sexta-feira, agosto 28, 2009

*Estão abertas até 19 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, as inscrições para o 12º Festival de Música de Porto Alegre. O evento se realizará entre 1º e 4 de outubro deste ano no Teatro de Câmara Túlio Piva (rua da República, 575). O regulamento pode ser conhecido no site da SMC .
As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), na Usina do Gasômetro, na av. João Goulart, 551, sala 606, telefone (51) 3289.8119.A ficha de inscrição e o regulamento, bem como informações, poderão ser obtidos, a partir da abertura das inscrições, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h na Coordenação de Música da SMC ou pelo e-mail: cm@smc.prefpoa.com.br. O regulamento também estará disponível a partir de 25 de agosto de 2009 na página eletrônica da Secretaria.
O sorteio dos trabalhos será realizado no dia 21 de setembro e a divulgação dos selecionados será no dia seguinte, 22. A fase classificatória vai de 1º a 3 de outubro e a final em 4 de outubro.
* O posto municipal do Sine em Porto Alegre, gerenciado pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), divulgou na tarde de hoje, 28, uma nova lista de vagas de emprego em diferentes funções. Entre as oportunidades, estão vagas para servente de obras, operador de martelete, cabista, auxiliar de limpeza, jardineiro e padeiro. Para candidatar-se é necessário comparecer ao Sine (avenida Mauá, 1.013), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com carteira de identidade, carteira de trabalho e número do PIS.
Vagas disponíveis:
10 Vagas de equipamentos eletrônicos de máquinas industriais
10 Vagas de Servente de Obras
05 Vagas de Operador de martelete
05 Vagas de Cabista
05 Vagas de Auxiliar de cabista
02 Vagas de Operador de Retro-escavadeira
02 Vagas de Operador de Retro-escavadeira hidráulica
10 Vagas de Auxiliar de Limpeza
10 Vagas de ascensorista – pessoa com deficiência
10 Vagas de Recepcionista hospitalar – pessoa com deficiência
05 Vagas de Masseiro – menor aprendiz
10 Vagas de Operador de Tele-marketing ativo
05 Vagas de Padeiro
05 Vagas de Auxiliar financeiro
05 Vagas de Controlador de máquinas e veículos
02 Vagas de Florista
05 Vagas de Jardineiro
05 Vagas de Cozinheiro geral
05 Vagas de Lavador de carros entrevista no Sine dia 31/08 às 13h
10 Vagas de Montador de Móveis
250 Vagas de Cruzeiro com inglês fluente
100 Vagas de Operador de telemarketing
05 Vagas de fresador – Zona Norte Porto Alegre
05 Vagas de ferramenteiro
10 Vagas de vendedor de serviços
20 Vagas de Frentista – bairros Menino Deus e Tristeza
05 Vagas de Representante Comercial – com carro – entrevista no Sine dia 31/08 às 8h
10 Vagas de Auxiliar de Depósito – Pessoa com deficiência – entrevista no Sine dia 03/09 às 13h30
05 Vagas de Garçom
*A obra Céu, de Zoé Degani, instalada no viaduto Imperatriz Leopoldina, na avenida João Pessoa, será inaugurada pela Secretaria Municipal da Cultura amanhã, 29, às 11h30. O projeto da artista foi selecionado no concurso "Espaço Urbano, Espaço Arte", promovido pela prefeitura. A reconstrução da obra Iluminuras nos muros de contenção do viaduto Ildo Meneghetti na rua Vasco da Gama, de autoria do artista plástico Mauro Fuke, está em andamento.
O trabalho de Fuke deve estar concluído em 90 dias, a contar de 4 de agosto, quando os procedimentos preparatórios de melhoria da drenagem do viaduto foram iniciados. Iluminuras foi selecionada no concurso Espaço Urbano, Espaço Arte, realizado pela prefeitura em 2000 e logo depois concretizado. No entanto, a obra precisou ser completamente retirada em abril de 2007 em função de má-aplicação dos azulejos que a compunham. Infiltrações criaram grandes bolhas de ar sob os azulejos, que ameaçavam cair sobre os pedestres na rua Vasco da Gama. O artista refez alguns detalhes do projeto, que manterá o mesmo aspecto original. Céu, de Degani, venceu o mesmo concurso em 2002 e até hoje não havia sido viabilizada. Realizada em material cerâmico, a obra está aplicada nos quatro pilares centrais do viaduto. De acordo com a coordenadora de Artes Plásticas da SMC, Ana Pettini, houve muita dificuldade em achar empresas interessadas no projeto. "Apenas há poucos meses a empresa de azulejos Eliane aceitou a parceria para concretização das obras”, explicou.A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) é responsável pela contratação da empresa que executa o projeto, com assessoramento técnico da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).
*Acontece neste domingo, 30, a decisão do campeonato Municipal de Vôlei feminino e masculino nas séries A e B. Os jogos serão realizados em dois locais: as mulheres disputarão na Sogipa (rua Barão de Cotegipe, 400 – bairro São João); e os homens entram na quadra do ginásio Municipal Tesourinha (av. Érico Veríssimo, s/nº - Menino Deus). As partidas começam às 9h, com a final masculina e feminina da série B marcada para as 15h e série A às 17h30.
O campeonato Municipal de Vôlei é realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) e tem como objetivo incentivar a prática do vôlei, buscando a integração entre as equipes de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Confrontos da rodada final
Masculino – semifinais e finais – Tesourinha (Quadra 1)Série B - Jogo 37 - 9h - Cecopam x Las Training In SportsSérie B - Jogo 38 - 10h - G. N. União x MegaSérie A - Jogo 41 - 11h - Sinodal/Unisinos x PQPSérie A - Jogo 42 - 12h30 - CCR x BúfalosSérie B - 14h - Perdedor do Jogo 37 x Perdedor do Jogo 38 (Decisão do 3° lugar)Série B - 15h - Vencedor do Jogo 37 x Vencedor do Jogo 38 (Final)Série A - 16h - Perdedor do Jogo 41 x Perdedor do Jogo 42 (Decisão do 3° lugar)Série A - 17h30 - Vencedor do Jogo 41 x Vencedor do Jogo 42 (Final)
Feminino – semifinais e finais – Sogipa (Ginásio 3)Série B - Jogo 31 - 9h - R^Unidas x TederkeSérie B - Jogo 32 - 10h - Paladino T. C. x Dolls V. C.Série A - Jogo 23 - 11h - G. N. União x CCR/FavieroSérie A - Jogo 24 - 12h30 - Ulbra x Geraldo Santana/Cia. do EsporteSérie B - 14h - Perdedor do Jogo 31 x Perdedor do Jogo 32 (Decisão do 3° lugar)Série B - 15h - Vencedor do Jogo 32 x Vencedor do Jogo 32 (Final)Série A - 16h - Perdedor do Jogo 23 x Perdedor do Jogo 24 (Decisão do 3° lugar)Série A - 17h30 - Vencedor do Jogo 23 x Vencedor do Jogo 24 (Final)
Os Jogos Abertos, na modalidade vôlei, retornam neste fim de semana, após paralisação em razão da gripe A. O congresso técnico ocorrido segunda-feira, 24, decidiu as datas para as partidas que foram adiadas. Neste fim de semana, haverá disputas nas categorias mirim, infantil e infanto - todas femininas. A competição envolve crianças e adolescentes dos 10 aos 18 anos, vinculando clubes, escolas, associações esportivas e unidades da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME).
Jogos Abertos de Vôlei - FemininoSábado - 9h - Mirim - Local: Colégio AnchietaCETE x AnchietaPaladino x Perdedor do 1° jogoPaladino x Vencedor do 1° jogo
Domingo - 13h - Infantil - Local: Teresópolis Tênis ClubeTTC x CecoveAnchieta x Perdedor do 1° jogoAnchieta x Vencedor do 1° jogo
Segunda-feira - 19h15 - Infanto - Local: Colégio FarroupilhaAlim Pedro x FarroupilhaAABB x MilitarFarroupilha x AABBMilitar x Alim PedroFarroupilha x MilitarAlim Pedro x AABB
*A venda de ingressos para o 16° Porto Alegre em Cena começa domingo, 30, a partir das 8h no BarraShoppingSul (av. Diário de Notícias, 300) e às 15h pela Internet. Maior festival de artes cênicas do país, o POA em Cena deste ano apresentará mais de 50 espetáculos, de 8 a 25 de setembro. São 20 peças internacionais, 22 nacionais e 12 produções do Rio Grande do Sul. Confira nos links os detalhes de cada espetáculo. Veja também a grade da programação e a galeria com 130 fotos das atrações. Entre as atrações estrangeiras, figuram produções de nove países: Uruguai (5), Argentina (3), Canadá (3), Chile (2), França (3), Itália, Israel, Portugal e Colômbia.
Para adquirir o ingresso pela Internet, por meio da Central de Ingressos PortoWeb será necessário o preenchimento de um cadastro e o registro de uma senha, procedimento dispensável para quem já tem cadastro das edições anteriores. A efetivação da compra se dará pelo pagamento dos ingressos em até 24 horas após a operação. Para as compras realizadas um dia antes da apresentação, o pagamento e retirada do ingresso na Central de Vendas, no BarraShoppingSul. devem ser feitos até as 18h. Pela Internet, poderão ser adquiridos dois ingressos por peça. Veja mais detalhes aqui.
As compras de ingressos na Central de Vendas, no Centro de Eventos BarraShoppingSul – Entrada B – Nível Guaíba, na av. Diário de Notícias, 300 (veja aqui no link como chegar ao local) – serão nos seguintes horários: 30 de agosto - das 8h às 20h; 31 de agosto a 7 de setembro - das 11h às 21h; 8 a 24 de setembro - das 11h às 18h. Os ingressos custam R$ 20, com descontos de 50% para estudantes, professores, classe artística, Clube do Assinante ZH (titular e acompanhante), funcionários da prefeitura, clientes da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, pessoas com mais de 60 anos, e para quem levar 1kg de alimento não-perecível.
Destaques - Uma das mais aguardadas atrações é a peça Quartett (de Heiner Müller), dirigida por Bob Wilson, com a atriz Isabelle Hupert, vencedora do prêmio de melhor atriz nos festivais de cinema de Berlim (2002), Cannes (1978 e 2001) e Veneza (1988 e 1995). Ganhou o César de melhor atriz do cinema francês em 1996, prêmio do qual é a recordista de indicações: 13 no total. É a atriz com o maior número de filmes que competiram em Cannes (16 filmes) e uma das quatro que conquistou o prêmio de melhor atriz por duas vezes neste festival. Quartett será encenada de 23 a 25, no Teatro do Sesi.
Do Uruguai, vem Los Siete Gatitos, versão em espanhol de Os Sete Gatinhos, uma das obras clássicas do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Também entre as atrações internacionais, o diretor e cineasta Patrice Chéreau traz duas montagens: La Douleur, e Le Grand Inquisiteur. Do Canadá, três espetáculos estarão presentes: Crépuscule des Océans, da companhia Daniel Léveillé Danse; In Paradisum, da Coleman Lemieux & Compagnie’s, e Kiss Bill, da portuguesa radicada no Canadá Paula Vasconcellos. Kiss Bill abre o festival no dia 8 de setembro, no Teatro do Bourbon Country. Também com destaque está o incrível grupo israelense The Voca People, um fenômeno que saiu da Internet. Pela primeira vez no Brasil, o grupo traz uma mistura de grupo vocal, performances e coreografias.
Os espetáculos nacionais virão de sete estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Luana Piovani, com Pássaro da Noite, e Antônio Petrin, com Só os doentes do coração deveriam ser atores, estão entre os espetáculos mais aguardados, assim como Medida por Medida, peça de William Shakespeare traduzida por Barbara Heliodora e dirigida por Gilberto Gawronski. No elenco, Luis Salem, Nildo Parente, Ricardo Blat e Rodolfo Bottino.
Descentralização - O teatro do RS vem bem representado com espetáculos que concorrem ao Prêmio Braskem em Cena. E, mais uma vez, estará presente o Projeto de Descentralização, que se consolida como uma iniciativa que deu certo. Todos os anos bons espetáculos visitam as regiões da descentralização, levando arte e cultura para essas comunidades.
As atividades formativas também enriquecem e dão mais vida ao festival. São oficinas e mesas redondas abertas ao público com renomados atores, diretores, professores, figurinistas, cenógrafos e iluminadores. Essa troca de experiências e aprendizado promove a interação entre público, cena local e convidados.
O Porto Alegre em Cena é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com patrocínio da Petrobras, Braskem, Caixa, Multiplan e BarraShoppingSul. Apoio cultural da Funarte, Ministério do Turismo e Panvel Farmácias. O sistema de venda de ingressos tem tecnologia da Procempa (leia).

quinta-feira, agosto 27, 2009

*O Estado recebe até amanhã (28) as inscrições para o processo seletivo do Programa de Militares Estaduais Temporários da Brigada Militar, que está ofertando 659 vagas para exercer as funções de Soldado PM Temporário, em caráter emergencial. A ação está alinhada ao projeto de Recuperação dos Efetivos do Programa Estruturante Cidadão Seguro ( www.estruturantes.rs.gov.br ), do governo do Estado. Até 2010, R$ 462 milhões serão investidos no segmento da Segurança via Cidadão Seguro, que tem entre seus projetos a Recompoisção dos Efetivos da Segurança.
Como referencial de vencimentos estão sendo ofertados os seguintes valores aos interessados:
- Bolsa auxílio durante o curso – R$ 519,20;- 1º ano – R$ 723,06;- 2º e 3º ano – R$ 838,85.
Somado ao 1º, 2º e 3º ano, o praça recebe etapa, vale-alimentação e auxílio transporte. Os candidatos ao PM Temporário devem, obrigatoriamente, ter concluído o serviço militar das Forças Armadas até três anos antes da data de abertura das inscrições ao processo seletivo. As 659 vagas disponíveis obedecem a seguinte distribuição:
REGIÕES E TOTAL DE VAGAS Capital - 50 Metropolitana - 13 Alto Jacuí - 08 Central - 113 Centro Sul - 08 Fronteira Noroeste - 13 Fronteira Oeste - 107 Litoral - 10 Missões - 76 Planalto - 56 Serra - 11 Sul - 93 Vale do Caí - 10 Vale do Rio dos Sinos - 12 Vale do Rio Pardo - 69 Vale do Taquari - 10 TOTAL: 659
Maiores informações sobre o certame podem ser obtidas no Departamento Administrativo (DRESA), localizado na Rua dos Andradas, 498, no Centro de Porto Alegre; nos locais de inscrição relacionados no item 5.2 do edital e no Site da Brigada Militar ( www.brigadamilitar.rs.gov.br ).
Fonte: Ascom BM
*Estão abertas, até o dia 4 de setembro, as inscrições para o "Simulado PUCRS". As provas ocorrerão durante a "Feira das Profissões", evento tradicional que a Universidade promove para os vestibulandos conhecerem melhor ou decidirem sua futura profissão.
O Simulado será no dia 19 de setembro (sábado), das 10h às 13h. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas on-line pelo site www.pucrs.br/feiradasprofissoes. Quem realizar a prova do Simulado terá desconto especial de 50% na inscrição para o Vestibular de Verão 2010.
A Feira das Profissões tem entrada franca e será realizada nos dias 17, 18 e 19 de setembro, das 9h às 22h na quinta e sexta-feira e das 9h às 15h no sábado, no Centro de Eventos da Universidade, prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Professores, alunos e profissionais receberão os estudantes para que tirem dúvidas sobre a rotina das profissões, o currículo do curso e o mercado de trabalho. Também ocorrerão passeios orientados pelo Campus. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3708.
*Imagens de estrelas, galáxias, planetas e outros astros, exibidos em 20 painéis, podem ser apreciadas na exposição "Paisagens Cósmicas - Da Terra ao Big Bang", no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT). Além de textos que explicam os fenômenos observados e orientam sobre o conhecimento da Astronomia, o visitante faz uma viagem da Terra à origem do Universo no Big Bang em belas paisagens cósmicas.
A mostra faz parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia e pode ser visitada até o dia 17 de setembro. O MCT funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3521.
*O grupo de estudos "O Direito Tributário Atual - Uma Análise das Diferentes Escolas Doutrinárias e Sua Influência no Modo de Pensar o Direito Tributário Vigente" ocorre a partir deste sábado, 29 de agosto. Os encontros serão realizados até 19 de dezembro, das 9h30min às 12h, com a coordenação do professor da Faculdade de Direito da PUCRS Atílio Dengo. Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações também no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
*"Passado e futuro da vida na Terra: o papel do homem" será o tema da conferência que a pesquisadora Martha Richter, do Museu de História Natural de Londres, realiza na próxima segunda-feira, 31 de agosto, na PUCRS. A conferencista fará a abertura do 10º Salão de Iniciação Científica, 4ª Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação e Feira de Ciências e Inovação, às 14h30min, no auditório do Centro de Eventos do prédio 41, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca.
Martha possui experiência na área de Geociências, com ênfase em paleontologia estratigráfica, e diversas publicações em temas como paleoictiologia, Bacia do Paraná, paleozoico e bioestratigrafia de peixes fósseis. Foi curadora de Peixes Fósseis no período de 2004 a 2007, e desde então é gerente das coleções de vertebrados, antropologia e micropaleontologia do Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra. Entre 1985 e 2000 foi chefe do Laboratório de Paleontologia do Museu de Ciencias e Tecnologia da PUCRS (MCT) e integrou a equipe que encontrou, em Santa Maria, fósseis de três dinossauros, com cerca de 220 milhões de anos, de uma espécie desconhecida pela Ciência, durante expedições realizadas em 1998. A descoberta pré-histórica foi uma das mais importantes para a comunidade científica na época e teve repercussão internacional, pois até então, apenas um dinossauro havia sido encontrado no Rio Grande do Sul, na década d e 30, também em Santa Maria.
O 10º Salão de Iniciação Científica e a 4ª Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação ocorrem no período de 31 de agosto a 4 de setembro. O tema central é a comemoração dos 200 anos de Darwin e os 150 anos de sua principal obra: "A Origem das Espécies". Outras informações pelos sites www.pucrs.br/salao, www.pucrs.br/eventos/mostra e www.pucrs.br/mct/feiradeciencias.

Fatos Históricos do dia 27 de Agosto

479 a.C. - Na Batalha de Platéia, os gregos do espartano Pausânias aniquilam os persas de Mardônio, pondo fim às invasões persas na Hélade.
1828 - Reconhecimento do Brasil à independência do Uruguai, que outrora fora a Província da Cisplatina.
1840 - Criadas as Companhias de Aprendizes Nacionais, que mais tarde se tornaram as Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil
1859 - O primeiro poço de Petróleo é perfurado nos EUA
1883 - Explosão de vulcão extingue a ilha de Krakatoa na Indonésia, com um saldo de 36 mil mortos. Krakatoa era localizada entre as ilhas de Sumatra e Java.
1955 - Lançado o Livro Guinness dos Recordes, inicialmente como brinde aos consumidores da cerveja Guinness.
1965 - Criado no Rio de Janeiro o MIS - Museu da Imagem e do Som.
1965 - Ocorre nos EUA o único encontro de Elvis e Beatles.
1971 - Adotada a bandeira da Nicarágua.
1990 - Na República Dominicana, o general major Sancito Caro Brito assume a chefia do "Estado Mayor do Ejercito Nacional".
2003 - Marte atinge a menor distância da Terra em quase 60 mil anos, passando a aproximadamente 55 768 006 km da Terra.
2006 - O piloto Felipe Massa ganhou a sua primeira corrida de Formula 1 no GP da Turquia.
2006 - A seleção brasileira de vôlei masculino vence, em Moscou, a seleção francesa, conquistando seu hexacampeonato na Liga Mundial. (Wikipedia)
*Os jornalistas Clarissa Barreto e Sebastião Ribeiro uniram-se para formar a ‘Cartola’, empresa voltada ao desenvolvimento de conteúdo jornalístico e editorial para o segmento corporativo e veículos de imprensa. A empresa nasce com a experiência de 10 anos em mídia e em assessoria de imprensa dos sócios. Clarissa Barreto é ex-assessora de imprensa da editora L&PM, produz reportagens para veículos como o Portal Terra e a revista Superinteressante e presta serviços para a elaboração da edição anual da revista Veja Porto Alegre. Foi editora de economia do Jornal do Comércio, editora do jornal O Sul e do Portal Terra.Sebastião Ribeiro foi repórter da rádio Bandeirantes, da TVE e da editoria de Economia do jornal Zero Hora. É responsável pela seção Pergunte ao Arquiteto, do site Dell’Anno, e pelo informativo do Hospital Veterinário Lorenzoni. Foi assessor de imprensa da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e jornalista responsável pelo Jornal Sul Rural. Entre os serviços oferecidos pela dupla estão textos para sites corporativos, atualização de notícias em blogs, produção de newsletter, pesquisa ou texto para livros e serviços de ghost writer. (Coletiva.Net)
*A caminhada orientada Viva o Centro a Pé, percorre, no próximo sábado, 29, a avenida Independência e seus prédios históricos, visitando a Igreja Nossa Senhora da Conceição (visita interna) e a Casa Torelly (visita interna), seguindo até a Praça Júlio de Castilhos.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com até o dia 28, às 14h. O valor é 1 kg de arroz ou de feijão. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas.
Igreja Nossa Senhora da Conceição - É uma das mais antigas e bem conservadas da Capital, mantendo praticamente intactas suas características originais. Seu estilo segue os padrões do barroco colonial tardio, com paredes grossas, linhas simples e fachada sóbria, reservando as ornamentações para os altares internos, coro e teto. O risco do prédio e as talhas internas são de autoria de João do Couto e Silva. Na decoração do interior observa-se alguma influência do estilo neoclássico. Foi tombada em 2007 pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). Leia mais.
Casa Torelly - Foi adquirida em 1902 por Firmino Torelly, que acabou por emprestar o nome ao casarão. Importante figura política gaúcha, deu uma feição final à casa, cujo resultado é de estilo eclético mas com elementos de inspiração Positivista e outros derivados diretamente da Renascença, o que a torna talvez o único exemplar de construção residencial urbana da cidade com tais características: o alinhamento horizontal enfatizado junto à cornija do primeiro piso e a platibanda como arremate superior, de onde se erguem vasos tocheiros. A casa tem dimensões relativamente modestas mas tem belo e delicado efeito.
O passeio sai, às 10h, em ônibus da Carris, do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano e terá duração de 2 horas. Em caso de chuva será transferido para o sábado seguinte.
Quem orienta - Orienta a Caminhada o arquiteto Silvio Belmonte de Abreu Filho, formado pela Faculdade de Arquitetura da Ufrgs (1975), mestre pelo Iedes da Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (1979), doutor em Arquitetura pelo Propar-Ufrgs (2006) com a tese "Porto Alegre como Cidade Ideal: Planos e Projetos Urbanos para Porto Alegre". É professor e pesquisador no Propar e no Departamento de Arquitetura da Ufrgs desde 1981, atualmente como professor associado e coordenador do Trabalho Final de Graduação. Diretor técnico da Cohab-RS (1988-90), associado da Abreu e Portugal Arquitetos Consultores desde 1990, representante da Ufrgs no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, desde 2007, com autoria e participação em diversos planos e projetos de arquitetura, urbanismo, planejamento urbano e regional, com artigos e trabalhos publicados e/ou apresentados em congressos sobre estes temas.
Caminho dos Antiquários - A feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua. As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A realização é da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), e Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama, com apoio da Companhia Carris Porto-alegrense. Visite o nosso site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro
*O seminário Teatro, A Arte do Ator dará uma visão sobre o processo de alguns dos melhores profissionais de Porto Alegre, além de possibilitar o ingresso de novos integrantes ao GET – Grupo Experimental de Teatro, da Secretaria Municipal da Cultura. O evento será composto por uma oficina prática no dia 31 (manhã e tarde), voltada para atores experientes, e uma mesa-redonda no mesmo dia às 19h30 na Sala Álvaro Moreyra (av. Erico Verissimo, 307), aberta ao público em geral. A mesa-redonda – O ator e seu método – irá acontecer às 19h30, com a participação de Sandra Dani, Sergio Lulkin, Tatiana Cardoso, Roberto Oliveira e Nair D"Agostini (clique sobre os nomes para abrir os currículos), profissionais do palco que irão compartilhar sua larga experiência em diferentes métodos de atuação e formação para atores, além de dialogar com o público sobre a importância de um trabalho sistemático de pesquisa e experimentação prática para o ator e sua arte (baixe fotos com alta resolução, clicando aqui). Ingresso gratuito, sem necessidade de inscrição.A oficina – A palavra na arte do ator, diferentes caminhos – vai ocorrer das 10h às 13h e das 15h às 18h. Inscrições abertas, gratuitamente, até quinta-feira, 27, para atores com experiência e com interesse em ingressar no Grupo Experimental de Teatro da SMC, mediante a apresentação de currículo e carta de intenções, na Coordenação de Artes Cênicas (av. Erico Verissimo, 307).O ator, diretor, professor, coordenador da oficina e do Grupo Experimental de Teatro, Mauricio Guzinski, irá oferecer uma retrospectiva das técnicas corporais para o uso da voz e da palavra experimentadas e desenvolvidas no GET, desde sua implantação. Entre as técnicas estão: O Treino das velocidades, desenvolvido a partir do “sistema” de Stanislavski pela atriz, diretora e professora de teatro Nair D’Agostini; o Grammelot, técnica medieval utilizada por atores da Commedia Del’Arte e contemporâneos como o ator italiano Matteo Belli (D’Agostini e Belli foram professores do GET, em 2008); a Prática dos cinco ritmos, criada por Gabrielle Roth, professora do Actor’s Studio, e incorporada ao treinamento dos atores do GET por Guzinski. Os conteúdos da oficina serão pré-requisitos para a audição que irá selecionar, em 28 de setembro, novos atores para o Grupo Experimental de Teatro, no módulo: Montagem de textos, que vai ocorrer às segundas, quartas e quintas-feiras, de outubro e novembro, e irá culminar em uma apresentação, em dezembro, deste ano.
*O Posto Municipal do Sine em Porto Alegre, gerenciado pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) divulgou na manhã de hoje, 26, a lista de vagas de emprego em diferentes funções.
Entre as oportunidades, estão vagas para digitador, telemarketing, açougueiro, garçon, jardineiro e vagas para portadores de deficiência. Para candidatar-se é necessário comparecer ao Sine (avenida Mauá), 1.013, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com carteira de identidade, carteira de trabalho e número do PIS.
Vagas disponíveis:- Encarregado de carpintaria- 02 vagas- Ajudante de padeiro-02 vagas- Ajudante de confeiteiro- 02 vagas- Auxiliar de serviços gerais (manutenção predial)- 05 vagas- Engenheiro civil- 01 vaga- Digitador- 2º grau completo- bairro auxiliadora- 02 vagas- Encarregado de restaurante- 02 vagas- Telemarketing- 50 vagas- Auxiliar de depósito PPD-20 vagas- Ascensorista PPD- 02 vagas- Recepcionista hospitalar PPD- 02 vagas- Operador de telemarketing PPD 2º grau completo- 02 vagas- Açougueiro-05 vagas- Agente de vendas PPD-06 vagas- Atendente de lanchonete-10 vagas- Auxiliar de cozinha-10 vagas- Camareira de hotel p/ viamão e azenha- 02 vagas- Confeiteiro-05 vagas- Chapista de lanchonete-05 vagas- Copeiro-10 vagas- Costureira geral-10 vagas- Cozinheiro geral-10 vagas- Digitador 2º grau completo com programação cliper-05 vagas- Eletricista- 05 vagas- Eletricista de automóveis-05 vagas- Encanador-05 vagas- Jardineiro-10 vagas- Lavador de automóveis-06 vagas- Mensageiro externo com moto- 02 vagas- Operador de caixa- 05 vagas- Garçom- 05 vagas- Podador de arvore- 10 vagas- Porteiro- 10 vagas- Recepcionista atendente- 10 vagas- Representante comercial com carro- 05 vagas- Servente de obras- 05 vagas- Carpinteiro- 10 vagas- Pedreiro- 10 vagas- Ferreiro- 10 vagas
*A Secretaria Municipal de Administração (SMA) publica, na edição de amanhã, 27, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o Edital nº 171 referente Processo Seletivo nº 06/2009, do Programa de Combate à Dengue. O documento traz a listagem de candidatos, após o sorteio, por ordem decrescente de notas, e a retificação da lista de candidatos convocados para a Etapa 2 – Curso Introdutório, após o sorteio de desempate.Traz, ainda, informações sobre o critério de desempate, estabelecido através de sorteio em sessão pública, e os procedimentos utilizados no sorteio de desempate. A íntegra do Edital nº 171 estará disponível no Dopa (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dopa/) de quinta-feira, 27, nos painéis de concursos localizados em frente ao Edifício Intendente José Montaury (Siqueira Campos 1.300), e, em caráter meramente informativo, na Internet: http://www.portoalegre.rs.gov.br/concursos/
* Reflexões e discussões acerca dos bens que constituem o patrimônio cultural de Porto Alegre são as propostas da exposição Glamour e Magia de um Porto Antigo, da artista plástica Magaly Amaral da Costa, que está no Palácio do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 10). A mostra é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio da Coordenação de Manifestações Populares, e o Memorial do Ministério Público do RS.Magaly Amaral da Costa expõe um passado de poucos séculos que deixou marcas profundas no que é hoje Porto Alegre: desde o legado dos Açorianos aos vestígios da corrente positivista, da forte influência alemã e italiana à presença dos afrodescendentes. A exposição segue até 17 de setembro com visitação das 9h às 12h e das 14h às 18h. A entrada é franca.
*A venda de ingressos para o 16° Porto Alegre em Cena começa domingo, 30, a partir das 8h no BarraShoppingSul (av. Diário de Notícias, 300) e às 15h pela Internet. Maior festival de artes cênicas do país, o POA em Cena deste ano apresentará mais de 50 espetáculos, de 8 a 25 de setembro. São 20 peças internacionais, 22 nacionais e 12 produções do Rio Grande do Sul. Confira nos links os detalhes de cada espetáculo. Veja também a grade da programação e a galeria com 130 fotos das atrações. Entre as atrações estrangeiras, figuram produções de nove países: Uruguai (5), Argentina (3), Canadá (3), Chile (2), França (3), Itália, Israel, Portugal e Colômbia.
Para adquirir o ingresso pela Internet, por meio da Central de Ingressos PortoWeb (www.portoweb.com.br/centraldeingressos), será necessário o preenchimento de um cadastro e o registro de uma senha, procedimento dispensável para quem já tem cadastro das edições anteriores. A efetivação da compra se dará pelo pagamento dos ingressos em até 24 horas após a operação. Para as compras realizadas um dia antes da apresentação, o pagamento e retirada do ingresso na Central de Vendas, no BarraShoppingSul. devem ser feitos até as 18h. Pela Internet, poderão ser adquiridos dois ingressos por peça. Veja mais detalhes aqui.
As compras de ingressos na Central de Vendas, no Centro de Eventos BarraShoppingSul – Entrada B – Nível Guaíba, na av. Diário de Notícias, 300 (veja aqui no link como chegar ao local) – serão nos seguintes horários: 30 de agosto - das 8h às 20h; 31 de agosto a 7 de setembro - das 11h às 21h; 8 a 24 de setembro - das 11h às 18h. Os ingressos custam R$ 20, com descontos de 50% para estudantes, professores, classe artística, Clube do Assinante ZH (titular e acompanhante), funcionários da prefeitura, clientes da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, pessoas com mais de 60 anos, e para quem levar 1kg de alimento não-perecível.
Destaques - Uma das mais aguardadas atrações é a peça Quartett (de Heiner Müller), dirigida por Bob Wilson, com a atriz Isabelle Hupert, vencedora do prêmio de melhor atriz nos festivais de cinema de Berlim (2002), Cannes (1978 e 2001) e Veneza (1988 e 1995). Ganhou o César de melhor atriz do cinema francês em 1996, prêmio do qual é a recordista de indicações: 13 no total. É a atriz com o maior número de filmes que competiram em Cannes (16 filmes) e uma das quatro que conquistou o prêmio de melhor atriz por duas vezes neste festival. Quartett será encenada de 23 a 25, no Teatro do Sesi.
Do Uruguai, vem Los Siete Gatitos, versão em espanhol de Os Sete Gatinhos, uma das obras clássicas do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Também entre as atrações internacionais, o diretor e cineasta Patrice Chéreau traz duas montagens: La Douleur, e Le Grand Inquisiteur. Do Canadá, três espetáculos estarão presentes: Crépuscule des Océans, da companhia Daniel Léveillé Danse; In Paradisum, da Coleman Lemieux & Compagnie’s, e Kiss Bill, da portuguesa radicada no Canadá Paula Vasconcellos. Kiss Bill abre o festival no dia 8 de setembro, no Teatro do Bourbon Country. Também com destaque está o incrível grupo israelense The Voca People, um fenômeno que saiu da Internet. Pela primeira vez no Brasil, o grupo traz uma mistura de grupo vocal, performances e coreografias.
Os espetáculos nacionais virão de sete estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Luana Piovani, com Pássaro da Noite, e Antônio Petrin, com Só os doentes do coração deveriam ser atores, estão entre os espetáculos mais aguardados, assim como Medida por Medida, peça de William Shakespeare traduzida por Barbara Heliodora e dirigida por Gilberto Gawronski. No elenco, Luis Salem, Nildo Parente, Ricardo Blat e Rodolfo Bottino.
Descentralização - O teatro do RS vem bem representado com espetáculos que concorrem ao Prêmio Braskem em Cena. E, mais uma vez, estará presente o Projeto de Descentralização, que se consolida como uma iniciativa que deu certo. Todos os anos bons espetáculos visitam as regiões da descentralização, levando arte e cultura para essas comunidades.
As atividades formativas também enriquecem e dão mais vida ao festival. São oficinas e mesas redondas abertas ao público com renomados atores, diretores, professores, figurinistas, cenógrafos e iluminadores. Essa troca de experiências e aprendizado promove a interação entre público, cena local e convidados.
O Porto Alegre em Cena é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com patrocínio da Petrobras, Braskem, Caixa, Multiplan e BarraShoppingSul. Apoio cultural da Funarte, Ministério do Turismo e Panvel Farmácias.
*A Coordenação de Educação Ambiental do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) promove concurso de Fotografia sobre os arroios de Porto Alegre. As inscrições gratuitas podem ser feitas de 28 de agosto a 15 de setembro pelos fones 3289- 2215 e 3289- 2216. O concuro está aberto a toda a rede escolar (municipal, estadual e privada).
Os escolhidos receberão menção honrosa e a escola cujos alunos realizarem os trabalhos mais representativos, receberá um kit com livros sobre meio ambiente. Todas as escolas participantes receberão certificados pela participação no concurso.
Os nove melhores trabalhos serão divulgados na mostra fotográfica “Diferentes Olhares sobre os Arroios de Porto Alegre” na 16ª Semana Interamericana da Água, que acontece de 03 a 8 de outubro.
A atividade tem o objetivo de promover nos alunos a valorização do meio ambiente e a importância da preservação dos arroios, através da percepção visual e do contato com estes mananciais hídricos de cidade.
Veja aqui a íntegra do regulamento do concurso
*O Concurso Histórias de Trabalho está com inscrições abertas até 10 de setembro, em seis categorias: histórias verdadeiras, histórias inventadas, poesia, fotografia, ensaio acadêmico, histórias em quadrinhos e cartum. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pessoalmente, por terceiros, pelo correio ou no site da prefeitura.
Os interessados podem inscrever até três trabalhos. A seleção é feita por uma comissão julgadora composta por 12 especialistas - três em cada categoria -, que elege, por consenso ou por maioria, de três a dez trabalhos, conforme a qualidade e a quantidade de inscritos. Os trabalhos vão compor o livro Histórias de Trabalho, que é lançado no ano seguinte ao da seleção. Essa série recebeu o título de leitura "altamente recomendável" pelo Ministério da Educação.
Para realizar a inscrição é indispensável a leitura atenta do regulamento, pois a organização não assume qualquer responsabilidade por inscrições que desrespeitem o texto e venham a ser anuladas. Leia aqui o regulamento.
Inscrições - A Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura, localizada no Centro Municipal de Cultura (avenida Érico Veríssimo, 307), receberá os interessados de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3289-8072 e 3289-8073 ou pelo endereço eletrônico historiastrabalho@smc.prefpoa.com.br.

quarta-feira, agosto 26, 2009

Fatos Históricos do dia 26 de Agosto

Hoje Thalia faz 38 anos, Macaulay Culkin 29 e Cláudia Telles 52.





55 a.C. - Júlio César invade a Grã-Bretanha.
1346 - A artilharia é usada pela primeira vez numa batalha.
1429 - Joana d'Arc entra em Paris.
1498 - A Pietà é encomendada a Michelangelo.
1652 - Os Holandeses vencem os Ingleses na Batalha de Plymouth na Primeira Guerra Anglo-Holandesa.
1769 - Francisco de Castro é autorizado a estabelecer uma fábrica de tecidos de linho em Abrantes.
1789 - Revolução Francesa - é votada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
1889 - Fundação de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul.
1914 - Fundado em São Paulo o time do Societá Sportiva Palestra Itália que se tornaria mais tarde Sociedade Esportiva Palmeiras.
1978 - É eleito Papa o Cardeal Albino Luciani que adota o nome de Papa João Paulo I, o 264º papa.
2006 - O Piloto Felipe Massa conquista a sua primeira Pole na Formula 1 no GP da Turquia.
2006 - A Seleção Brasileira de Voleibol Masculino ganha a Liga Mundial de Voleibol e é tetra campeão.
2006 - Zinédine Zidane anuncia sua aposentadoria antes da Copa da Alemanha e se despede do futebol com um vice-campeonato mundial.
*Os alunos das escolas de ensino fundamental da rede municipal poderão ser inscritos até o dia 31 para os Jogos Escolares 2009, que ocorrerão de outubro a dezembro em diversos espaços da Capital. As inscrições devem ser realizadas pelos professores responsáveis por meio do telefone 3289-1875 ou pelo e-mail paulod@smed.prefpoa.com.br.
A expectativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), promotora dos jogos, é de que o número de participantes atinja três mil, com idades entre 10 e 15 anos. Assim, seriam contempladas 51 escolas de ensino fundamental em cinco modalidades esportivas nas categorias pré-mirim, mirim e infantil.
Segundo o assessor esportivo da Smed, Paulo Dias Almeida, os Jogos Escolares contarão com atividades competitivas e recreativas para estimular a maior participação de alunos, a inclusão e a socialização, além de desenvolver o respeito às regras e aos adversários. “É importante fomentar também a participação não-competitiva e a presença do maior número de estudantes nos jogos”, pondera.
As modalidades de esportes coletivos incluirão futsal, vôlei, basquete e handebol, enquanto as individuais serão de atletismo, divididas em provas de corridas, saltos e arremessos, para alunos de ambos os sexos. Nos jogos competitivos, os alunos classificados do 1º ao 4º lugar serão premiados com medalhas, de acordo com a colocação. Nos jogos recreativos, todos os alunos serão premiados pela participação. Além da distinção individual, haverá também prêmios para as escolas com maior número de alunos participantes.
*A caminhada orientada Viva o Centro a Pé, percorre, no próximo sábado, 29, a avenida Independência e seus prédios históricos, visitando a Igreja Nossa Senhora da Conceição (visita interna) e a Casa Torelly (visita interna), seguindo até a Praça Júlio de Castilhos.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com até o dia 28, às 14h. O valor é 1 kg de arroz ou de feijão. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas.
Igreja Nossa Senhora da Conceição - É uma das mais antigas e bem conservadas da Capital, mantendo praticamente intactas suas características originais. Seu estilo segue os padrões do barroco colonial tardio, com paredes grossas, linhas simples e fachada sóbria, reservando as ornamentações para os altares internos, coro e teto. O risco do prédio e as talhas internas são de autoria de João do Couto e Silva. Na decoração do interior observa-se alguma influência do estilo neoclássico. Foi tombada em 2007 pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). Leia mais.
Casa Torelly - Foi adquirida em 1902 por Firmino Torelly, que acabou por emprestar o nome ao casarão. Importante figura política gaúcha, deu uma feição final à casa, cujo resultado é de estilo eclético mas com elementos de inspiração Positivista e outros derivados diretamente da Renascença, o que a torna talvez o único exemplar de construção residencial urbana da cidade com tais características: o alinhamento horizontal enfatizado junto à cornija do primeiro piso e a platibanda como arremate superior, de onde se erguem vasos tocheiros. A casa tem dimensões relativamente modestas mas tem belo e delicado efeito.
O passeio sai, às 10h, em ônibus da Carris, do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano e terá duração de 2 horas. Em caso de chuva será transferido para o sábado seguinte.
Quem orienta - Orienta a Caminhada o arquiteto Silvio Belmonte de Abreu Filho, formado pela Faculdade de Arquitetura da Ufrgs (1975), mestre pelo Iedes da Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (1979), doutor em Arquitetura pelo Propar-Ufrgs (2006) com a tese "Porto Alegre como Cidade Ideal: Planos e Projetos Urbanos para Porto Alegre". É professor e pesquisador no Propar e no Departamento de Arquitetura da Ufrgs desde 1981, atualmente como professor associado e coordenador do Trabalho Final de Graduação. Diretor técnico da Cohab-RS (1988-90), associado da Abreu e Portugal Arquitetos Consultores desde 1990, representante da Ufrgs no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, desde 2007, com autoria e participação em diversos planos e projetos de arquitetura, urbanismo, planejamento urbano e regional, com artigos e trabalhos publicados e/ou apresentados em congressos sobre estes temas.
Caminho dos Antiquários - A feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central, o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua. As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A realização é da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), e Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama, com apoio da Companhia Carris Porto-alegrense. Visite o nosso site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro
*Wilson Ney, considerado grande poeta do samba gaúcho, apresenta-se dia 31 de agosto, às 21h, no Teatro Renascença. O show comemora 50 anos de trabalho do músico. Ele compõe desde os 15 anos e fez mais de 500 canções, entre sambas-enredo de escolas de samba de Porto Alegre, interior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de ter músicas gravadas por cantores nacionais como Neguinho da Beija-Flor, Dominguinhos do Estácio e Leci Brandão. Os ingressos para o show custam R$10. Há estacionamento gratuito ao lado do teatro e no Safe Park do Ecoposto da esquina da Érico Veríssimo com Ipiranga, por R$6.

*A Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul oficializou ontem, 25, a intenção de participar do processo de preparação da cidade para o Mundial, fazendo parte do roteiro de visitas dos turistas que estarão na cidade durante o evento. Em visita ao vice-prefeito e secretário Extraordinário da Copa 2014, José Fortunati, o presidente da Fundação, Artur José de Lemos, apresentou o projeto do Jardim Botânico e Museu de Ciências Naturais para a construção de uma casa de chá.
Fortunati ressaltou a necessidade da criação de alternativas turísticas para oferecer às famílias que visitarão o estado em 2014. “A iniciativa de incluir a Fundação nesse roteiro, assim como o Zoológico de Sapucaia do Sul, é do nosso maior interesse. Vamos incluí-los nas futuras apresentações do projeto turístico da Copa, mostrando a beleza e todos os atrativos que a Fundação oferece”, destacou.
O secretário enfatizou a importância de aproveitar o evento Copa para o desenvolvimento de todos os setores e não apenas aquelas áreas voltadas exclusivamente ao esporte. O secretário colocou-se à disposição para auxiliar e orientar a execução dos mais variados projetos existentes dentro da Fundação Zoobotânica para a Copa 2014.
*O ciclo de filmes europeus organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Santander Cultural, terá seu próximo encontro em 5 de setembro. Na ocasião, será exibido o francês Entre os Muros da Escola (Entre les Murs, 2008), seguido por debate com o Adido Cultural da Embaixada da França no Rio Grande do Sul, Ronan Prigent.
A ação é destinada a servidores e alunos da rede, com entrada franca, mediante a distribuição de senhas limitadas ao espaço do Cine Santander (rua Sete de Setembro, 1.028, Centro), com capacidade para 85 pessoas. O programa prevê uma exibição por mês, aos sábados, às 11h, seguido de um debate entre pessoas com trabalhos relacionados à cultura em questão. Na semana passada foi apresentado o primeiro filme da mostra, o italiano Gomorra.
Segundo a coordenadora de Línguas Estrangeiras da Smed, Joice Galli, a atividade tem o objetivo de propor a discussão da língua, cultura e educação por meio da linguagem cinematográfica. Ela destaca que os títulos foram selecionados de acordo com os idiomas ensinados nas escolas da rede municipal. “É sempre relevante proporcionar aos servidores e alunos o acesso a uma outra forma de expressão lingüística e cultural”, ressalta Joice.
O segundo filme do ciclo, Entre os Muros da Escola, realizado pelo cineasta francês Laurent Cantet, se foca nas múltiplas relações entre o ambiente escolar e as pessoas que ali convivem. A película carrega um valor pedagógico genuíno, colocando o espectador como observador invisível e onipresente da rotina “entre os muros” durante um ano letivo.
A ação corresponde à parceria entre Smed e Santander Cultural, que já desenvolvem conjuntamente o curso Mardi–France, destinado a gestores
*A prefeitura, por intermédio das secretarias municipais de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) e do Meio Ambiente (Smam), é parceira da 1ª Jornada Lésbica Feminista. O evento programou uma série de atividades que começaram dia 1º de agosto e se encerram domingo, 30, às 15h, com a realização da 3ª Marcha Lésbica de Porto Alegre, no Brique da Redenção.
Na quinta-feira, 27, das 14h às 18h, no auditório do Sindisaúde (rua Santo Antônio, 635), acontece a oficina para gestores públicos e servidores da área de saúde, com o tema "Saúde das Mulheres Lésbicas". Na ocasião, será apresentada a pesquisa feita pelo Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde (Nupacs), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em conjunto com a Liga Brasileira de Lésbicas, seção RS. O estudo é sobre o atendimento às mulheres lésbicas pelo SUS. O público da pesquisa são as mulheres lésbicas da região metropolitana e os profissionais que atuam na rede de saúde.
*O recém-criado Gabinete de Inovação e Tecnologia (InovaPoa) está incentivando empresas, instituições de ciência e tecnologia e inventores inovadores a participarem do Prêmio Finep de Inovação 2009. Os projetos devem ter ações com resultados mensuráveis pelo menos nos últimos três anos. O prêmio, realizado regionalmente, reconhece esforços inovadores desenvolvidos no Brasil e aplicados no país ou no exterior.
As propostas vencedoras, em cada categoria e em cada região do país, concorrem entre si à premiação nacional, realizada no final do ano, em Brasília. Além do troféu, os vencedores poderão receber financiamentos reembolsáveis ou não, da Finep, entre R$ 500 mil e R$ 10 milhões para a implementação de projetos.
Os projetos podem ser inscritos até 10 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo fone: (051) 3289-7303 ou pelo e-mail: deniseb@inovapoa.prefpoa.com.br, ou nos sites: www.newtonbragarosa.com.br e www.finep.gov.br.
Quem pode participar:• Micro/Pequena Empresas: Receita Operacional Bruta (ROB) até R$ 10,5milhões, em 2008;• Média Empresa: Receita Operacional Bruta até R$60milhões, em 2008;• Grande Empresa: Receita Operacional Bruta superior a R$60milhões, em 2008;• Instituição de Ciência e Tecnologia: públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico;• Instituição de Tecnologia Social: instituições de ciência e tecnologia, públicas ou privadas (isoladas ou em parceria com organizações não-governamentais, cooperativas e instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos) e• Inventor Inovador, com residência no Brasil – pessoas físicas que possuam pelo menos um registro de propriedade intelectual concedido ou reconhecido no Brasil pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.
*A palestra intitulada Maturação In Vitro de Óvulos será um dos destaques da 13a edição do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, que acontece de 27 a 29 de agosto, na Estação Embratel Convention Center, em Curitiba. O especialista responsável pelo primeiro bebê brasileiro concebido pela tecnologia IVM (maturação in vitro), falará sobre o tema no dia 27. Nicole Vitória, filha de mãe portadora de ovários policísticos, nasceu em Porto Alegre, em agosto do ano passado. No Brasil, o problema atinge 8% das mulheres em idade reprodutiva. Diversas pesquisas científicas apontam que a IVM poderá ser usada, em breve, para pacientes com câncer que desejam preservar a fertilidade, que sofram de embriões de baixa qualidade de causas desconhecidas ou precisam engravidar com óvulos doados. A taxa de sucesso na gravidez pela IVM, segundo o médico, está em torno de 25%. O evento trará o que há de mais avançado no tratamento de reprodução assistida e promoverá a troca de experiências entre os profissionais da área. Mais informações no site www.repassist2009.com.br
* A Federação Israelita do RS traz para o Estado o curso ‘Oriente Médio – Jornalismo de paz’, com os jornalistas Dov Shinar, de Israel, e Jaime Sptizcovsky, de São Paulo, e a doutora em História, Analucia Danilevicz Pereira. O encontro ocorre neste sábado, 29, das 8h30 às 13h, no Hotel Plaza (Rua Senhor dos Passos, 154). O ingresso será 1 kg de alimento não perecível. Informações pelo telefone 3346-4642. (Coletiva)
*A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promove, nos dias 27 e 28 de agosto, a quinta edição do Encontro de Assessores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior, na sede da entidade, em Brasília. As universidades federais do Rio Grande do Sul – Ufrgs, UFCSPA, UFSM, Furg, Ufpel e Unipampa – estão entre as convidadas para o encontro. A coordenadora de Comunicação da UFCSPA, Márcia Veronezi, apresentará um relato sobre o processo de criação do setor de comunicação da universidade. A programação do evento inclui temas como Comunicação Pública, o papel das ouvidorias na comunicação institucional, a utilização de blogs e a necessidade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, discutidos por representantes dos Ministérios da Cultura e da Educação, Empresa Brasil de Comunicação, imprensa local e pesquisadores da área.Como já é tradicional, os assessores também terão um espaço para relatar experiências de comunicação realizadas nas universidades e formar grupos de discussões sobre os temas em debate. Até o momento são 52 inscritos, de um universo de 58 instituições e profissionais de outras assessorias e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). (Coletiva.Net)
*"Conceitos Básicos do Direito Ambiental Relacionados à Fauna e aos Animais" será o tema da 17ª edição do Grupo de Estudos em Direito Ambiental (Geda), promovido pelo Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir). Ministrada pelo professor Orci Paulino Bretanha Teixeira, a atividade ocorre na próxima sexta-feira, 28 de agosto, das 17h30min às 19h, na sala 307 do prédio 11, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A palestra é a primeira de uma série de encontros que acontecem até o dia 20 de novembro.
Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação em Direito e público em geral, o Geda discutirá temas como "Participação da Sociedade e Ongs na Proteção dos Animais", "Sustentabilidade Ambiental", "Experimentação Animal e Direito Penal", "Direito Ambiental Internacional", entre outros.
As inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, sala 201 do prédio 40. Informações complementares por meio do site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
...
Nova especialização em Política internacional inscreve até sexta A análise de temas atuais de política internacional, especialmente aqueles relativos à segurança e defesa e à cooperação e integração, é o objetivo do novo curso de especialização oferecido pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS (FFCH).
O curso, multidisciplinar, abordará temas como "Direito Internacional", "Comunicação Intercultural", "Defesa e Segurança Internacional", "Economia Internacional" e "Cooperação e Integração Internacional". Podem participar, além de graduados em Ciências Sociais, profissionais de Economia, Comércio Internacional, Direito, Comunicação, assessores governamentais, parlamentares, militares, professores, entre outros.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 28 de agosto. As aulas da especialização em Política Internacional estão programadas para iniciar na segunda quinzena de setembro, e serão realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 19h30min. A carga horária é de 390 horas/aula, 30 dessas destinadas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Informações pelo telefone (51) 3320-3555 ou no site www.pucrs.br/ffch/sociologia/politicainternacional.
*A PUCRS é a primeira colocada entre as universidades comunitárias e as privadas no país no ranking do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com 327 grupos de pesquisa e 1.320 pesquisadores. Está na 13ª colocação segundo resultado do último censo, referente aos grupos de pesquisa, pesquisadores e doutores das instituições de ensino superior brasileiras. "O resultado demonstra uma expressão do compromisso da Instituição com a pesquisa científica e tecnológica e reflete a qualidade de seu corpo docente e a preocupação da Universidade em contribuir, por meio das pesquisas desenvolvidas, no processo de desenvolvimento econômico, social e cultural de nossa região", avalia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy.
A pesquisa está entre as missões da Universidade e é considerada um diferencial na prática docente, em nível de graduação e pós-graduação. Além destes Grupos de Pesquisa, a Instituição possui 58 núcleos, 71 laboratórios e 20 centros, que articulam as ações dos pesquisadores com o CNPq. Essas estruturas, bem como seus sete Institutos, atuam em todas as grandes áreas do conhecimento: ciências da saúde e ciências biológicas, técnico-científicas, humanidades e sociais aplicadas. "Desenvolvemos pesquisas de forte impacto na sociedade gaúcha, brasileira e internacional, como nas áreas de memória cultural, acervos históricos, energias renováveis (Solar, Eólica, Biomassa), sequestro de carbono, TV digital, novos fármacos, memória, hardware e software, entre outras", destaca Audy.
O levantamento do CNPq é realizado a cada dois anos. Em 2004 e 2006, a Instituição ocupava a 17ª colocação. No ranking por número de doutores, está na 25ª posição, com 883. O censo do CNPq apresenta o cenário atualizado da ciência brasileira a partir de informações dos grupos de pesquisa, distribuição geográfica, linhas de pesquisa e a produção científica e tecnológica reconhecida pelo órgão.

terça-feira, agosto 25, 2009

*O Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da PUCRS realiza o Curso de Extensão em Contratos Internacionais. As aulas contam com renomados profissionais da área e buscam proporcionar uma formação voltada ao comércio internacional, por meio de um viés prático das transações no âmbito internacional, aliada ao conhecimento técnico.
A atividade ocorre de 1º de setembro até 18 de novembro, nas terças e quartas-feiras, das 19h30min às 22h, com encontros no prédio 11 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais e inscrições na Pró-reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40, ou pelo telefone (51) 3320-3680.
*A próxima edição do ciclo de palestras "O Duplo na Literatura: 200 anos de Nicolai Gogol e Edgar Allan Poe" abordará o tema "O duplo por metamorfose em Robert Stevenson". Ministrado pela professora da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) Maria Tereza Amodeo, o encontro ocorre na quinta-feira, dia 27 de agosto, das 17h30min às 19h, na Arena do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), 2º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A entrada é franca, mediante doação de um livro de literatura. Informações adicionais e programação pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 8280.
*Nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, a PUCRS realiza o Stand Calouros. Pela manhã, às 8h30min, e à noite, às 20h, o Reitor, Joaquim Clotet, e os pró-reitores da Instituição receberão os novos estudantes em um ambiente descontraído, com arte, música, jogos e bate-papo. A ideia é promover a integração entre os calouros e mostrar os serviços oferecidos pela Universidade. Informações adicionais no site www.pucrs.br/eventos/standcalouros ou pelo telefone (51) 3320-3708. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários.
*O estudo "Gray-scale and colour Doppler sonography in the evaluation of children with suspected bowel inflammation: correlation with colonoscopy and histological findings", desenvolvido no Hospital São Lucas da PUCRS, foi premiado pelo The Royal College of Radiologists, da Inglaterra. O estudo consistia no manejo de crianças e adolescentes com suspeita de processos inflamatórios intestinais, utilizando a ultra-sonografia (US) em escala de cinzas e com Doppler em cores, como métodos de investigação inicial, antes de procedimentos mais invasivos. De autoria dos médicos Matias Epifanio, Matteo Baldisserotto, José Spolidoro e Ana Gaiger, o trabalho foi considerado como a pesquisa de maior relevância em Radiologia Pediátrica publicada em 2008 no "Clinical Radiology", revista científica da entidade, que concedeu o "Premio Ella Preiskel 2008". Há aproximada mente 15 anos, foi iniciado no HSL esse protocolo de manejo de crianças e adolescentes. O exame permite conhecer as regiões alteradas e sua gravidade antes de realizar o estudo colonoscópico.
A US vem sendo cada vez mais utilizada em Pediatria nos últimos anos, na avaliação inicial de processos inflamatórios gastrintestinais, agudos e crônicos, como apendicite, doença inflamatória intestinal, alergias alimentares e poliposes, entre outros, e é frequentemente o primeiro exame de imagens praticado em pacientes com dor abdominal ou sintomas gastrointestinais. No processo diagnóstico gastroenterológico, a US é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis e difundidos, de aplicação relativamente simples e com baixo custo operacional. O estudo avaliou a correlação entre os achados ultra-sonográficos em escala de cinzas e com Doppler em cores, com os colonoscópicos e histológicos, em 72 crianças com suspeita de processos inflamatórios intestinais e sugere que a ultra-sonografia em escala de cinzas e com Doppler em cores, deva ser realizada rotineiramente na investigação de processos inflamatórios intestinais e , em particular, na investigação de doença inflamatória intestinal na criança.

Um certo ar cafajeste...


Desconfio das pessoas muito educadas, ainda mais se são técnicos de futebol.
Paulo Autuori, do Grêmio, por exemplo, é um gentleman até com a imprensa. Leva todo mundo no bico. Fala bem e é articulado. Tem currículo e já ganhou muitas coisas. Talvez seja mesmo um bom treinador.
Mas há algo nele que reparo sempre – a expressão do seu rosto. Rosto que mistura toques de certa sinceridade com um indisfarçável ar de cinismo, deboche e cafajestice, no que é ajudado pelos dentes expostos e pela mandíbula saliente. Nisso se parece com o ministro Tarso Genro, que também tem essa expressão de deboche, um sorriso cafajeste sempre aflorando na face, como quem diz “Eu engano vocês, seus babacas”.
Posso estar enganado, mas fiz essa leitura. (Conselheiro X.)

Rubem Braga e sua prisão "incomunicável"

Em 1981 eu tinha 20 anos e morava em Salvador. Um dia li em A Tarde que haveria uma grande festa no Pelourinho não sei bem em homenagem a quem, apenas que era um baiano. E que Rubem Braga estaria presente. De cara conheci um sujeito todo pomposo, ao lado de uma mulher entediada que devia ser a esposa dele. Todo falante, puxou conversa e convidou-me para a sua mesa. Depois de algumas cervejas (ele estava pagando), quando soube que eu tinha ido ali para ver o Rubem Braga, exclamou: “O Braguinha? Mas é meu amigo! Venha, que eu te apresento a ele!” Em seguida me arrastou até um homem baixinho e barrigudo, com um grisalho bigode de morsa, abraçou-o e disse: “Rubem, esse rapaz é seu admirador e quer te conhecer”.
Braga foi pego de surpresa (acho que nem conhecia o sujeito) e sequer teve tempo de exercitar o seu célebre mau-humor – para sorte minha, olhou-me com simpatia e aceitou o meu aperto de mão. Em seguida eu disse que o admirava, falei mais algumas coisas e, claro, caí fora, porque pra chato eu não sirvo.
Foi assim que “conheci” o “velho Braga”. Um ano antes eu tinha passado três meses na sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim, e lembrado das coisas que ele escrevia a respeito de sua infância e adolescência. Agora, relendo suas crônicas, continuo achando que ele era o cara – gente assim não existe mais na imprensa brasileira. Aquelas suas pequenas crônicas são mais do que excelente literatura: elas nos reconciliam um pouco com a vida, e isso não é pouca coisa. Recomendo o livro dele “200 Crônicas Escolhidas”.(Conselheiro X.)

INCOMUNICÁVEL
Carlos Reverbel era um sujeito muito engraçado e ao mesmo tempo muito simples, como costumam ser os sujeitos verdadeiros. Entrevistei-o duas vezes, na sua casa na Bordini. Asmático, cercado de livros, falava sobre qualquer assunto, sem papas na língua. Amigo de Rubem Braga, com quem conviveu e trabalhou em Porto Alegre nos anos trinta, contou a vez em que foi recebê-lo no cais (era a época dos navios), vindo do Rio – Braga era perseguido que era pelo Estado Novo, e Reverbel anti-getulista.
Braga desembarcou do navio, cansado da longa viagem marítima. Começavam então a conversar quando de repente surgiu um policial e deu voz de prisão ao capixaba, como já era esperado. Em seguida o meganha voltou-se para o jovem Reverbel e, sem mais nem porquê, apontou-lhe o dedo e disse que ele também estava detido.
Surpreso, Reverbel quis saber o motivo de estar indo em cana. O polícia, muito sério, respondeu o seguinte: “Minha ordem é prender esse homem “incomunicável”. Como o senhor se comunicou com ele, também está preso...”
O autor de “Saudações Aftosas” relatava isso com aquele seu sério ar divertido de velho meio moleque. (ConselheiroX.)
*O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa promove, de forma gratuita, oficinas de fanzines, de terça a sexta-feira pela manhã, após visita guiada ao museu. O público-alvo são estudantes a partir da 5ª série do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. Visitas e oficinas devem ser agendadas pelos professores através do telefone (51) 3224-4252 / 3286-2051, ou pelo e-mail museuhjc@cultura.rs.gov.br.
Na oficina, com duração aproximada de uma hora e meia, os monitores dividirão os alunos em quatro grupos de cinco e, após breve introdução teórica, solicitarão que estes confeccionem um fanzine a partir do que foi aprendido durante a visita ao museu. A principal finalidade da oficina é fazer com que os alunos demonstrem de maneira criativa e prática o que absorveram sobre a importância da imprensa e do museu para a sociedade.
Para a elaboração do material, os alunos utilizarão revistas velhas para recortes, lápis, caneta, giz de cera, lápis de cor, canetinha, tesoura e cola. Após a oficina, o grupo levará uma cópia do trabalho para casa. O Fanzine é uma mídia alternativa independente de baixo orçamento, cuja principal finalidade é a exposição de forma livre e artística de um ponto de vista ou conhecimento sobre determinado tema. (Coletiva.Net)
*O 12º Festival de Música de Porto Alegre recebe inscrições de 25 de agosto a 19 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. O evento se realizará entre 1º e 4 de outubro deste ano no Teatro de Câmara Túlio Piva (rua da República, 575). O regulamento pode ser conhecido no site da SMC .
As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), na Usina do Gasômetro, na av. João Goulart, 551, sala 606, telefone (51) 3289.8119.A ficha de inscrição e o regulamento, bem como informações, poderão ser obtidos, a partir da abertura das inscrições, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h na Coordenação de Música da SMC ou pelo e-mail: cm@smc.prefpoa.com.br. O regulamento também estará disponível a partir de 25 de agosto de 2009 na página eletrônica da Secretaria.
O sorteio dos trabalhos será realizado no dia 21 de setembro e a divulgação dos selecionados será no dia seguinte, 22. A fase classificatória vai de 1º a 3 de outubro e a final em 4 de outubro.
*Por medida de precaução em razão da Gripe A (H1N1), os Jogos Abertos foram paralisados. Após a decisão, diversas rodadas da competição não foram realizadas. Ontem, 24, será realizado um congresso técnico para definir novas datas para os jogos do vôlei, série ouro.
A reunião acontece na av. Érico Veríssimo, 843, a partir das 19h30. A comissão organizadora dos Jogos Abertos decidirá as datas, considerando que não haverá sábados livres, porque as escolas utilizarão esse dia para recuperar aulas paralisadas.
*A Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) colocará uma equipe de plantão na Esquina Democrática para os interessados, entre 18 e 29 anos, participar do ProJovem Urbano 2009. Para inscrição, é solicitada carteira de identidade e comprovante de residência em Porto Alegre.
O mutirão acontece entre amanhã e quinta-feira, 25 a 27, e de 1º a 23 de setembro, das 9h30 às 17h. O prazo para matrícula vai até 23 de setembro. As inscrições também são recebidas nos altos do Mercado Público. As aulas iniciam em 1º de outubro.
A SMJ recebeu mais de 740 matrículas e a expectativa é atingir 1.900 jovens. O ProJovem é destinado aos que não concluíram o ensino fundamental, mas sabem ler e escrever. Durante o curso, os alunos têm qualificação profissional, iniciação à informática e recebem bolsa-auxílio de R$ 100.
*O seminário Teatro, A Arte do Ator vai oferecer uma visão sobre o processo de alguns dos melhores profissionais de Porto Alegre, além de possibilitar o ingresso de novos integrantes ao GET – Grupo Experimental de Teatro, da Secretaria Municipal da Cultura. O evento será composto por uma oficina prática no dia 31 (manhã e tarde), voltada para atores experientes, e uma mesa-redonda no mesmo dia às 19h30 na Sala Álvaro Moreyra (av. Erico Verissimo, 307), aberta ao público em geral. A mesa-redonda – O ator e seu método – irá acontecer às 19h30, com a participação de Sandra Dani, Sergio Lulkin, Tatiana Cardoso, Roberto Oliveira e Nair D"Agostini (clique sobre os nomes para abrir os currículos), profissionais do palco que irão compartilhar sua larga experiência em diferentes métodos de atuação e formação para atores, além de dialogar com o público sobre a importância de um trabalho sistemático de pesquisa e experimentação prática para o ator e sua arte (baixe fotos com alta resolução, clicando aqui). Ingresso gratuito, sem necessidade de inscrição.A oficina – A palavra na arte do ator, diferentes caminhos – vai ocorrer das 10h às 13h e das 15h às 18h. Inscrições abertas, gratuitamente, até 27 de agosto, para atores com experiência e com interesse em ingressar no Grupo Experimental de Teatro da SMC, mediante a apresentação de currículo e carta de intenções, na Coordenação de Artes Cênicas (av. Erico Verissimo, 307).O ator, diretor, professor, coordenador da oficina e do Grupo Experimental de Teatro, Mauricio Guzinski, irá oferecer uma retrospectiva das técnicas corporais para o uso da voz e da palavra experimentadas e desenvolvidas no GET, desde sua implantação. Entre as técnicas estão: O Treino das velocidades, desenvolvido a partir do “sistema” de Stanislavski pela atriz, diretora e professora de teatro Nair D’Agostini; o Grammelot, técnica medieval utilizada por atores da Commedia Del’Arte e contemporâneos como o ator italiano Matteo Belli (D’Agostini e Belli foram professores do GET, em 2008); a Prática dos cinco ritmos, criada por Gabrielle Roth, professora do Actor’s Studio, e incorporada ao treinamento dos atores do GET por Guzinski. Os conteúdos da oficina serão pré-requisitos para a audição que irá selecionar, em 28 de setembro, novos atores para o Grupo Experimental de Teatro, no módulo: Montagem de textos, que vai ocorrer às segundas, quartas e quintas-feiras, de outubro e novembro, e irá culminar em uma apresentação, em dezembro, deste ano.
*Começou na manhã de hoje, 24, no Shopping do Porto Camelódromo, a primeira edição da Feira do Disco de Vinil, na rua Doutor Flores, esquina Voluntários da Pátria. Os mais de 50 mil visitantes diários do Camelódromo terão a oportunidade de comprar, na praça de alimentação, antigos discos de vinil até sábado, 29, das 9h às 19h30. "Estamos gerando atrativos em parceria com comerciantes populares e empreendedores do shopping popular", afirmou o secretário da Smic, Idenir Cecchim.Os expositores estão comercializando um acervo de 30 mil discos, que vão de clássicos a raridades, além de grandes sucessos do rock, MPB, Velha Guarda, Jovem Guarda, jazz, gauchescas e sertanejas. Os preços variam de R$ 5 a R$ 600. Entre os discos mais procurados estão os dos Beatles, Elvis Presley, Janis Joplin e pop rock em geral. "A iniciativa da Smic em proporcionar um novo espaço para a Feira do Vinil vai atrair mais público para o Shopping do Porto e impulsionar a venda de discos", avaliou o organizador do evento, Natanael Peres.A 1ª Feira do Disco de Vinil do Shopping do Porto Camelódromo é uma iniciativa da prefeitura, pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) com apoio da construtora e concessionária Verdicon e dos 800 comerciantes populares.

segunda-feira, agosto 24, 2009

*O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) promove no próximo sábado, dia 29 de agosto, a segunda edição do curso "Aprenda a Investir em Opções e Derivativos". O ministrante será o professor de Economia da PUCRS Marcelo Fayh. A atividade é destinada a profissionais liberais, executivos, investidores, professores e estudantes, e pretende desenvolver o conhecimento em derivativos e capacitar o aluno a montar sua própria estratégia com opções, travas alavancagem e principalmente operações. O evento ocorre das 9h às 19h na sala 705 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Inscrições podem ser realizadas a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), na sala 201 do prédio 40. Informações adicionais no site www.labmec.com.br ou pelo telefone (51) 3320-3680.
*A Universidade lança nesta segunda-feira, 24 de agosto, a segunda edição das "Olimpíadas PUCRS 2009", que recebe inscrições até 13 de setembro pelo site www.pucrs/eventos/olimpiadas. Os times deverão ser mesclados, podendo participar alunos, diplomados, funcionários e professores da Instituição, com atletas de mais de uma unidade acadêmica. As modalidades disputadas serão futsal (masculino e feminino), futebol de campo (masculino), vôlei de areia 4x4 misto (masculino e feminino), judô (masculino e feminino) e tênis (masculino). Os jogos serão realizados no Parque Esportivo, em finais de semana, nos dias 26 e 27 de setembro, além de 17, 18, 24 e 25 de outubro. Cada atleta deverá doar 1kg de alimento não perecível e um agasalho.
O lançamento será às 17h30min, no auditório do 5º andar do prédio 81, no Parque Esportivo, Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre).
*O Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) promove a "16ª Jornada de Otorrinolaringologia". O tema central "Otorrinopediatria" será debatido nesta edição, que abordará algumas doenças dessa especialidade, como otite e obstrução nasal infantil. A atividade ocorrerá nos dias 9 e 10 setembro, entre 18h15min e 21h, no Anfiteatro Irmão José Otão do HSL, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre).
Os interessados se inscrever no Ambulatório de Otorrinolaringologia, sala 217 do Hospital São Lucas da PUCRS, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os mantimentos serão encaminhados para a comunidade da Vila Fátima. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3000 ramal 2538.
*A Orquestra Filarmônica da PUCRS fará apresentação no projeto Sobremesa Musical desta quarta-feira, 26 de agosto. No repertório, a Valsa Ouro e Prata, de autoria de Franz Lehàr; a Serenata para Cordas em Mi Maior, Op. 22, Tempo di Valse, de Antonin Dvo¿ak; O Mio Babbino Caro, de Giacomo Puccini; e a Abertura Cantata Cristo Mestre, composta pelo maestro Frederico Gerling Junior.
A atividade tem entrada franca e é realizada todas as quartas-feiras, das 13h às 13h30min, no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, prédio 9 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A promoção é do Instituto de Cultura Musical da Universidade. Informações e sugestões pelo telefone (51) 3320-3582 ou pelo site www.pucrs.br/icm.
*"Darwin no Brasil ou a seleção natural e a natureza tropical" é o tema que o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ildeu de Castro Moreira tratará na série de conferências que o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) promove sobre o cientista. O físico falará sobre situações vivenciadas por Darwin durante a visita que fez a Recife, Salvador e ao Rio de Janeiro, bem como sobre a influência dessa experiência no estudo da Teoria da Evolução e seleção natural. O encontro é gratuito e será realizado no dia 2 de setembro, às 18h30min, no Anfiteatro do MCT, prédio 40 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
O período da exposição (R)Evolução de Darwin foi estendido até o primeiro semestre de 2010 devido ao grande número de visitas e de pedidos de escolas. Em três andares, os visitantes poderão conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". A Biblioteca Central Irmão José Otão dispõe de um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também está exposto material histórico e diferentes edições do livro "A origem das espécies", para consulta. O MCT fica aberto de terças a domingos, das 9h às 17h.
Informações sobre atividades da PUCRS na temática Darwin podem ser obtidas em www.pucrs.br/mct/evolucao ou pelo telefone (51) 3320-3521.
*O Electronic Telecommunications Research Institute (ETRI), da Coreia do Sul, representado por seu vice-presidente senior, Kim Myung-Joon, e pelo diretor, Han Namgoong, visitou a Universidade nesta segunda-feira, 24 de agosto. O objetivo é conhecer e estabelecer parcerias e projetos com relação a algumas áreas de interesse.
A atividade iniciou às 10h, com o acolhimento da Assessoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais aos estrangeiros. Após, os coreanos foram recebidos pelo Reitor Joaquim Clotet, no Salão Nobre da Reitoria. No decorrer do dia, estão previstas passagens pelo Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e ao Centro de Pesquisa em Tecnologia Wireless (CPTW). Além disso, os pesquisadores farão uma apresentação sobre a ETRI.
*A Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir) promove o grupo de estudos "Processo e ideologia: os fundamentos jurídico-filosóficos do direito processual moderno". Os encontros, coordenados e ministrados pelo professor da Fadir Fábio Cardoso Machado, serão realizados entre os dias 31 de setembro e 30 de novembro, às segundas-feiras, das 18h15min às 19h15min.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
*Até o dia 15 de setembro podem ser realizadas as inscrições para o Programa de Crédito Educativo da PUCRS (Credpuc). O Programa é destinado a alunos de graduação de todos os níveis, carentes de recursos financeiros, próprios ou familiares, mesmo com matrícula trancada. Os selecionados podem obter até 50% de crédito sobre as mensalidades, exceto a primeira.
Informações complementares podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Aluno, térreo do prédio 15, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), no Setor de Créditos e Benefícios, pelo telefone (51) 3320-3500, ramais 4627 ou 8340, ou no site www.pucrs.br/beneficios. As inscrições podem ser realizadas pelo site citado.
*Diretores, gerentes e responsáveis pelo recrutamento e seleção da AmBev (Companhia de Bebidas das Américas) realização palestra na PUCRS sobre o "Programa Trainee 2010" na próxima quinta-feira, 26 de agosto, às 18h30min. A empresa busca alunos que estejam no final da graduação ou com até dois anos de formados nos cursos da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Engenharia, Direito, Informática, Matemática e Química. O encontro será no auditório térreo do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegr e). Interessados podem confirmar a presença pelo e-mail diplomadospucrs@pucrs.br, informando curso e data de formatura. Outras informações no site www.pucrs.br/diplomados ou pelo telefone (51) 3320-3708 ramal 4701.

Fatos Históricos do dia 24 de Agosto

Hoje Paulo Coelho faz 62 anos e Luciane Adami 46.


79 - As cidades de Pompeia e Herculano são destruídas pela erupção do vulcão Vesúvio.
410 - Roma é saqueada por Alarico I.
1339 - Celebração do casamento do herdeiro do trono português D. Pedro, o Justiceiro, com Constança Manuel.
1511Afonso de Albuquerque conquista Malaca (na Malásia), a primeira cidade do sudeste asiático a ser conquistada por europeus.
1572 - Massacre da noite de São Bartolomeu em Paris.
1690 - Fundação de Calcutá, na Índia.
1891 - Thomas Edison patenteia a câmera de cinema.
1931 - França e a União Soviética assinam um tratado de neutralidade.
1939 - Segunda Guerra Mundial: Governo francês convoca 360 mil reservistas.
1943 - Segunda Guerra Mundial: A aviação aliada destrói 80% de Frankfurt.
1944 - Segunda Guerra Mundial: Tropas francesas e aliadas começam o ataque contra Paris.
1954 - Suicida-se,com um tiro no peito de uma Colt calibre 32,o Presidente do Brasil à época,Getúlio Vargas
1960 - Acidente do Rio Turvo: 59 estudantes morrem em acidente perto de Guapiaçu
1961 - Guerra Colonial: Início de uma operação conjunta, com aviação, pára-quedistas e forças terrestres, na serra de Canda (Angola).
1961 - Jânio Quadros, renuncia a presidência do Brasil
1962 - Grécia torna-se no primeiro Estado Associado da CEE.
1968 - No Pacífico, a França deflagra a sua primeira bomba de hidrogénio.
1971 - O Aeroporto da Horta (Açores) é inaugurado na Freguesia de Castelo Branco, na Ilha do Faial.
1989 - A sonda espacial Voyager 2 passa por Neptuno.
1991 - Ucrânia declara-se independente da União Soviética.
1995 - É lançado o sistema operacional da Microsoft: Windows 95.
2006 - Plutão é rebaixado à categoria de planeta anão.
2008 - Cerimônia de Encerramento dos Jogos da XXIX Olimpíada em Beijing.