sábado, janeiro 17, 2009

Quero ser Zé Bob

Zé Bob: igual assim, só no Washington Post...
Por Norma Couri

Última semana de A Favorita. Pelos picos de audiência, beirando os 50 pontos do Ibope, dá para imaginar quantos aspirantes a jornalistas estão assistindo à novela.
A profissão tem o seu glamour mas sempre dá uma pontada no peito quando Flora manda convidar para sua festa de casamento "celebridades, artistas, jornalistas" e, na recusa, insiste para que Silveirinha aumente o cachê. E eles aparecem.
Mas o que intriga nesse mercado de vacas magras é a quantidade de coleguinhas que os jornalistas ganharão depois que esculpiram na telinha a figura de Zé Bob, bonito, charmoso, livre para fazer o que quer e no tempo que bem entender, com pautas especiais, a namorada como principal fonte, apoio incondicional da editora Tuca num jornal que ninguém consegue fixar o nome. E sem problemas aparentes de caixa.
A última vez que se noticiou uma liberdade assim foi no caso Watergate, quando Carl Bernstein e Bob Woodward – apoiados por um mítico Ben Bradlee dissecaram a fonte mágica "Deep Throat" e, com base nos seus garranchos anotados no escuro em caderninho de mão, derrubaram o presidente dos Estados Unidos. É de babar.
Conjunção astral
As redações hoje são enxugadas, a maioria das matérias resolvidas por telefone ou e-mail, ninguém consegue maturar uma pauta por mais de dois dias. Três, é benevolência que o editor hiperatarefado, porque provavelmente cumpre outras funções, concede a um super-repórter que apresentará um furo estampado na capa. Há quanto tempo não nos refestelamos com um furo de capa. E onde foi que o Zé Bob deu um furo no jornal cujo nome sempre escapa?
Ficção e realidade há muito confundem a audiência graças aos reality shows. Há muita gente apontando uma Flora na sua vida e perdendo horas imaginando um final trágico para ela. As revistas de TV de O Globo e do Estado de S.Paulo são fartas em finais diferentes para Flora, no total 20, elaborados com detalhes pelo próprio autor da novela e pelos fãs, com requinte de crueldade. Provavelmente vingança pessoal.
E o Zé Bob? Não será demitido? Não vai dar um furo que justificará os meses de enrolação?
Tuca há muito foi demitida das redações. Ben Bradlee tem 87 anos, continua no The Washington Post e seu livro A Good Life dá água na boca [
leia aqui sua entrevista ao El País, 11/1]. Mas estão para nascer outros Bernstein e Woodward na conjunção astral iluminada com um editor Ben Bradlee e um caso desvendado até a medula com desfecho tão feliz (não para Nixon) como o Watergate.
Muitas saudades
O repórter especial, aquele que bola suas próprias pautas, tem a confiança do editor para desaparecer e ressurgir porque vai suprir o jornal com matéria trepidante, este foi tercerizado. Tem de pagar aluguel, telefone, condução e bancar o próprio tempo para produzir a matéria. De preferência várias matérias ao mesmo tempo para garantir o mês.
No ano passado, o diretor del Fundación Nuevo Periodismo Latinoamericano, criada por Gabriel García Márquez em Cartagena de Índias (Colômbia), que premia reportagens investigativas e fotógrafos de toda América Latina, confessou que a maioria delas havia sido bancada pelos próprios jornalistas, apurada nas horas vagas e presenteada ao jornal ou revista para depois virar livro. Uma persistência pessoal aplicada nos fins de semana, férias, noites, tal qual Bernstein, Woodward e Zé Bob fizeram, bancados pelo jornal Washington Post e o de Zé Bob, cujo nome sempre falha.
Zé Bob, muito mais do que Flora, Donatela e Lara, vai deixar saudades, muitas saudades. Mas não será pelo material jornalístico que ele produziu. As redações vão receber quilos de formandos com uma vocação férrea e um desejo: "Quero ser Zé Bob". (Observatório da Imprensa)
* O Canal Brasil exibe 'Atletas x Ditadura - A Geração Perdida'. A vida era mais segura no alto do pódio. Mas eles preferiram descer e enfrentar um adversário que tinha criado as próprias regras do jogo. 'Atletas x Ditadura - A Geração Perdida' é um documentário que revela a cruel relação entre o esporte e a Ditadura Militar na Argentina. Em apenas oito anos de regime - 1976 a 1983, cerca de trinta mil pessoas morreram ou desapareceram. Entre elas, jovens atletas. O ponto de partida é um discurso do tenente-general Jorge Rafael Videla na despedida da seleção argentina de rúgbi, que partia para o Campeonato Mundial, em 1978. No momento em que o ditador celebra a equipe como uma "embaixada da liberdade no exterior", dezessete jogadores do La Plata Rugby Club já tinham desaparecido nas mãos de agentes do seu governo. Com depoimentos exclusivos e imagens inéditas, 'Atletas x Ditadura - A Geração Perdida' apresenta também a história de Adriana Acosta, uma jovem revelação do hóquei sobre a grama que desapareceu três dias antes do início da Copa do Mundo de 1978, uma competição que foi claramente usada como arma de manipulação pela ditadura. Neste período, o tenista Daniel Schapira, que chegou a estar entre os dez melhores do país, foi morto na Escola de Mecânica da Armada - a ESMA - a poucas quadras do Estádio Monumental de Nuñez, onde a Argentina conquistou seu primeiro título mundial. A produção, roteiro e direção são de Marcelo Outeiral e Marco Villalobos, direção de fotografia de Milton Cougo, edição de Gilson Crippa e Eric Romar, e trilha sonora original de Camilo Mércio. O documentário será exibido no Canal Brasil amanhã, 18 de janeiro (domingo), às 23h45min, e no dia 24 às 19h15min.
* Reuters seleciona jornalistas para bolsa na Inglaterra. Até o dia 28 de janeiro, estão abertas as inscrições do Programa de Bolsas de Estudo da Fundação Reuters, para jornalistas com cinco anos de experiência e proeficiência em Inglês. Os selecionados estudarão por um período de três a nove meses na Universidade de Oxford, Inglaterra. Cadastro em reutersinstitute.politics.ox.ac.uk. (Assessoria Sindicato dos Jornalistas RS)
*O programa Coisas do Sul, do SBT, fechou parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A federação das entidades tradicionalistas, com mais de 1,5 mil CTG’s afiliados, transmitirá aos espectadores curiosidades sobre a tradição e o folclore do Rio Grande do Sul, bem como o calendário de eventos oficiais do Movimento. A atração é exibida aos domingos, das 9h às 10h.
Segundo o diretor executivo da Fundação Cultural Gaúcha – MTG, Rogério Bastos, o objetivo da parceria é facilitar a transmissão da informação para os tradicionalistas de todo o Estado. (Coletiva.net)

Asilo a italiano mobiliza a mídia

Cesare Battisti: o italiano se deu bem no Brasil.
Postado por Luiz Weis em 15/1/2009 às 4:52:47 PM


A dura reação do governo de Roma à decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, de negar a extradição do “terrorista” (segundo a Folha) ou do “acusado de terrorismo” (Estado), Cesare Battisti, dando-lhe a condição de refugiado político, ecoou amplamente nos jornais desta quinta-feira, 15. Foi também o gancho para uma cobertura circunstanciada do caso desse antigo militante da organização radical Proletários Armados pelo Comunismo, condenado em seu país à prisão perpétua por quatro assassínios cometidos nos anos 1970.
Os italianos, o ministro, os advogados de defesa, outros profissionais do direito e um que outro político, tiveram todos espaço para os seus argumentos. Nenhum jornal, naturalmente, deixou de registrar que em novembro passado o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça se opôs por 3 votos a 2 à concessão de asilo a Battisti. Mas só a Folha deu que o veto foi influenciado pela representante do Itamaraty no organismo, Gilda Santos Neves, que – diz a matéria assinada por Eliane Cantanhêde e Simone Iglesias – “considerou a pressão da Itália pela extradição”.
A mesma matéria, por sinal, foi a única a informar que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, “presa e torturada durante o regime militar”, esteve presente ao encontro em que Tarso Genro “convenceu” o presidente Lula a autorizá-lo a conceder o asilo, apesar do voto contrário do Conare – e embora o assunto já estivesse para ser julgado do Supremo Tribunal Federal (STF), com parecer do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, pela extradição.
A Folha não revela o que a ministra estava fazendo na reunião de Tarso com Lula, nem se ela opinou sobre o caso e muito menos se a sua traumática experiência a levou a defender a permanência de Battisti no Brasil.
No Estado, o que mais abriu as suas colunas ao ministro – até porque ele foi na véspera ao jornal, onde deu entrevista à “TV Estadão”, a seção de vídeos da sua edição online – Tarso comentou:
“Se fosse considerar a minha trajetória política pessoal, teria dado a extradição. Sempre deplorei esse tipo de atividade política, atentados pessoais, terrorismo, violência armada. Eu, na verdade, contrariei minha tradição política.”
O comentário aparentemente se deveu à observação do entrevistador de que um dos advogados de Battisti, o ex-deputado petista Luiz Eduardo Greenhalg, é do mesmo partido do ministro e foi por ele recebido antes da concessão do benefício. “Recebi também visitas do embaixador italiano, que manifestou o desejo do seu governo de que Battisti fosse extraditado”, atalhou Tarso.
Previsivelmente, a imprensa lembrou a história dos boxeadores cubanos Guilhermo Rignondeaux e Erislandy Lara, que abandonaram a Vila Olímpica do Rio, no decorrer do Pan, em julho último, e foram repatriados rapidamente a Cuba, “sem qualquer processo formal”, como lembra O Globo na nota “Dois pesos e duas medidas”.
Numa passagem esquisita do texto, o jornal assinala que “na época, a PF alegou que eles recusaram pedido de asilo. O procurador Leonardo Luiz Figueiredo visitou os boxeadores e fez a mesma oferta, que foi recusada". Ora, se ele “fez a mesma oferta, que foi recusada”, não é exato escrever que a Polícia Federal “alegou” – verbo usado comumente para sugerir que a afirmação pode não ser verdadeira.
Das vantagens de ir a uma redação: no Estado, o ponto-de-vista de Tarso a respeito mereceu nada menos de 20 linhas de coluna, concluíndo com a palavra do ministro:
“Houve exploração política do episódio. Outros cubanos pediram refúgio e ficaram no Brasil, sem nenhum problema.”
Quais e quando não lhe foi perguntado.
O ministro explica que negou a extradição porque ele foi condenado à prisão perpétua “sem que pudesse se defender propriamente” – o que deixou as autoridades italianas enfurecidas. “É um insulto ao nosso sistema de Justiça e é uma vergonha para as vítimas do terrorismo e seus familiares”, indignou-se a subsecretária de Justiça Elisabetta Alberti Casellati, citada pelo Globo.
Tarso, a rigor, encampou os argumentos da defesa do italiano, que sempre negou os crimes de morte que lhe foram atribuídos. Primeiro, como disseram os advogados em nota, “chegou-se ao cúmulo de condená-lo por dois homicídios ocorridos no mesmo dia, quase na mesma hora, em cidades, Udine e Milão, separadas por centenas de quilômetros”. (No caso do assassínio de um comerciante ferido em um assalto do grupo de Battisti, a Justiça lhe atribuiu a coautoria moral, “já que ele não estava na cidade onde ocorreu o crime”, lembra o Globo.)
Segundo, uma perícia francesa concluiu que a procuração do advogado que o representava na Itália no julgamento de 1993 – ele havia fugido para a França, onde recebeu asilo, depois revogado –, foi falsificada.
Terceiro, quem o acusou dos homicídios foi apenas um companheiro que aceitou uma oferta de delação premiada e mudou de identidade – “ou seja, desapareceu”, destaca Tarso.
Quarto, quaisquer tenham sido, os delitos praticados por Battisti foram políticos — e a tradição brasileira, nesses casos, é de dar asilo.
Quinto, o Brasil não extradita fugitivos condenados em seus países ou à morte, ou à prisão perpétua.
É “um deboche cruel”, reagiu o presidente da Associação dos Parentes das Vítimas de Cesare Battisti, Adriano Sabbadin, filho de uma das supostas vítimas dele, em carta ao presidente Lula – também citada no Globo, que mais destacou os protestos italianos.
No Brasil, as mais duras críticas a Tarso, publicadas no Globo, partiram do juiz aposentado Wálter Fanganielo Maierovitch. Ele chega a dizer que, depois de “defender um assassino”, o ministro não pode mais cobrar punição para os torturadores da ditadura militar brasileira – o que pode, ou não, ter nexo.
Um ponto da maior importância – que se contrapõe à acusação da Folha de que Tarso “atropelou” o julgamento do STF, previsto para este semestre – só apareceu no Estado.
A repórter Mariângela Gallucci (ao lado do colega do Valor, Juliano Basile, a mais bem informada setorista do Judiciário em Brasília) apurou que o Supremo tenderia a rejeitar a extradição de Battisti, porque os oponentes da medida “poderiam provar que o caso tinha fundo político”. E explica:
“O Estatuto do Estrangeiro prevê que o STF não concederá a extradição quando o fato imputado ao suspeito, acusado ou condenado, constituir crime político.”
A ciclista e a turista
Questão de critérios: a Folha deu mais espaço (e com chamada na primeira página) à morte acidental de uma funcionária pública mineira em férias na Bahia, quando passeava de parasail, um tipo de paraquedas puxado por uma lancha, do que ao atropelamento fatal de uma ciclista na Avenida Paulista, vítima de um motorista de ônibus que tentava ultrapassá-la.
O Estado ignorou o infortúnio da turista. Em contrapartida, deu uma aula de jornalismo à Folha, ao cobrir exemplarmente, na primeira página inteira do caderno Metrópole, mais esse caso de barbárie urbana em São Paulo.
Essa é a cidade onde “todos os dias”, informa o competente repórter Rodrigo Brancatelli, “o trânsito mata em média 4,3 pessoas e fere com alguma gravidade pelo menos outras 72 – uma ‘epidemia’ que faz mais vítimas fatais que aids, insuficiência cardíaca e tuberculose.
A carnificina paulistana – cujas baixas a Secretaria Municipal de Transportes se recusa a revelar – tem de ser pauta permanente da mídia. É infinitamente mais importante, por exemplo, do que as caneladas entre os políticos em disputa da presidência do Senado, de que a imprensa se ocupa com zelo e regularidade. (Obsevatório da Imprensa)
Ique, hoje, no Jornal do Brasil, e Brum, em O Jornal de Hoje, do Rio Grande do Norte.


Record tem expressivo crescimento no RS

Eliana, apresentadora da TV Record. Para o gerente de Jornalismo da Record Rio Grande do Sul, Virgílio Abranches Quintão, o público gaúcho está “se acostumando, descobrindo e migrando para a Record”. Citando dados do Ibope, ele destacou o crescimento de audiência em todos os telejornais locais. Segundo Virgílio, os programas Rio Grande no Ar (6h45), Balanço Geral (12h45) e Rio Grande Record (19h30) obtiveram aumento de 134%, 178% e 182%, respectivamente. O gerente disse não estar autorizado a detalhar os números, que são referentes ao período de janeiro a novembro do ano passado. Os dados do Ibope mostram que a Record RS está em terceiro lugar em audiência no Estado, com uma média de 8% de share, índice que indica a participação dos domicílios com televisores ligados que estavam sintonizados na emissora. O primeiro lugar é da RBS TV, com o SBT em segundo.
Há menos de quatro meses no cargo, Virgílio credita os resultados obtidos ao crescimento da emissora no Estado e, também, aos investimentos realizados. “Em quatro meses, contratamos aproximadamente 15 pessoas. Para este primeiro semestre, a Record prevê a criação de novos produtos nas áreas de jornalismo e artística”, explicou dar mais detalhes. (Coletiva.net)

Fatos e aniversariantes do dia 17 de Janeiro

Hoje o pugilista norte-americano Muhammad Ali (Cassius Clay) está fazendo 67 anos. A atriz Mel Lisboa faz 27, o ator Jim Carrey faz 47, o músico Paul Young completa 53, mesma idade que o ator Taumaturgo Ferreira comemora neste sábado.









Em 17 de janeiro de 1969, os Beatles lançam Yellow Submarine. Poucas músicas deste disco são inéditas. O trabalho contém faixas, que em sua maioria, são músicas orquestradas e compostas por George Martin e que fazem parte da trilha sonora do desenho Yellow Submarine. Em 1999, o desenho foi lançado em DVD.
1706 - Nasce Benjamin Franklin, cientista e diplomata norte-americano.
1793 - A Convenção Francesa decide por um voto de diferença, com 361 a favor e 360 contra, a pena de morte do Rei Luis XVI.
1817 - O General José de San Martín, junto de 4 mil homens, inicia cruzada na Cordilheira dos Andes para a conquista do Chile.
1910 - Morre Joaquim Nabuco de Araujo, escritor e político brasileiro que trabalhou pela abolição da escravidão.
1912 - O explorador inglês Robert Scott chega ao Pólo Sul.
1929 - O marinheiro Popeye aparece pela primeira vez em tiras de quadrinhos. O personagem era criação de E.C. Segar.
1933 - O Congresso dos Estados Unidos vota a favor da independência das Filipinas.
1934 - Promulgada, na Alemanha, a nova Carta de Trabalho.
1943 - Segunda Guerra Mundial: recomeça a ofensiva britânica na Líbia.
1945 - O diplomata sueco Raoul Wallenberg, que salvou dezenas de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, desaparece na Hungria.
1945 - Durante a Segunda Guerra Mundial, forças soviéticas e polonesas liberam Varsóvia, a capital da Polônia.
1954 - Milovan Djilas, presidente da Assembléia Federal e vice-presidente da República da Iugoslávia, é destituído de seus cargos.
1958 - Êxito no primeiro teste do míssil americano Polaris. Os submarinos passam a se equipar com ele.
1961 - Assassinato em Katanga do dirigente do Congo, Patricio Lumumba, um dos principais nomes da Independência do país.
1962 - Monserrat Caballé estréia no Grand Teatro de Barcelona.
1966 - Colisão de dois aviões dos Estados Unidos. Quatro bombas atômicas caem, três nas proximidades de Palomares e a outra em Almeria.
1969 - Os Beatles lançam o álbum Yellow Submarine,na Inglaterra.
1982 - O desabamento de uma ponte pênsil sobre o salto de Sete Quedas, no Paraná, provoca a morte de 29 pessoas. Cerca de mil turistas ficam isolados e são resgatados por helicópteros.
1983 - A Nigéria expulsa dois milhões de imigrantes ilegais vindos de Gana.
1984 - Abertura, em Estocolmo, da Conferência sobre Desarme na Europa, em que participaram representantes de 35 países.
1987 - 50 pessoas desaparecem após o naufrágio de um navio, perto da ilha de Bohol, nas Filipinas.
1991 - O início da Guerra do Golfo leva ao racionamento de combustíveis no Brasil e postos passam a fechar à noite e aos domingos.
1994 - Um terremoto em Los Angeles, na Califórnia, causa 54 mortes, 5.420 feridos e a perda de US$ 35 milhões.
1995 - Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter sacode a região japonesa de Kansay, causando 5.500 mortes e 26 mil feridos.
1996 - O ex-primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, vai a julgamento por acusações de corrupção alegadas por seus oponentes políticos.
1997 - Um tribunal na Irlanda concede o primeiro divórcio na história do país.
Redação Terra

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Ricardo Gonzalo Pedro Montalbán (25 de novembro de 1920 - 14 de janeiro de 2009).
* O You Tube divulgou em seu blog oficial, nesta quinta-feira, 15, a inauguração de um canal para assistir vídeos do site na TV. Os usuários podem visualizar os vídeos utilizando Nintendo Wii e Playstation 3.
Segundo os criadores da ação, o projeto ainda está em fase de teste. O “website TV” tem um menu dinâmico para o usuário conseguir assistir os vídeos desejados, utilizando poucos comandos. Entre as facilitações estão textos maiores, navegação intuitiva e simplificada. Há ainda a possibilidade de reprodução automática de vídeos relacionados na seqüência, o que simularia uma programação televisiva.
Para acessar, basta abrir os browsers de uma das plataformas e digitar o endereço www.youtube.com/tv. O site não funciona em computadores, serve apenas para navegadores dos videogames. Com esta nova possibilidade, os usuários de Playstation 3, agora, poderão mandar e assistir os próprios vídeos pela TV. (Coletiva.net)

TVE volta a ser vista em várias regiões do Estado


A equipe técnica da TVE, encarregada de dar manutenção às retransmissoras da televisão, conseguiu restabelecer o sinal de sua programação nas áreas de Sapiranga, Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Caxias do Sul. Os técnicos solucionaram problemas nos equipamentos que impediam a transmissão e geravam muitas reclamações dos telespectadores do interior do Estado.
Segundo o presidente da instituição, Ricardo Azeredo, com este reforço, o sinal da TVE passou a ser disponibilizado para cerca de 500 mil telespectadores. Azeredo acrescentou que a direção da TVE está negociando com a prefeitura de Cachoeira do Sul para reabilitar o sinal naquela região, o que depende de acertos quanto ao fornecimento de energia elétrica. O plano de retomada do sinal nas áreas que apresentavam problemas prevê uma ação contínua de manutenção para evitar novas interrupções. A previsão é restabelecer a emissão do sinal em 80% das retransmissoras da TVE em 60 dias. (Coletiva.Net)


*O Centro Cultural Usina do Gasômetro (Avenida João Goulart, 551) apresenta, até domingo, 18, às 20h30, o espetáculo Planetário, de Eduardo Severino Cia. de Dança e Grupo Tato. O espetáculo integra o projeto Usina das Artes, da Secretaria Municipal de Cultura (veja programação completa aqui).
Os ingressos custam entre R$10 (melhor idade, assinantes Correio do Povo, estudantes e classe artística) e R$20 e podem ser adquiridos antecipadamente no café da chaminé da Usina do Gasômetro, das 10h às 12h e das 13h às 20h, com 20% de desconto, ou no local, uma hora antes do início do espetáculo.
* A Feira do Brechó pode ser visitada até amanhã, 17, das 8h às 19h30, no setor quadrante do andar térreo do Mercado Público. São dez expositoras vendendo artigos de moda retrô, acessórios de época, louças, cristais, móveis, brinquedos e antiguidades em geral (Veja vídeo). O objetivo da prefeitura é incentivar a participação dos expositores dos antiquários no desenvolvimento da economia e motivar o interesse pela cultura, mercado da arte e antiguidades da cidade. A feira é organizada pela Associação dos Brechós de Porto Alegre e promovida pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), estando em sua quinta edição.
*Encerrado o período de recursos, foi confirmada a inscrição de 41.950 candidatos às 318 vagas abertas pelos Concursos Públicos Nº 440 a 462 da prefeitura de Porto Alegre. Desse total, 12,3% disputam as vagas destinadas a afro-descendentes e 0,6% as destinadas aos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).
Segundo a secretária de Administração, Sonia Vaz Pinto, o número de inscrições superou as expectativas iniciais e vai permitir suprir a carência de candidatos para exercer os cargos de provimento efetivo que são permanentemente abertos devido à ampliação da rede de serviços prestados à população e em substituição às aposentadorias. “Nossa meta é iniciar em março o processo de convocação dos aprovados que irão atuar, principalmente, em áreas estratégicas como a Saúde, Educação e Segurança Urbana". Destacou.
A Secretaria Municipal de Administração de Porto Alegre deverá publicar, no início da próxima semana, no Diário Oficial de Porto Alegre — Dopa (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dopa/) e em jornais de grande circulação, os locais e horários das provas, que estão marcadas para o próximo dia 25. A informação também estará afixada nos painéis dos concursos existentes em frente ao Edifício Intendente José Montaury — Rua Siqueira Campos nº 1300 — e, em caráter meramente informativo, através da Internet: www.portoalegre.rs.gov.br/concurso/.
INSCRITOS POR CARGO
A empresa organizadora do concurso publicou no seu site a relação de candidatos inscritos por cargo. A listagem poderá ser visualizada por intermédio do link: http://www.conesul.org.br/doc_concursos/portoalegre1592008/inscritos_por_cargo.pdf
* Durante os meses de verão, a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) promove, em diferentes locais da cidade, atividades esportivas e recreativas para a comunidade que não pode sair da Capital. Na Zona Sul, a Ativação Esportiva do Lami, que ocorre na Avenida Beira-Rio, 79, no sábado e domingo, das 14h às 19h, pretende diversificar as opções de lazer de crianças, adolescentes e adultos. Neste final de semana, ocorrem Torneio de vôlei de duplas nas categorias mista (até 12 anos), masculina (de 13 a 15 anos) e força livre (masculina e feminina), torneio de tênis de mesa, desafio esportivo de basquete. No domingo, o ônibus Brincalhão faz a alegria de crianças.
Ainda no final de semana, haverá partidas do tradicional Circuito de Vôlei de Praia nas quadras de areia do Parque Marinha do Brasil, na Avenida Borges de Medeiros. Os jogos, válidos pelas quinta e sexta etapas masculina e terceira feminina, começam a partir das 15h. As inscrições podem ser feitas até 30 minutos antes de começar a competição.
*Diversos cursos de especialização diferentes, criativos e inéditos são oferecidos pela PUCRS pela primeira vez e estão com inscrições abertas. A relação completa pode ser conferida no site www.pucrs.br/pos/especializacao. Entre os destaques estão "Farmacotécnica Homeopática", da Faculdade de Farmácia, que formará farmacêuticos para trabalhar em farmácias de manipulação homeopáticas e indústrias farmacêuticas homeopáticas; e "Fatores Humanos na Aviação", da Faculdade de Ciências Aeronáuticas, voltado a pilotos e que busca aprimorar, por exemplo, práticas e ferramentas de gestão de segurança e psicologia na aviação.
Outras especializações oferecidas em 1º edição são:

Fisioterapia Dermato Funcional: Curso de Fisioterapia
Mercado de Capitais: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica e Educação Infantil - Gestão e Docência: Faculdade de Educação
Análise de Conjuntura e Cenários Econômicos: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Política Internacional: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Comércio Internacional: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia - Campus Uruguaiana
Gestão de Tributos e Planejamento Tributário Estratégico e Gestão e Empreendedorismo na área de alimentos: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Residência Multiprofissional em Saúde - Premus: Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia
Sexologia Clínica: Faculdade de Medicina
Microeletrônica: Faculdade de Engenharia
Assistência Farmacêutica e Diagnóstico Laboratorial: Faculdade de Farmácia;
Perícias e Avaliação de Bens: Faculdade de Engenharia e Arquitetura
Espaço Urbano: Geografia e Interdisciplinaridade: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Produção Animal: Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia do Campus Uruguaiana
Pastoral Urbana: Faculdade de Teologia
Informações completas podem ser obtidas no site citado.
* A Faculdade de Engenharia da PUCRS (Feng) recebe inscrições para o curso de mestrado em Engenharia Elétrica, com área de concentração em "Sinais, Sistemas e Tecnologias de Informação". As aulas são focadas para o desenvolvimento de produtos e processos com tecnologias inovadoras, em temas avançados de processamento de sinais e tecnologias da informação, na criação e fixação de propriedade intelectual no país. O procedimento pode ser realizado até 23 de janeiro, por meio do
site www.pucrs.br/feng/ppgee. Informações adicionais também pelo telefone (51) 3320-3540.
*Entrou em operação nesta semana a 13ª sinaleira sonora da cidade. O equipamento, instalado na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Doutor Flores, garante maior autonomia e segurança à travessia de pessoas com deficiência visual (veja abaixo os outros locais de funcionamento) (Veja vídeo).
A iniciativa da prefeitura é uma parceria da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis) com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O titular da Seacis, Tarcízio Cardoso, resume a importância do projeto: “Quando se fala em cidadania, devemos lembrar de todos. Se é para todos, inclui os cegos também. Por isso a importância de atitudes como essa. Nossa parceria com a EPTC é prioridade, pois os deficientes visuais são mais de 7% da população da Capital”.
Vistoria - Para garantir maior segurança a frequentadores do Centro Popular de Compras e do seu entorno, em especial a pessoas com deficiência visual, técnicos da Área de Acessibilidade da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis) recomendam alterações no ambiente externo e dentro do CPC. De acordo com o coordenador da Área, arquiteto João Toledo, a vistoria realizada na quinta-feira, 15, sugere medidas como a colocação de piso tátil junto ao terminal de ônibus, substituição do local de instalação de orelhões e melhorias no acesso ao Centro. Essas recomendações foram encaminhadas à Empresa Pública de Transporte e Circulação e Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) e serão efetivadas.
Toledo explica que a vistoria da Seacis tem a preocupação de contribuir para o aperfeiçoamento do projeto original, especialmente no que se refere às condições de mobilidade, segurança e condução e garantir maior segurança a pessoas com deficiência que visitem o local. Pessoas com deficiência física que se utilizam de cadeiras de rodas, por exemplo, contam com dois elevadores acessíveis.
Sinaleiras sonoras em funcionamento na Capital: Av. Dante Ângelo PillaAv. Cavalhada, em dois pontos: próximo ao Instituto Stª Luzia, e à Escola Estadual Cônego Paulo de Nadal Av. Eduardo Prado nº 349 Av. Dom Pedro II esquina com Américo Vespúcio Av. Praia de Belas, próximo à Igreja Pão dos Pobres Estação Rodoviária, em frente ao Hotel Continental Avenida Borges de Medeiros, em três pontos: esquina com Rua Riachuelo, Avenida Salgado Filho e Siqueira CamposRua Uruguai, esquina com Siqueira CamposAv. Julio de Castilhos, em dois pontos: esq. Terminal Praça Parobé, no Largo Visconde de Cairu, e esq. com Rua Doutor Flores.

Kim Basinger e Malu Mader.

Festejos de Navegantes já iniciam no domingo

O ponto alto da devoção acontece no dia 2 de fevereiro.
A 134ª Festa dos Navegantes de Porto Alegre tem início domingo, 18, com a procissão de saída da santa em direção ao centro da cidade. Tradicionalmente acompanhado por milhares de fiéis, o translado representa a abertura oficial dos festejos, que têm seu ápice no dia 2 de fevereiro.
Uma missa às 17h de domingo, na Igreja de Navegantes, representará a despedida da imagem, que seguirá em romaria para o Santuário do Rosário, no centro da Capital. O trajeto será pelas avenidas Sertório, Pres. Roosevelt, Farrapos e Rua Voluntários da Pátria, até a Vigário José Inácio. A imagem permanecerá na Igreja N. S. do Rosário para que os devotos possam prestar suas homenagens, até 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes.
Organizada pela Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, a procissão conta com apoio da prefeitura, através das secretarias municipais da Cultura e da Produção, Indústria e Comércio, Carris e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). No destaque desta edição está o retorno, no dia 2, da procissão fluvial, somada à procissão terrestre.
De 18 de janeiro a 1º de fevereiro será realizada a novena, sempre às 20h, no Santuário da Nossa Senhora dos Navegantes. Após a novena, a Carris colocará ônibus gratuito, que fará o trajeto do Santuário dos Navegantes até o Bairro Humaitá pela Av. A. J. Renner e seguirá até o centro da cidade pela Av. Farrapos.
Programa:18 de janeiro17h – Santuário dos NavegantesAbertura oficial da FestaMissa de despedidas da Imagem18h - Procissão de translado da Imagem para o Santuário de Nossa Senhora do Rosário.Trajeto: Av. Sertório, Av. Pres. Franklin Roosevelt, Av. Farrapos, Rua Voluntários da Pátria e Vigário José Inácio.18 de janeiro a 1º de fevereiro20h - Novena no Santuário dos NavegantesSacerdotes convidados pregarão sobre o tema: Paz, fruto de justiça para todosFestejos populares na Praça e no Salão Contatos:Coordenador-geral da Festa: Juarez Cardoso Vasques- 3325-2200Viva Comunicação: Lise Aydos / Karen Cunha - 9685-2121 / 8412-1305 ou e-mail devocao.navegantes@terra.com.br


* O secretário especial de Acessibilidade e Inclusão Social, Tarcízio Cardoso, será palestrante, na quarta-feira, 21, no Curso Capacitando Recursos Humanos e Empresas para a Inserção de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho. O evento será realizado na Macro Office Eventos (Rua Piauí, 183 – Bairro São João).
Tarcízio abordará o tema Acessibilidade no meio físico – normas técnicas: o ideal e o possível. A palestra do secretário está prevista para começar às 16h30. Também serão palestrantes representantes da Delegacia Regional do Trabalho, da Faders, do Sine Porto Alegre e de empresas privadas. As inscrições para o evento devem ser feitas até segunda-feira, 19.
Acesse a programação e a ficha de inscrição
* A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) definiu os pontos de embarque e desembarque das 28 linhas urbanas e 22 metropolitanas e suas variantes no Terminal Rui Barbosa, área do Centro Popular de Compras (CPC). Os boxes das linhas metropolitanas ficarão junto à Avenida Mauá. O início de funcionamento do terminal será definido na próxima semana.
Pinturas indicativas da localização dos boxes e 12 painéis com mapas das linhas de ônibus, fixados nos pilares, orientarão os usuários do transporte coletivo na área do CPC. A EPTC irá distribuir também cerca de cinco mil folhetos com o nome, número e localização das linhas dentro do CPC. Faixas de segurança e placas de regulamentação garantirão maior segurança na circulação no entorno do Camelódromo.
Linhas de Porto Alegre com terminal no CPC:
659 Ingá; 665 Planalto/Sabará; 654 Educandário Petrópolis; 652 Hospital; 653 Itú Coinma/Av. Forte; 650 Av. Forte/Itú Coinma; 613 Elisabeth; D13 Diretão Elisabeth; 615 Sarandi; 715 Sarandi/Sertório; 614 Leão; 633 Costa e Silva; 624 São Borja; 632 Nossa Senhora de Fátima; 701 Vila Farrapos/Voluntários; 703 Vila Farrapos; 610 Minuano; 611 Lindóia; 617 Iguatemi; 620 Iguatemi/Vila Jardim; 605 Jardim São Pedro; 718 Ilha da Pintada; D18 Diretão/Ilha da Pintada; 704 Humaitá; 704.1 Humaitá/AJ Renner/Dona Teodora/702 Bairro Anchieta; 705 Indústrias.
Charges, hoje, de Ique, no JB, Waldez, no Amazonas Jornal, P. Barbosa, em A Charge Online, e Regi, no Amazonas em Tempo.









* O Grupo CG de Comunicação iniciou o ano com uma reformulação na sua área comercial. Como parte de seu planejamento estratégico, foi criada a diretoria comercial. Desde a primeira semana de janeiro, os núcleos comerciais dos jornais Correio de Gravataí, Diário de Cachoeirinha e Diário de Viamão, mais o núcleo comercial corporativo – responsável pelo atendimento de agências e clientes – já estão respondendo ao novo setor.
Além da reestruturação comercial, o grupo planeja colocar no ar, no primeiro trimestre, o ‘portal dos jornais’. Outro investimento que a empresa destaca é o novo parque gráfico, cuja inauguração deve ocorrer no primeiro semestre desse ano. As ações integram a campanha de posicionamento de marca, implementada no último trimestre de 2008.
Para colocar em prática o planejamento, o Grupo CG contratou o advogado e administrador de empresas José Luiz Brun Lazzaroni, 52 anos, Lazzaroni registra passagens pelo Grupo RBS, Net, Grupo Editorial Sinos e Correio do Povo. (Coletiva.net)

Fatos e aniversariantes do dia 16 de Janeiro

Hoje Jô Soares completa 71 anos, enquanto a modelo Kate Moss faz 35. A cantora Sade Adour faz 50, o tenista Sergi Bruguera faz 38 e a escritora Susan Sontag completaria 76.







Em 16 de janeiro de 1984, Michael Jackson recebe elogios ao vencer um dos maiores prêmios da música mundial. Começa a crescer Thriller, que mudaria o panorama da música dos anos 80. O álbum até hoje é um dos recordistas em vendagens, desbancando a até então campeã trilha de Embalos de Sábados à Noite.
1547 - Ivã IV, o Terrível, é coroado primeiro czar da Rússia. Seu notório reino foi marcado pela execução de mais de três mil pessoas.
1794 - Morre Edward Gibbon, historiador inglês.
1861 - É implantada a comunicação telegráfica submarina entre a península Ibérica e as ilhas Baleares.
1862 - Publicado o livro A Vida de Jesus, de Ernesto Renan.
1902 - A Alemanha obtém a concessão para construir a ferrovia Konia-Bagdá, no Império Otomano.
1906 - Começa a Conferência de Algeciras, sobre o destino de Marrocos, entre Espanha, França, Alemanha e Inglaterra.
1908 - Grandes conflitos de operários em Chicago, nos Estados Unidos.
1911 - Nasce Eduardo Frei, presidente do Chile.
1914 - O escritor russo Máximo Gorki é autorizado a voltar ao seu país, após oito anos de exílio. 1919 - A Assembléia Constituinte da Polônia confirma Ignacy Jan Paderewsky como Chefe do Governo.
1941 - II Guerra Mundial: iniciam os ataques aéreos alemães à Malta, sendo o começo da guerra no Mediterrâneo.
1947 - Vincent Auriol é eleito presidente da França, o quinto presidente da Quarta República.
1950 - Morre Gustav Krupp, industrial e financeiro alemão.
1956 - O Islamismo se converte como religião oficial do Egito, por mandato constitucional.
1957 - Inaugurada a casa noturna The Cavern Club, em Liverpool, na Inglaterra. Foi no local que os Beatles iniciaram sua carreira artística.
1963 - Morre Gilardo Gilardi, compositor argentino.
1969 - O estudante Jan Palach coloca fogo em si mesmo e morre na praça Wenzel, de Praga, em protesto pela ocupação soviética na Checoslováquia e a abolição das liberdades individuais.
1970 - O coronel Muammar Kadafi torna-se primeiro-ministro da Líbia. Ele lidera um golpe militar que derruba a monarquia pró-Ocidente.
1975 - É firmado em Lisboa o acordo para a independência de Angola.
1979 - O xá do Irã deixa o país ao ser expulso pelo Aiatolá Khomeini.
1979 - Um terremoto medindo 7,0 graus na escala Richter, atinge o Irã, resultando em centenas de mortos.
1980 - O ex-Beatle Paul McCartney é preso em Tóquio, no Japão, acusado de porte de maconha. Dez dias depois, foi solto e extraditado do país.
1984 - Por seu disco Thriller, o cantor Michael Jackson recebe sete prêmios na American Music Awards.
1989 - O Conselho de Segurança da ONU aprova por unanimidade o plano para a independência da Namíbia, pedindo ao Governo da África do Sul que reduza sua presença militar nesse território.
1991 - Forças aliadas, lideradas pelos Estados Unidos, iniciam uma ofensiva militar contra o Iraque. É o começo da Guerra do Golfo.
1992 - Oficiais do governo de El Salvador e líderes rebeldes assinam um pacto de paz, encerrando a guerra civil no país que durara 12 anos.
1998 - A indústria do tabaco chega a um acordo de US$ 15 bilhões com o estado de Texas como compensação pelos danos à saúde causados pelo fumo.
Redação Terra

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Charlotte Rampling.
Entardecer no Belém Novo.
* Praias do Lami e Belém Novo estão próprias para banho - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa à comunidade que todos os pontos das praias do Lami e de Belém Novo estão próprios para banho neste final de semana. “Considera-se própria para banho a água que, ao ser analisada, apresente, num conjunto de cinco amostras coletadas, apenas uma amostra com mais de 800 coliformes fecais por 100 mililitros”, explica o secretário Prof. Garcia.O relatório com os resultados da análise da balneabilidade é realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e a sinalização dos pontos da orla é feita pelo Programa Guaíba Vive. O conceito de balneabilidade está definido na Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Confira os pontos: Praia do LamiPosto 1 (Extremo Sul) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 2 (em frente à Rua Luis Feula) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 3 (em frente à Rua José Bernardes) – águas PRÓPRIAS para banho.Posto 4 - águas PRÓPRIAS para banho. Praia de Belém NovoPosto 1 (Leblon) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 2 (próximo ao antigo Restaurante Poletto) - águas PRÓPRIAS para banho.Posto 3 (Veludo) - águas PRÓPRIAS para banho.Mais esclarecimentos podem ser obtidos junto ao Programa Guaíba Vive pelo telefone 3289-7515, ou e-mail guaibavive@smam.prefpoa.com.br

* Até o final de janeiro, a população pode adquirir uvas, ameixas, melões, figos, pêssegos e encontrar flores tipo crista de galo e flores secas na Feira de Frutas da Época, que acontece de segunda a domingo, das 8h às 19h, no Largo Glênio Peres. A feira é uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), em parceria com produtores rurais da Zona Sul de Porto Alegre.
Os expositores das oito bancas instaladas no Largo também participam da 19ª Festa da Uva e da Ameixa, que acontece nos dias 17 e 18, no Círculo Operário Porto-Alegrense (Estrada Costa Gama, 1009, Bairro Belém Velho).

* O Centro Cultural Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551) abriga inúmeros espetáculos e atividades diversas. São cursos de teatro, dança e música, além de apresentações teatrais dos mais variados temas. As atividades integram o Projeto Usina das Artes, da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
Clique aqui e confira a programação para os meses de janeiro e fevereiro.
* A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está oferecendo duas vagas para Jornalista, com lotação em Brasília e salário de R$ 8.389,60. As inscrições podem ser feitas até esta data. O edital está publicado em www.cespe.unb.br.
* O Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS (COM/HSL/PUCRS) está à frente de uma das maiores pesquisas cirúrgicas já realizadas no país, com apoio do Ministério da Saúde. O trabalho, que começa a ser realizado neste semestre, é inédito e busca avaliar de forma rigorosa e científica os resultados da cirurgia bariátrica no Brasil. A primeira reunião do grupo multicêntrico, coordenada pelo diretor do COM/HSL/PUCRS, Cláudio Mottin, ocorreu durante o "10º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica", realizado de 19 a 22 de novembro, em Recife, com a presença de representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) do Ministério da Saúde.
Segundo Mottin, a pesquisa vem de encontro à epidemia global da obesidade. No Brasil, estudos epidemiológicos mostram que a evolução da doença é ascendente, atingindo 40% da população adulta, ou cerca de 60 milhões de pessoas. Nos EUA, a prevalência de obesidade grau 3 ou mórbida (IMC=40 kg/m2) é de 2,8% em homens e 6,9%, nas mulheres. De acordo com o cirurgião, dados tão específicos ainda não foram definidos na população brasileira, assim como o impacto da cirurgia na saúde pública, já que a obesidade está associada a doenças cardiovasculares.Doenças relacionadas
Nos EUA, a morbidade relacionada à obesidade é responsável por 5,7% das verbas destinadas à saúde. Naquele país, o que se gasta com um adulto de obesidade grau 3 é 47% a mais do que a verba destinada a outro de grau 1. Os dados indicam que mais de 100 mil mortes por ano são atribuídas a esta doença crônica. De acordo com a Sociedade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, aproximadamente 25 mil cirurgias bariátricas foram realizadas, no Brasil, em 2007.
Mottin destaca que o alto custo da cirurgia, que varia de 15 a 25 mil reais, é um dos problemas enfrentados pela população. "A cirurgia se restringe, na maioria das vezes, a quem tem maior poder aquisitivo ou algum convênio que dê cobertura total ao tratamento. É importante dizer que o tratamento não se esgota na cirurgia, mas no pré e pós-operatório de curto e longo prazo, com acompanhamento multidisciplinar". Das 25 mil cirurgias feitas no ano passado, apenas 2,7 mil foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para o cirurgião Cláudio Mottin, a cirurgia bariátrica tem 90% de eficácia quando feita em uma pessoa com obesidade mórbida.
No ano passado, pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, com quinze capitais brasileiras, aponta Porto Alegre em segundo lugar no ranking das capitais brasileiras com maior número de obesos (45,1%). Outra pesquisa do IBGE revela que mais de 50% dos homens de Porto Alegre estão acima do peso ideal e cerca de 11% deles são obesos. As principais causas do aumento de peso, segundo os pesquisadores, são a falta de atividade física e o alto consumo de alimentos gordurosos, como por exemplo, a carne e o bacon. "Com alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares é possível diminuir de 5 a 10% o peso, melhorar os fatores de risco e a saúde como um todo. Em alguns casos, o uso de medicamentos pode ajudar, mas devem ser acompanhados por um médico", explica o cirurgião.Paula Oliveira de SáJornalista (DRT/RS 8575)(51) 9219-1986
* O coordenador do curso de Economia da PUCRS, Leandro de Lemos, ministra na próxima quarta-feira, 21 de janeiro, a palestra "Identificando oportunidades na Bolsa de Valores". Ele apresentará os indicadores relevantes que empresas e interessados devem prestar atenção no momento de investir. A atividade é gratuita e ocorrerá das 18h às 19h na sala 705 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681). As inscrições podem ser feitas por meio do site www.labmec.com.br ou telefone (51) 3384-4449.
* Fundamentos macroeconômicos, taxas de crescimento do PIB real e do PIB potencial, balanço de pagamentos, taxa de câmbio, inflação e política monetária são alguns dos temas tratados no 1º curso "Análise de Conjuntura". A promoção é do Laboratório de Mercado de Capitais (Labmec) da PUCRS. As aulas começam na terça-feira, 20 de janeiro, e vão até quinta-feira, dia 22. A atividade será ministrada pela professora do Departamento de Economia da Universidade, Cecília Rutkoski Hoff. As inscrições podem ser feitas no site www.labmec.com.br ou na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, na sala 201 do prédio 40 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3384-4449
Fernandes, no Diário do ABC (SP), Ique, no JB, Veronezi, na Gazeta de Piracicaba e Jorge Braga, em O Popular (GO).









Fatos e aniversariantes do dia 15 de Janeiro

No dia de hoje o milionário grego Aristóteles Onassis estaria completando 103 anos e o líder árabe e ex-presidente egípcio Gamal Abdel nasser faria 91 (1918-1970). E hoje nasceram o líder negro norte-americano Martin Luther King Jr. (1929-68) e o ex-juiz e comentarista de esportes Arnaldo César Coelho (66 anos).





Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves venceu Paulo Maluf e seria o primeiro presidente brasileiro civil, desde o golpe de 1964. Mesmo indireta, a eleição foi recebida com entusiasmo pela maioria dos brasileiros. Tancredo não assumiu o cargo por problemas médicos e José Sarney tomou posse.
1759 - Inauguração do Museu Britânico em Londres.
1790 - Divisão territorial francesa.
1810 - José Bonaparte, à frente de Exército de 80 mil homen, chega a Serra Morena, iniciando a ocupação de Andaluzia.
1908 - Nasce Edward Teller, físico americano de origem húngara, um dos criadores do programa "Guerra nas Estrelas".
1913 - Primeira transmissão telefônica sem fio entre Nova York e Berlim.
1919 - Assassinato em Berlim de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, fundadores do Partido Comunista alemão e principais líderes da insurreição espartaquista na capital alemã.
1929 - Nasce Martin Luther King, líder negro americano, defensor dos direitos humanos.
1931 - Um terremoto destrói a cidade de Oaxaca, no México. Entra também em erupção o vulcão Popocatepél.
1934 - Um terremoto causa a morte de 10.700 pessoas no norte da Índia.
1941 - Alfonso XIII abdica em Roma de seus direitos ao trono espanhol.
1942 - Nehru sucede Gandhi à frente do Partido Popular do Congresso Indiano.
1943 - Finalização das obras do Pentágono, em Washington, o maior prédio de escritórios do mundo.
1944 - A cidade argentina de San Juan é destruída por terremoto.
1969 - A imprensa anuncia que os países do Clube Atômico, formados por Estados Unidos, União Soviética, França, Inglaterra e China, realizaram cerca de 900 testes nucleares no Oceano Pacífico.
1973 - Golda Meir é a primeira líder israelense a ser recebida pelo Papa.
1973 - O presidente americano Richard Nixon suspende a ofensiva no Vietnã. A guerra era travada entre o Norte, apoiado pelos comunistas, e o sul, que tinha apoio dos Estados Unidos.
1985 - Tancredo Neves vence Paulo Maluf em eleições indiretas para a presidência da República. Desde o golpe militar de 1964, era a primeira vez que o país teria um presidente civil.
1986 - Acidente de helicóptero no Rally Paris-Dakar. Morrem o organizador, Thierry Sabine, e mais quatro pessoas.
1988 - Morre Sean Mc Bride, político irlandês, Prêmio Nobel (1974) e Prêmio Lenin da Paz.
1992 - A federação Iugoslava, fundada em 1918, é dissolvida quando a Comunidade Européia reconhece as repúblicas da Croácia e da Eslovênia.
1992 - Terroristas do ETA assassinam o professor Manuel Broseta, em Valência, na Itália.
1996 - O primeiro-ministro socialista da Grécia, Andréas Papandreou, renuncia por motivos de saúde.
Redação Terra

quarta-feira, janeiro 14, 2009


* A Carris celebra amanhã, quinta-feira, 15, o Dia do Cobrador de ônibus na empresa. Haverá a distribuição de canecas com o logotipo da companhia para os cerca de 600 profissionais que atuam na função. A data foi instituída em 2001, com base em pesquisas históricas. O reconhecimento de 15 de janeiro como Dia do Cobrador da Carris surgiu para congratular os profissionais que iniciaram suas atividades na companhia em 1873. Naquele ano, os bondes passaram a circular na Capital, após o decreto de Dom Pedro II, assinado em 19 de junho de 1872. Para auxiliar o motorneiro, que guiava o bonde, foi necessária a participação de um ajudante. Na época, era chamado de condutor. A data é comemorativa apenas para os trabalhadores da Carris porque em Porto Alegre não há um Dia Municipal do Cobrador, como existe em algumas cidades como Pelotas (RS), Curitiba (PR), Marília (SP) e Governador Valadares (MG). Também não há um dia nacional ou estadual em homenagem a estes profissionais.



* A Univates, de Lajeado, abriu as inscrições para mais uma edição do Curso de Radialista. A Universidade encaminhará o aluno ao registro profissional, requisito básico para o desempenho da profissão. As aulas iniciarão no dia 13 de março e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 do mesmo mês. A carga horária é de 336 horas/aula com aulas às sextas-feiras e aos sábados.O valor do investimento, à vista, é de R$ 1.360, e pode ser parcelado em 10 vezes de R$ 140, sendo a primeira paga no ato da matrícula e as demais por boleto bancário. Alunos dos cursos de graduação, técnicos e sequenciais da Univates terão 10% de desconto.A coordenação do curso é do professor Wanderlei de Brito. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site da Univates. Mais informações nos telefones (51) 3714-7011 ou (51) 3714-7000 ou pelo e-mail propex@univates.br. (Coletiva.net)
* A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) está abrindo inscrições, a partir desta sexta-feira (09/01), conforme edital 01/2009, publicado no Diário Oficial nesta data, para contratação emergencial de 110 assistentes sociais, 74 psicólogos e 26 advogados. As inscrições serão realizadas até o próximo dia 28, das 09h às 12h e das 14h às 17h30min, na Divisão de Recursos Humanos (DRH), do Departamento Administrativo da Susepe, na Rua Voluntários da Pátria, 1358, 3º andar, sala 306, Ala Sul. Há vagas para todas as regiões penitenciárias do Estado, mas um número maior para as Casas Especiais localizadas em Porto Alegre e no Complexo de Charqueadas. A seleção será feita mediante atribuição de pontos aos títulos de cada candidato, e os selecionados farão curso básico de treinamento na Escola Penitenciária. Os contratados serão admitidos com remuneração equivalente ao cargo de Monitor Penitenciário, classe A. O edital pode ser conferido no site da Susepe ( http://www.susepe.rs.gov.br/ ), no menu clicando em editais, no espaço à direita “Contratação Emergencial”.
* A Eduardo Severino Cia. de Dança e o Grupo Tato promovem a partir de amanhã, 15, o Dança Usina na 209, evento que se estende até o mês de março na sala 209 no Centro Cultural Usina do Gasômetro (Av. João Goulart, 551). O Dança Usina na 209 integra o projeto Usina das Artes, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura.A programação começa com o espetáculo Planetário, que estreou em 1999 e foi na época selecionado para o Rumos Dança Itaú Cultural, além de ter sido agraciado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em 2007 para a remontagem e releitura da obra. No dia 22, sobe ao palco o espetáculo IN/compatível?, que estreou em 2005, Prêmio Açorianos de Dança/2005 nas categorias Melhor Coreografia, Bailarino e Trilha pesquisada.
Ainda neste mês de janeiro, acontece a oficina de contato improvisação e apresentação de trabalho solo com o alemão Ralf Jaroschinski, grande bailarino e coreógrafo, que retorna a Porto Alegre, em parceria com o Grupo Tato.
Em fevereiro, será apresentado o espetáculo Beatriz, a Beleza e a Tristeza, que estreou no ano de 2008, com financiamento do Prêmio Palco Habitasul. Em março, o Dança Usina na 209 terá Bundaflor, Bundamor, espetáculo que teve estréia em 2008 com grande repercussão. O evento acaba no final do mesmo mês com a 4º edição da Mostra Movimento e Palavra, cuja programação está sendo definida.
Ingressos - Os espetáculos têm ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia: terceira idade, estudantes, classe artística e assinantes Correio do Povo). Para compra antecipada, o valor é de R$ 16 (20% de desconto) no Café da chaminé da Usina, de terça a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 20h ou no local, uma hora antes do início do espetáculo. Programação.
Veja aqui informações e ficha técnica dos espetáculos: Planetário, IN/compatível, Beatriz, a Beleza e a Tristeza
A Sala 209 da Usina - A sala 209 do Centro Cultural Usina do Gasômetro é um espaço exclusivo de dança, administrado pela Eduardo Severino Cia. de Dança e Grupo Tato dentro do projeto Usina das Artes. Pela maneira democrática, aberta e profissional com que os artistas e grupos que lá trabalham conseguem desenvolver suas pesquisas, dialogar, trocar e mostrar o seu pensar e fazer dança, a sala se tornou referência em espaço de produção e pesquisa para a dança no Rio Grande do Sul. Por lá circulam, desenvolvem e mostram o resultado de seus trabalhos, além dos grupos residentes, os artistas convidados Cibele Sastre, Luciana Paludo, Eva Schul, Dagmar Dornelles, Bia Diamante, Luciane Coccaro, Didi Pedone, entre outros.
* Começaram os cursos de verão do Atelier Livre da Secretaria Municipal da Cultura. As oficinas, que abrangem desde desenho básico até cerâmica, têm custo variável entre R$15 e R$35. As inscrições podem ser feitas na secretaria do Atelier Livre (Avenida Érico Veríssimo, 307), que atende das 9 às 12h e das 14 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3289-8057.
Veja as oficinas:
Ministrante: Neusa Poli Sperb
Título da oficina: Cerâmica Básica- exercícios com argila
Sinopse: Experimentações com argila. Construção de obras tridimensionais. Desenho de projeto.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h Período: 26 a 30 de janeiroSala: CerâmicaSem pré-requisitos: Inscrições na secretariaInscrição: R$30,00
Ministrante: Renato Garcia
Título da oficina: Desenho Básico
Sinopse: A oficina pretende explorar noções básicas do desenho na execução de imagens que envolvam a construção de volume, profundidade e sobreposição. Também serão trabalhados o esboço, a observação e a representação.Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h Período: 19 a 23 de janeiroPré-requisitos: Alunos iniciantesInscrição: R$30,00
Ministrante: Miriam Tolpolar
Título da oficina: Passeio pela gravura
Sinopse: Passeio pelas diferentes linguagens gráficas (xilogravura, gravura em metal e litografia), através de encontros com artistas e aulas teórico – práticas. Horário: de segunda a sexta-feira, das 14h às 17hPeríodo: 9 a 13 de fevereiroPré-requisitos: Inscrições na secretariaInscrição: R$30,00
Ministrante: Ana Isabel Lovatto
Título da oficina: Técnicas de Desenho- Experimentação
Sinopse: Duas aulas intensivas com experimentação de materiais diversos de desenho como: grafite, lápis de cor, pastel seco, pastel oleoso, técnicas mistas. O aluno poderá optar sobre os materiais a utilizar. Exercícios de desenho a partir da observação de formas da natureza. Horário: quarta e quinta-feira, das 9h às 12hPeríodo: 4 e 5 de fevereiro.Inscrição: R$15,00Pré-requisitos: Alunos iniciantes
Ministrante: Ana Flávia Baldisserotto
Título da oficina: Introdução à História da Arte
Sinopse: O que é arte? O que é história da arte? Como entender e conhecer a produção dos artistas, estilos, movimentos e periodizações? Uma introdução geral à história da arte através de exemplos da história da arte geral e brasileira.Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12hPeríodo: 19 a 23 de janeiroInscrição: R$30,00Sem pré-requisitos: Inscrições na secretaria
Inscrições para outras cidades:
Duas vagas reservadas por curso: solicitação de inscrição do curso por telefone, pagamento via depósito no Banco do Brasil (agência. 3798-2 / conta corrente: 73.427-6), enviar a comprovação de pagamento, nome do aluno, curso: via fax (51)3289-8080, ligar para (51)3289-8057, solicitando confirmação de recebimento do fax para posterior inscrição.
Charges de Duke (PE) e Samuca.


José Hamilton Ribeiro, hoje, no Canal 16 da Net

Hamilto consagrou-se na antiga revista Realidade.
Em tempos de conflito no Oriente Médio, a TV Assembléia (Canal 16 da NET) reapresenta nesta quarta-feira , 14, às 22h, uma entrevista com o jornalista da Rede Globo José Hamilton Ribeiro. Ganhador de sete prêmios Esso, o repórter cobriu a Guerra do Vietnã para a Revista Realidade, em 1968, quando perdeu parte de uma perna em uma mina vietcong. A entrevista concedida ao jornalista Jeison Silva destaca ainda o início da carreira do repórter, quando entrevistou o Marechal Rondon.
Desde o início do conflito entre Israel e Palestina, a imprensa está proibida de entrar na Faixa de Gaza. No último domingo, Ribeiro publicou um artigo na Folha de S.Paulo avaliando a cobertura no Oriente Médio. "Guerra é ruim, mas sem jornalista é pior", escreveu. A matéria também pode ser vista pelo site: www.al.rs.gov.br/tvassembleia. (Coletiva.net)
* O Ano Mundial da Astronomia será comemorado pelo Laboratório de Astronomia da PUCRS. No período de 19 a 23 de janeiro ele abre as portas para o público interessado em observar o céu e assistir a apresentação do DVD "Eyes on the Sky". As atividades estão disponíveis em dois horários, das 15h às 17h e das 20h às 22h. Para agendar sua visita e obter informações adicionais basta acessar o site www.pucrs.br/fisica/astronomia.
* Quem está na capital neste período de férias de verão pode se qualificar com os cursos de verão oferecidos no Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, que são os seguintes: "Programação orientada a objetos com C# Básico"; "Programação orientada a objetos com C# Avançado"; "Programação para web com ASP.NET e C#"; "Introdução ao Microsoft Silverlight 2.0"; "Windows SharePoint Services"; "MS-Project"; "Introdução ao teste unitário de software usando o VSTS"; "Introdução ao XNA"; "Programação com .NET Windows Presentation Foundation" e "Programação para dispositivos móveis com .NET". As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, na sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares por meio do site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.

Fatos e aniversariantes do dia 14 de Janeiro

Hoje morreu Humphrey Bogart, em 1957, e nasceram a atriz Faye Dunaway e o escritor John dos Passos.



14 de janeiro de 1974, o general Ernesto Geisel é escolhido de forma indireta como presidente da república. Ele assumiria no dia 15 de março, enfrentando dificuldades econômicas e políticas que anunciavam o fim do Milagre Econômico e ameaçavam o Regime Militar. Em 1974, a inflação chegaria a 34,5%.
1784 - Os Estados Unidos ratificam um tratado de paz com a Inglaterra encerrando a Revolução norte-americana.
1809 - Aliança entre Inglaterra e Espanha para lutar contra Napoleão, cujas tropas haviam invadido a Espanha.
1852 - Promulgada nova Constituição na Fraça, que outorgou poder a Carlos Luis Bonaparte.
1876 - O telefone é patenteado pelo seu inventor, Graham Bell.
1898 - Morre Lewis Carroll, escritor inglês autor de Alice no País das Maravilhas.
1907 - Centenas de pessoas morrem quando um terremoto atinge Kingston, a capital da Jamaica.
1914 - Henry Ford, fundador da Ford, anuncia um novo sistema na linha de montagem de sua fábrica, que reduzia de 12,5 horas para 93 minutos a produção de um carro.
1914 - A erupção do vulcão Strato, na ilha de Sakura, no Japão, provoca a morte de sete mil pessoas e destrói 13 mil casas.
1941 - Nasce a atriz norte-americana Faye Dunaway.
1943 - O presidente norte-americano Roosevelt e o primeiro-ministro inglês Churchill iniciam uma conferência de guerra em Casablanca.
1951 - Nasce a atriz Carmen Elías.
1953 - O marechal Tito é eleito primeiro presidente da República da Iugoslávia.
1954 - A musa do cinema Marlyn Monroe casa-se com o jogador de beisebol Joe DiMaggio. A união dura apenas nove meses, pois ele era violento e muito ciumento.
1957 - Morre o autor norte-americano Humphrey Bogart.
1964 - Jacqueline Kennedy faz sua primeira aparição pública na TV desde o assassinato de seu marido John, presidente dos Estados Unidos, em novembro do ano anterior.
1965 - Os primeiros-ministros da Irlanda e da Irlanda do Norte se reúnem pela primeira vez em 43 anos.
1966 - Lançado o disco Can¿t help thinking about me, o primeiro de David Bowie.
1967 - Nasce a atriz Emily Watson.
1974 - O general Ernesto Geisel é escolhido presidente da República por eleição indireta.
1990 - O programa de televisão Os Simpsons estréia no canal Fox nos Estados Unidos.
1994 - Os presidentes da Rússia, Boris Yeltsin, e dos EUA, Bill Clinton, firmam em Moscou, com o presidente da Ucrânia, Leonid Kravchuk, um acordo para eliminar todos os mísseis nucleares estratégicos ex-soviéticos.
1996 - O empresário Álvaro Arzu, um político de direita, assume poder como o novo presidente da Guatemala.
1996 - O socialista Jorge Sampaio é eleito presidente de Portugal.
1998 - O canal de televisão NBC concorda em pagar ao estúdio Warner Brothers a quantia de US$ 13 milhões por episódio da série ER.
2000 - Cirurgiões do hospital Edouard-Herriot fazem, pela primeia vez, um duplo transplante de antebraços em um paciente que os havia perdido há quatro anos.2000 - Um tribunal da ONU sentencia cinco croatas a 25 anos de prisão pelo massacre de 103 muçulmanos num vilarejo na Bósnia em 1993.
Redação Terra

terça-feira, janeiro 13, 2009

* A PUCRS está oportunizando a complementação da formação acadêmica através da realização de cursos sequenciais. Eles garantem uma certificação adicional nas áreas de Assessoria Linguística, Escrita Criativa, Pesquisa em Educação e Empreendedorismo e Inovação. Podem matricular-se acadêmicos da Universidade e o público externo com graduação de nível superior. Os alunos da Instituição, a partir do 2º nível, poderão frequentar as disciplinas dos cursos sequenciais como eletivas, desde que elas não integrem a matriz curricular da graduação em que se encontram matriculados. Para inscrever-se, os estudantes devem solicitar as matérias no momento da rematrícula, através do site
https://webapp.pucrs.br/matricula
ou nos postos de matrícula.
Os demais interessados podem realizar a inscrição diretamente na unidade acadêmica responsável pelo curso desejado.Veja, a seguir, as opções oferecidas:Faculdade de Letras:
Assessoria Linguistica: oferece disciplinas atuais para revisão e produção de textos.
Escrita Criativa: oferece disciplinas que no seu conjunto servirão de ótimo instrumental para quem deseja praticar o texto literário.Faculdade de Educação:
Pesquisa em Educação: oferece aos egressos do curso de Pedagogia e demais Licenciaturas a oportunidade de estudar, teórica e praticamente, aportes da pesquisa na área educacional. Oportuniza formação continuada na área e aperfeiçoamento profissional. Estimula o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia:
Empreendedorismo e Inovação: quem optar por esta formação complementar desenvolverá habilidades para liderar pessoas e negociar contratos, assumir uma postura pró-ativa frente os desafios do mercado e da sociedade, entender como abrir um negócio e entender os princípios básicos de uma boa gestão financeira. Também será capaz de traçar uma eficiente política de
marketing, sabendo captar oportunidades e valorizando seu produto/serviço, ter sempre presente uma postura ética e solidária frente aos negócios e, sobretudo, ser criativo na busca e conquista de seu espaço no ambiente local e global.
* A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) realiza, de 26 a 30 de janeiro, das 12h às 14h, o Curso de Fotografia. Ministrada pela professora Cristina Lima, a atividade é destinada às pessoas que desejam aperfeiçoar suas técnicas para produzir melhores fotos.
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), na sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo site www.pucrs.br/cursoseeventos.
* O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) promove a palestra "A Psicologia do Investidor". Ministrada pelo professor Bernardo Fonseca Nunes, a atividade aborda o mundo das finanças sob o aspecto da tomada de decisão dos agentes econômicos.
O evento ocorre no dia 19 de janeiro, das 19h às 20h, na sala 705 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições e informações adicionais no site www.labmec.com.br. A inscrição deve ser confirmada pelo telefone (51) 3384-4449.