sábado, maio 16, 2009

Paulo Gorgulho (São Lourenço, 5 de maio de 1959) é um ator brasileiro.
Paulo vem de uma família grande – tem 13 irmãos – e se mudou para São Paulo aos três anos. Na adolescência pensou em ser piloto e médico, mas graças às aulas de teatro amador da escola descobriu sua vocação.
Formado pela Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo (USP), Paulo surgiu na televisão na telenovela Carmem, em 1987, mas estourou mesmo como galã em Pantanal, de 1990. Viveu José Leôncio na primeira fase da telenovela e, por pedidos do público, voltou na segunda fase, como José Lucas[carece de fontes?].
Em 1991, já na TV Globo, fez O Dono do Mundo, de Gilberto Braga e, em 1992, Despedida de Solteiro, escrita por Walter Negrão. Em 1994 foi a vez de Fera Ferida, de Aguinaldo Silva e, dois anos depois, a minissérie Decadência, de Gilberto Braga. Em 2002 participou da minissérie O Quinto dos Infernos, dirigido por Wolf Maya. Em 2007, Paulo Gorgulho fez uma participação em Caminhos do Coração, telenovela da TV Record, onde interpretou Josias, o marido de Cassandra (Angelina Muniz), que desaparece no início da história.
Nos teatro, Gorgulho protagonizou peças como Sua Excelência, o Candidato (1990), de Marcos Caruso; e Mephisto (1993), com direção de José Wilker. Em 2001, encenou Eu Falo o que Elas Querem Ouvir, de Mário Prata, sob direção de Roberto Lage. Também atuou no espetáculo Frankenteins, de Jô Soares.
No cinema, Gorgulho estreou em Filhos e Amantes (1981), dirigido por Francisco Ramalho Jr.. A seguir fez O País dos Tenentes (1987), de João Batista de Andrade. Trabalhou também em For All (1997), de Luiz Carlos Lacerda; e Uma Aventura do Zico (1999), de Antonio Carlos da Fontoura.
É casado com a estilísta Vânia Gnaspini com quem tem três filhos.
*A TV Record RS informou que, a partir dos dados levantados pelo Ibope, consolidou-se nos meses de março e abril como vice-líder na faixa das 7h às 24h. A direção da emissora declarou-se “muito feliz” com o reconhecimento obtido junto ao mercado gaúcho: “Estamos cumprindo nosso objetivo. Se a informação que divulgamos não tem credibilidade, a concorrência deve questionar o instituto que faz a pesquisa”, afirmou o diretor-executivo no Rio Grande do Sul, Fabiano de Freitas, em resposta direta aos dados apresentados pelo SBT regional.
Além da vice-liderança, Fabiano enfatiza que a Record RS “frequentemente tem atingido o primeiro lugar em determinados horários. Este é um fato que nunca ocorreu com qualquer outra rede de televisão. A líder no mercado jamais havia perdido seu posto na audiência e nenhuma outra concorrente atingiu a liderança em Porto Alegre, com exceção da Record”.
Para a emissora, a repercussão junto aos telespectadores gaúchos é resultado da aposta no conteúdo local. “Somos a única que transmite quatro horas e meia de programação local diariamente, além de termos um telejornal que vai ao ar em rede nacional - Record News Sul – pela Record News", explica Fabiano Freitas. Ele disse considerar que “concorrência é saudável e a Record contribuiu para que o mercado do Rio Grande do Sul se tornasse tão competitivo entre emissoras de TV. Nossos planejamentos trabalham com a informação atual projetando a comunicação dos anunciantes para o futuro. Não adianta para o mercado trabalhar com dados antigos”.
Com atrações como o programa Balanço Geral, a Record tem 16 programas posicionados em segundo lugar, conforme dados consolidados do mês de abril. “Esta condição de vice-líder vem desde março, não estamos falando de um dia ou uma semana, mas de dois meses consecutivos”, afirmou o dirigente da Record RS.
*O jornal Correio do Povo veicula neste sábado, 16, o primeiro exemplar da Coleção Mais Bonita. A publicação será composta por oito volumes ilustrados com assuntos de interesse do público feminino, como beleza e saúde da mulher. Os livros são de autoria de Sônia Corazza, engenheira química e especialista em cosmetologia.
Os volumes estarão disponíveis nas bancas e com os jornaleiros e podem ser adquiridos pelos leitores na compra de um exemplar do jornal Correio do Povo mais R$ 4,75. Além disso, o Caderno Vitrine, que circula aos sábados, irá explorar o tema de cada um dos livros da coleção com matérias especiais e entrevistas com especialistas de cada uma das áreas de beleza e saúde.
Outra novidade é que as leitoras do Correio do Povo também poderão participar da ‘Promoção Cultural Mais Bonita’, enviando um e-mail com seus dados de identificação para maisbonita@correiodopovo.com.br e responder à pergunta “Por que eu mereço ganhar um dia de beleza?”. As autoras das três respostas mais criativas ganharão um dia de beleza patrocinado pela Estética Alison Salles. As frases deverão ser enviadas até o dia 4 de julho e serão selecionadas pela equipe do Caderno Vitrine.
» Confira aqui o calendário de circulação dos volumes.
*A Band AM 640 leva ao ar neste domingo, 17, um programa Sala VIP em edição especial, que traz uma entrevista de 60 minutos com o presidente nacional do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, conhecido no mercado da comunicação como Johnny. O empresário participou de um projeto da Rádio Bandeirantes de São Paulo, contando histórias de vida e da emissora que completa 72 anos em 2009. O projeto paulista se chama "Sofá Bandeirantes" e leva os artistas da casa para o microfone, para contarem um pouco da sua trajetória de vida, sob o comando do jornalista Paulo Galvão.
"Na verdade, esse projeto tem muito a ver com o nosso Sala VIP, que conta as histórias dos gaúchos e ajuda a contar a história do Rio Grande", afirma José Carlos Roque, editor do programa, que recebeu e editou o áudio da rede para reproduzir no espaço local. "Escolhemos essa entrevista do Johnny para colocar aqui, dentro do Sala VIP, estreando uma série nova de depoimentos, voltada para o cenário nacional", diz ele. "É muito raro o presidente ceder tanto tempo assim a uma entrevista, por isso se tornou um programa histórico", justifica Roque.
Ainda conforme o editor, na Rádio Bandeirantes de São Paulo são entrevistados apenas os integrantes da emissora, mas a Band Porto Alegre não descarta reproduzir outras entrevistas desse tipo, desde que interessem ao público do RS. No programa, João Carlos Saad contará um pouco da sua história pessoal, a trajetória do Grupo e as perspectivas para o futuro. O programa vai ao ar neste domingo às dez e meia da noite. (Coletiva,.Net)

*A exposição interativa "Médicos Sem Fronteiras no Mundo" está no Mercado Público até o próximo dia 30. A mostra apresenta um panorama do trabalho realizado pela instituição em mais de 60 países. A exposição multissensorial ambienta os visitantes com fotos, vídeos, mapas e atividades especiais desempenhadas faz mais de 30 anos pela organização humanitária Médicos sem Fronteiras.
Com o slogan “Situações extremas pedem mais que respostas, exigem ação humanitária independente”, a experiência formula e responde a diversas perguntas para a causa de conflitos armados, epidemias, desastres naturais, desnutrição e outras situações. Todos são temas com os quais os profissionais de saúde estrangeiros e brasileiros estão acostumados a lidar diariamente em áreas como o Complexo do Alemão (Rio de Janeiro), Likasi (República Democrática do Congo), Phyapon (Mianmar), entre outros locais.
O evento é realizado com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic). A Exposição Interativa Médicos Sem Fronteiras no Mundo ocorrerá de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e sábados às 18h30. A entrada é fraca.


*O espetáculo Dramen des Alltags (Dramas do Cotidiano), do Grupo Teatral Neelic (Núcleo de Experimentação da Linguagem Cênica), está em cartaz até o dia 31, aos sábados e domingos, às 20h, na Usina do Gasômetro (mezanino). Através de um apanhado poético de situações corriqueiras, como bater ponto no local de trabalho, utilizar o celular constantemente e dirigir no stress do trânsito, a peça propõe uma reflexão sobre o aprisionamento do ser humano pelos compromissos que a sociedade impõe diariamente. A partir da criação coletiva e individual de sons e imagens, utilizando o corpo, os atores interagem com o público. O espetáculo é o trabalho de conclusão do nível avançado do curso para Formação de Atuadores do Neelic. No elenco estão Cristiana Rieffel, Fabiana Montin, Bruno Fernandes, Thiago Oliveira, Clau Fertsch, Anelise Ribeiro, Andiara Moraes, Pablo Corroche, Aninha Feijó, Bia Severo, Martha Dalla Vecchia, Barbara Amaral, Adriano Valduga e Cecília Suñé. Os ingressos custam R$ 15,00, com meia entrada para estudantes e idosos.Mais informações pelos site www.neelic.com.br, pelo email teatro@neelic.com.br, ou pelos telefones (51) 3391-5931 e (51) 9274-9933.O espetáculo Dramen Des Alltags integra o projeto Usina das Artes, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
*Na próxima segunda-feira, 18, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e a Faculdades Rio-grandenses (Fargs) assinam termo de cooperação para uma pesquisa sobre o roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre. A assinatura acontece às 15h30, na sede da SMTUR (Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa), com a presença do secretário Luiz Fernando Moraes e do diretor-geral da Fargs, Marcelo Mantelli.
O levantamento será desenvolvido em conjunto pelas duas instituições, com o objetivo de identificar o grau de conhecimento de turistas e moradores sobre os atrativos do roteiro localizado na Zona Sul. A pesquisa será aplicada dia 24 de maio pelos alunos do curso de Turismo da Fargs, em três locais de grande movimentação da Capital: Parque Farroupilha, Usina do Gasômetro e Parque Germânia. Serão ouvidos turistas e moradores. A entrega dos resultados está prevista para o dia 26 de junho.
*Dois campeonatos municipais organizados pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) começam neste final de semana, no ginásio municipal Tesourinha (avenida Érico Veríssimo, sem número, Cidade Baixa). Amanhã, 16, a partir das 14h, abre o campeonato de Handebol. No mesmo local, domingo, 17, às 9h, acontece a cerimônia de início do Municipal de Basquete.
Realizado pela SME, em sua quinta edição, o Campeonato Municipal de Handebol tem como alvo a categoria adulta masculino e feminino. Seu objetivo é incentivar a prática da modalidade, buscando a integração entre as equipes da cidade e Região Metropolitana.
O Municipal de Basquete, também em sua quinta edição, reedita os campeonatos citadinos adultos. Os jogos envolvem jovens e adultos vinculados a clubes, escolas, associações esportivas, grupos de amigos e unidades da SME, e serão realizados em três divisões: séries A e B masculinas e série única feminina.
*Neste domingo, 17, devido ao bloqueio das avenidas Mariante e Goethe e da rua Silva Só para a realização da "Corrida para Vencer o Diabetes", o city tour Linha Turismo alterará seus roteiros pela manhã. Nos passeios das 9h e 10h30, ao invés do roteiro Tradicional, será realizado o roteiro Zona Sul. Nos demais horários da tarde, o Linha Turismo fará os passeios regulares, sendo 13h30 e 16h30 saídas para o roteiro Zonal Sul e 15h com o roteiro Tradicional.As passagens para o roteiro Tradicional custam R$ 10 no segundo piso e R$ 8 no primeiro, e para o Zonal Sul R$ 15 e R$ 10, respectivamente. As saídas ocorrem no terminal localizado na Travessa do Carmo, 84, no bairro Cidade Baixa. Reservas e outras informações pelo telefone 3289.6744.
CorridaEm sua 11ª edição, a "Corrida para Vencer o Diabetes" terá largada às 10h na passarela do Parque Moinhos de Vento (Parcão). Em 2008, cerca de 10 mil pessoas participaram da programação organizada pelo Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICDRS).
*A prefeitura, por meio da Coordenação das Manifestações Populares da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), promove na próxima segunda-feira, 18, o lançamento da Revista Novos Horizontes. O evento será realizado às 19h, no Salão Cairo do Texas Old Club, localizado no prédio quatro do Shopping Total (Avenida Cristóvão Colombo, 545).
Dia do Samba, apresentações das bandas da Saldanha, Free Lance, Itinerante, La Salle São João, Antigos Carnavais da Borges, Parada Livre e reveillon da Usina são eventos abordados nas reportagens da revista.
Segundo o coordenador de Manifestações Populares, Joaquim Lucena, a iniciativa tem o objetivo de mostrar uma síntese dos projetos desenvolvidos pela Coordenação. “É o fruto da confiança da comunidade numa administração que investe no resgate político-social, e o agradecimento aos que participaram e abriram novos horizontes”, afirma Lucena.
Segundo o secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, "o curso de qualificação musical por traduzir um trabalho pedagógico cujos resultados não aparecem imediatamente na vida cultural, mas sim no transcurso do tempo.” Outro destaque é o Projeto Vassourinha, que todos os meses promove shows gratuitos no Teatro Túlio Piva, reunindo grupos musicais, puxadores e destaques das escolas de samba. Lucena destaca ainda os eventos relacionados ao carnaval, e as festas religiosas (Nossa senhora dos Navegante, Aparecida, Divino Espírito Santo, Semana da Umbanda e Festa da Mãe Oxum).
*A Secretaria Municipal de Administração publicou na edição de hoje, 15, do Diário Oficial , Edital n° 82 que trata do Processo Seletivo Nº 02/2009 - Estratégia de Saúde da Família, que abre 20 vagas para Agente Comunitário de Saúde. As inscrições para admissão de pessoal por tempo determinado — prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias — deverão ser feitas pela Internet, das 9h de hoje até às 24h do dia 20 de maio, no site da Prefeitura de Porto Alegre. A iniciativa visa atender necessidades temporárias de excepcional interesse público da Secretaria Municipal de Saúde.
Ao preencher o formulário eletrônico de inscrição, o candidato deverá optar pela região/bairro para o qual deseja concorrer e que, necessariamente, deverá ser onde reside. Após o envio do formulário, deverá ser impresso o boleto bancário necessário para efetuar o pagamento no valor de R$ 36,50 (trinta e seis reais e cinqüenta centavos) referente à inscrição.
Documentos - Não será necessária a apresentação de documentos durante o período de inscrições. Os documentos deverão ser entregues no momento da entrevista avaliativa, cuja data e horário serão divulgados através de Edital que será publicado após o encerramento das inscrições e no ato da assinatura do Termo de Admissão. Os candidatos deverão comparecer ao local das entrevistas portando declaração, original e cópia, emitida pelo Coordenador da Unidade de Saúde do PSF, da Secretaria Municipal de Saúde, com data de emissão a partir de 18 de maio de 2009, que declare que o candidato reside no endereço atendido por essa mesma unidade de saúde, que deverá ser entregue à Comissão Avaliadora.
Para a contratação, é exigida idade mínima de 18 anos completos; comprovante de conclusão do ensino fundamental; estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; não possuir antecedentes criminais e residir em Porto Alegre, em um dos seguintes bairros: Morro Santana, Aberta dos Morros/Hipica, Bairro São José, Protásio Alves e Vila Nova Ipanema. Outras informações poderão ser obtidas junto à Coordenação de Seleção de Ingresso da Secretaria Municipal de Administração, fone: 3289.1270 ou pelo e-mail: csi@sma.prefpoa.com.br

sexta-feira, maio 15, 2009

*A partir desta sexta-feira, 15 de maio, a Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS recebe uma exposição com manuscritos, roupas, chapéus, livros e mais objetos da escritora Patrícia Bins. Os materiais compõem o acervo da escritora, que está no Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural da Universidade. Poderão ser vistas ainda fotografias da infância, com a família, de sessões de autógrafos e recebimento de prêmios, recortes de jornal, troféus, objetos de decoração e mais. A exposição ficará no saguão da Biblioteca, no térreo, prédio 16 do Campus Central d a Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) até o final de maio e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 22h50min, e aos sábados, das 7h45min às 17h30min. A entrada é franca.
No dia 19 de maio (terça-feira), será realizada a cerimônia de doação do acervo para a PUCRS, a partir das 17h, também no Delfos, no 7º andar da Biblioteca. Na oportunidade ocorrerá ainda a posse da professora da Faculdade de Letras da Universidade Helenita Rosa Franco na Academia Literária Feminina do RS, na cadeira 26, que tinha como patrona Lila Ripoll.Patrícia Bins nasceu no Rio de Janeiro, em 1930. Formada em Artes Plásticas, foi romancista, poeta, cronista. Colaborou no Correio de Povo e na Zero Hora. Sua criação literária rendeu diversos prêmios, entre eles Prêmio Afonso Arinos e José de Alencar da Academia Brasileira de Letras. Foi patronesse da 44ª Feira do Livro de Porto Alegre, sendo a terceira mulher a ocupar este lugar. Suas obras são: "O assassinato dos pombos - Cronicontos" (1982), "Jogo de fiar" (1984), "Antes que o amor acabe" (1987), "Janela do sonho" (1987), "Pele nua do espelho" (1989), "Theodora" (1994), "Sarah e os anjos" (1994).
*A partir da próxima segunda-feira, dia 18 de maio, iniciam as atividades da Semana da PUCRS - Campus Uruguaiana. Dividido em debates, palestras e oficinas, o evento pretende valorizar a construção coletiva do conhecimento adequado no ponto de vista técnico-pedagógico para profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Farmácia.
O evento ocorre até o dia 23 de maio. Para inscrições, informações adicionais e acesso a programação, visite o site www.pucrs.campus2.br/edfisica2009.
*A Faculdade de Serviço Social da PUCRS, na abertura da Semana da Solidariedade da Universidade, realiza o Seminário "Justiça Restaurativa e Cultura de Paz: Semeando uma Nova Justiça para o Século 21". O evento conta com a presença de Leoberto Brancher, Juiz da Infância e da Juventude, Marcos Rolim, Professor da Cátedra de Direitos Humanos do IPA, e Daiane Bombardelli, Acadêmica da FSS/PUCRS.
A atividade pretende atingir estudantes de Serviço Social de Graduação e Pós-Graduação, integrantes da comunidade acadêmica de todas as áreas, diplomados, assistentes sociais, conselheiros de direitos, gestores e operadores das políticas sociais.
O seminário acontece no dia 18 maio, às 19h30min no auditório do prédio 15, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições podem ser efetuadas no local e será aceita a doação de um quilo de alimento não perecível como contribuição solidária. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3606.
*A palestra intitulada "A Carreira e os Projetos de um Professor de Física", ministrada por Tiago Cassol Severo, dá continuidade ao Projeto de Valorização Docente (PVD) realizado pela Faculdade de Física da PUCRS. O evento é aberto ao público e ocorre no dia 18 de maio, às 21h15min, no auditório da Fafis, 2º andar do prédio 10, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3535.
*A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH) promove o ciclo de palestras "Grandes Pensadores Alemães". Resultado de parceria com o Instituto Goethe, Instituto Cultural Brasileiro-Alemão (ICBA) e a Associação de Ex-bolsistas da Alemanha (AEBA/RS), o evento aborda grandes nomes como Marx, Bloch e Schelling.
A atividade tem entrada franca e será realizada nos dias 19 a 21 de maio no auditório do Instituto Goethe (avenida 24 de Outubro, 112 - Porto Alegre). Inscrições pelo e-mail info@portoalegre.goethe.org. Informações adicionais pelo telefone (51) 2118-7800.
*O projeto "Um framework para avaliação da implantação do MR MPS em grupos cooperados de empresas", sob responsabilidade do professor da Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) Rafael Prikladnicki, conquistou o 2º lugar no prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, no ciclo 2008 dos projetos do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-Software).
O prêmio, anual, é concedido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, por meio da Secretaria de Política de Informática (Sepin). O projeto inspirou uma monografia do curso de especialização em gestão estratégica de TI, do aluno Tiago Furnaletto, e outra do bacharelado em Sistemas de Informação, de Alexandre Heineck, ambas orientadas por Prikladnicki. Informações sobre o projeto estão em www.inf.pucrs.br/~rafael/MA-MNC.
*O Círculo de Cultura, do Laboratório de Atividades Múltiplas da PUCRS (LAM), é um encontro que acontece na última quinta-feira de cada mês. O objetivo é fomentar diferentes manifestações artísticas, por meio de leitura de poesias, prosa, audição de peças musicais e teatrais, sendo esta uma oportunidade de favorecer o encontro e integração entre professores, funcionários, alunos e os demais interessados em participar.
A próxima atividade ocorre no dia 28 de maio, das 18h às 18h45min, na sala 217 do prédio 15, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4768.
*Angola, Argentina, Brasil, China, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Uruguai são os países que terão painelistas a propor reflexões durante o Seminário Internacional de Ensino Superior na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), nos dias 18 e 19 de maio. Voltado a pesquisadores e gestores do ensino superior e alunos de pós-graduação, é promovido pela Rede Sul-Brasileira de Investigação da Educação Superior, formada pela PUCRS, UFRGS, Unisinos e UFSM. Ronaldo Pena, reitor da UFMG e presidente da Associação de Universidades de Língua Portuguesa, faz a conferência de abertura sobre "A educação superior e desafios nos países lusófonos". O seminário ocorre no auditório do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), com inscrições gratuitas. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3527 e e-mail cplp@pucrs.br.
*"Gestão de Crise na relação com clientes da aviação civil" será o tema da palestra que será realizada no dia 22 de maio, às 10h, no auditório do prédio 10, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O ministrante será o integrante da Comissão dos Familiares das Vítimas do Acidente da TAM voo JJ 3054, Luiz Antônio Salcedo, que falará sobre assistência a familiares de vítimas de acidentes aeronáuticos, do ponto de vista administrativo da condução de crise. O encontro tem
entrada franca, mediante a doação de um quilo de alimento não-pere cível, e faz parte da programação da 15ª Semana da Solidariedade, promovida pelo Centro de Pastoral & Solidariedade da PUCRS.Sobre a 15ª Semana da Solidariedade
A "15ª Semana da Solidariedade" é uma realização do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS em parceria com diversas instituições e ocorre até o dia 22 de maio. Diversas atividades gratuitas e abertas à comunidade fazem parte da programação, que neste ano tem o tema "A paz é fruto da justiça" - lema da Campanha da Fraternidade 2009. Serão ministradas palestras, minicursos gratuitos com noções para o mercado de trabalho, apresentações, exposições, oficinas e seminários.
A abertura oficial do evento ocorrerá na segunda-feira, 18 de maio, às 19h30min, no auditório do prédio 15 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Na oportunidade será entregue o prêmio do Concurso de Artigos 2009 e acontece também a palestra "Justiça Restaurativa e Cultura de Paz: semeando uma nova justiça para o século 21". Participam o juiz da 3ª Vara do Juizado Regional da Infância e da Juventude, Leoberto Brancher, o professor da Cátedra dos Direitos Humanos do IPA Marcos Rolim e a acadêmica da Faculdade de Serviço Social da Universidade Daiane Bombar delli.
No sábado, dia 16, o estacionamento do supermercado Carrefour, na Rua Albion, 111, no Partenon, será palco da Feira de Promoção da Saúde. Serão oferecidos serviços de avaliação da saúde cardiovascular, bucal e dermatológica, além de orientações sobre a importância dos exercícios físicos, a saúde da mulher, entre outras dicas. A Feira será das 10h às 17h, com entrada franca, e inscrições limitadas. Participam profissionais e estudantes das faculdades de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, Farmácia, Medicina, Odontologia, profissionais, do Hospital São Lucas e voluntárias da mama do HSL.
Entre os minicursos destaca-se "Com a mão na Argamassa - misturas utilizadas na construção civil", "Básico de Word", "Fotografia digital", "Fundamentos de projetos de veículos", "Técnicas artesanais diversas", "Soldagem arco elétrico com eletrodo revestido", "CNC básico", "Introdução ao mercado de ações", entre outros.
Durante a Semana também será realizada uma campanha de arrecadação de equipamentos de informática e eletroeletrônicos. Mouses, CPUs, drives, televisores, rádios, telefones, impressoras e monitores já podem ser doados no Centro de Pastoral, sala 101 do prédio 17, no Campus Central. Os produtos serão encaminhados para o Centro de Reciclagem de Computadores do Centro Social Marista (Cesmar), que renova os equipamentos e envia para entidades carentes. O Centro de Reciclagem do Cesmar funciona desde 2005 e já tratou mais de 5 mil computadores. Cerca de 2.300 já foram encaminhados para entidades em todo o país.
Informações adicionais sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3576 e no site www.pucrs.br/pastoral. Os minicursos oferecidos pela Faculdade de Engenharia necessitam de inscrições prévias, que devem ser realizadas na secretaria do Centro de Pastoral.
Para cada atividade, solicita-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível.
Tiago Recchia, hoje, em A Gazeta do Povo (PR).
JotaA, hoje, em O Dia (RJ)
Hoje Raí completa 44 anos e Graziela Moretto faz 37.


*A jornalista Juraci Salete Perboni que trabalhava no telejornal Bom Dia Santa Catarina, da RBS, de Florianópolis, ganhou uma ação judicial contra a empresa. O processo foi decidido na Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) com base na interpretação analógica da Lei nº 6.615/1978, que regulamenta a profissão de radialista, e que já serviu para subsidiar outros recursos contra a mesma empresa.
Segundo informação do site Comunique-se, a jornalista afirmou que, após quatro anos de trabalho, a emissora a despediu sem justa causa e com desligamento imediato. Durante o período em que trabalhou na empresa, a profissional acumulou as funções de editora e pauteira sem o ressarcimento adequado. Segundo Juraci, as funções desempenhadas por ela ocasionaram estresse e a volta de um problema até então controlado, a fibromialgia.
A RBS foi condenada, de acordo com o TST, a indenizar a comunicadora com um adicional de 40% sobre os salários do período, a título de compensação financeira pelo exercício acumulado de funções, com reflexos em aviso prévio, férias, abono de 1/3, gratificações natalinas e FGTS, com 40%. (Coletiva.Net)
*Um fogo de palha pode estar na origem da informação divulgada pela coluna Informe JB, da edição de hoje do Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, segundo a qual o jornal Correio do Povo estaria sendo comprado por um empresário mineiro, o ex-deputado federal Vittório Medioli. Ele é proprietário da Sempre Editora, que publica o jornal O Tempo, de Belo Horizonte, e possui um dos maiores e mais modernos parques gráficos do Brasil.
Foi com Medioli que Marcos Pereira, o principal dirigente nacional das organizações Record, conversou recentemente para avaliar a possibilidade de imprimir em Belo Horizonte parte da tiragem da Folha Universal, que tem atualmente cinco milhões de exemplares. Durante as negociações, Medioli fez uma oferta, que ele mesmo considerou “irrecusável”, pelos jornais Correio do Povo e Hoje em Dia, este da capital mineira. A proposta não foi aceita porque, segundo a direção nacional do grupo Record, seus jornais não estão à venda.
Nesta tarde, a Sempre Editora divulgou uma nota assinada pelo seu vice-presidente, Luiz Tito, e pelo diretor-executivo Teodomiro Braga, esclarecendo que a empresa não realizou qualquer negociação envolvendo títulos de jornais, em especial os jornais Hoje em Dia e Correio do Povo.
Veja outras notícias relacionadas:
Correio diz ter compromisso centenário e nega venda
Colunista do JB divulga venda do Correio do Povo
*Bloqueios momentâneos de trânsito serão realizados durante a 11ª Corrida para vencer o Diabetes, promovida pelo Instituto da Criança com Diabetes e apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, que ocorrerá no domingo, 17, das 7h às 13h.O percurso terá saída da avenida Goethe (sob a passarela do Parcão), passando pela rua Mariante, rua Silva Só, retorno na abertura do canteiro central frente à rua Felipe de Oliveira, rua Silva Só, rua Mariante, avenida Goethe (sob a passarela do Parcão).
Como ficará o trânsito:• O tráfego da rua 24 de Outubro permanecerá normal.• O tráfego de veículos, vindo pela rua Mostardeiro, seguirá pelas ruas Florêncio Ygartua, Hilário Ribeiro, Padre Chagas, Olavo Barreto Vianna, Dr. Timóteo, Poti Medeiros,...• Serão isoladas as áreas no entroncamento da rua Florêncio Ygartua com Mostardeiro, rua Hilário Ribeiro com rua 24 de Outubro, rua Hilário Ribeiro com rua Padre Chagas , rua Padre Chagas com rua Luciana de Abreu e rua Padre Chagas com rua Dinarte Ribeiro. • A avenida Goethe, rua Mariante e rua Silva Só ficarão bloqueadas ao tráfego durante todo o período da caminhada.• Será isolada a área da rua Henrique Dias no trecho entre a rua Felipe Camarão e rua Fernandes Vieira do lado direito.As linhas de ônibus que trafegam pela região do evento esportivo terão seus itinerários desviados, a partir das 7h. Outras informações pelo fone 118 da EPTC.
*Sábado, 16, a partir das 14h, a unidade Alim Pedro da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) promove o 6° Festival Olímpico e Paraolímpico. Haverá provas de pista (corridas), torneios de basquete, futebol, vôlei e atividades recreativas como cama elástica, piscinas de bolinhas e brinquedos, além de torneio masculino e feminino de bocha.
O Parque Alim Pedro localiza-se na Av. dos Industriários, esquina rua Arroio do Meio, bairro IAPI. No local, a prefeitura oferece atividades gratuitas como escolinhas esportivas de basquete, futebol, vôlei, aulas de ginástica, alongamento, dança, recreação e caminhadas orientadas.

*No sábado, 16, haverá um torneio interno mirim do Social Futebol Clube para meninos nascidos entre 1996 e 1997. As partidas serão disputadas das 9h às 16h, no campo de futebol do Parque Marinha do Brasil, com duração de 30 minutos cada.
O evento faz parte do Projeto Social Futebol Clube/Cidade Escola, que é idealizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), e já atendeu, desde a sua criação em 2005, cerca de três mil crianças de comunidades carentes.
*Estão abertas as inscrições para a nova edição do curso Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, oferecido pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cosans) da prefeitura, por meio de parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi/Fiergs). O curso será realizado na Casa Brasil (rua Voluntários da Pátria, 2552), de 18 a 21 deste mês. Haverá três turmas, com horários entre 8h ao meio-dia, 13h às 15h30 e 16h às 18h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Casa Brasil ou pelo telefone 3346-2326. A atividade tem o apoio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da ONG Moradia e Cidadania da Casa Brasil
O Cozinha Brasil promove a educação alimentar por meio de cursos sobre o aproveitamento integral dos alimentos, priorizando a saúde e a qualidade de vida da população. O objetivo, segundo o coordenador da Cosans, Carlos Antônio Silva, é que cada pessoa treinada possa se tornar um multiplicador, levando o conhecimento adquirido às comunidades, para casa ou mesmo nos locais de trabalho. "As aulas vão ajudar principalmente quem está ligado às cozinhas comunitárias", afirmou. Usuários atendindos pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) terão acesso às aulas.
O tema base da capacitação é o aproveitamento integral dos alimentos, na perspectiva da segurança alimentar. Os alunos receberão um certificado de participação, além de avental, uma touca e um livro de receitas ao final do curso.
*A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) definiu os instrutores das 60 oficinas de Descentralização, com datas, horários e locais do cursos, que estão espalhadas por 14 bairros e regiões de Porto Alegre. As oficinas de Artes Plásticas, Capoeira, Comunicação Comunitária, Dança, Foto e Vídeo, Hip Hop, Inclusão Social, Literatura, Música e Teatro são gratuitas e abertas a toda comunidade. As datas e horários estão sujeitos a modificações sem prévio aviso. Interessados em participar devem entrar em contato por meio dos telefones 3289-8114 e 3289-8116 ou ir ao local da oficina desejada para outras informações. Veja aqui as oficinas disponíveis
*A Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos de Porto Alegre, oficializada na tarde de hoje, 14, pelo prefeito José Fogaça, foi criada com o objetivo de intensificar as iniciativas de proteção animal e de promoção à qualidade de vida da população, principalmente nas comunidades mais carentes.
Durante a solenidade, a iniciativa foi comemorada por protetores como Denize Furtado, presidente da ONG Gatos e Amigos, que enfatizou: "Esperávamos uma atenção de acordo com a importância do tema há muito tempo, agora ele esta sendo tratado com a seriedade e sensibilidade que gostaríamos que fosse. Entendemos que o primeiro passo foi dado para que as coisas melhorem em nossa cidade". Entre as ações a serem realizadas pela coordenadoria estão o controle das populações de cães e gatos em situação de rua, campanhas de esclarecimento e sensibilização sobre os direitos dos animais e a guarda responsável. "É uma iniciativa desenvolvida em parceria entre o poder público e as entidades para encontrarmos uma definição de responsabilidades naquilo que já vínhamos fazendo", afirmou Fogaça. Ele observou que a criação do órgão também será importante para a definição de valores, no orçamento municipal, que serão destinados à causa.
Formado por representantes de 12 secretarias e órgãos municipais, o grupo de trabalho será coordenado pelo gabinete do vice-prefeito para desenvolver programas de proteção aos animais, a partir de ações de fiscalização e da divulgação de diagnósticos e publicações referentes ao tema. "A prefeitura já tem desenvolvido algumas iniciativas voltadas ao bem-estar animal e, com a criação deste órgão, vamos buscar avançar ainda mais, trabalhando em conjunto com as entidades e universidades", observou o vice-prefeito José Fortunati.
Também participaram da solenidade o secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia, o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Melo, vereadores e representantes de entidades não-governamentais e voluntários à causa da proteção animal.

quinta-feira, maio 14, 2009

*A Secretaria da Segurança Pública, por meio de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), concluiu hoje, em Novo Hamburgo, a 1ª Edição do Curso de Capacitação para o Atendimento de Mulheres, Crianças, Adolescentes e Idosos vítimas de violência, os chamados grupos vulneráveis. Organizado pelo Departamento de Ensino e Treinamento (DET-SSP), a primeira etapa do evento se desenvolveu nesta quarta (13) e quinta-feira (14), no auditório da FEEVALE, prédio 2, térreo, na RS 239, em Novo Hamburgo.
A abertura do evento contou com presença do secretário-adjunto da SSP, Rubens Edison Pinto, o chefe da Polícia Civil, delegado João Paulo Martins, o diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol), delegado Mário Wagner, o diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (3ª DPRM)-São Leopoldo, delegado Mauro Duarte de Vasconcelos e a diretora do DET/SSP, delegada Sonia Dall’Igna.
A finalidade do curso é capacitar 1.100 profissionais da rede de atendimento (policiais civis e militares, servidores do IGP, Susepe, agentes de saúde, professores, conselheiros tutelares, guardas municipais, etc). O trabalho será desenvolvido em mais 10 municípios da Região Metropolitana: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Viamão e na própria Capital gaúcha. A segunda etapa do curso está marcada para os dias 27 e 28 de maio, em São Leopoldo. As inscrições para as demais etapas podem ser feitas pelo e-mail det-redes@ssp.rs.gov.br. O curso é de 20 horas/aula e aos participantes são fornecidos certificados.
*A Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir) tem inscrições abertas para o curso de Contratos Internacionais. Coordenada por Fernando Smith Fabris e Luciano Benetti Timm, a atividade tem como público-alvo advogados que atuam no ramo internacional, gerentes e diretores jurídicos ou de comércio exterior de empresas.
As aulas serão realizadas no período de 19 de maio a 5 de agosto, todas as terças e quartas-feiras, das 19h30min às 22h. Inscrições e informações adicionais na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no
Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
e pelo telefone (51) 3320-3680.
*Com o objetivo de proporcionar aos graduados em Teologia e Direito a formação necessária para atuação como advogados, notários, promotores de justiça e juízes de Tribunais Eclesiásticos, a Faculdade de Teologia promove o "Curso de Especialização em Processo Matrimonial Canônico".
As aulas serão realizadas no período de 6 a 18 de julho, com datas posteriores a confirmar, de segunda a sábado. Informações adicionais pelo site www.pucrs.br/fateo/pos e pelo telefone (51) 3320-3572.
*Integrando a programação do "Seminário de Contabilidade", o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa ministrará palestra sobre "As melhores Práticas de Governança Corporativa".
O evento será realizado no dia 16 de maio, sábado, das 9h às 12h, no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), e é aberto à comunidade acadêmica e externa, sem inscrições prévias. A atividade é promovida pelo Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3547.
*A 5ª edição do Encontro Regional de Toxicologia Forense da América Latina será realizada pela primeira vez no Brasil. A atividade ocorre de 17 a 20 de junho na PUCRS. O primeiro encontro regional aconteceu no ano de 2005 em La Plata (Argentina), seguidos de Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia) e Buenos Aires (Argentina).
O objetivo é promover a interação entre os profissionais da área e a discussão de temas relacionados à toxicologia forense. O evento ocorre no prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo site www.pucrs.br/eventos/toxicologiaforense.
*O trabalho "Uma proposta para a detecção de mudanças pós-classificação" da estudante da Faculdade de Engenharia da PUCRS Ediliane Beltrame e do professor da Faculdade de Matemática Hélio Radke Bittencourt ficou entre os cinco melhores na categoria de Iniciação Científica durante o "14º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto", promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O evento teve mais de mil trabalhos inscritos e contou com pesquisadores do mundo inteiro, inclusive da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) e da European Space Agency (Esa). Ediliane foi a primeira autora e Bittencourt, co-autor e orientador. Além do certificado assinado pelo organizador, a aluna recebeu prêmio de mil reais da empresa Space Imaging. O trabalho completo encontra-se disponível na biblioteca digital do Inpe, no link urlib.net/dpi.inpe.br/sbsr@80/2008/11.17.12.34.
*A pró-reitora de graduação da PUCRS, Solange Medina Ketzer, irá compor a Comissão Assessora de Avaliação da Área de Formação Geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Comissão define as diretrizes das dez questões de formação geral da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que buscam avaliar nos graduandos habilidades e competências para a compreensão em temas que transcendam ao seu ambiente próprio de formação e sejam importantes para a realidade contemporânea.
*Neste sábado, 16 de maio, o Grupo de Primatologia da Faculdade de Biociências da PUCRS fará uma apresentação teatral para conscientizar a população sobre o papel dos bugios na questão da febre amarela. A peça "O ronco, o zumbido e a febre amarela" será encenada a partir das 10h na "Feira da Saúde", no estacionamento do
supermercado Carrefour (rua Albion, 111 - bairro Partenon - Porto Alegre)
.
Segundo o coordenador da campanha, o biólogo e professor da Universidade Júlio César Bicca-Marques, em alguns municípios as pessoas matam os macacos achando que estão evitando a doença. "Esse é um pensamento equivocado e distorcido. Os bugios não são os transmissores da doença. Na verdade, indicam os locais em que as autoridades devem redobrar os cuidados porque está ocorrendo a circulação do vírus", explica, lembrando que os bugios sobrevivem apenas cerca de uma semana depois da contaminação.
A Feira da Saúde começa também às 10h e segue até às 17h, com serviços de avaliação da saúde cardiovascular, bucal e dermatológica, além de orientações sobre a importância dos exercícios físicos, a saúde da mulher, entre outras dicas. A promoção é do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS.
*O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da PUCRS (Faced) promove o "2º Sipase - Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: Motivação em Diferentes Cenários". No evento estará em discussão o processo de desenvolvimento humano, expresso pela motivação de poder viver e saber aprender, ligado à problemática da educação, buscando revalorizar o adulto como pessoa em constante desenvolvimento, conhecer e entender os processos motivacionais presentes na vida humana e compreender o desenvolvimento humano como potencialidade, com repercussões em contextos educativos.
A atividade conta com a presença de importantes pesquisadores internacionais da Universidade do Algarve (Portugal) e da Universidad de Huelva (Espanha), além de outrospesquisadores nacionais das áreas da educação, saúde e afins.
Com patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Centro Universitário La Salle (Unilasalle) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac-RS), apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e HSBC, e organizado pelo grupo de pesquisas Processos Motivacionais em Contextos Educativos (Promot), o simpósio acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio, no auditório do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais e inscrições pelo
site www.pucrs.br/eventos/sipase.
*O Instituto de Cultura Hispânica da PUCRS promove a terceira edição do evento "A Literatura de Língua Espanhola Através do Cinema: Debate Crítico". A cada encontro, que ocorre aos sábados, das 8h30min às 11h30min, serão debatidas importantes obras publicadas nessa língua e adaptadas ao cinema. No dia 16 de maio será a vez de "Eréndira y su abuela desalmada", de Gabriel Garcia Marquez. Nos outros sábados serão "El amor en los tiempos de cólera" e "De amor y de sombras", entre outros. Será feita também a reedição do Especial Camilo José Cela - 20 anos de Prêmio Nobel.
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Alunos, professores, funcionários e ex-alunos da PUCRS têm desconto. Informações pelo telefone (51) 3320-3559 ou e-mail cultura-hispanica@pucrs.br.
*Nesta sexta-feira, 15 de maio, será inaugurada, às 18h, a mostra coletiva de paineis grafitados "+Apto". Ela é a primeira exibição de arte do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) e integra a exposição "(R)evolução de Darwin". Busca mostrar a maneira como os seres vivos se transformam e sobrevivem a determinados contextos. Os artistas urbanos Mateus Grimm, Trampo e Diogenes da Silva Machado, o "DSM", exibirão nos murais obras ineditas, inspiradas no universo abordado pela exposição do MCT e nos desdobramentos sociais da consciência sobre a evolução, processados pelas experiências pessoais, visões de mundo e estilos dos artistas. A mostra de grafite pode ser visitada até o dia 14 de junho.
O trio também é responsável pelo "Mural Evolutivo", um work in progress, que é uma pintura colaborativa que está "evoluindo" ao longo dos oito meses da exposição (R)evolução de Darwin. Essa obra mutante ilustra a história de Darwin e sua aventura científica.
O MCT realiza a exposição "(R)Evolução de Darwin" até 30 de dezembro. Em três andares, os visitantes podem conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". A Biblioteca Central Irmão José Otão dispõe de um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também estão expostos materiais históricos e diferentes edições do livro "A origem das espécies" para consulta. O MCT fica aberto de terças a domingos, das 9h às 17h, e está localizado no
prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre)
.
Informações sobre atividades da PUCRS na temática Darwin podem ser obtidas no site www.pucrs.br/mct/evolucao ou pelo telefone (51) 3320-3521.






Hoje Cate Blanchett e Mariana Godoy completam 40 anos. Sofia Coppola faz 38 e Raul Pont 65.









*A revista americana Fortune divulgou que o Google pode estar prestes a se lançar no mercado de jornais dos Estados Unidos, abalado pela crise econômica. As informações são de que a empresa tentou acordos de participação com periódicos como o The New York Times, mas nenhuma das negociações teria tido resultado positivo. O jornal Washington Post anunciou que também está em negociação com o Google e o possível acordo de 'colaboração' incluiria o lançamento de conteúdos na internet.
O interesse do Google no novo negócio pode estar ligado a uma possível ameaça da companhia aos jornais. Na semana passada, uma nota publicada no Google trazia a informação de que o advogado da empresa contestou a ideia e afirmou que o site de buscas ajuda os portais dos jornais a conseguir dinheiro através da publicidade online e que também não utiliza seu conteúdo indevidamente.
O diretor jurídico associado de produtos e propriedade intelectual do site de buscas, Alexander Macgillivray, afirmou que a empresa não prejudica os jornais. "Conduzimos tráfego aos sites e oferecemos publicidade em apoio a todos os modelos de negócios, quer as empresas de notícias optem por hospedar seus artigos conosco ou em seus sites”. Um dia antes da publicação do comentário, a Associated Press, agência de notícias criada há 163 anos e controlada por um grupo de jornais, confirmou a existência de um novo projeto para proteger o conteúdo dos jornais contra o uso indevido na web. (Coletiva.Net)
*O Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS (COM/HSL/PUCRS) realiza no próximo dia 15 de maio (sexta-feira), a partir das 18h, no anfiteatro Irmão José Otão, palestra para debater e esclarecer dúvidas relativas aos aspectos nutricionais que envolvem o pré e pós-operatório da cirurgia de obesidade mórbida. A palestra é voltada para pacientes, público em geral e profissionais interessados no tema.
Durante a reunião, estarão presentes também outras especialidades da equipe multidisciplinar do COM para interagir com o público presente. Segundos dados do IBGE, há 10,5 milhões de obesos no país, sendo que a obesidade mórbida cresceu 225% nos últimos 30 anos.


SERVIÇO
Palestra: "Aspectos nutricionais e cirurgia da obesidade"
Data: 15/05/2008 (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Público-alvo: operados, não-operados e público em geral
Local: Auditório do HSL - 2º andar – Av. Ipiranga, 6.690
Informações: (51) 3320-5002
Evento gratuita
*Um posto da Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) recebe hoje, das 9h30 Às 16h30, as pré-inscrições ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) na Zona Leste da Capital. A equipe da secretaria atende os interessados no Centro Administrativo Regional (CAR) Leste (rua São Felipe, 144 – Bom Jesus).
Os jovens cadastrados serão contatados pela SMJ para confirmar o interesse e efetuar a matrícula, de julho a agosto. Gerenciado pela SMJ, o ProJovem Urbano é uma ação do programa Lugar de Criança é na Família e na Escola, destinado a jovens de 18 a 29 que não concluíram o Ensino Fundamental, mas saibam ler e escrever. Um dos objetivos é reintegrar ao sistema de educação formal jovens que abandonaram os estudos antes de concluir a 8ª série. Os alunos recebem formação profissional, iniciação à informática e bolsa-auxílio de R$ 100.
Pré-inscrições abertas
O ProJovem Urbano recebe pré-inscrições pelos telefones (51) 3289-1724 ou 3289-1728. Dúvidas são esclarecidas pelos fones (51) 3289-1787 e 0800-722-7777. O horário de atendimento é das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira. Na SMJ (rua dos Andradas, 680), o atendimento é feito de terça a sexta-feira, no mesmo horário.
*A Procempa disponibilizará um cyber com Internet gratuita aos participantes da 7ª edição do Dia da Solidariedade, evento que será promovido sábado, 16, das 10h às 16h, por um comitê de empresas gaúchas, poder público e ONGs, junto ao Espelho d’Água do Parque Farroupilha (Redenção). Com quatro computadores, o cyber estará localizado na tenda da prefeitura, organizada pela Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).
Durante o evento, folders disponibilizados pela Procempa serão distribuídos no local. Além disso, as ONGs que tiverem interesse podem se inscrever no Programa de Sites Gratuitos para ONGs, do PortoWeb. O diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, explica que a companhia, através do Portal da Solidariedade, desenvolve e hospeda gratuitamente esses websites. “O objetivo é fazer com que as organizações entrem no mundo virtual e, a partir dele, possam se enxergar e relacionar-se mutuamente, trabalhando em conjunto, além de permitir que a sociedade conheça o trabalho desenvolvido por cada uma, auxiliando assim a participação ou contribuição de um maior número de pessoas”, afirma o diretor.
Solidariedade - O Dia da Solidariedade integra o calendário de eventos da Capital e ocorre sempre no terceiro sábado do mês de maio. A mobilização tem como objetivo incentivar empresas, instituições comunitárias, sindicatos de trabalhadores, entidades de profissionais liberais e órgãos públicos a praticarem ações sociais voltadas à assistência da população de baixa renda.
*A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) obteve hoje, 13, o aval do Ministério Público Estadual ao projeto que propõe a criação de um marco regulatório para o turismo náutico em Porto Alegre. A anuência do MP ocorreu durante audiência com o promotor Luciano de Faria Brasil, da Promotoria de Justiça, Habitação e Defesa da Ordem Urbanística, da qual participaram o secretário de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o assessor jurídico da pasta, Paulo Zago, e o presidente da Associação do Turismo Náutico do Rio Grande do Sul (Atun-RS), Vilian Velloso de Oliveira. A entidade congrega os proprietários de barcos que realizam passeios no Guaíba e nos canais do delta do Jacuí. Uma minuta de projeto de lei será encaminhada pela SMTUR para apreciação do prefeito José Fogaça, que dará a forma final do projeto de lei a ser encaminhado à apreciação da Câmara Municipal.
Padronização - A iniciativa de regulamentar a atividade náutica para qualificar e padronizar o serviço de interesse turístico operado pelos barcos de passeio partiu da SMTUR, que, no início de 2008, buscou mediação do MP visando à instauração de inquérito. De lá para cá, foram realizadas três audiências envolvendo o órgão público e os proprietários das embarcações. Um dos primeiros resultados deste movimento foi a criação da Atun. “Contar com uma entidade como interlocutora foi o primeiro passo no processo de qualificação do turismo náutico. O segundo, decisivo, foi dado agora, com o aval do Ministério Público”, afirmou Moraes. O presidente da Atun destacou a parceria da SMTUR e disse que a regulamentação é bem recebida pelos empreendedores do setor. “Aos armadores interessa o desenvolvimento da atividade, que precisa ocorrer de forma legal e regulamentada”, avaliou.

*O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está com as inscrições abertas para a sua tradicional Rústica de 10 km em homenagem ao Dia do Gari, no sábado, 16. A participação é aberta aos corredores de rua em geral e uma boa oportunidade para quem está se preparando para correr a 26ª Maratona de Porto Alegre, na semana seguinte. As inscrições (limitadas a 350) já podem ser feitas na sede administrativa do DMLU (avenida Azenha, nº 631), pelo e-mail robertoa@dmlu.prefpoa.com.br ou pelo telefone (51) 3289.6838.
A largada será dada às 10h30, no início da avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto à Usina do Gasômetro, e o percurso será de ida (até as proximidades do Museu Iberê Camargo) e volta pela avenida Beira-Rio. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféu e todos que completarem a prova ganharão medalha de participação. As seis categorias da Rústica são: Geral, Gari (para servidores diretos e indiretos do DMLU), até 29 anos, de 30 a 39 anos, de 40 a 49 anos e a partir de 50 anos.
A Rústica do Gari, junto com a Mostra Itinerante da Coleta Seletiva, que estará exposta no estacionamento da Usina do Gasômetro, comporá a abertura da Semana Cidade Limpa (Lei Municipal nº 10276/07) deste ano.

quarta-feira, maio 13, 2009

*A partir desta quinta-feira, 14 de maio, a PUCRS começa a receber inscrições para o Vestibular de Inverno 2009. Serão oferecidas 31 opções de curso e 2.240 vagas no Campus Central. As provas do concurso serão realizadas nos dias 20 e 21 de junho (sábado e domingo), das 14h às 18h. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de junho nos seguintes locais:
Via Internet (www.pucrs.br/vestibular), 24h por dia;
No saguão do prédio 11, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), das 8h às 21h;
No Campus Viamão (avenida Senador Salgado Filho, 7000 - Viamão), das 8h às 21h;
No Campus Uruguaiana (BR 472, Km 7 - Uruguaiana), das 8h às 11h30min e das 14h às 21h45min.
O último dia para pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 80,00, será 8 de junho, independentemente da data em que foram efetuados o preenchimento e o envio de dados (on-line). O Manual do Candidato estará disponível para download na Internet (www.pucrs.br/vestibular) ou pode ser adquirido por R$ 5,00 nos locais de inscrições.
Os vestibulandos já podem ir testando seus conhecimentos com as Provas Interativas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática, História, Biologia, Química, Geografia, Física, Língua Inglesa e Língua Espanhola, com questões de vestibulares anteriores da Universidade. Elas estão disponíveis no site www.pucrs.br/provas. As questões também são comentadas e explicadas por professores das áreas. Informações adicionais no Núcleo de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557.
*A PUCRS realizará inúmeras atividades gratuitas e abertas à comunidade dentro da programação da "15ª Semana da Solidariedade". O tema deste ano é "A paz é fruto da justiça" - lema da Campanha da Fraternidade 2009. Serão ministradas palestras, minicursos gratuitos com noções para o mercado de trabalho, apresentações, exposições, oficinas e seminários.
A abertura oficial do evento ocorrerá na segunda-feira, 18 de maio, às 19h30min, no auditório do prédio 15 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Na oportunidade será entregue o prêmio do Concurso de Artigos 2009 e acontece também a palestra "Justiça Restaurativa e Cultura de Paz: semeando uma nova justiça para o século 21". Participam o juiz da 3ª Vara do Juizado Regional da Infância e da Juventude, Leoberto Brancher, o professor da Cátedra dos Direitos Humanos do IPA Marcos Rolim e a acadêmica da Faculdade de Serviço Social da Universidade Daiane Bombar delli.
No sábado, dia 16, o estacionamento do supermercado Carrefour, na Rua Albion, 111, no Partenon, será palco da Feira de Promoção da Saúde. Serão oferecidos serviços de avaliação da saúde cardiovascular, bucal e dermatológica, além de orientações sobre a importância dos exercícios físicos, a saúde da mulher, entre outras dicas. A Feira será das 10h às 17h, com entrada franca, e inscrições limitadas. Participam profissionais e estudantes das faculdades de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, Farmácia, Medicina, Odontologia, profissionais, do Hospital São Lucas e voluntárias da mama do HSL.
Entre os minicursos destaca-se "Com a mão na Argamassa - misturas utilizadas na construção civil", "Básico de Word", "Fotografia digital", "Fundamentos de projetos de veículos", "Técnicas artesanais diversas", "Soldagem arco elétrico com eletrodo revestido", "CNC básico", "Introdução ao mercado de ações", entre outros.
Durante a Semana também será realizada uma campanha de arrecadação de equipamentos de informática e eletroeletrônicos. Mouses, CPUs, drives, televisores, rádios, telefones, impressoras e monitores já podem ser doados no Centro de Pastoral, sala 101 do prédio 17, no Campus Central. Os produtos serão encaminhados para o Centro de Reciclagem de Computadores do Centro Social Marista (Cesmar), que recicla os equipamentos e envia para entidades carentes. O Centro de Reciclagem do Cesmar funciona desde 2005 e já reciclou mais de 5 mil computadores. Cerca de 2.300 já foram encaminhados para entidades em todo o país.
A "15ª Semana da Solidariedade" é uma realização do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS em parceria com diversas instituições. Informações adicionais sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3576 e no site www.pucrs.br/pastoral. O evento ocorre até 22 de maio. Os minicursos oferecidos pela Faculdade de Engenharia necessitam de inscrições prévias, que devem ser realizadas na secretaria do Centro de Pastoral. Solicita-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível para cada atividade.
*Teve ínício nesta terça-feira (12) a 9ª edição do curso sobre Crimes Praticados na Internet, que está sendo realizado na Academia de Polícia Civil (Acadepol), sito à Rua Comendador Tavares, 360, bairro Navegantes, Capital.
Promovida pela Acadepol, em parceria com o Ministério da Justiça, a iniciativa conta com cerca de 30 alunos policiais de Porto Alegre, Região Metropolitana e Delegacia de Polícia Regional de Osório. Sob a coordenação do delegado Emerson Wendt, também titular do Serviço de Interceptação de Sinais da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o curso tem como instrutores, nesta edição, o inspetor de Polícia Luís Fernando da Silva Bittencourt, o delegado de Polícia Leonel Fagundes Carivali e o perito criminal Evandro Della Vecchia.
Até a próxima sexta-feira (15) os agentes e autoridades policiais, inclusive um integrante do Poder Judiciário gaúcho, freqüentarão aulas teóricas e práticas, objetivando capacitar no combate ao crime cibernético. Nas aulas, são oportunizadas ferramentas e técnicas de preparo e instalação de redes de segurança e investigação, formatação e perícia em computadores, com monitoramento de aplicativos e softwares.Na sexta-feira (14), 16h, a palestra de encerramento caberá aos profissionais Marcos Leandro Donner, supervisor do setor do Controles Internos e Segurança, e Vanessa Monticelli, da Governança e Segurança em TI, ambos do Sicredi, que abordarão o tema "segurança e fraudes eletrônicas". Contando as edições anteriores, e terminada esta edição, serão 283 profissionais capacitados e aptos ao atendimento das investigações relacionadas aos crimes cibernéticos.
Fonte: Ascom/ PC
*No encontro do próximo Programa Geriatria e Gerontologia para a Comunidade a terapeuta ocupacional Zayanna Lindôso ministrará a palestra Vivências para estímulo da Memória. Será na quinta-feira, 14 de maio, às 11h, no 3º andar do Hospital São Lucas da PUCRS (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). O evento tem entrada franca. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento pelo telefone (51) 3336-8153.
*O ciclo de palestras intitulado "O Duplo na Literatura: 200 anos de Nicolai Gogol e Edgar Allan Poe" começa nesta quinta-feira, 14 de maio. A primeira palestra será proferida por Ana Maria Lisboa de Mello, que tratará do tema "O duplo nos contos de Nicolai Gogol". O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Imaginário e Literatura da Faculdade de Letras (Fale), sempre das 17h30min às 19h, na Arena do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), 2º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca, por meio da doação de um livro de literatura, válida para todas as palestras previstas no ciclo, até o final do ano. Informações adicionais e programação pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 8280.
*Na próxima quarta-feira, 13 de maio, uma das arquitetas de maior prestígio na atualidade, Blanca Lléo, ministrará aula inaugural na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS (FAU). Blanca é professora e vice-diretora para Relações Internacionais da Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade Politécnica de Madri (ETSAM) e realiza trabalhos em projetos de habitação social que são referência na Europa.
O tema da palestra é "Blanca Lléo: proyectos y obras recientes". O encontro será às 19h30min no Auditório do prédio 9, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3564.
*O programa "Tchê Music: Transformações da música gaúcha", de Cíntia Motta, Ivana Gehlen, Eduardo Tartarotti e Stephane Parker foi o vencedor na categoria Radiorrevista no Prêmio Unirádio FM Cultura 2008. O documentário "Operação Trinta Horas", dos alunos Bruno Gazola, Juliana Freitas, Luiz Cabral e Taidje Gut Teixeira recebeu destaque especial, 2º lugar, na premiação. Os prêmios foram entregues no final da tarde desta terça-feira, 12 de maio, no estúdio principal da TVE.
*Capacitar estudantes de Direito e profissionais na área na elaboração de peças processuais é um dos objetivos do curso de especialização "Capacitação para advocacia criminal - teoria e prática de peças processuais". Os encontros serão realizados entre os dias 18 e 28 de maio, de segundas a quintas-feiras, das 19h30min às 22h, na sala 307 do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
"Investigação criminal e ação penal", "Procedimentos criminais", "Prova penal", "Prisões e liberdade provisória" e "Vícios processuais" serão alguns dos temas abordados pelos ministrantes - advogados, professores da Universidade e de outras Instituições de Ensino. A atividade é promovida pelos departamentos de Direito Penal e Processual Penal e de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir), com o apoio do Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais do RS (Itec/RS).
As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br. Alunos e professores da PUCRS, e estudantes de outras Instituições têm desconto.
*Expositores, bandeiras, kit chimarrão e pessoas em pernas-de-pau compõem o inédito Vida Urgente pelo Campus, uma blitz bem humorada a fim de conscientizar jovens e adultos sobre responsabilidade e valorização da vida no trânsito e divulgar o programa desenvolvido pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que completa 13 anos nesta quarta-feira, 13 de maio. As abordagens dos voluntários seguem até o dia 22, em diferentes pontos do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), com informações e distribuição de folders. O utra atividade da ONG brindou o aluno do primeiro semestre de Geografia da Universidade Mauro Rafael de Castro com camiseta, CD Vida Urgente In Concert, adesivos, livros e um coquetel para sua turma. Ele venceu o concurso de frases Para você, viver é..., organizado durante o Stand Calouros da PUCRS, do qual participaram 375 estudantes. A frase vencedora está no blog www.kzuka.com.br/diariodavida.
*Nos dias 25 e 26 de maio a PUCRS receberá o renomado historiador inglês Leslie Bethell, que ministrará a conferência "O Brasil nas Américas", abordando questões políticas brasileiras entre os séculos 19 e 20. A atividade será realizada no dia 25 de maio, às 14h30min, no auditório do prédio 5 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Na ocasião, será estudado o período da independência até a segunda Guerra Mundial. No dia 26, terça-feira, às 19h, o ministrante falará sobre as questões políticas durante a Guerra Fria e o Pós-Guerra Fria no auditório do prédio 81 (avenida Ipiranga, 6690). A promoção é do Programa de Pós-Graduação em História da Instituição.
Entre as principais obras de Bethell, estudioso das questões latinas, sobretudo as brasileiras, estão "História da América Latina" (1998), "Brasil: fardo do passado, promessa do futuro" (2002) e "A Abolição do comércio brasileiro de escravos" (2002).
A atividade tem entrada franca. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3534. As palestras serão ministradas em português.Sobre o palestrante*:
Leslie Bethell foi, por dez anos, diretor do Centre for Brazilian Studies da University of Oxford e Professorial Fellow do St Antony´s College, Oxford (1997-2007). É Emeritus Professor of Latin American History na University of London, Emeritus Fellow do St Antony´s College, Oxford, e Honorary Research Fellow no Departamento de História do University College London e do Institute for the Study of the Americas da University of London. Bethell é também o editor de Cambridge History of Latin America (Cambridge University Press), uma obra em doze volumes. Suas pesquisas e publicações tratam da história política, social e cultural latino-americana dos séculos 19 e 20, especialmente a brasileira. nas quais destacam-se a "História da América Latina" (1998), "Brasil: fardo do passado, promessa do futuro" (2002) e &quot ;A Abolição do comércio brasileiro de escravos" (2002).*Fonte: site do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Escola de Ciências Sociais e História da Fundação Getulio Vargas: www.cpdoc.fgv.br.
*Nos dias 18 e 19 de maio a Universidade sediará o "Seminário Internacional de Ensino Superior na Comunidade de Países de Língua Portuguesa" (CPLP). A atividade, voltada para pesquisadores e gestores do ensino superior e alunos de pós-graduação, é coordenada pela professora Marília Morosini e promovida pela Rede Sul-Brasileira de Investigação da Educação Superior (Ries). Na conferência de abertura o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ronaldo Pena, que também preside a Associação de Universidades de Língua Portuguesa, abordará o tema "Educação superior e desafios nos países lusófonos".
O seminário ocorrerá no auditório do prédio 40, no Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3527 e e-mail cplp@pucrs.br.

Humberto, no Jornal do Commercio (PE), Ique, no Jornal do Brasil, e Regi, em Amazonas em Tempo (Manaus).





Hoje Patricia Maldonado faz 34 anos, Harvey Keitel 70 e Angela Maria 81.