sexta-feira, setembro 09, 2016

No tempo em que a Internet tinha 30 milhões de usuários em todo o mundo e chegava ao Brasil: 1994

Nem faz tanto tempo assim: era o final de 1994, Fernando Henrique Cardoso ainda não tinha tomado posse como novo presidente e o Brasil se preparava para receber a rede mundial de computadores em seu território, a Internet. Em uma época em que os computadores eram, pelos padrões atuais, pesadas geringonças domésticas e que o "disquete" reinava como última palavra em tal tecnologia, a nova ferramenta prometia um "paraíso para quem precisa de informações". Já antevista como um salto para o futuro, a Internet - vejam só - contava com apenas 30 milhões de usuários em todo o mundo e talvez nem mesmo os mais otimistas imaginariam que se transformaria no que é hoje. A revista Veja, em 21 de dezembro daquele ano, publicou esta matéria intitulada "uma janela para o mundo". Note-se que o acesso era feito por telefone.

Rádio Gaúcha liderava a audiência em janeiro de 1961

No início de 1961 Porto Alegre contava com oito emissoras de rádio, algumas das quais não mais existem com tais nomes - o caso da Itaí, que foi a quarta estação a operar em Porto Alegre, inaugurada nos primórdios dos anos 50.  Segundo o IBOPE, a Rádio Gaúcha liderava a audiência, com 28 por cento das preferências, seguida da Farroupilha e da Itaí. A Guaíba, mais seleta, ficava em quarto lugar. A pesquisa foi publicada em forma de anúncio, pela própria Rádio Gaúcha, na Revista do Globo. Note-se que a Gaúcha é ainda hoje a líder. 




Aniversariam no dia de hoje: Adam Sandler (50 anos), Maria Rita (39), Ana Carolina (42), Hugh Grant (56) e Renato Gaúcho (54).
Tacho, jornal NH. A Charge Online

quinta-feira, setembro 08, 2016


Hoje Fernanda Abreu faz 55 anos e Leandra Leal 34.

Golpe do telefone era algo comum nos anos setenta

Se hoje qualquer um tem telefone celular móvel, quatro décadas atrás - quando a telefonia, pelos padrões atuais, ainda vivia na idade da pedra lascada - ter uma linha e um aparelho funcionando significava muita coisa, até mesmo a sobrevivência de uma pequena empresa. Como naqueles tempos o sistema era estatal (com a Companhia Riograndense de Telecomunicações, CRT) e burocratizado ao máximo, conseguir uma linha - mesmo pagando - poderia levar meses e até anos. Muitos usuários que compravam telefone acabavam entrando na Justiça, para que a CRT instalasse de fato a linha e pudessem assim ter direito a receber e fazer chamadas, algo hoje impensável. Com tantas dificuldades e entraves, algumas pessoas formavam quadrilhas que se especializavam em dar "um jeitinho", sob o argumento de que conheciam pessoas chaves na estatal e que tais indivíduos poderiam acelerar a instalação da linha, mediante, é claro, um pagamento. Às vezes isso funcionava, outras vezes não passava de puro golpe, o "golpe do telefone". É o que se vê nesta matéria do Correio do Povo de novembro de 1975 - portanto, há quase 41 anos.

domingo, setembro 04, 2016

O governador Valter Jobim foi o primeiro gaúcho a voar em um helicóptero, em novembro de 1947


O dia 9 ou 10 de novembro de 1947 (o jornal não esclarece exatamente) - um domingo ou uma segunda-feira - teve um cunho histórico no RGS: pela primeira vez um helicóptero pousava na capital gaúcha. O "curioso aparelho", fabricado pela empresa norte-americana Bell Aircraft, vinha de Buenos Aires, com destino ao Rio de Janeiro, onde participaria da Semana da Asa. Por cortesia da Varig, a aeronave pousou em Porto Alegre, onde fez sobrevoos sobre o Parque Farroupilha, atraindo uma multidão de curiosos. Desenvolvendo uma velocidade máxima de até 180 km por hora, o "avião vertical" levou 11 horas de voo da capital argentina até aqui. Tanta era a curiosidade a respeito dessa nova invenção aeronáutica, apenas findos dois anos da Segunda Grande Guerra, que o próprio governador do Estado, Valter Jobim, foi conhecê-la e tornou-se, a convite, o primeiro gaúcho a voar em um helicóptero no Rio Grande do Sul, conforme vemos nestas matérias publicadas pelo Correio do Povo.