sexta-feira, maio 24, 2013

Benito de Paula é lesado em show no Rio Grande do Sul


O entusiasmo dos adolescentes com relação ao Facebook tem diminuído, segundo mostra relatório do Pew Research Center. Apesar de os adolescentes compartilharem muitas informações sobre si nas mídias sociais, é cada vez mais comum entre eles a troca do Facebook pelo Twitter. A mudança é uma forma de evitar a vigilância dos pais e o oversharing – compartilhamento excessivo de detalhes das vidas pessoais dos usuários da plataforma. O estudo aponta que o uso das mídias sociais cresce rapidamente entre esse público, porém, quando se refere ao Facebook, os usuários relatam insatisfação com o excesso de “drama”, estresse e, principalmente, a participação dos pais.

De acordo com o relatório, os jovens “não gostam do crescente número de adultos no local, se irritam quando seus amigos do Facebook compartilham detalhes fúteis e são drenados pelo drama que descrevem como bastante frequente no site. O estresse com a necessidade de gerir sua reputação no Facebook também contribui para a queda no entusiasmo”. A faixa etária dos adultos tem sido responsável pelo maior crescimento no Facebook. Segundo o relatório, 70% dos adolescentes dizem ser amigos de seus pais na rede social. Quando se trata de membros da família, o índice de amizade fica em 91%.COLETIVA.NET
O prefeito José Fortunati apresentou nesta quinta-feira, 23, durante visita ao Linkedin, na cidade de Palo Alto, na Califórnia (EUA), proposta aos executivos da empresa para realização do encontro estratégico anual do grupo em Porto Alegre. Fortunati explicou que a Capital gaúcha tem se destacado como um dos principais destinos brasileiros quando o assunto é turismo de eventos e negócios. “Possuimos uma diversidade cultural muito interessante e somos o berço da democracia participativa. São carcterísticas como essas que tornam nossa cidade muita atrativa”, afirmou, lembrando eventos tradicionais como o Fórum Social Mundial, o Fórum da Liberdade, a BITs e o Fórum Internacional do Sotware Livre, entre outros. Destacou ainda outras questões como a conquista do prêmio Smarter Cities da IBM e a existencia de um forte polo universitário na cidade.

O diretor do Linkedin, Michael Korcuska, se comprometeu em analisar a proposta porto-alegrense. “Temos muito carinho pelo Brasil. Muitas cidade ao redor do mundo nos fazem propostas, mas podem acreditar que a oferta de Porto Alegre será avaliada com um olhar muito especial”, concluiu.

Necrotério de nova Iorque era um antro de jogativas e prostituição

Que tal: o necrotério da mais importante cidade do mundo era uma orgia só, pelo menos naquele ano de 1976. A notícia, publicada no Correio do Povo, de Porto Alegre, é muito engraçada. Ah, e em 76 a cidade de New York estava falida. Talvez fosse por isso...

quinta-feira, maio 23, 2013

O dia em que o Cruzeiro de Belo Horizonte perdeu para o Bayern e o frio de 4 graus negativos

Jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, RS, no mesmo ano em que o Internacional foi bicampeão brasileiro de futebol.

Correio do Povo


No tempo da censura

Correio do Povo, Porto Alegre
A etapa Porto Alegre de 5ª Conferência Nacional das Cidades acontece nos dias 24 e 25, na Câmara Municipal (av. Loureiro da Silva, 255). A abertura oficial será às 19h desta sexta-feira, 24, e os trabalhos já se iniciam na mesma noite até às 21h. No sábado, 25, a conferência acontecerá das 9h às 17h.
O evento, aberto à população, abordará as políticas de desenvolvimento urbano, de habitação, regularização fundiária, mobilidade, saneamento, transporte e trânsito. No encontro, também serão escolhidos os delegados que representarão Porto Alegre na conferência estadual. Nesta, por sua vez, serão escolhidos os 83 representantes do Estado para o evento nacional, de 20 a 24 de novembro, em Brasília (DF).
5ª Conferência Nacional das Cidades - Tem o objetivo de ouvir a sociedade brasileira sobre temas relativos à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e orientar ações do Ministério das Cidades. A temática geral da quinta edição é “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”. No total, 2,4 mil delegados deverão comparecer ao encontro em Brasília, em novembro, com direito a voz e voto. Será permitida a participação de observadores. O conjunto de delegados será formado por gestores, administradores públicos e legislativos federais, estaduais, municipais e distritais, representantes de movimentos populares, de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, de ONGs da área de desenvolvimento urbano, trabalhadores e empresários.
*Nesta sexta-feira, 24, Porto Alegre irá sediar o quinto seminário temático para discutir oportunidades para a juventude negra. O encontro tem por finalidade contribuir para o debate público em torno da democracia e desenvolvimento por um Brasil sem racismo. As discussões também irão nortear a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que irá se realizar em Brasília, de 5 a 7 de novembro.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos, através da Secretaria Adjunta do Povo Negro, participa do evento auxiliando na infraestrutura e contribuindo para as discussões. A secretária adjunta do Povo Negro, Elisete Moretto, ressalta a relevância de um evento como este para o futuro da juventude negra. “É muito importante que os jovens negros e as entidades participem deste evento. A série de debates e discussões deverá esclarecer oportunidades para que eles possam ser inseridos na sociedade”, salienta.
Promovido pela Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), o evento na Capital ocorre das 9h às 18h no auditório da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (rua Siqueira Campos, 1.100, Centro Histórico). Também estão envolvidos no evento os governos do Distrito Federal, São Paulo, Pernambuco, Pará, Bahia e Rio Grande do Sul. Os painéis desenvolvidos nas capitais destes estados já abordaram temas como desenvolvimento e mulher negra, questão agrária e comunidades tradicionais, desenvolvimento, democracia e racismo.
Para participar, basta enviar nome, telefone e órgão ou entidade para o email eunice.moraes@seppir.gov.br. O evento terá transmissão em tempo real através do link www.aids.gov.br/mediacenter.
 
Portal Transparência
Pessoas Desaparecidas BRPessoas Desaparecidas RS
voltar ao topo ^

O prefeito José Fortunati assumiu, nesta quarta-feira, 22, o compromisso de ajudar a trazer para Porto Alegre um Fórum Internacional de Inovação. A proposta feita pelo ex-executivo do Banco Mundia e atual sênior adviser da Global Technology Deploymente Initiative, Alfred Watkin, tem como objetivo fazer da Capital uma porta de entrada para empresas da nova economia.

Para Fortunati, a proposta está muito alinhada com o que vem sendo trabalhado pela Prefeitura de Porto Alegre. “Recentemente um estudo da Fecomércio de São Paulo colocou nossa Capital entre as 50 maiores cidades do Brasil em criatividade. O evento sugerido por Watkin vem ao econtro do que pensamos, que é utilizar as novas tecnologias de maneira inteligente em benefício do cidadão, colocando Porto Alegre sempre como protagonista quando o assunto é gerar riqueza a partir de novas ideias", afirmou.
Entre os temas a serem abordados no evento estão novos modelos de negócios, finaciamento de projetos, crowd sourcing, desenvolvimneto de comunidades inteligentes e sustentáveis, entre outros.
* Com a ideia de estimular e revisar as discussões sobre linguagem, cognição e comunicação, será realizado, de 4 a 7 de junho, o Seminário Internacional sobre Teoria da Relevância (TR). Participa como palestrante o professor Francisco Yus, da Universidade de Alicante, da Espanha. Yus ministrará o minicurso sobre a teoria, com aspectos gerais da TR e específicos da cyberpragmática.
Os encontros acontecem no auditório Ir. Elvo Clemente, sala 305 do prédio 8 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A organização é do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras e Fapergs. É válido como atividade complementar. Inscrições e informações no site www.pucrs.br/eventos/sitr.
 
Grupo Trocando Ideias discute o tema Perdas Necessárias    
* Na próxima segunda-feira, 27 de maio, ocorre mais um encontro do grupo Trocando Ideias, que abordará o tema Perdas Necessárias. A psicóloga e diretora de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUCRS, professora Jacqueline Poersch Moreira, abordará o assunto. O evento, que ocorre às 14h30min, na sala 411 do prédio 50 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), é destinado a pessoas acima de 50 anos e tem entrada franca. A Faculdade de Serviço Social, por meio no Núcleo de Pesquisa em Demandas e Políticas Sociais (Nedeps), promove a atividade. Informações pelo telefone (51) 3353-4114.

Um dia histórico para a luta ecológica em Porto Alegre

Em fevereiro de 1975, com a ditadura agindo como bem entendia, um corajoso estudante mineiro fez história no centro de Porto Alegre, ao subir em uma árvore para defendê-la do corte, em uma época de ouro para o motimento ecológico e para a AGAPAN, Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, do saudoso José Lutzemberger. Aqui está a reprodução, mal feita, é verdade, da página do Correio do Povo. Nessa época eu era adolescente e morava no interior.

Quando o Festival de gramado acontecia em janeiro

Anúncio do Quarto Festival de Cinema de Gramado, que naquela época (1976) acontecia no mês de janeiro, já no hotel Serra Azul. O de setenta e seis foi especial e marcou pelas presenças não só de atores e cineastas como de beldades como Rose Di Primo, a "manequim" (onde andará?) e Pedrinho Aguinaga, "o homem mais bonito do Brasil" - inseparáveis, os dois exibiam seus corpos sarados à beira da piscina do Serra Azul, muito embora o sol fosse artigo raro naqueles dias. A reprodução é de uma página do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre.

terça-feira, maio 21, 2013

Curso de extensão em espanhol

As inscrições para o curso de extensão Espanhol para Viagem estão abertas até esta sexta-feira, 24 de maio. As aulas são na modalidade a distância e buscam facilitar a comunicação dos turistas brasileiros em países hispanofalantes. Serão ensinados pontos gramaticais básicos e amplo vocabulário, além de aspectos culturais relevantes.
As inscrições podem ser feitas no site www.pucrs.br/educacaocontinuada ou na Coordenadoria de Educação a Distância, no 9º andar do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3651 ou e-mail ead@pucrs.br.

Este gaúcho queria ir "um pouco pra ládo inferno"

Extraído do Correio do Povo, de Porto Alegre.

A primeira rodoviária brasileira surgiu em Vacaria?


No tempo em que Esperidião Amim tinha cabelo

Em 1976 Esperidião Amim era prefeito (nomeado pelo regime militar) de Florianópolis. E - como se vê nesta foto, publicada no jornal Correio do Povo de Porto Alegre em novembro daquele ano - ainda tinha cabelos. Cabelos e barba, diga-se de passagem