sábado, outubro 25, 2008


Charges de hoje: Nani, Pater (A Tribuna, ES) e Duke (O Tempo, MG)




Bodinho, célebre jogador do S.C. Internacional nos anos cinquenta, recebeu este apelido por suas cabeçadas fulminantes. Faleceu este ano, aos 79.

Ainda sobre as loiras inteligentes...


Pergunta: O que você tem quando oferece a uma loira um centavo pelos pensamentos dela?
Resposta: Troco.
Pergunta: Por que uma loira não pode ouvir música com fone de ouvido?
Resposta: Porque o som não se propaga no vácuo.
Pergunta: Como se faz para uma loira rir na segunda-feira?
Resposta: Conta a piada pra ela no sábado.

Paulão, dono de bar, até pescou no arroio Dilúvio

Bar e armazém do Paulão, na Valparaíso, esquina com a Salvador França: um dos mais antigos em atividade.Paulo Soares dos Santos, 65 anos, o Paulão, faz parte da história do Jardim Botânico – incluindo aí a própria Fundação Zoobotânica, onde trabalhou como vigia por muitos anos, antes de se tornar comerciante. Dono de um tradicional bar e armazém na rua Vaparaíso, bem na esquina com a Salvador França, hoje um local movimentadíssimo e barulhento, ele pegou o Botânico em uma fase bem diferente, tanto que trabalhou no bairro como carroceiro, vendendo verduras de porta em porta.Tempos bem diferentes, reconhece ele, escorado no balcão. “Cheguei aqui com cinco anos de idade, vindo do interior de Viamão. Meus pais vieram de carreta e fomos morar inicialmente na Barão do Amazonas, depois nos mudamos para a “travessa municipal”, na antiga Vila Russa”, recorda. Dos anos cinqüenta, quando era menino, lembra do armazém do Caboclo, na Barão, do Armazém Parafuso, onde hoje está o Fome Zero (“O dono tinha esse apelido, vendia querosene, alface, queijo), da Dona Versa, na própria Valparaís, o Estrela Dalva, na rua Dona Inocência.
CHÃO BATIDO - As famílias, naqueles anos cinqüenta, podiam ser citadas pelos nomes, os Correia, os Lucena, os Santos, os Pieretti, os Maraschin, entre tantas outras. Todos se conheciam e quase todos freqüentavam os mesmos locais – o Clube Amazonas, o Leal Santos, o Clube São Pedro, os bailes de carnaval, o pingue-pongue, a cancha de bocha, as pescarias no arroio Dilúvio – então um curso de águas limpas onde podia-se tomar banho e fazer piqueniques às suas margens. A gurizada também costumava caçar na mata onde hoje está o a Fundação Jardim Botânico, subindo pela hoje avenida Tarso Dutra, que naquela época não existia. “Para subir para Petrópolis tinha que ir pela Barão, ou pela Cristiano Fischer, era tudo de chão batido.Nesse bairro, por assim dizer, quase rural, as chácaras predominavam, especialmente as que plantavam agrião vendido depois no Mercado Público. “Ia-se de carroça”, lembra Paulão.Havia ainda várias olarias que fabricavam tijolos – uma das quais perto de onde hoje é o DEEPS, na Ipiranga, e outras mais adiante, para os lados da Cristiano Fischer, onde algumas famílias criavam porcos para a venda, sem contar as galinhas.“Se comprava lenha e querosene na Dona Versa e no Caboclo. Todo mundo tinha fogão à lenha. Tinha também uma fábrica de papelão na Ipiranga, onde hoje é a concessionário Peugeot. Lembro do doutor Francisco, que era o médico, atendia em casa, ele morava na Bento, se não me engano. O pessoal daqui ia muito para a avenida Bento Gonçalves, fazer compras. Lá já existiam muitas ferragens, o Tico-Tico (restaurante), e, do outro lado, a churrascaria aquele, da dona Erci e marido, a “Poletto”.
PESCARIAS E CAÇADAS – A avenida Ipiranga – hoje uma das mais movimentadas da cidade – não existia, por assim dizer. “Havia uma ponte de madeira, onde é aqui a Salvador França, e a gente pescava embaixo. Do outro lado havia uma vila”. Outra lembrança bem presente daqueles tempos era a fábrica de carroça do seu Lúcio, na rua Guilherme Alves, defronte à atual igreja de São Luís. “Eles faziam carroças, arreios, alugavam carroças também, e havia uma ferraria do lado, para ferrar os cavalos. Ali tinha movimento direto, muitas carroças paradas, cavalos.”Nesse tempo, o esgoto era recolhido pelos famosos “cubeiros”, que faziam parte de um sistema municipal e arcaico de coleta in natura do esgoto cloacal: colocava-se recipientes em forma de cubos embaixo das privadas , ou “patentes”, que depois, quando cheios, eram lacrados e recolhidos pelos “cubeiros”, que vinham em caminhões, em datas marcadas. “O cheiro era horrível, às vezes aquilo tudo derramava”, diverte-se hoje Paulão.“Quem não tinha esse cubos tinha que apelar para a velha casinha, com o buraco da fossa, fora da residência”. Quanto ao lixo doméstico, como não havia recolhimento diário, quase sempre era queimado ou enterrado.
Nesse tempos existia o famoso cabaré Castelo Branco, na dona Inocência, e depois o Casa Rosada, na La Plata. “O Castelo Branco tinha muitos quartos, lembro que ia lá, vender verduras e frutas para as mulheres”, afirma Paulo. Depois de fechado, o cabaré serviu como posto de policiamento da Brigada Militar e atualmente é uma espécie de pensão, com aluguel de peças. O único conjunto habitacional do bairro era a Vila dos Bancários, na Barão do Amazonas (que territorialmente, já é Petrópolis), o empreendimento mais “luxuoso” de então e que, durante anos, deu nome a uma linha de ônibus. Depois de quase trinta anos como dono de bar, Paulo Soares dos Santos está prestes a sossegar: vendeu o seu negócio e a sua propriedade, os filhos se dedicam a outras atividades, e talvez seja a hora de parar – ou pelo menos, de trabalhar menos, “só na manha”.
TRANQUILIDADE - Paulão abriu o seu bar e armazém em 1985, do outro lado da Salvador França, onde “bombava gente aos finais de semana”. Nos anos noventa veio para o seu atual endereço, já como proprietário, de onde não mais saiu e fez a sua clientela. Nada mau para quem começou a trabalhar em vendas com sete anos de idade, foi carroceiro, verdureiro, porteiro de edifício, vigia e funcionário de ferro-velho.“Para mim o Jardim Botânico é um dos melhores bairros de Porto Alegre. Acho tudo bom, não tem coisas ruins. Aqui namorei, noivei, casei, tive filhos, netos”, resume ele.

Pequinês: cão bem equilibrado e independente

eÉ um cão pequeno, bem equilibrado e valente. O seu aspecto é leonino, é independente e é capaz de defender-se. O peso do Pequinês fica entre os 2 e 8 kg. Os olhos são grandes, cristalinos, de cor escura e brilhante, levemente proeminentes e redondos. As orelhas, em forma de coração, são providas com longas franjas. O pescoço é um pouco curto e grosso. O tronco é curto, mas com tórax amplo. A cauda é de inserção alta, posição rígida, levemente curva sobre o dorso,
com franjas abundantes. Sua pelagem é longa e reta, com crina abundante que se estende atrás dos ombros, formando uma espécie de coleira ao redor do pescoço. O pêlo de cobertura é basto, com franjas abundantes nas orelhas, nos membros, nas coxas, na cauda e nos pés. Todas as cores e manchas são admitidas, e apreciadas igualmente, com exceção do albino e da cor de fígado. Os exemplares multicolores apresentam manchas bem definidas.

Hoje morria o verdadeiro Bat Masterson

Celebrizado por uma série de tevê muito popular, Bat Masterson, o verdadeiro, foi tanto do bem como do mal. Mas fez história nos Estados Unidos. Morreu com quase 70 anos.
William Barclay "Bat" Masterson (26 de Novembro de 185325 de Outubro de 1921) foi uma figura legendária do Velho Oeste americano.
Ele foi caçador de búfalos, batedor do exército, jogador, delegado de fronteira, delegado federal, além de uma carreira como colunista e editor de esportes de um jornal de Nova Iorque. Descendente de irlandeses, ele nasceu em Henryville, Quebec. Conta-se que o apelido de "Bat" (Morcego), surgiu quando um desses animais sibilou pela igreja quando de seu batismo.
Pistoleiro e delegado - Seu primeiro tiroteio ocorreu em Sweetwater, Texas (depois Mobeetie), (1876) quando arrumou uma briga por causa de uma garota. Nesse mesmo ano encontrou Wyatt Earp em Dodge City, de quem foi ajudante. Nessa cidade ele publicou em 1884 o Vox Populi, sobre a política da cidade (continuaria a escrever como jornalista até a sua morte). Foi eleito xerife em Ford County, Kansas, ficando no cargo até 1879. Depois disso ele se tornou jogador, embora tenha sido ainda delegado federal em Trinidad, Colorado. Deixando o Oeste, ele foi para Nova Iorque onde se tornou deputado indicado pelo presidente Theodore Roosevelt. Ficou no cargo de 1908-1912.
Ele morreu de um ataque do coração em 1921.
Série de televisão -"Bat Masterson" foi uma série de televisão com 108 episódios, produzida para o canal NBC, de 1958 a 1961. No papel título estava o ator Gene Barry. Na série Masterson aparecia como um galante jogador, sempre bem vestido com seu chapéu de coco e sua inseparável bengala. A música tema ficou famosa no Brasil, sendo que a versão para o português foi um dos maiores sucessos do cantor Carlos Gonzaga. (Fonte: Wikipedia)

Os aniversariantes do dia 25 de Outubro

O pintor Pablo Picasso estaria completando, hoje, 127 anos. E o compositor Roberto Menescal faz 71.


sexta-feira, outubro 24, 2008

A beleza trágica de Margaux Hemingway




Margaux Hemingway e seu avô, Ernest

Istoé
10 de julho de 1996
* Republicado.

A atriz e modelo Margaux Hemingway morre aos 41 anos, depois de uma vida de vícios e depressão


Margaux Hemingway tinha apenas seis anos quando seu avô, o escritor Ernest Hemingway, autor de clássicos como O velho e o mar e Por quem os sinos dobram, suicidou-se no dia 2 de julho de 1961 com um tiro de espingarda na boca. Hemingway seguia a trilha do pai, que também se matou em 1928. Décadas depois, em 1982, o irmão cumpria igual destino. Coincidência ou não, a bela atriz e modelo americana acabou protagonista de uma tragédia semelhante. Na terça-feira 2, a polícia de Santa Mônica, na Califórnia, encontrou o corpo da atriz em estado de decomposição no seu modesto apartamento de quarto e sala, no mesmo dia em que seu avô se matara, há 35 anos. Segundo a polícia, a morte de Margaux, ocorrida um dia antes, teria se dado por causas naturais. Os resultados definitivos dos testes de laboratório só serão conhecidos em duas semanas, quando se poderá saber se ela foi vítima de um ataque fatal de epilepsia, doença que a acompanhava há algum tempo, ou se sofreu uma ingestão excessiva de drogas ou álcool. Os amigos diziam que ela se mostrava muito triste ultimamente. Margaux, que havia completado 41 anos em fevereiro passado, alternou uma carreira de altos e baixos. Foi descoberta quando chegou em Nova York, aos 19 anos, vinda da pequena cidade de Ketchum, Idaho. Sua beleza invulgar, distribuída nos 1,83m e 63kg, impressionou os agentes do show business. Logo Margaux saltou das capas de revistas especializadas como Vogue e Town and Country para publicações como The New Yorker e Time, da qual recebeu o título de "o rosto da América". Na época, assinou um contrato de cinco anos no valor de US$ 1 milhão com a marca de cosméticos Fabergé. Era a modelo mais bem paga do mundo, antecipando em duas décadas a era de top models da linha de Linda Evangelista e Cindy Crawford. A fama instantânea desencadeou uma expectativa que não se confirmou no cinema. As feições clássicas da atriz, que estaria em boas mãos num tempo de diretores como Alfred Hitchcock ou Billy Wilder, foram colocadas a serviço de profissionais medíocres. Em A violentada, de 1976, Margaux interpretava uma manequim seviciada por um psicopata. Mas quem brilhou foi sua irmã Mariel, então com 15 anos, que também fazia sua estréia cinematográfica. Mariel se recuperou do fiasco de público e crítica do filme com uma brilhante participação em Manhattan, de Woody Allen, feito três anos depois. Concorreu ao Oscar de melhor atriz coadjuvante graças ao papel da ninfeta pela qual Allen se apaixona. Os fracassos de Margaux Hemingway não se limitaram ao cinema. Sua vida pessoal teve poucos belos momentos. Divorciada do primeiro marido - o "rei do hambúrguer" Errol Weston, com quem viveu de 1975 a 1978 -, dois anos depois uniu-se ao milionário franco-venezuelano Bernard Fouchon, do qual também se divorciou. Aos 29 anos, sofreu um grave acidente esquiando na Áustria, sendo obrigada a passar dois meses de repouso. Foi quando começou a ficar dependente de drogas, devido às fortes doses de sedativos que ingeria. Além de pílulas e álcool, vícios que aos poucos incorporou em sua vida, a saúde de Margaux passou a ser perturbada por outro mal. Ela sofria de bulimia, doença que provoca uma vontade compulsiva de comer. Em 1988, pesando cerca de 90kg, internou-se na clínica Betty Ford para se desintoxicar. Após dois anos, posou nua e em forma invejável para a revista Playboy numa tentativa de provar a si mesma que estava livre de seus males. Não estava. Numa das várias vezes que tentou abandonar definitivamente o cinema a justificativa era a de que não conseguia mais decorar os scripts. O fracasso lhe provocava depressões periódicas. No isolamento, Margaux procurava auxílio em terapias baseadas na tradição de índios americanos. Sem sucesso, chegou a se tratar com um curandeiro havaiano, buscando refúgio no Estado natal de Idaho, onde morou por sete anos em contato com a natureza. Poucas semanas antes de morrer, havia se mudado para o apartamento de Santa Mônica. Quando esteve no Brasil pela terceira vez, no ano passado, Margaux atribuiu seus altos e baixos à herança genética dos Hemingway. "Livrei-me das sombras", afirmou. Sem querer cunhou uma frase que poderia lhe servir de epitáfio.




Presos do Central irão votar neste domingo

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), como já havia feito no primeiro turno da eleição, disponibilizará uma urna eletrônica para que 55 detentos do Presídio Central, com domicílio eleitoral em Porto Alegre, possam votar no próximo domingo (26/10). O cadastramento dos presos foi feito pela Brigada Militar, que administra o presídio, junto com o Ministério Público. Segundo a promotora de Justiça, Cynthia Jappur, podem votar presidiários que não possuem contra si condenação criminal transitada em julgado. Explica que provisórios são os autuados em flagrante, presos preventivos que irão a júri popular ou condenados por sentença recorrível. Na outra penitenciária de regime fechado, em Porto Alegre, a Feminina Madre Pelletier, não houve número suficiente de presas provisórias com domicílio eleitoral na Capital – o mínimo exigido é de 50.
O major Gelson Luiz Guarda, vice-diretor do Presídio Central, ressalta que a votação seguirá o horário normal estabelecido pelo TRE, das 08 às 17h, e para o atendimento à Imprensa, ficou definido o horário da 09 às 10h.
* Com o apoio do Ministério da Educação, foi encerrada ontem, dia 22 de outubro, a Feira de Ciências e Inovação do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. O evento teve a participação de 120 jovens, estudantes de 30 diferentes escolas e buscou incentivar a trocas de experiências entre alunos de escolas públicas do Estado. Nas palavras da coordenadora do projeto, a professora e pedagoga Elaine Vieira, este espaço é para os alunos aprenderem mais a fundo o que é a ciência. "Na escola, eles vêem nos livros. A gente acha importante que eles vejam na prática", explicou. De acordo com ela, os pequenos cientistas passam, também, a ensinar os professores, pois mostram que é possível inovar com poucos recursos. Os trabalhos apresentados tratavam desde a reciclagem até nutrição. Este último inspirou "O que os olhos não vêem, o organismo não sente", feito pelas moradoras de Charqueadas, Rayana Barbosa e Karine Gomes, de 12 e 13 anos. Preocupadas com o acúmulo de lixo no colégio, as alunas da Escola Municipal São Miguel perceberam, ao constatar a quantidade de pacotes de salgadinhos e chocolates encontradas, que seus colegas comiam mal. Iniciaram uma pesquisa e montaram um projeto de conscientização sobre os tipos de conservantes e gorduras utilizadas nas guloseimas preferidas das crianças.
Outro trabalho que se destacou foi "Fontes de Energia Limpa", no qual as alunas da Escola Estadual David Canabarro, Bruna Santos e Indiele da Silva, ambas de 11 anos, apresentaram a importância e as vantagens das energias solar e eólica com o auxilio de uma maquete. Para Aline da Rosa, 11 anos, participar da feira foi uma realização. "Competimos com outros três trabalhos na nossa escola e, para mim, isso é um sonho", anima-se. Ela apresentou o trabalho "O uso de materiais recicláveis para técnicas de artesanato". Com o auxilio da professora e da avó de uma colega, as alunas decoraram potes e fizeram pulseiras e colares com páginas de revista e jornal. Valéria da Silva, 15 anos, uma das criadoras do projeto "Horta da Escola", que já foi colocado em prática no Colégio Estadual Cecília Meirelles, também adorou participar: "é importante ver outros tipos de trabalhos diferentes do nosso". A coordenadora Elaine ainda ressaltou que não houve premiações para os vencedores, o que valoriza a qualidade da produção científica, e diminui a competitividade presente nas feiras de ciências. Pelo entusiasmo percebido nos visitantes do evento, nenhum aluno sentiu falta do detalhe. O Museu está aberto de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h, e fica no prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3521 ou no
site www.pucrs.br/mct/eventos.
* Texto produzido por alunos do Projeto Oficina de Imprensa da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos)Maria Joana Avellar - mariajoanaavellar@yahoo.com.br
* O Núcleo de Mobilidade Acadêmica e a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da PUCRS promovem, no dia 31 de outubro, o Cultural Social Hour. O evento é um momento de integração entre alunos intercambistas e estudantes da PUCRS. Na ocasião, haverá aulas de samba e dança gauchesca, entre outras atividades. O encontro ocorre das 15h às 17h30min na sala 104 do Centro de Pastoral e Solidariedade, prédio 17 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A presença pode ser confirmada pelo telefone (51) 3320-3656 ou e-mail mobilidade@pucrs.br.
* Na próxima terça-feira, 28 de outubro, a Faculdade de Física da PUCRS (Fafis) promove mais um encontro do projeto "Física às seis e meia". Na ocasião, o professor Roberto Hubler falará sobre "Fronteiras da Física: Nanobiotecnologia", abordando a proposta transdisciplinar envolvendo dois temas de destaque no início do século 21: a biotecnologia e a nanotecnologia, atualmente denominada de Nanobiotecnologia. Serão enfatizadas suas aplicações na medicina e odontologia, como, por exemplo, implantes nanotexturizados que podem liberar gradativamente medicamentos ou portar células-tronco, representando uma diminuição significativa do tempo de recuperação nos testes in-vivo. A atividade acontece às 18h30min no auditório da Faculdade de Física, prédio 10 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e tem entrada franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3535, site www.pucrs.br/fisica ou e-mail fisica@pucrs.br.
* O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS promove
, nos dias 28 e 29, de outubro o "1º Colóquio Tópicos em Filosofia da Mente". A atividade será realizada das 14h às 18h na sala 202 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) e contará com os palestrantes Fred Adams (University of Delaware) e Brian McLaughlin (Rutgers University). As palestras serão em inglês, sem tradução. A entrada é franca e as inscrições e informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br ou telefone (51)3320-3554. Para receber certificado, é necessária a doação de dois litros de leite (em pó ou longa vida), que serão utilizados na campanha Natal Sem Fome.
* O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) estará fechado neste domingo, 26 de outubro, em razão do segundo turno das eleições municipais. O MCT está aberto normalmente de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h, e fica no prédio 40 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3521 ou no
site www.pucrs.br/mct.
Charges de Fausto, no Olho Vivo, Amarildo (A Gazeta, Vitória, ES) e Bello, na Tribuna de Minas.





Os 10 anos do caso do Maníaco do Parque

Francisco foi preso em Itaqui, no Rio Grande do Sul: o caso do maníaco fez história na crônica policial brasileira. Na prisão, ele recebeu inúmeras propostas de casamento.

O nome dele é Francisco de Assis Pereira e tinha 30 anos quando se tornou conhecido como o "Maníaco do Parque". Há dez anos - em agosto - Francisco foi preso na cidade de Itaqui, no Rio Grande do Sul, acusado de ter assassinado oito mulheres em São Paulo. Condenado, cumpre pena e até se casou na cadeia. O caso do Maníaco do Parque foi um dos mais comentados, senão o mais, do ano de 1998. Foragido durante 23 dias, ele foi reconhecido por pescadores, em Itaqui, para onde havia viajado, usando documentos falsos.
Os crimes, que aconteciam no Parque do Estado, na capital paulista, desafiavam a polícia: no local foram encontrados os corpos das mulheres, que ele estuprava, enforcava e roubava e depois largava, mortas, em clareiras de uma das maiores áreas verdes de SP.À polícia informou terem sido, na realidade, nove vítimas, e falou do seu "lado negro":"Eu tenho um lado ruim dentro de mim. É uma coisa feia, perversa, que eu não consigo controlar. Tenho pesadelos, sonho com coisas terríveis. Acordo todo suado. Tinha noite em que não saía de casa porque sabia que na rua ia querer fazer de novo, não ia me segurar. Deito e rezo, pra tentar me controlar."
Os atos de Francisco ganharam as manchetes em 12 de julho de 1998, quando os jornais publicaram o primeiro retrato falado do maníaco. No mesmo dia, a manicure Selma Rodrigues Goes, 35 anos, afirmou ter visto uma fumaça saindo de dentro da empresa J.R. Express, na rua Alcântara Machado, em São Paulo. O morador do local era ele: Francisco de Assis Pereira, o único funcionário que trabalhava e dormia na empresa.
Ao chegar ao trabalho, o empresário Jorge Sant' Ana, o patrão, encontrou um bilhete sobre a mesa, com um recorte do jornal em que havia o retrato falado. No bilhete, Francisco lamentava ter ido embora e pedia desculpas pela partida. No mesmo dia o empresário percebeu que havia algo de errado com o vaso sanitário da empresa. No conserto foi encontrado um bolo de papéis queimados, que entupira o esgoto. Junto, estava a carteira de identidade de Selma Ferreira Queiroz, uma das vítimas Alguns dias depois, a estudante Sara Adriana Ferreira reconheceu na polícia a voz do homem que, no dia 4 de julho, telefonou para a sua casa, na cidade de Cotia, exigindo mil reais pela libertação de sua irmã Selma. Ele identificou a voz ao ver uma entrevista que Francisco havia dado a uma rede de televisão, em 1994, sobre um grupo de patinadores noturnos: era ele. Todas as mulheres mortas foram namoradas ou se relacionaram com o maníaco, um motoboy que adorava patinação, usava roupas coloridas, era jovial e alegre e, segundo alguns mulheres, era também carinhoso e brincalhão. O tipo comum, que não desperta desconfianças e com quem pode se puxar conversa no elevador.
Ao fugir, Francisco passou pela Argentina e voltou ao Brasil. Em Itaqui, RS, na fronteira com a Argentina, chegou a frequentar missas e se tornou familiar aos pescadores do rio Uruguai, que logo desconfiaram dele e imediatamente o associaram ao retrato falado que saía na televisão. O motoboy era popular no Parque do Ibirapuera, onde costumava fazer malabarismos sobre patins, esporte que ele dominava e ensinava a outras pessoas. Era querido e respeitado até pelas crianças, que costumavam cercá-lo e falar com ele.
Em depoimento de muitas horas à Polícia paulista, o Maníaco do Parque confessou os oito assassinatos e mais um. Também admitiu outros cinco estupros. Foi nesse momentos que falou de seu "lado ruim", de sua "fixação em seios" e contou uma dramática história de relacionamentos, de molestamento sexual na infância, de um ex-patrão, com quem teria um relacionamento homossexual.
O maior caso policial do ano logo se transformou em um grande circo midiático. Um encontro entre Francisco e os pais foi transmitido ao vivo no programa do Ratinho e alcançou 38 pontos no Ibope - quase o mesmo da novela da Globo em horário nobre. Cinco mulheres se apresentaram à polícia identificando o homem que as havia violentado no Parque do Estado - as sobreviventes. Todas indicaram Francisco como o autor.
Entre as vítimas fatais do Maníaco, estava Elisângela Francisco da Silva, de 21 anos, cujo corpo foi encontrado no Parque em 28 de junho. Ela estava nua. Paranaense, de família humilde, Elisângela era conhecida pela excessiva timidez e pertencia à igreja Batista e, depois, à igreja Deus é Amor.
Outra, Raquel Rodrigues, de 23 anos, era "uma moça muito ingênua", como diziam suas amigas. Sua família vivia em Gravataí, na grande Porto Alegre. Nos finais de semana, em São Paulo, Raquel costumava frequentar barzinhos com suas amigas e trabalhava como vendedora, no bairro de Pinheiros. No dia da sua morte, telefonou para uma prima, dizendo que conhecera um rapaz e que aceitara posar de modelo para ele. Seu corpo foi encontrado em um matagal do Parque, no dia 16 de janeiro. Outra, Selma Ferreira Queiroz, balconista, ainda não havia completado 18 anos. Desapareceu em uma sexta-feira. No dia seguinte, um homem telefonou para sua irmã, dizendo que ela havia sido sequestrada e exigindo mil reais de resgate. Mas não ligou de volta. O corpo foi encontrado no dia seguinte: ela estava nua, com sinais de estupro e espancamento. Nos ombros, seios e interior das pernas havia marcas de mordidas. Francisco também fazia sexo anal com a maioria de suas vítimas. Ele não usava armas, apenas as mãos. Já Patrícia Gonçalves Marinho, 24 anos, saiu da casa da avó, onde morava, e nunca mais foi vista com vida. Seu corpo só foi encontrado no dia 28 de julho, em uma área erma do Parque do Estado. Morreu por estrangulamento e foi estuprada. Seu sonho era se tornar modelo e, segundos seus conhecidos, tinha uma confiança ingênua nas boas intenções de todo mundo. O Maníaco do Parque mantinha um diário onde falava de suas conquistas amorosas, romances impossíveis e momentos de muita agressividade. Em um desses dias, ele escreveu: "Quando lembro daqueles momentos fico completamente excitado, malvado, carente, as coisas de englobam de uma só vez. (...) Estou procurando uma criança de 12 ou 13 anos que eu possa dominar" (...)
Transformado em superestar do Mal, Francisco deu entrevistas coletivas, falou em Deus, em Igreja - uma de suas fixações - e disse aos repórteres: "Eu sou ruim, gente, muito ruim."
Há dez anos trancafiado, Francisco foi um dos mais conhecidos seriall killer do Brasil - um clube que inclui Chico Picadinho, esquartejador, e Marcelo de Andrade, que estuprou e degolou nada menos do que 14 crianças e foi preso no Rio de Janeiro, em 1991.
Condenado a 269 anos de prisão, ele cumprirá, no máximo, 30 anos, como prevê a lei brasileira. (Pesquisa: Conselheiro X.)

Os aniversariantes do dia 24 de Outubro

Hoje o ator norte-americano Kelin Kline está completando 61 anos e a atriz Rosa Maria Murtinho (na foto, com Glória Maria) 73. O cartunista Ziraldo Alves Pinto faz 76 e a jogadora de vôlei Fernanda Venturini 38.









Dálmata: cão de companhia, inteligente e fiel

Sua simpática vivacidade aliada às suas linhas harmoniosas e, principalmente à sua típica pelagem manchada fazem dele uma raça apreciada em todo o mundo. É, hoje em dia, um cão de companhia, que se destaca por sua inteligência e fidelidade ao dono. Sua origem, parece ser antiga, apesar de poucos autores concordarem com a mesma teoria.
Ilustrações descobertas na Grécia e no Oriente, reproduzem cães iguais ao Dálmata atual em linhas e pelagem. Alguns o consideram de origem dinamarquesa, o que justificaria o nome, adotado em alguns países como Pequeno Dinamarquês. É, de fato, muito difundido, ainda hoje, na Dinamarca. Houve uma época em que o Dálmata era usado também como cão de caça, pois é dotado de um impressionante olfato. É, também, considerado um excelente cão de guarda, embora seja quieto e só lata quando realmente necessário. É um cão ativo e muito musculoso, de grandes linhas simétricas.
Seus olhos são redondos, brilhantes, de expressão inteligente e moderadamente separados entre si. As orelhas de implantação um pouco alta são de tamanho moderado. A cauda não é muito longa, é forte na raiz e vai-se afindo gradativamente até a ponta. A pelagem é curta, dura, densa, fina, lisa e brilhante. A cor e as manchas representam os elementos mais importantes. A cor básica, em ambas as variedades é sempre o branco puro, sem mescla. A cor das manchas, na variedade com manchas cor de fígado, deve ser o castanho fígado; na variedade com manchas pretas, ao contrário, preto; quanto mais numerosas as manchas melhor. As manchas da cabeça, do focinho, das orelhas, dos membros e da calda devem ser menores que as do corpo. Os exemplares machos medem de 55 à 60 cm.; na altura da cernelha. As fêmeas medem entre 50 e 55 cm. O peso médio para os machos é de 25 kg, para as fêmeas é de 22,5 kg.

quinta-feira, outubro 23, 2008

Mário Quintana.
Lauren Bacall.




* O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital São Lucas da PUCRS promove no dia 29 de outubro o I Workshop de Estética Facial. O evento terá a participação de Flávia Lira Diniz, médica da Divisão de Cirurgia Plástica da Face do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da USP. As inscrições, gratuitas, estão abertas a médicos e estudantes. As vagas são limitadas. A programação tratará de temas como rejuvenescimento facial, aplicação de botox, realização de peelings e técnicas de preenchimento. O responsável pelo Setor de Cirurgia Estética Facial do Serviço de Otorrinolaringologia do HSL, Oswaldo Carpes, afirma que o evento estará voltado à troca de experiências entre os profissionais. Ele ressalta que tem crescido a procura por cirurgias estéticas na área da Otorrinolaringologia.
* A Biblioteca Central Irmão José Otão estará fechada para expediente externo neste sábado, dia 25 de outubro, a partir das 12h30min, em razão da realização de serviços de marcenaria que exigem a utilização de solventes e colas. Na segunda-feira, dia 27, a Biblioteca abre novamente para o público, das 7h45min às 22h50min, e aos sábados, das 7h45min às 17h30min. Informações adicionais no site www.pucrs.br/biblioteca ou pelo telefone (51) 3320-3544.
* Por meio de tele-aulas virtuais, estudantes e acadêmicos da PUCRS e das Universidades de Aachen (Alemanha), Médica de Kaunas (Lituânia) e Médica de Varsóvia (Polônia) se encontrarão para trocar experiências e projetos na área da saúde. As vídeo-conferências ocorrerão nos dias 28 de outubro, 4 e 11 de novembro, das 11h45min às 14h, na sala de aula da Pós-Graduação em Medicina, no 3º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Serão apresentados casos de neurocirurgia, cardiologia e problemas de saúde ligados a distúrbios genéticos. No dia 11, a Faculdade de Informática e o Centro de Microgravidade da Faculdade de Engenharia mostrarão o projeto do "Olho Virtual", que é a modelagem em 3D de um olho. Participam também a Faculdade de Medicina e a Liga de Telemedicina e Telessaúde da Universidade. Informações pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4402.
* A Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) lança o e-book "Liberdade e Compromisso - O Tempo e o Vento de Erico Verissimo: uma interpretação filosófica". A obra de Ademar Agostinho Sauthier apresenta diversos momentos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil que se tornaram temas de debate pelo escritor, além de apresentar interpretações de Erico Veríssimo sobre alguns critérios para uma adequada ação social. O acesso é gratuito e pode ser feito pelo link www.pucrs.br/edipucrs/liberdadeecompromisso.pdf. Informações pelo telefone (51) 3320-3906.
* O comportamento de diferentes classes de animais será debatido no "Ciclo de Seminários Pet-Biologia". A atividade é promovida pela Faculdade de Biociências da PUCRS e ocorre no período de 27 a 30 de outubro, das 19h30min às 22h, na sala 303, bloco A do prédio 12, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). "Lepidóptera", "Arachnida", "Isopoda", "Amphibia", "Primates", "Hominidae" e "Canidae" estão entre as classes estudadas. Outras informações e inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, ou pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail proex@pucrs.br.
* O próximo encontro do "Seminário Economia às 5 e ½", na segunda-feira, 27 de outubro, tem como tema "A crise financeira dos EUA e suas repercussões". Participa como palestrante o professor do Departamento de Economia da Universidade André Scherer. A atividade é promovida pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) e será realizada às 17h30min no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3688.
* A Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS realiza na próxima sexta-feira, 31 de outubro, a "2ª Jornada Acadêmica de Ciências Aeronáuticas - Seminário de Segurança de Vôo". O encontro busca discutir a segurança de vôo no transporte aéreo brasileiro a partir da análise do cenário atual e das perspectivas do setor e identificar políticas e práticas de gestão na prevenção de acidentes e incidentes. A atividade ocorre das 8h30min às 17h no auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre) e é destinado a aeroviários, dirigentes de empresa aérea, autoridades de aviação civil e militar e alunos de escolas de aviação civil. O seminário tem entrada franca e as vagas são limitadas. Não é necessária inscrição prévia. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3542.
* O Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS recebe, até 31 de outubro, inscrições para o Doutorado em Direito, com área de concentração em "Fundamentos Constitucionais do Direito Público e do Direito Privado" e "Teoria Geral da Jurisdição e Processo". São oferecidas seis vagas para ambas as áreas. O procedimento pode ser realizado no site www.pucrs.br/direito/pos. Os documentos precisam ser entregues na secretaria da Faculdade, sala 1030 do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). São três as linhas de pesquisa oferecidas: "Eficácia e Efetividade da Constituição e dos Direitos Fundamentais no Direito Público e no Direito Privado", "Hermenêutica, Justiça e Estado Contemporâneo" e "Jurisdição, Instrumentalidade e Efetividade do Processo&quot ;. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3537.



Flávio e seu filho, em um furioso combate de sinuca no bar Grenal, do seu Valmor, na Barão do Amazonas, ontem à noite.

Os aniversariantes do dia 23 de Outubro

No dia de hoje a atriz Cláudia Raia está completando 42 anos, Pelé faz 68 e o músico argentino Charly Garcia completa 57.
































































































































































































Ainda sobre as loiras...


Por que a loura burra toma banho com com o chuveiro desligado?

* Porque o xampu dela é para cabelos secos!


Por que as loiras não amamentam seus filhos?

* Porque dói colocar os seios para ferver.

quarta-feira, outubro 22, 2008

Geraldine Chaplin
Christiane Pelajo, 37 anos, separada
O curso tem objetivo pedagógico.O curso para formação de Professores Ecoeducadores, na sede da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger (Estrada Otaviano José Pinto), tem nova edição prevista para o dia 11 de novembro, a partir das 9h. As atividades são coordenadas pela administradora da reserva, bióloga Patrícia Witt, e vêm sendo desenvolvidas durante todo ano letivo, sempre na segunda terça-feira de cada mês.
Os cursos integram o Programa de Educação Ambiental da reserva biológica e têm o objetivo pedagógico de qualificar as visitas orientadas àquela unidade de conservação, incentivando as comunidades escolares na elaboração de projetos educativos envolvendo a temática ambiental. O público alvo é professores das redes escolares, universidades, bem como demais instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas. O número de vagas é limitado. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3258-1314.

* O "7º Curso Avançado de Bioética - o Ensino da Bioética" e o "6º Bioética Sul - Bioética e Vulnerabilidade do Idoso" tratarão de assuntos relevantes da área. Os encontros ocorrerão nos dias 30 e 31 de outubro, no auditório térreo do prédio 40 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), das 8h às 12h e das 14h às 18h. No dia 31 de outubro serão debatidos no "6º Bioética Sul" temas como "O Idoso e a relação familiar e o mercado de trabalho" e "Envelhecimento e sexualidade". As inscrições para os eventos podem ser feitas até este sábado, 25 de outubro, na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40. Estudantes têm desconto. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3680 ou e-mail mailto:proex@pucrs.br. quinta-feira, dia 30, às 20h (após as atividades), haverá um jantar em homenagem ao Reitor da Universidade, Joaquim Clotet, que foi o 1º presidente da Sociedade Rio-Grandense de Bioética (Sorbi), e aos 20 anos da disciplina de Bioética nos cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina (Famed). Informações sobre os convites pelo telefone (51) 3320-3304.
* Neste sábado, dia 25 de outubro, a partir das 8h30min, ocorrem as finais das modalidades de tênis, vôlei masculino e feminino e futsal masculino e feminino das Olimpíadas PUCRS. O evento, com entrada franca, ocorre no Parque Esportivo e nos campos da área do Hospital São Lucas. As partidas de encerramento do futebol de campo serão no dia 1º de novembro (próximo sábado). Das 44 equipes, quatro participarão dos jogos finais. Somando todas as modalidades, inscreveram-se 115 equipes. Os três primeiros colocados de cada modalidade receberão troféus e medalhas. A atividade é promovida pelas Pró-Reitorias de Extensão e de Assuntos Comunitários da Universidade.
* Nesta sexta-feira, 24 de outubro, o Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Letras da PUCRS (PET-Letras) apresenta a peça teatral "Pluft, o fantasminha", de Maria Claro Machado, em uma versão para todas as idades. Será às 19h, no auditório do prédio 7, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 8289.
* O Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Criminais, com área de concentração em Sistema Penal e Violência. O procedimento pode ser realizado no site www.pucrs.br/direito/pos, até 21 de novembro. Os documentos precisam ser entregues na secretaria da Faculdade, sala 1030 do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As linhas de pesquisa oferecidas são Criminologia e Controle Social e Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3537.
* O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS promove nesta sexta-feira, 24 de outubro, a palestra "Gabriel Marcel e o existencialismo", com o diretor da Faculdade de Teologia da Universidade (Fateo), Urbano Zilles. O encontro integra o ciclo de conferências "Projetos de Filosofia - Pensadores", que busca apresentar ao público, em linguagem acessível, as pesquisas desenvolvidas pelo programa e sua relevância para os desafios da contemporaneidade. A atividade ocorre às 14h30min, na sala 202 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca, mediante doação de um brinquedo novo de R$ 1,99. Informações complementares pelo e-mail
filosofia-pg@pucrs.br
ou telefone (51) 3320-3554.
* O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da PUCRS (Faced) Juan José Mouriño Mosquera recebeu o Troféu Pena Libertária do "Prêmio Educação RS 2008" (categoria profissional). A honraria foi concedida pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS) e destaca profissionais comprometidos com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania, a democratização da sociedade, o acesso da população ao conhecimento e à educação e a relação das propostas educacionais com a comunidade. Mosquera tem pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, leciona na Faced e realiza atividades de orientação e pesquisa no Brasil e no exterior. Atualmente, possui mais de 17 livros publicados individualmente, com diversos artigos veiculados no país e no exterior. Já orientou 35 dissertações e 13 teses, somente na PUCRS, além de outras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade Católica do Uruguai. Para ele, "ser educador é uma opção de vida, ministrar aulas significa revigorar-se e a docência é um ato criativo que auxilia no crescimento pessoal".

Charada do dia


Qual a semelhança entre uma loira inteligente e um dinossauro?

Resposta: Os dois estão extintos.

Chihuahua: cão minúsculo porém muito valente


É uma das pocas raças caninas autóctones do continente americano. Apesar das suas dimensões reduzidíssimas, o Chihuahua possui uma natureza forte e caça em forma insuperável pequenos roedores. É classificado como cão de salão e de luxo, e possui toda a graça travessa do terrier. Como cão de guarda está sempre alerta. É extremamente fiél ao seu dono. Talvez seja a menor raça que existe. Não são raros os exemplares adultos que pesam menos de 1 kg. Hoje em dia, é criado também em países de clima mais rigoroso com muito sucesso, mas a origem da raça é mexicana. A característica mais notável desta raça, entre todas as demais, é sem dúvida, o seu minúsculo tamanho.
Ha exemplares que pesam de 900 gr. à 3,5 kg.mas o peso médio é de 1,5kg. O seu corpo é enxuto, está sempre alerta, é vivaz, ágil e muito inteligente. Valente, é capaz de, corajosamente, enfrentar a cães maiores. É muito afetuoso com o dono, mas não tolera com facilidade os desconhecidos. Late furiosamente e dá o alarme ante o menor movimento suspeito. Os olhos são muito brilhantes e cheios. As orelhas são grandes e bem separadas entre si. Em estado de alerta mantém-se eretas. A pelagem do Chihuahua pode ser longa e ondulada (em exemplares mais raros), ou curta aderente e brilhante, na maioria dos exemplares.

Os aniversariantes do dia 22 de Outubro

Hoje Catherine Deneuve está completando 65 anos. E o ator Christopher Lloyd 70. As atrizes Ana Furtado e Ana Beatriz Nogueira fazem 35 e 41 anos. Juca Chaves completa 70.














terça-feira, outubro 21, 2008

Juliette Binoche, 44 anos.

Projeto seleciona 15 atores para aperfeiçoamento


O projeto Grupo Experimental de Teatro vai selecionar 15 atores para um curso de aperfeiçoamento técnico com professores renomados, de 4 de novembro a 19 de dezembro. No dia 27 de outubro, às 20h30, na Sala Álvaro Moreyra, uma aula gratuita e aberta ao público, com o tema A Palavra no Corpo do Ator, irá marcar a abertura das inscrições, que devem ser feitas em horário comercial até o dia 30, na Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura (Av. Erico Verissimo, 307). Maiores informações pelo fone 3289.8064 ou 3289.8062.
Os 15 atores serão escolhidos após análise de currículo, de uma carta de intenções a ser formulada pelos candidatos e de entrevistas. Elas acontecerão no dia 31 e o resultado será divulgado no dia 3 de novembro. Esse primeiro módulo do Grupo Experimental de Teatro terá como foco o uso cênico da palavra e será ministrado sempre no auditório do Solar Paraíso (Travessa Paraíso, 71), com cinco horas diárias de atividade (exceto sábados e domingos), a partir das 18h30. O curso é gratuito e terá continuidade no próximo ano, com participação de outros orientadores do teatro local, brasileiro e internacional, e prevê a apresentação dos resultados ao público através de performances também gratuitas.
Serão professores: Matteo Belli (ator, diretor e professor de teatro, nascido em Bologna, Itália. Graduado pela Universidade de Bologna, cidade onde reside e é diretor artístico do Centro Teatrale per L"Oralitá), Nair D"Agostini (atriz, diretora e professora de teatro, pós-graduada pelo Instituto Estatal de Teatro Música e Cinema de Leningrado, mestre em filosofia e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo) e Mauricio Guzinski, (ator, diretor e professor de teatro, com licenciatura, bacharelato e especialização pelo DAD da Ufrgs, com passagens pela International School of Theater Antropology de Londres e Copenhague. Coordena o concurso nacional de dramaturgia Carlos Carvalho, da SMC). Luiz Paulo Vasconcellos (ator, diretor e dramaturgo, mestre em teatro pela New York University, ex-professor de teatro da Ufrgs, é coordenador de Artes Cênicas da SMC) ministrará a aula inaugural, aberta a todos os candidatos.
Aula inaugural aberta ao público:27 de outubro de 2008, Sala Álvaro Moreyra, 20h30A Palavra no Corpo do Ator, com Luiz Paulo Vasconcellos
Seleção para 15 atores do Grupo(através de currículo, carta de intenções e entrevista)Período de inscrições: 27 a 30/10 Entrevista: 31/10Resultado da seleção: 3/11
Informações e inscrições:Coordenação de Artes Cênicas (Av. Erico Verissimo, 307, tel. 3289.8064 e 8062)Todas as atividades são gratuitas.


Abertas vagas para guarda-vidas civil temporário

São 600 vagas em todo o RS.
O processo seletivo de contratação de Salva-Vidas Civis Temporários foi aberto nessa segunda-feira (20/10) e se encerra no dia 16 de novembro de 2008. A finalidade é contratar para a Brigada Militar 600 Salva-vidas Civis Temporários, sob o regime jurídico estatutário, submetidos ao Regime Geral da Previdência Social, para os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. As 600 vagas serão distribuídas por todo Rio Grande do Sul, sendo 420 no Litoral Norte, 90 no Litoral Sul, 13 nas águas internas da região Metropolitana, 22 nas águas internas da Capital, 11 nas águas internas da região Sul, 11 nas águas internas da região Central, 11 nas águas internas do Vale do Rio Pardo, 11 no Vale do Rio dos Sinos e 11 nas águas internas da Fronteira Oeste. Os requisitos da seleção são: ser brasileiro; ter no mínimo 18 e no máximo 25 anos de idade, ter concluído o ensino fundamental, e demais requisitos que podem ser conferidos através de publicação de Editais ou Avisos no Diário Oficial do Estado. As informações estarão à disposição nos seguintes locais: No site da Brigada Militar (http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/); no Departamento Administrativo - Divisão de Recrutamento, Seleção e Acompanhamento (Dresa), na rua dos Andradas, 498, Porto Alegre; e nos Comandos Regionais de Policiamento e de Bombeiros conforme anexo C do Edital Nº 2/SVCT/2008 publicado no Diário Oficial do Estado em 20 de outubro, e que se encontra em anexo.

* A felicidade na velhice é o próximo tema do Programa Geriatria e Gerontologia para a Comunidade. A palestra, com entrada franca, será ministrada pelo médico geriatra Yukio Moriguchi nesta quinta-feira, 23 de outubro, às 11h, no 3º andar do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas até o dia do encontro pelo telefone (51) 3336-8153.
* Nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24 de outubro, será realizado "1º Congresso da Associação Brasileira de Direito e Economia", promovido pela Associação e pela Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir). Criminalidade e economia, ambiente e desenvolvimento e o direito e a economia na América Latina serão alguns dos assuntos discutidos. Além de professores da PUCRS e de outras universidades brasileiras, participam docentes de instituições de ensino estrangeiras, como Hugo Acciarri (Universidad Nacional del Sur, Argentina), Curtis Milhaup (Universidade de Columbia, EUA) e José Heriberto Peña (Instituto Tecnológico de Monterrey, México). Haverá palestras nos turnos da manhã, tarde e noite no auditório do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40. Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
* "Quanto vale ou é por quilo", dirigido por Sérgio Bianchi, será a próxima atração do "Filmes em Debate edição 2008/2 - O Cinema Brasileiro em Foco". A exibição do longa-metragem será no dia 29 de outubro, às 19h30min com entrada franca. O filme mostra um painel de duas épocas distintas, mas semelhantes na manutenção da dinâmica sócio-econômica, demonstrando as diferenças sociais. Os professores de antropologia social Lucia Müller e de filosofia, ética, cidadania e bioética Pedro Leite farão debate sobre o tema "Organização Não-Governamental (ONG)" após a exibição. A atividade será no auditório do prédio 5, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiganga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3555.
* A Faculdade de Engenharia da PUCRS (Feng) realiza no dia 31 de outubro a 4ª edição do "Jantar dos Diplomados da Feng". Serão homenageados os engenheiros que estão completando 25, 30, 35 e 40 anos de formatura. O jantar de confraternização, por adesão, será às 20h30min no Restaurante Panorama, prédio 40 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os convites podem ser adquiridos, até o dia 28 de outubro, de duas maneiras: pelo site www.pucrs.br/feng/diplomados ou diretamente na secretaria do curso, na sala 101 do prédio 30 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681). Outras informações pelo e-mail diplomados.feng@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3525, com Nádia ou Isabel.
* Eficiência energética, arquitetura sustentável e bioclimática, iluminação artificial e natural e automação serão os temas do Fórum Nacional sobre Arquitetura e Iluminação, o "Fonai Universitário 2008", nesta quinta-feira, 23 de outubro. O encontro ocorre na Faculdade de Arquitetura Urbanismo da PUCRS, prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), das 14h às 18h. Entre os palestrantes estão integrantes dos principais centros de pesquisa do país e cientistas que falam sobre "Iluminação Natural" e participam do Comitê Brasileiro de Iluminação, vinculado ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). As inscrições são gratuitas, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, e podem ser feitas até o dia do evento na secretaria do curso. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3564.
* Nos dias 29 e 30 de outubro será realizado o "2º Colóquio de Filosofia da Religião - Naturalismo e Ateísmo". Serão debatidos temas como "A neurobiologia da fé"; "Habermas entre o Naturalismo e o Ateísmo"; "Argumentos dos críticos à religião e a sua força de avaliação dos artigos da fé" e "O problema do naturalismo nos enfoques neoprotestantes sobre a relação entre religião e ciência". Os encontros serão nos turnos da manhã e tarde e são promovidos pelo núcleo de pesquisa Filosofia, Religião e Ciência, dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Teologia. As inscrições são gratuitas, mediante a doação de dois brinquedos novos, que serão entregues na Festa de Natal das crianças internadas no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), ou dois litros de leite longa vida e podem ser feitas pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3554.