sábado, abril 16, 2016

Esperidião Amim, o mais votado nas eleições de 1978 em Santa Catarina

Nas eleições parlamentares de 15 de novembro de 1978, quando o Brasil vivia o regime militar e não havia eleições direitas para prefeito em nenhuma capital (embora houvesse para vereadores), o jovem político Esperidião Amim, da Aliança Renovadora Nacional, ARENA, partido que dava sustentação ao regime, elegia-se para uma vaga na Câmara Federal, em Brasilia. Amim - que já havia sido prefeito indicado de Florianópolis, com vinte e poucos anos - fez a maior votação entre os candidatos do Estado catarinense. Note-se que ele - hoje com sua reluzente careca - tinha, na época, não só cabelos como ostentava uma bem feita barba. A reprodução é do Correio do Povo. 

Ray Charles em única apresentação em Porto Alegre: 1978

Porto Alegre, há décadas, é a terceira mais importante capital para shows de grande magnitude, eventos protagonizados por astros internacionais de indiscutível renome. Beneficiando-se de ter um público cativo para tais espetáculos, além de bons locais de apresentação, a cidade sempre atraiu superstars da constelação internacional da música. Foi, por exemplo, o que aconteceu com Ray Charles, no final do ano de 1978. quando o astro negro norte-americano fez uma única apresentação no ginásio do Internacional, o Gigantinho, acompanhado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. A reprodução é do Correio do Povo.

sexta-feira, abril 15, 2016

Há 60 anos a gaúcha-catarinense Maria José sagrava-se Miss Brasil 1956



No próximo mês de junho fazem exatamente 60 anos que Maria José Cardoso - então uma jovem, moradora do bairro Petrópolis (rua Vicente da Fontoura), em Porto Alegre, e estudante do Instituto de Belas Artes - sagrava-se Miss Brasil 1956. Em uma época em que tais concursos muito representavam em importância, imaginário e status social, Zezé, como era chamada, foi escolhida a mais bela brasileira no evento realizado no famoso Hotel Quitandinha, em Petrópolis, no Estado do Rio - certame, aliás, que seria marcado por uma certa desorganização. Com um rosto à lá Ava Gardner, Maria José na verdade nem era gaúcha de nascimento, e sim catarinense da não menos bela cidade litorânea de São Francisco do Sul. Ela - que muitos diziam ser tímida, o que talvez comprometesse o seu desempenho na passarela - ficou entre as quinze semifinalistas no Miss Universo daquele ano, vencido por uma candidata dos Estados Unidos. No Rio Grande do Sul, Zezé foi alvo de uma série de homenagens oficiais. As reproduções são da Revista do Globo.


Hoje Claudia Cardinale completa 78 anos, Emma Thompson 57 e, também no dia de hoje, Greta Garbo faleceu, em 1990.
Ronaldo, no Jornal do Commércio, Recife, PE

quinta-feira, abril 14, 2016

quarta-feira, abril 13, 2016

Inezita Barroso em Porto Alegre, 60 anos atrás

A Revista do Globo - fundada em Porto Alegre em 1929 e encerrada no verão de 1967 - marcou época no Rio Grande do Sul como uma das mais importantes publicações de imprensa. Quinzenal, editada pela Livraria e Editora do Globo, a revista teve capas com importantes personalidades nacionais, especialmente na área artística. Em 1956 - portanto, seis décadas atrás - quem estampava a capa era a jovem Inezita Barroso, então com 31 anos, e já respeitada como folclorista, compositora e cantora. Inezita esteve em Porto Alegre, onde hospedou-se na casa do também folclorista Paixão Cortes - uma legenda da história gaúcha e que hoje vive no balneário de Cidreira.

segunda-feira, abril 11, 2016

Clayton, O Povo, Fortaleza, CE. A Charge Online.

Vera Fischer, a "Verinha", parte para Miami como a Miss Brasil 1969

Em 1969, na época em que o mundo comentava a viagem da Apolo 11 que levou pela primeira vez homens a Lua -  a catarinense de Blumenau Vera Lúcia Fischer, de 18 anos, era notícia por ser a miss Brasil que iria embarcar como representante do nosso país no concurso Miss Universo a acontecer dali a alguns dias, em Miami, nos Estados Unidos. Naquele complicado ano, de fechamento político, guerrilha e repressão, a "loirinha catarinense" estava apenas iniciando a sua agitada vida de celebridade, modelo, socialite, atriz de pornochanchadas, vip escandalosa envolvida com drogas e, finalmente, atriz respeitada de filmes e novelas. Hoje com 61 anos, mãe de dois filhos, é uma senhora ainda com certa beleza, porém de formas bem mais roliças do que as exibia quando era apenas a "Verinha" da charmosa e bela terra do chope, da salsinha e do chucrute.