quarta-feira, maio 14, 2014

Casso, Diário do Pará. A Charge Online.

No dia 8 de dezembro John Lennon caía morto, com quatro tiros à queima-roupa






Foi um péssimo final de ano, aquele de 1980: no dia 8 de dezembro o mundo, chocado, ficaria sabendo que um psicopata havia assassinado, com quatro tiros de revólver, o ex-beatle John Lennon, uma espécie de profeta da paz, que caía vítima da violência quando tinha apenas 40 anos e muitas coisas ainda a fazer. O crime aconteceu em frente ao local onde John morava, o famoso edifício Dakota, vizinho ao Central Park, em Nova Iorque. O assassino, Mark Chapman, tinha apenas 25 anos e conseguiu o que quis: entrou para a história. Pelo que se sabe, está preso até hoje. Coleç~´ao Correio do Povo, Arquivo Histórico de Porto Alegre.

terça-feira, maio 13, 2014

Yeda Maria Vargas, a beleza da mulher gaúcha vence em Miami



A célebre beleza das mulheres gaúchas, Estado cuja miscigenação, a base de alemãs, italianas e polacas, sobretudo , formaria um povo de belo semblante (?!), foi reconhecida pela segunda vez em 1963, quando a porto-alegrense, moradora do bairro Petrópolis, Yeda Maria Vargas, conquistaria o título de Miss Universo, em Miami. Reproduzimos aqui algumas matérias do Correio do Povo  e Revista do Globo de tal data, pertencentes ao Arquivo Histórico de Porto Alegre.


Nani, em A Charge Online.

segunda-feira, maio 12, 2014

PT de 1980 não queria aceitar "sindicalistas pelegos" do PTB

Em janeiro de 1980 o Partido dos Trabalhadores, em formação, parecia ser uma nova esperança para os brasileiros, cansados da ditadura militar de direita e também dos partidos tradicionais que levaram a ela. O PT, mesmo com todo o seu radicalismo inicial, tinha a ver com as aspirações de muitas pessoas, especialmente dos jovens. Puro, lutando contra a corrupção política e as velhas práticas nefastas da política brasileira, aos poucos, nos anos seguintes, não obstante criticado e hostilizado, cresceria e se solidificaria como uma das mais importantes agremiações políticas brasileiras. Mas a inexorável realidade de um País de mediocridades, de corruptos e corruptores, de conchavos e acertos financeiros, acabaria por transformá-lo em mais uma outra sigla velha e podre, semelhante a todas as demais. Quanto aos "idealistas" da primeira geração, logo se transformaram em oportunistas cínicos. Mas, em janeiro de 1980, Lula - hoje muito bem de vida - dizia que o partido que se formava não aceitariam "pelegos",como acontecera com o PTB do passado. Velhos e inesquecíveis tempos. 
Fausto, em A Charge Online.
Hoje Bebel Gilberto faz 48 anos e Sérgio Chapelin faz 73.

domingo, maio 11, 2014

Encouraçado Butikin e Baiúca deixaram saudades na alta sociedade porto-alegrense dos anos sessenta

Naqueles distantes, loucos, cafonas, conservadores e hoje quase inacreditáveis anos 60, quando Porto Alegre não contava mais do que 800 mil habitantes, uma casa noturna reinava, soberana, na noite da Capital: o Encouraçado Butikin, na avenida Independência, onde a socialáite gaúcha se reunia em alegres noitadas. Bar, restaurante e casa de shows, lá se apresentavam grandes cantores e cantoras e era lá que, quando vinha ao Sul, o colunista Ibrahim Sued dava o ar de sua presença. Fechado um tempo, depois reaberto, o Butikin, do proprietário Rui Sommer, até hoje é lembrado pelo "grande monde" gaúcho, pelas festas, pelos porres, pelas brigas e casos
e até pelos negócios que, entre um uisquinho e outro, lá se fechavam. Seu concorrente era o Baíúca, também frequentado pela "beautiful people" local. Reprodução da Revista do Globo, 1966.

Elis Regina e Teixeirinha juntos, em maio de 1961, na Revista do Globo


Em maio de 1961, 53 anos atrás portanto, ela ainda não sabia que seria, para muitos, a maior cantora brasileira, nem ele que seria classificado como o Rei do Disco, vendendo dezenas de milhões ao longo da carreira. Com menos de 20 anos, recém saída de Porto Alegre, Elis despontava para o sucesso, em São Paulo. Já Teixeirinha estourava naquele ano com o o seu compacto de duas músicas, Gaúcho de Passo Fundo e Coração de Luto - esta última um sucesso nacional tão impressionante que a gravadora precisou colocar funcionários extras, trabalhando dia e noite, para dar conta de tantos pedidos. Nesta página da Revista do Globo, de Porto Alegre (que acabaria no verão de 1967) os dois aparecem juntos - a Pimentinha e o Rei do Disco. Elis morreu em 1982, com apenas 36 anos, e Teixeirinha no final de 1985, aos 59. Coleção do Arquivo Histórico de Porto Alegre.
Clayton, em O Povo (CE). A Charge Online.



Hoje o escritor Rubem Fonseca faz 89 anos, Carlos Lyra completa 75 e Bete Mendes faz 65. E hoje a atriz Sandra Brea faria 62 anos.