sábado, agosto 23, 2014

Getúlio, ou me engana que eu gosto

A Globo anunciou que irá passar amanhã, domingo, 24 de agosto, data da morte de Getúlio Vargas em 1954 - portanto, há 60 anos - o filme "Getúlio", que aliás já foi exibido nos cinemas.
Bom,  não vi e não pretendo ver a tal grande produção. Antecipadamente, tenho a quase certeza (só falta o quase) de que é mais uma dessas produções caça-níqueis do cinema nacional, dessas que são idealizada e boladas para pegar uma grana preta de grandes patrocinadores, via isenção fiscal e essas coisas. Algo parecido com o filme do Lula, com o do Chico Xavier, etc. O diretor eu não conheço mas um filme que tem Toni Ramos como Getúlio e um tal Alexandre Borges como Carlos Lacerda chega a ser risível. Nem é por serem da Globo mas porque, sobretudo no caso do galã Borges, não são bons atores. Borges, no caso, é casado com uma boa atriz, mas ele, como ator, é um canastrão de marca maior. Só perde para aquele cara que foi namorado ou marido da filha da autora de novelas e que foi barbaramente assassinada no início dos anos noventa.
Por essas e outras o cinema brasileiro, de um modo geral, é isso que é: picaretagem, ou quase isso, para ser generoso. Aqui no Rio Grande do Sul fizeram um filme sobre a Revolução Farroupilha, também com atores globais, com muita grana de patrocínio, que é sempre o grande objetivo. A gauchada foi em peso ver a película, que enaltecia a "fibra guerreira" do gaúcho, patente em uma revolução pra lá de questionável e que só atendia os latifundiários (não me chamem de esquerdista, que não sou mesmo, mas é verdade). O ator, também galã da Globo, é somente galã e não um ator propriamente dito. Mas nós, gaúchos - que somos historicamente parvos nisso tudo e perfeitos otários quando se trata de nos engambelarem com ufanismos e elogios farrapos - fomos lá e compramos ingressos nos cinemas. Nós quer dizer eles. Por acaso vi esse povo sair do cinema aqui perto, alguns com cara de decepção, outros bradando, orgulhosos: "Nós somos de fato aquilo tudo!"  Nos dois casos, eles merecem: ao contrário do que dizia o tal Chico Xavier, o mundo é mesmo dos muito vivos. Me engana que eu gosto. E o Millor, hein? (VitorMinas)
Fausto, Olho Vivo. A Charge Online.

Aniversariantes do dia 23 de agosto







Hoje Glória Pires faz 51 anos, Suzana Vieira completa 72, Paula Toller 52, Bárbara Eden 80, Mari 31, e Tonia Carrero 92.. E hoje, em 1926, faleceu Rodolfo Valentino.

sexta-feira, agosto 22, 2014

Fausto, em Olho Vivo. A Charge Online.
Foto de Henri Cartier-Bresson

Aniversariantes do dia 22








Hoje Rodrigo Santoro completa39 anos, Ary Toledo 77, Rui Guerra 83, Ray Bradbury 94 e David Luiz 27. E no dia de hoje Henri Cartier-Bresson (fal. 2004) faria 106 anos. E no dia de hoje faleceram Glauber Rocha, em 1981, e Juscelino Kubitshek em 1976. 

George Grace em Porto Alegre, em janeiro de 1942: para entrar na História do Jiu-Jitsu



Em janeiro de 1942 Porto Alegre tinha cerca de 300 mil habitantes, e já era a terceira mais importante capital brasileira. Um grande número de atividades esportivas eram praticados na cidade, especialmente no Estádio América, situado na avenida Borges de Medeiros e palco de variados gêneros de lutas marciais - judô, karatê, boxe, luta-livre e jiu-jitsu, especialmente. Lutadores argentinos, uruguaios e paraguaios vinham especialmente para se apresentar aqui, aplaudidos por um grande e apaixonado público.
No final de 1941 e início de 1942, época da Segunda Guerra Mundial, um dos integrantes da família Grace veio a Porto Alegre para se apresentar no América, em uma série de lutas: era George Grace, que desafiou e enfrentou outros expoentes do jiu-jitsu local. George era campeão brasileiro e a família Grace - os pais do jiu-jitsu brasileiro - já eram uma lenda dos esportes marciais, lenda que só fez crescer até hoje. De origem escocesa, originários de Belém do Pará, os Grace radicaram-se no Rio de Janeiro e formaram gerações de lutadores. Hoje são legendas internacionais e treinam atores de Hollywood que protagonizam filmes de ação.
Nesta reprodução do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, edições de janeiro de 1942, noticia-se a presença de George Grace e o privilégio de se assistir "um dos maiores espetáculos do gênero até agora realizados nesta capital."

quinta-feira, agosto 21, 2014

O lançamento de Cidadão Kane em Porto Alegre: 6 de agosto de 1941.


No dia 6 de agosto de 1941, uma quarta-feira, no cinema Vera Cruz, o esperado filme de Orson Welles, Cidadão Kane, ou Citizen Kane, estreava em Porto Alegre. A capital gaúcha, que ainda não se havia refeito da inimaginável enchente de maio daquele ano (com mais de 80 mil flagelados para uma cidade de 300 mil habitantes), contava então com mais de 20 cinemas, sempre lotados e com três sessões diárias a maioria deles - incluindo a da meia-noite. 
A "película" de Welles era muito aguardada por todos e já tinha sido vista por Érico Veríssimo, que recentemente voltara da "terra do Tio Sam" com toda a família e indicava o filme no anúncio publicitário. Welles, já considerado um gênio do cinema, tinha vinte e poucos anos e viria ao Brasil como parte da Política da boa Vizinhança de Roosevelt (os EUA ainda se mantinham oficialmente neutros na grande guerra, mas já anteviam a inevitabilidade de entrar no conflito ao lado dos aliados). Hollywood vivia então o seu auge e os porto-alegrenses - bem mais do que a população do restante do País - adoravam cinema.
Nani, em A Charge online.




Hoje Murilo Rosa e Carmo Dalla Vecchia completam 44 anos, Usain Bolt faz 28 e Kenny Rogers completa 76. E hoje, em 1989, morria Raul Seixas.

segunda-feira, agosto 18, 2014

Amarildo, em A Gazeta, Vitória. A Charge Online.





Hoje Ricardo Tozzi completa 39 anos, Robert Redford faz 77, Patrick Swayze (Fal. 2009) faria 62, Just Fontaine faz 81, e Osmar Prado faz 67.