sábado, setembro 05, 2009

Hoje Freddie Mercury estaria fazendo 63 anos.
O Instituto-Geral de Perícias está presente, através do Departamento de Identificação, na 32ª Expointer, em Esteio. Dentro do Parque de Exposições Assis Brasil está sendo ofertada a confecção e também o agendamento de Carteiras de Identidade (CIs). De acordo com o IGP, desde o dia 29 de agosto, data de início da Feira, até o início da tarde desta sexta-feira (04), foram realizados 65 atendimentos em emissões de carteiras de identidade e dois de atestados de antecedentes.
O IGP também está disponibilizando o agendamento eletrônico de CIs, 1ª e 2ª vias, ação implantada em 15 de dezembro de 2008 em Porto Alegre, como projeto-piloto, e estendido no último dia 12 de agosto para mais 30 municípíos do interior. O serviço oferecido é uma iniciativa inédita entre os serviços eletrônicos oferecidos pelo Estado e figura entre os pioneiros no País.
O estande do IGP dispõe de duas estações de captura completas e quatro funcionários, atendendo ao público durante o horário de funcionamento do evento até o encerramento da Expointer, neste domingo (06).
Começa a circular na segunda-feira, 7, a edição de setembro da Revista Aplauso. Sob o título ‘Caiu na rede é crime?’, a publicação traz como matéria de capa uma discussão sobre o limite da pirataria cultural na internet. O gancho da reportagem de Paulo César Teixeira, mais conhecido como Foguinho, é o polêmico projeto do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que criminaliza – a pretexto de evitar cópias não-autorizadas - a reprodução de textos na internet. O editor da Aplauso, Flávio Ilha, declara que a revista é contra a rigidez do projeto e defende a troca de conteúdo e informações culturais entre amigos na web. A publicação apresenta ainda a matéria ‘10 perguntas para Caetano’, entrevista inédita com Caetano Veloso, onde o músico se diz a favor dos downloads, mas defende uma alternativa de retorno ao artista. Outra atração é a publicação de um conto exclusivo de Mário Benedetti, falecido em maio último. “Uma homenagem da Aplauso a esse grande escritor uruguaio”, informa Ilha. (Coletiva.Net)
Realiza-se neste fim de semana, 5 e 6, a 2ª rodada do Campeonato Porto-alegrense de Futebol Amador (várzea), realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). Na primeira fase, a competição divide-se em etapas classificatória, que corresponde aos campeonatos eliminatórios realizados pelas ligas, e municipal, na qual participam as equipes classificadas nas ligas. Amanhã, jogam os times da categoria veterano e, domingo, 32 equipes pela série A e 22 pela série B, categoria livre.
Futebol amador - 2° rodada
Categoria Veterano - 5/9/2009Chave 1A - Local: Ramiro Souto13h30 - Comerciário x Portelinha15h30 - Assoc. Batista Flores x GuaraniChave 2A - Local: Alim. Pedro13h30 - Lagoense x XVIII de Agosto15h30 - 100% Beco x VascoChave 3A - Local: Ararigbóia13h30 - Ninguém Ké x Lomba15h30 - Pantanal x Muvuca AChave 4A - Local: Parcão13h30 - Agrosantos x Reysol/Canarinho15h30 - Palmeiras/Ajax x MartinicaChave 5A - Local: Parque Gaelzer13h30 - Real Batista x Família15h30 - Pinheiro x Unidos Teresópolis Categoria Livre - Série A - 6/9/2009Chave 1A - Local: Ramiro Souto13h30 - São Pedro x Redenção15h30 - Vitória x Vila VelhaChave 2A - Local: Ceprima13h30 - Tabajara x Vila Real15h30 - Ajax/Stella Maris x RSChave 3A - Local: Parcão13h30 - K.Ô 2002 x Camarões15h30 - Dona Teodora x 12 Horas/PaineiraChave 4A - Local: Ararigbóia13h30 - Manchester x Palmeiras/Ajax15h30 - Furacão Monte Cristo x AgrosantosChave 5A - Local: Nova Gleba13h30 - Keoma x Figueira/Pq Mayas15h30 - América/Tristezense x Unidos/FlamengoChave 6A - Local: Pinheirinho13h30 - Martinica x Porto15h30 - Cruzeirinho x TrezeChave 7A - Local: Parque Gaelzer13h30 - Juventus/Cegeb x Banguzinho15h30 - Barão de Bagé x Ajax/CruzeiroChave 8A - Local: Alim. Pedro13h30 - Rua I x Roma15h30 - América/Liarb x Renovação Categoria Livre - Série B - 6/9/2009Chave 1B - Local: Marinha13h30 - Alameda x Nacional15h30 - Moinhos de Vento x MalvinaChave 2B - Intercap13h30 - Família x Três Figueiras15h30 - São Paulo x IraienseChave 3B - Local: Cegeb13h30 - Penharol/Pq. Gaelzer x Trianon15h30 - Corporação/Petrópolis x Penharol/ SérviaChave 4B - Local: Santa Helena13h30 - Horizonte x União da Baixada15h30 - São Borja x Figueira/J. CoqueirosChave 5B - Local: Minuano15h30 - Juventus/Ferrinho x União da VilaChave 6B - Local: Minuano13h30 - Acopam x Panelinha.
Não são apenas os espetáculos que movimentam o 16º Porto Alegre em Cena. As oficinas que serão realizadas no festival, de 8 a 25 de setembro, trazem diretores de teatro, cantores, figurinistas, cenógrafos, bailarinos e coreógrafos, ensinando suas técnicas durante o evento. Veja a relação dos selecionados a participar das oficinas aqui no link.
Neste ano, entre os oficineiros estará o consagrado ator Antônio Petrin, com um curso de atuação onde os participantes criarão e representarão os textos. Indicado para os mais importantes prêmios nacionais como melhor ator, Petrin até hoje participou de 42 peças, dirigiu 12 espetáculos teatrais, atuou em 12 filmes e 35 programas entre novelas e especiais para a televisão.
Outro destaque será a aula técnica de dança clássica com professor e ensaiador Lars van Cauwenbergh. Depois de relevante carreira como bailarino em grandes companhias, o belga Cauwenbergh passou a lecionar nos principais grupos da Europa. Foi assistente de direção da Cia. de Dança Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e ministrou aulas de técnica clássica no Grupo Corpo e Ballet Jovem de Minas Gerais.
Os italianos Donatella Pau e Antonio Murru, do grupo Is Mascareddas, da Sardenha, vão ministrar uma oficina de teatro de bonecos voltada para adultos profissionais ou amadores que tenham interesse em saber, aprender e desenvolver métodos de animação da tradição europeia. O objetivo é levar os participantes a aprender sobre teatro ao usar sua criatividade e capacidade de expressão por meio dos bonecos.
Veja aqui a relação completa das oficinas
Segunda-feira, 7, a Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) participa do I Evento Social e Musical em Prol do Centro Comunitário Entrada da Cidade. Durante todo o dia, uma equipe fará matrículas para o ProJovem Urbano 2009. Também haverá distribuição de kits de prevenção à gravidez na adolescência.
Promovido pelo Fórum em Defesa do Centro Comunitário Entrada da Cidade, o evento contará com shows de funk, rock, pagode e nativista, além de uma feira de artesanato e espaço para alimentação. A programação ocorre das 9h às 18h, no antigo ginásio do Sesi, ao lado do posto de saúde da Vila Farrapos.
Volta aos estudos - O ProJovem é voltado à população na faixa etária entre 18 e 29 anos. Pode participar quem não concluiu o ensino fundamental, mas sabe ler e escrever. Para se inscrever é necessário apenas carteira de identidade, comprovante de residência em Porto Alegre e histórico escolar. Na falta do histórico, o futuro estudante faz um teste para demonstrar seus conhecimentos em leitura e escrita.
No mês que marca a passagem dos 70 anos de início da Segunda Guerra Mundial, que iniciou com a invasão da Polônia pelos alemães, em 1º de setembro de 1939, a Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro – 3º andar) exibe a mostra de filmes O Cinema Italiano Vê o Nazismo. A partir de terça-feira, 8, serão três títulos clássicos realizados na década de 1970: Pasqualino Sete Belezas, de Lina Wertmüller, O Porteiro da Noite, de Liliana Cavani, e O Jardim dos Finzi-Contini, de Vittorio De Sica.
Para lembrar a data, a exposição Em Defesa de Valores Comuns, organizada pela Embaixada da Polônia no Brasil, será inaugurada no dia 16 de setembro, na Galeria dos Arcos da Usina do Gasômetro.
ProgramaçãoO Porteiro da Noite (Il Portiere di Notte), de Liliana Cavani. Itália, 1974. Com Charlotte Rampling, Dirk Bogarde, Philippe Leroy e Isa Miranda. Duração: 118 minutos. Treze anos depois do final da II Guerra Mundial, mulher sobrevivente de um campo de concentração (Charlotte Rampling) reencontra seu carrasco nazista (Dirk Bogarde), agora trabalhando como porteiro de um hotel em Viena. Ambos tornam-se amantes, entregando-se a uma doentia relação sadomasoquista. Exibição em DVD.
O Jardim dos Finzi-Contini (Il Giardino dei Finzi Contini), de Vittorio De Sica. Itália, 1970. Com Dominique Sanda, Helmuth Berger e Fabio Testi. Duração: 94 minutos. Família de milionários judeus que vive na Itália tem sua vida destruída pelo avanço nazista na Europa. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1972. Exibição em DVD.
Pasqualino Sete Belezas (Pasqualino Settebellezze), de Lina Wertmüller. Itália, 1975. Com Giancarlo Giannini, Fernando Rey e Shirley Stoler. Duração: 115 minutos. Comédia de humor negro sobre homem (Giancarlo Giannini) que tenta sobreviver em campo de concentração. Exibição em DVD.
Semana de 8 a 13 de setembro de 2009Terça-feira (8 de setembro)15h – Pasqualino Sete Belezas17h – O Porteiro da Noite19h – O Jardim dos Finzi-ContiniQuarta-feira (9 de setembro)15h – O Jardim dos Finzi-Contini17h – Pasqualino Sete Belezas19h – O Porteiro da NoiteQuinta-feira (10 de setembro)15h – O Porteiro da Noite17h – O Jardim dos Finzi-Contini19h – Lançamento do curta GroelândiaSexta-feira (11 de setembro)15h – Pasqualino Sete Belezas17h – O Porteiro da Noite19h – Lançamento do curta Berlim-BrasilSábado (12 de setembro)Programação Especial do Conselho Jedi do RS, que terá encontro na Usina do Gasômetro reunindo fãs da saga Guerra nas Estrelas15h – Aquele que Veio Salvar o Mundo (Guerra nas Estrelas Turco)17h – Aquele que Veio Salvar o Mundo II (a segunda parte do Guerra nas Estrelas Turco)19h – Filme SurpresaDomingo (13 de setembro)15h – O Jardim dos Finzi-Contini17h – Pasqualino Sete Belezas19h – O Porteiro da Noite
A venda de ingressos para o 16° Porto Alegre em Cena segue em ritmo acelerado. Já computadas as reservas feitas pela Internet, 20 espetáculos estavam com a lotação esgotada até esta sexta-feira, 4: Ato, Balangandãs, Crépuscule des Océans, Giacomina en Voyage, In Paradisum, Kahlo Viva La Vida, Kiss Bill, La Madre Impalpable, O Sobrado, Pássaro da Noite, Qualquer Coisa de Intermédio, Quartett, Ruas, Senhora dos Afogados, Tempo Fragmento, The Vocal People, Van Gogh, Batata, Tercer Cuerpo e Medida por Medida.
Outras 11 peças esgotaram a cota de 30% reservada à compra pela Internet: A Mulher que Escreveu a Bíblia, Antes do Café, Caio F - Três Monólogos, Dúplice, Le Grand Inquisiteur, La Douleur, Luisa se Estrella Contra Su Casa, Neva, O Dragão, Ouvidos ao Mistério e Rainhas[(s)]. As vendas começaram no dia 30.
Maior festival internacional de teatro do país, o POA em Cena deste ano começa na terça-feira, 8, e apresentará 57 espetáculos até 25 de setembro. São 21 peças internacionais, 22 nacionais e 14 produções do Rio Grande do Sul. Confira nos links os detalhes de cada espetáculo. Veja também a grade da programação e a galeria com 130 fotos das atrações. Entre as atrações estrangeiras, figuram produções de nove países: Uruguai (5), Argentina (3), Canadá (3), Chile (2), França (3), Itália, Israel, Portugal e Colômbia. Veja aqui como comprar os ingressos.
Destaques - Uma das mais aguardadas atrações é a peça Quartett (de Heiner Müller), dirigida por Bob Wilson, com a atriz Isabelle Hupert, vencedora do prêmio de melhor atriz nos festivais de cinema de Berlim (2002), Cannes (1978 e 2001) e Veneza (1988 e 1995). Ganhou o César de melhor atriz do cinema francês em 1996, prêmio do qual é a recordista de indicações: 13 no total. É a atriz com o maior número de filmes que competiram em Cannes (16 filmes) e uma das quatro que conquistou o prêmio de melhor atriz por duas vezes neste festival. Quartett será encenada de 23 a 25, no Teatro do Sesi.
Do Uruguai, vem Los Siete Gatitos, versão em espanhol de Os Sete Gatinhos, uma das obras clássicas do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Também entre as atrações internacionais, o diretor e cineasta Patrice Chéreau traz duas montagens: La Douleur, e Le Grand Inquisiteur. Do Canadá, três espetáculos estarão presentes: Crépuscule des Océans, da companhia Daniel Léveillé Danse; In Paradisum, da Coleman Lemieux & Compagnie’s, e Kiss Bill, da portuguesa radicada no Canadá Paula Vasconcellos. Kiss Bill abre o festival no dia 8 de setembro, no Teatro do Bourbon Country. Também com destaque está o incrível grupo israelense The Voca People, um fenômeno que saiu da Internet. Pela primeira vez no Brasil, o grupo traz uma mistura de grupo vocal, performances e coreografias.
Os espetáculos nacionais virão de sete estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Antônio Petrin, que também ministrará uuma oficina de atuação, encena Só os doentes do coração deveriam ser atores. Entre os espetáculos mais aguardados, Medida por Medida é uma comédia de William Shakespeare traduzida por Barbara Heliodora e dirigida por Gilberto Gawronski. No elenco, Luis Salem, Nildo Parente, Ricardo Blat e Rodolfo Bottino.
O Porto Alegre em Cena é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com patrocínio da Petrobras, Braskem, Caixa, Multiplan e BarraShoppingSul. Apoio cultural da Funarte, Ministério do Turismo e Panvel Farmácias. O sistema de venda de ingressos tem tecnologia da Procempa (leia).
O 16º Porto Alegre em Cena começa na terça-feira, 8, apresentando na abertura o espetáculo canadense Kiss Bill, montagem da coreógrafa portuguesa Paula de Vasconcellos às 21h, no Teatro Bourbon Country (av. Túlio de Rose, 80). Dança e teatro estão juntos nesta paródia ao filme Kill Bill, do cineasta americano Quentin Tarantino, combinando humor e romantismo. Também haverá espetáculo no Projeto de Descentralização.
Às 12h, a organização do evento realiza o almoço de lançamento do festival para a imprensa, no restaurante Tartoni do BarraShoppingSul. Maior festival internacional de teatro do país, o POA em Cena deste ano apresentará 57 espetáculos, de 8 a 25 de setembro. São 21 peças internacionais, 22 nacionais e 14 produções do Rio Grande do Sul. Confira nos links os detalhes de cada espetáculo. Veja também a grade da programação e a galeria com 130 fotos das atrações. Entre as atrações estrangeiras, figuram produções de nove países: Uruguai (6), Argentina (3), Canadá (3), Chile (2), França (3), Itália, Israel, Portugal e Colômbia.
O POA em Cena deste ano estreia com um novo recorde. Cerca de dez mil ingressos foram vendidos no dia de abertura das bilheterias no BarraShoppingSul e na Central de Ingressos PortoWeb, no domingo passado, 30. Em 15 anos de festival, o público total estimado desde 1994 ultrapassa 700 mil pessoas, que assistiram 756 espetáculos provenientes de 31 países e 12 estados brasileiros, apresentados em mais de 40 locais diferentes, entre teatros, shoppings, espaços alternativos e bairros da cidade.
Ingressos - Para adquirir o ingresso pela Internet, por meio da Central de Ingressos PortoWeb, é necessário o preenchimento de um cadastro e o registro de uma senha, procedimento dispensável para quem já tem cadastro das edições anteriores. A efetivação da compra se dará pelo pagamento dos ingressos em até 24 horas após a operação. Para as compras realizadas um dia antes da apresentação, o pagamento e retirada do ingresso na Central de Vendas, no BarraShoppingSul, devem ser feitos até as 18h. Pela Internet, poderão ser adquiridos dois ingressos por peça. Veja mais detalhes aqui.
As compras de ingressos na Central de Vendas, no Centro de Eventos BarraShoppingSul – Entrada B – Nível Guaíba, na av. Diário de Notícias, 300 (veja aqui no link como chegar ao local) – são nos seguintes horários: até 7 de setembro - das 11h às 21h; 8 a 24 de setembro - das 11h às 18h. Os ingressos custam R$ 20, com descontos de 50% para estudantes, professores, classe artística, Clube do Assinante ZH (titular e acompanhante), funcionários da prefeitura, clientes da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, pessoas com mais de 60 anos, e para quem levar 1kg de alimento não-perecível.
O Porto Alegre em Cena é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com patrocínio da Petrobras, Braskem, Caixa, Multiplan e BarraShoppingSul. Apoio cultural da Funarte, Ministério do Turismo e Panvel Farmácias. O sistema de venda de ingressos tem tecnologia da Procempa (leia).
*Os cursos de Ciências Sociais, Engenharia da Computação e Matemática da PUCRS conquistaram o conceito 5 - o mais alto na escala de avaliação - no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2008. A avaliação, que contou com a participação de alunos de todo o Brasil em 23 áreas do conhecimento, integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Ministério da Educação.
*Evolução da diversidade reprodutiva nos anfíbios" será o próximo tema do Ciclo de Debates (R)Evolução de Darwin. A atividade será realizada dia 23 de setembro, quarta-feira, às 18h30min, no anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia (MCT), prédio 40 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Ministrada pelo professor da Faculdade de Biociências da PUCRS Taran Grant, a palestra abordará a evolução da diversidade dos anfíbios, além de sua variedade de formas, tamanhos, cores e sons das espécies. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas on-line no s ite www.pucrs.br/mct/evolucao.
O período da exposição (R)Evolução de Darwin foi estendido até o primeiro semestre de 2010 devido ao grande número de visitas e de pedidos de escolas. Em três andares, os visitantes poderão conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". A Biblioteca Central Irmão José Otão dispõe de um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também está exposto material histórico e diferentes edições do livro "A origem das espécies", para consulta. O MCT fica aberto de terças a domingos, das 9h às 17h.
Informações sobre atividades da PUCRS na temática Darwin podem ser obtidas em www.pucrs.br/mct/evolucao ou pelo telefone (51) 3320-3521.
*A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) promove o curso de extensão "Desenvolvimento Sustentável e Políticas Ambientais". A atividade, realizada na modalidade à distância, tem como objetivo atualizar os participantes sobre as questões relacionadas ao tema e as ferramentas hoje disponíveis no combate ao aquecimento global. O curso ainda estudará quais as principais alternativas hoje existentes, tanto no âmbito de novas tecnologias como na criação de sistemas de controle e certificações ambientais.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.ead.pucrs.br até o dia 27 de setembro. Informações pelo e-mail >ead@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3651.
*Alunos, diplomados, funcionários e professores da Universidade têm até o dia 13 de setembro para se inscreverem na segunda edição das "Olimpíadas da PUCRS 2009". As modalidades disputadas serão futsal (masculino e feminino), futebol de campo (masculino), vôlei de areia 4x4 misto (masculino e feminino), judô (masculino e feminino) e tênis (masculino). Os jogos serão realizados no Parque Esportivo, Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre), aos sábados e domingos, nos dias 26 e 27 de setembro e 17, 18, 24 e 25 de outubro.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.pucrs/eventos/olimpiadas. Cada atleta deverá doar um quilo de alimento não-perecível e um agasalho.
*"Rosário - Orações de Outubro", de autoria do irmão Édison Hüttner, publicado pela Editora Universitária da PUCRS, apresenta narrativas, poesias, orações e mística, criadas pelo autor a partir de 2001, enquanto estudava em Roma, na Itália. Entre as inspirações, ele conta, estão imagens como a de uma criança correndo com pássaros no gramado de Champ de Mars, em Paris, um dia antes do ataque às duas torres gêmeas, em Nova Iorque; a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (2002); a descoberta dos anjos missioneiros (2006), entre outros fatos. Oito anos depois a obra foi lançada com ícones desenhados pelo artista plástico mineiro, Helio Coelho Ferreira.
O Papa Bento 16 recebeu a obra de Hüttner em Roma. A Secretaria de Estado do Vaticano, por meio do assessor Monsenhor Peter B. Wells, enviou ao autor uma carta em que o Sumo Pontífice manifesta reconhecimento e gratidão pelo livro, e diz "Com Seus Votos de que Deus continue a enriquecê-lo de graças e a tornar fecundo o seu trabalho acadêmico... e uma particular Benção Apostólica". A obra "Rosário - Orações de Outubro" se encontra disponível para consulta na Biblioteca Central da Universidade, no prédio 16 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), e pode ser adquirida na Livraria da Edipucrs, no prédio 41. Informações pelo telefone (51) 3320-3523.
*Por meio de uma ressonância magnética, a apendicite pode ser detectada de forma eficiente em crianças e adolescentes. É o que apresenta um estudo realizado pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina Simone Valduga, orientada pelo professor Matteo Baldisserotto, e divulgado no final de 2008 na mais conceituada publicação científica especializada, a Radiology, da Sociedade de Radiologia Norte-Americana.
O trabalho demonstrou que a ressonância magnética detecta o apêndice normal em uma proporção semelhante ao método utilizado atualmente - a tomografia computadorizada, mas não expõe os pacientes a um grau excessivo de radiação ionizante, como o outro exame. Conforme Baldisserotto, a emissão dos raios na tomografia pode causar efeitos cumulativos no organismo ainda em formação. A partir desses resultados, ele acredita que a ressonância magnética será incluída entre os métodos de imagem utilizados para o diagnóstico da apendicite, mais frequente nas crianças e jovens. A pesquisa foi desenvolvida em 2008 no Hospital da Ulbra, no qual Simone atuava com crianças e adolescentes voluntários, com idades entre 8 e 18 anos e sem sintomas de apendicite.
O resultado mostrou a ressonância como tendo o mesmo desempenho que a tomografia e ainda identificando melhor alguma alteração, ou mesmo a doença - caracterizada por deixar os apêndices maiores. A pesquisadora explica que é possível identificar a apendicite por meio de uma ultrassonografia - método que não usa radiação, de baixo custo, seguro e disponível na rede pública em larga escala. Porém, quando a ultrassonografia não consegue identificar o apêndice, a tomografia computadorizada precisa ser realizada, o que acaba gerando a radiação ionizante, entre outras desvantagens. "Novos estudos serão realizados a partir desses resultados, principalmente no caso de exames ultrassonográficos, duvidosos em crianças, evitando utilizar a radiação", acredita Baldisserotto.

Sobre a doença

A apendicite é a inflamação do apêndice, um pequeno órgão linfático parecido com o dedo de uma luva, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso. É causada, habitualmente, por um pequeno bloco de fezes endurecidas que obstrui o órgão. A apendicite aguda é a doença cirúrgica mais prevalente em crianças e adolescentes sendo a causa mais frequente de dor abdominal aguda. É tratada cirurgicamente como emergência. A operação para remover o apêndice é a única maneira de resolver o problema. Se não for retirado, há risco de infeccionar, podendo ser fatal se não houver tratamento.

A VI Edição do Projeto JardinAção, que acontece no próximo dia 13 de setembro, das 10h às 17h, no Jardim Botânico de Porto Alegre, registra o 51º aniversário do Jardim, criado em 10 de setembro de 1958. Diversas atividades estão programadas para esta data, que conta com a participação de grupos organizados com o foco na preservação do meio ambiente.O Projeto JardinAção visa a realização de ações integradas nas áreas da saúde, cultura e meio ambiente, oferecendo ao público visitante do Jardim Botânico de Porto Alegre exposições e mostras interativas, palestras, oficinas, atividades vivenciais, atendimentos na área da saúde, apresentações de teatro e de grupos musicais e contação de histórias.O visitante do Parque, neste dia, poderá colaborar com a campanha de solidariedade com a entrega de um quilo de alimento não perecível, no Centro de Atendimento ao Visitante do Jardim Botânico. Em caso de chuva o evento será cancelado. O Projeto JardinAção é uma promoção conjunta da Fundação Zoobotânica do RS, Banrisul/ Programa Reciclar e a ONG Cataventus.

Maiores informações pelo telefone 0xx.51.3320.2027 ou pelo site http://www.fzb.rs.gov.br/.

O que: Projeto JardinAção

Quando: domingo, dia 13, das 10h às 17h

Onde: Jardim Botânico de Porto Alegre - Rua Dr. Salvador França, 1427Ingresso: 1kg de alimento não perecível

Fonte: Coordenadoria Comunicação Social/Fundação Zoobotânica do RSJorn. Elisabete Monlleo Martins da Silva - Reg. Prof. nº 1427Fone: 3336.3281/9313.5474Foto: Sergio Bavaresco

sexta-feira, setembro 04, 2009

*O curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) é o melhor do sul do país segundo o "Guia Imprensa - As melhores faculdades de jornalismo do Brasil", da Revista Imprensa. No Brasil, alcança a 10ª posição. Na avaliação, foram verificados critérios como a titulação e a experiência profissional do corpo docente, infraestrutura e experiência laboratorial, projeto pedagógico e presença no mercado, por meio de pesquisa com editores de cada uma das regiões, que indicaram quais faculdades se destacam nos processos seletivos profissionais.
O estudo valoriza também projetos que tenham o reconhecimento do mercado e estejam atualizados com as novas exigências do atual panorama profissional, com as atribuições agregadas ao profissional de jornalismo, os novos postos de trabalho, o domínio das várias plataformas e das tecnologias digitais. Os resultados serão publicados na edição de outubro da Revista Imprensa. Participaram 220 instituições em todos os estados brasileiros. Informações também no site portalimprensa.uol.com.br.

quinta-feira, setembro 03, 2009

Hoje Luciano Huck faz 38 anos.
O ciclo de filmes europeus organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Santander Cultural, terá seu próximo encontro sábado, 5. Na ocasião, será exibido o francês Entre os Muros da Escola (Entre les Murs, 2008), seguido por debate com o Adido Cultural da Embaixada da França no Rio Grande do Sul, Ronan Prigent.
A ação é destinada a servidores e alunos da rede, com entrada franca, mediante a distribuição de senhas limitadas ao espaço do Cine Santander (rua Sete de Setembro, 1.028, Centro), com capacidade para 85 pessoas. O programa prevê uma exibição por mês, aos sábados, às 11h, seguido de um debate entre pessoas com trabalhos relacionados à cultura em questão. Na semana passada foi apresentado o primeiro filme da mostra, o italiano Gomorra.
Segundo a coordenadora de Línguas Estrangeiras da Smed, Joice Galli, a atividade tem o objetivo de propor a discussão da língua, cultura e educação por meio da linguagem cinematográfica. Ela destaca que os títulos foram selecionados de acordo com os idiomas ensinados nas escolas da rede municipal. “É sempre relevante proporcionar aos servidores e alunos o acesso a uma outra forma de expressão lingüística e cultural”, ressalta Joice.
O segundo filme do ciclo, Entre os Muros da Escola, realizado pelo cineasta francês Laurent Cantet, se foca nas múltiplas relações entre o ambiente escolar e as pessoas que ali convivem. A película carrega um valor pedagógico genuíno, colocando o espectador como observador invisível e onipresente da rotina “entre os muros” durante um ano letivo.
A ação corresponde à parceria entre Smed e Santander Cultural, que já desenvolvem conjuntamente o curso Mardi–France, destinado a gestores culturais do Santander e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
A Coordenação de Educação Ambiental do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) promove concurso de Fotografia sobre os arroios de Porto Alegre. As inscrições gratuitas podem ser feitas até 15 de setembro pelos fones 3289-2215 e 3289-2216. O concurso está aberto a toda a rede escolar (municipal, estadual e privada).
Os escolhidos receberão menção honrosa e a escola cujos alunos realizarem os trabalhos mais representativos, receberá um kit com livros sobre meio ambiente. Todas as escolas participantes receberão certificados pela participação no concurso.
Os nove melhores trabalhos serão divulgados na mostra fotográfica “Diferentes Olhares sobre os Arroios de Porto Alegre” na 16ª Semana Interamericana da Água, que acontece de 3 a 8 de outubro.
A atividade tem o objetivo de promover nos alunos a valorização do meio ambiente e a importância da preservação dos arroios, através da percepção visual e do contato com estes mananciais hídricos de cidade.
Veja aqui a íntegra do regulamento do concurso
A exposição Reflexões e Discussões dos Bens do Patrimônio Cultural de Porto Alegre segue até 17 de setembro com visitação das 9h às 12h e das 14h às 18h. A entrada é franca. A mostra aborda as propostas da exposição Glamour e Magia de um Porto Antigo, da artista plástica Magaly Amaral da Costa, no Palácio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Praça Marechal Deodoro, 10.
A exposição, aberta em 17 de agosto, é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenação de Manifestações Populares, e o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Magaly expõe um passado de poucos séculos que deixou marcas profundas no que é hoje Porto Alegre: desde o legado dos açorianos aos vestígios da corrente positivista, da forte influência alemã e italiana à presença dos afro-descendentes.
Profissionais de instituições de ensino e pesquisa e acadêmicos de diferentes áreas podem se inscrever na nova edição do seminário Importância das Unidades de Conservação, promovido na Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger. O encontro será realizado quarta-feira, 9, durante todo o dia, sendo finalizado com a realização de trilha ecológica interpretativa, com dinâmicas socioecológicas, à tarde.
O seminário é voltado para práticas educacionais com escolas, universidades e grupos organizados, formando multiplicadores de ações para preservação do meio ambiente e valorização dos indivíduos, além de estimular instituições de ensino e pesquisa a desenvolverem projetos multidisciplinares que abordem a temática do meio ambiente.
As vagas são limitadas. Inscrições pelo telefone 3258-1314.
*Os visitantes do Acampamento Farroupilha interessados em ter uma visão geral do evento contarão com um serviço diferenciado. Organizadas pela Secretaria Municipal de Turismo, serão oferecidas visitas guiadas gratuitas no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), com oito edições durante o evento (fotos).
Neste ano, o Acampamento tem como tema “Os Farroupilhas e suas façanhas”, e os passeios orientados por guia de turismo incluirão visita a cinco piquetes para um contato mais próximo com as tradições e a cultura gaúcha. Um deles será o Laços de Sangue, que levará ao Acampamento Farroupilha o “Galpão de Estância” com uma mostra de relíquias, quinquilharias e objetos que fazem parte do dia-a-dia de famílias do interior do Estado, incluindo demonstrações de sua utilidade e funcionamento. Durante a visitação, o público conhecerá detalhes dos usos e costumes gaúchos em um ambiente interativo com os integrantes do piquete.
As visitas chegarão também aos piquetes Os Beiçudos, Piquete 38, Rodrigo Cambará e Aporriados do 38. Ao final de cada roteiro, os participantes assistirão a apresentações de grupos tradicionalistas, organizadas em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Cada passeio terá duração de uma hora e meia e será feito com um grupo máximo de 20 pessoas. As inscrições para as visitas guiadas poderão ser realizadas a partir de segunda-feira, 7, data da abertura oficial do evento, pelo telefone 0800 51 7686, até 24 horas antes do horário de início da visita guiada. Quem estiver no Acampamento poderá agendar sua participação até 30 minutos antes do roteiro, junto ao Serviço de Atenção ao Turista (SAT), que funcionará das 10h às 18h, no galpão principal do Acampamento, que sedia a administração do evento e o MTG.
Datas e horários das visitas9 de setembro (quarta-feira): 15h12 de setembro (sábado): 10h e 16h13 de setembro (domingo): 10h e 16h16 de setembro (quarta-feira): 15h19 de setembro (sábado): 10h e 16h
*As visitas guiadas são gratuitas.
Um novo canal de comunicação foi criado pela Fundação Zoobotânica do RS. Através de um blog a sociedade passa a ter um novo acesso às novidades realizadas na instituição. Aberto para comentários, sugestões e críticas, este espaço virtual visa o aprimoramento do trabalho realizado e uma ligação permanente com a comunidade. Como acessar: http://zoobotânica.blogspot.com ou pelo site www.fzb.rs.gov.br.
*Discutir a energia solar fotovoltaica no Brasil e apresentar linhas de atuação futuras são alguns dos objetivos do workshop "Estado da arte e necessidades para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no Brasil". A atividade é organizada pelo Núcleo Tecnológico de Energia Solar da Faculdade de Física da PUCRS e será realizada no dia 10 de setembro. O evento, que tem entrada franca, ocorre das 14h às 17h30min no auditório do prédio 10, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre). As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/cbsolar.

*A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) realiza a 1º edição do Programa de Formação de Analistas de Negócios Internacionais. Coordenado pelo professor Sandro Cé, o curso abordará temas como "Carta de Crédito", "Plano de Importação", "Drawback", "Financiamentos a Exportação", "Práticas Cambiais", "Proteção Financeira em Câmbio e Comércio Exterior", entre outros. A atividade ocorre entre 25 de setembro a 5 de dezembro, com encontros as sextas-feiras, das 13h às 17h e das 18h às 22h, e sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações também no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
*A Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) aplicará o exame de proficiência de língua inglesa TOEFL, na modalidade Internet-based test, no dia 11 de setembro. A prova avalia a competência de candidatos a universidades e centros de estudos em países de língua inglesa. Os interessados podem inscrever-se e pagar a taxa com cartão de crédito pelo site www.ets.org.
O teste será aplicado às 10h no Laboratório de Línguas da Fale, 5º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). É necessário levar documento com foto e comprovante de inscrição. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3528.
*O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e o Programa de Pós-Graduação em Zoologia promovem nesta sexta-feira, 4 de setembro, a palestra "Genomic approaches to speciation genetics and biodiversity discovery". O ministrante será o professor e pesquisador William Murphy, do Department of Veterinary Integrative Biosciences College of Veterinary Medicine and Biomedical Sciences Texas A&M University. A atividade ocorre às 12h30min no auditório 142 do prédio 12C, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A palestra te m entrada e franca e não haverá tradução simultânea. Informações pelo telefone (51) 3320-3912.
A exposição Reflexões e Discussões dos Bens do Patrimônio Cultural de Porto Alegre segue até 17 de setembro com visitação das 9h às 12h e das 14h às 18h. A entrada é franca. A mostra aborda as propostas da exposição Glamour e Magia de um Porto Antigo, da artista plástica Magaly Amaral da Costa, no Palácio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Praça Marechal Deodoro, 10.
A exposição, aberta em 17 de agosto, é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenação de Manifestações Populares, e o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Magaly expõe um passado de poucos séculos que deixou marcas profundas no que é hoje Porto Alegre: desde o legado dos açorianos aos vestígios da corrente positivista, da forte influência alemã e italiana à presença dos afro-descendentes.
Os alunos das escolas de ensino fundamental da rede municipal poderão ser inscritos até o dia 15 para os Jogos Escolares 2009, a realizarem-se de 15 de outubro a 17 de dezembro, em diversos locais da Capital. As inscrições devem ser realizadas pelos professores responsáveis pelo telefone 3289-1875 ou pelo e-mail paulod@smed.prefpoa.com.br.
Após o encerramento das inscrições, acontecerão dois congressos técnicos: o dos jogos recreativos, dia 17, e o dos jogos competitivos, dia 24. Participarão das reuniões representantes das escolas que confirmarem presença nos jogos. Os dois encontros serão realizados no auditório da Secretaria Municipal de Esportes (avenida Érico Veríssimo, 843).
Segundo o assessor esportivo da Secretaria Municipal de Educação, Paulo Dias Almeida, os Jogos Escolares contarão com atividades competitivas e recreativas para estimular o maior envolvimento dos alunos, a inclusão e a socialização, além de desenvolver o respeito às regras e aos adversários. “É importante estimular a participação não-competitiva e a presença do maior número de estudantes nos jogos”, pondera.
Participação - A expectativa da (Smed), promotora dos jogos, é de que o número de participantes atinja 3 mil, com idades entre 10 e 15 anos. Assim, seriam contempladas 51 escolas de ensino fundamental em cinco modalidades esportivas nas categorias pré-mirim, mirim e infantil. Até 31 de agosto, 20 escolas haviam realizado inscrições, o que assegura a participação de mais de mil alunos nos Jogos Escolares.
As modalidades de esportes coletivos incluem futsal, vôlei, basquete e handebol, enquanto as individuais são de atletismo, divididas em provas de corridas, saltos e arremessos, para alunos de ambos os sexos. Nos jogos competitivos, os alunos classificados do 1º ao 4º lugar serão premiados com medalhas, de acordo com a colocação. Nos jogos recreativos, todos os alunos serão premiados pela participação. Além da distinção individual, haverá prêmios para as escolas com maior número de alunos participantes.
O Núcleo de Tradição e Folclore da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Memorial do Rio Grande do Sul, promove sexta-feira, 4, o curso de Arquitetura do Período Positivista. O evento, que faz parte da série de Cursos de Atualização em Cultura Gaúcha “Sociedade, Cultura e Arte”, ocorrerá das 18h às 19h e será ministrado por Rinaldo Barbosa.O palestrante Rinaldo Ferreira Barbosa é arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1987, especialista em Arquitetura de Interiores pelo Centro Universitário Ritter dos Reis em 2001 e mestre em Arquitetura pelo PROPAR/Ufrgs em 2005. No campo profissional, tem atuado na área de projetos arquitetônicos, residenciais e comerciais, e de arquitetura de Interiores desde 1987. Na área docente vem atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e História da Arquitetura, Projeto Arquitetônico, Palladio e as villas palladianas, Renascimento, Rearquiteturas, pesquisa e ensino de projeto arquitetônico.
O que: Curso sobre Arquitetura do Período Positivista com Rinaldo BarbosaQuando: 4 de Setembro das 18h às 19hOnde: Memorial do Rio Grande do SulRua Sete de Setembro, 1.020 – Praça da Alfândega – Porto AlegreCertificado para o Curso completo com duração de 8 horas, R$ 10,00Certificado para palestra única, valor R$ 2,00VAGAS LIMITADASInformações: 00xx51-3286-6190 com Arilson dos Santos Gomes00xx51-3224-7210 com Leandro Toral de Oliveiraarilson.memorial@uol.com.br
A organização do 16º Porto Alegre em Cena divulgou hoje, 2, a lista dos selecionados para participar das oficinas que serão realizadas durante o festival, de 8 a 25 de setembro. Veja a relação aqui no link. Quem conduzirá as oficinas são diretores de teatro, cantores, figurinistas, cenógrafos, bailarinos e coreógrafos, ensinando suas técnicas durante o evento.
Neste ano, entre os oficineiros estará o consagrado ator Antônio Petrin, com um curso de atuação onde os participantes criarão e representarão os textos. Indicado para os mais importantes prêmios nacionais como melhor ator, Petrin até hoje participou de 42 peças, dirigiu 12 espetáculos teatrais, atuou em 12 filmes e 35 programas entre novelas e especiais para a televisão.
Outro destaque será a aula técnica de dança clássica com professor e ensaiador Lars van Cauwenbergh. Depois de relevante carreira como bailarino em grandes companhias, o belga Cauwenbergh passou a lecionar nos principais grupos da Europa. Foi assistente de direção da Cia. de Dança Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e ministrou aulas de técnica clássica no Grupo Corpo e Ballet Jovem de Minas Gerais.
Os italianos Donatella Pau e Antonio Murru, do grupo Is Mascareddas, da Sardenha, vão ministrar uma oficina de teatro de bonecos voltada para adultos profissionais ou amadores que tenham interesse em saber, aprender e desenvolver métodos de animação da tradição europeia. O objetivo é levar os participantes a aprender sobre teatro ao usar sua criatividade e capacidade de expressão por meio dos bonecos.
Veja aqui a relação completa das oficinas
O projeto Raros da Sala P. F. Gastal exibe sexta-feira, 4, às 19h30, a produção italiana Assalto ao Trem Blindado (Quel Maledetto Treno Blindato, 1978), de Enzo G. Castellari. O filme, após alguns anos de ostracismo, voltou a receber atenção ao ser refilmado por Quentin Tarantino como Bastardos Inglórios, atual sucesso de bilheteria nos cinemas americanos (com estreia prevista no Brasil para o final de setembro).Assalto ao Trem Blindado será exibido numa cópia em DVD, com legendas em português. A sessão será comentada pelo jornalista Thomaz Albornoz. A entrada é franca.Enzo G. Castellari (1942) é um diretor que tem uma longa carreira dedicada ao cinema de gênero, assinando produções de baixo orçamento que, apesar da escassez de recursos, conquistaram a admiração de parte da crítica, como o drama de guerra Esquadrão das Águias (1969) e o western Keoma (1976).Sinopse:Na França, em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de soldados norte-americanos condenados à morte pelos mais variados tipos de crimes consegue se libertar, e resolve fugir para a Suíça, neutra. A caminho de lá eles são confundidos com uma unidade secreta aliada, e se engajam em uma missão suicida atrás das linhas alemãs, envolvendo roubo e sabotagem de um trem.
Assalto ao Trem Blindado (Quel Maledetto Treno Blindato), de Enzo G. Castellari. Itália, 1978. Com Bo Svenson, Peter Hooten, Fred Williamson, Ian Bannen e Michael Constantin. Colorido. Duração: 99 minutos.
A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) promove a Semana do Peixe nas bancas de pescado do Mercado Público. A iniciativa conta com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e prossegue até sábado, 5. A Semana do Peixe 2009 tem como objetivo incentivar o consumo de pescado em todo o país, com foco na alimentação saudável. Na manhã de sábado, 29, o secretário da Smic, Idenir Cecchim esteve visitando as sete bancas de comércio de peixes do Mercado Público, acompanhado do ministro da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin. A campanha de incentivo ao consumo de pescado nos pontos de venda da cidade tem apoio do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as entidades parceiras estão a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que coordenam as ações de promoção de pescados e festivais gastronômicos organizadas por seus afiliados.Conforme informações do Ministério da Pesca e Aquicultura, serão distribuídos dois milhões de folhetos aos consumidores em todo o país com informações sobre os benefícios à saúde que o consumo de pescado proporciona, além de dicas de como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado e diversas receitas. Serão distribuídos ainda 70 mil cartazes para serem afixados em bares, restaurantes e supermercados participantes da campanha.No ano passado, a Semana do Peixe esteve presente em mais de 70 redes de supermercados do país, envolvendo cerca de 1.500 lojas. No período do evento, a venda de pescados nesses estabelecimentos cresceu em média 60% com relação ao mês anterior, superando todas as expectativas de resultados. Alguns supermercados regionais chegaram a atingir 300% em crescimento de vendas.Dicas - O pescado fresco deve ser úmido, firme e sem manchas estranhas na pele, no caso dos peixes e molusco, ou na carapaça, no caso dos crustáceos. Os olhos devem estar brilhantes e salientes. As brânquias devem estar úmidas, brilhantes e com cor entre o rosa e o vermelho intenso. Os crustáceos devem ter a cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça. Os mariscos só podem ser vendidos vivos e os polvos e lulas devem estar com a carne consistente e elástica.A conservação será outro ponto em destaque para os consumidores. Após o descongelamento, os pescados só podem ser congelados novamente se cozidos e preparados. No congelamento caseiro, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as vísceras. Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça. Nunca se deve congelar espécies diferentes num mesmo recipiente. Ao manusear o pescado, o vendedor deve utilizar luvas descartáveis e a higiene do local de venda deve ser observada como um todo. Os peixes são alimentos extremamente perecíveis e por isso é necessário tomar muito cuidado com seu manuseio.Consumo - A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de pescado para cada pessoa seja de 12 Kg/ano. No Brasil, no entanto, essa medida está por volta de 7 Kg/ano. O plano “Mais Pesca e Aquicultura”, do Ministério da Pesca, traçou como meta chegar a 2011 com um consumo médio de 9 Kg/ano por habitante. Com uma costa marítima em torno de 8,5 mil km, além de vários reservatórios propícios para o cultivo em cativeiro, o Brasil tem um enorme potencial para desenvolver sua produção de pescado, que nos próximos quatro anos deverá aumentar em cerca de 40%.

quarta-feira, setembro 02, 2009

*Dias 9, 10 e 11 de setembro, no Santander Cultural (rua Sete de Setembro, 1028), será realizado o ciclo de palestras "Porto Alegre, Cidade Criativa". O objetivo é construir uma agenda de políticas públicas e privadas que insira a Capital no mapa mundial de cidades criativas. O seminário internacional tem apoio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
Serão realizadas com palestras setoriais em três áreas: audiovisual, artes visuais e design urbano; e palestras transversais, destacando as áreas de economia, comunicação, mídia e tecnologia. O evento terá a participação de três especialistas espanhóis, além de vários peritos brasileiros, sob a curadoria da economista e consultora internacional para economia criativa, Ana Carla Fonseca.
O ciclo é destinado a gestores culturais públicos ou privados, artistas, arquitetos, designers, urbanistas, economistas, comunicadores, produtores, empresários, patrocinadores, legisladores e estudantes.
Durante o encontro, será estabelecido um campo de discussão sobre as vocações econômicas e culturais que formam a singularidade da Capital. A troca de experiências entre práticas internacionais e locais oferecerá a base para o esboço de uma agenda que envolva os diversos setores da sociedade, e fortalecendo Porto Alegre como cidade criativa, integrante de uma rede mundial de cidades em transformação.
Participam os especialistas espanhóis Peter Fernández, cineasta e diretor de relações internacionais da Ciudad de la Luz, e Ramón Parramón, da Universidade Complutense de Madrid. Outro convidado é Luís Bonet, professor titular de economia aplicada e diretor do programa de doutorado em gestão de cultura e patrimônio nos cursos de pós-graduação em gestão cultural da Universidade de Barcelona.
As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no hot site do evento, ainda sem endereço definido. Serão 200 vagas. Informações pelo telefone (51) 3388-1434.Saiba mais sobre as palestras aquiSaiba mais sobre a plataforma Cidades Criativas aqui
*Os interessados em participar da 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental (CMSA) podem fazer as pré-inscrições pelo e-mail: saudeambiental@sms.prefpoa.com.br. Com o lema "Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!", as discussões serão nos dias 28 e 29 de setembro.
A conferência será realizada em três etapas (municipais, estaduais e nacional), tendo como tema "A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis". A etapa nacional será no período de 15 a 28 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
A representante da comissão de organização, Marla Fernanda Kuhn, disse que a expectativa é que 200 pessoas participem do evento para a construção de uma proposta estratégica em saúde ambiental para o Brasil. A realização do evento na capital é da Prefeitura de Porto Alegre, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e do Meio Ambiente, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Saúde e Uampa.
*Está em pleno funcionamento no quarto quadrante do Mercado Público, a Feira da Independência e da Revolução Farroupiha, promovida pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). São 55 bancas que oferecem até sábado, 5, artigos de vestuário, pinturas, cestarias, luminárias e artesanato em geral.
Também no local, 17 bancas comercializam os produtos feitos no projeto Porto Alegre da Mulher, um dos 21 programas estratégicos do modelo de gestão da prefeitura.
JARDIM BOTANICO COMEMORA ANIVERSÁRIO COM MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO JARDINAÇÃO
A VI Edição do Projeto JardinAção, que acontece, no próximo dia 13 de setembro, das 10h às 17h, no Jardim Botânico de Porto Alegre, registra o 51º aniversário do Jardim (10.09.1958). Diversas atividades estão programadas para esta data, que conta com a participação de grupos organizados com o foco na preservação do meio ambiente.O Projeto JardinAção visa a realização de ações integradas nas áreas da saúde, cultura e meio ambiente, oferecendo ao público visitante do Jardim Botânico de Porto Alegre exposições e mostras interativas, palestras, oficinas, atividades vivenciais, atendimentos na área da saúde, apresentações de teatro e de grupos musicais e contação de histórias.O visitante do Parque, neste dia, poderá colaborar com a campanha de solidariedade com a entrega de um quilo de alimento não perecível, no Centro de Atendimento ao Visitante do Jardim Botânico. Em caso de chuva o evento fica cancelado. O Projeto JardinAção é uma promoção conjunta da Fundação Zoobotânica do RS, Banrisul/ Programa Reciclar e a ONG Cataventus. Maiores informações pelo telefone 0xx.51.3320.2027 ou pelo site www.fzb.rs.gov.br. ________________O que: Projeto JardinAçãoQuando: domingo, dia 13, das 10h às 17hOnde: Jardim Botânico de Porto Alegre - Rua Dr. Salvador França, 1427Ingresso: 1kg de alimento não perecível
*O índice Geral de Cursos (IGC) 2008, do Ministério da Educação e Cultura, posiciona a PUCRS como a Universidade com melhor avaliação de qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Além de ter a melhor colocação da região Sul do Brasil, a PUCRS destaca-se no cenário nacional, ocupando a terceira posição entre as 1.785 Instituições de Ensino Superior privadas.
* ‘SBT Rio Grande’, que está no ar há nove anos, assume novo formato. O telejornal passa a se chamar SBT Riogrande Extra e terá quatro exibições diárias de duração. Os novos horários são 7h, 15h30, 19h e 00h30. As edições continuarão sendo apresentadas pelo jornalista Juliano Tonial.
No horário do antigo telejornal, o SBT RS estreou esta semana ‘Repórter Coragem’. O programa baseia-se no jornalismo investigativo com participação popular e tem duas horas de duração. Sua faixa horária vai desde o término do Bom Dia e Cia, às 12h45, até o início do Cinema em Casa, às 14h45, e tem apresentação de Hebert de Souza (ex-Aqui e Agora e Ratinho), que veio de São Paulo para assumir a atração. Hebert declara-se muito feliz com a repercussão dos primeiros dias no ar e desfaz o mito de que gaúcho é bairrista. “Ao contrário do que me diziam, que gaúcho é fechado, fui muito bem acolhido no Estado.”
O projeto de ‘Repórter Coragem’ é de organização nacional. O departamento de jornalismo do SBT São Paulo, através de seu diretor nacional, Paulo Nicolau, e o coordenador de jornalismo de Rede, Márcio Moron, estiveram envolvidos diretamente na criação do programa. (Coletiva.Net)

Fatos Históricos do dia 2 de setembro

Hoje Alexandre Pato completa 20 anos, Salma Hayek 43, Victor Fasano 51 e Arnaldo Antunes 49.









31 AC - Batalha de Actium: ao largo da costa oeste da Grécia, forças de Octaviano derrotam as esquadras de Marco Antônio e Cleópatra
1752 - Foi a última vez que o calendário Juliano foi usado na Inglaterra e suas colónias
1822 - Nesse dia, Maria Leopoldina, reunida com o Conselho de Estado, assinou o decreto da Independência do Brasil
1850 - A cidade de Blumenau é fundada pelo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau
1870 - Napoleão III é capturado na Guerra franco-prussiana
1945 - Assinado ato formal de rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial
1945 - Independencia do Vietnã
1961 - Aprovada a Emenda Constitucional que mudava o regime de governo do Brasil (v. Campanha da Legalidade)
1962 - O futebolista brasileiro Pelé marca seu 500 gol.
1968 - Proferido o discurso do deputado federal Márcio Moreira Alves que desencadearia o endurecimento do Regime Militar com a edição do AI-5
1980 - Jo-Ann (asteróide 2316) é descoberto por Edward Bowell.

[editar] Nascimentos
*As famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família têm até 31 de outubro para garantir a continuidade do recebimento do beneficio. Com a nova data de recadastramento a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), que executa o Bolsa Família no município, deve atender cerca de oito mil famílias que deixaram de atualizar seus dados junto a prefeitura municipal.
Após esse prazo, a família que não tiver seus dados atualizados terá o benefício bloqueado. Isso representa uma segunda chance para quem ainda não tiver alterado as informações no cadastro. Para desbloquear os benefícios, basta que a família procure a prefeitura e solicite a atualização dos dados. A partir de janeiro de 2010, o beneficio que continuar bloqueado por falta de revisão cadastral será cancelado.
Na Capital, 32.976 famílias recebem o auxílio e a não atualização dos dados implica no bloqueio do benefício pelo próprio Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) até que a situação seja regularizada. A atualização dos dados é um importante mecanismo de controle do programa, que transfere mensalmente mais de R$ 994,7 milhões para a população com renda per capita de até R$ 137.
O presidente da Fasc, Kevin Krieger, destaca a importância da atualização cadastral como instrumento para aprimorar o programa e atender as famílias que necessitam do auxílio. “O cadastro envolve o preenchimento de 70 itens por família, e a atualização já é um procedimento rotineiro e uma das responsabilidades do Município em relação à gestão”, enfatizou Krieger.
Para garantir o recebimento do beneficio os benefícios devem comunicar ao gestor do programa toda alteração nos dados das famílias beneficiárias, como mudança de endereço, registro de óbito, acompanhamento das áreas de educação e saúde, entre outros itens. A atualização dos dados pode ser realizada nos Centros Regionais e Módulos de Assistência Social que atendem em horário comercial de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
Carteira unificada – A confecção de uma carteira intersecretarias, Fasc e secretarias municipais da Educação e da Saúde, que deverá ser entregue durante a atualização cadastral do Bolsa Família tem o objetivo de unificar o registro da frequência escolar e do acompanhamento da saúde do beneficiário.
Centros Regionais e Módulos da FascCentro Regional Leste (Cecobi) - São Domingos, 79 - Vila Bom Jesus - Fone: (51) 3334-4238Centro Regional Eixo Baltazar e Nordeste (Cevi) - Desidério Severino,227 - Vila Ingá - Fone: (51) 3344-2364Centro Regional Glória / Cruzeiro / Cristal (Cegeb) - Coronel Neves , 555 - bairro Medianeira - Fone: (51) 3223-5083Centro Regional Ilhas / Humaitá / Navegantes e Centro - Andradas, 680/ 3º andar - bairro Centro Histórico - Fone: (51) 3289.1713Centro Regional Noroeste (Cecoflor) - Irene Capone Santiago, 290 - Vila Floresta - Fone: (51) 3341.4607Centro Regional Norte (Cecove) - Paulo Gomes de Oliveira, 200 - bairro Sarandi - Fone: (51) 3364-1194Centro Regional Partenon e Lomba do Pinheiro (Cesmapa) - Jaime Rollemberg de Lima, s/nº - Vila Mapa - Fone: (51) 3319-1156Centro Regional Restinga Extremo Sul (Cecores) - Nilo Wulff , s/nº - bairro Restinga - Fone: (51) 3250-1115Centro Regional Sul e Centro-Sul (Cecopam) - Arroio Grande, 50 - bairro Cavalhada - Fone: (51) 3242-6225Módulos de Assistência SocialMódulo Cavalhada - Cônego Vieira da Soledade, 60 casa 01 - Cavalhada - F.: 3241-8244Módulo Região Sul - Guarujá, 190 (fundos) - F.: 3248-7241Módulo Hípica - Geraldo Tollens Linck, 235 - F.: 3268-3163 Módulo Cristal -Curupaiti, 27 - Cristal - F.: 3242-4930 Módulo Extremo Sul - rua 7105, n° 23 - Loteamento Chapéu do Sol - F.: 3346-8709Módulo Restinga/5ª Unidade - rua N2, n° 20 - 5ª Unidade, Restinga - F.: 3250-8302Módulo Partenon - Barão do Amazonas, 1959 - Partenon - F.: 3384-2122Módulo Nordeste - Martin Félix Berta, 2357 - F.: 3387-6209Módulo Timbaúva - Irmão faustino João, 89 - F.: 3366-1011 Módulo Santa Rosa - Abelino Nicolau de Almeida, 330 - F.: 3367-6279Módulo Ilhas - rua da Cruz, 5 - Ilha Grande dos Marinheiros - F.: 9955-0279/3203-1583Módulo Farrapos - Maria Trindade, 115, Vila Tecnológica - F.: 3374-4420
*Um passeio pela literatura, revisitando pontos do Centro Histórico da Capital, é o destaque do Viva o Centro a Pé, que se realiza no sábado, 12, orientado pelo professor e escritor Luís Augusto Fischer. Quem quiser participar da Caminhada Literária, pode se inscrever pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. O valor é um litro de leite ou 1 kg de arroz ou de feijão. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. As inscrições por mail devem ser feitas até o dia 11, às 14h.
Com saída às 10h do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho (encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano), o roteiro, de aproximadamente duas horas, inclui o Viaduto Otávio Rocha, Livraria do Globo (rua da Praia), Chalé da Praça XV, Mercado Público, Praça da Alfândega. Em caso de chuva será transferido para o sábado seguinte.
Luis Augusto Fischer - O orientador da Caminhada Literária, Luis Augusto Fischer, é formado em letras, professor de literatura brasileira na Ufrgs. Escreve regularmente para os jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo, e colabora com as revistas Bravo! e Superinteressante. Tem vários livros de contos, crônicas, ensaios e teoria literária publicados. Seus maiores sucessos de vendas são o “Dicionário de Porto-Alegrês” (1999) e o “Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras” (2004). Em 2005 publicou seu primeiro texto de ficção, “Quatro Negros”. Em 2008 publicou outra novela com o nome de "Duas águas", e em 2009 o "Dicionário Colorado".
O Caminho dos AntiquáriosA feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua. As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura e, na caminhada literária, por um escritor.A realização é da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama. Visite o nosso site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro
*A Secretaria Municipal de Turismo (SMTur) aproveitará a movimentação da Expointer 2009 para promover o turismo de Porto Alegre, com foco especial nos expositores e visitantes de outras cidades. O objetivo é estimular participantes e público do evento a aproveitarem a proximidade para usufruir da estrutura turística e opções de lazer da Capital gaúcha.
Amanhã, 2, e quinta-feira, 3, das 13h às 18h, uma equipe da SMTur, identificada por camisetas e bolsas verdes com a inscrição Porto Alegre, circulará pelos pavilhões do Parque Estadual de Exposição, em Esteio, distribuindo folderes com informações sobre atrativos da cidade, como o city tour Linha Turismo, e de dois programas especiais: o Futebol Tur, que permite ao visitante agendar visitas guiadas aos estádios do Grêmio e do Internacional e ainda comprar ingressos para jogos diretamente na recepção dos hotéis da Capital, e o Estação Porto Alegre, que dá descontos de até 20% em pacotes de viagens rodoviárias do interior do Estado para Porto Alegre, combinando vantagens na passagem, hospedagem, restaurantes e em várias opções de lazer. Com programação até domingo, 6, a Expointer é um dos mais importantes eventos da América Latina no segmento agropecuário e de maquinário.
*A prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), está apoiando o Campeonato Sul-Americano de Vôlei 2009, categoria adulto feminino. A competição, classificatória para a Copa dos Campeões, no Japão, será disputada de 30 de setembro a 4 de outubro no Ginásio Municipal Tesourinha.
Participarão oito seleções sul-americanas. Além da anfitriã seleção brasileira – atual campeã olímpica e octa mundial do Grand Prix, disputarão o título e a vaga para a Copa, que acontecerá em novembro, as seleções da Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
O Sul-Americano é uma competição oficial do calendário da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). A escolha da capital gaúcha como sede do evento, segundo o superintendente da CBV, Fábio Azevedo, aconteceu por indicação do patrocinador (Banco do Brasil).
O apoio da SME ficou definido na tarde desta terça-feira, 1º, durante reunião do superintendente da CBV com o secretário João Bosco Vaz. Também participaram do encontro o árbitro de vôlei Carlos Alberto Cimino, e o diretor do Tesourinha, Antônio Fontoura. Bosco comemorou a escolha de Porto Alegre para sediar um evento internacional de grande porte. “O último foi a Liga Mundial de vôlei masculino, em 1999”, lembrou o secretário.
Antes de chegar a Porto Alegre, a equipe dirigida pelo técnico José Roberto Guimarães jogará o 2ª Final Four, que será disputado entre os dias 9 e 13 de setembro, em Lima, no Peru. O Brasil - atual campeão da competição - enfrentará República Dominicana, Estados Unidos e Peru.
Seleção - Depois da conquista do oitavo título do Grand Prix no último dia 23, em Tóquio, a equipe brasileira se reapresentou nesta terça-feira no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). Além das 14 atletas que disputaram o Grand Prix – Dani Lins, Ana Tiemi, Sheilla, Joycinha, Natália, Mari, Regiane, Sassá, Thaísa, Fabiana, Adenízia, Carol Gattaz, Fabi e Camila Brait -, outras seis jogadoras foram chamadas: as ponteiras Paula Pequeno, Fernanda Garay e Thaís, a levantadora Fabíola, a oposto Lia e a meio-de-rede Natália.
*Avaliação e manejo da vítima de trauma, choque elétrico, queimaduras, acidentes com animais peçonhentos e parada cardiorrespiratória estão entre os temas do curso básico de primeiros socorros que o Hospital de Pronto Socorro (HPS) promove no dia 12 para a comunidade. São 50 vagas disponíveis, com inscrições no valor de R$ 45.
O curso será realizado no auditório da instituição, na parte da manhã, das 8h30 às 12h30, e à tarde, das 13h30 às 15h30. A ideia é capacitar o maior número de pessoas, a fim de prestar um atendimento básico adequado a vítimas de trauma e outras situações de urgência, para minimizar as consequências.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-7709 ou no 6º andar do HPS, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h.

terça-feira, setembro 01, 2009

Aniversariantes do dia 1 de Seteembro

Hoje nasceram Rocky Marciano (1923-69) e Glória Estefan (52 anos)


*O ciclo de filmes europeus organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Santander Cultural, terá seu próximo encontro em 5 de setembro. Na ocasião, será exibido o francês Entre os Muros da Escola (Entre les Murs, 2008), seguido por debate com o Adido Cultural da Embaixada da França no Rio Grande do Sul, Ronan Prigent.
A ação é destinada a servidores e alunos da rede, com entrada franca, mediante a distribuição de senhas limitadas ao espaço do Cine Santander (rua Sete de Setembro, 1.028, Centro), com capacidade para 85 pessoas. O programa prevê uma exibição por mês, aos sábados, às 11h, seguido de um debate entre pessoas com trabalhos relacionados à cultura em questão. Na semana passada foi apresentado o primeiro filme da mostra, o italiano Gomorra.
Segundo a coordenadora de Línguas Estrangeiras da Smed, Joice Galli, a atividade tem o objetivo de propor a discussão da língua, cultura e educação por meio da linguagem cinematográfica. Ela destaca que os títulos foram selecionados de acordo com os idiomas ensinados nas escolas da rede municipal. “É sempre relevante proporcionar aos servidores e alunos o acesso a uma outra forma de expressão lingüística e cultural”, ressalta Joice.
O segundo filme do ciclo, Entre os Muros da Escola, realizado pelo cineasta francês Laurent Cantet, se foca nas múltiplas relações entre o ambiente escolar e as pessoas que ali convivem. A película carrega um valor pedagógico genuíno, colocando o espectador como observador invisível e onipresente da rotina “entre os muros” durante um ano letivo.
A ação corresponde à parceria entre Smed e Santander Cultural, que já desenvolvem conjuntamente o curso Mardi–France, destinado a gestores culturais do Santander e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
*A Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) divulgou uma pesquisa sobre o perfil da população de Porto Alegre entre 15 e 29 anos. Com o objetivo de elaborar políticas públicas para essa faixa, foram ouvidos 2.100 jovens, sendo 1.063 do sexo feminino e 1.037 do sexo masculino. “O país não estava preparado para o boom de nascimentos que aconteceu na década de 80, nem mesmo a Constituição Federal reconhece seus direitos”, diz o secretário Alexandre Rambo. Confira aqui a pesquisa.
Com base nos números da pesquisa, a SMJ atua em várias frentes para garantir a qualidade de vida dos jovens, como o ProJovem Urbano 2009, cursos de qualificação profissional, campanhas de prevenção de drogas e gravidez na adolescência.
Perfil - Dos 2.100 entrevistados, 39,3% dos jovens concluíram o ensino médio. Mais da metade revelou estudar à noite (53,7%), outros 31,8% no turno da manhã e 13,4% à tarde. Dois terços não realizou nenhum curso além do tradicional. Com relação ao mercado de trabalho, 45,9% dos jovens desenvolvem algum tipo de trabalho remunerado. A participação é maior entre os homens do que entre as mulheres: dentre a população masculina, 49,8% estão no mercado de trabalho enquanto atinge 42,1% as mulheres em igual situação; 43,1% integram o mercado de trabalho formal e outros 26% desenvolvem alguma atividade sem carteira assinada.
Os dados revelam que o grau de satisfação do jovem porto-alegrense é bastante elevado, já que a quase totalidade dos entrevistados, ou 93,5% deles, declarou-se feliz e satisfeito consigo mesmo ou muito feliz e muito satisfeito consigo mesmo. Constatou-se, no entanto, que as incidências de roubos e furtos são muito altas, tendo atingido mais de 70% dos entrevistados. DSTs e drogas - A avaliação que o jovem faz de si mesmo em relação à prevenção da gravidez e doenças sexualmente transmissíveis é positiva, atingindo a nota média de 9,2. Boa parte deles fez auto-avaliações negativas sobre sua relação com o consumo de cigarros, bebidas alcoólicas e outras drogas. Em muitos casos, foi observado que os entrevistados consideram negativo o consumo dessas drogas e não a sua relação com elas.
Dados sócio-demográficos- É do sexo feminino (50,6%); - Têm entre 19 e 24 anos (42,2%); - De tez branca (60,5%); - Estudou até a 3ª série do Ensino Médio (39,3%); - Em escola pública (70%), no turno noturno (53,7%) e não fez curso profissionalizante (61,8%); - Pertence à classe C (45%);- 54,1% não exerce atividade remunerada;- Entre os que exercem, 59% começaram trabalhar entre 15 e 19 anos;- 43,1% possuem carteira assinada.
*A partir de hoje, 31, até o próximo dia 23 de setembro, a Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) mantém uma equipe de plantão na Esquina Democrática para matricular jovens entre 18 e 29 anos no ProJovem Urbano 2009. Para inscrição no programa é necessário carteira de identidade, comprovante de residência em Porto Alegre e histórico escolar. Na falta do histórico, é feito um teste na hora para demonstrar conhecimento em leitura e escrita.
Até o dia 23, as matrículas podem ser feitas também nos altos do Mercado Público e na SMJ (rua dos Andradas, 680 – 5º andar). Outra equipe da secretaria percorre, de segunda a sexta-feira, os bairros da Capital em busca de novos alunos e realiza ações nos finais de semana, organizadas por líderes comunitários. As aulas iniciam no dia 1º de outubro.
*O Campeonato Municipal de Futebol Amador reúne 32 equipes na série A e 22 na série B. Organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), os jogos começaram domingo, 30. Considerada a maior competição do futebol de várzea do sul do país, divide-se em duas etapas: classificatória, que corresponde aos campeonatos eliminatórios realizados pelas ligas, e a etapa municipal, na qual participam as equipes classificadas nas ligas.
Resultados da 1° rodada
Série AChave 1AVila Velha 1 x 6 RedençãoVitória 0 x 0 São PedroChave 2ARS 1 x 1 Vila RealAjax/Stella Maris 1 x 1 TabajaraChave 3A12 Horas/Paineira 5 x 0 CamarõesDona Teodora 3 x 6 K.Ô 2002Chave 4AAgrosantos 5 x 0 Palmeiras/AjaxFuracão Monte Cristo 1 x 1 ManchesterChave 5AUnidos/Flamengo 0 x 3 Figueira/Pq MayasAmérica/Tristezense 0 x 3 KeomaChave 6ATreze 2 x 2 PortoCruzeirinho A 2 x 0 MartinicaChave 7AAjax/Cruzeiro 6 x 0 BanguzinhoBarão de Bagé 6 x 1 Juventus/CegebChave 8ARenovação 0 x 0 RomaAmérica/Liarb 3 x 3 Rua I Série BChave 1BMalvina 2 x 5 NacionalMoinhos de Vento 1 x 1 AlamedaChave 2BIraiense 2 x 0 Três FigueirasSão Paulo 3 x 2 FamíliaChave 3BPenharol/Sérvia 1 x 3 TrianonCorporação/Petrópolis 1 x 2 Penharol/Pq. GaelzerChave 4BFigueira/J. Coqueiros 3 x 1 União da BaixadaSão Borja 4 x 2 HorizonteChave 5BUnidos da Vila Tio Zeca A 1 x 3 Juventus/FerrinhoChave 6BUnidos da Funil A 1 x 0 Acopam.
*O posto municipalizado do Sine Porto Alegre, gerenciado pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), está selecionando candidatos para 250 vagas de trabalho em navios de cruzeiros marítimos. A Open Seas, agência credenciada por uma empresa de navios italiana, Costa Cruiciere, oferece uma chance de embarcar nessa oportunidade. São 250 vagas nos diversos setores operacionais de navios, tais como: limpeza (lavador de louças), ajudante de refeitório, camareiros, cozinheiros, incluindo chefes e ajudantes de cozinha, fotógrafos, recepcionistas de hotel, garçons para o bar e restaurantes e serviços gerais de limpeza nas áreas publicas dos navios. Para a posição de recepcionista de hotel, é pré-requisito a experiência de trabalhado em hotéis de redes internacionais ou de grande porte.Pré RequisitosTer no mínimo seis meses de experiência na posição aplicadaIdade até 35 anos para as posições de bar, restaurantes, camareiros, fotógrafos e recepcionistasPara as funções de lavador de louças, cozinheiros e ajudantes de cozinha a idade máxima é de 40 anos e inglês básico ou intermediárioLavador de loucas não é exigido experiência na função, mas a vaga é preferencialmente para homensPara as demais atividades de trabalho citadas, o inglês deve ser fluenteA primeira triagem será feita no dia 31 de agosto, no Sine de Porto Alegre, avenida Mauá, 1013. Os candidatos deverão levar seu currículo vitae em inglês, caneta preta ou azul, foto 3X4, passaporte caso tenham
Dias e horários: 31/08/09 das 13h30 às 17h 01/09/09 das 10h30 às 12h
*A Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) realiza nesta quarta-feira, 2 de setembro, a aula magna "Relações Culturais e Literárias entre França e Brasil". A ministrante será a professora da Université de La Sorbonne Nouvelle - Paris III Jacqueline Penjon.
O evento é gratuito e ocorre às 19h30min no auditório do prédio 9, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3528.
*Integrantes do Red River College (RRC), do Canadá, visitaram a Universidade nesta segunda-feira, 31 de agosto. O objetivo da visita é conhecer e estabelecer parcerias e projetos com relação a algumas áreas de interesse.
A atividade iniciou às 11h, com o acolhimento da Assessoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais aos estrangeiros. Após, os integrantes da comitiva foram recebidos pelo Reitor Joaquim Clotet, no Salão Nobre da Reitoria. No decorrer do dia, estão previstas passagens pelo Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e laboratórios de engenharia, informática e administração.
*O Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) promove a "16ª Jornada de Otorrinolaringologia". O tema central "Otorrinopediatria" será debatido nesta edição, que abordará algumas doenças dessa especialidade, como otite e obstrução nasal infantil. A atividade ocorrerá nos dias 9 e 10 setembro, entre 18h15min e 21h, no Anfiteatro Irmão José Otão do HSL, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre).
Os interessados se inscrever no Ambulatório de Otorrinolaringologia, sala 217 do Hospital São Lucas da PUCRS, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os mantimentos serão encaminhados para a comunidade da Vila Fátima. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3000 ramal 2538.
*No próximo encontro do projeto "Relendo a Literatura", as integrantes do grupo "Cancioneiros Literários" Ana Paula Charão e Anelise Meyer Greemlan farão a análise da obra "Os Lusíadas", de Luís de Camões. Será no dia 2 de setembro, com promoção do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin), da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). O encontro ocorre das 17h30min às 19h, na Arena do Celin, sala 223 do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
O projeto busca analisar obras da literatura em língua portuguesa, geralmente exigidas como leituras obrigatórias nos concursos vestibulares. É destinado aos professores de literatura, estudantes e interessados em geral.
A entrada é franca e as vagas são limitadas. Inscrições e informações adicionais pelo e-mail relendoaliteratura@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3500, ramal 4615.
*O projeto "Joana D´Arc - Em Luta pela Dignidade" receberá nesta quarta-feira, 2 de setembro, o Prêmio Top Cidadania pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), um dos mais importantes reconhecimentos gaúchos na área. A entrega será na sede Alto Petrópolis do Clube Grêmio Náutico União, na Capital, às 19h30min. Desenvolvido pela Coordenadoria do Desenvolvimento Social da PUCRS, com o patrocínio da Petrobras, o trabalho é realizado na Vila Joana d´Arc, na Capital, e busca melhorar a qualidade de vida da comunidade por meio do trabalho. Há três anos foi criada no local uma cooperativa onde 37 moradoras aprenderam a confeccionar pães, doces e salgados, e criaram uma padaria e confeitaria comunitária. Outra ideia foi desenvolver questões sobre autogestão, constituição de grupo, cidadania e organiza ção. O Reitor, Joaquim Clotet, entende que o projeto reflete o compromisso da Universidade com a formação humana e profissional visando ao desenvolvimento de uma sociedade justa e fraterna.
Atuam na vila psicólogos, um filósofo e um estudante de Direito. Em outubro será inaugurado um Centro Comunitário de Produção, que possibilitará a ampliação da infraestrutura, o aumento do número de cooperadas e a promoção de atividades profissionalizantes e lúdico-educativas aos moradores. Também são desenvolvidas atividades com os filhos das beneficiadas, já que, conforme explica a coordenadora do projeto, Aline Accorssi, "atividades com os filhos estimulam as mães a participarem e permanecerem no projeto". Aline destaca ainda que o curso de qualificação profissional possibilitou a inserção no mercado de trabalho de algumas moradoras, que confeccionam doces e salgados em suas residências para vender, além da autonomia e aumento da auto-estima.
O Prêmio Top Cidadania, criado em 2001, reconhece as ações sociais realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha, contribuindo, assim, com a consolidação da cultura de investimento social nas empresas do Estado. Premia instituições sem fins lucrativos e empresas públicas ou privadas que desenvolvem projetos de investimento social privado que beneficiam comunidades externas à empresa. Desde 2001, já premiou 81 cases.
*Dando continuidade ao Projeto A Hora do Bicho, a Fundação Zoobotânica do RS divulga o hipopótamo como o animal do mês de setembro. O Projeto, que iniciou em 2004, apoia à coleta seletiva do lixo realizada no Parque Zoológico e tem como temática as espécies da fauna que compõem o acervo do Zôo. Utilizando material informativo e educativo o Projeto tem como objetivo conscientizar o visitante do Zoo sobre a importância da conservação da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente. Em sua 5ª edição está sendo divulgada a série “Os filhotes”, através das seguintes espécies: Cujubi (janeiro), Javali (fevereiro), Cisne-branco (março), Tucanuçu (abril), Macaco-aranha (maio), Ratão-do-banhado (junho), Chimpanzé (julho), Lhama (agosto), Hipopótamo (setembro), Lobo-guará (outubro), Flamingo (novembro), Sagüi-pincel-preto (dezembro).Nas edições anteriores foi dado destaque às espécies da fauna nativa do RS, fauna brasileira e africana e aves brasileiras, todas ameaçadas de extinção. Hipopótamo Seu nome vem do grego antigo e significa “cavalo dos rios” O acasalamento, nascimento e amamentação ocorrem dentro d’água, onde pode ficar até 6 minutos submerso.Tem um importante papel na ecologia dos rios africanos pois, quando defeca dentro d’água, espalha as fezes com a cauda, que contêm partes vegetais não digeridas que servem de alimento para alguns peixes. Depois de muitos nascimentos no Parque Zoológico do Estado, em setembro de 2007 ocorreu um em especial. Farroupilha, mãe experiente também nascida no Zôo, deu à luz a um casal de gêmeos, batizados de Policarpo e Poliana. O pai, Karenim, pertence ao Zôo de São Paulo. Os filhotes foram amamentados por um período de 4 a 6 meses e podem ser vistos passeando com a mãe pelo recinto. Na natureza é um animal muito caçado por invadir plantações e pelo marfim branco de seus caninos, que não amarelecem.Consta da Lista CITES/2001, como espécie que poderá chegar à situação de risco, caso persista a pressão ocasionada pelo homem. Espécie: Hippopotamus amphibius Família: HippopotamidaeOrdem: ArtiodactylaGestação: 210 a 255 diasAlimentação: HerbívoraHabitat: Rios e lagos Distribuição: África Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/FZB-RSJorn.Elisabete Monlleo Martins da Silva - Reg. Prof. nº 1427Fone: 3336.3281

domingo, agosto 30, 2009

*A venda de ingressos para o 16° Porto Alegre em Cena começa neste domingo, 30, a partir das 8h no BarraShoppingSul (av. Diário de Notícias, 300) e às 15h pela Internet. Maior festival de artes cênicas do país, o POA em Cena deste ano apresentará mais de 50 espetáculos, de 8 a 25 de setembro. São 20 peças internacionais, 22 nacionais e 12 produções do Rio Grande do Sul. Confira nos links os detalhes de cada espetáculo. Veja também a grade da programação e a galeria com 130 fotos das atrações. Entre as atrações estrangeiras, figuram produções de nove países: Uruguai (5), Argentina (3), Canadá (3), Chile (2), França (3), Itália, Israel, Portugal e Colômbia.
Para adquirir o ingresso pela Internet, por meio da Central de Ingressos PortoWeb será necessário o preenchimento de um cadastro e o registro de uma senha, procedimento dispensável para quem já tem cadastro das edições anteriores. A efetivação da compra se dará pelo pagamento dos ingressos em até 24 horas após a operação. Para as compras realizadas um dia antes da apresentação, o pagamento e retirada do ingresso na Central de Vendas, no BarraShoppingSul. devem ser feitos até as 18h. Pela Internet, poderão ser adquiridos dois ingressos por peça. Veja mais detalhes aqui.
As compras de ingressos na Central de Vendas, no Centro de Eventos BarraShoppingSul – Entrada B – Nível Guaíba, na av. Diário de Notícias, 300 (veja aqui no link como chegar ao local) – serão nos seguintes horários: 30 de agosto - das 8h às 20h; 31 de agosto a 7 de setembro - das 11h às 21h; 8 a 24 de setembro - das 11h às 18h. Os ingressos custam R$ 20, com descontos de 50% para estudantes, professores, classe artística, Clube do Assinante ZH (titular e acompanhante), funcionários da prefeitura, clientes da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, pessoas com mais de 60 anos, e para quem levar 1kg de alimento não-perecível.
Destaques - Uma das mais aguardadas atrações é a peça Quartett (de Heiner Müller), dirigida por Bob Wilson, com a atriz Isabelle Hupert, vencedora do prêmio de melhor atriz nos festivais de cinema de Berlim (2002), Cannes (1978 e 2001) e Veneza (1988 e 1995). Ganhou o César de melhor atriz do cinema francês em 1996, prêmio do qual é a recordista de indicações: 13 no total. É a atriz com o maior número de filmes que competiram em Cannes (16 filmes) e uma das quatro que conquistou o prêmio de melhor atriz por duas vezes neste festival. Quartett será encenada de 23 a 25, no Teatro do Sesi.
Do Uruguai, vem Los Siete Gatitos, versão em espanhol de Os Sete Gatinhos, uma das obras clássicas do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Também entre as atrações internacionais, o diretor e cineasta Patrice Chéreau traz duas montagens: La Douleur, e Le Grand Inquisiteur. Do Canadá, três espetáculos estarão presentes: Crépuscule des Océans, da companhia Daniel Léveillé Danse; In Paradisum, da Coleman Lemieux & Compagnie’s, e Kiss Bill, da portuguesa radicada no Canadá Paula Vasconcellos. Kiss Bill abre o festival no dia 8 de setembro, no Teatro do Bourbon Country. Também com destaque está o incrível grupo israelense The Voca People, um fenômeno que saiu da Internet. Pela primeira vez no Brasil, o grupo traz uma mistura de grupo vocal, performances e coreografias.
Os espetáculos nacionais virão de sete estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Luana Piovani, com Pássaro da Noite, e Antônio Petrin, com Só os doentes do coração deveriam ser atores, estão entre os espetáculos mais aguardados, assim como Medida por Medida, peça de William Shakespeare traduzida por Barbara Heliodora e dirigida por Gilberto Gawronski. No elenco, Luis Salem, Nildo Parente, Ricardo Blat e Rodolfo Bottino.
Descentralização - O teatro do RS vem bem representado com espetáculos que concorrem ao Prêmio Braskem em Cena. E, mais uma vez, estará presente o Projeto de Descentralização, que se consolida como uma iniciativa que deu certo. Todos os anos bons espetáculos visitam as regiões da descentralização, levando arte e cultura para essas comunidades.
As atividades formativas também enriquecem e dão mais vida ao festival. São oficinas e mesas redondas abertas ao público com renomados atores, diretores, professores, figurinistas, cenógrafos e iluminadores. Essa troca de experiências e aprendizado promove a interação entre público, cena local e convidados.
O Porto Alegre em Cena é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com patrocínio da Petrobras, Braskem, Caixa, Multiplan e BarraShoppingSul. Apoio cultural da Funarte, Ministério do Turismo e Panvel Farmácias. O sistema de venda de ingressos tem tecnologia da Procempa (leia).