sábado, fevereiro 20, 2010

O Caxiense oferece conteúdo em projeção digital
Tecnologia vai estar disponível ao público que visitar a 28ª Festa da Uva
O jornal O Caxiense, de Caxias do Sul/ RS, oferecerá conteúdo jornalístico através de projeção digital e mesa multitouch. As tecnologias estarão disponíveis ao público que visitar a 28ª Festa da Uva, de 18 de fevereiro a 7 de março, no térreo do Centro de Eventos.
Galerias de fotos, vídeos e reportagens poderão ser acessados com o toque das mãos em uma mesa multitouch, que permite a mais de um usuário interagir com a tecnologia. Todo conteúdo foi produzido pela equipe de jornalistas do jornal e publicado na versão impressa ou no site. As capas da publicação serão projetadas digitalmente em uma tela de 2m de altura por 1,20 de largura.
A intenção das novidades é permitir maior interação dos leitores com o conteúdo do jornal através de plataformas não convencionais como papel e web. COLETIVA.NET
Autor de Google Marketing ministra workshop em Porto Alegre
Curso é uma promoção da ADVB/RS
Conrado Adolpho Vaz será o instrutor do Workshop Google Marketing e Vendas.com, que será promovido pela ADVB/RS nos dias 24 e 25 de março. Conrado é o autor do livro de marketing mais vendido no Brasil em 2008 – ‘Google Marketing: O guia definitivo do Marketing Digital’. Após o sucesso de sua palestra durante o XIX Congresso de Marketing e Vendas da ADVB/RS, realizado em setembro de 2009, a entidade convidou Conrado para retomar o tema de forma intensiva e aprofundada durante o workshop que abordará estratégias e ferramentas avançadas para a geração de tráfego e lucro para as empresas por meio da internet.
O workshop é direcionado a empresários, empreendedores, executivos de vendas e profissionais de marketing que desejam aprender a utilizar a internet como ferramenta de vendas e vantagem competitiva. O treinamento abordará questões como descobrir oportunidades de mercado pesquisando o comportamento do consumidor na internet e como posicionar o site da empresa no primeiro lugar do Google em buscas naturais e pagas. A mensuração e a análise de resultados das ações de marketing digital; prospecção de mercados e identificação de oportunidades na Web e como divulgar seu negócio em redes sociais também estarão em pauta, entre outros assuntos.
O curso faz parte da programação do Ciclo Avançado em Marketing e Vendas ADVB/RS, programa que tem como objetivo aproximar profissionais, empresas, pesquisadores e instituições de ensino para discutir, atualizar e viabilizar a aplicação prática de conceitos e ferramentas de marketing e vendas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail inscricoes@advb.com.br ou pelo telefone (51) 3211.0399. Associados da ARP têm 10% de desconto. COLETIVA.NET
RBS TV e JC estão entre os mais lembrados do Marcas de Quem Decide
Resultados das pesquisas serão apresentados em 9 de março
A RBS TV é a marca líder no setor TV Aberta no Rio Grande do Sul na pesquisa Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio. Em 2010, a emissora também é destaque na categoria Grande Marca Gaúcha, como uma das marcas mais lembradas e preferidas por empresários, executivos e profissionais liberais de todo o Estado.
O Jornal do Comércio encabeça a lista entre os Jornais de Economia mais lembrados no Estado, seguido de Valor Econômico, Gazeta Mercantil, Folha de São Paulo e Zero Hora. Entre as revistas do segmento, a Amanhã está em terceiro lugar na categoria Lembrança.
Os índices apurados serão apresentados dia 9 de março, às 8h15min, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Na edição de 29 de março o Jornal do Comércio veiculará o caderno especial Marcas de Quem Decide. O suplemento oferecerá, além dos resultados da pesquisa, análises mercadológicas, opinião de especialistas e a cobertura completa do evento de premiação.
A pesquisa investiga e mostra o comportamento das marcas de maior lembrança e preferência do público ouvido, considerado qualificado e com alto poder de influência e decisão. O estudo abrange os setores de produto, serviços e empresas.

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Exposição Árvores do Sul inaugura dia 25
A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) inaugura dia 25, às 19h, exposição do artista Paulo Backes. A mostra, intitulada Árvores do Sul, ficará em cartaz na Galeria dos Arcos (térreo da Usina do Gasômetro).A exposição apresenta uma série de fotografias. Durante o evento, haverá projeção das fotos de Backes e relançamento de um livro com o mesmo nome da mostra. A visitação pública acontece até o dia 21 de março. De terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Dia 9 de março, às 21h, na Sala P. F. Gastal, o autor recebe o público para conversar sobre a obra"Passados 30 anos, elas continuam sempre ao seu redor. Continuei fotografando-as, plantei milhares e fiz livros sobre elas. Em 1999, expus pela primeira vez na Galeria dos Arcos esse mesmo tema e, na época, chamei o trabalho de Árvores dos Pagos. O foco foi um registro documental das árvores presentes na cultura e no pago meridional", afirmou o autor. Árvores do Sulpor Paulo BackesAbertura dia 25 de fevereiro, 19h.Visitação de 26 de fevereiro a 21 de março. De terça-feira a domingo, das 9h às 21h.Informaçõeswww.galeriadosarcos.blogspot.comwww.paulobackes.com.brpaisagemdosul@paulobackes.com.br
Atividades esportivas de verão programadas para este fim de semana
As atividades de verão realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer (SME) devem atrair um bom público neste fim de semana, principalmente porque a previsão é de tempo bom, com céu aberto e sol, mas com temperaturas agradáveis.
Nos campos de futebol-sete do Parque Ramiro Souto, na Redenção, prossegue o Campeonato Municipal da modalidade. Nas quadras de areia do Parque Marinha acontecerá a penúltima rodada dupla do Circuito Porto Alegre de vôlei de praia.
Na Zona Sul, as praias balneáveis do Lami terão mais um fim de semana com diversas atividades esportivas, recreativas e de lazer. A diversão está programada para entre 14h e 19h, com vôlei de praia, ônibus Brincalhão, cama elástica, jogos de mesa, pingue-pongue, basquete na areia e empréstimo de brinquedos e outros atrativos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local (Av. Beira-Rio, 79). Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3289-4866, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
Smed sorteia bolsas de estudo para a EJA
Será realizado terça-feira, 23, às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed), na rua dos Andradas, 680, 6º andar, Centro Histórico, o sorteio de 158 bolsas de estudos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas, 140 do curso Unificado e 18 do Universitário, serão preenchidas de acordo com o número de classificação no sorteio. O encaminhamento dos candidatos para a matrícula atenderá cronograma definido pelo setor de Bolsas e Convênios da Smed e distribuído no dia do sorteio. As inscrições foram realizadas em dezembro e mobilizaram interessados com mais de 15 anos residentes em Porto Alegre, que não possuem o ensino fundamental concluído e com renda de até duas vezes o valor do salário mínimo nacional à época (o equivalente a R$ 930), além de terem, no mínimo, a 4ª série completa. As duas instituições de ensino mantêm convênio com a Smed, conforme a Lei Municipal nº 4.880/80 e a Indicação 004/05, do Conselho Municipal de Educação. Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de Bolsas e Convênios da Smed, no mesmo endereço mencionado anteriormente (sala 404) ou pelo telefone 3289-1917.
Técnicas de consultoria e assessoria linguística
Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em "Consultoria e Assessoria Linguística", promoção da Faculdade de Letras da PUCRS (Fale). Entre as disciplinas trabalhadas destacam-se a adequação comunicativa e habilidades verbais, conhecimentos gramaticais e construção do texto, arquitetura do texto, técnicas e prática de revisão linguística, comunicação oral e criatividade, entre outros assuntos. As aulas começam no dia 19 de março. Os encontros serão semanais, com aulas às sextas-feiras à tarde e à noite e aos sábados pela manhã. Informações na secretaria da Fale, no 4º andar do prédio 8 do Campus da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre) ou no telefone (51) 3320-3676.
...
Centro de Inovação realiza curso sobre a plataforma Microsoft Windows Azure

O Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), realiza o curso "Aplicativos na Nuvem com a Plataforma Microsoft Windows Azure". As aulas vão trabalhar o conceito de computação nas nuvens, a plataforma de serviços e os papéis do Windows Azure, uma visão geral dos serviços de armazenamento e demais aplicativos. Os encontros ocorrem de 15 a 18 de março, das 18h30min às 22h. Inscrições podem ser realizadas na Proex, sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações no site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
Especializações com modelo abrangente e moderno na PUCRS
Ampliar a visão do profissional sobre as diversas áreas da gestão de negócios. Com este objetivo, a Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS (Face) oferece diversos cursos de especialização que aliam a teoria com a prática em um modelo moderno e abrangente. Os cursos são "Produção Cultural e de Eventos"; "Marketing Estratégico"; MBA Internacional - Executivo em Gestão de Negócios"; "Controladoria e Finanças"; "Gestão em Tributos e Planejamento Tributário e Estratégico"; "Gestão em Comércio Internacional"; "Gestão Estratégica em Logística"; "Gestão Estratégica de Negócios"; "Gestão Estratégica de Pessoas"; "Gestão estratégica de Tecnologia da Informação"; Gestão em Inteligência Competitiva"; "Governança Corporativa e Gestão de Riscos", todos presenciais, e a especialização a distância em "Gest ão Empresarial". Detalhes e informações complementares sobre os cursos podem ser conferidos no site www.pucrs.br/face. Contatos pelo telefone (51) 3320-3524. As inscrições seguem até o começo de abril.

História promove especialização a distância

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) traz uma n o v i d a d e em 2010. Começa em maio o primeiro curso de especialização em História, intitulado ¿Compreendendo o mundo contemporâneo¿. As inscrições estão abertas e se encerram em 5 de abril. As atividades serão realizadas a distância, por meio de fóruns e recursos do Moodle (Ambiente Virtual de Ensino e à Aprendizagem da PUCRS), onde serão disponibilizados materiais (áudio, vídeo e texto) para download.
O estudo será voltado à história do tempo presente, buscando compreender fenômenos atuais como violência, globalização e movimentos sociais por intermédio de uma abordagem histórica. O coordenador da especialização, professor Jurandir Malerba, destaca o amplo potencial de interesse social do curso. "Além de atingir o público da área, queremos despertar um interesse geral, de jornalistas a engenheiros, por exemplo", explica. Por essa razão, foi escolhida a modalidade Educação a Distância, que possibilita a participação a partir de qualquer ambiente com acesso à internet, bem como a flexibilidade de horários.
O curso, composto por 13 disciplinas sequenciais, confere aos aprovados o grau de Especialista em História Contemporânea. As atividades serão finalizadas em novembro de 2011. A seleção dos inscritos será por meio da análise de currículo. O candidato deverá, também, responder a uma questão dissertativa. Mais informações no site www.ead.pucrs.br/cursos/mundocontemporaneo.
PUC oferece especialização em Cinema Expandido
Proposta da capacitação é trabalhar o conceito de cinema expandido e a convergência de linguagens em diferentes artes-mídias
Podem ser realizadas até o dia 5 de março as inscrições para o curso de especialização Cinema Expandido - Estratégias e Conceitos Audiovisuais, realizado pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUC-RS. A ideia é orientar os profissionais em relação à complexidade do universo audiovisual e suas múltiplas manifestações. A proposta, inédita no audiovisual, traz o conceito de cinema expandido e a convergência de linguagens em diferentes artes-mídias.
Conforme a coordenadora do curso, professora Maria Henriqueta Satt, a especialização irá mostrar o cinema além das salas escuras e das telonas. "São várias expressões de imagem em movimento e diversos dispositivos de exibição, arranjos de linguagem e estética. Outra preocupação é acompanhar a evolução das mídias digitais, portáteis e móveis que fazem parte do cenário contemporâneo", explica.
O diferencial será o enfoque teórico-reflexivo, mas que não excluirá a prática. O aluno irá desenvolver o trabalho de conclusão no decorrer dos semestres, alinhando o projeto com as disciplinas. João Guilherme Barone, coordenador do curso de Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo (Teccine) da Famecos, informa que a atividade atende a solicitações de estudantes que desejavam ampliar conhecimentos e competências na área. As aulas começam no dia 15 de março.
Informações e inscrições pelo telefone (51) 3320-3658, no site da Famecos ou na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, na sala 319 do prédio 7, no Campus Central.
Piscinas públicas continuam abertas até dia 28
As piscinas públicas administradas pela Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer (SME) voltaram, ontem, 17, a receber para o banho livre seus mais de 10 mil frequentadores, conforme contagem realizada em janeiro. Fechadas durante o período de Carnaval, estarão abertas até o dia 28, de terças-feiras a domingos das 9h às 12h e das 15h às 18h.
Se contabilizar os agendamentos (escolas, creches, entidades e associações que marcam visita), o número de banhistas quase dobra. Mais de 1.500 novas carteiras foram confeccionadas. Em média, os centros comunitários atendem 200 pessoas por dia. A hidroginástica e as aulas de natação são outras opções de atividade nas piscinas.
No final deste mês, dia 27, acontece o Miss Piscina 2010. As candidatas concorrerão nas categorias brotinho, broto, rainha e soberana jovem. Na temporada de piscinas, a SME conta com a pareceria do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
Última edição da Caminhada Turística será dia 27
Ocorrerá no dia 27 a última edição da Caminhada Turística de verão, projeto que proporcionou mais uma opção de lazer a moradores da Capital e turistas em janeiro e fevereiro. Acompanhados por um guia de turismo, os participantes da caminhada farão o roteiro Independência, com saída às 10h da praça Conde de Porto Alegre (antiga praça do Portão). A duração aproximada será de duas horas. Veja no box o trajeto e pontos visitados.
Para participar basta fazer a doação de um quilo de feijão, arroz ou óleo de cozinha. As doações serão encaminhadas a instituições do município. As reservas poderão ser feitas através dos telefones 3289.6745 e 3289.6744 ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com.
A realização do projeto é das secretarias municipais do Turismo (SMTur), do Planejamento Municipal (SPM) e da Cultura (SMC), do Programa Viva o Centro e do gabinete da primeira-dama.
27 de fevereiro: Av. IndependênciaSaída: Praça Conde de Porto Alegre (antiga Praça do Portão), localizada entre as ruas Duque de Caxias e Riachuelo (próximo à confeitaria Rocco).Horário: 10h.Atrativos: Confeitaria Rocco, Praça do Portão, Santa Casa de Misericórdia, Praça Dom Feliciano, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Museu da História da Medicina, Hospital Beneficência Portuguesa, Colégio e Praça do Rosário. Visitação interna no Museu da História da Medicina.Guia: Gabriela Boesel.

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Especialização em Cinema Expandido

Podem ser feitas até o dia 5 de março as inscrições para o curso de especialização "Cinema Expandido - Estratégias e Conceitos Audiovisuais", realizado pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos). A ideia é orientar os profissionais em relação a complexidade do universo audiovisual e suas múltiplas manifestações. A proposta, inédita no audiovisual, traz o conceito de cinema expandido e a convergência de linguagens em diferentes artes-mídias.
Conforme a coordenadora do curso, professora Maria Henriqueta Satt, a especialização irá mostrar o cinema além das salas escuras e das telonas. "São várias expressões de imagem em movimento e diversos dispositivos de exibição, arranjos de linguagem e estética. Outra preocupação é acompanhar a evolução das mídias digitais, portáteis e móveis que fazem parte do cenário contemporâneo", explica.
O diferencial será o enfoque teórico-reflexivo, mas que não excluirá a prática. O aluno irá desenvolver o trabalho de conclusão no decorrer dos semestres, alinhando o projeto com as disciplinas. João Guilherme Barone, coordenador do curso de Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo (Teccine) da Famecos, garante que a atividade atende a solicitações de estudantes que desejavam ampliar conhecimentos e competências na área. As aulas começam no dia 15 de março.
Inscrições e informações pelo telefone (51) 3320-3658, no site www.pucrs.br/famecos/pos/cinemaexpandido ou na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, na sala 319 do prédio 7, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
...
Aulas de Teologia para leigos

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "Teologia Para Leigos - 5º bloco". A atividade busca oferecer formação bíblica, teológica e pastoral e se divide em três módulos. No primeiro, "Teologia Bíblica - Livros Sapienciais", serão estudados salmos e provérbios, com encontros às segundas-feiras. No segundo, "Teologia Sistemática: Escatologia e Graça", o tema é a vida cristã e as últimas realidades, como morte, céu e inferno, com aulas às terças-feiras. No último, "Teologia Prática - Direito Canônico", serão abordadas as normas da Igreja Católica para os fiéis, às quartas-feiras. A atividade ocorrerá das 19h30min às 22h20min, sob a coordenação do padre Pedro Kunrath.
As aulas começam no dia 15 de março e as inscrições podem ser realizadas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), na sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3680.

PUCRS se destaca em ranking da Webometrics
De acordo com o ranking da Webometrics, considerado um dos mais confiáveis na avaliação de universidades do mundo, a PUCRS está em 15º lugar no país e no segundo lugar no Rio Grande do Sul, atrás apenas da UFRGS. A Universidade ocupa a 692ª posição mundial, e o 29º lugar na América Latina. O ranking completo pode ser visto no site www.webometrics.info.
O Webometrics usa como base dados de mais de 16 mil instituições (pesquisas, publicações internacionais qualificadas dos docentes e pesquisadores) e avalia 8 mil universidades no mundo. Os quatro indicadores que classificaram a PUCRS foram obtidos por meio de resultados quantitativos fornecidos por sites de pesquisa como o Google, Yahoo, Live Search e Exalead. O Google acadêmico Scholar, por exemplo, mostra pesquisas de artigos, relatórios e outros estudos acadêmicos.
Palácio ainda não definiu novo coordenador de Comunicação
Anúncio deve ser feito no início da próxima semana
Com a saída de Antônio Matiello, na sexta-feira, 12, a coordenação de Comunicação Social do Palácio Piratini está sem comando. O jornalista, que deixou a função antes de completar três meses no cargo, havia assumido no lugar de Joabel Pereira, fora do governo deste outubro do ano passado.
A jornalista Vava D’Arriaga, que atuava ao lado de Matiello e permanece no governo, informou a Coletiva.net que um novo nome está sendo estudado para assumir o cargo. Segundo ela, ninguém assume interinamente. “As equipes seguem respondendo por suas áreas”, explicou.
Vava confirmou a versão de que Matiello teria decidido deixar a função no Estado por não suportar a saudade da filha de quatro anos que reside em São Paulo. Procurado por Coletiva.net, Matiello, que está de férias no Rio de Janeiro, e deve retornar para São Paulo ao fim do período, não foi localizado.
Na segunda-feira, 22, a assessoria do Palácio Piratini deve fazer um pronunciamento oficial sobre o assunto.
Leia também em Coletiva.net:Antônio Matiello pediu para sair da comunicação do GovernoAntonio Matiello é o novo assessor do governo do Estado
População solicitou a pintura de mais de mil faixas
Desde o início da campanha de trânsito da cidade, que propõe um novo sinal de cidadania entre motoristas e pedestres, estão disponíveis dois canais de interação entre a prefeitura e a população: o Disque-Faixa (3289-4444) e o site do Novo Sinal (www.novosinal.com.br). Por eles, os cidadãos podem encaminhar solicitações para revitalização ou implantação de faixas de segurança, contribuindo, assim, para a melhoria da circulação em Porto Alegre.Até o momento, foram pintadas 1,7 mil faixas por sete equipes de sinalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) em diversos pontos da cidade. Muitas dessas revitalizações foram a pedido da população. Pelo Disque-Faixa, foram registradas 1.031 ligações, solicitando implantação ou repintura. Dessas, 457 foram atendidas e 74 estão em análise. Pelo site Novo Sinal, até agora com 28 mil acessos de diversos pontos do mundo, foram formalizados 119 pedidos, com 93 atendimentos.As solicitações de faixa são avaliadas criteriosamente por técnicos da EPTC. No caso de implantação, a empresa faz uma vistoria técnica, analisa aspectos como volume de pedestres efetuando a travessia, intensidade do fluxo de veículos, existência de brechas para a travessia segura, proximidade de escolas ou de outro pólo gerador de viagens, acidentalidade e risco de atropelamento, além de características físicas da via.Onde tem faixa com problemas, não é necessária uma vistoria técnica. Os técnicos apenas confirmam o registro da faixa no cadastro de sinalização, verificam a existência de novo projeto de sinalização para o local, analisam condições do pavimento e necessidade de recuperação para a repintura da faixa. Após, programam a repintura, considerando os critérios de prioridade.
Inscrições abertas para Processo Seletivo na PUCRS

A PUCRS recebe até a próxima quarta-feira, 24 de fevereiro, inscrições para o Processo Seletivo Complementar, uma forma alternativa de ingresso nos cursos de graduação. O procedimento pode ser realizado por meio do site www.pucrs.br/vestibular/complementar ou na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
A taxa de inscrição é de R$ 40,00 e o último dia para pagamento é 25 de fevereiro (quinta-feira). Quem realizou o Vestibular de Verão 2010 e não foi aprovado, mas gostaria de tentar novamente, recebe isenção no pagamento da taxa de inscrição no Processo Seletivo Complementar.
A prova única de Redação será realizada no dia 3 de março, das 20h às 22h, no Campus Central. A lista de cursos com vagas disponíveis pode ser conferida no Manual do Candidato, que está disponível para download no site citado. Informações no Núcleo de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557.
...
Programação de férias no Museu de Ciências e Tecnologia

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) está com várias atrações durante as férias. A exposição "(R)Evolução de Darwin" segue até o final do mês. Em três andares, os visitantes podem conhecer "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". Também pode ser visitada a mostra fotográfica que busca sensibilizar para os efeitos da degradação ambiental e chamar atenção para a biodiversidade e a natureza, à ecologia, sustentabilidade e economia. "Aves dos Campos de Cima da Serra" apresenta imagens das principais espécies de aves e de paisagens como as do Planalto das Araucárias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O MCT fica aberto de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h, no Campus Central da Universidade (Avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3521.

domingo, fevereiro 14, 2010

Zero Hora lança concurso para estudantes
Jornal propõe a alunos de todas as idades contarem o que é bom e o que é ruim no término das férias
Zero Hora lançou o concurso Voltar de Férias É..., que propõe a estudantes de todas as idades contarem o que é bom e ruim no término das férias. As 10 melhores histórias serão publicadas no jornal a partir de 1º de março, acompanhadas de ilustrações produzidas pela editoria de Arte. Além disso, os ganhadores poderão escolher seu prêmio entre dois produtos da RBS Publicações: o Guia das Profissões e o DVD Escritores Gaúchos.
Podem participar estudantes de qualquer idade que estiverem cursando Ensino Básico, Fundamental, Médio ou nível superior. As inscrições podem ser feitas até as 23h59min de 22 de fevereiro, no site da Zero Hora ou por carta, para Zero Hora – Concurso Cultural Voltar de Férias É..., Avenida Ipiranga, 1.075, Azenha, Porto Alegre-RS, CEP 90169-900, com nome completo, e-mail, telefone, RG e data de nascimento.
ColetivaEAC realiza primeiro seminário sobre redes sociais
Objetivo é discutir a relevância destas novidades em ambientes corporativos
Para destacar a importância da web no mundo dos negócios, a ColetivaEAC – Estudos Avançados em Comunicação, Marketing e Opinião Pública realiza a primeira edição do Seminário Sobre as Redes Sociais: Twitter, Facebook, Blog. O evento ocorre no dia 12 de março, das 8h30 às 17h30, no Laboratório de Informática da Fundatec (Rua Cristiano Fischer, 2012), em Porto Alegre.
Como palestrante, a escola traz o professor e administrador carioca Fernando Flessati, gestor da Maxpress e diretor da TFS Comunicação. O objetivo é compreender o comportamento das empresas na busca do seu ciberespaço e, através da conexão com a mídia social, melhorar a comunicação. O curso é voltado para profissionais de Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo e Relações Públicas que atuem na gestão da demanda em empresas e em agências de publicidade e comunicação.
O investimento é de R$ 270,00. Para pagamento à vista, há 20% de desconto ou R$ 337,50 parcelado em duas vezes. Mais informações pelo telefone (51) 3331-5278 ou pelo site da escola.
Mais conteúdo: Saiba mais sobre os conteúdos do seminário.


TRT-RS confirma filiação de jornalistas não-diplomados
Sindicato deverá cumprir o procedimento normal de filiação
O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul terá que filiar Edwin Rudyard Wolff Dick e Elisete Pereira de Souza, dois jornalistas não-diplomados. Esta é a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). A Desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse deferiu parcialmente o mandado de segurança interposto pelo Sindicato, com a tentativa de cassar a liminar concedida em primeiro grau.
A liminar mantém a ordem de emissão de carteira nacional e internacional de jornalista aos dois profissionais, mas muda a configuração da multa fixada na origem. O Juiz da 29ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, Rafael da Silva Marques, havia determinado a filiação em 24 horas e a emissão das duas carteiras em dez dias, sob pena de multa.
A Desembargadora determinou que o procedimento seja o mesmo adotado junto aos outros sindicalizados. Por exemplo, a cobrança de taxas e o encaminhamento do pedido da carteira internacional junto à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A multa só incidirá caso o sindicato não cumpra o procedimento padrão.
Nos fundamentos do Juiz para o deferimento da liminar foi citada a decisão do Supremo Tribunal Federal pela não-obrigatoriedade do diploma. Na apreciação do ato, a Desembargadora releva que a filiação dos profissionais, enquanto discutida sua possibilidade, não acarreta qualquer prejuízo ao Sindicato.
Edwin Dick e Elisete de Souza comprovaram, com apresentação de matérias jornalísticas assinadas, que atuam como correspondentes de uma revista náutica. Entraram com ação na Justiça do Trabalho para garantir as carteiras de jornalistas. O Sindicato, em sua defesa, alegou que a carteira não é necessária para o exercício da profissão.
Zero Hora lança concurso para estudantes
Jornal propõe a alunos de todas as idades contarem o que é bom e o que é ruim no término das férias

Zero Hora lançou o concurso Voltar de Férias É..., que propõe a estudantes de todas as idades contarem o que é bom e ruim no término das férias. As 10 melhores histórias serão publicadas no jornal a partir de 1º de março, acompanhadas de ilustrações produzidas pela editoria de Arte. Além disso, os ganhadores poderão escolher seu prêmio entre dois produtos da RBS Publicações: o Guia das Profissões e o DVD Escritores Gaúchos.
Podem participar estudantes de qualquer idade que estiverem cursando Ensino Básico, Fundamental, Médio ou nível superior. As inscrições podem ser feitas até as 23h59min de 22 de fevereiro, no site da Zero Hora ou por carta, para Zero Hora – Concurso Cultural Voltar de Férias É..., Avenida Ipiranga, 1.075, Azenha, Porto Alegre-RS, CEP 90169-900, com nome completo, e-mail, telefone, RG e data de nascimento.

Plug Cultura
Ministério da Cultura lança cinco editais voltados à produção de conteúdos audiovisuais
Data: 27/01/2010

Fonte: Ministério da Cultura
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, lança nesta quinta-feira, 28 de janeiro, cinco editais voltados à produção de conteúdos audiovisuais. O anuncio será feito pelo secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, na ocasião da 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A portaria com os editais será divulgada do Diário Oficial da União, no dia 29.São os editais: Longa Metragem de Ficção ou animação com temática infantil, Longa Metragem de Ficção de Baixo Orçamento, Curta Metragem de Ficção ou Documentário, Longa Metragem de Ficção para Roteiristas Estreantes e Longa Metragem de Ficção Para Roteiristas Profissionais.Longa metragem de ficção ou animação com temática infantilTem o objetivo de apoiar três projetos de desenvolvimento de roteiros de longa metragem com temática infantil, inéditos, de ficção ou animação, com cinqüenta mil reais para cada um. As obras devem ser dirigidas ao público infantil, com faixa etária entre quatro a 12 anos de idade. O período de inscrição é de 28 de janeiro a 15 de março de 2010.Longa Metragem de Ficção de Baixo OrçamentoO edital vai apoiar a produção de sete obras cinematográficas inéditas - com R$ 1.200 milhão para cada uma - de longa metragem, de ficção, com uso ou não, parcial ou total de técnicas de animação, de baixo orçamento, com duração superior a 70 minutos. As inscrições vão de 28 de janeiro a 15 de março de 2010.Curta Metragem de Ficção ou DocumentárioO concurso vai apoiar, com até R$ 80 mil, a produção de 20 obras cinematográficas, inéditas, de curta metragem, de ficção ou documentário. Os projetos selecionados deverão ser concluídos num prazo máximo de 365 dias. O período de inscrição é de 28 de janeiro a 15 de março de 2010.Longa Metragem de Ficção para Roteiristas EstreantesMotivar a formação de novos profissionais da área de roteiros cinematográficos de ficção, inéditos e proporcionar propostas de obras que futuramente atendam as demandas da produção cinematográfica brasileira, são um dos objetivos deste edital. Que vai apoiar doze projetos de desenvolvimento de roteiros de longa metragem de ficção, inéditos. As inscrições vão até 15 de março.Longa Metragem de Ficção Para Roteiristas ProfissionaisTem por objeto apoiar sete projetos de desenvolvimento de roteiros cinematográficos, inéditos, de longa metragem, de ficção para roteirista profissional - pessoa física, autor da obra literária, adaptada ou não, a ser utilizada na produção de filme de longa metragem ficcional, que comprove ter ao menos um roteiro de longa metragem de sua autoria filmado e exibido em circuito de salas de exibição comercial ou em mostras e festivais de cinema. As inscrições vão até 15 de março.Informações: concurso.sav@cultura.gov.br