sexta-feira, outubro 09, 2009

Semana da Criança no Museu de Ciências e Tecnologia
O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) realiza até este domingo, 11 de outubro, o "Minuto da Ciência", na programação da Semana da Criança, em comemoração ao dia dos pequenos. Serão realizadas atividades experimentais nas áreas de biologia, física e química com a ideia de interagir melhor com o público. No sábado e domingo, dias 10 e 11, será apresentado um novo roteiro para explorar de forma lúdica a exposição "Desvendando os mistérios de Darwin" e sorteios de presentes para os pequenos visitantes. Informações no site www.pucrs.br/mct ou pelos telefones (51) 3320-3521 ou (51) 3320-3680.
...
Os Desafios da Microscopia para o Avanço da Pesquisa Científica e Tecnológica em debate

No dia 14 de outubro o Centro de Microscopia e Microanálises (Cemm) do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS (Idéia) promove mais uma edição do ciclo de palestras "Os Desafios da Microscopia para o Avanço da Pesquisa Científica e Tecnológica". Na ocasião, o professor da Faculdade de Física da Universidade Roberto Hübler abordará o tema "Aplicações tecnológicas da microscopia eletrônica em nano escala" e a professora da Ufrgs Ruth Hinrichs falará sobre "Microanálise no microscópio eletrônico de transmissão: mapas elementares na escala nano utilizando filtragem em energia". O Ciclo ocorre das 17h às 19h no auditório do 9º andar do prédio 50, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas. Informações pelo site www.pucrs.br/cemm, e-mail cemm@pucrs.br ou telefone (51) 3353-4490.
...
Sobremesa Musical realiza homenagem para as crianças

A Camerata da Orquestra Filarmônica da PUCRS realiza uma apresentação especial para as crianças na próxima quarta-feira, 14 de outubro, dentro do projeto Sobremesa Musical. Será às 13h, no saguão do prédio 9 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Entre as canções previstas, com arranjos são de Davi Coelho, estão as trilhas sonoras de obras infantis como "Rei Leão", "Aladim", "A Bela e a Fera", "Sítio do Picapau Amarelo" e "Harry Potter". Informações pelo telefone (51) 3320-3582. A entrada é franca.
...
Curso de literatura e língua espanhola trata de escritores
O Instituto de Cultura Hispânica da PUCRS (ICH) recebe inscrições para o curso "Literatura de Língua Espanhola ¿ Escritores". A atividade ocorre nas quartas-feiras, das 17h30min às 19h30min, entre 21 de outubro e 2 de dezembro, na sala 305 do prédio 8 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). No dia 21 "La poesía intimista de Antonio Machado" será trabalhada, com a participação de Aureliano Calvo Hernández. Em 4 de novembro a pauta é "Literatura e historia em La saga/fuga de J.B", de Gonzalo Torrente Ballester, com a professora Regina Kohlrausch; Dia 18 de no vembro "La desintegración familiar en Las cartas boca abajo", de Antonio Buero Vallejo, será avaliada pelo professor Juan Mouriño Mosquera e no dia 2 de dezembro "El poder de fascinación en La sombra del Viento", de Carlos Ruiz Zafón, será abordado por Maria Isabel de La Puerta Chitão. Informações pelo telefone (51) 3320-3559 ou no site www.pucrs.br/ich.
...
Monografias de RP são finalistas em prêmio nacional
Três monografias realizadas no curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) são finalistas do Prêmio ABRP 2009, da Associação Brasileira de Relações Públicas. O trabalho "Aproximação, estímulo, cognição e mente: ingredientes da sinérgica interação das ações de relações públicas e neuromarketing", de Ana Paula Carneiro Costa, orientado pela professora Susana Gib Azevedo, concorre na categoria "Valorização da profissão".
"A ouvidoria virtual como (nova) modalidade comunicacional nos sites/portais das universidades da região metropolitana de Porto Alegre/RS", de Diego Wander Santos da Silva, orientado pela professora Cleusa Scroferneker, e "A atividade de relações públicas e a relevância da comunicação nos processos de crises organizacionais com o público interno", de Carolina Pereira Vidal, orientado por Souvenir Maria Graczyk Dornelles, concorrem na categoria "Empresarial".
Em sua 27ª edição a mais tradicional premiação em relações públicas teve a participação de mais de 100 trabalhos, representando instituições de ensino superior de todo o país. A entrega será no dia 28 de outubro, às 19h30min, no auditório da UniSant´anna, no bairro Santana, em São Paulo.
Hoje, em 1967, Che Guevara era morto na Bolívia.
Até o dia 04 de novembro, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de contratação de 600 salva-vidas civis temporários, de acordo com a Lei nº 12.852, de 04 de Dezembro de 2007. Os candidatos selecionados serão contratados nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, podendo o respectivo período ser prorrogado ou reduzido, conforme as necessidades da atividade.
Mais informações pelo site da BM ( www.brigadamilitar.rs.gov.br ) ou no Departamento Administrativo (Rua Andradas, 498, Porto Alegre, fone (51) 3288-2812) e nos Comandos Regionais de Policiamento e de Bombeiros.
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar e entregar o comprovante original de pagamento no valor de R$ 29,06 (Banrisul 041- Agencia 0051, Conta nº 03.058424.03, em nome de FESP BM DF ARREC CENTRAL) e preencher os requisitos para a inscrição, conforme o edital.
As 600 vagas obedecem a seguinte distribuição: - Águas do Mar - Litoral Norte - 445 - Águas do Mar - Litoral Sul - 90 - Águas Internas - Região Metropolitana - 10 - Águas Internas - Capital - 15 - Águas Internas - Região Sul - 20 - Águas Internas - Região Central - 5 - Águas Internas - Vale do Rio Pardo - 5 - Águas Internas - Vale do Rio do Sinos - 5 - Águas Internas - Fronteira Oeste - 5
De hoje, 8, até sábado, 10, acontece no Largo Glênio Peres a 2ª Exposição de Orquídeas de Porto Alegre com o apoio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e Emater-RS. No local, 1,5 mil orquídeas e bromélias de diferentes cores, tamanhos e espécies colorem o Largo Glênio Peres.
Na edição do ano passado, foram comercializadas 1,2 mil bromélias e orquídeas. Para este ano a expectativa é de aumento nas vendas. “O evento divulga o trabalho dos cultivadores de orquídeas e complementa a renda” afirma o secretário da Smic Idenir Cecchim. No sábado, às 10h no Mercado Público, os cultivadores de orquídeas oferecem gratuitamente o curso básico para os interessados. A exposição acontece das 8h às 18h.
A Feira de Economia Solidária, organizada pela Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Smic) no 4° quadrante do Mercado Público, vai até sábado, 10. Com funcionamento das 9h às 19h, a feira tem a participação e apoio dos Núcleos Gestores de Governança das Regiões da Capital.

Em 2008, a feira passou de duas para seis edições. Os artesãos têm investido em matéria-prima de melhor qualidade, agregando valor aos produtos comercializados, conquistando mais clientes e aumentando os lucros. Os programas Porto da Inclusão e Cresce Porto Alegre e os projetos Porto Alegre da Mulher e Entrada da Cidade têm várias ações com fomento ao artesanato e à qualificação profissional.
Os interessados em participar das Feiras de Economia Solidária Porto Alegre poderão entrar em contato pelo fone 3289-4712 ou na Supervisão de Economia Solidária da Smic, na Osvaldo Aranha, 308, sala 16, Bairro Bom Fim.
A abertura da 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, patrocinada pela Petrobras, acontece nesta quinta-feira, 8, às 20h, no Cine Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028 – Centro), em Porto Alegre. Na ocasião, será apresentada a obra ‘O Cavaleiro Negro’, de Ulf Hultberg e Åsa Faringer. A mostra, que segue até o dia 16 de outubro, terá exibição de filmes que abordam questões referentes aos direitos humanos em países sul-americanos. Serão 39 filmes produzidos em 10 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Todas as sessões são gratuitas e mesmo os filmes brasileiros contarão com legendas para acompanhamento de portadores de deficiência auditiva. Além de Porto Alegre, outras 15 cidades brasileiras recebem a mostra de cinema, que é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira. Para mais informações e a programação completa da 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul em Porto Alegre, acesse o site www.cinedireitoshumanos.org.br. Coletiva
Reportagem publicada pelo site Comunique-se informa que o Grupo RBS em Santa Catarina foi processado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do estado que alegou prática de trabalho escravo em concurso promovido pelo grupo de comunicação. O concurso consistiu em selecionar um casal de jovens para trabalhar sem remuneração na cobertura da Oktoberfest, em Blumenau. Pelo regulamento, o candidato deveria “ter disponibilidade para permanecer durante, aproximadamente, 60 (sessenta) dias, na Cidade de Blumenau, SC, arcando com a totalidade das despesas necessárias para sua permanência (hospedagem, transporte, lazer, alimentação, etc.), com exceção das despesas de almoço e jantar, a serem realizados em restaurante indicado pelo Grupo RBS, que irá suportar tais despesas”.
O TRT deu provimento à ação sindical e determinou a remuneração ao casal vencedor, como registra a notícia do Comunique-se, assinada por Francine de Souza e Fernanda Reche. Procurado, o Grupo RBS não se manifestou porque o processo ainda está em análise pelo Departamento Jurídico da empresa. (Coletiva)
Mais conteúdo: Clique aqui para ler a íntegra da notícia.
Roteirista da Marvel e da DC Comics, Ivan Brandon ministra palestra sobre o mercado de quadrinhos nos Estados Unidos e as possibilidades de inserção neste mercado na próxima quarta-feira, 14, às 18h, no Auditório D do campus Porto Alegre do Centro Universitário (Rua Orfanotrófio, 555 – Alto Teresópolis). A entrada é franca. Brandon falará sobre o posicionamento das grandes editoras americanas a partir das frentes de trabalho abertas pela internet e apresentará exemplos de ilustradores, residentes no Brasil, que já participam ativamente do mercado norte-americano. A palestra será ministrada em inglês e terá tradução imediata, com a duração de duas horas. Após o painel será aberto o debate para perguntas e breve apresentação de portfólios dos alunos interessados.
Mais conteúdo: Leia mais sobre o palestrante.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, manter a condenação imposta ao Diário Popular, de Pelotas, que deve pagar uma indenização no valor de 50 salários mínimos ao ex-jogador de futebol e comentarista da Rede Globo e colunista da Zero Hora, Paulo Roberto Falcão. O jornal foi condenado por reproduzir declarações da ex-mulher de Falcão, na qual ela o acusava de ter sequestrado o filho do casal e fazia insinuações quanto à sua opção sexual. Segundo o STJ, que tomou a decisão nesta quarta-feira, 6, embora tenha apenas reproduzido a entrevista, o Diário Popular ofendeu a imagem e a dignidade de Falcão. O Portal Imprensa informou que, em decisão de primeira instância, a editora Gráfica Diário Popular Ltda. já havia sido condenada a indenizar o comentarista em 50 salários mínimos, por danos morais. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul também manteve a sentença e salientou que, ainda que a entrevista tivesse sido publicada anteriormente em outro veículo, o jornal teria violado os direitos de personalidade de Falcão. A defesa alegara que o jornal exercia seu direito de informar, já que a entrevista havia sido publicada anteriormente. No entanto, o relator do processo, ministro Luís Felipe Salomão, deixou claro que o jornal, ao reproduzir a matéria, não esclareceu, por exemplo, que o sequestro citado se tratava, na verdade, do "cumprimento, por um oficial de Paz da Seção de Apreensão de Crianças do Condado de Los Angeles (Califórnia), de uma ordem judicial de guarda conferida a ele pela Justiça brasileira e confirmada pela justiça americana". O relator registrou que o Diário Popular deveria ter checado minimamente informações que facilmente seriam desmentidas. "Ao assim agir, difundindo a um maior número de pessoas a notícia, o órgão de imprensa acabou por ampliar o gravame à honra e à dignidade do autor", disse o ministro. (Coletiva.Net)
O jornalista do Canal Rural Gustavo Bonatto relatou na última quarta-feira, 7, durante o programa Gaúcha Atualidade, da rádio Gaúcha (AM 600), a experiência que presenciou por tentar fazer valer o novo sinal de trânsito em respeito à faixa de segurança. Quando cruzava a faixa, todos os carros de passeio pararam, exceto uma viatura da Brigada Militar. Conforme relato, Gustavo seguia pela Rua Doutor Flores no centro da Capital quando tentou atravessar na faixa de segurança. Todos os carros pararam, menos uma viatura da Brigada Militar que seguia em baixa velocidade. Gustavo teria dito: “Tem que dar o exemplo, né, policial”. Neste momento a viatura parou e o militar questionou: “Que foi que tu disse aí, magrão? Estamos em ocorrência, não podemos perder tempo”, explicou. Ao que Gustavo respondeu: “Se estão em ocorrência, estão perdendo tempo aqui conversando comigo”. Após este diálogo, Gustavo foi detido pelos policiais, sendo levado ao 9º Batalhão da Brigada Militar, na Rua da Praia. No caminho, foi chamado de palhaço e desrespeitado por ter documentos de outro estado: “Deve ser um meliante que fugiu do Paraná e veio chineliar aqui com a gente”, ouviu dos policiais. Ao ser liberado, ainda foi alertado: “E o senhor aprenda que viatura tem prioridade”. Bonatto informou que pretende apresentar queixa na Corregedoria da Brigada Militar. Procurado por Coletiva.net, o tenente-coronel Freitas, do 9º Batalhão da Brigada Militar, informou que o fato está sendo apurado e que, se o relato do jornalista se confirmar, medidas internas de repreensão serão adotadas. Estão envolvidos no caso os sargentos Alex e Nilo. O oficial disse também que todo o efetivo do 9º Batalhão foi convocado para reunião no final da tarde de ontem, 7, quando foram orientados a respeitar o novo sinal de trânsito. “Temos que dar o exemplo como cidadãos, mas, principalmente, como policiais”, enfatizou. A campanha de educação para o trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foi lançada no início de setembro em Porto Alegre. A ideia consiste na adoção pela população de um novo sinal de trânsito. Ao atravessar uma faixa de segurança sem sinaleira, o pedestre deverá esticar o braço para sinalizar ao motorista a existência da faixa. Nas travessias sinalizadas por semáforos, estes continuam valendo. Clique aqui para ouvir a íntegra do relato de Gustavo Bonatto para a Rádio Gaúcha. (Coletiva)

terça-feira, outubro 06, 2009

ZOOBOTÂNICA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO- mês da criança e dos animais -
No Zoológico:
O que:
Exposição de Filhotes de animais domésticos (coelho, vaca, cabrito)
Quando: a partir do dia 4 de outubro (Dia Universal dos Animais), das 9h às 17h
Onde: em frente ao recinto dos hipopótamos
O que: Dia do Lobo Guará
Quando: 18 de outubro, das 9h às 17h
Onde: nas proximidades do recinto dos lobos
Atividades: escolha do nome dos dois filhotes fêmeas, nascidos em 2008 e 2009, pintura de desenhos e máscaras para colorir.
O que: Atividades com criançasQuando: 19 de outubro, às 14h
Onde: Hospital Santo Antonio, em Porto AlegreTema: Alimentação saudável – como os animais se alimentam no Zoológico (hábitos alimentares e rotina na distribuição dos alimentos)____________________________O Parque Zoológico fica na BR 116, entre os municípios de Sapucaia do Sul e São Leopoldo.Ingressos: R$ 4,00 (adulto), R$ 2,00 (estudante), R$ 20,00 (veículo), R$ 9,00 (moto), R$ 140,00 (ônibus de excursão)
Informações: Setor de educação Ambiental/Parque Zoológico – fone: 51.3474.1499
No Jardim Botânico de Porto Alegre:
O que: Exposição de Arte “DO MAR À TERRA" , do artista plástico Eduardo GuimarãesQuando: até 17 de outubro, das 9h às 17hOnde: Sala de Exposição de Curta Duração do Museu de Ciências Naturais – Jardim Botânico de Porto Alegre - Rua Salvador França, 1427. Promoção: Atelier Eduardo Guimarães e Jardim Botânico/Fundação Zoobotânica do RS O que: Bienal – Exposição de Arte vinculada à Bienal B - 2ª Edição 2009: Conceito da Proposta: Liberdade. Resgatando a figura de Ícaro (escultura)Quando: até 10 de novembro, das 8h às 17hOnde: Jardim Botânico de Porto Alegre- Rua Dr. Salvador França, 1427. O que: III Feira do Livro Infantil - Patrono: Luiz Coronel Quando: de 8 à 12 de outubro, das 10h às 18h Onde: Jardim Botânico de Porto Alegre - Rua Dr. Salvador França, 1427. Iniciativa: SECRASO e Jardim Botânico de Porto Alegre/Fundação Zoobotânica do RSPatrocínio: Cia. Zaffari de Supermercados e Bourbon Shopping, BanrisulApoio: FEINC-Federação Interestadual da Cultura, Faculdades QI, Assembléia Legislativa do RS, Governo do Estado do RS/Secretaria do Meio AmbienteFinanciamento: Governo Federal e Ministério da CulturaLançamento do Livro Ave e Fauna: Escritor Luiz Coronel. Mil unidades serão distribuídas para entidades vinculadas ao SECRASO. Haverá sessão de autógrafos no local da Feira.Ingresso: doação de um livro infantil O que: Concerto Comunitário Zaffari, com a participação da Orquestra da PUC-RS Quando: dia 12 de outubro, às 16hOnde: Jardim Botânico de Porto Alegre - Rua Dr. Salvador França, 1427. Promoção: Jardim Botânico de Porto Alegre /Fundação Zoobotânica do RS , Cia Zaffari de Supermercados e Bourbon Shopping.Ingresso: doação de um livro infantil Na Semana Interamericana da ÁguaO que: Oficina de Pátios Escolares Sustentáveis para ProfessoresQuando: 3 de outubro, das 9h às 17hOnde: Jardim Botânico de Porto Alegre- R. Dr. Salvador França, 1427 O que: Palestra sobre "Algas e qualidade ambiental". Palestrante: Bióloga Zulanira Meyer RosaQuando: 5 de outubro, às 20hOnde: Clube Duque de Caxias, 1980 - Minas do Leão, RSPromoção: Companhia Riograndense de Mineração – CRM e Museu de Ciências Naturais/Fundação Zoobotânica do RS O que: Exposição "Banhados Ecossistemas Ameaçados"Quando: de 3 a 10 de outubro, das 8h às 11h30 e das 14h às 20h Onde: Sociedade Ginástica de Estrela - SOGESRealização: Museu de Ciências Naturais/Fundação Zoobotânica do RS Promoção: Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela - Sala Verde O que: Trilha das ÁguasQuando: de 5 a 9 de outubro, das 8h30 11h30 e das 13h30 às 17hOnde: Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul _____________________________________Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/FZB-RSJorn. Elisabete Monlleo Martins da Silva – Reg. Prof. Nº 1427Fone: 3336.3281
O curso de Turismo e Hospitalidade da PUCRS promove, entre os dias 28 e 30 de setembro, a "Semana do Turismo: Realidade e Perspectivas". Serão abordados temas como "Gestão Sustentável dos Destinos Turísticos e Programa de Regionalização Turística", "Oportunidades e Perspectivas para o Turismo Brasileiro" e "Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Qualificação do Destino Turístico - Copa 2014". A atividade tem entrada franca e a abertura será às 19h30min do dia 28.
Dentre os palestrantes, o diretor do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch; o presidente da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux João Luis dos Santos Moreira; a representante da Secretaria Nacional do Desenvolvimento de Esporte e de Lazer do Ministério do Esporte, Rejane Pena Rodrigues; o Presidente da CVC, Gulhermino Paulus; a especialista em segmentação do mercado turístico, Marília Ansarah; o representante da Confederação Nacional de Turismo - Rede Brasil de Qualificação em Turismo, Mário Beni, além dos professores do curso de Turismo da Universidade. Os encontros serão realizados no foyer do prédio 50, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre).
No dia 29, haverá a assinatura de convênio com o governo do Estado para o "Projeto Observatório de Turismo" e com a Confederação Nacional de Turismo (Rede Brasil de Qualificação em Turismo para formação profissional das cidades sedes da Copa 2014). Outras informações pelo telefone (51) 3320-3547.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS realiza, de 5 a 9 de outubro, a Semana Francesa. Com o tema "Les Maîtres à Penser: Clássicos do Pensamento Francês", a atividade busca comemorar o Ano da França no Brasil.
Serão realizados diversos encontros com entrada franca, mediante a doação de 1 quilo de alimento não-perecível, a partir das 19h no auditório do prédio 5, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A abertura ocorre nesta segunda-feira, dia 5, com as palestras "René Descartes", ministrada pelo professor Luciano Marques de Jesus, e "Michel de Montaigne", por Felipe de Matos Müller.
Inscrições pelo e-mail filosofia-pg@pucrs.br. Informações adicionais e a programação completa podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3554, pelo e-mail citado ou no site www.pucrs.br/ffch/filosofia/pos, no link "Atividades".
...
3º Torneio Empreendedor destaca as boas ideias

O universitário percebe as mudanças no mercado de trabalho e por isso deseja uma preparação cada vez mais voltada para essa tendência. Recém formados querem ousar, investir num negócio próprio e aplicar os conhecimentos de sala de aula para apostar na ideia. Assim, é frequente o movimento de jovens se dedicando ao empreendedorismo. É com este objetivo que a PUCRS está lançando a terceira edição do Torneio Empreendedor, cujas inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro no site www.pucrs.br/eventos/torneioempreendedor, e dará R$ 19 mil em prêmios às três equipes vencedoras.
O evento conta com os apoios de CaixaRS, Sebrae/RS, Idéia/Raiar e Fijo. O Torneio busca estimular a cultura empreendedora na Universidade, possibilitando aos alunos das diversas áreas acadêmicas um momento de aprendizado, e colocar em prática as propostas que muitas vezes se limitam ao papel. São 6 etapas: Palestra Inicial com todos os participantes; Curso Básico de Plano de Negócios (curso de capacitação); Entrega dos Planos de Negócios; Fase Eliminatória; Fase Semifinal (apresentação dos projetos dos semifinalistas junto à comissão organizadora) e Evento Final.
De acordo com o Coordenador do Núcleo Empreendedor, responsável pelo Torneio, Luís Humberto Villwock, o projeto oportuniza aos alunos entenderem os princípios da boa gestão e como transformar uma ideia num empreendimento próspero. "Nós auxiliamos para que eles, com segurança, ousem em abrir seus negócios, com serviços e produtos de qualidade para um mercado cada vez mais exigente. Mas, para isso, é preciso planejamento, antes de executar as atividades de forma competente e eficaz, deve-se ter um plano consistente e perene, assim é possível chegar ao caminho do sucesso", afirma.
Villwock lembra que mais de três milhões de brasileiros, entre 18 e 24 anos, estão à frente do próprio negócio, ou seja, um dado que representa as diferenças de postura na relação empregado X empregador. "Nós vivemos na chamada era pós-fordista, onde há uma mudança significativa na forma como as pessoas são exigidas para o mercado de trabalho. Ainda assim, a taxa de mortalidade das empresas nascentes é elevada, fruto, principalmente, de uma falta de preparação nas universidades. Boa parte das áreas técnicas ficam presas as disciplinas tradicionais, mas pouco revelam de como conduzir uma carreira de forma autônoma e sustentável economicamente", finaliza.
Para acompanhar o 3º Torneio Empreendedor no Twitter, o endereço é twitter.com/3torneioemp .
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove, de 13 a 16 de outubro, a Gincana Solidária entre as escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). A atividade é aberta a todas as escolas de ensino fundamental e médio da RME. A gincana envolverá ações lúdico-sociais e desperta a solidariedade no universo escolar, abrindo espaço para ações que aproximem alunos e a comunidade.

As ações da gincana são divididas em três focos: com a comunidade, incluindo, entre outros, creches, instituições de saúde e cuidados com animais; interação com a criança, envolvendo atividades com crianças de creches conveniadas, escolas de educação infantil e crianças com até seis anos do ensino fundamental; ações com idosos, em asilos e com a comunidade escolar.

As inscrições devem ser realizadas de hoje, 5, a quinta-feira, 8, no site da prefeitura ( http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/robotica/gincana_solidaria ) pelos coordenadores culturais ou diretores.
A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) programou, em parceria com o Sebrae-RS e permissionários do Mercado Público, as atividades que farão parte das comemorações dos 140 anos do estabelecimento mais tradicional da Capital. Os eventos culturais acontecerão num palco montado no segundo piso do Mercado.
O espaço leva o nome de Tempero Cultural, em alusão às misturas entre os sabores e aromas da gastronomia e a diversidade do Mercado Público. "Estamos preparando o Mercado da Copa 2014 com muita cultura, sabores e inovação", disse o secretário da Smic, Idenir Cecchim.
Sob o slogan "Viva esta experiência", o calendário oficial das comemorações está disponível no site www.mercadopublico140anos.com.br A agenda musical começa com apresentação de Zé Caradípia, quarta-feira, 7. Veja no quadro abaixo a programação de shows, sempre às 19h.
Nesta segunda, 5, começou a Feira de Economia Solidária organizada pela Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Smic) no 4° quadrante do Mercado Público até sábado, 10, das 9h às 19h, com participação e apoio dos Núcleos Gestores de Governança das Regiões da Capital.

Em 2008, a feira passou de duas para seis edições. Os artesãos têm investido em matéria-prima de melhor qualidade, agregando valor aos produtos comercializados, conquistando mais clientes e aumentando os lucros. Os programas Porto da Inclusão e Cresce Porto Alegre e os projetos Porto Alegre da Mulher e Entrada da Cidade têm várias ações com fomento ao artesanato e à qualificação profissional.
Os interessados em participar das Feiras de Economia Solidária Porto Alegre poderão entrar em contato pelo fone 3289-4712 ou na Supervisão de Economia Solidária da Smic, na Osvaldo Aranha, 308, sala 16, Bairro Bom Fim.
Com a chegada da primavera, a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e a EMATER-RS estão apoiando o Círculo Gaúcho de Orquidófilos na promoção da 2ª Exposição de Orquídeas de Porto Alegre.O evento acontecerá de quinta-feira, 8, até sábado, 10, no Largo Glênio Peres, das 8h às 18h. O Círculo Gaúcho de Orquidófolos exporá no local, mais de 1500 orquídeas e bromélias, entre híbridos e espécies de várias cores e tamanhos.Nas edições anteriores foram comercializadas mais de 1,2 mil unidades de orquídeas. "O evento contribuirá para a divulgação do trabalho dos cultivadores de orquídeas e com a complementação de renda para os produtores", disse o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Idenir Cecchim.Durante a exposição será oferecido gratuitamente, um curso básico de cultivo de orquídeas, sábado, 10, às 9h, no Mercado Público. Os organizadores da Exposição informam que as vagas são limitadas e podem ser feitas pelo telefone: 9914-8078 ou pelo E-mail: orquideas.cgo@bol.com.br .

domingo, outubro 04, 2009

Hçoje Susan Sarandon faz 63 anos e Alicia Silvertone 33. E Charlton Heston (1924-2008) faria 85.





Estão abertas as inscrições para o curso de “Formação de Ecoeducadores”, na Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger”, que será realizado no dia 14, no Centro de Educação Ambiental Augusto Carneiro, a partir das 9h.
A administradora da Reserva, bióloga Patrícia Witt, destaca que a meta é a qualificação das visitas educativas orientadas e a contextualização da importância das Áreas Protegidas para a conservação da biodiversidade, pesquisa científica e práticas regradas educacionais.
O público alvo são acadêmicos, professores das redes escolares públicas e privadas, profissionais envolvidos com projetos socioambientais e servidores de órgãos públicos. Na parte da manhã, a bióloga proferirá palestra sobre Unidades de Conservação da Natureza - Gestão Ambiental e Planos de Manejo. À tarde, será realizada uma trilha interpretativa guiada e dinâmicas ecológicas.
Informações pelo telefone (51) 32581314. Vagas limitadas, com inscrições pelo e-mail reservalami@smam.prefpoa.com.br
O posto do Sine Municipal, gerenciado pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), divulgou na tarde de hoje, 2, novas vagas em diferentes funções no mercado de trabalho. "A captação de vagas é feita para suprir a demanda do mercado. Logo, teremos mais vagas em trabalhos temporários para serem aproveitadas durante o período das compras de fim de ano", disse o secretário da Smic, Idenir Cecchim.
As vagas oferecidas são para as funções de cozinheiro, motorista e técnicos em eletrônica. Os interessados devem comparecer no Sine (avenida Mauá, 1.013) e apresentar o número do PIS, carteira de identidade e carteira de trabalho. O atendimento acontece de segunda a sexta-feria, das 8h às 17h.
3 vagas de pesquisador5 vagas de ajudante de açougueiro3 vagas de assistente administrativo5 vagas de balcão de café10 vagas de balconista de farmácia5 vagas de auxiliar de compras3 vagas de florista10 vagas de cozinheiro5 vagas de copeiro3 vagas de eletricista de automóveis7 vagas de confeiteiro15 vagas de auxiliar de limpeza10 vagas de carpinteiro3 vagas de auxiliar de lavanderia10 vagas de auxiliar de cozinha2 vagas de auxiliar de estoque3 vagas de chapeador de automóvel5 vagas de camareira de hotel10 vagas de mecânico de refrigeração industrial5 vagas de costureira em geral5 vagas de ferramenteiro3 vagas de encanador10 vagas de montador de moveis5 vagas de operador de caixa10 vagas de pedreiro5 vagas de padeiro2 vagas de técnico mecânico 10 vagas de vendedor de serviços5 vagas de motoboy2 vagas de coordenador administrativo2 vagas de analista contábil2 vagas de auditor interno1 vaga de coordenador contábil5 vagas de garçom05 vagas de repositor de hortaliças e frutigranjeiros5 vagas para recepcionista8 vagas de servente de obras3 vagas de frentista5 vagas de vitrinista5 vagas apontador de campo p/ cachoeirinha3 vagas de Office boy
A Secretaria Municipal de Administração (SMA) divulgou, na edição de hoje do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o Edital 195, relativo ao Processo Seletivo 6/09 para as funções de Agente de Combate às Endemias, Supervisor de Campo e Biólogo – Supervisor Geral de Campo. O Edital divulga a homologação final, o critério de desempate de candidatos, estabelecido através de sorteio e a listagem de candidatos convocados para assinatura do Termo de Admissão.
Os candidatos deverão comparecer, no dia e horário definidos, na Coordenação de Seleção e Ingresso (Siqueira Campos, 1.300, 9º andar, sala 900), a fim de tratarem de suas admissões e da assinatura do Termo de Aceitação para Admissão Temporária. Deverão apresentar os seguintes documentos originais: documento de identidade; certificado que comprova escolaridade exigida; CPF; PIS/PASEP (se possuir); título de eleitor, acompanhado dos comprovantes de votação referentes à última eleição (dois turnos) ou comprovante de quitação das obrigações eleitorais, emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral; comprovante de quitação das obrigações militares; original do comprovante de residência em Porto Alegre (contas de água, luz ou telefone fixo) sendo o candidato o titular da conta. Não sendo o titular, o comprovante de residência deverá vir acompanhado de declaração do titular da conta, com firma reconhecida em cartório, indicando que o candidato reside no mesmo local e carteira do conselho de classe (somente para a função de Biólogo).
A informação também está disponível nos painéis de concursos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e na versão digital do Diário Oficial.
Há 200 anos, os municípios de Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha foram elevados à categoria de vila. Para marcar a data, será lançada quarta-feira, 7, a publicação “200 anos 1809 – 2009 - Criação das primeiras Vilas do Rio Grande do Sul”, produzida pela Secretaria Municipal da Cultura. O material chega às escolas para subsidiar os professores da rede municipal de ensino a trabalharem a educação patrimonial nas escolas.
A cerimônia de lançamento, que acontecerá no Salão Nobre da prefeitura (Praça Montevidéu, 10), às 15h, contará com a presença do prefeito José Fogaça, de secretários municipais, do presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Marcus Vinícius Vieira de Almeida, além dos prefeitos dos municípios de Rio Grande, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha.
Clique aqui para acessar o conteúdo do material.
O espetáculo A Serpente, do grupo Neelic (Núcleo de Experimentação da Linguagem Cênica), está com temporada nas terças-feiras de outubro, às 20h, na sala 504 do Centro Cultural Usina do Gasômetro. Os ingressos custam R$ 20, com meia entrada para estudantes, idosos e assinantes do Correio do Povo.
A direção é de Caco Coelho, especialista em Nelson Rodrigues, que pela primeira vez dirige em Porto Alegre uma montagem do dramaturgo. Em nível nacional, é a terceira vez que o artista dirige A Serpente. No elenco estão Desirée Pessoa, Fabiana Montin, André Bonfim, Thiago Oliveira e Bruno Fernandes. “O trabalho com os atores tem sido revelador. Eles acreditaram e partimos por um caminho que pode levar a qualquer lugar, menos à mesmice. Defloramos o Nelson, como se isso fosse possível”, destaca o diretor.
A Serpente - É a última peça de Nelson Rodrigues. Foi escrita em 1978 e estreou em 1980, no Rio de Janeiro. Nessa contundente tragédia carioca, duas irmãs, Guida e Lígia, casaram-se juntas com Paulo e Décio, respectivamente. Ambas dividem o mesmo apartamento com os maridos. Um ano se passou. Tudo seria perfeito, mas Lígia, infeliz, desfaz seu casamento e quer morrer. O espetáculo começa no auge desse conflito, escancarando a impotência de Décio e a virgindade de Lígia. Guida, tentando impedir o suicídio da irmã, oferece a ela uma noite de amor com seu marido. Forma-se, então, um triângulo amoroso, capaz de alcançar todos os extremos.
O espetáculo A Serpente integra o projeto Usina das Artes, da Secretaria Municipal da Cultura. Outras informações podem ser obtidas no site www.neelic.com.br, pelo e-mail teatro@neelic.com.br ou pelos telefones (51) 8145-8419 e (51) 9274-9933.
A Serpente - Neelic Dias 6, 13, 20 e 27 de outubro (terças-feiras) Sala 504 da Usina do Gasômetro (avenida Presidente João Goulart, 551) Horário: 20h Ingresso: R$ 20,00 (50% de desconto para artistas, estudantes, idosos e assinantes do Correio do Povo)
Mais uma vez, alunos da Feevale se destacaram na mostra competitiva do SET Universitário da PUC, festival de laboratórios de Comunicação Social promovido pela Famecos. Nesta 22ª edição, concorreram trabalhos de instituições de estados brasileiros e de outros países. Os alunos do curso de Jornalismo da Feevale ficaram com quatro prêmios nas subcategorias Artigo, Publicação impressa – jornal, Publicação impressa – Projeto Experimental, Programa de Rádio - Radiorevista.
Mais conteúdo: Conheça os premiados. (Coletiva)
A presença do publicitário Paulo Sérgio Pinto, atual vice-presidente da Rede Pampa, era esperada na festa comemorativa aos 114 anos do Correio do Povo. Os dirigentes da Rede Record aguardavam por uma afirmativa ao convite feito ao executivo para assumir o cargo de Superintendente Comercial do grupo no Estado. Mas Paulo Sérgio não compareceu à celebração, o que foi o sinal de que havia recusado a proposta. “Me senti muito honrado com o convite, mas minhas raízes são muito profundas na Pampa. Tenho aqui uma verdadeira família”, disse hoje a Coletiva.net, enfatizando a importância da rede ao lembrar que é composta por 15 emissoras de rádio (nove em operação e seis autorizadas), cinco canais de TV, 91 retransmissoras de TV e um jornal. Paulo Sérgio lembrou que há alguns anos disse não a um convite para trabalhar no Grupo RBS, e não se arrependeu. “Digo não à Record agora, e espero não me arrepender também. A Rede Pampa é um grupo poderoso também, e ao decidir continuar nele me sinto ainda mais desafiado”, afirmou o executivo. No momento, estão vagos no Grupo Record os postos de diretor Comercial tanto do Correio do Povo, deixado porRoberto Pauletti na última quarta-feira, como da TV Record, que estava com Rigoberto Gruner. A assessoria de imprensa do grupo informou que o presidente Natal Furrucho ainda não anunciou novos nomes para o cargo.
O Festival de Cinema de Porto Alegre, que acontece de 17 a 24 de outubro, na Sala P.F. Gastal, no Cine Santander Cultural e no Cine Bancários receberá as mostras ‘Zona Livre’, que exibe filmes participantes de diversos festivais no exterior, e ‘Cine en Construcción’, com longas latino-americanos. Composta por filmes inéditos e outros raramente exibidos no país, ‘Zona Livre’ apresenta longas, médias e curtas que chamaram a atenção de diversos festivais espalhados pelo mundo. A curadoria de Bruno Carboni e Davi Pretto trouxe títulos de diretores reconhecidos em diferentes cenas do audiovisual independente. ‘Cine en Construcción’ é uma parceria do CineEsquemaNovo com o projeto de mesmo nome originário do festival de Toulouse, na França, e que também acontece no festival de San Sebastian, na Espanha. Sete filmes falados em espanhol e português, premiados e exibidos em festivais internacionais, estarão em destaque no Festival de Cinema de Porto Alegre. O festival também terá mostras competitivas. Mais informações e a programação completa do evento no site do CineEsquemaNovo. (Coletiva.net)