sábado, janeiro 23, 2010

O dia 23 de Janeiro na História

1368 - Zhū Yuánzhāng ascende ao trono da China como Imperador Hongwu, dando início à Dinastia Ming, que governaria a China por quase três séculos.
1556 - Um sismo atinge as províncias chinesas de Shaanxi, Shanxi e Henan, causando a morte de 830 mil pessoas. Este foi o sismo que mais causou vítimas fatais em toda a história.
1579 - Guerra dos Oitenta Anos: Guilherme une os estados protestantes dos Países Baixos, Zeeland, Utrecht, Gueldria e a província de Groningen na União de Utrecht. Mais tarde, esta união desencadeará a separação destes territórios da Espanha.
1637 - Chegada de Maurício de Nassau ao Recife.
1769 - Decreto que cria, em Pombal, uma fábrica de chapéus finos de propriedade régia.
1808 - Desembarque de Dom João VI e a Família Real Portuguesa na Bahia.
1827 - Fundação do Condado de Shelby.
1857 - Incorporação da cidade de Vancouver.
1918 - Beatificação de Nuno Álvares Pereira pelo Papa Bento XV.
1960 - O batiscafo Trieste atinge a profundidade recorde de 10 916 m, no Challenger Deep da Fossa das Marianas.
1986 - Editada resolução que exige Estudo de Impacto Ambiental nos projetos de atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição.
1993 - Marc Andreessen anunciou em um grupo de discussão da Usenet que estava disponibilizando para download o navegador X Mosaic, precursor do Netscape Navigator.
1997 - Entra em vigor a cobrança da CPMF nas movimentações bancárias no Brasil.
1997 - Guilherme de Pádua é condenado a 19 anos de prisão pelo assassinato da atriz Daniela Perez.
2003 - Último sinal recebido pela sonda Pioneer 10 antes de mergulhar no espaço exterior.
Inscrições abertas para campeonato de futebol-sete
A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) está com inscrições abertas para o campeonato municipal de futebol-sete edição 2010, competição que faz parte da programação da Projeto Verão. A pré-inscrição pode ser realizada pelo telefone 3232-4234 ou na gerência de eventos da SME (Erico Verissimo, 843, bairro Menino Deus).
A competição será dividida em três categorias: pré-mirim (1999/2000), mirim (1997/1998) e feminino (livre–atletas mais jovens nascidas em 1995). Os jogos acontecerão na cancha do Parque Ramiro Souto, na Redenção, nos finais de semana, começando neste final de semana, 23 e 24. A gerência de futebol da SME alerta que todos os inscritos devem apresentar cédula de identidade.
Exposição Surf Oceanic Life abre segunda no Mercado Público
O Mercado Público Central inaugura na segunda-feira, 25, no final da tarde, a exposição Surf Oceanic Life, que tem o apoio da prefeituta, por meio da Coordenação de Próprios Municipais da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio.
A exposição fotográfica, que poderá ser visitada até o dia 6 de fevereiro, das 9h às 19h30, pelos milhares de usuários do Mercado, vai mostrar belíssimas imagens da vida marinha e atividades e práticas relacionadas com o mar, como o surf, alertando para a preservação do meio ambiente e para a conscientização ecológica.
A abertura terá coquetel e show acústico de Binho Ribeiro no Terraço 1 do Mercado.
Sala P.F. Gastal reabre com mostra do cinema político brasileiro
Após um breve recesso de férias, a Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) retoma sua programação na próxima quarta-feira, 27, com uma mostra reunindo uma série de títulos clássicos do cinema brasileiro. Entre longas de diretores como Glauber Rocha, Arnaldo Jabor e Denoy de Oliveira, a mostra Clássicos do Cinema Político Brasileiro também inclui um programa de curtas que marcaram época, como Aruanda, de Linduarte Noronha, Arraial do Cabo, de Paulo César Saraceni, Bla Bla Bla..., de Andrea Tonacci, e Ilha das Flores, de Jorge Furtado.A programação é uma das atividades paralelas do Fórum Social Mundial. A mostra tem apoio do Ministério da Cultura, através do projeto Programadora Brasil, destinado a promover a difusão de filmes brasileiros. Grade de HoráriosSemana de 26 a 31 de janeiro de 2010 26 de janeiro (terça-feira)Sala reservada para evento fechado do Ministério da Cultura27 de janeiro (quarta-feira)15:00 - Jango 17:00 - O Baiano Fantasma 19:00 - Tudo Bem28 de janeiro (quinta-feira)15:00 - Coronel Delmiro Gouveia 17:00 - Programa de Curtas (1)19:00 - Sessão Especial Jornal Boca de Rua, seguida de debate 29 de janeiro (sexta-feira)15:00 - Alma Corsária 17:00 - O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro 19:00 - Exibição do média-metragem Diversa Cidade, de Renata Heinz, seguida de debate 30 de janeiro (sábado)15:00 - O Baiano Fantasma 17:00 - Tudo Bem 19:00 - Coronel Delmiro Gouveia 31 de janeiro (domingo)15:00 - Programa de Curtas 17:00 - Alma Corsária19:00 - Conterrâneos Velhos de Guerra Sinopse dos filmes
CULTURA
FSM levará 36 shows à Prainha do Gasômetro

A programação artística do 10º Fórum Social Mundial (FSM) terá 36 shows gratuitos na Prainha da Usina do Gasômetro, nos dias 25, 27, 28 e 29, sempre com início no final de tarde. Sob o título Fórum Social Mundial 10 Anos, a abertura do evento será realizada às 16h de segunda-feira, 25, na Esquina Democrática, com o Ói Nóis Aqui Traveiz. A partir das 17h, haverá, em sequência, nove shows na beira do Guaíba, com destaques para Renato Borghetti, Papas da Língua e Marcelo D2. A programação deve passar da meia-noite. No dia 26 a programação na Usina faz uma pausa, para o grande encontro de líderes internacionais no Gigantinho, com show de Nei Lisboa. Sob o título "Direitos Humanos", a programação é retomada dia 27, às 18h, na Prainha com oito shows, destacando a nova safra de músicos gaúchos, incluindo Pata de Elefante e Pública, cabendo o encerramento ao menestrel Nei Lisboa. "Pátria Latino-Americana - Tributo a Mercedes Sosa" é o título do terceiro encontro, no dia 28. Serão sete shows a partir das 17h. Nesse dia, sobem ao palco Elton Saldanha, Luis Carlos Borges e Victor Heredia. A noite de encerramento se chamará "O Fórum é de Porto Alegre" e oferecerá ao público doze shows, com início previsto para as 16h. Destaque para Comunidade Nin Jitsu, Cartolas, Vitor Suzano, Tonho Crocco, Kleiton & Kledir e despedida com Nenhum de Nós, já na madrugada. No intervalos entre as apresentações haverá performances do grupo Falos & Stercus, além de leitura de textos sobre Porto Alegre de Mario Quintana, Luiz Coronel, Caio Fernando Abreu, Sérgio Jockymann e Luiz Fernando Verissimo, lidos pelos atores Ida Celina, Renato Del Campão, Luiz Paulo Vasconscelos, Sofia Salvatori e Arlete Cunha.A realização desses eventos é da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, sob a coordenação geral do vice-prefeito José Fortunati, em parceria com a organização do FSM. Veja aqui a programação completa.

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Desenvolvimento de Software (Firmware) em Linguagem C para Sistemas Embarcados
A Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) realiza a partir do dia 25 de janeiro o curso "Desenvolvimento de Software (Firmware) em Linguagem C para Sistemas Embarcados". A atividade busca capacitar profissionais da área de desenvolvimento de software para atuação no mercado de aplicações embarcadas, mais especificamente, no projeto e implementação de software/firmware para hardware dedicado. As aulas incluem técnicas de projeto, infra-estrutura de comunicação e laboratório de programação em linguagem C. O curso ocorre até o dia 29 de janeiro, sempre das 18h às 22h.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3680.
...
Hospital São Lucas promove ações de saúde no Litoral Norte
O Hospital São Lucas da PUCRS participa neste verão do projeto Villa Del Mar, do Grupo RBS, na praia de Atlântida, com ações de prevenção e promoção da saúde. As atividades fazem parte da campanha "Cuide da sua saúde na medida certa", criada pelo HSL para orientar sobre os fatores de risco das doenças cardiovasculares. As ações serão desenvolvidas nos finais de semana de janeiro e fevereiro junto ao espaço Villa Del Mar.
A cada final de semana três profissionais do HSL - um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, além de acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina, estarão envolvidos no atendimento, que prevê o cálculo do índice de massa corpórea, medição de pressão arterial e entrega de cartilha com orientações sobre os fatores de risco das doenças cardiovasculares, como colesterol, obesidade, hipertensão, diabetes, tabagismo e o sedentarismo.
A ideia também é alertar sobre a prática de exercícios físicos sem orientação profissional, o que aumenta nesta época do ano, com os "atletas de final de semana". Em excesso e sem uma avaliação prévia das condições físicas, essa prática pode representar sérios riscos à saúde.

Sobre o Villa Del Mar
Esta será a terceira edição do Villa Del Mar, um clube de praia que concentra beleza, esportes, música, bem-estar, gastronomia e atividades para crianças na beira da praia. O projeto é uma realização do Grupo RBS.
Com 700 metros quadrados, o local oferece massagens, aulas de dança e exercícios. Nos sábados e domingos, uma programação musical com DJ´s e bandas locais e nacionais embala os finais de tarde.
Entre as atividades diárias estão empréstimos de MP4, bicicletas, kits de futebol, frescobol e vôlei, além de uma estrutura de academia a beira-mar. No espaço Villinha os pequenos poderão participar de atividades recreativas, assistir apresentações de fantoches, brincar com jogos de mesa e participar de oficinas de reciclagem.
...
MCT dá desconto para participantes do 10º Fórum Social Mundial

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) disponibilizará descontos nos ingressos aos participantes da 10ª edição do Fórum Social Mundial para acesso a exposição. A partir da próxima terça-feira, 26 de janeiro, até sexta-feira, dia 29, o participante pagará R$ 9,50 mediante apresentação, na bilheteria do Museu, da credencial do evento. O MCT funciona de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h. Informações pelo telefone (51) 3320-3597 ou por meio do site www.pucrs.br/mct.
...
Centro de Inovação realiza cursos durante as férias
O Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), realiza cursos de verão no período de férias. As inscrições podem ser realizadas na Proex, na sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os cursos disponíveis são os seguintes:


Usando o Linq e o Entity Framework na Construção de Aplicações.NET (início em 25 de janeiro)
Programação para Web com ASP. NET e C# (início em 25 de janeiro)
Windows Sharepoint Services (início em 25 de janeiro)
Microsoft SQL Server 2008 - Programação/Desenvolvimento (início em 25 de janeiro - nova turma)
Aplicativos na Nuvem com a Plataforma Microsoft Windows Azure (início em 15 de março)

Informações complementares no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
...
Famecos oferece pós em Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem
O curso de Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem estará com inscrições abertas durante os meses de fevereiro e março. A especialização, coordenada pela professora Souvenir Dornelles, é promovida pela Faculdade de Comunicação da PUCRS (Famecos) e é voltada para profissionais e pesquisadores que buscam aprofundar seu conhecimento na área de comunicação e ampliar suas possibilidades de abrangência de públicos.
Partindo da perspectiva da comunicação organizacional, institucional e mercadológica, as aulas buscam refletir as teorias de planejamento e pesquisa e das dinâmicas empresariais da comunicação, abordando temas e questões contemporâneas. Além disso, buscarão orientar o aluno no desenvolvimento de um trabalho teórico ou nas diretrizes conceituais de um projeto prático.
Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3658 ou na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, sala 319 do prédio 7, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
PUCRS é casa da ThoughtWorks no Brasil

A ThoughtWorks, companhia norte-americana de Tecnologia da Informação (TI) especializada no desenvolvimento de softwares customizados, presente em quatro continentes e com 1.300 funcionários, inaugurou suas operações no início da noite desta quinta-feira, 21 de janeiro, na PUCRS. Com sede em Chicago (EUA) e escritórios na Austrália, Canadá, China, Índia e Inglaterra, a empresa chega ao Brasil por indicação dos clientes, que mostravam a América do Sul como solução para o retorno às suas necessidades que não se restringisse ao fuso horário das estações de trabalho asiáticas.
As atividades sediadas no prédio da Faculdade de Informática (Facin), até a conclusão das obras no Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc), contam com 17 pessoas, e estão concentradas no atendimento a um grande cliente do ramo aeronáutico. A empresa, uma das líderes mundiais em programação utilizando metodologias ágeis ¿ caracterizadas por um alto nível de compartilhamento de dados e de interatividade com os contratantes ¿ também presta serviços nas áreas do entretenimento, energia, mercado financeiro, seguros, logística e alta tecnologia.
Durante o ano de 2010 serão abertas vagas para novos funcionários. Conforme o gerente, Sidney Pinney, a previsão é chegar até dezembro com 100 pessoas na equipe, desde estagiários a altos especialistas, entre brasileiros e estrangeiros, preservando uma característica marcante da empresa, que tem 25% de sua força de trabalho atuando fora do país de origem. O diretor da Faculdade de Informática, professor Avelino Zorzo, comemora a chegada da empresa e percebe oportunidades para os alunos da PUCRS. "Eles trazem metodologias novas de desenvolvimento de software e ideias inovadoras para os nossos estudantes. Futuramente podemos estabelecer parcerias para realizarmos capacitações em algumas tecnologias que eles utilizam", conta Zorzo.
A escolha do Rio Grande do Sul, de acordo com Pinney, envolveu quatro etapas. A primeira foi abrir mão dos altos custos de uma instalação no centro do País, em especial Rio de Janeiro e São Paulo. A partir daí, o gerente afirma que a opção recaiu sobre um local que privilegiasse características valorizadas na forma de atuação da ThoughtWorks, "integrando um centro de excelência na formação de profissionais em TI, em especial familiarizado com as metodologias ágeis; a qualidade de vida e um ambiente em que as pessoas tivessem grande disposição e a cultura de trabalhar de maneira colaborativa". Porto Alegre e a PUCRS atenderam a todos os requisitos.
Roy Singham, fundador e presidente da ThoughtWorks, diz que a expansão no Brasil é importante para a estratégia de tecnologia da empresa assim como seu compromisso com a comunidade global. "Isto não é apenas a abertura de um novo escritório, é o nosso primeiro na América do Sul, e a realização de um sonho meu de infância. Nasci na Jamaica e lá gostávamos de acompanhar tudo sobre o Brasil. O País cresceu muito nos últimos dez anos e certamente será muito importante no futuro tanto economicamente como para o desenvolvimento social e político global", observa. "O Brasil é o lar emocional do movimento The Free Open-Source Software, e desempenhará um papel cada vez mais importante na rede de inovação global".
Ricardo Bastos, diretor da Agência de Gestão Tecnológica da PUCRS (AGT) ressalta a sinergia do pensamento da Universidade e da ThoughtWorks: "É uma companhia que vê o futuro de uma maneira diferente e traz novas ideias, pensando também no lado social, o que tem muito a ver com a missão da PUCRS", destaca.

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Confira as praias próprias para banho neste final de semana
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) divulga os dados referentes à balneabilidade das praias do Lami e de Belém Novo. Com base na análise realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), estão próprios para banho os Postos 1 e 2 , da praia do Lami e os postos 1,2 e 3 de Belém Novo.
O conceito de balneabilidade está definido na Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Considera-se própria para banho a água que, ao ser analisada, apresente, num conjunto de cinco amostras coletadas, apenas uma amostra com mais de 800 coliformes fecais por 100 mililitros.
Confira os pontos:
Praia do LamiPosto 1 (Extremo Sul) - águas PRÓPRIAS para banhoPosto 2 (em frente à Rua Luis Feula) - águas PRÓPRIAS para banhoPosto 3 (em frente à Rua José Bernardes) – águas IMPRÓPRIAS para banhoPosto 4 (depois do último salva vidas) - águas IMPRÓPRIAS para banho
Praia de Belém NovoPosto 1 (Leblon) - águas PRÓPRIAS para banhoPosto 2 (próximo ao antigo Restaurante Poletto) - águas PRÓPRIAS para banhoPosto 3 (Veludo) - águas PRÓPRIAS para banho
Mais esclarecimentos podem ser obtidos junto ao Programa Guaíba Vive pelo telefone 3289-7515, ou e-mail guaibavive@smam.prefpoa.com.br
Hoje David Linch faz 64 anos e Federico Fellini faria 90.





Incubação na Raiar desperta interesse de empresários de Viamão e região metropolitana
Os detalhes de um processo de incubação e os conceitos que envolvem empreendimentos inovadores marcaram o evento de apresentação da Incubadora Multissetorial da Base Tecnológica e Inovação Raiar da PUCRS, realizado na noite de ontem, dia 20, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão (Acivi). O encontro, promovido pela Acivi e Sindicato do Comércio Varejista de Viamão (Sindilojas), reuniu cerca de 40 empreendedores locais e da região metropolitana, além de autoridades federais e municipais.
O prefeito de Viamão, Alex Sander Alves Boscaini, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores do município, Valdir Elias, salientou a importância das atividades da Incubadora Raiar em Viamão e agradeceu a oportunidade proporcionada pela Universidade aos empresários locais. "Este é um momento fantástico para investirmos na motivação de empreendedores que estão planejando seus negócios. Contamos com a infraestrutura da PUCRS para aumentar a geração de emprego e renda no município", apontou Boscaini.
O incentivo aos empresários foi evidenciado pelo presidente da Acivi, André Pacheco. Ele considera que esta mobilização coincide com um momento de expansão vivido atualmente. "Viamão tem avançado em termos estruturais, na melhoria de estradas e no aprimoramento de serviços de turismo, por exemplo. Parcerias como esta, com a PUCRS, por meio da Raiar, colaboram para preenchermos uma lacuna ainda existente no setor empresarial", considerou. Túlio Barbosa, presidente do Sindilojas, observa que há muitos jovens empreendedores com necessidade de orientação. "Temos uma juventude muito interessada e com evidente espírito inovador. Com a Raiar, teremos apoio para direcionar essas ideias de forma adequada", entende Barbosa.
A gerente da Incubadora Raiar, professora Moema Nunes, conduziu a apresentação e respondeu questões dos participantes. Ela expôs o histórico da Raiar dentro da Universidade, os serviços disponíveis aos empresários incubados e trouxe exemplos de empreendimentos inovadores, considerando que este é o foco da Incubadora em Viamão. Em âmbito municipal, estiveram presentes o vice-presidente do Sindicato Rural, Nino Tuctenhagen; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Jose Onofre Saikoski; gerente da Corsan, Glazileu Gloria Aragonês; presidente da Associação dos Contabilistas, Ricardo Kerkhoff; presidente do Comitê de Qualidade, Antônio Martin Santos; advisors e membros de miniempresa ligados à Junior Achievement e representantes da imprensa. O Deputado Federal Geraldo Antonio de Souza Henrique Filho participou do evento representando a esfera federal.

Incubação na Raiar
Para ingressar na Incubadora Raiar é necessário desenvolver um plano de negócios e encaminhá-lo para avaliação. Um dos pré-requisitos considerados no processo de seleção é a identificação do perfil inovador do negócio, seja na produção de um produto ou na prestação de serviços. Os empreendedores que necessitarem de ajuda para o desenvolvimento de seus planos de negócio, antes de submeterem-no à seleção, podem agendar assessoria gratuita na secretaria da Raiar, seja no Campus em Viamão ou em Porto Alegre. A viabilidade técnica e econômica do empreendimento, o diferencial de mercado e competitividade do produto ou serviço e a qualificação dos candidatos são outros importantes critérios utilizados para a avaliação.
Os empresários incubados podem usufruir de espaço físico individualizado e compartilhado, recepção e secretaria, espaço de convivência, salas de reuniões, vigilância e infraestrutura geral, acesso a laboratórios, serviços especializados, bibliotecas e outras facilidades da PUCRS. A Incubadora também oferece apoio na busca de parcerias e fontes de fomento, na promoção e divulgação das empresas, o Serviço de Apoio à Gestão Empresarial (Sage) nas áreas de gestão, design e comunicação e custos subsidiados. Em Viamão, o valor pago pelo uso das salas corresponde a R$ 7,68 m².Os processos de seleção para empresas residentes, fisicamente instaladas na Incubadora, usufruindo do espaço e de todos os serviços oferecidos, e empresas associadas, instalando-se fora da Raiar, utilizando igualmente os benefícios, são de fluxo contínuo, o que significa que estão abertos em caráter permanente. No site da Raiar estão disponíveis mais detalhes para o processo de seleção. Informações adicionais em www.pucrs.br/raiar.

Liana Rigon
Incubadora Raiar
Endereço: Avenida Ipiranga, 6681 - Prédio 94
Telefone: (51) 3320-3673, ramal 27
Central de Atendimento ao Aluno funciona em horário diferenciado nas férias de verão
Até 26 de fevereiro a Central de Atendimento ao Aluno estará aberta das 8h às 18h. Ela está localizada no térreo do prédio 15 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e oferece serviços como o Financeiro Acadêmico, Mobilidade Acadêmica, Coordenadoria de Registro Acadêmico, Créditos e Benefícios, Ouvidoria Institucional, Estágios e Diplomados. O horário normal, das 8h às 21h15min, voltará no dia 1º de março. Informações pelo telefone (51) 3320-3573.
...
Especialização em Branding de Conexão está com inscrições abertas
Interessados em realizar a "Especialização em Branding de Conexão" tem até o dia 5 de março para se inscrever. O curso é realizado pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) e tem como objetivo ajudar na compreensão das mudanças no cenário da comunicação. As aulas vão de março de 2010 a junho de 2011.
A especialização, coordenada por Cassio Sclovsky Grinberg, é voltada para profissionais graduados na área de Publicidade e Propaganda, que trabalham no trade de comunicação ou nas áreas de comunicação e marketing de empresas.
Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3658, no site www.pucrs.br/famecos/pos/branding, em twitter.com/posbranding ou na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, sala 319 do prédio 7, no Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
...
Aprenda a operar na Bolsa de Valores
Será realizada, de 26 a 28 de janeiro, das 19h30min às 22h30min, a quarta edição do curso "Montando Estratégias para operar na Bolsa de Valores". Desenvolvidas pelo Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec), as aulas serão ministradas pelo agente autônomo da XP Investimentos Marcelo Fayh. O curso ensina os mais importantes passos para o sucesso com operações na Bolsa de Valores. Lições de estratégia, estudo de mercado e gestão de carteira fazem parte do programa.
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.labmec.com.br ou na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3384-4449.
Alexandre Motta sai de férias após atentado à bomba em seu prédio
Apresentador do programa Balanço Geral retoma as atividades em um mês

O apresentador do programa Balanço Geral, da Rede Record, Alexandre Motta, entrou de férias da emissora nesta quarta-feira, 20. Especula-se que o motivo seja o atentado a bomba, ocorrido na entrada de seu prédio, na zona Sul da Capital, na última sexta-feira, 15. Há suspeitas de que o apresentador tenha sido o alvo. O caso está entregue à Delegacia de Homicídios da capital. Procurado por Coletiva.net, o gerente de jornalismo da emissora, Givanildo Menezes, informou que, por orientação da polícia Alexandre Motta não apresentou o programa que seria transmitido ao vivo da Casa da Record em Tramandaí no sábado. Menezes afirmou, porém, que as férias do apresentador já estavam programadas. “Ele sofre de um problema no joelho e estava com cirurgia marcada para esse período”, explicou. Motta deve retornar às atividades em um mês. Conforme foi noticiado na rádio Guaíba e Correio do Povo, o subcomandante do Gate, capitão Felipe Santos Rocha informou que o material estava enrolado em um papel com uma mensagem rabiscada. Parte do texto dizia em letras graúdas: “Você vai morrer”. As bombas tinham o tamanho de uma bola de tênis. Para retirá-las, foi necessário isolar a rua, que é sem saída, e impedir a entrada dos moradores no prédio.
Galeria Lunara apresenta nova exposição reunindo três jovens artistas
A partir da próxima quinta-feira, 21, às 19h, a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) inaugura a exposição Basta Este Nada, na Galeria Lunara, localizada no 5º andar da Usina do Gasômetro. A exposição mostrará, nos procedimentos de três jovens artistas – Eduardo Montelli, Juliano Ventura e Letícia Bertagna –, um ponto de alternância entre o corriqueiro e o surpreendente. A partir da captação e da manipulação digitais da fotografia e do vídeo, os trabalhos são concebidos em meio a um processo de ênfase no trivial.Em Cão sem Rumo, Eduardo Montelli apresenta uma curtíssima captura em movimento de um cão também em movimento transformada em uma sequência de fotografias. Nestes recortes de instantes, percebemos a relação de ausência e presença trazida pela transição da paisagem quase vazia para passagem da figura do cão. Ainda nessa tensão entre imagem e ausência está o trabalho Golpes de Luz em Ambiente de Vídeo, de Juliano Ventura, que, por conta de suas grandes variações de luz, faz a pessoa parada em frente à câmera aparecer e desaparecer repetidamente. A luz do vídeo tem o potencial de interferir na iluminação do espaço onde for inserido. Aproximando-se de Estimação e Suspensão, trabalhos provenientes de instalações experimentais concebido por Eduardo Montelli, a série Extremo, de Juliano Ventura, elaborada com a conversão de uma combinação dos fragmentos de uma imagem impressa para o formato digital, sugere possíveis interferências das imagens no campo dos objetos reais. Há ainda o vídeo Uma Canção para o Útero, onde o cotidiano doméstico é indagado por ações que migram sutilmente entre o que diz e o que não diz respeito a ele mesmo. Trata-se de uma vídeoperformance baseada em poema homônimo (e inédito) da poeta pelotense Angélica Freitas. O vídeo apresenta uma série de ações vividas/experimentadas pela atriz Janaína Kremer, atividades estas que sugerem uma certa impossibilidade de serem cumpridas.
Basta Este Nadade Eduardo Montelli, Juliano Ventura e Letícia Bertagna (em colaboração com Janaina Kremer) Coquetel de Abertura: 21 de janeiro de 2010, às 19hVisitação de 22 de Janeiro a 28 de FevereiroGaleria Lunara - 5º andar da Usina do GasômetroFones 3289-8133 / 8135
Golpes de Luz em Amibiente de Luz é uma das obras em exposição
CULTURA

Galeria Lunara apresenta nova exposição reunindo três jovens artistas
A partir da próxima quinta-feira, 21, às 19h, a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) inaugura a exposição Basta Este Nada, na Galeria Lunara, localizada no 5º andar da Usina do Gasômetro. A exposição mostrará, nos procedimentos de três jovens artistas – Eduardo Montelli, Juliano Ventura e Letícia Bertagna –, um ponto de alternância entre o corriqueiro e o surpreendente. A partir da captação e da manipulação digitais da fotografia e do vídeo, os trabalhos são concebidos em meio a um processo de ênfase no trivial.Em Cão sem Rumo, Eduardo Montelli apresenta uma curtíssima captura em movimento de um cão também em movimento transformada em uma sequência de fotografias. Nestes recortes de instantes, percebemos a relação de ausência e presença trazida pela transição da paisagem quase vazia para passagem da figura do cão. Ainda nessa tensão entre imagem e ausência está o trabalho Golpes de Luz em Ambiente de Vídeo, de Juliano Ventura, que, por conta de suas grandes variações de luz, faz a pessoa parada em frente à câmera aparecer e desaparecer repetidamente. A luz do vídeo tem o potencial de interferir na iluminação do espaço onde for inserido. Aproximando-se de Estimação e Suspensão, trabalhos provenientes de instalações experimentais concebido por Eduardo Montelli, a série Extremo, de Juliano Ventura, elaborada com a conversão de uma combinação dos fragmentos de uma imagem impressa para o formato digital, sugere possíveis interferências das imagens no campo dos objetos reais. Há ainda o vídeo Uma Canção para o Útero, onde o cotidiano doméstico é indagado por ações que migram sutilmente entre o que diz e o que não diz respeito a ele mesmo. Trata-se de uma vídeoperformance baseada em poema homônimo (e inédito) da poeta pelotense Angélica Freitas. O vídeo apresenta uma série de ações vividas/experimentadas pela atriz Janaína Kremer, atividades estas que sugerem uma certa impossibilidade de serem cumpridas.
Basta Este Nadade Eduardo Montelli, Juliano Ventura e Letícia Bertagna (em colaboração com Janaina Kremer) Coquetel de Abertura: 21 de janeiro de 2010, às 19hVisitação de 22 de Janeiro a 28 de FevereiroGaleria Lunara - 5º andar da Usina do GasômetroFones 3289-8133 / 8135
Prefeitura abre processo seletivo para função de Cirurgião-Dentista
A Secretaria Municipal de Administração (SMA) vai abrir, de amanhã, 21, até a próxima quarta-feira, 27, as inscrições do Processo Seletivo nº 01/2010 para a função de Cirurgião-Dentista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A admissão será por tempo determinado, observado o prazo máximo de 120 dias, a fim de atender necessidades temporárias de excepcional interesse público. A seleção para as duas vagas disponíveis se dará por meio da análise de currículo, onde serão considerados os aspectos de qualificação e experiência profissional.
A divulgação das etapas referentes a este Processo Seletivo será feita por meio de editais publicados no Diário Oficial do Município de Porto Alegre e Extratos de editais em jornal de grande circulação. A divulgação pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/concursos tem caráter meramente informativo. O edital referente ao Processo Seletivo estará disponível no link: http://www.portoalegre.rs.gov.br/dopa
Vencimentos - Para uma carga horária de 30 horas semanais de trabalho, o vencimento básico é de R$ 1.376,10, acrescido de gratificação correspondente a 25% do vencimento básico inicial para servidores da SMS em atividades em creches e unidades sanitárias. De acordo com a necessidade da administração, o servidor poderá ser convocado para regime especial de trabalho: Regime de Tempo Integral (RTI), que altera a carga horária semanal de 30h para 40h semanais, obtendo um acréscimo de 50% sobre o vencimento básico: R$ 688,05; ou Regime de Dedicação Exclusiva (RDE) que altera a carga horária semanal de 30h para 40h semanais, obtendo um acréscimo de 100% sobre o vencimento básico: R$ 1.376,10.
Inscrições - O candidato deverá acessar o endereço eletrônico http://www.portoalegre.rs.gov.br/concursos, clicar no link correlato ao Processo Seletivo 01/2010 – Cirurgião Dentista, preencher o formulário de inscrição, transmitir os dados e imprimir o boleto bancário (no valor de R$ 66,50) necessário para o pagamento. São requisitos para inscrição: possuir a formação e habilitação legal exigida para o exercício da função e efetuar o pagamento do boleto bancário.
Caminhada Turística fará visita ao Museu Militar
Devido a obras realizadas na Igreja Nossa Senhora das Dores, a visita interna programada pela Caminhada Turística de Verão no sábado, 23, será realizada no Museu Militar de Porto Alegre. Oferecendo passeio por atrativos turísticos da cidade, a edição de sábado já conta com mais de 85 inscritos que percorrerão a Rua da Praia. Acompanhados por um guia de turismo, a caminhada contemplará atrativos como Centro Cultural Usina do Gasômetro, a Praça Brigadeiro Sampaio, a Área Militar, a Casa de Cultura Mario Quintana e o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. A saída está marcada para as 10h no Serviço de Atenção ao Turista (SAT) da Usina do Gasômetro (av. João Goulart, n°551, bairro Centro Histórico). A realização é das secretarias municipais de Turismo, do Planejamento Municipal, da Cultura, Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama. Para participar basta fazer a doação de um quilo de feijão, arroz ou leite em pó. As doações serão encaminhadas a instituições do município. As reservas para as Caminhadas Turísticas já podem ser feitas através dos telefones 3289-6745 e 3289-6744 ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com.
Shopping do Porto contará com memorial arqueológico
O Shopping do Porto abrigará a sede do Memorial Praça Rui Barbosa. O projeto ocupará todo o terceiro andar com exposições de objetos antigos descobertos durante escavação para as obras do centro popular de compras. Após limpeza e pintura, as áreas dos terminais de ônibus serão integradas ao projeto, recebendo painéis sobre a história do local. A Praça Rui Barbosa, onde está localizado o Camelódromo, na rua Voluntários da Pátria esquina com a Rua Doutor Flores, no Centro Histórico, foi transformada em sítio arqueológico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional em 1995. A doutora em História e coordenadora do programa, Cláudia Uessler, explica que a temática vai explorar as transformações do espaço e a função social, que é basicamente o comércio. A expectativa de público é de cerca de 100 mil pessoas por dia na região. O investimento para as obras encontra-se em fase de orçamento e será da iniciativa privada, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). "Porto Alegre não terá somente um espaço de manutenção da história, mas será pioneira em disponibilizar um centro cultural em um espaço aberto e tradicionalmente voltado ao mercado", afirma o titular da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic), Idenir Cecchim.
Os objetos do século 19 foram encontrados por arqueólogos que acompanharam as obras do Camelódromo. Segundo a Smic, foram recolhidas mais de três mil peças, incluindo sapatos, garrafas, louças, ferramentas, partes de armas, frascos de remédios e até embalagens de alimentos. As escavações aconteceram durante as obras em 2007.
O material retirado da terra durante as escavações também será usado como fonte de publicações, teses e livros e, posteriormente, será exposto em locais públicos. Haverá um espaço reservado pela empresa concessionária Verdicon no empreendimento, que hoje abriga os 800 comerciantes populares, ex-ocupantes das ruas, praças e avenidas da área central de Porto Alegre por mais de 30 anos.
A doutora, arqueóloga e historiadora Cláudia Oliveira Uessler, do Centro de Estudos e Pesquisa de Arqueologia da PUCRS, relata que no século 19 a Praça Rui Barbosa era conhecida como Praia da Ribeira, onde funcionava um dos estaleiros mais importante da cidade. O local também já foi chamado de Praça das Carretas e Praça Rio Branco. Na década de 1930, foi finalmente denominada Praça Rui Barbosa. A historiadora conta ainda que houve um período em que a praça foi batizada pela população de Praça do Brigadeiro por ter sido de propriedade da viúva do Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, no final do século XVIII.
NASCE FILHOTE DE CHIMPANZÉ NO ZOO
O Zoológico do Estado tem se destacado pelo alto nível de nascimentos ocorridos no Parque, ampliando, a cada ano, o número de animais que compõe o seu acervo, hoje com registro de mais de 1100 animais, entre aves, mamíferos e aves.Os nascimentos saudáveis resultam do trabalho qualificado que ocorre no Zoo – boa alimentação, recintos apropriados, cuidados e atenção por parte dos tratadores e técnicos – que garante um elevado registro de sucessos.Exemplo recente, é o mais novo nascimento ocorrido: um exemplar (sexo ainda não identificado), de chimpanzé (Pan troglodytes), nascido no dia 30 de dezembro passado. Os pais são Tição, nascido no zoológico gaúcho em 1981, e Muka, que chegou ao Parque em 1993, sob forma de empréstimo, oriunda do J. B. World – Beto Carrero - de Penha, Santa Catarina.O chimpanzé, que é uma espécie originária da África, habita florestas e savanas. Mede, ereto, de 1,3 a 1,6m, pesa, quando adulto, de 40 a 60kg e vive cerca de 60 anos. A gestação é 240 dias, com uma cria por parto. Sua alimentação é composta por vegetais, frutos e carne.Tão logo seja identificado o sexo do novo filhote, a Fundação Zoobotânica do RS deverá promover concurso para escolha do nome, contando com a participação do visitante do Parque. Mas, por enquanto, não será muito fácil o público ver o filhote, visto que a mãe, como proteção, esconde o rebento junto ao corpo.Com este nascimento, sobe para quatro o número de chimpanzés do acervo do Zoológico gaúcho.
CHIMPANZÉ (Pan troglodytes)Família: HominidaePeso: 40 a 60 kgLongevidade: 60 anosGestação: 240 diasCrias por parto: 1Alimentação: OmnívoraHabitat: Floresta e SavanaDistribuição: África

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Caminhada faz roteiro Rua da Praia no sábado
Durante as férias de verão, porto-alegrenses e visitantes da Capital contarão com uma opção de lazer que permitirá conhecer melhor locais e atrativos históricos e tradicionais da cidade. Em janeiro e fevereiro, o Programa Viva o Centro a Pé realizará o projeto "Caminhadas Turísticas, oferecendo passeios por atrativos turísticos de Porto Alegre. Acompanhadas por um guia de turismo, as caminhadas a pé terão quatro edições, sempre aos sábados, com saídas às 10h. Da mesma forma que o programa tradicional, a edição de verão terá duração média de duas horas e prevê a visita externa e interna a prédios e monumentos com roteiros diferenciados.
Além do guia de turismo, que será o orientador do passeio, a mudança também fica por conta dos locais de saída de cada roteiro, sempre em um endereço do Serviço de Atenção ao Turista (SAT). A realização continua sendo das secretarias municipais do Turismo (SMTur), do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), do Programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira Dama.
Para participar basta fazer a doação de um quilo de feijão, arroz ou óleo de cozinha. As doações serão encaminhadas a instituições do município. As reservas poderão ser feitas através dos telefones 3289.6745 e 3289.6744 ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com.
23 de janeiro: Roteiro Rua da PraiaSaída: SAT Usina do Gasômetro (Av. João Goulart, n°551, bairro Centro Histórico).Horário: 10hAtrativos: Centro Cultural Usina do Gasômetro, Praça Brigadeiro Sampaio, Área Militar (Marinha, Brigada e Quartel), Museu Militar, Casa de Cultura Mario Quintana e Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. Visitação interna na Igreja Nossa Senhora das DoresGuia: Peterson Rangel Brum

terça-feira, janeiro 19, 2010

FAU revigora especialização em Projeto de Produto Industrial
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da PUCRS está recebendo inscrições para uma versão atualizada do curso de pós-graduação em Design / Especialização em Projeto de Produto Industrial, realizado pela primeira vez em 1985. As inscrições começam no dia 1º de março e seguem até 14 de maio.
As atividades se destinam a profissionais graduados, envolvidos com concepção e desenvolvimento de produtos, em especial designers, arquitetos e engenheiros. O objetivo é formar o aluno para atuar na busca de novas soluções de produtos em segmentos da indústria de transformação. Mais informações pelo telefone (51) 3320-3564, no site www.pucrs.br/fau/pgdesign, e-mail arquitetura@pucrs.br ou na FAU, no prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
...
Especialização em Jornalismo Digital recebe inscrições
A Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) recebe inscrições até o dia 5 de março para o curso de especialização em Jornalismo Digital, que integrará as redes sociais no cotidiano do jornalismo. O curso é coordenado pelo professor Marcelo Träsel e oferecerá conhecimento de ponta sobre a cultura e as mídias digitais, desenvolvendo habilidades de redação e edição específicas na área.
O programa também privilegia o empreendedorismo e o gerenciamento de projetos nas plataformas digitais e tem, entre as disciplinas, jornalismo digital e sociabilidade, informática aplicada ao Jornalismo e jornalismo em mídias móveis.
A especialização é voltada a profissionais graduados ligados às áreas de comunicação, informática, administração, marketing, empresários, artistas, ativistas culturais e sociais e interessados em desenvolver produtos e gerenciar projetos nas plataformas digitais.
Os encontros serão quinzenais, às sextas-feiras, das 19h às 22h15min, e sábados, das 9h30min às 12h e das 13h às 15h30min, com início previsto para 19 de março.
Outras informações no site www.pucrs.br/famecos/pos/jornalismodigital, pelo e-mail jornalismodigital@pucrs.br, telefone (51) 3320-3658 ou na sala 319 do prédio 7, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
...
Técnicas para investir em ações

O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) realiza de 26 a 28 de janeiro o curso ¿Bolsa de Valores: Aprenda a Investir¿. As aulas ocorrem das 19h30min às 22h30min tendo como ministrante o professor do curso de Economia da Universidade e diretor acadêmico da XP Investimentos Leandro Rassier. Entre os temas estão dicas de finanças pessoais, tipos de investimentos, mercado de ações, tomadas de decisões, entre outros tópicos. As aulas ocorrerão na sala 705 do prédio 50 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681). Informações pelo telefone (51) 3320-3506 ou por meio do site www.labmec.com.br.
...
Curso sobre Requisitos de Software
A partir da próxima segunda-feira, 25 de janeiro, a Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) realiza o curso "Requisitos de Software: Conceitos e Práticas para Equipes Ágeis". Durante as aulas, os participantes aprendem a reconhecer deficiências da comunicação humana no processo de captação de análise de requisitos. Além disso, são oferecidas técnicas para elaboração de um Product Backlog simples e eficiente.
As inscrições acontecem na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), na sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
Unisinos oferece curso de especialização em TV digital
Aulas começam em abril

Para acompanhar as mudanças na comunicação televisiva, a Unisinos acaba de lançar o curso de especialização em Estratégias e Processos em Televisão Digital. O objetivo da capacitação é proporcionar uma visão estratégica de gestão e processos de produção e programação. O corpo docente do curso terá coordenação dos professores Valério Cruz Brittos e Paola Madeira Nazário, com ampla experiência nas suas respectivas áreas de conhecimento e visão de mercado.O público-alvo são profissionais de Comunicação Social e áreas afins, com foco no mercado de operadoras de televisão e produtoras de audiovisual, dispostos a avançar na concepção e aplicação de estratégias ao planejar e desenvolver TV digital, além do incremento de técnicas de gestão de processos comunicacionais. As aulas estão previstas para começar em abril e terão duração de três semestres. O aluno receberá o título de especialista em Estratégias e Processos em Televisão Digital. Inscrição e mais informações pelos telefones (51) 3590 8131 e (51) 3012 1363, ou ainda, através do site da Universidade. COLETIVA.NET
Feevale oferece cursos de curta duração
Encontros serão voltados a pessoas que pretendem se atualizar e aperfeiçoar competências individuais, profissionais e corporativas
A Feevale promove, entre os meses de janeiro e fevereiro, diversos cursos de qualificação e formação complementar de curta duração. Comunicação Social, Administração, Recursos Humanos, Artes e Informática são algumas das áreas contempladas pela programação. Voltados a pessoas que pretendem se atualizar e aperfeiçoar competências individuais, profissionais e corporativas, os encontros acontecem à noite, no Campus II da faculdade (RS-239, 2755 – Novo Hamburgo). Planejamento de eventos é o foco da área de Comunicação Social. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822 e as vagas são limitadas.
Mais conteúdo: Confira a lista completa de cursos.
DIREITOS HUMANOS
Prefeitura abre inscrições para estágios aos indígenas

O Núcleo de Políticas Públicas para os Povos Indígenas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) está divulgando junto às comunidades indígenas a seleção de estagiários para trabalharem na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As inscrições estão abertas até o dia 15 de fevereiro. Serão selecionados dois estagiários indígenas que sejam estudantes universitários, um estudante de enfermagem e outro de odontologia.
Os interessados poderão acessar na página da prefeitura: www.portoalegre.rs.gov.br – programa de estágios. É necessário preencher o item sobre cor/etnia para identificação dos candidatos indígenas.
O estágio é de um ano, podendo ser renovado por mais um ano, e a bolsa de auxílio é de R$ 384,86 para 88 horas/mês. As atividades dos estagiários serão desenvolvidas na Política de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas da Assessoria de Planejamento e Programação da SMS para implantar projetos específicos junto às comunidades indígenas.
Prefeitura divulga programação do Fórum Social na Capital
Foi divulgada hoje, 18, em entrevista coletiva, a programação oficial de Porto Alegre para o Fórum Social Mundial (FSM), em sua edição comemorativa de 10 anos. Acompanhado por representantes do comitê organizador do FSM, o vice-prefeito José Fortunati relatou as atividades que ocorrerão na cidade entre os dias 24 e 29 deste mês. Porto Alegre sediará um dos principais debates, o Seminário Internacional “Dez anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível”. A iniciativa reunirá intelectuais e pensadores de diferentes continentes e ocorrerá na Usina do Gasômetro, Cais Mauá, Câmara Municipal e Assembleia Legislativa. A edição deste ano do evento será realizada de forma descentralizada em todo o mundo. Além do evento principal, a Capital receberá mais de 400 oficinas, sendo 100 direcionadas exclusivamente ao público infantil; feira de economia solidária; caminhada com os participantes; encontro com chefes de estado; seminários e conferências das centrais sindicais; shows e apresentações culturais; entre outras atividades. Outros seis municípios da Região Metropolitana também organizam ações dentro do FSM. “Além das profundas reflexões proporcionadas pelo Fórum, um evento dessa natureza representa destaque internacional, além de aquecer a economia local”, ressaltou Fortunati, responsável pelo comitê organizador municipal, lembrando que o retorno do Fórum a Porto Alegre é uma demonstração da capacidade da cidade em receber grandes eventos mundiais. De acordo com o vice-prefeito, a prefeitura investirá R$ 2 milhões para infraestrutura, organização e divulgação do evento. Segundo Cláudio Janta, presidente da Força Sindical, Porto Alegre volta a ser um dos pólos internacionais de reflexão sobre outros caminhos para o mundo, especialmente no que diz respeito ao trabalho e emprego. Além de Janta, participaram da coletiva o presidente da CUT, Celso Woyciechoesky, e o presidente da ABONG, Mauri Cruz.
As inscrições para o FSM podem ser realizadas pelo site www.fsm10.org, no valor de R$ 20. Segundo a organização, estão sendo recebidas 800 inscrições por dia. A estimativa é de que participem das atividades cerca de 30 mil pessoas.
Clique aqui e conheça detalhes da programação do FSM.

segunda-feira, janeiro 18, 2010


Inscrições abertas para especializações

A PUCRS está com inscrições abertas para diversos cursos de especialização nas áreas de Administração e Economia, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Direito, Educação, Engenharia e Arquitetura, Farmácia, Filosofia e Sociologia, Informática, Línguas e Literatura, Teologia e Química.
A lista de opções está disponível em www.pucrs.br/pos/especializacao. Informações no site ou através dos telefones das respectivas unidades.
...
Cda Face ajuda a entender mercado acionário através da análise técnica urso
O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) está com inscrições abertas para a 4º edição do curso "Análise gráfica para tomada de decisão". A atividade, que ocorre entre os dias 19 e 21 de janeiro, busca demonstrar aos participantes como entender o mercado acionário através da análise técnica.
Voltadas para profissionais liberais, executivos, investidores, professores e estudantes que tenham interesse ou já tenham iniciado suas operações no mercado financeiro, as aulas são focadas no entendimento das principais ferramentas gráficas existentes.
Inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Instituição (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou no site www.labmec.com.br. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3680. A promoção é da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Face).
...
PUCRS Virtual oferece Especialização em Gestão Empresarial
A PUCRS Virtual está com inscrições abertas para o "Curso de Especialização em Gestão Empresarial". A atividade, realizada na modalidade à distância, é voltada para profissionais com formação superior, que atuam, ou desejam atuar, em atividades de gestão, exercendo funções gerenciais e/ou executivas, em organizações públicas ou privadas. O programa traz conceitos de gestão de pessoas, marketing, logística, finanças, planejamento e estratégia de mercado.
As inscrições podem ser feitas no site www.ead.pucrs.br até 28 de março. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3651.
...
Facin ensina a usar Linux
A Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) está com inscrições abertas para o curso "Comandos e Programação Básica em Linux". A atividade é voltada para profissionais da área da Tecnologia da Informação e busca capacitá-los para utilização e programação dos sistemas Unix, Linux e Mac OS.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3680.
Centro da Obesidade da PUCRS apresenta resultados da cirurgia do diabetes tipo 2 em pacientes com sobrepeso
O Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS (COM/HSL/PUCRS) apresenta os resultados da primeira série de cirurgias do diabetes tipo 2, aprovada em protocolo pelo Comitê de Ética da PUCRS, em pacientes com obesidade e sobrepeso (índice de massa corporal entre 25 e 35 kg/m²). Dos 12 pacientes, nove tiveram alta hospitalar sem uso de medicamentos para o diabetes. Metade deles utilizava insulina a menos de uma década e foram submetidos à técnica denominada Bypass gástrico por via laparoscópica (menos invasiva), ou aberta (corte no abdômen de 10 a 15 cm) que consiste na separação do estomago em duas partes e a realização de um desvio intestinal denominado Y de Roux. "Os resultados demonstram que o impacto da operação na doença ocorre na maioria das vezes em pouco espaço de tempo, independente da quantidade de peso que o paciente perde”, destaca o coordenador do protocolo e diretor do COM, Cláudio Mottin. De acordo com Mottin, o Centro é o primeiro do país a estar em conformidade com as exigências legais, éticas e bioéticas para a realização desta cirurgia em diabéticos dentro de protocolo clínico. "A cirurgia que realizamos é padronizada e aprovada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina para pacientes obesos acima de 35 kg/m², além de ter outras indicações, como nos casos de câncer gástrico e outras patologias do tubo digestivo. “A única diferença no protocolo é que o Bypass está sendo realizado com pacientes de IMC mais baixo”.Técnica Bypass e diabetes O procedimento abrevia o caminho entre o estômago e o intestino e evita que a comida passe pelo duodeno e jejuno inicial (porções iniciais do intestino delgado), jogando-a numa parte mais perto do íleo (porção final do intestino delgado). E, é exatamente, por isso, que ocorre o aumento de produção de hormônios, entre eles o GLP-1, um dos mais importantes do grupo de incretinas que são substâncias fabricadas pelo intestino, logo após a alimentação, para estimular a produção de insulina. “Nos diabéticos, os níveis dessa substância são muito baixos e após a cirurgia se elevam, o que produz provavelmente, o efeito de remissão ou melhora da doença já nos primeiros dias”, ressalta Mottin. Os efeitos da cirurgia bariátrica no tratamento do diabetes em pacientes mais obesos já foram observados desde o início da sua utilização e em pacientes mais magros, por outras indicações, desde 1955. Inicialmente, se pensava que esses resultados se dessem pela perda de peso que ocorre após o procedimento cirúrgico, pois o emagrecimento, de qualquer forma, tem efeitos benéficos para o quadro de diabetes. Mas a observação do pós-operatório dos pacientes diabéticos submetidos à cirurgia bariátrica revelou que a normalização da glicemia ocorria muito antes da perda de peso, ou seja, nos primeiros dias após a cirurgia. Segundo o cirurgião, essa constatação faz da cirurgia um procedimento muito investigado e promissor no tratamento de alguns pacientes com diabetes tipo 2, cujas características se enquadrem no que estabelece o protocolo da cirurgia. Mottin salienta, ainda, que neste caso não está sendo utilizada uma cirurgia “experimental” e sim está se ampliando a indicação do tratamento em pacientes com diabetes tipo 2 um pouco mais magros, mas, no mínimo, com sobrepeso o que não está ocorrendo em outras circunstâncias no Brasil.
Fórum Social Mundial apresenta programação
Coletiva de imprensa está marcada para segunda-feira

Nesta segunda-feira, 18, a participação de Porto Alegre no Fórum Social Mundial (FSM) será divulgada em entrevista coletiva às 10h, na sede da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Av. Siqueira Campos, 1163 – 8º andar). Na ocasião, o vice-prefeito José Fortunati, acompanhado do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), Celso Woyciechowski, do presidente da Força Sindical/RS, Claudio Janta, e do representante da Abong, Mauri Cruz, relatará a integração da Prefeitura ao evento. Será apresentado, ainda, o que a cidade está preparando para recepcionar os integrantes da 10ª edição do FSM.Esta será a quinta vez que a Capital gaúcha recebe atividades do evento que se tornou referência internacional em termos de reflexão sobre os problemas do mundo atual e as formas existentes de superá-los. Em 2010, Porto Alegre terá a missão de sediar a discussão sobre os avanços e os caminhos que o FSM deverá ter a partir de agora, além de oferecer mais de 400 oficinas sobre os mais variados temas.

domingo, janeiro 17, 2010

Palestra divulga cultura chinesa
A Coordenação de Relações Internacionais da Secretaria de Coordenação Política e Governança Local promove na segunda-feira, 18, às 10h, no Auditório da Escola de Gestão Pública (Rua Siqueira Campos, 1300 – 14° andar), palestra da professora e tradutora Márcia Schmaltz, intitulada “Porto Alegre na Expo 2010 – Hábitos Culturais da China”.
Schmaltz é instrutora sênior de Português da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Macau, República da China. A tradutora fez intercâmbio na Universidade Normal e especialização em tradução na Universidade de Língua e Cultura, ambas de Beijing. A professora é também co-autora do livro 50 Fábulas da China Fabulosa, com o professor e escritor Sérgio Caparelli. É formada em Letras e mestre pela UFRGS, com especialização em tradução na Universidade de Língua e Cultura de Beijing (BLCU). Em 2000 ganhou o prêmio Xerox/Livro Aberto pela tradução de Histórias da Mitologia Chinesa e, em 2001, o Prêmio Açorianos de Literatura, categoria tradução.
Márcia Schmaltz colabora com seu conhecimento sobre a China e vivência naquele país, compartilhando com os servidores da prefeitura e público em geral conhecimentos sobre hábitos e cultura chineses, que estarão ainda mais em evidência quando da realização da Expo 2010, a partir de 1° de maio.
Porto Alegre é uma das 55 cidades do mundo que foram selecionadas para participar da Expo 2010, em Xangai, na China, pelo Bureau Internacional de Exposições, integrado por vários organismos e instituições internacionais. A Expo 2010 tem como tema “Cidade Melhor, Vida Melhor”. Na cidade que é o maior centro econômico da China, Porto Alegre mostrará como ações conduzidas com base no conceito de governança solidária local têm transformado comunidades, ampliando perspectivas de desenvolvimento, com parceria, cooperação e responsabilidades compartilhadas.
Garantidos recursos para o projeto do Bonde Histórico
O projeto executivo de implantação do Bonde Histórico de Porto Alegre receberá R$ 400 mil do Ministério do Turismo para estudo de viabilidade. O anúncio foi feito hoje, 15, durante audiência entre o prefeito José Fogaça, o secretário municipal do Turismo, Luiz Fernando Moraes, o deputado estadual Fabiano Pereira e representantes da Trensurb. (fotos)Os recursos foram liberados pelo Ministério do Turismo no final de dezembro, dentro da antecipação de verbas resultantes da carta-consulta que a Secretaria Municipal de Turismo apresentou ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), que visa a destinação de recursos para investimentos no turismo da Capital. “A implantação do projeto do Bonde Histórico será um elemento que dará um charme especial ao processo de revitalização do Centro de Porto Alegre”, considerou Fogaça. O Projeto Cultural de Reintrodução do Bonde na Memória e na Paisagem de Porto Alegre foi idealizado pelo programa Viva o Centro. Com os recursos liberados pelo Ministério do Turismo, poderão ter início o estudo de viabilidade e o projeto executivo da obra de implantação da obra. No total, deverão ser liberados cerca de R$ 1,1 milhão para o projeto, com a contrapartida de 10% da prefeitura.Conforme o coordenador do Viva o Centro, Glênio Bohrer, a proposta prevê estações para embarque e desembarque, linha do Bonde Histórico, Centro de Memória do Transporte Público Porto-alegrense e reurbanização e qualificação paisagística do espaço público. Linha do Bonde Histórico - A revitalização dos bondes em uma linha turística apresentará Porto Alegre e seu patrimônio histórico através de um retorno ao passado. O trajeto conta com uma extensão de 3.320 metros de trilhos e via aérea simples. Dois bondes tipo “Brill” restaurados deverão comporão a frota. O itinerário inicia no Largo Glênio Peres, segue pela rua Sete de Setembro e passa pelas ruas Gen. Portinho, Andradas e Salustiano até o terminal junto à praça Júlio Mesquita, próximo ao Gasômetro. O itinerário retorna pela Rua Salustiano até a rua dos Andradas, passando pela Vigário José Inácio, Otávio Rocha e ingressando na Praça XV, junto ao antigo abrigo dos bondes. O trajeto do bonde histórico passa pelo chamado “Corredor Cultural” de Porto Alegre, incluindo eixos das ruas dos Andradas e Sete de Setembro e adjacências, onde estão localizados vários prédios e monumentos de grande valor cultural e turístico.
Principais pontos: • Mercado Público• Chalé da Praça XV• Paço Municipal• Fonte Talavera• Santander Cultural • Praça da Alfândega• Igreja Episcopal do Brasil• Memorial do Rio Grande do Sul• Museu de Arte do Rio Grande do Sul• Casa de Cultura Mário Quintana• Museu Militar• Museu da Brigada• Museu da Marinha• Cine Imperial• Igreja N. S. das dores• Usina do Gasômetro• Museu da Eletricidade• Museu da Com. Social J.H. da Costa• Galeria Chaves• Clube do Comércio
Central de Atendimento ao Aluno funciona em horário diferenciado nas férias de verão
A partir da próxima segunda-feira, 18 de janeiro, até 26 de fevereiro, a Central de Atendimento ao Aluno estará aberta das 8h às 18h. O horário normal, das 8h às 21h15min, voltará no dia 1º de março. A Central está localizada no térreo do prédio 15 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e oferece serviços como o Financeiro Acadêmico, Mobilidade Acadêmica, Coordenadoria de Registro Acadêmico, Créditos e Benefícios, Ouvidoria Institucional, Estágios e Diplomados. Informações pelo telefone (51) 3320-3573.

Curso de Java Básico é promovido pela Facin
A partir de 25 de janeiro, a Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) realiza o curso "Java Básico e Orientação a Objetos". A atividade busca capacitar profissionais da área de desenvolvimento de software na utilização da linguagem Java.
O programa será dividido em três módulos: Introdução a Objetos e Classes, Classes em Detalhes e Estruturas de Dados Básicas.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3680.
...
Incubadora Raiar da PUCRS é apresentada a empresários de Viamão e região

No dia 20 de janeiro, empresários de Viamão e região metropolitana, além de representantes da imprensa, estarão reunidos no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão (Acivi), a partir das 19h, para conhecer os benefícios e diferenciais oferecidos pela Incubadora Multissetorial de Base Tecnológica e Inovação Raiar da PUCRS. Promovido pela Acivi e Sindicato do Comércio Varejista de Viamão (Sindilojas), o evento foi idealizado para motivar empreendedores a criarem seus próprios negócios.
A gerente da Raiar, Moema Nunes, será a responsável pela apresentação da Incubadora no evento. Ela acredita no potencial do município de Viamão e cidades vizinhas e entende que esta é uma grande oportunidade para transformar ideias em planos reais. "Temos condições de auxiliar tanto na identificação de características inovadoras do empreendimento e, principalmente, de trabalhar com os empresários para o sucesso pleno da sua empresa", aponta Moema. No Campus da PUCRS em Viamão, seis empresas com base em inovação ocupam as dependências da Incubadora Raiar desde janeiro deste ano. Os empresários da Egalitê, Sulmob, Espaço Crê-Ser, Marcondes Proença, Quero Carona e Elamp começaram a chegar ainda em dezembro de 2009 preenchendo, aos poucos, o local onde irão permanecer por pelo menos dois anos.
Os representantes das duas entidades realizadoras do evento observam um momento especial para Viamão. Para o presidente do Sindilojas, Túlio Luis Barbosa de Souza, há perspectivas positivas para o setor empresarial no município. "Percebemos que os jovens ao nosso redor têm grandes anseios e boas ideias. A Raiar será uma grande parceira para orientar esses futuros empreendedores", afirma Souza. André Pacheco, presidente da Acivi, salienta que Viamão tem obtido muitas conquistas para a infraestrutura local. "Essas melhorias também contribuem para que os cidadãos trabalhem e criem com espírito empreendedor", considera Pacheco.
Além da gerente da Incubadora Raiar e dos presidentes da Acivi e Sindilojas, também estará presente no evento Carlos Nelson dos Reis, diretor da Incubadora Raiar da PUCRS. Reservas e confirmações podem ser feitas pelos telefones (51) 3485-1477 ou (51) 3485-3787.
A Incubadora Raiar
A Incubadora Multissetorial de Base Tecnológica e Inovação Raiar da PUCRS foi fundada em 2003 com o objetivo de dar suporte e condições necessárias para que negócios inovadores se insiram no mercado de forma sustentável e competitiva. Estimular a capacidade empreendedora é seu principal objetivo. Abrigando empresas de base tecnológica e inovação, a Raiar quer estimular a visão empreendedora da sociedade, transformando ideias inovadoras em negócios competitivos, por meio do apoio em infraestrutura e gestão empresarial. Com este ideal, a Incubadora projeta ser referência em modelo de incubadora multissetorial de empresas de base tecnológica e inovação, centrada no desenvolvimento da cultura empreendedora e da inovação.
Dentro do Mundo PUCRS, a Incubadora Raiar está diretamente ligada ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (Idéia). O Instituto estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica com as diferentes unidades da PUCRS. O Idéia e a Raiar estão inseridos na Rede de Inovação e Empreendedorismo da PUCRS (Inovapuc), que reúne o conjunto de atores, ações e mecanismos relativos ao processo de inovação e empreendedorismo da Universidade.
Liana Rigon - SAGE ComunicaçãoIncubadora RaiarEndereço: Avenida Ipiranga, 6681 - Prédio 94Telefone: (51) 3320-3673, ramal 27