sexta-feira, março 16, 2018

Leitor do Correio do Povo reclama das pichações em Porto Alegre: 1950.

Se hoje tanto se reclama das pixações (ou pichações?) em épocas de campanha eleitoral - algo que a justiça tenta atenuar, aplicando multas - em 1950 (portanto, há 68 anos) o fenômeno já era usual. Na campanha que acabou por reconduzir Getúlio Vargas à presidência, desta vez pelo voto direto, as paredes de Porto Alegre (que elegeria Ernesto Dorneles, da coligação PSD-PTB) como governador, em substituição à Walter Jobim), já eram pixadas - como se vê nesta carta de um assinante do Correio do Povo, que assinou com o pseudônimo de "Catão", tribuno romano que fazia apologia da decência. No caso, a frase era pró-Getúlio: "Ele voltará" - e de fato voltou.
Tacho, no jornal NH, de Novo Hamburgo, RS. A Charge Online.

quinta-feira, março 15, 2018


quinta-feira, fevereiro 08, 2018

Floresta Aurora, o clube dos negros de Porto Alegre no carnaval de 1936

Porto Alegre já foi bem mais animada e, por que não dizer, ingênua em um distante passado, no tempo em que não contava ainda com 300 mil habitantes. No carnaval de 1936 - portanto, há 82 anos - blocos populares se espalhavam pela cidade, em uma folia que tomava conta das ruas e salões. Um dos blocos mais animados era o da Sociedade Floresta Aurora, clube que congregava a população negra e mestiça da capital gaúcha (ainda fortemente discriminatória) e que ainda existe, tendo sua sede social no bairro Belém Velho. Nesta reprodução do Correio do Povo aparece a foto da rainha da entidade naquele ano em que Getúlio Vargas era presidente do Brasil e o país vivia sua era de ouro da rádio e das marchinhas de carnaval. A Floresta Aurora foi fundada em 1872, antes da Abolição da Escravatura, na rua Aurora do bairro Floresta, pelos chamados "pretos forros".

Vera Fischer, quando se tornou a Miss Brasil 1969

Em 1969, na época em que o mundo comentava a viagem da Apolo 11 que levou pela primeira vez homens a Lua -  a catarinense de Blumenau Vera Lúcia Fischer, de 18 anos, era notícia por ser a miss Brasil que iria embarcar como representante do nosso país no concurso Miss Universo a acontecer dali a alguns dias, em Miami, nos Estados Unidos. Naquele complicado ano, de fechamento político, guerrilha e repressão, a "loirinha catarinense" estava apenas iniciando a sua agitada vida de celebridade, modelo, socialite, atriz de pornochanchadas, vip escandalosa envolvida com drogas e, finalmente, atriz respeitada de filmes e novelas. Hoje com 66 anos, mãe de dois filhos, é uma senhora ainda com certa beleza, porém de formas bem mais roliças do que as exibia quando era apenas a "Verinha" da charmosa e bela terra do chope, da salsinha e do chucrute. Reprodução do Correio do Povo, de Porto Alegre.


quarta-feira, março 14, 2018



Hoje nasceram Albert Einstein e o poeta Castro Alves. E hoje Gláuber Rocha estaria completando 79 anos.

1950: otimistas, uruguaios anunciam que ganharão a Copa do Mundo, por estarem melhor preparados fisicamente, "arma que o Brasil não possui"

A derrota para o Uruguai, no recém construído (e ainda incompleto) Maracanã, no Rio, em julho de 1950, na quarta Copa do Mundo, desta vez sediada no Brasil (com jogos também em Porto Alegre, no estádio dos Eucaliptos, do Inter), marcou a alma do povo brasileiro e ainda é lembrada como o "maracanazo" pelos uruguaios. Eles, que já haviam sido campeões em 1930, em seu próprio país, haviam chegado confiantes ao Brasil, prometendo que seriam campeões. Em 8 de julho de 1950, depois de aplicarem 8 a 0 sobre o selecionado da Bolívia, os "orientais" esbanjavam otimismo e garantiam que chegariam às finais - e que a ganhariam, por estarem melhor preparados fisicamente, "arma que o Brasil não possui", como de fato aconteceu.