quinta-feira, setembro 05, 2013

Em comemoração aos 10 anos do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e aos 25 anos da Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) será realizada uma Feira do Livro, de 9 a 13 de setembro. A ideia é trazer livros com valores acessíveis, voltados à tecnologia e administração, entre outras áreas, de editoras universitárias do Brasil. Interessados podem visitar o estande das 9h às 19h15min no Tecnopuc, em frente prédio 99A do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3353-7885 ou site www.pucrs.br/e dipucrs.ASSESSORIA

Hoje, 5, Marcelo Adnet faz 32 anos e Raquel Welch 73.

Fatos do dia 5 de setembro

Recordes de João do Pulo
Em 5 de setembro de 1981, João Carlos de Oliveira, o "João do Pulo", ganha a medalha de ouro em salto triplo na 3ª Copa Mundial de Atletismo, em Roma. Ele atingiu o auge da carreira nos anos 70, com o recorde de 17,89 metros, no Pan-Americano do México, em 1975. A marca foi imbatível por dez anos.

1638 - Nascimento de Luis XIV da França, o "Rei Sol".
1717 - O rei George I da Inglaterra proclama o perdão dos piratas, contrabandistas e aventureiros que se renderam no prazo de um ano.
1800 - Conquista de Malta pelo almirante inglês Nelson.
1839 - Tem início a primeira "guerra do ópio", que surgiu pelos esforços chineses para conter a corrupção física e moral do país causada por essa droga.
1850 - Criação da província do Amazonas, com o nome de São José do Rio Negro.
1857 - Morre Auguste Comte, filósofo francês.
1905 - Fim da guerra russo-japonesa, com o Tratado de Portsmouth.
1910 - Marie Curie e André Debierne informam à Academia de Ciências sobre seu preparado de rádio em estado metálico.
1914 - Morre Charles Peguy, escritor francês.
1920 - Alvaro Obregón é eleito presidente do México. Ele estimulou a expropriação e divisão de terras.
1920 - Nascimento de Douglass C. North, economista norte-americano, Prêmio Nobel de 1993.
1929 - O chefe do governo francês, Arístide Briand, propõe em assembléia da ONU a criação dos Estados Unidos da Europa.
1931 - O Tribunal Internacional de Haia confirma a união aduaneira entre Alemanha e Áustria.
1936 - A norte-americana Beryl Markham realiza sozinha vôo sobre o Atlântico em direção leste-oeste, sendo a primeira mulher a conseguir este feito.
1940 - Nascimento de Rachel Welch, atriz norte-americana.
1942 - Os aliados bombardeiam as cidades de Le Havre e Bremen, durante a Segunda Guerra Mundial.
1942 - Nascimento de Werner Herzog, cineasta alemão.
1944 - Assinatura do tratado de criação de Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo).
1945 - O imperador Hiroíto inaugura o Parlamento do Japão.
1951 - O México conclui o processo estatizador do petróleo com a compra da companhia norte-americana "Charro".
1951 - O emir Talal ibn Abdulá é proclamado rei da Jordânia.
1957 - Em Cienfuegos (Cuba), 200 marinheiros e diversos civis simpatizantes do Movimento 26 de Julho se revoltam contra Batista. Os manifestantes foram combatidos pelas tropas governamentais, que executaram mais de 600 pessoas.
1960 - O boxeador Cassius Clay, que mais tarde mudaria seu nome para Muhammad Ali, ganha a medalha de ouro na Olimpíada de Roma.
1961 - Representantes de 24 países se reúnem em Belgrado para realizar a primeira conferência de países não-alinhados.
1972 - Uma milícia palestina ataca os alojamentos dos atletas israelenses que participam da Olimpíada de Munique. A ação causou a morte de onze atletas israelenses e cinco guerrilheiros do "Setembro Negro".
1977 - Os Estados Unidos lançam a sonda espacial "Voyager I", que observaria Júpiter e Saturno.
1981 - O atleta João do Pulo conquista a medalha de ouro em salto triplo na 3ª Copa Mundial de Atletismo, realizada em Roma.
1982 - O Legião Urbana realiza seu primeiro show. A banda foi uma das nove atrações do festival Rock promovido pela Festa Nacional do Milho, no Parque de Exposições de Pato de Minas, Minas Gerais.
1986 - Dezessete mortos e mais de cem feridos no seqüestro de um avião da Pan American pelo exército paquistanês. O seqüestro ocorreu em Karachi, realizado por um comando armado que pedia a libertação de terroristas árabes.
1991 - Após aprovar a primeira declaração de direitos humanos e liberdades na URSS e dar continuidade a União dos Estados Soberanos, se dissolve o Congresso de Deputados Populares da União Soviética.
1997 - Morre Madre Tereza de Calcutá, religiosa nascida na Albânia, Prêmio Nobel da Paz de 1979.

Redação Terra

quarta-feira, setembro 04, 2013

Andorinha: com 21 mortos,, no Rio de Janeiro, o último grande incendio em edifícios no Brasil

Fevereiro é, tradicionalmente, um mês propício a grandes incêndios, seja na área urbana, seja na rural, o que é explicável pela altas temperaturas do verão. Em 17 de fevereiro de 1986 - portanto, há 20 anos - a cidade do Rio de Janeiro viveu momentos de pânico e terror com a tragédia do edifício Andorinha, a qual matou oficialmente 21 pessoas, deixando mais 38 feridas - não se sabe quantas destas vieram a falecer depois. Foi o maior incêndio, em vítimas, da história conhecida do Rio de Janeiro. As cenas do edifício Andorinha, transmitidas ao vivo pela televisão, chocaram o País. Felizmente, depois dele foram poucos os sinistros dessa natureza que aconteceram no Brasil, e nenhum com tal intensidade e extensão.
Eram 13h30 minutos de uma segunda-feira quando o ar-condicionado instalado no escritório da multinacional General Eletric, no nono andar, sofreu uma sobrecarga de energia. A tomada explodiu e o fogo avançou rapidamente pelo carpete, atingindo uma potrona, logo queimando as cortinas. Dez horas depois, restavam os escombros calcinados do prédio, localizado no centro do Rio (cruzamento da Avenida Almirante Barroso com a rua Graça Aranha) e onde circulavam diariamente não menos do que 1700 pessoas.
E restava uma outra grande certeza: a de que não somente os prédios não foram construídos adequadamente para prevenir tais catástrofes como o Corpo de Bombeiros da Cidade Maravilhosa (e de quase todas as cidades brasileiras, diga-se) revelou-se pessimamente equipado. Faltou água nas mangueiras, não havia pressão nos hidrantes, os soldados do fogo dispunham de apenas doze máscaras de proteção contra a fumaça e não contavam com nenhum colchão de ar para amortecer o salto dos desesperados. Além disso, uma das suas seis escadas Magirus estragou logo no início da operação e as demais mostraram-se incapazes de chegar mais alto do que o décimo andar (quem estava nos andares abaixo deste pode se salvar sem maiores problemas, descendo pelas escadas). Foram tantas as deficiências que os Bombeiros receberam sonoras vaias da população aglomerada que assistia à cena.

terça-feira, setembro 03, 2013

Relação entre Brasil e Portugal é tema de colóquio    
O Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS promove nos dias 11 e 12 de setembro o Colóquio Internacional Brasil-Portugal: ideais e diálogos entre dois mundos. Os encontros ocorrem das 14h às 17h30min na sala 307 do prédio 3 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), em ambos os dias. Participam professores da PUCRS, Universidade de Coimbra, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual paulista (Unesp) e Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). A atividade tem entrada franca e é aberta à comunidade. Não são necessárias inscrições prévias.
Conferência sobre Informática na Educação recebe inscrições de trabalhos    
A 18ª Conferência Internacional sobre Informática na Educação (Tise) recebe inscrições de trabalhos até a próxima segunda-feira, 9 de setembro. Interessados podem se inscrever nas categorias Full papers; Software educativo e Posters. O evento, que ocorre nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, é promovido pela Faculdade de Informática da PUCRS (Facin), pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS e pelo Departamento de Ciências da Computação da Universidade do Chile.
Serão debatidos os temas Informática na Educação; Interação Humano-Computador; Engenharia de Software; Design Gráfico e Telecomunicações, entre outros. Estão previstas palestras com a participação de Alberto Cañas, do Institute for Human & Machine Cognition; Albert Rizzo, do Institute for Creative Technologies/University of Southern California; e Lotfi Merabet, do Laboratory for Visual Neuroplasticity/Harvard Medical School, todos dos EUA, e Jaime Sánchez, do Centro de Computação e Comunicação para a Construção do Conhecimento, da Universidade do Chile.
As atividades ocorrem no teatro do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações sobre submissão de trabalhos, inscrições para ouvintes e programação completa, estão disponíveis no site www.tise.cl. Detalhes pelo telefone (51) 3320-3558
Mestrado em Teologia recebe inscrições    
O Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS está com inscrições abertas para a seleção de candidatos ao curso de mestrado em Teologia. As áreas de concentração são Teologia, Experiência Religiosa e Pastoral e Teologia e Pensamento Contemporâneo. O edital está disponível no site www.pucrs.br/fateo, no link Programa de Pós-Graduação.
Seminário comemora 50 anos do jornal Mundo Jovem    
O Jornal Mundo Jovem, em parceria com a Faculdade de Educação da PUCRS (Faced), promove nos dias 12, 13 e 14 de setembro, o Seminário Internacional: Educação, Juventudes e Comunicação. O evento marca os 50 anos da circulação do jornal e contará com a presença de professores da Universidade e de outras instituições. Serão realizados debates, conferências e grupos temáticos com o objetivo de promover uma educação integral e refletir sobre os espaços sociais, escolares e midiáticos que as juventudes brasileiras frequentam.
As atividades, gratuitas, são abertas ao público e ocorrem em diversos horários no prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A programação e as inscrições estão disponíveis no site www.mundojovem.com.br. Para emissão de certificado de participação será cobrado valor de R$ 10. Detalhes pelo telefone (51) 3320-3599
Marketing na era digital é tema de aula especial
A HSM Educação e a PUCRS promovem na próxima terça-feira, 10 de setembro, uma aula especial para debater o cenário atual do marketing digital, com a participação de Martha Gabriel, autora do best seller Marketing na Era Digital. A atividade é gratuita e ocorre às 19h no auditório térreo do prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O evento é aberto ao público. Inscrições pelo e-mail hsmeducacao@pucrs.br. Informações pelo telefone (51) 3353-6222.
Hoje a atriz Bianca Bin faz 23 anos.

domingo, setembro 01, 2013

Astronautas da Apolo 11 estavam preparados para morrer na Lua, ingerindo cianureto?

Pouca gente sabe, mas a missão Apolo 11 - aquela que chegou à superfície lunar pela primeira vez, em julho de 1969 - tinha grandes possibilidades de acabar em tragédia. Conforme um memorando encontrado nos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos, por ocasião dos 30 anos da conquista da Lua, havia o temor de que os dois astronautas que colocaram os pés no solo do satélite terrestre, Armstrong e Aldrin, não conseguissem mais retornar para a Nave Mãe, que ficou orbitando no espaço, com Collins no comando. Se houvesse algum problema
com o módulo lunar Eagle (Águia), aquele que pousou na Lua com os dois astronautas e, duas horas e meia depois, voltou à nave principal, a ordem da Nasa é para que eles fossem abandonados na superfície lunar. Collins, então, deveria regressar à Terra, sozinho, já que não teria condições de efetuar uma missão de salvamento. Segundo os documentos, os três astronautas sabiam desse risco e estavam preparados para serem "heróis ou mártires".
O presidente Nixon, inclusive, já tinha preparado uma mensagem presidencial ao Mundo, falando da tragédia. Um dos trechos: "O destino determinou que esses homens que foram à Lua explorá-la em paz nela descansassem em paz para sempre. Outros exploradores seguirão rumo ao espaço e certamente encontrarão o caminho de volta. A busca humana não será abandonada. Mas esses homens foram os primeiros e eles permanecerão para sempre no nosso coração como os verdadeiros pioneiros."
Mais: se não conseguissem voltar, Armstrong e Aldrin teriam oxigênio para apenas 36 horas lá em cima e certamente experimentaram uma morte nada agradável, a 382 mil quilômetros de casa. Segundo informações não confirmadas, os dois carregavam consigo cápsculas de cianureto, a fim de abreviar o sofrimento.
O arquivo do memorando está arquivado sob o título "Na eventualidade de desastre na Lua" e foi redigido pelo então porta-voz de Richar Nixon, William Safire.
Para saber mais, consulte a revista Veja de 21 de julho de 1999, página 56 e 57, "Prontos para Morrer", de Daniel Hessel Teich.