sexta-feira, março 27, 2009

Por-do-sol no Guaíba, em Porto Alegre.
26/03/2009 - 21:43
Instabilidade na sexta e forte calor no fim de semana

Áreas de instabilidade que atuam no Rio Grande do Sul deixam a sexta-feira com muitas nuvens em Porto Alegre. Não se pode descartar chuva no decorrer do dia. Caso venha a chover, a tendência é que as precipitações sejam de fraca intensidade, mas destaca-se que algumas simulações computadorizadas acusam a possibilidade de pancadas fortes localizadas no Leste gaúcho, o que inclui a região metropolitana. A temperatura deve se elevar menos do que nesta quinta-feira, quando os termômetros indicaram entre 176,9ºC de mínima e 32ºC de máxima, antecipando-se marcas ao redor de 20ºC no final da madrugada e entre 27ºC e 29ºC à tarde. No sábado, o sol aparece com nuvens na cidade, mas ainda podem ocorrer períodos de maior nebulosidade e não se pode descartar chuva isolada devido ao calor. A temperatura volta a subir com máximas à tarde entre 29ºC e 31ºC. Já a mínima deve ficar entre 18ºC e 20ºC na maior parte da cidade. O domingo, por sua vez, deve ser um dia de verão na Capital. O sol aparece e faz forte calor à tarde, quando as máximas na cidade podem ficar entre 32ºC e 34ºC, dependendo da região da cidade. (Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia)



*Entre os eventos programados pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) para comemorar aos 237 anos da cidade está a Regata Semana de Porto Alegre. Essa competição é realizada pela prefeitura com a Federação de Remo do Rio Grande do Sul (Remosul). Estão previstos 17 páreos na raia da Usina do Gasômetro, domingo, 29, a partir das 9h, com participação de 80 atletas. Mais informações podem ser obtidas com a Remosul, fone/fax 3340-1019 ou pelos e-mails reichert@portoweb.com.br e remosul@yahoo.com.br.
EPTC divulga calendário do radar móvel em abril
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga a programação do radar móvel para o mês de abril de 2009.
1º de abril, quarta-feira: Av. Padre Cacique; Av. Castelo Branco; Av. Ipiranga; Av. Mauá; Av. Edvaldo P. Paiva; Av. João Pessoa.
2, quinta-feira: Av. Saturnino de Brito; Av. Sen. Tarso Dutra; Av. Manoel Elias; Av. Assis Brasil; Av. Dante Angelo Pilla; Av. Sertório.
3, sexta-feira: Av. Juca Batista; Av. Eduardo Prado; Av. Borges de Medeiros; Est. Costa Gama; Est. Chapéu do Sol; Av. Icaraí.
6, segunda-feira: Av. Bento Gonçalves; Av. Sen. Tarso Dutra; Av. Saturnino de Brito; Av. Antônio de Carvalho; Av. João de O. Remião; Av. Nilópolis.
7, terça-feira: Av. Ipiranga; Av. Borges de Medeiros; Av. Castelo Branco; Av. Loureiro da Silva; Av. Farrapos; Av. Dom Pedro II.
8, quarta-feira: Av. Saturnino de Brito; Av. Manoel Elias; Av. Sen. Tarso Dutra; Av. Assis Brasil; Av. Sertório; Av. Antônio Carlos Berta.
9, quinta-feira: Av. Padre Cacique; Av. Juca Batista; Av. Ipiranga; Av. Prof. Oscar Pereira; Av. Dr. Campos Velho; Est. Gedeon Leite.
13, segunda-feira: Av. Ipiranga; Av. Bento Gonçalves; Av. Sen. Tarso Dutra; Av. Carlos Gomes; Av. Antônio de Carvalho; Av. Mostardeiro.
14, terça-feira: Av. Castelo Branco; Av. Borges de Medeiros; Av. Padre Cacique; Av. Mauá; Av. Osvaldo Aranha; Av. Protásio Alves.
15, quarta-feira: Av. Manoel Elias; Av. Saturnino de Brito; Av. Souza Reis; Av. Assis Brasil; Av. Sertório; Av. das Indústrias.
16, quinta-feira: Av. Juca Batista; Av. Padre Cacique; Av. Eduardo Prado; Av. Edvaldo P. Paiva; Av. Icaraí; Av. Cavalhada.
17, sexta-feira: Av. Sen. Tarso Dutra; Av. Ipiranga; Av. Bento Gonçalves; Av. João de O. Remião; Av. Dom Pedro II; Av. Prof. Cristiano Fischer.
20, segunda-feira: Av. Ipiranga; Av. Padre Cacique; Av. Castelo Branco; Av. Osvaldo Aranha; Av. Pinheiro Borda; Rua Paul Harris.
22, quarta-feira: Av. Castelo Branco; Av. Saturnino de Brito; Av. Manoel Elias; Av. Assis Brasil; Av. Severo Dullius; Av. Dante Angelo Pilla.
23, quinta-feira: Av. Juca Batista; Av. Padre Cacique; Av. Sen. Tarso Dutra; Av. Edvaldo P. Paiva; Av. Diário de Notícias; Av. Nonoai.
24, sexta-feira: Av. Bento Gonçalves; Av. Ipiranga; Av. João de O. Remião; Av. Nilo Peçanha; Av. Antônio de Carvalho; Av. Goethe.
27, segunda-feira: Av. Borges de Medeiros; Av. Padre Cacique; Av. Ipiranga; Av. João Pessoa; Av. Loureiro da Silva ; Av. Diário de Notícias.
28, terça-feira: Av. Castelo Branco; Av. Saturnino de Brito; Av. Souza Reis; Av. Assis Brasil; Av. dos Estados; Av. João Wallig.
29, quarta-feira: Av. Padre Cacique; Av. Juca Batista; Av. Sen. Tarso Dutra; Av. Edvaldo P. Paiva; Av. Prof. Oscar Pereira; Rua Joaquim de Carvalho.
30, quinta-feira: Av. Ipiranga; Av. Bento Gonçalves; Av. Castelo Branco; Av. Nilo Peçanha; Av. Carlos Gomes; Rua Ten. Ary Tarragô.



*Porto Alegre inaugurou hoje, 27, a primeira fábrica de chip comercial do Brasil. Pela manhã, o prefeito José Fogaça integrou a cerimônia de inauguração do Centro de Design do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). Ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, Fogaça descerrou a placa alusiva à abertura da fábrica e visitou as instalações. A solenidade marcou a posse do novo presidente do Ceitec, o alemão Eduard Rudolf Weichselbaumer.Localizado na Estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, o Ceitec é uma parceria entre governos federal e estadual e prefeitura, que destinou a área de 5,5 hectares para a construção do complexo. Especializada no desenvolvimento e produção de circuitos integrados de aplicação específica (ASICs), o centro tem capacidade para produzir chips de alta tecnologia, exercendo papel estratégico para a indústria microeletrônica no país. Para Fogaça, o centro consolida a vocação da Capital para a tecnologia e possibilitará a atração de novos empreendimentos do setor para a cidade. “Porto Alegre está muito orgulhosa. A obra está inaugurada e nos dá a certeza de que a fábrica de chips poderá criar um ambiente propício para a tecnologia no entorno desta região. A prefeitura vai dar todas as condições para que isso aconteça”, afirmou o prefeito, que lembrou ainda a criação pela prefeitura da Agência Inova PoA, visando a favorecer o desenvolvimento do setor de tecnologia na cidade, e a parceria entre governos federal, estadual e municipal para a implantação do Ceitec.Em fase final de implantação e certificação, o Ceitec será a única fábrica da América Latina capaz de desenvolver chips. Atualmente, 45 engenheiros trabalham no Design Center. A partir de julho, a fábrica deverá começar a produzir chips comercialmente. Conforme o novo presidente, a meta é ampliar a capacidade produtiva e expandir para 120 o número de engenheiros trabalhando no centro de desenvolvimento.

*Viabilizar o conhecimento da realidade indígena no Rio Grande do Sul e proporcionar o diálogo, o estudo e o aprofundamento sobre questões nativas com os universitários indígenas, são alguns dos objetivos do "7º Círculo de Estudos em Cultura Indígena". A atividade é promovida pela Faculdade de Direito da PUCRS e acontece sempre aos sábados, de 4 de abril a 26 de junho, das 8h30min às 12h, no prédio 11 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40. Alunos e ex-alunos da Instituição têm desconto. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680, pelo site www.pucrs.br/cursoseeventos e pelo e-mail proex@pucrs.br.
*Até o dia 29 de março o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) estará no Praia de Belas Shopping, com mais de 60 experimentos para o público que for ao local. Os visitantes poderão se divertir no Planetário Inflável, no Giroscópio Humano e conhecer a atração "Por que o Céu é azul e o Pôr-do-sol é vermelho", que explica os fenômenos. A mostra funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h, nas Praças da Magia e das Artes (1º piso), em frente a Saraiva MegaStore (2º piso) e no 3º piso. A entrada é franca e aberta ao público em geral.
Entre os experimentos que estarão no local, se destacam um equipamento que usa batatas como pilhas elétricas, os espelhos que fazem as pessoas parecerem mais magras ou gordas, outro que produz imagens infinitas, o incrível pião que aparentemente desobedece a lei da gravidade e sobe uma rampa, as leis do eletromagnetismo, a visão das consequências de um buraco negro no espaço, dentre outros. A mostra apresentará, ainda, painéis com orientações para evitar a Dengue e uma exposição das aranhas "inimigas ou aliadas".
Outras informações pelo telefone (51) 3320-3521 ou por meio do site www.pucrs.br/mct.

* "Teoria Geral do Direito Ambiental" é o tema da 17a edição do Grupo de Estudos em Direito Ambiental (Geda), promovido pelo Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir), com o apoio do Comitê de Ética para o Uso de Animais da Universidade (Ceua). "Direito dos Animais", "Responsabilidade Ambiental Administrativa", "Responsabilidade Civil pelo Dano Ambiental" e "Ética Ambiental", serão alguns dos assuntos abordados.
Os encontros ocorrem entre os dias 3 de abril e 19 de junho, sempre às sextas-feiras, das 17h30min às 19h. A atividade é coordenada pelos professores Orci Teixeira Bretanha e Cláudio Preza Junior e é destinada a estudantes de graduação e pós-graduação em Direito, e público em geral.
As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares por meio do site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
*O Instituto de Toxilocologia da PUCRS (Intox) recebe, até 31 de março, inscrições para o curso de especialização em Toxicologia Aplicada. A atividade é destinada a médicos, veterinários, farmacêuticos, químicos, agrônomos, biólogos, engenheiros, psicólogos e outros profissionais. As aulas são coordenadas pela professora Flavia Valladão Thiesen e têm como objetivo capacitar profissionais nas áreas técnico-científicas e incentivar a pesquisa em toxicologia. Os encontros serão ministrados às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã.

Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3677, pelo site www.pucrs.br/toxico ou na secretaria do Intox, 1º andar do prédio 12D, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
*A Incubadora Raiar da PUCRS realiza na próxima quinta-feira, 2 de abril, às 19h, encontro gratuito que dará dicas sobre o processo de inscrição no Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O Prime dará 120 mil reais para empresas novas, com caráter empreendedor, e recebe inscrições até 30 de abril. Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (51) 3205-3128.
Serão 12 milhões de reais repassados à Incubadora, que participa junto a outras 18 incubadoras do país, incluindo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). No primeiro ano de operação do Prime, cada empresa selecionada poderá contar com R$ 120 mil, em recursos não-reembolsáveis do Programa de Subvenção Econômica à Inovação. Essa verba poderá ser utilizada, basicamente, para apoio ao empreendedor e gestor do negócio e, ainda, para contratação de consultorias de mercado em áreas de gestão consideradas relevantes para a empresa, como recursos humanos, propriedade intelectual, formulação estratégica e inovação. No segundo ano do Programa, a empresa também poderá se beneficiar de um crédito adicional de mais R$ 120 mil, do Programa Juro Zero. Nesse caso, o financiamento será devolvido em 100 vezes sem juros. O Prime prevê, ainda, a capacitação dos empreendedores para atuarem na consolidação das novas empresas. Antes de assinar o contrato, os empresários passarão por um curso de imersão em negócios na modalidade presencial e a distância. Nele, decidirão se, realmente, estão aptos a receber os recursos.
Até 2011, a Finep planeja apoiar cerca de cinco mil empresas nascentes. Para isso, serão investidos R$ 600 milhões no Programa que, em 2009, também vai selecionar novos parceiros.
Qualquer empresa está apta a participar do Prime, desde que desenvolva atividades com conteúdo tecnológico e disponha de um produto viável economicamente. O encontro será na Fundação Irmão José Otão (Fijo), prédio 2 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).

*A 5ª Edição do Projeto JardinAção, promovido pela Fundação Zoobotânica do RS, Programa Reciclar Banrisul e ONG Cataventus, estará acontecendo no próximo domingo, dia 29, no Jardim Botânico de Porto Alegre.
O Projeto tem por objetivo proporcionar um encontro da comunidade gaúcha com diversos segmentos da sociedade organizada, disponibilizando programas e ações que objetivam o enriquecimento individual e coletivo, através do acesso a atividades educativas, culturais, ambientais e sociais.As parcerias possibilitam conhecer a diversidade de trabalhos voltados ao bem-estar da comunidade, além de oportunizar ao público, uma série de atividades lúdicas, educativas, desestressantes, e que estejam relacionadas com a qualidade de vida como um todo, fortalecendo uma rede de ações já existentes. O evento será das 10h às 17h, com entrada franca. O Jardim Botânico de Porto Alegre, fica na Rua Dr. Salvador França, 1427. Informações pelo telefone 51.3320.2027, e-mail: jbea@fzb.rs.gov.br. ou pelo site http://www.fzb.rs.gov.br/ .
*A equipe técnica da TVE ampliou a cobertura da emissora em mais três regiões do Estado. Depois de Bento Gonçalves, Sapiranga, Caxias do Sul e Santa Maria, agora é a vez das cidades de Cruz Alta, Getúlio Vargas e Cachoeira do Sul receber o sinal da emissora. Com a retomada das transmissões nestas cidades, a TVE agregou mais 200 mil telespectadores potenciais. "É mais uma etapa vencida", diz o presidente da Fundação Cultural Piratini, Ricardo Azeredo.
A operação de retomada da cobertura no Interior, coordenada pelo diretor-geral Airton Nedel, responsável também pela área técnica, está integrada ao processo de recomposição da grade de programação da TVE. Novas atrações, como os programas TVE Esportes e Encantos do Sul, que estrearam nas últimas duas semanas, já estão chegando a estas cidades. Segundo Azeredo, outros projetos serão incluídos na programação nas próximas semanas. (Coletiva.Net)
*Para promover novos talentos do Jornalismo brasileiro, a rede CNN International lançou oficialmente a 5ª edição do Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Poderão se inscrever alunos de universidades e faculdades brasileiras que tenham feito matérias de TV com o tema “O Uso da Tecnologia no Desenvolvimento Social”.
Para lançar o concurso, a CNN International trouxe ao Brasil o jornalista Jonathan Mann, apresentador dos programas “Your World Today” e “Political Mann”. Além de participar da cobertura das eleições presidenciais dos Estados Unidos no ano passado, Mann esteve presente em uma série de eventos internacionais como a queda do Muro de Berlim e a ascensão de Vladimir Putin como presidente da Rússia.
A diretora de comunicação e marketing da Turner International do Brasil (dona de canais pagos no País), Eliane Munhoz, afirmou que o concurso está definitivamente entrando no calendário acadêmico do Brasil. “A cada edição, a CNN International só reitera o seu comprometimento com o público brasileiro. E a CNN sabe muito bem que este é um país com uma riquíssima produção tecnológica“, completou.
As inscrições para o Concurso devem ser feitas pelo site www.concursocnn.com.br até o dia 29 de junho. Para participar, os interessados devem ser estudantes regularmente matriculados no curso de Jornalismo. Os trabalhos deverão ser inseridos na conta pessoal do participante no site YouTube e o código de incorporação do vídeo (embed) deverá ser inserido no campo correspondente de cada ficha de inscrição.
O vencedor terá seu trabalho exibido durante a programação da CNN International, além de ganhar uma viagem para conhecer a sede dos estúdios da CNN, em Atlanta, nos Estados Unidos. O júri que avaliará os trabalhos é formado por Heródoto Barbeiro (TV Cultura e Rádio CBN), Lúcia Araújo (gerente-geral do Canal Futura) e Marcelo Tas (Band e UOL).
*Neste sábado, 28, acontecerá o desfile de abertura das escolinhas de futebol do Programa Em Cada Campo uma Escolinha. Haverá desfile com a presença da banda da Brigada Militar, hasteamento das bandeiras e jogos de futebol em quatro campos nas categorias pré, mirim, infantil e livre feminino. O Festibol começará às 14h, no Parque Ramiro Souto (Redenção). Os coordenadores do programa estimam a presença de 2 mil crianças em um desfile ao estilo Jogos Olímpicos. O Ônibus Brincalhão também estará presente com brinquedos como a cama elástica.
O programa Em Cada Campo uma Escolinha é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) principalmente nos campos de futebol localizados nas comunidades mais carentes para atender a grande demanda de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 15 anos interessados em praticar futebol. Criado em 1994, o programa atinge atualmente 60 escolinhas de futebol. Atuando gratuitamente, os orientadores comunitários são os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades. Os professores da SME fazem o acompanhamento pedagógico.
*O Centro Popular de Compras (CPC) da Praça Rui Barbosa (avenida Voluntários da Pátria esquina com Doutor Flores) é palco de uma seleção de modelos, hoje, 27, das 9h às 19h, realizada pelo agente da Ford Models, Ademir Gewehr. Estão sendo selecionadas crianças a partir dos seis anos e jovens entre 13 e 20 anos, que participarão do primeiro desfile de moda do CPC, sob o comando da estilista Isabela Tonin.
O desfile será na terça-feira, 31, na passarela do CPC, e vai mostrar as novidades trazidas pelos lojistas para a próxima estação nos ítens de vestuário, acessórios e bijuterias. Promovido pela concessionária, a empresa Verdicon, tem por objetivo impulsionar as vendas, onde estão licenciados pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) os 800 comerciantes populares que atuavam na área central da cidade. "O evento de moda para divulgar as mercadorias do CPC é um ótimo atrativo para potencializar o comércio no local", disse o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Idenir Cecchim.
No início da semana, foi realizada uma palestra motivacional proferida pela escritora e empresária paulista Nelma Penteado no terraço do camelódromo, com a presença de mais 400 comerciantes do CPC.
Hoje Xuxa faz 46 anos, Mariah Carey 39, Renato Russo faria 49 e Quentin Tarantino completa 46.









quinta-feira, março 26, 2009

*No dia 27 de março será realizado um debate sobre "Processos de Comunicação e Cultura Solidária", um evento preparatório ao Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, que ocorre em julho na PUCRS. Coordenado pela professora Annamaria Rodriguez, presidente da Organización Católica Latinoamericana y Caribeña de Comunicacion, terá a participação de professores de universidades gaúchas e da Universidade de Buenos Aires.
O debate ocorre às 20h no teatro do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), e é voltado a professores, estudantes, profissionais da comunicação, agentes de pastoral e demais interessados. Informações pelo
site www.muticom.org.
*A especialização em "Consultoria e Assessoria Linguística" busca desenvolver e aprimorar a competência linguística e comunicativa (oral e escrita). Promovida pela Faculdade de Letras, terá disciplinas para trabalhar a adequação comunicativa e as habilidades verbais, os processos interpretativos na comunicação, a arquitetura do texto, comunicação oral e criatividade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de março pelo site www.pucrs.br/fale/pos/especializacoes. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, à tarde e à noite, e aos sábados, pela manhã. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3676, ou e-mail letras@pucrs.br.
A relação completa das especializações oferecidas pela Universidade pode ser conferida no site www.pucrs.br/pos/especializacao.
*Estimular a reflexão criativa sobre o aproveitamento e o futuro da comunicação diante das novas tecnologias e instrumentalizar os participantes para essas novas técnicas são alguns dos objetivos do curso de extensão "Narrativas na Web". A atividade, ministrada pelo jornalista e escritor Marcelo Spalding, pretende mostrar aos estudantes de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, cinema, letras e áreas afins, por meio de abordagens multidisciplinares, as possibilidades narrativas das novas tecnologias e de que forma elas contribuem para o trabalho. A promoção é da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos). As inscrições estão abertas até 27 de março, com aulas de 28 de março a 25 de abril, aos sábados, das 8h às 13h. O procedimento pode ser feito na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
Benett, hoje, na Gazeta do Povo (Curitiba), Fausto, em Olho Vivo, Brum, em O Jornal de Hoje (Natal) e Duke, em O Tempo (Belo Horizonte)









*Morreram mais católicos do que judeus no holocausto, mas isso não aparece porque os judeus têm a propaganda do mundo. A polêmica afirmação é do arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, que é o entrevistado principal da edição da revista Press que começa a circular nesta quarta-feira na capital gaúcha. Na entrevista de mais de duas horas para os editores da Press, o arcebispo defende o celibato, condena as pesquisas de células-tronco embrionárias e a distribuição de camisinhas pelo governo e defende a neutralidade da Igreja durante o período militar no Brasil e durante a II. Guerra Mundial. Uma declaração também polêmica atinge o ex-jogador e comentarista da Rede Globo, Paulo Roberto Falcão: Dom Dadeus, que estava no Vaticano na época, afirma que Falcão “fez um fiasco e foi expulso da Roma” por não cumprir o contrato.
A revista Press 119 traz, ainda, a Vida de Repórter de Nilson Mariano, Arquivo Antológico sobre o “Quadrão”, seção de crítica e humor da extinta Folha da Manhã, e reportagem sobre as TVs montadas por Inter e Grêmio com programação especial para os torcedores.
Num casual, segundo os editores, contraste com a manchete da Press, a entrevista dedicada ao lado publicitário, na capa ’Advertising’ é com um empresário judeu, Silvio Sibemberg. Ela conta como montou, há mais de 30 anos, a rede de lojas Gang, valendo-se de propaganda polêmica, bem humorada e voltada para o público jovem. A edição traz também a Vida de Criativo de Elton Bandeira, da empresa de animação Alopratoons, o Portfolio da fotógrafa Renata Biglia e uma entrevista com Miltinho Talaveira, gerente de marca e assessoria de imprensa da Paim Comunicação. (Coletiva.Net)
*Ao longo de sua carreira, o jornalista José Barrionuevo registrou passagens pelos principais veículos de comunicação do Estado. Contabilizou 30 anos de reportagem e sempre se definiu como um ‘jornalista apaixonado’. Nessa semana, segundo ele, o amor à profissão – da qual já está afastado há cinco anos, desde que deixou de assinar uma coluna diária em Zero Hora – foi esgotado: Barrionuevo foi condenado a indenizar advogados em mais de R$ 50 mil. “Não quero mais saber de ser jornalista! As condenações judiciais impedem que haja liberdade de imprensa no Rio Grande do Sul”, disse em entrevista a Coletiva.net.
Em maio de 2007, uma sentença favorável à Sociedade de Advogados Trabalhistas Marcos Juliano Borges de Azevedo condenou, além de Barrionuevo, o jornal Zero Hora e a Rádio Gaúcha ao pagamento de R$ 150 mil por danos morais. Durante 20 anos, a sociedade exerceu a representação judicial da maioria dos funcionários da CEEE. Segundo a sentença, as matérias jornalísticas e os ditos radiofônicos de Barrionuevo, publicados em Zero Hora e transmitidos pela Rádio Gaúcha a partir de agosto de 2003, "atribuíam a vitória dos reclamantes, nas ações trabalhistas, a conchavos e conluios".
Segundo o advogado do jornalista, Marco Túlio de Rose, na última quinta-feira, 19, pelo voto médio, o valor da causa foi reduzido em dois terços. “Barrionuevo teve um voto (de três) vencido a seu favor. Na sentença, ninguém questionou a veracidade dos fatos, mas, sim, uma adjetivação eventualmente excessiva. Vamos entrar com um recurso especial baseados nesse voto vencido”, afirmou o advogado, que já defendeu o jornalista em cerca de 80 processos.
Basta fazer uma consulta pelo nome de Barrionuevo no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que 23 processos são listados, sendo que em mais de 90% deles é o jornalista quem faz a apelação ou o agravo. Barrionuevo, que durante três décadas foi um dos mais importantes jornalistas políticos do Estado, assinou sua última coluna, na página 10 de ZH, no dia 21 de dezembro de 2003. Desde então, tem se dedicado exclusivamente à sua empresa de gestão de imagem. (Coletiva.Net)
Leia o Perfil de José Barrionuevo publicado por Coletiva.net em 2004.
» Entenda o caso.

Aniversariantes do dia 26 de Março

Hoje Juliana Paes completa 30 anos, Valéria Monteiro 44, James Caan 69, Diana Ross 65, e Eder Jofre 73.














*Dentro das comemorações do aniversário da cidade, a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) oferecerá à população de Porto Alegre o torneio de futebol de Mesa. O evento será realizado em parceria com o Departamento de Futebol de Mesa do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense e com a Liga Gaúcha de Futebol de Mesa. A modalidade já é reconhecida como esporte pelo Conselho Nacional de Desportos desde o ano de 1988. O torneio acontecerá na noite de sexta-feira, 27, e durante o sábado, 28, no Departamento de Futebol de Mesa do Estádio Olímpico e no ginásio da Sociedade Polônia.
AS DISPUTAS
Torneio com a regra brasileira lisoData: 27/03/2009 (sexta-feira)Horário: Início às 19h (4 rodadas)Inscrições: Até as 19h do dia 26/03 pelo e-mail: gothe@terra.com.brLocal: estádio Olímpico, no Departamento de Esportes Olímpicos e Recreativos (Deor) - Departamento de Futebol de Mesa - Fone 3218-2845.
Torneio com a regra brasileira cavadoData: 28/03/2009 (sábado)Horário: Após as 14h (3 rodadas)Inscrições: Até as 19h do dia 27/03 pelo e-mail: gothe@terra.com.brLocal: estádio Olímpico, no Departamento de Esportes Olímpicos e Recreativos (Deor) - Departamento de Futebol de Mesa - Fone 3218-2845.
Torneio com a regra gaúchaCategorias: Especial e AmadorData: 28/03/2009 (sábado)Horário: Início: 9h - Previsão de término: 18hLocal: Ginásio da Sociedade Polônia – Rua Santos Dumont, 1150 - Bairro São GeraldoInscrições Gratuitas:Bazar Mimo – Rua Cel. Fernando Machado n° 568, fone: 3227-4319.Loja Carwa – Rua Marechal Floriano Peixoto, 266.Mais informações sobre a Regra Gaúcha podem ser obtidas através do site www.ligagaucha.com.br e-mail ligagaucha@ligagaucha.com.br
Torneio com a regra brasileira lisoData: 27/03/2009 - sexta-feira.Horário: início às 19h - 4 rodadasInscrições: até o dia 26/03 às 19h pelo e-mail: gothe@terra.com.brLocal: estádio Olímpico, no Departamento de Esportes Olímpicos e Recreativos (Deor) - Departamento de Futebol de Mesa - Fone 3218-2845.
Torneio com a regra brasileira cavadoData: 28/03/2009 - sábado.Horário: após às 14h - 3 rodadasInscrições: até o dia 27/03 às 19h, pelo e-mail: gothe@terra.com.brLocal: Estádio Olímpico, no Departamento de Esportes Olímpicos e Recreativos (Deor) - Departamento de Futebol de Mesa - Fone 3218-2845.
Torneio com a regra gaúchaCategorias: Especial e AmadorData: 28/03/2009 - sábado.Horário: início: 09h - previsão de término: 18hLocal: Ginásio da Sociedade Polônia - Rua Santos Dumont, 1150 – Bairro São GeraldoInscrições gratuitas: no Bazar Mimo - Rua Cel. Fernando Machado, 568. - Fone: 3227-4319 e Loja Carwa - Rua Marechal Floriano Peixoto, 266.

*A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) realizou ontem, 25, às 9h30, a abertura das atividades de 2009 no Minizoo Palmira Gobbi Dias, localizado no Parque Farroupilha. A visitação, que marca o início das ações de educação ambiental no Minizoo, foi acompanhada por alunos da 6ª série da Escola Estadual Rio de Janeiro e coordenada pelo Professor Garcia, titular da pasta.As visitas orientadas para escolas e grupos podem ser agendadas através do telefone 3289- 8305 ou pelo e-mail: minizoo@smam.prefpoa.com.br.
Minizoo - Criado em 1925, teve como primeiros moradores aves aquáticas como gansos, patos e marrecos. Em 1927, foram construídas as gaiolas para proteger os animais. Em 10 de novembro de 1984, para homenagear uma das mais conhecidas defensoras dos animais da cidade, recebeu o nome de Palmira Gobbi Dias. Em 1988, os viveiros foram relocados para o interior do parque, com o intuito de não expor os animais ao ruído e à poluição atmosférica causada pelo tráfego intenso do entorno.
O local ocupa área de 2.800 metros quadrados e abriga aves, mamíferos e répteis, num total de 107 animais de 24 espécies, provenientes de doações de particulares ou de apreensões de tráfego e comércio ilegal realizadas pelos órgãos oficiais (Ibama e Batalhão Ambiental). No Minizoo, pode-se observar araras, ratões-do-banhado, jabutis, micos-prego, marrecas, pavões, faisões, caracarás, gaviões, socós, papagaios, caturritas, jandaias, maitacas, chimangos, tachãs, saracuras e urubus.
*O Baile da Cidade, ponto alto das festividades da 50ª Semana de Porto Alegre, será realizado no próximo sábado, 28, às 21h no Parque da Redenção. A Banda Municipal de Porto Alegre fará a abertura do evento, acompanhando a Cia. Cadica Costa de Dança. O grupo Companhia Show 4 executará um amplo repertório de músicas portoalegrenses a partir das 22h, estendendo-se até 0h30.
Simultaneamente haverá projeção de vídeo com imagens da cidade. Um concerto especial, reunindo Kako Xavier, Rafael Brasil, Andrea Cavalheiro, Rosa Franco e banda começará a 1h. A trilha sonora nos intervalos fica com o DJ Claudinho Pereira e a apresentação com Thadeu Malta (Veja Vídeo).
A Banda Municipal de Porto Alegre, com a regência do maestro Marcelo Nadruz, interpretará standarts da MPB, Jazz e Bossa Nova. O palco estará localizado bem no centro do parque, próximo à Fonte Luminosa. O baile terá segurança especial da Brigada Militar e da Guarda Municipal, bem como com infraestrutura de banheiros e alimentação.

*Entre os eventos programados pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) para comemorar aos 237 anos da cidade está a Regata Semana de Porto Alegre. Essa competição é realizada pela prefeitura com a Federação de Remo do Rio Grande do Sul (Remosul). Estão previstos 17 páreos na raia da Usina do Gasômetro, domingo, 29, a partir das 9h, com participação de 80 atletas. Mais informações podem ser obtidas com a Remosul, fone/fax 3340-1019 ou pelos e-mails reichert@portoweb.com.br e remosul@yahoo.com.br.
*Na semana de comemoração dos 237 anos de Porto Alegre, uma boa maneira de participar das homenagens à Capital é conhecer novos lugares e alternativas diferentes de lazer que a cidade oferece. No sábado, 28, uma das opções será o passeio “Cantinas, Sabores e Cores” que a agência Rota Cultural realizará na Zona Sul, com visitas a pequenas propriedades do roteiro Caminhos Rurais da cidade.
A programação iniciará às 8h15, com a concentração dos participantes em frente ao Theatro São Pedro, na Praça da Matriz. A saída do ônibus de turismo com destino à zona Sul ocorrerá às 8h30, com retorno ao Centro da cidade previsto para as 19h.
Durante o passeio, os participantes conhecerão o bairro Belém Velho e sua praça central com figueiras centenárias e farão uma parada no Sítio Dom Guilherme, onde visitarão parreirais e terão informações sobre a produção de uvas e o processo de elaboração de vinhos coloniais. Outra parada será na Vinícola Bordignon, para conhecer a elaboração de vinhos finos e fazer uma pausa para o almoço caseiro servido na propriedade, cujo valor está incluído no pacote. Após, haverá visita ao Parque Natural Morro do Osso, onde será realizada uma caminhada até o topo, local que oferece uma belíssima vista panorâmica da cidade.
A Rota Cultural é uma das nove agências de turismo receptivo que comercializam o roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre. O pacote do passeio custa R$ 82 por pessoa, incluindo transporte, serviço de bordo, o almoço, serviço de guia de turismo e os ingressos aos locais visitados. O valor pode ser parcelado, e crianças de 6 a 10 anos têm descontos. Mais informações sobre roteiro, custos e reservas diretamente com a agência pelos telefones (51) 3348.1649 ou 9985.8303 (www.rotacultural.com.br).
*Estão abertas as inscrições para o Curso de Ensino Técnico Musical, promovido pela Coordenação de Manifestações Populares da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). A iniciativa faz parte do Projeto Novos Horizontes Musicais, que tem o objetivo de aprimorar o artista carnavalesco e a população em geral, transmitindo o conhecimento da leitura das notas musicais através de partituras. Gratuito, o curso começa no dia 30 e estende-se até 30 novembro, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h, na sala 505 da Usina do Gasômetro (avenida João Goulart, 551 - Centro). Outras informações - e realização de inscrição - podem ser obtidas pelo fone 3289-8123.
Conforme o coordenador das Manifestações Populares da SMC, Joaquim Lucena, o Carnaval descompromissado de antigamente deu lugar ao grande manancial turístico, econômico e cultural da Capital. “Novos padrões de conhecimentos são fundamentais para o evento. Observamos, ao longo dos anos, que existe uma carência de ensino técnico musical nas escolas de samba”, enfatiza.
Joaquim Lucena é o responsável pelo curso com a proposta de levar, através do ensino básico da linguagem musical, importantes subsídios. “Este aperfeiçoamento, que abriu novos horizontes, aflorou potencialidades e aumentou o nível de conhecimento técnico dos carnavalescos e fará o nosso Carnaval uma referência de beleza e musicalidade”, conclui o coordenador.
*Será lançada no próximo sábado, 28, às 12 horas, no Paço Municipal, a exposição virtual “Centro Histórico: Um bairro, muitos olhares”. Organizada pela prefeitura, através da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM) e Coordenação de Comunicação Social (CCS), a mostra integra as comemorações dos 237 anos da cidade.
A idéia surgiu na Feira do Livro do ano passado, quando o estande da Prefeitura teve como tema o programa Viva o Centro, gerenciado pela Secretaria do Planejamento. Os visitantes deixaram centenas de sugestões sobre locais, passeios e programações relativas ao Centro.
A CCS selecionou os locais mais lembrados pelo público e os fotógrafos do setor fizeram as 21 fotos da exposição. Cada foto é acompanhada por uma mensagem deixada no mural do estande. A mostra “Centro Histórico: Um bairro, muitos olhares” poderá ser acessada pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.
A Pé - Também no próximo sábado, 28, a prefeitura iniciará a programação 2009 do roteiro Viva o Centro a Pé, caminhada orientada por pontos históricos e tradicionais. O roteiro começará no Caminho dos Antiquários, passará pela rua Marechal Floriano, avenida Borges de Medeiros, Viaduto Otávio Rocha, Largo Glenio Peres, Chalé da Praça XV e terminará no Paço Municipal com visitação interna do prédio. A caminhada se inicia às 10h, na Praça Daltro Filho, no totem do Caminho dos Antiquários, na frente do antigo Cinema Capitólio.
Durante cerca de duas horas, os participantes receberão orientações do arquiteto da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Ephac) e mestre em Planejamento Urbano Regional, Luiz Merino Xavier. O roteiro termina no Paço Municipal quando será feito o lançamento da exposição. Caso chover, o evento será transferido para o sábado seguinte.
O projeto Viva o Centro a Pé é desenvolvido pelas secretarias municipais do Planejamento (SPM) e da Cultura (SMC), com o apoio do gabinete da Primeira-Dama. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (51) 3289-3738 e 8114-5504 ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com
Confira a programação completa da 50ª Semana de Porto Alegre no site http://www.portoalegre.rs.gov.br/semanapoa
*No próximo final de semana, 28 e 29, empreendedores do roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre irão promover o turismo da Zona Sul durante o 8º Rodeio Nacional da Cidade de Porto Alegre, 4º Rodeio Internacional e na 6ª Fepoagro - Feira Agropecuária da Produção.
Os proprietários do Sítio do Mato, da Cambará Centro de Eventos e do Sítio Esotérico Aura Mística estarão apresentando o roteiro de turismo rural da cidade, que possui cerca de 41 atrativos localizados em 11 bairros da Zona Sul da cidade. O roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre, lançado em 2005, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) em parceria com a Emater e os empreendedores rurais da capital.
Os atrativos serão divulgados em um estande compartilhado com a Emater-RS, a ONG Caminhadores e a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer. No sábado, 28, as informações sobre turismo rural estarão a disposição dos participantes dos eventos das 11h às 18h e, no domingo, 29, das 9h às 18h. No domingo, o estande contará também com uma unidade do Serviço de Atenção ao Turista (SAT) da SMTUR, que, das 14h às 20h, prestará informações ao público sobre as alternativas de lazer e demais atrativos turísticos da capital.
O evento, organizado pela Associação dos Tradicionalistas do Rio Grande do Sul, com apoio da prefeitura, começa hoje, 25 e segue até domingo, 29. O rodeio acontece no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e tem uma expectativa de público estimado em 250 mil pessoas. Entre as atrações estão tiro de laço, gineteadas além de modalidades artísticas, shows e bailes.
*Dentro das comemorações da Semana de Porto Alegre, a prefeitura oferece ao público a oportunidade de observar o céu da cidade por meio de acesso a bons telescópios, com o acompanhamento de astrônomos que indicarão as constelações. A atividade ocorre a partir de hoje, 26, no Terraço da Usina do Gasômetro, em parceria com o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
De quinta-feira, 26, até domingo, 29, serão três sessões diárias: das 19h às 20h, das 20h às 21h e das 21h às 22h. No mesmos horários, a observação do céu de Porto Alegre no Terraço da Usina do Gasômetro estará aberta aos interessados de 2 a 5 de abril.
Quem quiser participar da Observação do Céu deve comparecer ao local 15 minutos antes de cada sessão. Já as escolas podem agendar horários específicos na Secretária do Planetário da UFRGS pelo telefone (51) 3308-5384. Em caso de chuva, causando a impossibilidade da observação, os astrônomos presentes irão mostrar imagens em telão, com a descrição de objetos e respondendo perguntas e curiosidades
No sábado, 28, a Usina realiza o “apagão”, integrando a Hora do Planeta, atividade internacional que prevê o desligamento de luzes de monumentos ícones de diversas cidades do mundo, proporcionando assim, além da conscientização da economia e valorização do meio ambiente, uma visão do céu com menos poluição luminosa.
A programação na Usina também se insere nas celebrações do Ano Internacional da Astronomia, quando se comemoram os 400 anos do uso do telescópio pelo astrônomo italiano Galileu Galilei. O instrumento revolucionou a Astronomia, revelando a Galileu a superfície irregular da Lua, as fases de Vênus, os satélites de Júpiter e as milhões de estrelas que compõem a Via Láctea.

*No dia do aniversário de 237 anos da Capital, a prefeitura inaugura hoje, 26, às 17h, junto à Usina do Gasômetro, uma estátua em homenagem à cantora Elis Regina.(fotos) Após a solenidade, haverá show do músico Geraldo Flach com a cantora Lúcia Helena, interpretando canções do repertório de Elis.
Confeccionada em bronze, a obra reproduz a intérprete porto-alegrense em tamanho natural, sobre uma base formada por círculos em granito verde e preto, lembrando um LP, com estrelas de metal aplicadas em diversos tamanhos. De autoria do artista plástico José Pereira Passos, a estátua foi doada à prefeitura, através da Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC), pela Cia. Zaffari.
A homenagem tem origem no Projeto de Lei 295/05, da secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão, na época vereadora líder do Governo Fogaça no Legislativo. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em 6 de março de 2006 e sancionado em 30 de março de 2006 (Lei 9.949/06).
Na justificativa do projeto, a autora lembra Elis como expressão cultural e política e seu monumento é "um referencial ... presente não apenas na memória do cidadão porto-alegrense, mas disponível ao olhar de quem percorre a cidade". Clênia destacou o papel de Elis na revelação de compositores e artistas, como Milton Nascimento, João Bosco, Aldir Blanc, Zé Rodrix, Belchior e Renato Teixeira.
*A Casa de Cultura Mario Quintana, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, se integra às comemorações pelo aniversário de Porto Alegre com a exposição POA-237, assinada por alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A mostra, com 24 trabalhos em fotografia, está aberta no saguão do andar térreo da CCMQ – Ala Leste. A exposição vai até o dia 3 de maio e pode ser visitada de terças a sextas, das 9h às 21h, e sábados e domingos, das 12h às 21h.
A exposição POA-237 presta uma homenagem à Capital gaúcha no seu aniversário de 237 anos, revelando olhares diferenciados sobre lugares conhecidos como o Cais do Porto, o Parque da Redenção e a orla do Guaíba. Os 24 participantes são alunos do Curso Avançado de Fotografia Digital da ESPM-RS, coordenado por Manuel da Costa.
*Mais um dos quadrigêmeos que nasceram no Hospital São Lucas da PUCRS em janeiro recebeu alta nesta quarta-feira (25/03). Matheus se juntará aos outros dois irmãos, Felipe e Gabriel, que deixaram a instituição na última sexta-feira. O quarto bebê, Daniel, permanecerá na UTI Neonatal por mais alguns dias. O estado de saúde dele é bom, mas a equipe médica segue monitorando sua respiração. A previsão é de que a alta acontecerá na próxima semana.

quarta-feira, março 25, 2009

Viviane Pasmanter

*No ano em que completa 30 anos de atuação no mercado publicitário gaucho, a JC Comunicações anunciou que sua mais nova representada é a revista Piauí. Idealizada pelo cineasta João Moreira Salles, a Piauí atinge executivos, artistas, intelectuais, empresários, jornalistas e publicitários. É a única revista no Brasil que usa o papel pólen, matéria prima sofisticada que foi especialmente desenvolvida pela Suzano e Cia. das Letras. O executivo que vai atender a esta publicação é Lucas Pontes, disponível no endereço comercial@jccomunicacoes.com.br.Piauí se junta à revista Rolling Stones Brasil, entre outras publicações que formam a carteira de representações da JC Comunicações, empresa dirigida por Júlio César e Lucas Pontes. Mais informações estão disponíveis em http://www.jccomunicacoes.com.br/ (Coletiva)
*Uma técnica menos invasiva contra um problema cardíaco comum em idosos começou a ser aplicada no Hospital São Lucas da PUCRS. O procedimento, que corrige o estreitamento da válvula aórtica sem a necessidade da cirurgia convencional, foi realizado nesta terça-feira (24/03) em um paciente de 75 anos. A instituição é uma das primeiras no Brasil a adotar o uso do chamado implante de válvula aórtica pela via percutânea.
A técnica consiste na introdução de um cateter pela artéria femoral na região da virilha do paciente. O instrumento segue até a válvula aórtica em estenose, carregando um pequeno anel de aço comprimido. O cateter provoca a dilatação da válvula e solta o anel, que se expande e passa a funcionar como uma nova válvula.
O procedimento foi acompanhado por um dos criadores da técnica, o médico alemão Ederhard Grube. O chefe do Centro de Diagnóstico e Tratamento Intervencionista, Paulo Caramori, explica que o implante beneficia especialmente a população acima de 65 anos, maior acometida pela doença e que apresenta maiores riscos se submetidos à cirurgia convencional, com abertura do tórax. O procedimento por cateter permite uma pronta recuperação. O primeiro paciente passa bem e deverá ter alta hospitalar em apenas três dias.
Para a realização destes procedimentos, o HSL montou uma equipe multidisciplinar, envolvendo cardiologistas clínicos e cirurgiões cardíacos, que discute todos os casos, conjuntamente com os pacientes e seus familiares, para decidir qual o melhor método de tratamento a ser adotado, conforme informam os chefes dos Serviços de Cirurgia Cardiovascular, Marco Antonio Goldani, e de Cardiologia, Luiz Carlos Bodanese.
Na Europa, a aplicação da nova técnica começou em 2004. Desde então, cerca de três mil pacientes foram submetidos ao procedimento. No Brasil, foram 25 - todos em São Paulo e Porto Alegre. A estenose aórtica pode provocar falta de ar, dores no peito e desmaios.



Hospital São Lucas da PUCRS
Carina Fernandes - Jornalista
Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento
Comunicação/Imprensa
(51) 3320-3445
imprensa.hsl@pucrs.br
www.hospitalsaolucas.pucrs.br
*Por motivo de superlotação, a emergência adulta do Hospital São Lucas da PUCRS que atende a pacientes do SUS foi fechada no começo da tarde desta quarta-feira (25/03). A medida valerá, inicialmente, por 72 horas. Com 11 leitos, o serviço está com 27 pacientes. A direção solicita que a população procure outras instituições.
*A Fundação Irmão José Otão (Fijo) oferece duas Especializações voltadas para o desenvolvimento social e a sustentabilidade: "Curso de Especialização em Gestão da Responsabilidade Social" e "Curso de Especialização em Gestão do Terceiro Setor".
A especialização em Gestão da Responsabilidade Social busca qualificar profissionais no âmbito das organizações de primeiro, segundo e terceiro setores. Entre as disciplinas do curso, serão estudadas "Conjuntura sócio-econômica e realidade social", "Elaboração de Projetos Sociais", "Fundamentos da Gestão da Responsabilidade Social", "Gestão de Pessoas" e "Gestão Sustentável". O curso tem início em abril e as aulas são quinzenais, nas quintas e sextas-feiras no turno da noite e no sábado, pela manhã.
O Curso de Especialização em Gestão no Terceiro Setor pretende capacitar profissionais para a gestão de organizações do Terceiro Setor com ética e espírito crítico/reflexivo. Assim como o primeiro, propõe analisar a conformação dessas organizações de acordo com suas determinações econômicas, políticas, sociais e culturais, além de refletir as possibilidades e limites de tais práticas no contexto da sociedade atual. "Comunicação e marketing social", "Empreendedorismo e Inovação Social", "Elaboração de Projetos Sociais", "Esfera Pública e Sociedade Civil" e "Gestão no Terceiro Setor", serão algumas das disciplinas estudadas. O curso tem início em abril e as aulas são quinzenais, nas terças, quartas e quintas-feiras no período da noite.
Ambos os cursos recebem inscrições até o dia 27 de março, na sede da Fundação, no prédio 2 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelos telefones (51) 3205-3107 ou (51) 3205-3100 e no site www.fijo.org.br.
*Conceitos de fotografia, como sua história, tipos de câmeras (captação analógica/digital), tipos de filmes e formatos digitais, macrofotografia, uso do tripé e fotografia em microscópio serão abordados no curso "Natureza em Foco - Curso Básico de Fotografia". As aulas têm início no dia 31 de março e acontecem das 19h às 21h30min nas terças, quartas e quintas-feiras, com saídas de campo em dois sábados, 4 e 18 de abril. A promoção é da Faculdade de Biociências da PUCRS (Fabio). A atividade é direcionada para estudantes dos cursos de ciências biológicas e áreas afins. Para participar, é necessário possuir câmera fotográfica analógica ou digital.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br.
*A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) promove, nos dias 27 e 28 de março, o primeiro curso de Análise de Conjuntura. A atividade é voltada para estudantes, professores, profissionais liberais, executivos, investidores e interessados em finanças. Coordenadas pela professora Letícia Braga de Andrade, as aulas ocorrem na sexta-feira, às 19h30min, e no sábado, às 8h. Informações e inscrições na Pró-Reitoria da Extensão, sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 ¿ Porto Alegre), pelo telefone (51) 3320-3506 ou no site www.pucrs.br/cursoseeventos.
*As mudanças na economia brasileira nos últimos anos, nos aspectos microeconômico, macroeconômico, institucional e regional, e outros fatores, como a crise econômica mundial, são os assuntos do curso de especialização "Análise de Conjuntura e Cenários Econômicos". Oferecidas pela primeira vez, na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face), as aulas buscam preparar os alunos para interpretar e formular diagnósticos sobre as situações e elaborar análises prospectivas da economia.
"A crise mundial precisa ser compreendida. Os impactos para a economia brasileira ainda não estão claros, pois dependem da profundidade no âmbito mundial e das respostas de política econômica que o governo brasileiro vai adotar. O enfrentamento da crise é o principal tema da conjuntura atual e certamente é uma motivação para o curso", explica a coordenadora da especialização, professora Cecilia Rutkoski Hoff.
Integram o currículo disciplinas como método de análise em economia, indicadores econômicos, mercado financeiro e de capitais, fundamentos de economia internacional, conjunturas econômicas regional, setorial, macroeconômica, política e internacional, economia do setor público e mais temas.
O curso começa em abril e as inscrições podem ser feitas até o dia 8 daquele mês por meio da página www.pucrs.br/face/cursoslatosensu/conjuntura.php. Informações complementares também pelo telefone (51) 3320-3524.
*No dia 27 de março será realizado um debate sobre "Processos de Comunicação e Cultura Solidária", um evento preparatório ao Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, que ocorre em julho na PUCRS. Coordenado pela professora Annamaria Rodriguez, presidente da Organización Católica Latinoamericana y Caribeña de Comunicacion, terá a participação de professores de universidades gaúchas e da Universidade de Buenos Aires.
O debate ocorre às 20h no teatro do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), e é voltado a professores, estudantes, profissionais da comunicação, agentes de pastoral e demais interessados. Informações pelo site www.muticom.org.
*O Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS convida os alunos de graduação da Universidade a participar do Concurso de Artigos. A atividade ocorre anualmente e busca a reflexão e opiniões inovadoras baseadas nas abordagens da Campanha da Fraternidade. Nesta edição a campanha trata do tema fraternidade e segurança pública, com o lema "A paz é fruto da justiça". O prazo de entrega do texto vai até o dia 26 de abril.
A comissão julgadora é composta por membros do corpo docente da PUCRS. Os três primeiros colocados serão premiados. Para consultar o regulamento e obter informações adicionais, acesse o site www.pucrs.br/pastoral.
Taís Araújo.
*Até 30 de dezembro quem visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) levará mais que momentos de diversão, conhecimento e cultura. Sairá da Universidade conhecendo a vida e a obra de Charles Darwin, "um gigante da história da ciência", como definiu o Reitor da Universidade, Joaquim Clotet, na tarde de terça-feira, 24 de março, na abertura da exposição (R)Evolução de Darwin. O evento contou ainda com a presença do diretor do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), Cézar Prates, do diretor do MCT, Emilio Jeckel Neto, pró-reitores da Instituição, funcionários do Museu e muitos convidados.
A exposição tem três andares, e está dividida em "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". O público verá também a réplica do Beagle, na proporção de 1:4, com 12 metros de comprimento e 9 metros de altura (com as velas). A mostra e seus desdobramentos ocupam praticamente 30% da área de visitação do MCT.
Logo que o passeio começar, o visitante verá o aparelho que simula as condições em que se formaram as primeiras moléculas precursoras da matéria orgânica necessária ao aparecimento da vida na Terra, há cerca de 4 bilhões de anos - reprodução do experimento de Oparin-Miller; a árvore filogenética da vida; o que Darwin viu no Brasil, quando conheceu matas baianas e fluminenses à procura de plantas, insetos e animais e que o auxiliaram a criar a sua teoria; suas descobertas em outros locais, como as ilhas Galápagos; e saberão um pouco ainda sobre sua família, trabalho e outras obras. O MCT reconstruiu também uma réplica do escritório de Darwin, originalmente situado nos arredores de Londres, local em que o cientista estudou e elaborou suas teorias.
Durante oito meses, os artistas gaúchos Mateus Grimm, Luis Flávio Trampo e SM vão criar um mural evolutivo da exposição. O painel mural será pintado de maneira colaborativa, isto é, a pintura evoluirá em performances de aproximadamente quatro horas cada e ocorrerão uma vez por mês. A idéia, conforme garante o diretor, é que os visitantes acompanhem o trabalho e a evolução de uma obra de arte do início ao final.
A Biblioteca Central Irmão José Otão dispõe de um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também está exposto material histórico e diferentes edições do livro "A origem das espécies" para consulta.
O MCT fica aberto de terças a domingos, das 9h às 17h e está localizado no prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações estão disponíveis no site www.pucrs.br/mct ou pelo telefone (51) 3320-3521.Curiosidades
Ao aportar no Brasil, em 1831, a bordo do HMS Beagle, Darwin escreveu: "É uma visão das mil e uma noites, com a diferença de que é tudo de verdade". A exposição mostrará também como eram os primeiros seres vivos da terra, como surgiram e como a biodiversidade atual surgiu a partir destes pequeníssimos seres.Darwin à imagem e semelhança
A exposição (R)Evolução de Darwin terá detalhes que prometem impressionar os visitantes. A dedicação ao acabamento em cada item levou a equipe do MCT a encomendar ao Dorfman Museum Figures, em Baltimore, Estado de Maryland, nos EUA, a réplica em silicone da cabeça e das mãos de Charles Darwin quando idoso. O estúdio norte-americano é referência internacional nesse trabalho, tendo confeccionado mais de 800 cabeças de personalidades. A amostra mais nova desta semelhança com a realidade poderá ser vista e fotografada no escritório montado para representar a Down House, residência e ambiente de trabalho do naturalista inglês nascido há 200 anos. Abaixo, segue a lista das palestras e conferências que ocorrerão na PUCRS em 2009, com entrada franca:Ciclo de palestras "Evolução: Transversalidades"
Local: Teatro da PUCRS ou auditório do prédio 50 da PUCRS
Período: 18 de março a 27 de outubro
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Profa. Dra. Ana Carolina Regner (Unisinos) - "A origem das espécies" - 28 de abril - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. Eduardo Cruz (PUC-SP) - "Evolucionismo e criacionismo" - 26 de maio - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. José Roberto Goldim (PUCRS/UFRGS) - "A atualidade da discussão sobre eugenia" - 25 de agosto - Auditório (prédio 50)
Prof. Dr. Christian Illies (Univ. Bamberg, Alemanha) - "Darwin como metafísico: reflexões filosóficas sobre a teoria da evolução" - 29 de setembro - Auditório (prédio 5)
Prof. Dr. Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Biodiversidade e evolução" - 27 de outubro - Auditório (prédio 5)Conferências
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Conferencistas:
Jefferson Braga da Silva (PUCRS) - "A evolução da mão" - 6 de maio
Jaderson Costa da Costa (PUCRS) - "A evolução do cérebro" - 3 de junho
Iván Izquierdo (PUCRS) - "A evolução da memória" - 17 de junhoCiclo de debates Faculdade de Biociências da PUCRS
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Walter Filgueira de Azevedo Jr. (PUCRS) - "Evolução molecular e suas implicações na Astrobiologia" - 15 de abril
Francisco M. Salzano (UFRGS) - "Perspectivas em medicina genômica e darwiniana" - 20 de maio
Eduardo Eizirik (PUCRS) - "Especiação e hibridização" - 12 de agosto
Taran Grant (PUCRS) - "Evolução da diversidade reprodutiva nos anfíbios" - 23 de setembro






Aniversariantes do dia 25 de Março

Hoje Viviane Araújo faz 34 anos e Elton John 62. E hoje Leila Diniz completaria 64 anos.





Fatos históricos do dia 25 de Março

Em 25 de março de 1968, começa a revolta estudantil na Universidade de Nanterre. na França, contra a reforma educacional do Plano Fouchet. Foi uma faísca para a classe operária romper o isolamento das manifestações localizadas e retomar as greves e as ocupações de fábricas, resultando no Maio Francês.
1752 - A maior parte da catedral de Buenos Aires desaba. Após sua reconstrução, ela é novamente aberta em 25 de março de 1791.
1807 - A Grã-Bretanha proíbe o tráfego de escravos para os EUA.
1824 - O imperador do Brasil, Dom Pedro I, aprova uma Constituição liberal apresentada pelo Conselho de Estado.
1854 - Começam a funcionar os primeiros lampiões a gás do Rio de Janeiro.
1901 - O primeiro carro Mercedes aparece em um evento automobilístico em Nice, na França.
1911 - Incêndio em uma fábrica de Nova York mata pelo menos 146 trabalhantes imigrantes, a tragédia deu início ao movimento trabalhista americano.
1917 - O governo bolchevique anuncia o fim da pena de morte na Rússia.
1922 - Fundação do Partido Comunista do Brasil, o PCB.
1933 - Os sindicatos são suprimidos na Alemanha.
1957 - O Tratado de Roma é assinado prevendo a criação do Mercado Comum Europeu a partir do dia 1º de janeiro de 1958.
1962 - Em atentados cometidos pela ultra-direita na Argélia, 110 pessoas morrem e 147 ficam feridas.
1970 - O presidente Médici amplia o mar territorial brasileiro de 12 para 200 milhas marítimas.
1992 - Retornando de uma estadia de dez meses no Espaço, o cosmonauta Sergei Krikalev é flagrado dando saltos de felicidade ao saber da desintegração da União Soviética.
1996 - O Comitê Veterinário da Europa proíbe as exportações de carne bovina britânica e seus produtos derivados, devido ao mal da vaca louca.
2002 - Um terremoto no norte do Afeganistão mata pelo menos 2 mil pessoas e deixa mais de 4 mil feridos.
Nascimentos
» Anne Bronte (1820-1849), escritora inglesa» Arturo Toscanini (1867-1957), músico italiano» Simone Signoret (1921-1985), atriz francesa» Aretha Franklin (1942-), cantora americana» Leila Diniz (1945-1972), atriz brasileira» Elton John (1947-), cantor e compositor britânico.
Falecimentos
1857 - William Colgate, fabricante inglês de sabonetes1867 - Friedlieb Ferdinand Runge, químico alemão 1918 - Claude Debussy, músico francês
Redação Terra
*O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está com vagas abertas para estagiários dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Cartográfica e Comunicação Social (Publicidade e Relações Públicas). Os candidatos de Engenharia devem ter conhecimentos de AutoCad e Topografia. Os de Comunicação Social (Publicidade) devem saber usar o programa Corel e ter noções de Photoshop.
Para participar do processo seletivo os candidatos devem estar cursando, pelo menos o quarto semestre; ter vínculo escolar ou acadêmico para cumprir estágio de seis horas diárias, durante no mínimo um ano, a partir da data da contratação; idade mínima de 16 anos completos; e estudar em instituição de ensino conveniada com o Dmae. O departamentoo oferece bolsa-auxílio, vale-transporte, seguro de acidentes pessoais, recesso remunerado e certificado ao final do estágio. O cadastro é permanente e pode ser feito na Seção de Seleção, na sede do Dmae (rua 24 de Outubro, 200/204, Moinhos de Vento). O atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h 30 às 17h.
*Outro evento já tradicional na Semana de Porto Alegre, o Torneio Aberto de Xadrez chega este ano à 9ª edição: será realizado no próximo sábado, 28, no Mercado Público e no Chalé da Praça XV. A competição é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) em parceria com a Federação Gaúcha de Xadrez. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo fone 9959-5342. No dia da competição, serão aceitas inscrições no Mercado Público até as 9h. Os valores das inscrições são de R$ 5,00 para os nascidos a partir de 1º de janeiro de 1993 e de R$ 20,00 para os demais.
O Torneio Internacional de Xadrez Cidade de Porto Alegre, a cada ano, atinge níveis de qualidade excelentes, tanto em relação à quantidade, quanto ao nível técnico dos enxadristas participantes. A SME, juntamente com a Federação Gaúcha de Xadrez, busca incentivar e oportunizar a participação de pessoas das mais variadas faixas etárias, num dos jogos mais populares do mundo, que é praticado por milhões de pessoas em torneios amadores e profissionais, nos mais diversos espaços de convivência.
O enxadrismo é reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional desde 2001, tendo sua olimpíada específica e campeonatos mundiais em todas as suas categorias.
*A Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) participa das comemorações da Semana de Porto Alegre com apoio a eventos voltados para os jovens da Capital, como o Grito Rock Porto Alegre, que se realiza no domingo, 29. Shows com 10 bandas ocorrem a partir das 16h, no Manara (avenida Goethe, 200). A entrada é um quilo de alimento não-perecível. Os alimentos arrecadados serão doados ao Lar São José, que atende jovens grávidas em situação de risco ou abandono.
O evento ocorre em várias cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Cuiabá, entre outras. Na Capital, o Grito Rock terá a presença de bandas porto-alegrenses do cenário independente. O principal objetivo do festival é dar visibilidade a novas bandas que tentam integrar o mercado musical. Entre os grupos que se apresentarão, estão Alcaphones, Andina, Clã McLoud, Frank Jorge, Laranja Freak, Redoma, Subtropicais, Suco Elétrico e Walverdes. O apoio ao evento é uma ação do programa Gurizada Cidadã.
*Turistas em viagem a Porto Alegre poderão utilizar o tempo livre de suas agendas para desfrutar da moderna tecnologia esportiva instalada na Body One Club. A academia passa a integrar o Sport Day Use, produto organizado pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) dentro do programa Porto Alegre Resort. Através dele, o visitante passa a ter acesso às estruturas qualificadas e aos serviços de clubes da cidade para praticar o esporte ou a atividade física de sua preferência, sem burocracia e com todo o conforto.
A nova parceria será formalizada pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e o diretor da Body One Club, Luiz Paulo Feijó, na quinta-feira, 26, às 8h45min, em evento que ocorrerá na sede da academia (Rua Silva Jardim, 375 – Bairro Mont Serrat).
O Sport Day Use funciona através de vouchers, que o turista adquire em seis agências de viagem ou nas recepções de 20 hotéis integrados ao Porto Alegre Resort. O agendamento das modalidades e serviços escolhidos pelo cliente são agendados pelas próprias agências e hotéis.
Na Body One Club, o turista poderá passar algumas horas de sua agenda ou o dia inteiro praticando atividades físicas em várias modalidades, além de sauna e outras opções do centro de saúde e bem-estar. No Sport Day Use já participam nomes de peso: Grêmio Náutico União, Sogipa, Grêmio Náutico Gaúcho e o Belém Novo Golf Clube são parceiros desde o lançamento do produto, no final do ano passado, com uma oferta de 20 modalidades esportivas.
*Nos próximos dias 1°, 2 e 3 de abril será realizada uma "peneira" para a formação do time de futebol de campo da Redenção, a ser composto apenas por nascidos em 1994, 1995 e 1996. As inscrições serão gratuitas e os interessados deverão portar documentação e material esportivo básico para futebol: chuteiras ou tênis, meiões e calção.
A seleção começará às 14h, no campo do estádio Ramiro Souto, localizado dentro do Parque Farroupilha. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3114-4877, com o professor Jaime, ou na secretaria do Parque, somente das 9h30 às 12h e das 13h30 as 18h.
*Desde outubro de 2006 até o final de fevereiro deste ano, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) já retirou 108,5 mil toneladas de entulho do Arroio Dilúvio. A dragagem é realizada para facilitar o escoamento da água das chuvas em direção ao Guaíba, evitando assim os alagamentos. Nesta semana, as equipes trabalham no arroio nas proximidades da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS).
A dragagem é executada ao longo dos quase 12 quilômetros de extensão do Dilúvio. O trabalho de desassoreamento consiste na remoção do sedimento acumulado devido à grande quantidade de despejo que alguns afluentes depositam no Dilúvio. A operação é realizada em ambos os lados da avenida Ipiranga, sendo que alguns pontos do arroio são dragados mais de uma vez. O contrato foi renovado em outubro de 2008 e tem vigência de um ano, podendo ser renovada por igual período. O valor é de cerca de R$ 1,4 milhão por ano.
Foz - Além da operação de dragagem no Dilúvio, o DEP realiza o trabalho em sua foz, porém com a utilização de outro equipamento. Segundo o diretor da Divisão de Conservação do DEP, Francisco José Ferreira Pinto, foram retirados 18 mil toneladas de resíduos da foz do arroio, desde novembro de 2008.
*Está aberto até o dia 30 prazo de entrega de documentos para participação de entidades que desejam concorrer ao edital do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre (Pró-Ambiente). As inscrições devem ser feitas no Protocolo Central da prefeitura (rua Sete de Setembro, 1123 - Centro).
Serão selecionadas propostas que tenham por objetivo o desenvolvimento de programas, projetos, pesquisas, promoções, publicações, concursos e eventos que visem a estimular a defesa, a conservação e a preservação do meio ambiente em Porto Alegre. A estimativa é de que os repasses totalizem um montante de até R$ 400 mil. O edital pode ser consultado no site da Smam , no link Comam. As instituições interessadas deverão estar legalmente constituídas há pelo menos dois anos e ter atribuição estatutária para atuar na área ambiental, com sede, filial ou sucursal em Porto Alegre. Os trabalhos contemplados receberão apoio financeiro do Fundo Pró-Ambiente, através da assinatura de convênio com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).
*A coordenação-geral do festival internacional de teatro Porto Alegre Em Cena está analisando projetos para a edição de 2009. Os grupos nacionais já podem encaminhar seus projetos para participação na 16ª edição do evento, que será realizado de 8 a 21 de setembro. A seleção se estende até 31 de março. Para concorrer é necessário enviar fotos, release, rider técnico e um DVD com o espetáculo na íntegra para: Em Cena - Travessa Paraíso, 71 - Porto Alegre-RS, CEP 90850-190.
Para os grupos de Porto Alegre (exclusivamente), o período de avaliação será de 20 de abril a 22 de maio. As inscrições de espetáculos locais devem enviar para o mesmo endereço os mesmos itens citados acima, acrescidos de clipagem com artigos e notícias publicados sobre o espetáculo.
*O Instituto NT (Naum Turquenitch) de Cinema e Cultura, a TGD Filmes e a Fundação Getúlio Vargas/Decision trazem a Porto Alegre o ator, roteirista, produtor e diretor Reginaldo Faria. No próximo sábado, 28, ele participa da abertura do curso ‘Produção Executiva de Cinema em TV’ e fala para convidados sobre sua trajetória profissional. Na ocasião, Reginaldo recebe uma homenagem por seus 52 anos de carreira em cinema e TV. O evento ocorrerá às 20h30, na Casa Boni (Rua Marquês do Pombal, 1111).
Empreendimento idealizado por Beto Tuquenitch, diretor da TGD Filmes, o Instituto NT de Cinema e Cultura está localizado na Casa Boni, primeira residência construída na Rua Marquês do Pombal. Neste ano, a TGD Filmes produz os longa-metragens ‘Em Nome do Filho’ e ‘O Carteiro’, ambos com roteiro e direção de Reginaldo Faria.
O curso ‘Produção Executiva de Cinema em TV’, inédito no Estado, terá início em abril. As inscrições ainda podem ser feitas na FGV: (51) 3027-3046/3049.
*O Correio do Povo fará uma parceria com o jornal mineiro Hoje em Dia, também da Rede Record, para importação de papel. A ação é uma medida conjunta das publicações contra os efeitos da crise econômica internacional. “Hoje, a maior despesa de um jornal é com o papel, que tem subido muito de preço nos últimos tempos por causa da crise”, disse o diretor de Redação do CP, Telmo Flor. O presidente do Correio do Povo, Luiz Cláudio Costa, e o diretor de Circulação Luiz Grisólio estão em Belo Horizonte para fechar acordo e negociar com fornecedores internacionais.
Segundo Telmo, a tonelada de papel custa atualmente cerca de US$ 800. A estimativa é que, com a parceria, se faça uma economia de 20%. Juntos, CP e Hoje em Dia importarão duas mil toneladas de papel por mês. (Coletiva)
*O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG) realiza, no dia 26 de abril, a "Corrida pelo Idoso". A atividade, que está na segunda edição, pretende alertar para a relevância da realização de atividades físicas regulares para a prevenção e tratamento de doenças, mobilizar a comunidade e os governantes para os problemas enfrentados pelas pessoas com mais de 60 anos, como questões referentes à aposentadoria, baixos rendimentos, acesso à alimentação, medicamentos, educação, lazer, cidadania, dignidade, respeito, habitação, convivência familiar e comunitária. A corrida mobilizou, em 2008, cerca de 600 pessoas. A meta para este ano é ultrapassar mil inscritos.
A intenção dos organizadores é que participem, além dos idosos, seus familiares e amigos. Os integrantes podem caminhar, passear e correr, se desejarem. "Pretendemos, sobretudo, alertar que é possível alcançar um envelhecimento com autonomia, sem dependências e incapacidades. A atividade física regular pode evitar e tratar algumas doenças que são comuns na velhice", esclarece o professor Newton Terra, diretor do IGG. Receberão prêmios os três primeiros colocados de ambos os sexos, conforme a faixa etária.
Estudantes do curso de Educação Física da PUCRS também participarão, dando dicas de resistência e condicionamento físico para os inscritos durante o trajeto. A saída do grupo está prevista para as 10h, partindo da Usina do Gasômetro, indo até as imediações do Asilo Padre Cacique e retornando ao ponto inicial, num percurso de seis quilômetros. Haverá distribuição de camisetas comemorativas no dia da corrida para os inscritos. O evento tem o apoio do Programa Geron e Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade (Prac), Federação dos Aposentados e Pensionistas do Estado, Secretaria Municipal da Saúde e Conselho Municipal do Idoso, Programa RS Amigo do Idoso da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), e Associação Gaúcha de Atletismo (AGA).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (51) 3336-8153, pelo e-mail igg@pucrs.br até o dia 22 de abril.
*A Incubadora Raiar da PUCRS selecionará 100 empresas para participar do Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Serão 12 milhões de reais repassados à Incubadora, que participa junto a outras 18 incubadoras do país, incluindo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O edital de seleção fica aberto até 30 de abril. Contatos podem ser feitos pelo telefone (51) 3205-3128 ou e-mail tatianam@fijo.org.br. Interessados podem realizar um pré-cadastro no site da Incubadora, no endereço www.pucrs.br/agt/raiar.
No primeiro ano de operação do Prime, cada empresa selecionada poderá contar com R$ 120 mil, em recursos não-reembolsáveis do Programa de Subvenção Econômica à Inovação. Essa verba poderá ser utilizada, basicamente, para apoio ao empreendedor e gestor do negócio e, ainda, para contratação de consultorias de mercado em áreas de gestão consideradas relevantes para a empresa, como recursos humanos, propriedade intelectual, formulação estratégica e inovação. No segundo ano do Programa, a empresa também poderá se beneficiar de um crédito adicional de mais R$ 120 mil, do Programa Juro Zero. Nesse caso, o financiamento será devolvido em 100 vezes sem juros.
O Prime prevê, ainda, a capacitação dos empreendedores para atuarem na consolidação das novas empresas. Antes de assinar o contrato, os empresários passarão por um curso de imersão em negócios na modalidade presencial e a distância. Nele, decidirão se, realmente, estão aptos a receber os recursos.
Até 2011, a Finep planeja apoiar cerca de cinco mil empresas nascentes. Para isso, serão investidos R$ 600 milhões no Programa que, em 2009, também vai selecionar novos parceiros.
Qualquer empresa está apta a participar do Prime, desde que desenvolva atividades com conteúdo tecnológico e disponha de um produto viável economicamente. No site da Finep (www.finep.gov.br) é possível ter acesso ao Manual de Oslo, que dá dicas aos futuros empreendedores sobre os critérios avaliados, como a inovação. A meta do Programa é trabalhar para o desenvolvimento regional, a inovação tecnológica e a ascensão das pequenas empresas inovadoras no país.