com Maurício do Valle, Othon Bastos, Joffre Soares, Hugo Carvana e Odete Lara. Exibição em DVD.Coronel Delmiro Gouveia, de Geraldo Sarno (Brasil, 1977, 90 minutos)Elogiada cinebiografia que recupera a história do empresário Delmiro Gouveia, que no início do século 20 enfrentou o poder dos coronéis e da indústria internacional. Perseguido por suas idéias avançadas, Gouveia seria assassinado em 1917, graças a um complô envolvendo políticos e empresários ingleses. Com Rubens de Falco, Isabel Ribeiro, José Dumont e Sura Berditchevski. Exibição em DVD.O Baiano Fantasma, de Denoy de Oliveira (Brasil, 1984, 100 minutos)O paraibano Lambusca chega a São Paulo à procura do conterrâneo Antenor e logo entra em contato com o submundo e as misérias da grande metrópole. Um dos mais elogiados e menos conhecidos filmes da história do cinema brasileiro. Prêmio de melhor filme, melhor diretor e melhor ator para José Dumont no Festival de Gramado. Exibição em DVD.Jango, de Sílvio Tendler (Brasil, 1984, 115 minutos)Clássico do documentário brasileiro que traça um perfil abrangente do presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964. Exibição em DVD.Alma Corsária, de Carlos Reichenbach (Brasil, 1993, 111 minutos)Através da amizade de dois poetas, o diretor Carlos Reichenbach faz um inventário de três décadas da história recente do Brasil. Um filme de resistência, realizado durante a maior crise do cinema brasileiro, após o período Collor. Exibição em DVD.Programa de Curtas (115 minutos)Um programa reunindo seis curtas-metragens que marcaram época, realizados entre 1960 e 1989. Exibição em DVD. Aruanda, de Linduarte Noronha (Brasil, 1960, 22 minutos)No sertão da Paraíba, os descendentes de um antigo quilombo formado em meados do século XIX vivem em condições precárias. Um dos precursores do Cinema Novo.Arraial do Cabo, de Paulo César Saraceni e Mário Carneiro (1959, 17 minutos) A vida e as condições de trabalho de um grupo de pescadores são alteradas pela chegada de uma fábrica no local. O fotógrafo Mário Carneiro inspirou-se nas gravuras de Oswaldo Goeldi para criar a bela fotografia em preto e branco do filme.Bla Bla Bla…, de Andrea Tonacci (Brasil, 1968, 26 minutos)Num momento de crise, um ditador (Paulo Gracindo), faz um longo pronunciamento na televisão.Brasília, Contradições de uma Cidade Nova, de Joaquim Pedro de Andrade (Brasil, 1967, 23 minutos)Filme-ensaio realizado em Brasília no sexto ano após a sua inauguração. O diretor Joaquim Pedro de Andrade tenta descobrir até que ponto uma cidade planejada, símbolo do progresso e dos anseios democráticos de um país emergente, é capaz de reproduzir as desigualdades sociais existentes em outras regiões do Brasil.Couro de Gato, de Joaquim Pedro de Andrade (Brasil, 1960, 15 minutos)Na favela carioca, meninos caçam gatos para vender seu couro para fabricantes de tamborins. Um dos episódios do longa Cinco Vezes Favela, filme coletivo que lançou as bases do Cinema Novo.Ilha das Flores, de Jorge Furtado (Brasil, 1989, 12 minutos)A trajetória de um tomate serve de pretexto para o diretor Jorge Furtado criar um impactante ensaio sobre as contradições sociais do país. Premiado no Festival de Berlim, foi o filme que revelou para o mundo o talento de Furtado.
Grade de Horários
até 7 de fevereiro de 2010 29 de janeiro (sexta-feira)15:00 - Alma Corsária 17:00 - O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro 19:00 - Exibição do média-metragem Diversa Cidade, de Renata Heinz, seguida de debate 30 de janeiro (sábado)15:00 - O Baiano Fantasma 17:00 - Tudo Bem 19:00 - Coronel Delmiro Gouveia 31 de janeiro (domingo)15:00 - Programa de Curtas 17:00 - Alma Corsária19:00 - Conterrâneos Velhos de Guerra 2 de fevereiro (terça-feira)15:00 – Programa de Curtas 17:00 – Coronel Delmiro Gouveia19:00 – Conterrâneos Velhos de Guerra 3 de fevereiro (quarta-feira)15:00 – Jango 17:00 – O Baiano Fantasma 19:00 – Tudo Bem4 de fevereiro (quinta-feira)15:00 – Coronel Delmiro Gouveia 17:00 – Programa de Curtas 19:00 – Jango5 de fevereiro (sexta-feira)15:00 – Alma Corsária 17:00 – O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro 19:00 – Projeto Raros (Ser ou Não Ser, de Ernst Lubitsch)6 de fevereiro (sábado)15:00 – O Baiano Fantasma 17:00 – Programa de Curtas19:00 – Coronel Delmiro Gouveia 7 de fevereiro (domingo)15:00 – Programa de Curtas 17:00 – Tudo Bem19:00 – Conterrâneos Velhos de Guerra
A rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre, que reúne 41 atrativos diversificados em 11 bairros da Zona Sul, recebeu cerca de 50 mil visitantes no ano passado. Em 2008, foram 20 mil. O resultado positivo é decorrente do trabalho desenvolvido pelas oito agências de turismo receptivo que comercializam o produto e à sinalização turística implantada pela prefeitura em 2009. São 61 placas e painéis indicativos que orientam e facilitam a visitação aos atrativos naturais e às pequenas propriedades. As placas estão instaladas desde a Avenida Oscar Pereira, no cruzamento das avenidas Azenha e Princesa Isabel, até o bairro Lami. O investimento de R$ 174 mil foi compartilhado entre as secretarias municipais de Turismo e da Produção, Indústria e Comércio, além do apoio da Secretaria Municipal de Transportes e a EPTC.
No último ano, o turismo rural da Capital também chamou a atenção de gestores alemães, norte-americanos, italianos, mexicanos e angolanos integrantes da rede Metrópolis, que congrega cidades de todo o mundo com mais de um milhão de habitantes. Eles realizaram uma visita técnica à rota turística durante o Simpósio Internacional de Governança Democrática em Cidades, realizado em Porto Alegre em 2009.
Rota rural - O produto turístico foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Emater e o Senar e tem fomentado o turismo nos bairros de Belém Novo, Belém Velho, Campo Novo, Cascata, Hípica, Ipanema, Lami, Lageado, Lomba do Pinheiro, Restinga e Vila Nova, na Zona Sul da cidade.
O roteiro ampliou as opções de lazer da Capital em 41 atrativos diversificados como cantinas com produtos coloniais e artesanato, restaurantes, pousadas e hospedarias, haras, campings à beira do Guaíba, pomares e parreirais, produção de vinho e de suco natural, áreas de preservação ambiental, trilhas ecológicas, açudes para pesca, sítio de recreação para crianças e, ainda, as festas tradicionais da comunidade nos períodos de colheita da uva, da ameixa e do pêssego. As agências de turismo que organizam grupos para visita aos atrativos do roteiro podem ser encontradas no site www.portoalegre.rs.gov.br/turismo, em “o que fazer/Caminhos Rurais”.
Cavalgada da Lua Cheia - Atrativo diferenciado dos Caminhos Rurais, as Cavalgadas da Lua Cheia já se consolidaram como uma opção de lazer diferenciada e bem próxima das tradições gaúchas. Em dois anos de promoção, comemorados em 2009, foram 2,8 mil participantes, incluindo turistas de todo o Brasil, dos Estados Unidos, Alemanha, Argentina e Uruguai atraídos pela oportunidade de vivenciar as tradições e o ambiente típico de uma fazenda gaúcha. A cada edição, o programa reúne cerca de cem participantes entre proprietários de cavalos e visitantes que alugam animais encilhados na própria cabanha organizadora das cavalgadas, a La Paloma.
Qualificação - No ano passado, o Caminhos Rurais foi selecionado pelo Ministério do Turismo dentro do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Base Comunitária e, por meio de convênio com a Cooperativa de Desenvolvimento de Produtos Turísticos (Coodestur), os empreendedores vinculados à Associação Porto Alegre Rural receberam recursos federais para a realização de um diagnóstico dos 41 empreendimentos que fazem os Caminhos Rurais visando à qualificação do turismo rural e sua promoção.
Jornalismo Digital

A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) recebe inscrições até o dia 5 de março para o curso de especialização em Jornalismo Digital, que integrará as redes sociais no cotidiano do jornalismo. O curso é coordenado pelo professor Marcelo Träsel e oferecerá conhecimento de ponta sobre a cultura e as mídias digitais, desenvolvendo habilidades de redação e edição específicas na área.
O programa também privilegia o empreendedorismo e o gerenciamento de projetos nas plataformas digitais e tem, entre as disciplinas, jornalismo digital e sociabilidade, informática aplicada ao Jornalismo e jornalismo em mídias móveis.
A especialização é voltada a profissionais graduados ligados às áreas de comunicação, informática, administração, marketing, empresários, artistas, ativistas culturais e sociais e interessados em desenvolver produtos e gerenciar projetos nas plataformas digitais.
Os encontros serão quinzenais, às sextas-feiras, das 19h às 22h15min, e sábados, das 9h30min às 12h e das 13h às 15h30min, com início previsto para 19 de março.
Outras informações no site www.pucrs.br/famecos/pos/jornalismodigital, pelo e-mail jornalismodigital@pucrs.br, telefone (51) 3320-3658 ou na sala 319 do prédio 7, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
...
Pós em Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da PUCRS realiza a partir de junho uma versão atualizada do curso de pós-graduação em Design / Especialização em Projeto de Produto Industrial. As modificações buscam trazer mais suporte e apoio para inovação e o empreendedorismo, por meio do design. As inscrições começam em março e seguem até 14 de maio.
A atividade, coordenada pelos professores Mario dos Santos Ferreira e Paulo de Tarso da Silveira Müller, se destina a profissionais graduados, envolvidos com concepção e desenvolvimento de produtos, em especial designers, arquitetos e engenheiros. O objetivo é formar o aluno para atuar na busca de novas soluções de produtos em segmentos da indústria de transformação. Para isso, os participantes irão vivenciar durante as aulas métodos e rotinas de design.
Mais informações no telefone (51) 3320-3564, no site www.pucrs.br/fau/pgdesign, e-mail arquitetura@pucrs.br ou na FAU, no prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Programação de férias no Museu de Ciências e Tecnologia

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) está com várias atrações durante os meses de janeiro, fevereiro e março.
A mostra temporária "O Prêmio Nobel", com painéis expositivos sobre a história do prêmio e os ganhadores da edição de 2009 nas áreas de Física, Química e Fisiologia (Medicina) pode ser visitada até este domingo, 31 de janeiro. A ideia é informar a comunidade sobre a condecoração instituída pelo famoso químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel.
A exposição " (R)Evolução de Darwin" ocorre até o final de fevereiro. Em três andares, os visitantes podem conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin".
Até março acontece a mostra fotográfica que busca sensibilizar para os efeitos da degradação ambiental e chamar atenção para a biodiversidade e a natureza, à ecologia, sustentabilidade e economia. "Aves dos Campos de Cima da Serra", apresenta imagens das principais espécies de aves e de paisagens como as do Planalto das Araucárias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O MCT fica aberto de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3521.
...
Inscrições abertas para especializações

A PUCRS está com inscrições abertas para diversos cursos de especialização nas áreas de Administração e Economia, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Direito, Educação, Engenharia e Arquitetura, Farmácia, Filosofia e Sociologia, Informática, Línguas e Literatura, Teologia e Química.
A lista de opções está disponível em www.pucrs.br/pos/especializacao. Informações no site ou através dos telefones das respectivas unidades.
...
Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem

O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (PPGCOM-Famecos) está com inscrições abertas para o curso de especialização "Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem".
A atividade, coordenada pela professora Susana Gib Azevedo, é voltada para profissionais e pesquisadores que buscam aprofundar seu conhecimento na área de comunicação e ampliar suas possibilidades de abrangência de públicos. Partindo da perspectiva da comunicação organizacional, institucional e mercadológica, o curso visa à reflexão das teorias de planejamento e pesquisa e das dinâmicas empresariais da comunicação, abordando temas e questões contemporâneas.
Mais informações pelo telefone (51) 3320-3658 ou no site www.pucrs.br/famecos/pos/planejamentocom/.
Porto Verão Alegre oferece cultura à comunidade
A 11ª edição do Porto Verão Alegre oferece à Capital até 11 de fevereiro mais de 50 espetáculos de teatro profissional, 16 atrações de música e várias atividades culturais paralelas, na maioria gratuitas ao público. O evento conta com apoio da prefeitura. Teatro de rua, dança, artes plásticas, literatura, ilusionismo, debates de cinema e psicanálise, stand up, mostra de vídeo, apresentações de teatro na Praça da Cultura do Praia de Belas Shopping e teatro infantil são alguns dos inúmeros eventos previstos no Porto Verão Alegre.Organizado há onze anos por artistas da Capital, o Porto Verão Alegre é o maior evento cooperativado da América Latina. Surgiu para preencher uma lacuna de oferta cultural que ocorria tradicionalmente em Porto Alegre no período de verão. O evento movimenta diretamente mais de mil artistas, além de bares, restaurantes, transporte público e hotéis.
Dicas de eventos especiais- A Segunda Literária na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas, no dia 8 de fevereiro, às 19h30, terá Antonio Carlos Resende e José Pedro Goulart no dia 8 de fevereiro. - As Terças Alegres na Fundação Iberê Camargo têm programação com visitas às exposições "Cálculo da Expressão e Paisagens de Dentro", além de oficinas de desenho, gravura e pintura, das 15h às 17h.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3362-1061. Clique aqui para conferir a programação completa
Ingressos antecipados podem ser adquiridos nos seguintes locais:Ponto Especial NetDC Shopping - Praça de Alimentação - loja 114 - Prédio CPraia de Belas ShoppingAv. Praia de Belas, 1181Multisom Esquina DemocráticaRua dos Andradas, 1362 - esquina com a Borges de MedeirosMultisom Moinhos ShoppingRua Olavo Barreto Viana, 36 - loja 110Multisom BarraShoppingSulAv. Diário de Notícias, 300Pé de Meia IguatemiShopping IguatemiAv. João Wallig, 1800Pé de Meia Shopping TotalShopping TotalAv. Cristóvão Colombo, 545 - loja 273(descontos para assinantes do Clube ZH, idosos e estudantes)
Inscrições abertas para tutores de curso a distância
Estão abertas, até domingo, 31, as inscrições para tutores do Curso de Educação a Distância, semipresencial, “Procedimentos Didático-Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro-Brasileira”, promovido pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS) da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. O curso é destinado a professores das secretarias municipais de Educação de Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, São Leopoldo, Esteio e Novo Hamburgo, além da comunidade em geral.
O curso, que será realizado com fomento do Programa Uniafro, do Ministério da Educação, terá duração de oito meses, com início na segunda quinzena de abril. Os candidatos devem ter formação em Pedagogia ou licenciaturas, alguma experiência em Ensino à Distância e conhecimento na temática afro-brasileira.
As fichas de inscrição, disponíveis no site http://www.prorext.ufrgs.br/deds/, deverão ser preenchidas pelos candidatos e encaminhadas para o e-mail deds@prorext.ufrgs.br. Outras informações pelo telefone 51-3308-3044.
Depósito de teatro apresenta espetáculo gratuito no Gasômetro
Até domingo, 31, continua em cartaz no Térreo da Usina do Gasômetro o espetáculo “Solos Trágicos – uma investigação sobre a tragédia através dos tempos”, produzido pelo grupo Depósito de Teatro, com direção de Roberto Oliveira e música de Arthur de Faria e Adolfo Almeida Jr. A peça é apresentada diariamente, às 21h, ao ar livre.Solos Trágicos é composto de trechos de Ésquilo, Sófocles, Eurípedes, Shakespeare, Nelson Rodrigues e Michel Azama. São sete “árias” teatrais que buscam exprimir o sentimento inspirado pelo tema de cada obra. No elenco estão Marcelo Adams, Daniel Colin, Isandria Fermiano, Rodrigo Fiatt, Fernanda Petit, Elisa Heidrich e Lucas Sampaio. Informaçõesdepositodeteatro@gmail.comTelefones: 51 3026.4468 51 8531.5230Informações sobre o projeto e a peça:www.solostragicos.blogspot.com
Solos Trágicos Usina do Gasômetro - Térreo Até 31 de janeiro, às 21h – diariamente. ENTRADA FRANCA
Quartas na Dança abre inscrições para 2010
O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abriu inscrições ao projeto Quartas na Dança 2010. Podem participar grupos e companhias de todos os estilos, modalidades e linguagens. Os espetáculos devem ser de companhias profissionais do Rio Grande do Sul e ter duração mínima de 45 minutos. Os projetos devem conter a sinopse do espetáculo, ficha técnica e informações relativas à cenografia e iluminação. É exigido o registro visual do espetáculo em DVD, ou projeto detalhado da montagem. O prazo de entrega encerra-se em 26 de fevereiro.O Quartas na Dança nasceu com o objetivo de fomentar a produção coreográfica de grupos e companhias da Capital. É realizado uma quarta-feira por mês, no Teatro Renascença.
Clique aqui para baixar a Ficha de InscriçãoInformações:Centro de Dança (avenida Erico Verissimo, 307, telefone 3289-8065).
Prefeitura convoca aprovados para agente de combate à dengue
A Secretaria Municipal de Administração vai publicar na edição de amanhã , 29, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o Edital nº 08/2010 referente ao Processo Seletivo Nº 06/2009 para as funções de Agente de Combate às Endemias, Supervisor de Campo e Biólogo – Supervisor Geral de Campo.
O Edital traz a listagem dos candidatos que deverão comparecer, no dia e horário determinados, junto à Coordenação de Seleção e Ingresso — rua Siqueira Campos, 1300 - 9º andar, sala 920 — a fim de tratarem de suas admissões e da assinatura do Termo de Aceitação para Admissão Temporária.
Os candidatos aprovados devem levar os seguintes documentos originais: documento de identidade; certificado que comprova escolaridade exigida; CPF; PIS/Pasep (se possuir); título de eleitor, acompanhado dos comprovantes de votação referentes à última eleição (dois turnos) ou comprovante de quitação das obrigações eleitorais, emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE); comprovante de quitação das obrigações militares; e o original do comprovante de residência em Porto Alegre (contas de água, luz ou telefone fixo). Caso o candidato não seja o titular da conta, o comprovante deverá vir acompanhado de declaração do titular, com firma reconhecida em cartório, indicando que o candidato reside no mesmo local. A carteira do conselho de classe será exigida para a função de Biólogo.
O não comparecimento do candidato convocado, no prazo determinado, será entendido como desistência à admissão na referida função. A íntegra do Edital você encontra no Diário Oficial: http://www.portoalegre.rs.gov.br/dopa/
Linha Turismo é atração no feriado de Navegantes
Uma opção para quem vai estar na Capital nesta terça-feira 2, feriado de Nossa Senhora dos Navegantes, é realizar o city tour Linha Turismo. O ônibus panorâmico tem suas saídas às 9h e 15h30, com o roteiro Tradicional, e às 10h30 e 13h30, com o roteiro Zona Sul, com embarque no terminal localizado na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa.
No roteiro Tradicional, os passageiros conhecem o Parque da Redenção, Praça da Matriz, Mercado Público, o Parque Moinhos de Vento e o Centro Cultural Usina do Gasômetro, entre outros atrativos próximos ao Centro Histórico. Já no Roteiro Zona Sul, entre os principais atrativos estão o Caminho dos Antiquários, orla do Guaíba, Parque Harmonia, Anfiteatro Pôr-do-Sol, Parque Marinha do Brasil, Fundação Iberê Camargo e a Praia de Ipanema. Os passeios são orientados por guias de turismo.
As passagens no roteiro Tradicional custam R$ 8, no andar inferior, e R$ 10, no andar superior. No roteiro Zona Sul, as tarifas custam R$ 10 e R$ 15, respectivamente. Diante da grande procura pelos passeios, é recomendável fazer reservas antecipadas pelos telefones 3289-6744 ou 3289-6745.
Durante o mês de janeiro, 4.478 pessoas já realizaram o passeio do Linha Turismo.
Imperadores e Império da Zona Norte na Descida da Borges
Amanhã, 29, será realizada a última edição da Descida da Borges.
A partir das 21h30, na Esquina Democrática (avenida Borges de Medeiros com rua dos Andradas). O evento deve reunir um público estimado entre 15 e 20 mil pessoas. Participam as escolas Imperadores do Samba e Império da Zona Norte.De acordo com o coordenador de manifestações populares da Secretaria Municipal da Cultura, Joaquim Lucena, o objetivo do evento é resgatar a cultura do carnaval no centro da cidade. "O espírito do carnaval no Centro não pode se apagar e deve ser permanentemente renovado. A Borges de Medeiros é um marco, tem representatividade em Porto Alegre. O carnaval é da Borges", enfatiza.Neste ano, para melhorar a infraestrutura do desfile e proporcionar maior conforto ao público, a organização do evento dobrou o número de banheiros químicos (de 8 para 16), aumentou o comprimento do guarda-corpo (de 120 metros para 200 metros), e reforçou a iluminação.
A primeira edição da Descida da Borges deste dia 8. Cerca de dez mil pessoas acompanharam o festa no Centro Histórico, com apresentações da Império do Sol (São Leopoldo) e Vila Isabel. Outras edições aconteceram nas noites dos dias 15 e 22, com as escolas União da Vila IAPI e Bambas da Orgia, na segunda edição, e Imperatriz Dona Leopoldina e Estado Maior da Restinga na terceira edição.
A PUCRS divulgou na tarde desta quinta-feira, 28 de janeiro, a relação dos candidatos classificados da Lista de Espera da 2ª chamada do Concurso Vestibular de Verão 2010. A matrícula será nesta sexta-feira, 29, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, no 2º pavimento do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A Guia de Recolhimento (DOC para pagamento da primeira mensalidade) poderá ser impressa via internet, no site www.pucrs.br/vestibular , ou obtida na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do prédio 15 do Campus Central a partir de hoje. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3557.
ARTES PLÁSTICAS
Última semana para inscrições a ocupação de espaços culturais
A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe até sexta-feira, 29, inscrições de artistas plásticos para ocupação de espaços expositivos, incluindo os do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae). A documentação deve ser entregue na Coordenação de Artes Plásticas da SMC (Usina do Gasômetro - avenida Pres. João Goulart, 551, sala 603), das 10h às 12h e das 14h às 17h. Os artistas selecionandos realizarão exposições individuais ou coletivas nos seguintes espaços:Galeria Iberê Camargo e Galeria do 4º andar.Usina do Gasômetro, Av. Presidente João Goulart, 511.Saguão do Centro Municipal de CulturaAv. Érico Veríssimo, 307Sala da Fonte e PorãoPaço Municipal, Praça Montevidéu, 10.Galeria de Arte do DmaeCentro Histórico e Cultural Antonio Klinger FilhoRua 24 de outubro, 200.Confira o edital.

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Inscrições para contratação emergencial do IGP encerram nessa sexta-feira

O Instituto-Geral de Perícias informa aos interessados que, na próxima sexta-feira (29), encerram as inscrições do processo seletivo para contratação emergencial de nove servidores. As inscrições iniciaram no dia 18 de janeiro e se estendem até o próximo dia 29, na Supervisão Técnica do IGP, Rua Voluntários da Pátria, 1358, 3º andar, ala norte, Bairro Floresta, Porto Alegre, para os locais e cargos, abaixo relacionados: - Camaquã - perito médico-legista (01) auxiliar de perícias (01); - Ijuí - auxiliar de perícias (2); - Palmeira das Missões - auxiliar de perícias (2); - Santa Maria - perito médico-legista (2); - São Gabriel - auxiliar de perícias (01).As informações sobre as regras e documentação para inscrição constam do Edital nº 01/2010, que pode ser acessado através do site www.igp.rs.gov.br, clicando no link ‘contratação emergencial 2010’, à esquerda da página.Fonte: Ascom IGP
Especialização em Gestão Empresarial

A PUCRS Virtual está com inscrições abertas para o "Curso de Especialização em Gestão Empresarial ". A atividade, realizada na modalidade à distância, é voltada para profissionais com formação superior, que atuam, ou desejam atuar, em atividades de gestão, exercendo funções gerenciais e/ou executivas, em organizações públicas ou privadas. O programa traz conceitos de gestão de pessoas, marketing, logística, finanças, planejamento e estratégia de mercado.
As inscrições podem ser feitas no site www.ead.pucrs.br até 28 de março. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3651.
Tambor da Aldeia mantém atualização
Boletim informativo da ARI registra denúncias envolvendo atentados à liberdade de expressão
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mandou abrir uma sindicância para apurar o responsável pelo repasse à imprensa de informações sobre o pagamento superfaturado de rescisões trabalhistas. Seis policiais do Legislativo foram nomeados pelo diretor-geral da Casa para investigar, no prazo de 90 dias, o autor do vazamento. Os documentos do vazamento comprovaram que o Senado pagou indevidamente R$ 257 mil pela exoneração de 131 comissionados, indicados por senadores sem concurso. Este é um dos destaques da edição desta semana do Tambor da Aldeia, boletim do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da ARI (Associação Riograndense de Imprensa).
A decisão de uma juíza do Rio de Janeiro, que liberou o jornalista Diogo Mainardi e a revista Veja de indenizar o empresário Carlos Jereissati, também é destacada na edição. A pesquisa e edição do boletim são realizadas pelo jornalista Vilson Antonio Romero, e a ARI disponibiliza o correio eletrônico imprensalivre@ari.org.br aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.
Porto Verão Alegre oferece cultura à comunidade
A 11ª edição do Porto Verão Alegre oferece à Capital até 11 de fevereiro mais de 50 espetáculos de teatro profissional, 16 atrações de música e várias atividades culturais paralelas, na maioria gratuitas ao público. O evento conta com apoio da prefeitura. Entre os destaques de hoje está o evento Cinesog - Cinema e Psicanálise, que ocorre no Instituto NT, às 19h30, com a exibição do filme "Partir" e comentários de Roger Lerina e Sissi Vigil Castiel. Teatro de rua, dança, artes plásticas, literatura, ilusionismo, debates de cinema e psicanálise, stand up, mostra de vídeo, apresentações de teatro na Praça da Cultura do Praia de Belas Shopping e teatro infantil são alguns dos inúmeros eventos previstos no Porto Verão Alegre.Organizado há onze anos por artistas da Capital, o Porto Verão Alegre é o maior evento cooperativado da América Latina. Surgiu para preencher uma lacuna de oferta cultural que ocorria tradicionalmente em Porto Alegre no período de verão. O evento movimenta diretamente mais de mil artistas, além de bares, restaurantes, transporte público e hotéis.
Dicas de eventos especiais- A Segunda Literária na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas, no dia 8 de fevereiro, às 19h30, terá Antonio Carlos Resende e José Pedro Goulart no dia 8 de fevereiro. - As Terças Alegres na Fundação Iberê Camargo têm programação com visitas às exposições "Cálculo da Expressão e Paisagens de Dentro", além de oficinas de desenho, gravura e pintura, das 15h às 17h.- Tem teatro adulto com entrada franca às Quartas no Praia, na Praça de Artes do Shopping Praia de Belas, sempre às 20h, com os espetáculos "Lipstick Station" (27/01) e "Pois é, vizinha..." (03/02).
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3362-1061. Clique aqui para conferir a programação completa
Ingressos antecipados podem ser adquiridos nos seguintes locais:Ponto Especial NetDC Shopping - Praça de Alimentação - loja 114 - Prédio CPraia de Belas ShoppingAv. Praia de Belas, 1181Multisom Esquina DemocráticaRua dos Andradas, 1362 - esquina com a Borges de MedeirosMultisom Moinhos ShoppingRua Olavo Barreto Viana, 36 - loja 110Multisom BarraShoppingSulAv. Diário de Notícias, 300Pé de Meia IguatemiShopping IguatemiAv. João Wallig, 1800Pé de Meia Shopping TotalShopping TotalAv. Cristóvão Colombo, 545 - loja 273(descontos para assinantes do Clube ZH, idosos e estudantes)
CONTRATAÇAO TEMPORÁRIA
Últimos dias para inscrição ao processo seletivo para cirurgião-dentista
A Secretaria Municipal de Administração (SMA) recebe até amanhã, 27, inscrições ao Processo Seletivo nº 01/2010 para a função de Cirurgião-Dentista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A admissão será por tempo determinado, observado o prazo máximo de 120 dias, a fim de atender necessidades temporárias de excepcional interesse público. A seleção para as duas vagas disponíveis se dará por meio da análise de currículo, onde serão considerados os aspectos de qualificação e experiência profissional.
A divulgação das etapas referentes a este Processo Seletivo será feita por meio de editais publicados no Diário Oficial do Município de Porto Alegre e Extratos de editais em jornal de grande circulação. A divulgação pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/concursos tem caráter meramente informativo.
Vencimentos - Para uma carga horária de 30 horas semanais de trabalho, o vencimento básico é de R$ 1.376,10, acrescido de gratificação correspondente a 25% do vencimento básico inicial para servidores da SMS em atividades em creches e unidades sanitárias. De acordo com a necessidade da administração, o servidor poderá ser convocado para regime especial de trabalho: Regime de Tempo Integral (RTI), que altera a carga horária semanal de 30h para 40h semanais, obtendo um acréscimo de 50% sobre o vencimento básico: R$ 688,05; ou Regime de Dedicação Exclusiva (RDE) que altera a carga horária semanal de 30h para 40h semanais, obtendo um acréscimo de 100% sobre o vencimento básico: R$ 1.376,10.
Inscrições - O candidato deverá acessar o endereço eletrônico http://www.portoalegre.rs.gov.br/concursos, clicar no link correlato ao Processo Seletivo 01/2010 – Cirurgião Dentista, preencher o formulário de inscrição, transmitir os dados e imprimir o boleto bancário (no valor de R$ 66,50) necessário para o pagamento. São requisitos para inscrição: possuir a formação e habilitação legal exigida para o exercício da função e efetuar o pagamento do boleto bancário.
Quartas na Dança abre inscrições para 2010
O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abriu inscrições ao projeto Quartas na Dança 2010. Podem participar grupos e companhias de todos os estilos, modalidades e linguagens. Os espetáculos devem ser de companhias profissionais do Rio Grande do Sul e ter duração mínima de 45 minutos. Os projetos devem conter a sinopse do espetáculo, ficha técnica e informações relativas à cenografia e iluminação. É exigido o registro visual do espetáculo em DVD, ou projeto detalhado da montagem. O prazo de entrega é até 26 de fevereiro.O Quartas na Dança nasceu com o objetivo de fomentar a produção coreográfica de grupos e companhias da Capital. É realizado uma quarta-feira por mês, no Teatro Renascença.
Clique aqui para baixar a Ficha de InscriçãoInformações:Centro de Dança (avenida Erico Verissimo, 307, telefone 3289-8065).
História das Copas do Mundo é destaque no Fórum
Os participantes do Fórum Social Mundial (FSM) têm mais um atrativo na área externa da Usina do Gasômetro a partir de hoje, 26. Até sexta-feira, 29, no estande da prefeitura, será exibida a exposição “Os Gaúchos nas Copas”, que conta em fotos e textos a participação gaúcha nas 18 copas já realizadas até hoje.
Elaborada pela Secretaria Extraordinária Municipal da Copa, com apoio da Federação Gaúcha de Futebol, a exposição é composta de 24 painéis que relatam a trajetória dos atletas gaúchos, da seleção brasileira e dos grandes campeões mundiais de futebol. Além disso, a mostra conta ainda a participação de Porto Alegre na Copa de 1950, realizada no Brasil.
“Este é um belo trabalho de resgate histórico e valorização dos atletas que tão bem representaram o Rio Grande do Sul”, enfatizou o vice-prefeito José Fortunati.

terça-feira, janeiro 26, 2010

Aulas de Teologia para leigos
Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "Teologia Para Leigos - 5º bloco". A atividade busca oferecer formação bíblica, teológica e pastoral e se divide em três módulos. No primeiro, "Teologia Bíblica- Livros Sapienciais", serão estudados salmos e provérbios, com encontros às segundas-feiras. No segundo, "Teologia Sistemática: Escatologia e Graça", o tema é a vida cristã e as últimas realidades, como morte, céu e inferno, com aulas às terças-feiras. No último, "Teologia Prática- Direito Canônico", serão abordadas as normas da Igreja Católica para os fiéis, às quartas-feiras. A atividade ocorrerá das 19h30min às 22h20min, sob a coordenação do padre Pedro Kunrath.
As aulas começam no dia 15 de março e as inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3680.
Classificados da lista de espera da 2ª chamada
Nesta terça-feira, 26 de janeiro, foram divulgados os classificados na lista de espera da 2ª chamada do Vestibular de Verão 2010. Os nomes podem ser conferidos no site www.pucrs.br/vestibular. A matrícula será feita nesta quarta-feira, 27 de janeiro, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, no 2º pavimento do prédio 50, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A Guia de Recolhimento (DOC para pagamento da primeira mensalidade) poderá ser impressa via internet, no site mencionado clicando no botão ao lado do nome na lista dos classificados, ou obtida no Central de Atendimento ao Aluno, térreo do prédio 15 do Campus Central.
Os relacionados na Lista de Espera também deverão comparecer para preencher o Termo de Manifestação de Interesse na Vaga nesta quarta-feira, 27 de janeiro, no mesmo horário, no prédio 50, 2º pavimento (conforme distribuição por curso afixada no local).
Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3557.
Ótimo clima e bom público no Vôlei de Praia
O clima perfeito de verão, com sol e céu aberto, fez com que um grande público prestigiasse mais uma etapa o Circuito Porto Alegre Vôlei de Praia 2010, no Parque Marinha do Brasil. As partidas foram disputadas nesse final de semana, 23 e 24. Os jogos, válidos pela terceira rodada tripla, aconteceram nas quadras de areia do parque Marinha do Brasil. Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), o evento prossegue até o dia 28 de fevereiro. (fotos)
Sábado, 23, aconteceu a quinta etapa masculina, com 16 duplas e 30 jogos. No domingo, 24, mais 31 confrontos da sexta etapa. O atleta Hélio de Lucena, atual Rei do Parque, em dupla com Eduardo Rossini, conquistou o 1º lugar nas duas etapas masculinas desse fim de semana. No domingo também aconteceu a terceira feminina. E a dupla Simone Alves/Michele Bassani repetiu o feito das etapas anteriores e sagrou-se novamente campeã.
A quarta rodada tripla será no próximo fim de semana, 30 e 31. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, das 14h às 14h30. Os jogos do masculino serão disputadas aos sábados e domingos e do feminino somente aos domingos. As duplas participantes não precisam competir em todas as etapas.
Da mesma forma, um atleta pode competir em diferentes etapas formando dupla com outros competidores. Para esse ano, está prevista a competição da categoria mais de 40 anos. Se houver no mínimo quatro duplas inscritas, os jogos acontecerão nas etapas dos dias 23 de janeiro e 20 de fevereiro. Haverá premiação para o 1°, 2° e 3° lugares em cada etapa. No final da competição, as três melhores duplas e os seis melhores atletas individuais receberão troféus. O Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia tem o apoio da Federação Gaúcha de Vôlei (FGV).
Informações podem ser obtidas de segundas a sextas pelos telefones 3289-4866 e 3289-4873, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo e-mail eventos@sme.prefpoa.com.br.
Duplas vencedoras
Sábado (23)5ª etapa masculino: 16 duplas - 30 jogos.1º lugar: Hélio de Lucena e Eduardo Rossini2º lugar: Fernando Gavron e Fabrício Salgado3º lugar: Cassiano Ventura e Mateus Leonetti
Domingo (24)6ª etapa masculina: 17 duplas - 31 jogos.1º lugar: Hélio de Lucena e Eduardo Rossini2º lugar: Maximiliano Pantaleão e Luiz Rossa3º lugar: Yuri Karan e Yuri do Canto3ª etapa feminina: 07 duplas - 12 jogos.1º lugar: Simone Alves e Michele Bassani2º lugar: Júlia Raposo e Rúbia Capretti3º lugar: Kelly Dias e Danielle Araújo
Próximas disputas30 e 31 de janeiro06 e 07 de fevereiro20 e 21 de fevereiro27 e 28 de fevereiro (etapa dupla final)
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL
FSM comemora 10 anos e reúne grande público na Usina

Centenas de pessoas lotaram a Usina do Gasômetro hoje, 25, para a abertura do Fórum Social Mundial, evento que comemora 10 anos de sua primeira realização na Capital. O prefeito José Fogaça esteve no Gasômetro, onde deu as boas vindas aos participantes, agradeceu ao apoio das entidades organizadoras por trazer o evento ao seu local de origem e anunciou a criação de um Memorial do FSM em Porto Alegre. O convênio para a instalação do Memorial será assinado esta tarde, às 14h30, no Paço Municipal. (veja o vídeo)Fogaça lembrou o trabalho desempenhado pela prefeitura para que a Capital voltasse a sediar as atividades do Fórum depois de cinco anos. No ano passado, o prefeito enviou uma carta ao Comitê Organizador do FSM, em Belém do Pará, manifestando o desejo de Porto Alegre em voltar a receber o evento em seus 10 anos. “Garantimos todos os esforços, como sempre foi feito, para dar todas as condições de ambiente, material e hospedagem, não só por parte da prefeitura, mas da população e da cidade como um todo”, reforçou Fogaça, que depois da abertura, visitou os estandes com serviços da prefeitura no estacionamento da Usina. Com a proposta de discutir alternativas para a superação dos problemas da humanidade, o Fórum é realizado em Porto Alegre pela quinta vez em dez anos. Nesta edição, o evento conta com mais de 400 atividades descentralizadas nas cidades de Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga, além da Capital. Integram a programação feira de economia solidária, encontro com chefes de estado, além de diversas atividades culturais. "O Fórum é um desafio na imaginação criadora que não abre mão da idéia de que a liberdade humana possa estar permanentemente ligada à igualdade, sem a qual não há destino", concluiu Fogaça. O principal evento é o Seminário Internacional “Dez anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível”. A iniciativa reúne intelectuais e pensadores de diferentes continentes em espaços como Usina do Gasômetro, Cais Mauá, Câmara Municipal e Assembléia Legislativa. Hoje, às 17h30, será realizada a Marcha do FSM, com saída no Largo Glênio Peres. A caminhada seguirá até a prainha da Usina do Gasômetro, onde haverá shows de Marcelo D2, Renato Borghetti e Papas da Língua. Ao todo, durante a semana, serão 36 shows na denominada Prainha do Gasômetro, contando com a participação de artistas como Papas da Língua, Nei Lisboa, Renato Borghetti e Marcelo D2.
PROGRAMAÇÃO:25/01 – Segunda-feira:Tarde – Oficinas do Fórum e do “Forinho”14h30 – Ato de assinatura do termo que oficializa Memorial do Fórum Mundial Social e Lançamento do Carimbo comemorativo aos 10 anos do Fórum. O carimbo será utilizado por todas as operações dos Correios em Porto Alegre entre os dias 25 e 29 deste mês (Paço Municipal)15h – Início da concentração para a caminhada (em frente ao Paço Municipal). 17h30 (previsão) – Início da Caminhada (ao longo do trajeto, diversos shows e atividades culturais ocorrerão - ver programação cultural). Trajeto: Largo Glênio Peres, Borges de Medeiros, Érico Veríssimo, Usina do Gasômetro. 20h (previsão) – Fim da Caminhada na “Prainha do Gasômetro”, com show de Renato Borghetti, Papas da Língua e Marcelo D226/01 – Terça-feiraManhã – Seminário Internacional (Usina do Gasômetro, Armazéns 6 e 7 do Cais Mauá e Assembléia Legislativa)Tarde – Oficinas do Fórum e do “Forinho”Manhã e tarde – IV Conferência Internacional da Força Sindical (Auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego)18h30 – Evento dos Chefes de Estado, com presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva (Gigantinho)27/01 – Quarta-feiraManhã – Seminário Internacional (Usina do Gasômetro, Armazéns 6 e 7 do Cais Mauá e Assembléia Legislativa)Tarde – Oficinas do Fórum e do “Forinho”Tarde – Seminário Mundo do Trabalho – Um outro Mundo é Possível, organizado pelas Centrais Sindicais (Assembléia Legislativa)17h – Evento dos Direitos Humanos (“Prainha do Gasômetro)28/01 – Quinta-feiraManhã – Seminário Internacional (Usina do Gasômetro, Armazéns 6 e 7 do Cais Mauá e Assembléia Legislativa)Tarde – Oficinas do Fórum e do “Forinho”Tarde – Seminário Mundo do Trabalho – Um outro Mundo é Possível, organizado pelas Centrais Sindicais (Assembléia Legislativa)17h – Pátria Latinoamericana – Tributo a Mercedes Sosa (“Prainha do Gasômetro)19h30 – Passeio Ciclístico Ambiental (saída da Usina do Gasômetro)29/01 – Sexta-feiraManhã e tarde – Seminário Internacional - Sistematização do Documento Final do FSMTarde – Oficinas do Fórum e do “Forinho”15h – Evento O Fórum é de Porto Alegre – Tributo aos dez anos do FSM (“Prainha do Gasômetro)

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Estudantes vão a Goiás e Tocantins pelo Projeto Rondon

Doze alunos de graduação da PUCRS participam da Operação Janeiro 2010 do Projeto Rondon nos municípios de São Simão, em Goiás, e Monte do Carmo, no Tocantins. Eles realizam atividades de capacitação e orientam a comunidade com dicas sobre cidadania, saúde e bem estar social. Os grupos contam com seis estudantes cada e foram selecionados em um processo rígido, que contou com 360 inscritos no total. Participam graduandos de Turismo, Medicina, Psicologia, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, orientados por um professor e um coordenador.
Denis Dockhorn, professor da Odontologia e que atua no projeto há cerca de 35 anos, explica que o objetivo é formar multiplicadores que possam orientar e ajudar a população. A estudante do 5º semestre de Odontologia Gabriela de Miranda Biasi realizará oficinas com cuidadores de idosos e assistentes sociais em Goiás. Em encontro realizado na PUCRS na quinta-feira, véspera da viagem, a jovem se mostrava ansiosa, e com a ideia de transmitir valores positivos. "Vou falar da sabedoria dos idosos e de como precisamos tratá-los com carinho". A mãe, Carmem Dora Miranda, vê a oportunidade de Gabriela como um desafio. "Uma bagagem gratificante em termos de cidadania", acredita. Além dos jovens que partiram, outro grupo com seis alunos retornou no sábado de Cacequi, no interior do Estado, onde também foram desenvolvidas atividades. Entre os objetivos está a redução das desigualdades sociais do país. Os grupos ficam em Goiás até 7 d e fevereiro e no Tocantins até o dia 8.
Labmec ensina a investir na bolsa de valores

O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) está com inscrições abertas para a quarta edição do curso " Bolsa de Valores: aprenda a investir ". As aulas acontecem de 26 a 28 de janeiro, das 19h30min às 22h30min, e serão ministradas pelo professor Leandro Hirt Rassier. O programa traz conceitos e dicas nas áreas de finanças pessoais, tipos de investimento e mercado de ações.
As inscrições podem ser feitas por meio do site www.labmec.com.br ou na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3384-4449.
...
Ubisoft e Faculdades da PUCRS lançam especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais

A PUCRS oferece em 2010 o curso de especialização "Desenvolvimento de Jogos Digitais ". A iniciativa surgiu de uma parceria entre a empresa francesa Ubisoft e as Faculdades de Comunicação Social (Famecos) e Informática (Facin) da PUCRS. As inscrições vão até o dia 5 de março e as aulas têm início em 22 de março.
As atividades, com duração de 18 meses, estarão focadas no treinamento de artistas, designers e programadores especificamente para trabalhar na indústria do videogame. Os alunos terão aulas de programação, design e outras disciplinas voltadas para o mundo virtual. A coordenação do curso fica a cargo dos professores Marcelo Cohen (FACIN) e André Pase (FAMECOS).
Mais informações pelo telefone (51) 3320-3658, no site www.pucrs.br/famecos/pos/espjogos ou na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, sala 319 do prédio 7, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
...
Especialização em Toxicologia Aplicada recebe inscrições

O Instituto de Toxicologia da PUCRS (Intox) está com inscrições abertas para o curso de especialização em Toxicologia Aplicada. A atividade é direcionada a profissionais com formação em Medicina, Farmácia, Biomedicina, Medicina Veterinária, Química e Engenharia Química, entre outras, com o objetivo de capacitar e incentivar a pesquisa em toxicologia.
Os encontros serão realizados nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã. As inscrições podem ser realizadas até 31 de março no site www.pucrs.br/toxico, link especialização. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3677.

domingo, janeiro 24, 2010

Turismo oferece vagas para estagiários e guias
A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) oferece 20 vagas de estágio para estudantes dos cursos de Turismo, Hotelaria, Relações Públicas, História e também Técnico em Guia de Turismo. Os estagiários selecionados irão atuar junto às unidades do Serviço de Atenção ao Turista (SAT), na prestação de informações turísticas da Capital.
O perfil dos candidatos inclui ser comunicativo, responsável e ter flexibilidade de horários. É pré-requisito para ocupar uma das vagas possuir domínio de conversação em inglês ou espanhol, e desejável ter algum conhecimento sobre os atrativos turísticos de Porto Alegre. A carga horária é de 30 horas semanais e a remuneração de R$ 4,46 a hora, mais vale-transporte.
Guias de Turismo – A SMTUR está também contratando Guias de Turismo para os roteiros do city tour Linha Turismo. O candidato deve ser comunicativo, responsável e pró-ativo. É pré-requisito ter concluído o curso de Guia Regional e possuir fluência em inglês, e desejável que também domine espanhol. Carga horário e remuneração a combinar.
Interessados nas vagas devem enviar currículo para simonef@turismo.prefpoa.com.br.Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289.6737.
Núcleo de Estudos do Teatro do Oprimido promove oficina
O Núcleo de Estudos do Teatro do Oprimido (Neto) promove até 11 de fevereiro a Oficina de Teatro-Fórum para atores e não atores. Os encontros ocorrerão na Sala 502 da Usina do Gasômetro, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30, por Celso Veluza. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 9161-5014 ou pelo e-mail celso.veluza@gmail.com e custam R$ 80 (20 horas - oito encontros de 2h30).A oficina tem 20 horas de duração onde são experimentados jogos e exercícios teatrais do Método do Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal. Os participantes montarão um teatro-fórum baseado em algumas experiências que viveram de opressão. Essa peça-fórum poderá ser levada a público se for vontade dos participantes. E o espect-ator poderá intervir nos rumos da história, porque no teatro-fórum é assim: você assiste à peça e no final pode interferir tentando solucionar os conflitos.O Teatro do Oprimido, Criado pelo teatrólogo Augusto Boal, o Teatro do Oprimido é o único método teatrall elaborado no hemisfério sul que é utilizado em mais de 70 países dos cinco continentes. Reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual dos seus praticantes e a democratização do teatro, estabelecendo condições práticas para que o participante se aproprie dos meios de produzir teatro e amplie suas possibilidades de expressão. Cria uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.
Veja aqui os trabalhos realizados pelo Núcelo de Estudos Teatro do Oprimido. Visite o blog: www.teatro-do-oprimido.blogspot.com
PLÁSTICAS
Abertas inscrições para ocupação de espaços culturais
A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe até 29 de janeiro inscrições de artistas plásticos para ocupação de espaços expositivos, incluindo os do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae). A documentação deve ser entregue na Coordenação de Artes Plásticas da SMC (Usina do Gasômetro - avenida Pres. João Goulart, 551, sala 603), das 10h às 12h e das 14h às 17h. Os artistas selecionandos realizarão exposições individuais ou coletivas nos seguintes espaços:Galeria Iberê Camargo e Galeria do 4º andar.Usina do Gasômetro, Av. Presidente João Goulart, 511.Saguão do Centro Municipal de CulturaAv. Érico Veríssimo, 307Sala da Fonte e PorãoPaço Municipal, Praça Montevidéu, 10.Galeria de Arte do DmaeCentro Histórico e Cultural Antonio Klinger FilhoRua 24 de outubro, 200.
EDUCAÇÃO
Inscrições abertas para tutores de curso a distância

Estão abertas, até o dia 31, as inscrições para tutores do Curso de Educação a Distância, semipresencial, “Procedimentos Didático-Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro-Brasileira”, promovido pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS) da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. O curso é destinado a professores das secretarias municipais de Educação de Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, São Leopoldo, Esteio e Novo Hamburgo, além da comunidade em geral.
O curso, que será realizado com fomento do Programa Uniafro, do Ministério da Educação, terá duração de oito meses, com início na segunda quinzena de abril. Os candidatos devem ter formação em Pedagogia ou licenciaturas, alguma experiência em Ensino à Distância e conhecimento na temática afro-brasileira.
As fichas de inscrição, disponíveis no site http://www.prorext.ufrgs.br/deds/, deverão ser preenchidas pelos candidatos e encaminhadas para o e-mail deds@prorext.ufrgs.br. Mais informações pelo telefone 51-3308-3044.
Hanseníase é tema de campanha de esclarecimento
No próximo domingo, 24, das 10h às 17h, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estarão no Brique da Redenção prestando esclarecimentos à população sobre a Hanseníase. Em caso de chuva, a atividade será cancelada. Ano passado, foram registrados 19 casos da doença em Porto Alegre, número que acompanha a média registrada na última década, que é de 20 casos por ano. Apesar da baixa incidência, a hanseníase é a principal causa de incapacidade física permanente dentre as doenças infecto-contagiosas. A atividade se dará em função do Dia Mundial de Combate à Hanseníase (31 de janeiro), que acontece em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. No parque Farroupilha, a população receberá informações sobre os sintomas e a importância do diagnóstico e tratamento precoces. “Queremos chamar a atenção da população para que olhe para o seu corpo e fique atenta à mancha dormente que não coça e não dói. Este é estágio inicial da doença que tem cura e deve ser avaliada pelo médico da unidade de saúde mais próxima de sua residência”, explica a chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Crônicas, da Vigilância em Saúde do município, Patrícia Wiederkehr. O tratamento da doença - Manifesta-se através de lesões na pele e perda de sensibilidade. O tratamento é ambulatorial, e todos os medicamentos são disponibilizados pela rede pública de saúde. Para evitar o avanço da doença, o Programa de Controle da Hanseníase realiza trabalho permanente de atualização dos profissionais da rede básica, busca novos casos e faz avaliação dos familiares de doentes e, principalmente, divulgação dos sinais da doença. “A hanseníase pode se manifestar também na forma neural, com sintomas muito parecidos com crises de reumatismo”, explica Patrícia. Capacitação - Porto Alegre tem sido o município que mais capacita as equipes em Hanseníase em função de sua característica de concentrar de 20 a 25% dos casos do estado. Dos 189 registrados em 2008, 46 foram notificados em Porto Alegre. O que é a Hanseníase - É uma doença infecciosa, crônica, transmitida pelo bacilo de Hansen ou Mycobacterium leprae, através da respiração de uma pessoa doente que não esteja em tratamento. Tem evolução lenta e se manifesta através de lesões de pele com alteração de sensibilidade e comprometimento de nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.
FSM levará 36 shows à Prainha do Gasômetro
A programação artística do 10º Fórum Social Mundial (FSM) terá 36 shows gratuitos na Prainha da Usina do Gasômetro, nos dias 25, 27, 28 e 29, sempre com início no final de tarde. Sob o título Fórum Social Mundial 10 Anos, a abertura do evento será realizada às 16h de segunda-feira, 25, na Esquina Democrática, com o Ói Nóis Aqui Traveiz. A partir das 17h, haverá, em sequência, nove shows na beira do Guaíba, com destaques para Renato Borghetti, Papas da Língua e Marcelo D2. A programação deve passar da meia-noite. No dia 26 a programação na Usina faz uma pausa, para o grande encontro de líderes internacionais no Gigantinho, com show de Nei Lisboa. Sob o título "Direitos Humanos", a programação é retomada dia 27, às 18h, na Prainha com oito shows, destacando a nova safra de músicos gaúchos, incluindo Pata de Elefante e Pública, cabendo o encerramento ao menestrel Nei Lisboa. "Pátria Latino-Americana - Tributo a Mercedes Sosa" é o título do terceiro encontro, no dia 28. Serão sete shows a partir das 17h. Nesse dia, sobem ao palco Elton Saldanha, Luis Carlos Borges e Victor Heredia. A noite de encerramento se chamará "O Fórum é de Porto Alegre" e oferecerá ao público doze shows, com início previsto para as 16h. Destaque para Comunidade Nin Jitsu, Cartolas, Vitor Suzano, Tonho Crocco, Kleiton & Kledir e despedida com Nenhum de Nós, já na madrugada. No intervalos entre as apresentações haverá performances do grupo Falos & Stercus, além de leitura de textos sobre Porto Alegre de Mario Quintana, Luiz Coronel, Caio Fernando Abreu, Sérgio Jockymann e Luiz Fernando Verissimo, lidos pelos atores Ida Celina, Renato Del Campão, Luiz Paulo Vasconscelos, Sofia Salvatori e Arlete Cunha.A realização desses eventos é da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, sob a coordenação geral do vice-prefeito José Fortunati, em parceria com a organização do FSM. Veja aqui a programação completa.
SSP abre inscrições para cursos a distância da Senasp24/01/2010 12:15
A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento de Ensino e Treinamento (DET-SSP)) informa que, a partir da meia-noite da próxima terça-feira (26) até 30 de janeiro de 2010 estarão abertas as inscrições para o 18º ciclo de cursos gratuitos de educação a distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Segundo a SENASP serão 200 mil vagas e 57 cursos oferecidos a todo servidor público da área da segurança, ou seja, policiais civis e militares, bombeiros, agentes penitenciários, guardas municipais e peritos de todo País. No último ciclo, 180 mil vagas foram preenchidas em apenas 24 horas. Seis novos cursos serão acrescidos este ano: Papiloscopia (2), Identificação veicular (2), Fiscalização de excesso de peso, Mediação de conflitos (2), Espanhol (01) e Cartéis, sendo que os cursos de 40 horas ocorrerão entre 25 de fevereiro e 31 de março, e os de 60 horas até 14 de abril. A diretora do DET/SSP, delegada Sônia Dall’Igna, ressalta que todo o servidor inscrito que ganha salário inferior a R$ 1,7 mil líquidos faz jus a uma bolsa-formação de R$ 400. As aulas iniciam dia 25 de fevereiro. Maiores informações no telefone (51) 3288 7011 ou Rua Voluntários da Pátria, 1358 – 6º andar. O endereço eletrônico é det@ssp.rs.gov.br