sábado, outubro 14, 2017

Tramandaí, a capital das praias gaúchas, no distante janeiro de 1959

A Capital das Praias, como se autodenomina Tramandaí, estava longe de ser o que é hoje naquele distante janeiro de 1959 - 58 anos atrás. Mesmo assim, o balneário - tradicional havia décadas - já era um dos preferidos dos veranistas gaúchos, especialmente dos porto-alegrenses nos finais de semana, como se vê nesta foto que ilustra uma matéria a respeito publicada pela Revista do Globo em janeiro daquele último ano da década de 50. Carros, que hoje seriam cobiçados pelos colecionadores e aficcionados, estacionavam à beira das calçadas, aparentemente alheios ao perigo moderno dos furtos de veículos. Os homens e mulheres passeavam em pleno verão com calças compridas e saias, e os mais jovens preferiam, é claro, as lambretas.

Jane Fonda discursa em favor da paz e acusa do presidente Richard Nixon: 1972

Jane Fonda, além de uma belíssima mulher, foi, na sua atribulada e criativa juventude, uma ardente pacifista, posicionando-se contra a Guerra do Vietnã que então ensanguentava o sudeste asiático e, de quebra, matava e mutilava soldados norte-americanos. A estrela de Barbarella e outros filmes, a filha de Henry Fonda, chegou a ser presa e perseguida devido às suas posições políticas - ela posicionou-se a favor do regime comunista do Vietnan do Norte contra o seu próprio país, que considerava invasor, sendo considerada traidora por muitos e atraindo a ira dos conservadores em torno de Richard Nixon. Prestes a completar 80 anos - o que acontecerá no dia 21 de dezembro - ela depois se dedicou a produzir e divulgar vídeos sobre ginástica, isso nos anos 80. Hoje Jane vive principalmente em sua casa na cidade de Atlanta, EUA. 

sexta-feira, outubro 13, 2017

Hoje Raimundo Fagner está completando 68 anos.

Prefeito de Porto Alegre garante que vai resolver o problema das enchentes na capital

As chuvas que se abateram sobre Porto Alegre e grande parte do Estado nos últimos dias nunca foram novidades, sempre causaram problemas e prejuízos e, pra variar, sempre foram objeto das mais vivas e candentes promessas das autoridades municipais e estaduais - garantindo elas que o fenômeno teria fim dentro em breve, em função das obras que porventura seriam feitas. Em 1972, portanto, há 45 anos, o então prefeito nomeado Telmo Thompson Flores anunciava - e a imprensa dava destaque - que a capital gaúcha resolveria de vez o problema das enchentes. Thompson Flores foi o prefeito que realizou inúmeras obras na cidade, cobrindo-a, conforme disseram seus críticos, com um manto de cimento, sem levar em conta as áreas verdes. Justa ou injusta, a crítica encontra justificativa, ao menos, em algo que está sempre presente na boca dos políticos e governantes: a demagogia e as falsas promessas. O então prefeito de POA - já falecido - garantia então resolver o problema das enchentes na capital, o que, como estamos vendo, jamais aconteceu e talvez jamais aconteça. A reprodução é do Correio do Povo.

quinta-feira, outubro 12, 2017

Marinha norte-americana já admite mulheres em seus navios: 1972

Hoje a mulher está presente em quase todas as profissões, inclusive as militares, mas isso - no início dos anos setenta - ainda era um sonho relativamente distante. Em uma época em que se falava, imaginem, em "libertação" e "emancipação da mulher", elas sequer eram admitidas como garis para varrer as ruas das cidades e nem se sonhava que entrassem na polícia militar, por exemplo. Mas, 45 anos atrás, a marinha norte-americana começava a admitir mulher em seus navios. Isso quando ainda havia a Guerra do Vietnã e, no Brasil, o divórcio não existia.
Note-se que já se anunciava, para breve, a presença de mulheres na aviação dos Estados Unidos. A porteira estava escancarada.