sexta-feira, maio 09, 2008

Educação é isso

Frase afixada em um bar popular:
"A educação pode não valer muita coisa, mas a falta dela pode lhe custar caro".

quinta-feira, maio 08, 2008

Hoje, a rendição nazista

Hoje, dia 8 de maio, para quem se liga em História, é a data da rendição oficial da Alemanha nazista para as forças aliadas - 8 de maio de 1945. A guerra ainda prosseguiria, entre Estados Unidos e Japão, que só se rendeu em agosto, depois da explosão daquelas duas bombas atômicas, uma sobre Hiroshima e a outra, três dias depois, sobre Nagasaki.
A Alemanha se reergueu e hoje é uma das grandes potências mundiais. Em dez anos já estava em melhor situação econômica do que a Inglaterra, uma das potências vencedoras. É por isso que a gente tem que respeitar a alemoada e sua imensa capacidade de trabalho. O que seria, por exemplo, do Rio Grande do Sul sem os imigrantes que para cá vieram?
A propósito: o Jardim Botânico, especialmente em sua parte alta, já se chamou Vila Russa. Dizem que havia uma colônia de russos instalada aqui. Mas há poucos dados a respeito e até o historiador que faz o "Almanaque Gaúcho", da Zero Hora, diz quase nada saber a respeito. Porém esses russos do JB (então a "Várzea de Petrópolis") vieram bem antes da Segunda Guerra. Onde estão seus descendentes?

quarta-feira, maio 07, 2008

Novidades na biblioteca da PUC

Passada a tempestade que tantos danos causou, (no Condomínio Felizardo Furtado um pinheiro quebrou e caiu, obstruindo uma das entradas), surge este céu de um azul esplendoroso. As ruas já estão secas, veio o frio e todo mundo já retirou os cobertores do armário.
O riacho, que estava quase transbordando, está agora relativamente calmo. Ontem avistei uma cadeira boiando mansamente em suas águas sujas. Dizer que ali havia peixes, há cerca de três décadas...
Por falar nessas coisas, onde foi parar o nosso morador de rua número um, o indefectóvel Fernando?, aquele altão cabeludo que não aceitava esmolas, não bebia e a respeito do qual tantas histórias rolaram, especialmente sobre o seu passado - que havia sido médico, que havia sido advogado, etc. Pois não é que a figura sumiu.
Mudando de assunto: a biblioteca da PUC, uma das opções culturais de quem vive no Botânico, está se reestruturando completamente. Além de ampliar o horário até as 22h40min, agora também abre aos sábados, das 9 às 17h30min, algo que não acontecia antes.
Internamente, tudo se alterou, uma modificação radical que colocou escadas rolantes ligando os três andares, elevadores disponíveis ao público, ar condicionado e alterações na estrutura interna. Por exemplo, os periódicos agora estão misturados aos livros, em uma espécie de amostra temática, ou por assuntos. Novas mesas foram instaladas, embora, infelizmente, as publicações mais antigas, as coleções, não estejam mais à mão dos leitores, que precisam informar o que querem para que os bibliotecários sigam a não sei qual andar a fim de buscá-los. Isso, eu acho, não é bom - o sistema antigo era melhor.
Funcionando no prédio 16, aquele altão, fiquei sabendo que todo o prédio vai ser futuramente ocupado pela Biblioteca. Boa notícias. De igual forma, fiquei sabendo, através de uma bibliotecária veterana, que eles pretendem abrir o local aos domingos, o que é ótimo. Se não foram ainda, vão lá conferir. O ambiente é ótimo, aberto a qualquer um, e dá para passar horas agradáveis lendo o que se quiser.
Outra biblioteca aberta à comunidade é a do colégio Otávio de Souza, bem mais modesta, logicamente, mas que funciona também à noite (menos aos finais de semana), até às 10 horas. Quem quiser, pode fazer uma ficha de inscrição e retirar livros e levá-los para casa. Até amanhã. (Conselheiro X.)

segunda-feira, maio 05, 2008

Você já foi ao Botânico?


Por incrível que pareça, muitos moradores do JB - inclusive aqueles mais antigos - nunca colocaram os pés no Jardim Botânico, a instituição que dá nome ao bairro. Bom, sempre é tempo, especialmente se você tiver crianças pequenas ou simplesmente optar por momentos de relax, tranquilidade e prazer junto à Natureza.
Pode-se caminhar livremente por toda a área, visitar o Museu de Ciências Naturais ou então se sentar em um dos bancos de madeira, junto ao laguinho, observando as tartarugas e os peixes que ali vivem livremente. Em bonitos dias de sol, é um programa que pode anteceder ou suceder um bom churrasco no CTG 35, uma pizzaria ou um almoço familiar.
Desnecessário dizer que o Jardim está situado na Salvador França, 1427, um dos trechos da Terceira Perimetral. Para quem vem de outros bairros, o acesso é fácil, tanto a pé, como usando as linhas municipais de transporte coletivo: a própria linha Jardim Botânico (L.40), a Petrópolis/PUC (L.476), o T2 e o T11, além da lotação Jardim Botânico.
Maiores informações pelo Tel.: 3320.2024 ou acessando o site jbotanico@fzb.rs.gov.br
* O Jardim Botânico fica aberto de terça a domingo, das 8 às 17 horas. Os ingressos são de R$ 2,00 para adultos, r$ 1,00 para pessoas com mais de 60 anos e estudantes. Crianças menores de 12 anos não pagam. O ingresso, comprado na bilheteria de entrada, dá também acesso ao Museu de Ciências Naturais, com suas várias exposições.
Para conhecer a história do Jardim Botânico de Porto Alegre basta você clicar nas postagens do mês de "abril" do nosso blog, na parte esquerda da tela.

O ciclone, aqui e lá

A coisa foi muito pior do que se poderia imaginar. Com esse ciclone extra-tropical, o Jardim Botânico sofreu como não sofria há muito: faltou energia repetidas vezes (inclusive no final do jogo em que o Internacional goleou o Juventude por 8 a 1, no domingo), algumas ruas alagaram e várias árvores foram derrubadas pela força do vento. Pessoas ficaram presas em elevadores e, em apartamentos e residências, voltou a se apelar para as tradicionais velas de cera ou liquinho a gás.
Para complicar, a Net caiu e, com isso, quem tem Internet também ficou na mão, com o sinal indisponível. A própria tevê convencional saiu fora do ar. Foi quase o caos.
A torcido do Inter, porém,. não tem do que reclamar. Assim como o ciclone climático, houve um ciclone dentro do Beira-Rio: o colorado passou como tufão pelo time da Serra.
Agora, manhã de segunda-feira, o sinal da Net voltou, a Internet também, e tudo indica que a situação vá se normalizando aos poucos. (Conselheiro X.)