sexta-feira, março 28, 2014

Benito de Paula lesado no show em São Borja

Existia uma época (e talvez exista até hoje) em que os cantores que se apresentavam em shows pelo interior do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul, tinham que tomar muito cuidado e ficar muito espertos com empresários desonestos que, não raro, na maior cara de pau, fugiam com o dinheiro da bilheteria e deixavam os artistas a ver navios. Neste caso, o de Benito de Paula, em 1976, o sujeito levou o dinheiro antes do espetáculo - Benito, para não ficar inteiramente de mal com o público, subiu ao palco, em São Borja, na Fronteira, e cantou de graça durante quinze minutos, conforme noticiou o Correio do Povo. Já em Cachoeira do Sul o problema foi uma confusão no show de Maria Creusa. 
Na época Benito era um dos artistas de maior sucesso no Brasil e um dos que mais vendiam discos.
Pelicano, em A Charge Online

quinta-feira, março 27, 2014

Acidente aéreo em Bagé deixa 40 mortos, entre eles o secretário Vieira da Cunha: 1957

Menos de sete anos depois do acidente com o Constellation da Panair do Brasil, em 28 de julho de 1950, e que deixou 51 mortos no choque contra o rochedo do Morro do Chapéu, em Sapucaia, o Rio Grande do Sul viveria outra grande tragédia aérea: foi em 7 abril de 1957, em Bagé, quando o avião da Varig "Curtiss-Comander" que vinha de Santana do Livramento com destino a Porto Alegre caiu em chamas na cabeceira da pista do aeroporto Comandante Cramer (nome do piloto do avião Lodestar que morreu junto em o senador Salgado Filho, dois dias depois do ocorrido com o Constellation, em 50) e matou 40 pessoas. Entre as vítimas estava o secretário de Educação do governo estadual de Ildo Meneghetti, Liberato Salzano Vieira da Cunha. Descobriu-se depois que o avião carregava, também, oito quilos de ouro.
Na reprodução acima, a notícia na Folha da Tarde. Abaixo a reprodução da matéria publicada na Revista do Globo.
Reprodução da Folha da Tarde





Duke, em A Charge Online.

Hoje Renato Russo faria 54 anos, e Mariah Carey faz 44.

Hoje Maria Schneider faria 62 anos

Maria Schneider (Paris27 de março de 1952 - Paris3 de fevereiro de 2011) foi uma atriz francesa. Ficou conhecida pela sua personagem Jeanne ao lado de Marlon Brando no filme O Último Tango em Paris de 1972.
Seu verdadeiro nome era Marie Christine Gélin. Era filha da modelo romena Marie Christine Schneider e do ator francês Daniel Gélin. Casado com a atrizDanièle Delorme, Gélin só reconheceu a filha quando ela já era uma adolescente.1 Por essa razão, a atriz adotou o nome de sua mãe ao começar sua carreira no cinema.
Faleceu no dia 3 de fevereiro de 2011, de câncer2 Foi sepultada no Cemitério do Père-LachaiseParis na França. (Wikipedia)
Maria Schneider no final da vida.

terça-feira, março 25, 2014

Ieda Maria Vargas: Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e miss Universo de 1963. Foto publicada na Revista do Globo.
Hoje a inesquecível Leila Diniz estaria fazendo 69 anos. Isso mesmo. Ela morreu muito precocemente, em 1972, aos 27 anos, em um acidente aéreo, na Índia, deixando uma filha.
nani, em A Charge Online

Presidente Geisel se engana e troca cabine de votação por banheiro

Os tempos da ditadura militar não eram só tempos repressivos - eram tempos ridículos, sobretudo. Nesta matéria, do Correio do Povo, o porta-voz Rubem Ludwig, da presidência da República - exercida então pelo general Ernesto Geisel - considera "intolerável" uma nota do jornal oposicionista Em Tempo, noticiando que o supremo mandatário da república, nas eleições de novembro de 78, enganou-se de local na hora de votar (só se votava para prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais - governador e presidente jamais): em vez de se dirigir para a cabine de votação, atrapalhou-se e foi até o banheiro... O que hoje não ganharia nem uma nota cômica no programa do Pânico (e que nem poderia ser interpretada como crítica ou muito menos ofensa), era motivo de se apreender um jornal, retirando-o das bancas, com enormes prejuízos materiais. Eram os tempos e os costumes dessa época que hoje parece tão primitiva. 

Esperidião Amim de cabelos e barba, em novembro de 1978

Esperidião Amim foi um dos mais importantes políticos de Santa Catarina. Prefeito de Florianópolis, governador desse importante Estado da federação, tornou-se nacionalmente conhecido pela sua calva reluzente. Só que, em novembro de 1978, aos 30 anos, Amim era bem diferente fisicamente - como se pode ver nesta foto, tirada e publicada no Correio do Povo, de Porto Alegre, logo depois das eleições de 15 de novembro daquele ano. Nela, Esperidião não só aparece com cabelos como também de barba. É, o tempo passa...

segunda-feira, março 24, 2014

Incêndio das Lojas Americanas: a tragédia de Porto Alegre que matou cinco moças no final de 1973

Naquele início de feriadão de final de ano, em 29 de dezembro de 1973, um sábado, Porto Alegre viveu um dos episódios mais chocantes da sua história - e que está bem presente na memória da população: o trágico incêndio acontecido nas lojas Americanas, uma das mais tradicionais e conhecidas redes de varejo do País. O fogo iniciou de repente, na rua da Praia, a poucos metros do que é hoje a "Esquina Democrática", se propagou com grande rapidez e encurralou no banheiro cinco funcionárias, com pouco mais de 20 anos, que morreram abraçadas, encurraladas pela fumaça e pelas chamas e vitimadas, sobretudo, pela absoluta falta de normas e medidas de prevenção a sinistros no Brasil dos anos setenta. Elas participavam de uma festinha de confraternização. Uma, que seria a sexta vítima, criou coragem, pulou do alto, quebrou a bacia, ficou paraplégica, mas salvou-se. Os bombeiros, mal equipados, heroicos como da maioria das vezes, não encontraram hidrantes para ligar suas mangueiras e tiveram de recorrer às distantes águas do Guaíba. O prefeito da época era Telmo Thompson Flores, que - entre qualidades e defeitos - cobriu a cidade de obras de asfalto e cimento.
A tragédias das Americanas gerou muitas notícias, protestos e reivindicações. Porém, tal como hoje, tudo ficou no campo da retórica, e nada foi aprendido com o episódio, tanto que, dois anos e meio depois, seria a vez da maior de todas as tragédias, o incêndio das Lojas Renner, também no centro, com 41 mortos. O cenário era o mesmo: edifícios sem as mínimas normas de prevenção, com janelas gradeadas que os transformaram em verdadeiras gaiolas, impedindo a ação dos soldados do fogo. No final da noite da mesma data o secular mercado público de Porto Alegre também pegaria fogo - algo que se repetiu em 2013. Em primeiro de fevereiro de 1974, dois meses depois do ocorrido na rua da Praia, aconteceria o maior de todos os incêndios brasileiros (só superado, em 2013, pelo da boate Kiss, em Santa Maria, RS), o do edifício Joelma, em São Paulo, com 188 mortos.
Reprodução do jornal Correio do Povo, coleção do Arquivo Histórico Municipal de Porto Alegre Moysés Vellinho.
Pater, A Charge Online

domingo, março 23, 2014

Ieda Maria Vargas na boca do tubarão

Ieda Maria Vargas, hoje uma senhora, colocou a cabeça na boca de um tubarão, em Miami, naquele inesquecível mês de julho de 1963, quando a belíssima gaúcha de Petrópolis se consagrou como a Miss Universo 1963. Reprodução do Correio do Povo.
Nani, em A Charge Online.